TCC - Licenciatura em História (Sede)
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Item Para além do texto escrito: a presença audiovisual no livro didático de história(2017) Freitas, Renan Moura de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/3802404445141358O livro didático é um dos mais importantes instrumentos utilizados na educação básica no Brasil. Os estudos das coleções do PNLD são essenciais para compreender os caminhos pedagógicos assumidos pela cultura escolar e as relações de ensino-aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso das produções fílmicas pelo livro didático, trazendo reflexões referentes ao ensino de história. Para isso, consideramos as duas coleções mais distribuídas nacionalmente pelo PNLD no ano de 2015, referente à etapa escolar do Ensino Médio. Além disso, foi necessário um recorte temático dentro das coleções, sendo optado como objeto de estudo a história do período colonial da América Portuguesa. A análise produziu reflexões acerca de representações do ensino de história atualmente e contribuiu para repensar limites e possibilidades do uso de obra fílmica pelos livros didáticos.Item O espelho do Brasil : uma reflexão sobre a origem de uma nação pelo cinema comercial(2018) Lima Neto, Ivônio Burégio de; Silva, Fabiana de Fátima Bruce da; http://lattes.cnpq.br/1540421518242292; http://lattes.cnpq.br/5817087408195733O cinema ainda é uma das formas de entreter mais procuradas pela população. Nesta forma de entretenimento é vista uma poderosa máquina de propaganda social, seja política ou ideológica. Por este motivo é também uma fonte histórica notável. O presente trabalho, ao usar o cinema como fonte histórica, dialoga com os métodos usados por outros historiadores anteriormente, quando o foco é o cinema, tais como: Marc Ferro, Jorge Nóvoa e José D‟ Assunção Barros, entre outros.Já os filmes escolhidos para a análise foram: O Descobrimento do Brasil, de 1937, dirigido por Humberto Mauro;Como era Gostoso Meu Frances, de 1971, dirigido por Nelson Pereira dos Santos;República Guarani de 1981, dirigido por Sylvio Back;Hans Staden, de 1999, dirigido por Luiz Alberto Pereira; eDesmundo, de 2003, dirigido por Alain Fresnot. Eles foram escolhidos por tratarem, em décadas distintas, das “origens do Brasil” Colonial.Item A propaganda e a censura no Estado Novo(2018) Porto, Marcella Alves; Bandeira, Élcia de Torres; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195O presente trabalho tem por estudo a propaganda e a censura no Estado Novo. Um período que tem por característica marcante uma postura voltada para o processo de controle político e social. Analisamoso surgimento do pensamento repressor no inicio dos anos de 1930, que se instalou no Brasil através de uma revolução que objetivava acabar com os valores da Republica Velha, que se estendeu no país de 1889 até 1930.Veremos como Getúlio Vargas fez uso da propaganda para controlar a massa e conseguir através da alienação, levada pela mídia, o apoio popular. Iremos entender como eram reprimidas as forças que se opunham a esta forma autoritária de governo. E, por fim, analisaremos a visão tida sobre a mulher neste período, uma visão deveras patriarcal e subordinadora. Veremos como eram repreendidas e perseguidas as mulheres que não se submetiam e lutavam contra esse regime.Item Trens de subúrbio nas rotas de exportação: uma dinâmica urbana para as ferrovias pernambucanas de longa distância (1858 – 1900)(2018-02-21) Cardoso, André Luiz Rocha; Albuquerque, Mariana Zerbone Alves de; http://lattes.cnpq.br/8419255160811830; http://lattes.cnpq.br/1911220277826255A partir da segunda metade do século XIX, Pernambuco vivencia a chamada “revolução dos transportes”. Este momento se caracteriza pelo surgimento das primeiras estradas de ferro na província, ligando os centros produtores do interior à capital. Recife, por sua vez, vivencia um momento de crescimento populacional e dada sua localização estratégica se consolida como um dos principais centros econômicos do Brasil. Essa importância fica evidenciada pelo adensamento urbano e pelas melhorias nos meios de transporte necessárias à época. Diante desse contexto, as ferrovias de longa distância, com a característica principal de caminhos de exportação e transporte de pessoas para áreas mais distantes do litoral, passam também a dar suporte à demanda entre o Recife e seus subúrbios. A partir desse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar as causas e consequências dos fluxos e usos das ferrovias que partem de Recife rumo ao interior e cortam seu entorno no final do século XIX. A importância de realizar esse estudo parte da identificação de uma outra dinâmica de deslocamento nas linhas