TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Item A contribuição do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo(2023-09-06) Souza, Eduardo Felipe da Silva; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1517968471728200O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que tem por características o desenvolvimento atípico de comunicação, interação social e déficit no aprendizado muitas vezes com déficit também na comunicação verbal, apesar de já existirem muitos estudos sua etiologia ainda é desconhecida. O presente estudo parte do questionamento quais as contribuições do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo? O objetivo foi analisar contribuições do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo. O futsal é dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, o futsal se tornou um grande aliado no desenvolvimento de crianças que tem Síndrome do Espectro Autista, que é condicionado por alguns graus de comportamentos entre eles o social e o motor a metodologia do estudo consiste de uma pesquisa bibliográfica, descritiva de natureza qualitativa, a pesquisa descritiva cumpre algumas fases, delimitação dos descritores de busca, autismo, futsal, educação física e desenvolvimento, escolha da plataforma, Scielo, sistematização dos dados encontrados e análise dos resultados, foram encontrados seis estudos significativos para a presente pesquisa. Os resultados dos seis artigos estudados apontam que o futsal contribui para o desenvolvimento de crianças com autismo, pois essa modalidade traz uma interação social e trabalha vários sentidos motores na vida do ser humano, chegando assim a uma independência daquela criança.Item A educação física escolar e os jogos populares: seu espaço na produção do conhecimento(2021-12-02) Andrade, Quesia Gouveia de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A presente pesquisa tem como objetivo identificar como os jogos surgiram na história da humanidade, seus desenvolvimentos e como se apresentam hoje; categorizar os diferentes tipos de jogos existentes na atualidade; e identificar as contribuições dos jogos populares para a educação física escolar. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, mais especificamente de artigos científicos publicados em Português entre os anos de 2011 e 2021, desenvolvida numa abordagem qualitativa, e realizada nos periódicos Revista Brasileira de Ciência do Esporte (RBCE) e Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (LICERE), e nas bases de dados SCIELO e LILACS, onde buscamos aprofundar o tema jogos populares e suas contribuições na formação do desenvolvimento desses sujeitos. Para essas análises, nos fundamentamos no historiador Johan Huizinga, no que tange a discussão sobre a origem e transformação dos jogos ao longo do tempo; em autores como Fausto Amaro e Tizuko Kishimoto, para caracterizar e conceituar os jogos, bem como para compreender sua relação com a educação, juntamente com o Coletivo de Autores, que trata do conceito de “Cultura Corporal”; e nos trabalhos de Adriana Friedmann, Camila Valduga e Roger Caillois, para a categorização dos diferentes tipos de jogos existentes na atualidade. Apesar da literatura indicar que os jogos populares são um importante instrumento para o desenvolvimento, constituindo-se como um conteúdo que precisa ser tratado pedagogicamente pela educação física escolar, e como um patrimônio cultural, nossa pesquisa demonstra que, atualmente, eles estão perdendo espaço para os jogos eletrônicos, e alerta para a necessidade de serem discutidos pela produção do conhecimento dentro da educação física escolar, devido a sua importância na prática pedagógica.Item A formação de professores diante da educação inclusiva: uma análise curricular dos cursos de licenciatura em educação física das Universidades Públicas de Pernambuco(2019-07-04) Martins, Jéssica Pryscila Oliveira; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4539543104902351O Presente estudo discorre sobre o currículo no contexto da perspectiva inclusiva nos cursos de licenciatura em Educação física. Teve por objetivo geral: analisar de que forma a perspectiva inclusiva se apresenta nos currículos das Universidades Públicas do Estado de Pernambuco e como objetivos específicos: a)compreender os aspectos conceituais e históricos da Educação Física Inclusiva; b)Problematizar a Educação Física Inclusiva enquanto componente curricular; c)Identificar aproximações e distanciamentos das disciplinas nas matrizes curriculares com a temática Educação Física Inclusiva. A pesquisa tomou por referências norteadoras para sua produção a Declaração de Salamanca (1994), Stainback e Stainback (1999), entre outros autores e documentos, bem como, o Projeto Político Pedagógico de cada instituição aqui estudada. Para tratar das questões relacionadas