TCC - Licenciatura em História (Sede)

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    Ariano Suassuna entre críticas e aplausos: a censura e as polêmicas em torno das filmagens, dos bastidores e do lançamento de ''A Compadecida'' na imprensa (1969)
    (2025-07-21) Silva, Matheus Santos de Oliveira; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/7100418735971492
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as polêmicas e os debates jornalísticos em torno das filmagens, do lançamento da primeira adaptação cinematográfica do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, apresentada em 1969, sob direção de George Jonas. A pesquisa utilizou edições do Diário de Pernambuco (1961-1970) para compreender a recepção da obra no contexto da ditadura civil-militar. O estudo articula a produção do filme com o panorama do cinema nacional, marcado pela censura e por disputas estéticas. Foram mobilizadas fontes jornalísticas primárias e bibliografia especializada sobre o regime militar, o teatro de Suassuna e o cinema brasileiro. Os resultados revelam que a obra foi alvo de críticas dissonantes. A pesquisa identificou também que Suassuna, co-autor do roteiro da película, participou ativamente do debate público. As conclusões reforçam a importância dessa produção como objeto de estudo, não apenas pela adaptação de um clássico do teatro brasileiro, mas pela complexidade das relações entre cultura e política durante os anos de exceção no Brasil.
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    A relação entre o futebol e as duas ditaduras brasileiras: a varguista e a militar
    (2025-07-21) Silva, Gabriel Pedro de Melo; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/1678187906647385
    Este estudo propõe um debate historiográfico acerca da utilização do futebol pelos regimes ditatoriais brasileiros do século XX, em especial a Ditadura Varguista (1930-1945) e a Ditadura Militar (1964-1985). Busca-se analisar o processo de construção desse esporte no âmbito nacional, bem como sua relevância política e social. Além disso, discute-se as estratégias empregadas por tais regimes no uso do futebol como instrumento de propaganda e legitimação, assim como os resultados almejados ao explorarem a prática esportiva mais popular do país.
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    Jurisdições, sociabilidades e governanças portuguesas no post bellum de Pernambuco: o caso do Forte do Brum (1654-1690)
    (2025-07-31) Cabral Neto, Miguel Adelino; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/6415661949436130
    Esse texto pretende ao analisar os conflitos de jurisdição a partir do processo de reconstrução do Forte do Brum no post bellum de Pernambuco, pensar as complexas relações entre os agentes régios e as instituições coloniais em um momento de reconfiguração espacial e administrativa na América portuguesa. Propõe-se discutir a utilização do conceito de Capitanias do Norte na definição dos limites jurisdicionais dos agentes locais e da própria Coroa, partindo do argumento de que a expulsão dos neerlandeses alterou as concepções de poder e governança no ultramar. Nesse sentido a reedificação do Forte do Brum teria refletido as dinâmicas de práticas das elites locais, que em grande parte lideradas pelos restauradores de Pernambuco, postulavam acesso privilegiado ao governo das conquistas a fim de demonstrar força social.
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    Internet, revisionismo e ditadura: uma breve análise da produção audiovisual ‘1964 – Entre armas e livros’ - tortura
    (2025-08-01) Melo Filho, Claudio Augusto Varela Ayres de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8306040271464153
    O presente trabalho visa analisar sobre a produção audiovisual da plataforma Brasil Paralelo no contexto do fenômeno está sendo nomeado de “pós-verdade. Neste sentido, discursos ideológicos revisionistas encontram mais um espaço para se propagar, aqueles com amplos fundos monetários, são capazes de realizar diversas produções e ter prioridade de divulgação no espaço digital na disputa pela memória. A nossa intenção é problematizar como o discurso revisionista explora o tema da tortura durante a ditadura Empresarial-Civil-Militar. Para isso, usaremos como fonte as narrativas do episódio intitulado “1964 - entre armas e livros”, analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Ao analisar essas narrativas, concluímos que, a metologia revisionista não passou por alterações em sua essência, mas diante dos avanços tecnológicos adquiriu uma nova forma, focada nos estímulos sensórias com a permanência dos apelos morais, voltados para a emoção dos indivíduos, em especial o medo, no intuito de relativizar, ocultar ou minimizar as fontes que invalidam as suas afirmações, no intuito de que sua narrativa ideológica prevaleça.
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    Surgimento e manutenção da cena metal underground em Caruaru: o metal na capital do forró
    (2025-07-25) Oliveira, Diogo Gabriel Moura; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/8283259715335410
    O artigo em questão investiga o surgimento e a consolidação da cena metal underground em Caruaru, em Pernambuco. A cidade se destaca no âmbito nacional como a capital do forró, mas que foi um berço para o surgimento de uma cultura alternativa. Tendo a década de 1980 como ponto de partida, e o emblemático show do Sepultura no ano de 1987, que impulsionou a abertura de lojas especializadas, fundação de bandas e locais de encontro para os headbangers da cidade. A pesquisa se deu principalmente em base documentais, análises de entrevistas e relatos e registros audiovisuais, revelando como personagens como Moisés Discos e Erivaldo da Metalmorphose, e bandas como a Storms, Nekrófago,Extreme Death e Psych Acid foram responsáveis por construir uma identidade contracultural no interior de Pernambuco. Foi possível compreender a formação dessa identidade através da indumentária produzida pelos membros como forma de se expressar. Com um mapeamento da cena, pode-se notar como o underground é um ambiente rico em cultura, solidamente estruturado e historicamente importante no cenário nacional e regional.