ferroviárias do Recife e seu entorno nesse período, ampliando o transporte de passageiros, o que contribui para a compreensão da produção do espaço urbano por meio dos trilhos no Recife e seus arredores a partir da década de 1850.Item A educação primária e média no Recife em tempos de ditadura civil-militar: reforma educacional e controle político (1968-1971)(2018-08-16) Silva, Adriano Ricardo Ferreira da; Miranda, Humberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/1254987493556824; http://lattes.cnpq.br/7168486752661621Este trabalho tem como objetivo analisar como a classe política local empreendeu a Reforma do Ensino de 1° e de 2° Gruas de 1971 enquanto projeto de Educação Primária e Média no Recife. Para isso, realizamos uma leitura do cenário em que foi implantada a Lei 5.692/71, que estabeleceu a Reforma de 1971 no Brasil. Posteriormente, verificamos, a partir da perspectiva política, como a Reforma de 1971 foi recebida no contexto local da cidade do Recife. Por fim, procuramos identificar, a partir dos discursos de posse dos chefes do poder executivo dos governos federal, do estado de Pernambuco e da cidade do Recife, como a classe política dirigente local dialogava com o poder central do Regime da Ditadura Civil-Militar, no contexto da implantação da Reforma de 1971. Esta Reforma foi um importante elemento, não só de materialização do projeto político do Estado, mas também como instrumento de controle do Regime sobre os estados federados e suas capitais por via da Educação. Neste sentido, questionamos: como a classe política local empreendeu a Reforma do Ensino de 1° e de 2° Graus de 1971 enquanto projeto de Educação Primária e Média no Recife? Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como fonte de pesquisa, documentos como: Diários Oficiais do governo do estado de Pernambuco, discursos de posse de chefes dos poderes executivos das três esferas administrativas, além de periódicos locais. Os resultados da pesquisa mostram que a Reforma de 1971 foi aprovada no cenário nacional sem qualquer resistência. Em Pernambuco, especialmente em sua capital, houve uma grande articulação entre a classe política local e o poder central do Regime. Isto proporcionou uma reformulação na estrutura, criando bases para uma “reforma” antes mesmo da criação da Lei que a estabelecia.Item Trajetória do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua no Recife na década de 1980(2018-08-16) Clemente, Heliwelton do Amaral; Miranda, Humberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/1254987493556824; http://lattes.cnpq.br/6751714693764451O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) é uma organização não governamental fundada em 1985, composta por militantes e educadores sociais que se articulam politicamente em defesa dos direitos de crianças e adolescentes que vivenciam diferentes formas de abandono. O objetivo do trabalho é analisar a trajetória e atuação do Movimento na cidade do Recife, na década de 1980, suas práticas educativas e o seu papel na luta pela promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A catalogação e análise de documentos e publicações do MNMMR permitiu a construção de uma narrativa sobre seu surgimento, sua organização e sua atuação na cidade do Recife na década de 1980. O estudo de publicações de divulgação e sobretudo do jornal O Grito de Meninos e Meninas de Rua, periódico construído por crianças e adolescentes junto com educadores do Movimento no Recife, a partir de Agosto de 1988, proporcionou uma análise de características das práticas educativas e a participação dos meninos e meninas na reivindicação das demandas e denúncias de violência feitas pelo Movimento.Item Papel das mulheres na ação integralista (1932 – 1937)(2018-08-17) Melo, Gildete Pereira Tavares de; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354Em 1932 surge no Brasil o movimento integralista, sob a liderança de Plínio Salgado, que se pautava em três conceitos: “Deus, Pátria e Família”. A proposta deste movimento consistia em uma sociedade baseada no Estado integral. O grupo tinha como objeto norteador a concepção de que o Estado não deve ser somente o governo, a administração de um país, mas, antes de tudo, um povo unido pela língua e religião, logo, a nação e o Estado devem se integrar para um mesmo fim, caracterizando um movimento nacionalista, típico da primeira metade do século XX. Este trabalho tem como objetivo destacar o papel das mulheres no movimento, no estado de Pernambuco, entre os anos de 1932 a 1937, e suas ações assistencialistas e na educação em Pernambuco. Em nossa perspectiva, procuramos mostrar que as mulheres integralistas tiveram um tipo de atuação política e social, dentro dos