ao histórico das pessoas com deficiência, trazemos Sassaki (2003), Amiralian (2000), entre outros, questões relativas ao contexto histórico do currículo, trazemos Goodson (1995), Moreira (1999), entre outros. E questões ligadas à educação, Garcia (1999), entre outros. Baseou-se na abordagem metodológica de pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Para tanto a técnica de coleta de dados utilizada como instrumento foi: a análise documental. Onde foram analisados programas de disciplinas que tem como eixo temático, a inclusão e para compreensão e tratamentos dos dados, usou-se a análise de conteúdo. Conclui-se que currículo das universidades de Pernambuco nos cursos de Licenciatura em Educação Física apesar de constar em sua matriz curricular constar disciplinas voltadas para a inclusão, isto não se evidencia no contexto educacional para o ensino no contexto educacional inclusivo, onde requer que seja oferecido maior suporte para a materialização dos conhecimentos da Educação Física. Sendo importante ampliar e aperfeiçoar a perspectiva da Inclusão no curso, para que assim os discentes e futuros professores, sintam-se aptos e habilitados para atuação educacional na perspectiva da inclusão. O trabalho apresenta de modo sucinto, aspectos relacionados á formação acadêmica para professores do curso de Educação Física, ofertada pelas Universidades Públicas de Pernambuco por meio da grade curricular.Item A hidroginástica e os impactos na melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos(2023-09-06) Lopes, Guilherme Soares; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6898690352812735A hidroginástica oferece um ambiente suave para a prática de exercícios, minimizando o impacto nas articulações e permitindo que os idosos realizem movimentos de maneira confortável. Além disso, os exercícios físicos no meio hídrico constituem uma estratégia de intervenção para promoção de saúde com repercussões positivas na área da saúde pública. A pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: “Quais os impactos da hidroginástica na saúde e qualidade de vida dos idosos?” Para isso, definimos como objetivo analisar as contribuições da hidroginástica na melhoria da saúde e qualidade de vida de idosos. A pesquisa é uma revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa. A plataforma digital utilizada foi a Scientific Electronic Library Online (Scielo) como fonte de referência. Os descritores empregados foram os seguintes: Hidroginástica; Idosos; Saúde. Utilizou-se os booleanos AND e OR para realizar o cruzamento dos descritores. Os resultados encontrados são quatro artigos que abordaram a temática da revisão. Através da análise aprofundada dos artigos, foi possível uma compreensão maior sobre a importância da hidroginástica na vida de pessoas idosas. Concluímos que idosos aptos, orientados por profissionais de saúde e após avaliação de sua aptidão individual, devem adotar a hidroginástica como um meio valioso para melhorar a qualidade de vida.Item A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica(2021-02-19) Santana, Sidney Luiz Leite de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6594024028774633Esse trabalho, que teve como intenção, investigar como as publicações na área da Educação Física - EF tratam a importância das suas aulas, nas séries iniciais do ensino fundamental da cidade do Recife. Quem ocupa, e como são ocupadas possíveis lacunas, deixadas pela ausência de professores de EF nestes locais. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como, análises de conteúdo. Neste intuito definimos como nosso problema de pesquisa: Qual a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área, a partir do que preconiza a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC a função social da escola e da EF em escolas do município do Recife? E para respondê-lo, o seguinte objetivo geral: identificar a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área a partir do que preconiza a PHC a função social da escola e da EF, em escolas do município do Recife. E dois específicos: a)expor a partir da PHC a função social da escola e da EF, e b) analisar os marcos legais/históricos da educação, notadamente da EF, ambos nas escolas municipais do Recife. Nos debruçamos sobre a função social da escola e da EF, de acordo com o que preconiza a PHC e a abordagem crítico-superadora, também promovemos um resgate histórico, apontando os principais marcos legais que influenciaram as diretrizes educacionais atuais. E realizamos uma análise de conteúdo, a partir de unidades regulares, selecionadas criteriosamente de obras, que comprovadamente tratam do tema, de modo específico, e que foram pesquisadas nos periódicos RBCE – Revista Brasileira de Ciências do Esporte e SIB – Sistema Integrado de Bibliotecas, reconhecida no