01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    Curva Ambiental de Kuznets: uma análise macroeconômica entre crescimento econômico e impacto ambiental no período de 2000 a 2020
    (2025-03-14) Abreu, Ian Bernard Costa de; Carneiro, Ana Cristina Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7641686662966528
    O presente estudo investiga a validade da Curva Ambiental de Kuznets (CAK) por meio de uma análise macroeconômica da relação entre crescimento econômico e impacto ambiental em 161 países, no período de 2000 a 2020. Utilizando dados em painel, o modelo de Efeitos Fixos foi adotado para controlar diferenças estruturais entre os países, garantindo estimativas mais robustas. Testes econométricos, como Hausman, Breusch-Pagan e Wooldridge, foram aplicados para validar a escolha do modelo e corrigir possíveis problemas estatísticos. Os resultados indicam que, ao contrário da hipótese tradicional da CAK, a relação entre PIB per capita e emissões de CO₂ é predominantemente positiva no período analisado, sem evidências claras de um ponto de inflexão que represente a redução das emissões nos países mais ricos. Isso sugere que o crescimento econômico, por si só, pode não ser suficiente para mitigar os impactos ambientais, reforçando a necessidade de políticas ambientais ativas. Esses achados contribuem para o debate sobre desenvolvimento sustentável e auxiliam na formulação de estratégias mais eficazes para a redução das emissões globais.
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    O impacto do ectima contagioso na caprinovinocultura em Pernambuco: uma análise socioeconômica e comportamental da doença sob a perspectiva de Saúde Única
    (2025-03-20) Silva, Rafaela Cristini da Costa; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377; http://lattes.cnpq.br/7052266252404887
    Doenças zoonóticas são aquelas que podem ser transmitidas, de forma natural, de animais para humanos e se apresentam como um problema de saúde pública mundial. Além dos riscos à saúde animal e humana, as zoonoses trazem grandes impactos socioeconômicos para a sociedade como um todo. Grande parte dessas doenças acaba sendo negligenciadas nos países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina; uma dessas enfermidades é o ectima contagioso, uma doença viral e extremamente contagiosa que ocorre em caprinos e ovinos ao redor do globo, causando perda econômica nas regiões em que a caprinovinocultura é amplamente difundida. No Brasil, principalmente no Nordeste, a caprinovinocultura possui grande relevância econômica, sendo a fonte de renda de muitas famílias que vivem fora das grandes cidades; sendo assim, o ectima contagioso pode, a princípio, gerar grande impacto na região. Contudo, a doença segue negligenciada, tendo como principais dificuldades de enfrentamento a falta de diagnóstico e tratamento corretos, além de poucos estudos sociais e econômicos que permitam mensurar, de fato, os custos de enfrentamento à doença e os prováveis impactos socioeconômicos do ectima contagioso. Além disso, encontra-se em estágio muito inicial, em todo o Brasil, a construção de intervenções de saúde pública orientadas pela Saúde Única, abordagem que reconhece a interconexão entre a saúde humana, animal, das plantas e do meio ambiente. O presente trabalho busca levantar dados, informações e eventuais aspectos comportamentais envolvidos que possam subsidiar posteriores análises dos impactos econômicos e socioeconômicos da doença no estado de Pernambuco, bem como considerar linhas de intervenção promissoras, inspiradas na Saúde Única e na Economia Comportamental – com vistas à geração de impactos socioeconômicos positivos e a redução das perdas econômicas dessas famílias, decorrentes do ectima contagioso.
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    Taxocenose de térmitas (Blattodea: Isoptera) em área de canavial no estado de Pernambuco
    (2025-03-17) Queiroz Neta, Maria Tereza de; Liberal, Carolina Nunes; Couto, Alane Ayana Vieira de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0966439041863782; http://lattes.cnpq.br/7390869942259612; http://lattes.cnpq.br/9719394425056723
    A cana-de-açúcar é uma cultura de grande relevância socioeconômica para o Brasil. Muitos fatores podem limitar a produtividade como a ocorrência de pragas, entre elas os térmitas. Ainda que muitas espécies de térmitas sejam causadoras de prejuízos, esses insetos desempenham funções ecológicas importantes. O objetivo do trabalho foi analisar a taxocenose de térmitas em uma área de canavial no estado de Pernambuco, determinar o grupo trófico e potencial como praga de cada espécie e comparar os dados obtidos com outra área de canavial do mesmo estado e mesorregião. A pesquisa foi realizada na Estação Experimental de Cana-de-Açúcar do Carpina, Carpina-PE, utilizando um protocolo de amostragem contendo transectos e parcelas predeterminadas. Os térmitas coletados foram identificados e para cada área foram obtidos os principais descritores de comunidade e as taxoenoses foram ordenadas e as suas estrutura comparadas através de nMDS e PERMANOVA, respectivamente. Foram registradas 13 espécies, todas pertencentes a família Termitidae, distribuídas em seis subfamílias. As espécies Amitermes nordestinus e Anoplotermes sp.3 foram as mais abundantes. A classificação dos grupos tróficos mostrou que o grupo III foi o mais representativo em riqueza e abundância. O nMDS indicou a formação de grupos. Além disso, a PERMANOVA indicou diferenças significativas na composição das comunidades entre as duas áreas, indicando que mesmo em áreas de monocultura as taxocenoses variam de acordo com a influência das características específicas de cada ecossistema. Os dados obtidos foram comparados com o trabalho de Couto et al. (2019) em outra área de canavial no município de Igarassu/PE. A maioria das espécies coletadas não causam danos à cultura, evidenciando que nem todas as espécies são ou têm potencial para se tornarem pragas. Ressalta-se a importância do monitoramento a fim de prevenir o uso indiscriminado de defensivos agrícolas. Este estudo poderá auxiliar pesquisas, que visem o controle de pragas e a busca por práticas mais sustentáveis.