objetivos do movimento de cunho familiar e tradicional. Enquanto movimento conservador e tradicional, entendemos que o Integralismo abriu algum espaço para atuação das mulheres na vida política do país, se considerarmos que nos anos 1930 as mulheres ainda lutavam para ter participação política. Neste sentido, podemos dizer que Plínio Salgado esteve à frente de seu tempo, ainda que estas mulheres fossem à vida política para defender os ideais conservadores da época. O Integralismo possibilitou que as mulheres educassem para a participação política, quando atuaram na alfabetização para o povo, obviamente em defesa de Plínio Salgado. Aqui não estamos questionando suas ideologias, mas, o espaço que a AIB abriu para a mulher na vida política dos anos 1930, quando elas ainda nem podiam votar.Item Maracatu Cruzeiro do Forte: historiografia e iconografia de um Maracatu Rural(2018-08-22) Barbosa, Eudice Gonçalves; Medeiros, Roseana Borges de; http://lattes.cnpq.br/6336064567009368; http://lattes.cnpq.br/1000286727747115O Maracatu Rural é uma das manifestações folclóricas que mais despertam a curiosidade do folião durante o período carnavalesco, principalmente, na figura do Caboclo de Lança com sua indumentária bastante colorida e, no barulho de seus chocalhos, deixando as pessoas muito intrigadas com a sua figura exuberante e, ao mesmo tempo, ameaçadora e misteriosa. Para poder entender esta figura tão enigmática, bem como os outros personagens que fazem parte do Maracatu Rural, e sua simbologia. Tomamos como referência o Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte. A abordagem teórico-metodológica foi qualitativa, fundamentada nos teóricos: Assunção (2010), Burke (1992), Eliade (, 2008), Frazer (1982), Guinzburg (2006) e Oliveira (1982) E, de acordo com as novas perspectivas do conhecimento histórico, este foi um estudo de caso. Para a coleta de dados fizemos uso da observação participante, entrevistas semi-estruturadas, levantamento bibliográfico, além da utilização de recursos fotográficos e filmagens para melhor captar a narração dos entrevistados. O resultado da pesquisa contribuiu para dirimir as dúvidas existentes, quebrar alguns mitos e interpretações negativas e discriminatórias, principalmente pela localização dos maracatus rurais em áreas periféricas. A importância deste trabalho para o ensino de História deve-se ao fato desta manifestação ter sido considerada como mais um bem imaterial de nossa cultura, bem como colaborar para um melhor aprofundamento sobre o que já foi escrito sobre o Maracatu Rural.Item Os (des) caminhos da justiça no regimento dos ouvidores da capitania de Pernambuco (Séculos XVII - XVIII)(2018-08-22) Lira, Iviana Izabel Bezerra de; Menezes, Jeannie da Silva; http://lattes.cnpq.br/0863557395682263; http://lattes.cnpq.br/7065888158763208Os ouvidores foram os ministros nomeados para administrar a justiça em nome do Rei. Assim como as Ordenações do reino norteavam as atribuições destes oficiais em Portugal, na América Portuguesa os regimentos eram os dispositivos legais elaborados para conduzir o modo de agir destes oficiais. Neste trabalho, propomos um estudo acerca dos regimentos direcionados para os ouvidores do Brasil, de forma mais específica do regimento destinado aos ouvidores da capitania de Pernambuco nos séculos XVII e XVIII, com a perspectiva de tentar compreender quais foram as esferas, os espaços da jurisdição atribuída para estes agentes e ainda a influência ou alcance deste regimento dentro do espaço das capitanias do Norte. Para tanto, discutimos os artigos que constituem o regimento da capitania de Pernambuco e narramos algumas ações que foram praticadas pelos ouvidores, segundo as indicações determinadas neste dispositivo.Item Um antro de doenças: guerra, cotidiano e condições de saúde no Recife holandês (1630-1654)(2018-08-27) Belfort Júnior, Wilson Pires; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/7537105628785587Este artigo tem como objetivo apresentar, na forma de uma revisão historiográfica, o cotidiano da população do Recife durante a ocupação holandesa no Norte do Brasil, abordando especificamente as condições de saúde da cidade entre os anos de 1630 e 1654. O estudo se concentra na área escolhida para sediar o governo local da Companhia das Índias Ocidentais, onde problemas relacionados a degradação ambiental, potencializador de enfermidades entre os habitantes, tornando a manutenção da vida saudável dificultosa para aquela a população. Tal estado de coisa foi influenciado pela escolha da zona estuarina onde as operações comerciais já eram realizadas e as principais infraestruturas para este fim já estavam implementadas (porto marítimo e armazéns). Os fatores negativos que