meio acadêmico por sua contribuição na divulgação das produções científicas, nesta e em outras áreas. Por fim, as obras nos mostraram que, apesar de no discurso, ou no papel, a EF ser tratada como importante, há ainda a necessidade de legitimação da EF, a compreensão dos seus reais objetivos, e melhores iniciativas públicas, e que as proposições perpassam por atender e combater de modo mais contundente estes pontos.Item A importância da educação física no ensino de jovens e adultos(2025-08-06) Silva, Leonam Keulrrye Pereira da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1157393580861401A presente pesquisa tem como tema central a seguinte questão: a importância da educação física no ensino de jovens e adultos. Buscando compreender como a educação física afeta de forma positiva os alunos da EJA. Com base nisso, estabeleceu-se como objetivo geral analisar a importância da educação física no ensino de jovens e adultos. Para isso, definiram-se como objetivos específicos: compreender a EJA como modalidade de ensino; analisar a educação física na EJA; e compreender as políticas curriculares nacional e estadual da EJA no ensino da educação física. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, evidenciou que a educação física, quando integrada de forma sensível e crítica à realidade dos estudantes da EJA, contribui para a valorização da cultura corporal, a construção de vínculos sociais, o resgate da autoestima e o fortalecimento da cidadania. O referencial teórico foi fundamentado em autores como Haddad e Di Pierro e Reis e Molina Net, assim como também documentos oficiais como a Constituição Federal de 1988, a LDB nº 9.394/96, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes curriculares da EJA em âmbito nacional e estadual. A pesquisa mostra que a educação física na EJA deve ser compreendida como um espaço inclusivo e educativo, que respeite as diversidades e promova a formação integral dos seus alunos. Dessa maneira é importante defender uma educação física na EJA de qualidade e com os conteúdos previstos em suas diretrizes curriculares.Item A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar(2019-12-09) Pereira, Isadora Salvador Felix; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5807629847319573O presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, investigar como os jogos populares são importantes como conteúdo de ensino nas aulas de educação física escolar, o estudo se justifica pela preocupação de como esses jogos estão desaparecendo da história das crianças devido a fatores como a violência, urbanização e os avanços tecnológicos. O ensino desses jogos nas aulas de educação física escolar é um meio de resgatá-los e dar continuidade a uma manifestação cultural do nosso país. Sendo assim, destacamos o que diz a literatura acerca da importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico os resultados, após pesquisa em dois sites o Revista Brasileira de ciências do Esporte (RCBCE)e no Scielo que apresentaram dez eoito estudos, respectivamente. No entanto, apenas trêsdeles possuem temáticas aproximadas sobre o conteúdo de jogos, enquanto a temática de jogo como conteúdo escolar não foram encontrados estudos referentes. Apesar disso, podemos identificar os aspectos do referencial teórico nos mesmos.Item A influência do sexismo na prática de futsal: o futsal feminino no ambiente escolar(2020-10-16) Felipe, Daniele de Andrade; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A Educação Física é uma unidade curricular que ajuda a refletir sobre várias questões entre elas o sexismo, ainda são um pouco escassas as pesquisas que tratam especialmente as relações de gênero e a discriminação nas práticas esportivas. Situações de discriminação, preconceito, desigualdade e estereotipia são notórias na prática do futsal feminino. Frente à importância do conhecimento das diferenças existentes nos esportes e a inserção das mulheres nesse cenário, este trabalho teve como objetivo analisar as compreensões de gênero, sexismo e discriminação em meninas que praticam futsal identificando se o preconceito existente para essa prática e se isso influencia ou não a participação delas nessa atividade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, o trabalho se valeu de livros, periódicos, revistas e sites da internet. Utilizou-se, também, uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, os dados foram adquiridos por um questionário com dez perguntas realizadas a 115 alunas que participam das aulas de educação física em uma escola pública e uma escola privada da cidade de Recife. As alunas possuem prévias aproximações com a noção das relações de gênero existentes na sociedade. No país, onde o esporte é uma identidade nacional, o sexo feminino ainda não possui evidência, sendo mais um lugar a ser conquistado pelas