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    A pedagogia da pergunta na dinâmica educativa do Museu Espaço Ciência: um relato de experiência
    (2025-03-21) Cavalcante, Ana Gabriela Vasconcelos; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/5516721895619214
    Partindo de um relato de experiência, fruto de estágio desenvolvido no Museu Espaço Ciência, o presente artigo tenciona analisar a forma como a pedagogia da pergunta (Paulo Freire) dialoga com debates do campo da educação museal. Buscamos, com isso, discutir o caráter pedagógico do museu, evidenciando a indispensável relação existente entre os bens patrimonializados e os sujeitos que a eles atribuem significados. Partindo da experiência vivenciada, da revisão bibliográfica e da observação das concepções dos visitantes, aponta-se a relevância da pedagogia da pergunta como dispositivo que instiga a curiosidade e o protagonismo nos processos de construção de conhecimento em espaços museais.
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    Sobre foggaras no deserto: os Garamantes na História Natural de Plínio, o Velho (séc. I d.C.) e a construção da África romanizada
    (2025-07-21) Araújo, Willams Clark Gonçalves de; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/5414236535252308
    Este artigo tem como objetivo examinar as dinâmicas de produção e reprodução de identidades no Norte da África antiga presentes no livro V da obra História Natural de Plínio, o Velho (séc. I d.C.), bem como suas reverberações na produção historiográfica dos séculos XIX e XX, tendo como recorte os Garamantes do Fazzan. Considerando os diferentes contextos sócio específicos de produção e suas óticas coloniais distintas, o texto analisa o locus literário comum a um corpo historiográfico que reitera lógicas de dominação e destitui a agência de grupos autóctones. Corpo este que não encontra lastro na materialidade quando confrontado com as contribuições arqueológicas da passagem do século XX ao XXI e quando questionado das pretensas origens romanas da cultura material de uma África romanizada.
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    Capoeira e ensino de História: uma incursão pelos livros didáticos da educação básica
    (2024-09-02) Vasconcelos, Djalma Barros e Silva; Santos, Maria Emília Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000; http://lattes.cnpq.br/5285236021130806
    Até meados do século XX, a capoeira era uma prática marginalizada na sociedade. As pesquisas historiográficas sobre essa arte marcial revelam que os primeiros registros sobre ela estão predominantemente em documentos policiais. Com o tempo, a percepção e o tratamento da capoeira mudaram drasticamente: ela foi inicialmente proibida, depois legalizada e, eventualmente, reconhecida como patrimônio cultural. No entanto, a forma como a capoeira é abordada nos livros didáticos continua a desempenhar um papel crucial na perpetuação ou transformação dos paradigmas relacionados a essa arte. Com isso em mente, analisei a abordagem da capoeira em diversos livros didáticos utilizados na Rede Pública de Pernambuco.
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    Memórias silenciadas: o “não-lugar” da cultura negra na Coleção ‘Casarão e a Cidade - usos e costumes’ do Museu do Estado de Pernambuco
    (2024-10-02) Andrade, Maiara Lima de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8195581717973809
    O presente artigo tem como objetivo problematizar o “não-lugar” da cultura negra dentro da exposição “O Casarão e a Cidade - usos e costumes”, visto que não há elementos expográficos que contribuam na construção da memória desses povos. Por ser um ambiente propício para a prática do ensino e aprendizagem da História, os museus podem oferecer uma perspectiva prática e viva do passado. Sendo assim, buscamos refletir sobre os possíveis impactos, positivos ou negativos, do Ensino da História para o grande público a partir da linguagem museológica, uma vez que ao oferecer um vasto conjunto de fontes materiais e visuais - objetos, artefatos, documentos, exibições interativas e até recriações de ambientes históricos - os museus enriquecem o estudo da história.
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    Narrativas gráficas de resistência e protagonismo negro: uma análise sobre as HQ’s de Marcelo D'Salete
    (2025-03-21) Ferreira, Catarina Elizabeth do Amaral; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/4871696720380102
    O presente artigo busca analisar as estratégias do autor de HQ’s Marcelo D’Salete, em suas obras Noite Luz (2008), Encruzilhada (2011), Cumbe (2014), Angola Janga (2017) e Mukanda Tiodora (2022) para elaborar uma narrativa gráfica na perspectiva de personagens negros ao longo da História do Brasil. Para tanto, realizamos uma análise de conteúdo a partir de unidades temáticas relevantes para construção da ideia de resistência e protagonismo negros. Suas obras rompem estereótipos historicamente impostos a personagens negros, oferecendo narrativas representativas. Quais são as estratégias que o autor lança mão para construir protagonismos e protagonistas da história contada?