01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item Estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem: uma sequência de ensino investigativo em eletroquímica(2024-03-08) Barreto, Marcos Aurelio Silva; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/9605522503931565O presente trabalho traz uma análise a respeito do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de pilhas eletroquímicas através de uma sequência de ensino investigativo (SEI), onde uma de suas principais atividades é um experimento investigativo, para poder observar se ele irá contribuir com a aprendizagem desses conceitos e se a SEI poderá ajudar os estudantes a perceberem em seus cotidianos fenômenos que possam ser explicados a partir deste conteúdo. A análise foi baseada nas teorias de aprendizagem de Vygotsky e Piaget. Após toda ela foi percebido que o meio social, principalmente o ambiente escolar se torna um fator determinante para o processo de aprendizagem, pois através das interações que os alunos vivenciam nele, e as discussões que elas provocam, mesmo que não sejam a respeito de algum conteúdo programático, são bastante relevantes, porque a partir delas os processos cognitivos dos estudantes vão se modificando continuamente, o que poderá facilitar na resolução de alguma problemática que eles precisem transpor, acarretando na construção de seus conhecimentos. Foi verificado que para uma SEI contribuir com a percepção dos estudantes a respeitos dos fenômenos, explicados através dos conceitos presentes nas pilhas eletroquímicas, do seu dia a dia se faz necessário dar ênfase na contextualização durante as explicações das etapas da SEI, contudo em contrapartida o experimento investigativo se mostra uma boa ferramenta para auxiliar a aprendizagem deles.Item Extração e avaliação do efeito preventivo do polissacarídeo da goma de Cenostigma nordestinum no modelo de colite induzida por dextrana sulfato de sódio e modulação da microbiota intestinal(2024-02-29) Silva Junior, Antonio Carlos da; Soares, Paulo Antônio Galindo; Silva, Francisca Crislândia Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0758806636044247; http://lattes.cnpq.br/9617724604915023; http://lattes.cnpq.br/7739422107230830Doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerativa, induzem alterações na microbiota intestinal e no sistema imunológico do hospedeiro e, portanto, estratégias prebióticas utilizando polissacarídeos vegetais têm sido propostas como aplicações na terapia preventiva para a colite. A Cenostigma nordestinum é uma planta endêmica da Caatinga, pertencente à família Fabaceae, reconhecida popularmente como catingueira e por suas propriedades na medicina popular e no período de altas temperaturas, C. nordestinum exsuda uma goma do caule. A metodologia envolveu a extração do polissacarídeo da goma de C. nordestinum (PGCn) por precipitação etanólica (70%; 1:3 v/v), seguida pela quantificação de carboidratos totais, ácidos urônicos, proteínas, compostos fenólicos e análise de espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Além disso, foram realizadas análises experimentais in vivo (CEUA: 281/2020), onde camundongos BALB/c fêmeas foram divididos em grupos e submetidos a um modelo de colite aguda induzida por dextrana sulfato de sódio (3%) e pré-tratamento com PGCn. Os resultados indicaram um bom desempenho na extração de PGCn com rendimento de 38.4±4.67, alto teor de carboidratos totais (93.61±0.63), ácido urônico, (11.500.37), baixa presença de proteínas (1.700.28) e compostos fenólicos (9.160.02 %/GAE). No modelo de colite ulcerativa, houve uma significativa redução da inflamação intestinal e preservação da mucosa nos animais que receberam o tratamento com PGCn na dose de 100 mg/kg, evidenciado por prevenção dos sinais clínicos da colite aguda e redução na infiltração de células inflamatórias no cólon. Foi observado redução significativa nos níveis de MPO e EPO dos tecidos colônicos dos animais tratados com PGCn, (100 mg/kg), sugerindo uma diminuição na infiltração de neutrôfilos e eosinófiles. A análise histológica revelou menor destruição da mucosa e infiltrado inflamatório do pré-tratamento de PGCn (100 mg/kg), quando comparado ao grupo controle negativo. Além disso, foi observado potencial modulação da microbiota intestinal nos animais tratados com PGCn (100 mg/kg), sugerindo um efeito benéfico na composição e diversidade bacteriana por promover o crescimento de gêneros como Lactobacillus, Bifidobacterium, Acetobacter e aumento significativo nos níveis endógenos de Ácidos Graxos de Cadeia Curta, como acetato, propionato e butirato (72,34, 20,95 e 1,27 mM/mg de fezes, respectivamente), contribuindo para a saúde intestinal e regulação da resposta inflamatória. Em