mulheres. A ocupação desse lugar, por conseguinte, promoverá mais respeito e reduzirá a discriminação. Existe muito que se debater acerca do futsal feminino porque é um espaço que ainda precisa de mais atenção por parte dos investigadores sociais.Item A ludicidade em estudos que abordam a natação infantil(2019-07-04) Cavalcanti, Catarina Gusmão Ferraz; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4809577755948075Com o objetivo de estudar a ludicidade como recurso facilitador do ensino da natação infantil e identificar esta forma de abordagem em publicações científicas que tratam a natação infantil, o presente estudo foi realizado tomando como base, textos publicados no período entre os anos de 2000 e 2017 em bases de dados reconhecidas da literatura científica. Selecionadas 16 obras dentre os critérios previamente determinados, foi elaborado um quadro contendo dados referentes a cada documento como, o tipo do trabalho, seus objetivos e os resultados obtidos. Diante da análise de tais resultados, pôde-se perceber que os estudos que tratam a ludicidade na natação infantil, são de extrema importância para o meio acadêmico e para profissionais da Educação Física já que os métodos que fazem uso da ludicidade na natação infantil obtiveram melhores resultados nesta pesquisa. Em sendo assim, é proposto pelos autores deste trabalho que o material resultante desta pesquisa possa servir como base teórica para profissionais voltados ao ensino da natação infantil.Item A natação como conteúdo da educação física na produção do conhecimento(2024-03-07) Oliveira, Vinícius Alves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A presente pesquisa tem como tema compreender a natação enquanto conteúdo da educação física, e sua problematização na produção do conhecimento. Desde minha infância, meus pais enfatizaram a importância da natação por uma questão de saúde e sempre incentivaram que eu a fizesse. Nas aulas de educação física, a natação pareceu ser um dos conteúdos mais negligenciados. Existe consciência de que a natação, nas aulas de educação física, muitas vezes é pouco oferecida pelos professores por questões estruturais, escolas que possuem piscina são escassas e, mesmo essas, são raras as que oferecem natação nas aulas regulares. A natação enquanto o conteúdo da EF carece de estudos mais amplificados, consequentemente, se percebe uma menor aderência do conteúdo por parte dos professores que implica diretamente no trabalho pedagógico que vai ser realizado, prejudicando em última instância os alunos que dificilmente terão acesso ao conhecimento.Item A realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física(2020-10-02) Galvão, Nayara Ferreira; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/7967299943862973O presente trabalho tem como objetivo de estudo, analisar como a literatura aborda a realidade e as possibilidades do processo de inclusão de estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física. Para responder a esse questionamento são propostos os seguintes objetivos específicos: identificar aspectos históricos da inclusão no Brasil, compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais do Transtorno do Espectro Autista e sua relação com a Educação Escolar, tais objetivos foram realizados através do referencial teórico. A metodologia deste trabalho se constituiu em uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, onde desenvolveu-se a revisão sistemática de literatura, através da busca eletrônica na base de dados online Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico, tendo como fonte empírica artigos científicos publicados nos principais periódicos disponíveis online a partir dos descritores, “Transtorno do Espectro Autista”, “educação física”, “autismo” e “educação física inclusiva”, no período de 1994 até os dias atuais. Foram selecionados 33 artigos que tratam do tema inclusão, destes apenas 5 artigos abordam especificamente a relação Educação Física escolar e autismo. Em síntese os resultados apontam que na realidade está a falta de formação adequada, diagnóstico precoce, estrutura das escolas e condições de trabalho, porém quando o professor acredita na possibilidade de aprender do aluno isso transforma o processo.Item Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar(2023-01-09) Mendonça, Bruna Izabelly Leite; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5624524549966713Na Educação Física o desafio se constitui em possibilitar uma prática de maneira a envolver todos os estudantes independe de suas limitações e especificidades. O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as estratégias adotadas para inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. A metodologia consiste numa pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e possibilitou leitura de análise de