a área eleita oferecia a população, como a manutenção de condições salubres em detrimento da defesa militar, destacaram-se principalmente após o término da administração do conde Johan Maurits van Nassau-Siegen em 1644. A análise procura relacionar ocorrências de doenças epidêmicas ou não-epidêmicas, na população invasora já carente de suprimentos em alimentos e outros bens, durante o longo período insurrecional. Nos últimos oito anos de ocupação neerlandesa, as reduções dos territórios ocupados, e a concentração de população na área urbana da sede local da Companhia, com prejuízo das condições de salubridade para a população ali residente, e baixas que potencializaram a perda de capacidade de resistências dos ocupantes.Item Prostituta, mulher da vida (não tão) fácil: controle e opressão à prostituição na cidade do Recife (1965- 1970)(2019) Silva, Driele Claudio Moura da; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/2031631982268955Este trabalho visa analisar a prostituição na cidade do Recife durante os anos de 1965 até 1970, com intuito de investigar como esta cidade conviveu com o “mercado da prostituição” nos anos que marcaram o início da Ditadura Civil-Militar no Brasil. Para isso, analisaremos as práticas de controle, ou seja, os órgãos responsáveis por vigiar, controlar e punir o comércio de mulheres. Em vista disso, partiremos com o levantamento bibliográfico sobre a temática, que irá dialogar com as análises de alguns periódicos do Jornal Diário de Pernambuco e Jornal diário da manhã. Com isso pretendemos, apontar possíveis causas que levaram ao aumento da prostituição, expondo também o papel do Estado no controle, pois assim entenderemos os meios de articulação e resistência das prostitutas. Este artigo busca contribuir com a historiografia, uma vez que, aborda de forma inédita, a relação entre a Ditadura Civil-Militar e o mercado da prostituição na cidade do Recife.Item Museu e EJA: uma proposta pedagógica(2019) Albuquerque, Pedro Henrique Ferreira Dutra de; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264Tendo em consideração a importância dos Museus e da Escola à manutenção da memória social de uma civilização. Este trabalho tem como objeto uma reflexão acerca de uma perspectiva pedagógica que inclua a experiência museológica no processo de ensino/aprendizagem. Tendo como ponto de partida teórico a noção de memória social entendida pelos integrantes da Escola dos Annales, o teor de historicidade dos objetos que formam o acervo do museu para o Ensino da História no Educação de Jovens e Adultos. Neste sentido, será proposta, ao final, uma sequência pedagógica para o Educação de Jovens e Adultos, ao levar em consideração as discussões em seu percurso.Item Um olhar sobre o axé: as religiões de matriz africana na ótica de Raul Lody(2019) Cunha, Nairam Santana da; Silva, Fabiana de Fátima Bruce da; http://lattes.cnpq.br/1540421518242292; http://lattes.cnpq.br/5851482934828713A História Cultural nos permitiu ampliar o campo das investigações das atividades humanas com o uso da fotografia como fonte e instrumento de pesquisa do saber histórico, resguardado na cena registrada. Então, sob a ótica iconográfica do antropólogo Raul Lody (1952), este trabalho propõe-se a discutir o axé no Candomblé. Para tanto, utiliza-se como fonte documental prioritária as imagens fotográficas, buscando analisar a sua importância na construção histórica dessas religiões, não reproduzindo o que é apresentado, mas propondo-se a explorar essas imagens criticamente, estabelecendo conexões e reafirmando sua identidade com documentos que as justifiquem. Trata-se de uma pesquisa centrada no diálogo entre a fotografia com as práticas religiosas e o uso dessa fonte na construção histórica da fé dos afrodescendentes.Item A Casa do Estudante do Império (CEI) e a poesia nas lutas anticoloniais (1944 – 1965)(2019-01-18) Lima, Matheus Henrique da Silva; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/5242883424192013Tendo em vista as discussões historiográficas, fundamentadas nas abordagens da Nova História Política e Cultural, acerca das contribuições da literatura enquanto fonte para auxílio na construção da história de determinadas sociedades, o presente trabalho visa apresentar a Casa dos Estudantes do Império (1944 -1965) e os cadernos de poesia, até então condensados na coleção “Autores Ultramarinos”, produzidos no seio da associação, enquanto espaços de informação, resistência, consciencialização e esperança diante das fraturas culturais, econômicas e políticas impulsionadas pela presença do colonizador, especialmente na África Lusófona. Neste sentido, procuramos conhecer, analisar e historicizar a CEI, bem como, o perfil de seus