síntese, esse estudo valida o potencial preventivo do polissacarídeo da goma de C. nordestinum no tratamento da colite ulcerativa, fornecendo perspectivas sobre seus mecanismos e capacidade de modular a microbiota intestinal. Esses resultados têm relevância para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas em doenças infamatórias intestinais como a colite aguda.Item O uso de gráficos nos estudos de equilíbrio químico: uma análise de livros didáticos e da compreensão de estudantes(2023-09-22) Aguiar, Diego Ferreira de; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/5044636461472866O objetivo deste trabalho é analisar a utilização de gráficos no ensino de equilíbrio químico, avaliando dificuldades dos estudantes no entendimento de gráficos que representam esse conceito. Os gráficos na educação básica, especialmente nas disciplinas de Matemática e Química são ferramentas cruciais para a compreensão e interpretação de dados pelos estudantes. A literacia que envolve a habilidade de estruturar informações, criar gráficos e interpretar símbolos, é fundamental nesse contexto. O entendimento do conceito de equilíbrio químico traz desafios para o estudante devido à sua abstração e, no ensino, gráficos são utilizados na representação dos processos que atingem equilíbrio. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, e envolveu a análise documental a partir de 4 livros didáticos de Química e das respostas a um questionário aplicado em uma turma do 3° ano do Ensino Médio. Os resultados revelaram que muitos livros não utilizam gráficos de maneira apropriada, tornando-os mais ilustrativos do que informativos, o que dificulta a compreensão dos estudantes. Além disso, a maioria dos estudantes demonstrou não possuir literacia gráfica. Esses resultados destacam a importância de melhorar a abordagem do ensino de gráficos e do conceito de equilíbrio químico, visando aprimorar a compreensão dos estudantes no contexto da educação em Química e em Ciências.Item Avaliação do carvão ativado produzido da biomassa de graviola como adsorvente de corante têxtil(2023-09-21) Morandi, Lhorenzo; Barros, Ivoneide de Carvalho Lopes; http://lattes.cnpq.br/5272867419216787; http://lattes.cnpq.br/5356331961485386Sabe-se que as indústrias têxteis descartam uma grande quantidade de resíduos poluentes nas águas, e os corantes são um dos principais agentes poluidores, podendo acarretar sérios problemas ambientais. Estudo com carvão ativado produzido da biomassa residual tem demonstrado eficiência no processo de adsorção de corantes em água, isto porque o carvão ativado possui uma grande área superficial e microporosidade, o que reforça sua capacidade de remoção desses contaminantes. Nesse sentido, foi proposta a síntese do carvão ativado a partir da biomassa residual de graviola cuja aplicação como adsorvente de corantes, em meio aquoso, foi avaliada utilizando o corante têxtil preto Remazol B como modelo. Inicialmente, a biomassa de graviola, lavada com água corrente, seca e moída, foi caracterizada através de análise imediata, resultando em teores de umidade, de cinza e de materiais voláteis, de 6,32%, 3,18% e 75,7%, respectivamente, sendo qualificada como material com propriedades de adsorção e ainda apontando que a maior parte do material irá se decompor rapidamente no processo de combustão, facilitando-o. O carvão ativado de biomassa de graviola (CAG) foi preparado por meio da carbonização do resíduo da semente de graviola em forno mufla e ativação com ZnCl2, sendo caracterizado via DRX, FTIR e Ponto de Carga Zero (PCZ). Também foram realizados ensaios de adsorção do CAG, buscando avaliar a influência do pH do meio, da massa de adsorvente e da temperatura frente à remoção do corante têxtil preto remazol B, além de aplicar os modelos cinéticos de pseudo-primeira ordem, pseudo-segunda ordem e modelo de Elovich. O valor de 5,04 encontrado para o PCZ se mostrou de acordo com os resultados obtidos para os ensaios da influência do pH, pois valores de pH abaixo do PCZ apresentaram uma remoção maior do que valores acima do PCZ. Nesse estudo, O melhor resultado foi para pH = 2. Os melhores resultados para a adsorção do corante preto remazol B foram obtidos em soluções com pH = 2, concentração de 50 mg.L-1 que utilizaram 20 mg do adsorvente CAG, conquistando cerca de 95% de remoção. Na aplicação dos modelos cinéticos, o modelo de Elovich obteve o melhor ajuste, podendo explicar que o processo de adsorção do corante utilizando CAG é regido por quimissorção.Item Estudo químico e potencial antioxidante da própolis (Apis mellifera) coletada no sertão do Vale do São Francisco(2023-05-12) Soares, Catarina Bezerra; Silva, Tania Maria Sarmento da; http://lattes.cnpq.br/2835093153489923; http://lattes.cnpq.br/5755260818471302A