produções paralelas ao tema proposto. Este trabalho reconhece os grandes avanços percorridos por todos os que lutam para uma educação amplamente inclusiva, mas encontra entraves e limitações quanto a diversos aspectos como formação, infraestrutura e acessibilidade.Item As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais(2019-11-26) Silva, Junior José da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/3196778486340275A Dança é uma manifestação artística e cultural que acompanha o ser humano desde os períodos mais remotos até os dias atuais, e foi essencial para o estabelecimento dos processos comunicativo, festivo e ritualístico das civilizações. Esta pesquisa busca evidenciar o quanto o movimento humano presente na dança é importante para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais do indivíduo, possibilitando a partir da consciência de corpo e compreensão deste corpo no espaço, estabelecer conexões com outros indivíduos e o ambiente em que estamos inseridos. O ensino da Dança na Educação Física Escolar permite o acesso às capacidades de movimento e experiências expressivas das quais nos utilizamos para desenvolver relações com o ambiente e os demais indivíduos que fazem parte deste todo. O objetivo deste trabalho é apresentar o ensino da Dança e da construção coreográficacomo ferramentas para a formação da identidade e provocação das relações entre os indivíduos e o mundo, no que concerne à capacidade de expressão se utilizando do próprio movimento e a indissociável composição de corpo e mente. A metodologia utilizada se baseou na pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico a pesquisa foi realizada em site de bases de dados e periódicos, em artigos e documentos que abordam os temas da arte, Dança, Educação Física e Dança-educação na escola. A partir das análises dos dados bibliográficos, foi possível constatar que a Dança é de fundamental relevância para a formação sociocultural humana e a composição coreográfica tem forte influência na provocação das relações sociais.Item As práticas corporais de aventura nas aulas de educação física: possibilidades no trato com o conhecimento(2022-10-04) Oliveira, Rebecca Karon Gonçalves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Esse estudo busca equacionar o problema sobre as possibilidades educativas, acerca das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física. A partir de uma revisão bibliográfica, investigação de documentos reguladores da educação e apresentação de dois relatos de experiências vivenciados durante a graduação do curso de Licenciatura em Educação Física, os resultados apontam que essas práticas estão em crescimento e já fazem parte da proposta pedagógica nacional, proporcionando um campo rico e com potencial criativo para ser trabalhado de diversas formas no chão da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, uma pesquisa exploratória que objetivou identificar e sugerir possibilidades do trato com o conhecimento acerca das práticas de aventura nas aulas de Educação Física Escolar. Certamente, a reflexão e o debate sobre a referida temática configuram-se procedimentos fundamentais para que as possibilidades possam ser concretizadas. Concluímos que existem muitas práticas que podem ser trabalhadas no contexto escolar, com baixos custos, riscos, em diferentes ambientes e oferecendo uma excelente oportunidade de serem trabalhados de forma interdisciplinar, enriquecendo ainda mais as experiências dos estudantes.Item Atletismo como conteúdo de ensino da educação física escolar(2024-10-03) Silva, Jefferson Bernardo da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5927737731170698O atletismo representa uma das formas mais antigas de expressão e competição humana, desempenhando um papel fundamental na história e na cultura de diversas sociedades ao redor do mundo. Este esporte, que engloba uma variedade de fundamentos, não se restringe apenas a uma atividade física competitiva, e pode ser considerado uma alternativa pedagógica aos esportes convencionais padronizados na escola. O estudo em questão tem como objetivo analisar a introdução do conteúdo atletismo no ambiente escolar e como o mesmo pode contribuir para uma formação mais completa dos estudantes. Assim, partindo da relevância do esporte enquanto conteúdo sistematizado como ferramenta educacional, busca-se analisar as alternativas pedagógicas para que este conteúdo possa ser ensinado, a partir de seus aspectos históricos, culturais e sociais dispostos na literatura, assim como seus benefícios associados à prática. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Além disso, a pesquisa em questão analisou sete trabalhos em diferentes contextos relacionados ao atletismo escolar a partir do acervo disposto na plataforma Periódicos CAPES. Após uma análise detalhada de dados e artigos foi constatado que o atletismo enquanto conteúdo escolar possui dificuldades recorrentes no processo de ensino e aprendizagem, mas que ainda assim deve ser trabalhado nas escolas e continua sendo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral dos estudantes tendo em vista suas possibilidades didático pedagógicas citadas em todos trabalhos analisados. Por fim, chegamos a conclusão que os estudos revisados apontam que, quando bem aplicado, o atletismo contribui para a formação integral do estudante, desenvolvendo aspectos físicos, cognitivos e sociais.Item Benefícios da educação física para o desenvolvimento infantil(2019-07-09) Vanderlei, Yhago Henrique Salvino; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4502265310295640O presente estudo parte da seguinte inquietação: Quais os benefícios trazidos para o desenvolvimento da crianças com a prática da educação física? Tem como objetivo geral analisar a importância da educação física para o desenvolvimento infantil, na produção da RBCE e como objetivos específicos aprofundar o entendimento de desenvolvimento infantil e dos benefícios da educação física; Identificar no período entre 2015-2019, o que foi produzido sobre educação física e seus benefícios para o desenvolvimento infantil. A metodologia que será usada na pesquisa bibliográfica na Revista Brasileira da Ciência do Esporte,(RBCE), como também aprofundamento teórico em diversos livros e artigos sobre a Importância da prática da educação física no desenvolvimento infantil, para conseguirmos entender a importância e os benefícios do que realmente o tema almeja alcançar. Os resultados apontam que a importância da educação física no desenvolvimento infantil, enfatizamos que esse é um espaço de luta dentro das redes municipais de ensino, segundo um dos artigos, também são apresentados a necessidade práticas com eixos centrais na inovação, sua transformação, contextualização social e do pensamento criativo e inovador do educador. São identificados ainda aspectos de crise dessa prática, como perda do sentido pedagógico, natureza lúdica e processos de escolarização.Item Benefícios da natação para crianças com transtorno do espectro autista(2023-09-06) Marinho, Carla de Lima; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1897344851607618A natação é uma das atividades físicas considerada mais completa para ser introduzida na vida de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os benefícios da natação para crianças com Transtorno do Espectro Autista a partir da produção do conhecimento sobre o tema. Como objetivos específicos buscou-se compreender o Transtorno do Espectro Autista - TEA, analisar a natação enquanto conteúdo de ensino da Educação Física e compreender a relação entre Transtorno do Espectro Autista - TEA e natação. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. O estudo teve como metodologia a análise de seis artigos localizados nas bases de dados/bibliotecas digitais: LILACS, Scielo e Periódicos CAPES. Os resultados indicam a presença de melhorias no comportamento diário geral das crianças com autismo após contato e interação contínua com professores e colegas de turma na vivência de atividades lúdicas e simulação de situações reais através de ordens verbais e imitação de movimentos no ambiente aquático. A conclusão relata a integração da afetividade e da ludicidade como fatores essenciais no processo de ensino aprendizagem de indivíduos com TEA.Item Benefícios da natação para o desenvolvimento da criança(2019-07-17) Silva, Tiago de Souza; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A natação hoje é considerada um dos esportes que mais traz benefícios a saúde não só das crianças, mas também em todas as outras faixas etárias, pois o auxilia na prevenção de doenças cardiorrespiratórias, problemas posturais entre outros. O objetivo deste trabalho é analisar os benefícios da natação para desenvolvimento da criança. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados de artigos publicados de 2007 a 2017 na língua portuguesa, nas bases de dados da LILACS, MEDLINE e ScIELO. Após análise dos artigos, obteve-se como resultado que a pratica da natação traz vários benefícios como contribuição para aprendizagem organizada, coordenação motora, desenvolvimento, oferece descontração e ludicidade, e nos aspectos físico, traz mais facilidade para realiza, com benefícios no sistema respiratório e cardiovascular, recuperando e prevenindo doenças; nos aspectos psicológicos eleva a auto estima, diminuindo o stress, disposição para demais atividades, no aspecto social melhora a relação interpessoal e aumento dos círculos de amizade, compartilhando experiências e ideias e os pais/responsáveis buscaram a natação para que as crianças aumentassem seus círculos de amizades, para a prevenção das doenças