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    Taxocenose de térmitas (Blattodea: Isoptera) em área de canavial e floresta de eucalipto
    (2025-03-21) Ferreira, Alex Richard Vicente; Liberal, Carolina Nunes; Couto, Alane Ayana Vieira de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0966439041863782; http://lattes.cnpq.br/7390869942259612; http://lattes.cnpq.br/3162720995113003
    O cultivo da cana-de-açúcar e do eucalipto ocupa um lugar de destaque na economia agrícola e florestal do Brasil. A mudança no uso do solo gera impactos que afetam a biodiversidade. Assim, o presente trabalho tem como objetivo comparar as taxocenoses de térmitas de uma área de cana-de-açúcar com a de uma área de eucalipto, avaliando como a alteração da cultura afeta as taxocenoses locais. O estudo foi realizado entre julho de 2024 e janeiro de 2025 na Estação Experimental de Cana-de-açúcar do Carpina (EECAC - UFRPE), localizada no município de Carpina, Pernambuco. Foram amostradas as taxocenoses de térmitas em duas áreas distintas: uma cultivada com cana-de-açúcar (variedade RB041443) e outra originalmente utilizada para o cultivo de cana-de-açúcar, a qual foi substituída pelo plantio de Eucalyptus spp. O método de amostragem incluiu seis transectos medindo 65 m x 2 m, subdivididos em cinco setores de 5 m x 2 m, com intervalos de 10 metros entre cada setor. Ao todo, foram registradas 17 espécies e 147 encontros, pertencentes exclusivamente à família Termitidae, distribuídas em sete subfamílias, com destaque para a subfamília Apicotermitinae. A riqueza das duas áreas foi semelhante, porém a abundância e composição das taxocenoses foram diferentes. A área de eucalipto apresentou maior abundância e maior número de espécies exclusivas. As espécies consideradas pragas, apesar de presentes, não apresentaram dominância. Apesar da semelhança na riqueza de espécies, as diferenças na composição das taxocenoses reflete a influência do tipo de cultivo sobre a fauna de térmitas. A abundância da subfamília Apicotermitinae (se alimentando de matéria orgânica em decomposição) em ambas as áreas reforça que nem todas as espécies de térmitas são pragas, sendo muitas essenciais para a manutenção do equilíbrio ecológico.
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    A produção do conhecimento em educação física escolar: contribuições do PROEF da Universidade de Pernambuco
    (2025-03-14) Souza, Mariana Vieira Alexandre de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/4301212437632660
    A temática sobre a produção do conhecimento no mestrado profissional de Educação Física associada com as concepções de Educação Escolar e Educação Física Escolar presentes nos estudos, chamam a nossa atenção para analisar e apontar se estão alinhadas numa perspectiva crítica. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da produção do conhecimento do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Universidade de Pernambuco. Por se tratar de um mestrado profissional, o público-alvo são professores de Educação Física, servidores da Rede Pública de Ensino. Compreende-se que a prática pedagógica do professor é orientada por meio de bases teóricas, para tanto, é possível identificar na prática de ensino quais as teorias e abordagens pedagógicas no âmbito da Educação Física que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental. A fonte documental da pesquisa foram as dissertações de mestrado, da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação Física da Universidade de Pernambuco, publicadas em 2020. Para o tratamento dos dados recorremos à análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas. Evidencia-se que a maioria dos alunos têm orientado sua prática educacional com as bases teóricas. Sobre a Concepção de Educação Física Escolar, observamos que o Coletivo de Autores estava presente em 07(sete) das 09(nove) dissertações. Podemos assim inferir que a maior parte dessas dissertações estão construídas sobre referências críticas do conhecimento. Contudo, ressaltamos a necessidade de mais estudos, com ampliação na análise em outros estados e regiões do Brasil.