abelha Apis mellifera é o resultado do cruzamento das raças europeia e africana. Apesar de serem muito defensivas, as abelhas africanizadas são ativas o ano todo, altamente produtivas e resistentes doenças, são importantes polinizadoras e produzem subprodutos como mel, pólen e própolis. A própolis é um produto resultante da mistura de cera, compostos resinosos, pólen, cera, açúcares e secreções salivares. No presente trabalho foram analisados a própolis de A. mellifera e os brotos da espécie vegetal Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. coletadas no sertão nordestino. As amostras foram submetidas à extração com EtOH e partição com hexano, acetato de etila e metanol:água (1:1). O perfil químico das amostras da própolis e do broto foram comparados por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada com detector de arranjo de diiodo (HPLC-DAD). Foram analisados o teor de fenólicos totais, flavonoides e atividade antirradicalar. Os cromatogramas do perfil químico mostraram que a própolis coletada pelas abelhas tem similaridade química com o extrato do broto de Mimosa tenuiflora. O teor de fenólicos e flavonoides variaram 8,09-61,97 mg EAG/g e 46,41-141,094 mg EQ/g de amostra, respectivamente. As amostras também apresentaram atividade antirradicalar correlacionando com o teor de fenólicos totais.Item Compostos de platina (II) no tratamento do câncer: uma revisão bibliográfica (1998 A 2019)(2019-07-19) Silva, Mirella Henrique Meira da; Silva, Wagner Eduardo da; http://lattes.cnpq.br/8612340815622413; http://lattes.cnpq.br/6394311900148692O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama das principais produções científicas acerca do uso de compostos à base de Platina no tratamento anticâncer, por meio de uma revisão bibliográfica que busca abranger um recorte temporal da década de 1990 até 2019. Para tanto, buscou-se eleger artigos de grande impacto na literatura, escritos também em revistas renomadas nas mais diversas áreas científicas, como a Química, Oncologia, Biomedicina, etc. As leituras feitas em dezenas de artigos demonstraram que a literatura sobre este tema pode ser dividida em quatro partes: 1. Os trabalhos pioneiros entre a década de 1960 e 1990; 2. Um período marcado pela consolidação dos procedimentos à base de platina no desenvolvimento da literatura médica; 3. A década de 2000 marcada pelo alargamento dos tratamentos e sua ligação com outros tipos de compostos e, por fim, 4. Que, desde 2010 até o final desta década, é marcada pelas severas críticas feitas ao processo. Com efeito, esta pesquisa demonstra que o tratamento à base de Platina é uma questão de suma importância para ser considerado pela comunidade científica, a qual deve, conscientemente, voltar-se para o desenvolvimento de processos oncológicos menos tóxicos e mais eficientes.Item Termodinâmica fora do equilíbrio: considerações sobre os sistemas auto-organizados(2022-06-09) Santos, Wellerson Fillipe Silva dos; Soares Neto, Luciano de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/7676222115726194; http://lattes.cnpq.br/8068897557333626Neste trabalho apresentamos um estudo sobre um tema muito pouco descrito nos livros de Química: A Termodinâmica Fora do Equilíbrio. Toda a Termodinâmica Clássica desenvolvida se baseia no “critério termodinâmico do equilíbrio”. Procuramos descrever os fundamentos da Termodinâmica Fora do Equilíbrio e realizamos em laboratório uma atividade experimental que só teve seu entendimento por conta do desenvolvimento dessa parte recente da Termodinâmica com o trabalho do Físico-Químico russo naturalizado belga Ilya Prigogine que inclusive lhe conferiu o Prêmio Nobel de Química de 1977.Item Riscos e desafios de segurança na internet para idosos: estratégia do jogo digital para promover a conscientização(2025-08-01) Moraes, Pedro Henrique Rebelo de; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359A crescente digitalização dos serviços tem exposto os idosos a riscos cibernéticos, agravados por sua limitada familiaridade com tecnologias digitais. Este trabalho propôs o desenvolvimento de um aplicativo móvel educacional, fundamentado nos princípios do Human-Centered Design (HCD), visando oferecer instruções claras e práticas sobre segurança digital para usuários acima de 60 anos. A escolha pelo HCD se justifica pela necessidade de criar soluções centradas nas reais necessidades e limitações dos usuários, garantindo maior eficácia e aceitação do produto final. A interface do aplicativo foi simplificada, evitando ícones isolados e adotando textos descritivos, além de permitir ajustes no tamanho da fonte para assegurar acessibilidade. Para a geração dos conteúdos textuais das seções, utilizou-se