e aumento da saúde e ajuda na socialização das criança. Diante disso, concluiu-se que é de grande importância a prática da natação para as crianças e que os benefícios advindos com a prática sistemática da mesma são de grande valia para o desenvolvimento integral dos mesmos, contribuindo também para uma melhor qualidade de vida dos pequenos praticantes.Item Benefícios da prática da hidroginástica para idosos no projeto de extensão da UFRPE(2019-07-22) Nascimento, Ana Cristina Cassiano do; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/0703606279040695Esta Pesquisa tem como objetivo analisar os benefícios trazidos pela prática de hidroginástica e buscar responder a seguinte questão: Quais os benefícios da prática regular de hidroginástica para os idosos do projeto de extensão “Idoso e a prática de atividades aquáticas” realizado na UFRPE em uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e o Departamento de Educação Física. Na busca respostas, traçamos os seguintes objetivos, gerais e específicos: analisar os benefícios da prática regular de hidroginástica no projeto de extensão da Universidade Federal Rural Pernambuco; identificar o conceito, a origem e os benefícios da hidroginástica na literatura; analisar os objetivos de um projeto de extensão e de acordo com os eles identificar os benefícios obtidos no projeto pelos idosos e sua relevância social. A metodologia consiste em uma pesquisa empírica, realizada com o grupo de membros que integram o projeto em questão. Ao todo, são 35 idosos com idades entre 60 e 79 anos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário de 11 (onze) questões, respondido por todos, no qual pudemos tomar conhecimento acerca das razões pelas quais esses indivíduos procuraram as aulas de hidroginástica, mudanças na qualidade do sono antes e depois do início das práticas, se tomavam medicamentos, os benefícios que a aulas estavam trazendo e como avaliam as aulas oferecidas pelo projeto. O instrumento de análise de dados foi análise de conteúdo. Os resultados apontam que, a maioria daqueles que procuram as aulas de hidroginástica, o fazem almejando uma melhoria na saúde e essa melhora é um dos principais benefícios mencionados por eles, especialmente quando se trata de dores. Mencionam também uma significativa melhora na autoestima. Quando perguntados pelo grau de satisfação, quase todos os idosos consideram as aulas de hidroginástica muito satisfatória. Sendo assim, nos foi possível perceber que a prática de hidroginástica pelos idosos é importante para melhorar a saúde, proporcionar bem-estar e aumentar a qualidade de vida.Item Benefícios e contribuições da prática da hidroginástica para a saúde e qualidade de vida da pessoa idosa: um estudo de produções científicas brasileiras(2023-04-28) Soares, Larissa Kênia Alves Pessoa; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Com o constante crescimento da população idosa no Brasil e a busca pela hidroginástica como atividade física, surge o questionamento acerca dos benefícios e contribuições que a prática da hidroginástica traz para a vida da pessoa idosa. O objetivo desta pesquisa é analisar as mais recentes produções científicas brasileiras acerca da prática da Hidroginástica como atividade física para idosos, buscando compreender quais as contribuições da hidroginástica na vida da pessoa idosa, assim como os possíveis benefícios da prática da hidroginástica em relação a flexibilidade, a autonomia, a prevenção contra dores articulares, a socialização e a qualidade de vida do idoso. O método utilizado neste estudo foi a pesquisa exploratória acerca da temática hidroginástica e idoso, nas plataformas SciELO, LILACS, Google Acadêmico, e nas revistas: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Da Teoria à Prática - Saúde, Educação e Movimento, Revista Brasileira de Ciências dos Esportes e Revista Brasileira de qualidade de vida. Os descritores utilizados foram “Hidroginástica”, “Idoso” e “qualidade de vida”. Esses termos de busca também foram combinados entre si para a obtenção de resultados mais precisos: "hidroginástica + idoso”, “Hidroginástica + motivação”, “Idoso + hidroginástica + qualidade de vida”. O filtro de pesquisa utilizado foi artigos publicados dentro do período dos últimos 10 anos. Assim, conclui-se que a prática da hidroginástica se mostrou eficaz para os idosos, trazendo diversos benefícios para o processo de envelhecimento, proporcionando melhorias nos aspectos fisiológicos como o alívio de dores e sintomas de doenças articulares, na adaptação cardiovascular e favorecimento do sistema respiratório, como também na melhoria da qualidade de vida do idoso praticante devido ao aumento de sua capacidade física e do ganho de autonomia no desempenho de suas atividades diárias.
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