O Repositório Institucional da UFRPE (RI UFRPE) é uma base de dados on-line que promove o armazenamento, a preservação, a organização e a disseminação da produção intelectual da nossa comunidade acadêmica buscando contribuir com a democratização do acesso ao conhecimento. O RI UFRPE é regido pela Resolução nº 086/2021 CONSU - UFRPE e contempla acervos científicos de várias áreas do conhecimento, produções culturais e coleções que resgatam a memória da Instituição em sua trajetória centenária. Os conteúdos disponibilizados no RI UFRPE são de acesso aberto à sociedade, de abrangência nacional e internacional.
Promover o acesso aberto ao conhecimento científico, acadêmico e cultural produzidos na Universidade Federal Rural de Pernambuco de maneira ampla, inclusiva e de qualidade.
Ser reconhecido como uma relevante plataforma digital de pesquisa, na qual o conhecimento esteja organizado de forma a contribuir com o avanço da pesquisa, ensino e memória da comunidade acadêmica nos contextos local, regional, nacional e internacional.
- Armazenar, preservar e organizar a produção acadêmica, científica e cultural da UFRPE
- Disseminar a produção intelectual e memorial da UFRPE
- Oferecer suporte às políticas e ações institucionais para a preservação, difusão e acesso à informação
O início do RI UFRPE remete ao ano de 2012, quando a Universidade Federal Rural de Pernambuco recebeu do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) kits para a criação do Portal de Periódicos e do Repositório Institucional. O Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI/UFRPE), à época sob a coordenação do servidor Fred Medeiros e que hoje é chamada de Secretaria de Tecnologias Digitais, (STD/UFRPE), foi responsável pela instalação do software no servidor da UFRPE e por realizar as configurações da ferramenta DSPACE – software livre de criação e gerenciamento de repositórios, além de acompanhar todos os processos de implantação e manutenção.
Em agosto de 2013, foi formalizada uma parceria com o Departamento de Ciência da Informação da UFRN com a colaboração da professora Jacqueline Cunha, que foi convidada para auxiliar na implantação do DSPACE e ministrar treinamento sobre as ferramentas de acesso livre DSPACE e OJS para a criação do Portal e do Repositório da UFRPE. O treinamento contou com a participação de bibliotecários(as) e professores da UFRPE, além de convidados da UPE e da UFPE. Em 2014, foi realizado curso sobre a digitalização de documentos, em parceria com o Departamento de Ciência da Informação da UFPE na pessoa da professora Vildeane Borba e com participação da bibliotecária Vania Ferreira, então gestora do Portal e do Repositório da UFRPE, marcando o lançamento das primeiras coleções do RI UFRPE.
A partir de 2016, o Núcleo do Conhecimento Prof. João Baptista da Biblioteca Central iniciou colaborações junto ao RI nos processos de: identificação das imagens do acervo memorial da Instituição; criação de textos para a inserção de metadados; coleta de relatos de pessoas da época, através da metodologia dos rastros; limpeza e organização física da Coleção Fotográfica do Reitorado do Prof. Adierson Erasmo de Azevedo (1969-1973). No mesmo ano, foi submetido à Direção do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UFRPE), sob a gestão de Maria Wellita Santos, o projeto piloto do Repositório Institucional, que previa a primeira coleção de Memória, tendo como seus primeiros documentos o acervo fotográfico do Reitorado do Prof. Adierson Erasmo de Azevedo (1969-1973), juntamente com metadados coletados através das entrevistas e pesquisa documental da bibliotecária Conceição Martins.
Em janeiro de 2017, foi iniciado o projeto da Coleção Cadernos Ômega, que objetiva a preservação e difusão desse periódico de relevância acadêmica para as áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, editado por docentes e pesquisadores da UFRPE, proporcionando acesso integral aos volumes do período de 1977 a 1991 com a importante contribuição dos professores Marcos Galindo e Vildeane Borba e do colaborador Evaldo Rosa de Souza. Essa coleção foi organizada com o apoio do Laboratório de Tecnologia para o Conhecimento (Liber), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da UFPE, que acompanhou e treinou a equipe do Repositório da UFRPE. O Projeto contou ainda com a contribuição da Coordenação de Processamento Técnico da Biblioteca Central da UFRPE pelas bibliotecárias Catarina Macedo e Suely Manzi, responsáveis pela indexação da coleção.
Já no ano de 2018, foi dado início ao projeto para o depósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu da UFRPE no RI, contando com a participação dos(as) bibliotecários(as) do SIB-UFRPE Vania Ferreira, Bruno Bispo, Jaciara Félix, Denise Souza, Núbia Matos e Rosimeri Couto, e a colaboração do professor Anderson Alencar, da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE). Neste mesmo ano, deu-se início à inserção de livros e capítulos de livros da Editora Universitária no RI. Em abril de 2021, foi publicado o regulamento do RI UFRPE, através da Resolução 086/2021 do CONSU, que instituiu: participantes do Comitê Gestor do RI UFRPE, eixos de atuação, tipos e formatos admitidos e demais procedimentos para publicização de documentos. No mesmo ano, foi realizada, em parceria com a STD/UFRPE, a atualização do Software DSPACE para a versão 6.2, possibilitando a correção de falhas e melhorias na ferramenta.
Em abril de 2022, deu-se início ao processo de customização da interface gráfica do software DSPACE em sua versão 6.2 pelos servidores Sivaldo Correia, Bruno Bispo e Mário Henrique, com a finalidade de torná-la mais intuitiva e de fácil navegação. Além da modernização da interface gráfica, foram acrescentados ajustes de cunho técnico como: a readequação da sua arquitetura de informação, a correção de falhas internas e a ativação das ferramentas de acessibilidade.
O ano de 2023 foi marcado pela adesão do RI UFRPE ao diretório OpenDOAR e também pela inserção do compartilhamento dos metadados por meio do protocolo OAI-PMH junto ao portal Oasis.br do IBICT para coleta da produção acadêmica e científica da UFRPE, ampliando assim, a visibilidade do repositório no cenário nacional e internacional. Foram elaborados novas políticas de depósito e iniciação de um projeto embrionário sobre a política de preservação digital do RI UFRPE;
Já em 2024, o RI UFRPE aderiu ao projeto dARK do IBICT que prevê a inserção de identificadores persistentes em toda massa documental disponível no Repositório. Neste mesmo ano, foi iniciado o projeto de atualização do Software DSpace da versão 6.2 para a versão 8.0. O comitê gestor do Repositório fomentou uma consulta à comunidade acadêmica para escolha do nome do RI UFRPE que passa a se chamar Arandu, palavra em Tupi-Guarani que significa “conhecimento”. Para o biênio 2025-2026 estão previstos o lançamento de um concurso interno para criação da nova logomarca; planejamento e implementação do autoarquivamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação e especialização; planejamento e execução de ações para digitalização de coleções científicas e de memória; lançamento da primeira coleção de cultura da UFRPE; além de elaboração e revisões de políticas institucionais que integram e permeiam o nosso repositório.