o ChatGPT, garantindo uma linguagem acessível e adaptada ao público-alvo. Complementarmente, foram incorporados vídeos curtos com linguagem simples, facilitando a compreensão dos temas abordados. O aplicativo combina conteúdos multimodais (texto e vídeo) com três tipos de quizzes interativos: múltipla escolha, verdadeiro ou falso e preenchimento de lacunas. Essa abordagem se alinha a metodologias de ensino dinâmico, como evidenciado em estudos sobre o uso do Kahoot!, que demonstram melhorias significativas no engajamento e retenção de conhecimento dos alunos através de atividades gamificadas.2 O estudo demonstra como essa abordagem integrada pode potencializar a aprendizagem em adultos. Em testes iterativos, 85% dos participantes relataram ter aprendido novos conceitos, e 78% sentiram-se mais seguros ao navegar na internet após a utilização do aplicativo. A introdução de elementos lúdicos—como o mascote da raposa, sistema de recompensas por estrelas e feedback sonoro—estimulou o engajamento e reforçou o aprendizado. Conclui-se que estratégias de gamificação, aliadas a um design inclusivo e centrado no usuário, podem capacitar eficazmente os idosos contra ameaças online.Item Comparação de técnicas de redução de dimensionalidade aplicadas à clusterização de dados do censo da educação superior(2025-08-08) Mercês, Thamires Lopes das; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/8266687622316308A grande quantidade de informações coletadas em censos da educação e avaliações nacionais demanda métodos eficientes para extração de conhecimento, permitindo identificar padrões e tendências relevantes. Nesse contexto, a clusterização se destaca como uma ótima técnica para segmentar e interpretar grandes volumes de dados educacionais, sendo o K-Means um dos algoritmos mais utilizados devido à sua simplicidade e eficiência. No entanto, quando aplicado a conjuntos de dados de alta dimensionalidade, seu desempenho pode ser comprometido, tornando necessário o uso de técnicas de redução de dimensionalidade como Principal Component Analysis (PCA), t-Distributed Stochastic Neighbor Embedding (t-SNE) e Uniform Manifold Approximation and Projection (UMAP). Este trabalho investiga o impacto dessas técnicas na qualidade dos agrupamentos gerados pelo K-Means em uma base de dados composta pela junção dos Microdados do Censo da Educação Superior de 2022 e os indicadores de qualidade educacional Conceito Enade e CPC. A análise é realizada utilizando o índice de silhueta como métrica de avaliação e comparando o tempo de execução de cada método. Com dois componentes, o PCA superou o t-SNE e o UMAP na maioria dos testes. Com três componentes, o PCA teve melhor desempenho que o t-SNE em todos os testes, mas ficou equilibrado com o UMAP, onde foi superior em cinco dos nove cenários. Observou-se, ainda, que a quantidade de clusters teve influência relevante nos resultados, especialmente no desempenho crescente do UMAP à medida que se aumentava o número de clusters. O UMAP e o t-SNE mostraram resultados equilibrados com dois componentes. Porém, com três componentes, o UMAP se mostrou melhor em todos os cenários. Além disso, o PCA foi a técnica mais rápida em todos os cenários avaliados, superando tanto o t-SNE quanto o UMAP em termos de tempo de execução.Item Inferindo resultados de aprendizagem em um aplicativo de LIBRAS: uma abordagem baseada em Game Learning Analytics(2025-08-05) Andrade Filho, Mércio Antônio Oliveira de; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359; http://lattes.cnpq.br/5713052946522902A crescente necessidade de inclusão e o avanço das tecnologias móveis criam uma oportunidade para o desenvolvimento de novas ferramentas para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Este trabalho teve como objetivo central avaliar a eficácia de um jogo sério para dispositivos móveis, projetado para o ensino de vocabulário básico de LIBRAS para adultos ouvintes. Para isso, foi desenvolvida uma aplicação em formato de quiz e, para a sua avaliação, empregou-se a metodologia de Game Learning Analytics proposta por Serrano-Laguna e colaboradores. Este método infere resultados de aprendizagem a partir da análise não intrusiva de dados de interação do usuário, classificando-os em perfis. A pesquisa foi realizada com 34 participantes e a análise dos dados revelou que 55,9% deles se enquadraram no perfil "Aluno", que caracteriza os usuários que não possuíam o conhecimento prévio e o adquiriram através da interação com o jogo. A predominância deste perfil permite concluir que o aplicativo se mostrou uma ferramenta pedagogicamente eficaz para a maioria dos seus usuários, validando a abordagem de microlearning e gamificação para o ensino introdutório de LIBRAS.