associados, identificando, nas produções literárias contidas na coleção, as principais críticas às ações coloniais, as discussões acerca de uma identidade, a revalorização de aspectos culturais das possessões e os apontamentos ligados ao anseio de se desvencilhar do julgo português. Desse modo, o trabalho foi realizado através da leitura e análise de documentos produzidos no seio da instituição, disponíveis no acervo digital da FMS e UCCLA, e de referenciais bibliográficos, entre teses, dissertações, artigos e livros que contribuem na discussão da importância das produções literárias africanas de língua portuguesa enquanto espaço para engendrar novas visões sobre os conflitos internos e subsequentemente da História desses países, durante a segunda metade do século XX. Sendo assim, em linhas gerais, o presente trabalho busca contribuir para a elaboração de um mosaico contrastante aos discursos disseminados pelo colonizador, que ainda se encontram, de certo modo, presentes em inúmeras esferas dos saberes relacionados ao continente africano.Item Morte, rituais fúnebres e epidemias: as implicações na criação do Cemitério Público do Recife (1850-1860)(2019-01-29) Melo, Igor Cordeiro de; Bandeira, Élcia de Torres; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195; http://lattes.cnpq.br/9537347880328155Este trabalho analisa historicamente as atitudes de diversas sociedades ocidentais diante da morte e das epidemias, para apresentar as mudanças e permanências destas atitudes na concepção do cemitério extramuro na cidade do Recife. Relaciona a concepção deste espaço à influência europeia na adoção de medidas de reordenamento urbanístico e medidas profiláticas do meio social, alterando a relação dos diversos atores sociais com a religiosidade em suas práticas e ritos fúnebres na segunda metade do século XIX. As práticas fúnebres do Recife oitocentista e sua relação com a finitude da vida sofrem influências de diversas sociedades em períodos históricos distintos. A proposta deste trabalho é apresentar uma revisão historiográfica sobre o tema acompanhando a partir da Idade Média até o século XIX as formas de abordagem da morte, dos ritos fúnebres e das epidemias e os debates suscitados em torno destas questões, procurando apresentar medos e problemas por elas provocados nas sociedades, as transformações e as resistências às mudanças e as soluções apontadas dentro de um modelo higienista no século XIX no Recife. Apoia-se no suporte teórico oferecido por Phillipe Arriès e Jacques Le Goff, renomados estudiosos do tema. Socialmente, a morte se apresenta estranha e inconveniente. Nos diversos períodos históricos questionou-se a finitude da vida, mas esta incógnita não impediu que os indivíduos apresentassem as mais distintas explicações, segundo seu tempo histórico, utilizando suas interações socioculturais e a percepção do mundo à sua volta. A presença cotidiana da morte revela sua importância para que possamos conviver com ela sem tantos medos, cientes das providências que podem posterga-la em sociedades que primem pela preocupação e pelas ações com medidas higienistas que garantam a melhoria da qualidade de vida da população. Estas providências remodelaram os ritos de morte no Recife nos oitocentos, deslocando as inumações para o cemitério público do Recife apontando para a relevância deste trabalho.Item Memórias de Tatuoca – uma história familiar(2019-01-31) Silva, Jaqueline Soares da; Silva, Joanna Lessa Fontes; http://lattes.cnpq.br/3516424517958161; http://lattes.cnpq.br/1261704089125574Neste artigo apresentamos o processo que registrou o modo de vida e os impactos ocasionados pelo processo de mudança forçada dos moradores da Ilha de Tatuoca para a Vila Nova Tatuoca, a partir da genealogia e da memória dos seus habitantes mais velhos. Esta mudança forçada foi ocasionada pelas obras de ampliação do Complexo Industrial Portuário de Suape. Por meio das memórias dos antigos moradores da Ilha, evidenciamos outra versão dos fatos relativos aos impactos gerados a partir da chegada do complexo de Suape na região. Metodologicamente, utilizamos algumas técnicas para sensibilização da memória, realizamos entrevistas com cinco mulheres idosas consideradas lideranças das principais famílias da área e, a partir destas, criamos a genealogia de algumas das famílias que viveram na Ilha de Tatuoca, como também apresentamos parte da memória relatada pelos antigos moradores. Durante o trabalho pudemos observar que o conceito de família é um elemento importante para o fortalecimento identitário da comunidade e para a construção de uma identidade coletiva e única dos últimos moradores da Ilha de Tatuoca.Item “Ordinário pão da terra”: os editais da farinha de mandioca