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    A percepção dos estudantes de educação física acerca do ensino de lutas na graduação
    (2024-02-05) Andrade, Adriano Barbosa de; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663
    Ao longo da história, as lutas têm sido intrínsecas às culturas humanas, moldando-se e evoluindo como resposta às exigências e desafios enfrentados pelos povos ao longo do tempo. O presente estudo faz uma análise a partir da percepção dos discentes e futuros profissionais de educação física, a modo como é feita a produção desse conhecimento. A investigação envolveu 26 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física de três universidades públicas federais de Pernambuco, cuja participação se deu por meio de questionários via Google forms. Os resultados mostraram que em grande maioria dos alunos prevalece uma percepção de não se sentir apropriado pra aplicar as lutas, principalmente em ambiente escolar. Dito isto, é necessário estudos que estabeleçam os fatores que desamparam e que também auxiliam uma formação inicial que esteja em sintonia com as demandas do ambiente profissional, de modo que os futuros professores compreendam essas circunstâncias específicas e possam atuar de forma consciente nas interações estabelecidas nesse contexto. Além de revisões nos componentes curriculares em Educação Física.
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    Predição do consumo energético de dispositivos LoRa usando aprendizagem de máquina
    (2024-12-10) Pimentel, Henrique Pablo Pinheiro dos Santos; Araújo, Danilo Ricardo Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/2708354422178489; http://lattes.cnpq.br/0078523045227122
    A Internet das Coisas (IoT) é um conceito em constante evolução que tem conquistado destaque tanto na comunidade acadêmica quanto na indústria. Dentro dela, o consumo energético é um fator fundamental para determinar o tempo de funcionamento dos dispositivos e a frequência necessária para realizar a manutenção deles. Este artigo investiga a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina para predição do consumo energético de dispositivos IoT-LoRa, permitindo estimar a duração da bateria dos dispositivos e sua autonomia. A metodologia considerou a criação de um conjunto de dados a partir de experimentos com placas de desenvolvimento Event stream processing (ESP32), capturando métricas como tempo de hibernação, tipo de conexão e consumo energético. Técnicas de Inteligência Artificial (IA) são então aplicadas para prever o consumo energético com base nessas variáveis. De acordo com os resultados obtidos, a melhor técnica para prever o consumo energético é a Decision Tree, com um coeficiente de determinação superior a 96%. O estudo contribui para processos decisórios que visam selecionar dispositivos IoT considerando a autonomia projetada para as baterias de tais dispositivos.
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    CIMut: ferramenta de injeção de falhas em ambientes de nuvens por mutação
    (2025-02-13) Duarte, Guilherme Silva; Sousa, Erica Teixeira Gomes de; http://lattes.cnpq.br/9899077867723655; http://lattes.cnpq.br/6937961051628049
    A injeção de falhas de software é uma técnica valiosa para avaliar a resiliência de sistemas de software complexos. Ao introduzir falhas em componentes específicos, os pesquisadores podem observar como essas falhas se propagam e impactam o comportamento geral do sistema. Este artigo apresenta a ferramenta CIMut, desenvolvida para injeção de falhas por meio da mutação do código-fonte. A mutação do código-fonte possibilita a introdução de falhas para análise de sistemas. Um estudo experimental abrangente realizado no OpenStack, uma plataforma de computação em nuvem de código aberto, demonstra a eficácia da ferramenta. Foram realizados mais de 62 experimentos no OpenStack, cada um injetando falhas em diferentes componentes do sistema. Os resultados do estudo foram promissores. Uma parcela significativa (até 96,7%) das falhas injetadas resultou em bugs, classificados como erros explícitos (travamentos, exceções) ou bugs com impacto funcional (comportamento incorreto, perda de dados). Esses resultados demonstram que a ferramenta CIMut é capaz de gerar falhas representativas que podem ser utilizadas para avaliar a resiliência de sistemas de software complexos como o OpenStack.
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    Concepção e instalação de pré tratamento simplificado de esgoto doméstico no semiárido de Pernambuco
    (2018) Silva, Aureliana Greice Oliveira da; Montenegro, Abelardo Antônio de Assunção; http://lattes.cnpq.br/7947714302950574; http://lattes.cnpq.br/5247521278052200
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    Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação
    (2025-03-18) Pereira, Heitor Santiago de Almeida; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    A presente pesquisa intitulada “Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação” tem o propósito de investigar sobre a validade ou não da utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem da natação, particularmente nas aprendizagens iniciais de adaptação ao meio líquido. Problema de pesquisa: qual a contribuição dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação? Definimos como objetivo geral: analisar a contribuição dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação. E como objetivos específicos: compreender a natação como esporte e o processo de ensino da natação; compreender o processo de adaptação ao meio líquido no ensino da natação e; identificar as contribuições dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação em pesquisas acadêmicas sobre o tema. Para cumprir os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Pode-se concluir que os resultados indicam que os jogos e brincadeiras com metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido, baseada na ludicidade deve ser incorporada aos processos iniciais no ensino da natação, com base no entendimento de que a aprendizagem no meio aquático deve ser prazerosa e segura. Assim, ao integrar jogos e brincadeiras de forma planejada, é possível proporcionar uma experiência de aprendizado com êxito e diversão preparando para as futuras etapas da natação, pautada no desenvolvimento integral dos alunos.