no governo de João Maurício de Nassau-Siegen (1637-1644)(2019-02-05) Nunes, Matheus Vila Nova; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/4133357232899441Um dos temas mais discutidos pela historiografia nacional, a conquista de parte do Brasil pela Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (West-Indische Compagnie - WIC), que ocupou parte do território brasileiro durante o período de 24 anos, foi abordada sob vários vieses. No entanto, diversas lacunas podem ser observadas na vasta bibliografia produzida sobre o assunto: entre elas, a produção interna de alimentos e as várias tentativas da administração da Companhia em sanar a recorrente escassez de comida. Nesse artigo científico, discorreremos a respeito de uma das medidas que visava solucionar o grave problema do abastecimento de víveres da tropa. Trataremos, então, da implementação, pelo governador do “Brasil holandês”, João Maurício de Nassau-Siegen, das chamadas fintas da mandioca entre os anos de 1637 e 1644, que buscavam solucionar os eminentes problemas alimentares durante a conquista neerlandesa.Item As presenças e ausências da literatura de autoria feminina nas provas da COVEST - PE (1995-2005)(2019-02-07) Camelo, Pâmela Maria de Carvalho; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113; http://lattes.cnpq.br/1293815588167145O trabalho faz um levantamento sobre a presença de escritoras mulheres citadas na prova de Literatura da segunda fase do vestibular COVEST, ao construir esse artigo se faz necessário compreender como se encontrava a mulher e a escritora nessa transição do século XX para o século XXI, e como foi o processo para essa escritora estar presente ou não na prova de vestibular. Através disso se procurou saber como foi o surgimento do vestibular no país, a literatura no vestibular, as presenças das escritoras e o que pode ser considerado como ausência diante dos dados observados.Item Até que a morte os separe: a violência física e os crimes passionais contra as mulheres na cidade do Recife (1915-1918)(2019-07-05) Pereira, Kamila de Melo; Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559; http://lattes.cnpq.br/2794485332746684O presente artigo tem como objetivo analisar a violência física e os crimes passionais cometidos contra às mulheres na cidade do Recife nos anos iniciais do século XX por meio dos periódicos da época. Portanto, a pesquisa consiste em uma análise acerca do modo que as notícias vinculadas à temática eram tratadas e, além disso, é examinado como a produção do discurso jornalístico usava seu poder de difusão de informação para realizar denúncias a respeito dos padrões comportamentais que já não mais se encaixavam na cidade que estava se modernizando.Item World of Warcraft: o imaginário medieval e a fragmentação do ser na modernidade tardia(2019-07-10) Santos, Victor Veloso; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/1705508944916920Nesta monografia, discutimos o fascínio pelo imaginário medieval na modernidade tardia através da análise do jogo eletrônico World of Warcraft e suas referências mitológicas – como o arquétipo do “Herói Quebrado”, a Mãe, o Protetor e diversos outros – e como elas foram repensadas ao longo da história. Nesse sentido, os conceitos originados nos povos helenos de mythos e logos são fundamentais para entendermos esse fascínio pela fantasia, pela ficção. Afinal, o que essa retomada do universo medieval pode dizer sobre a formação das subjetividades na modernidade tardia? Essa releitura fantástica e mitológica possibilita este Ser fragmentado outra relação humanidade-natureza, a experiência de pertencimento e identidade, em comunhão com os arquétipos mais comuns ao longo da história humana em enlace com o divino, o mágico, o heroísmo sem colocar em risco seu corpo enquanto carne. World of Warcraft é um jogo de milhões de jogadores, de todas as partes do globo, e, para análise aqui proposta, metodologicamente, a História se mistura com a Antropologia, em especial com a Estrutural de Lévi-Strauss, e com a Psicologia, de vertente principal Junguiana, para analisar o Homo Sapiens de maneira macro e ampla, num afunilamento até o indivíduo inserido no planeta de Azeroth e as ressignificações construídas por este novo mundo e novos choques de experiência com outros indivíduos de diversas culturas e sociedades ao redor da Terra. Por fim, o resultado desta quest científica foi abrir novas formas metodológicas de se usar jogos eletrônicos como fontes históricas, a compreensão da ressignificação dos jogadores com a fantasia enquanto ela se inventa a partir da realidade, em especial, a imaginação romântica do medievo, e traçar as ligações entre o mundo de Azeroth e seus arquétipos referenciais.
