01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item Filosofia de reconversão do pão artesanal usando técnicas ancestrais de panificação e Viennoiserie(9-09-26) Jorge, Alexandre Cruz Camilo; Veríssimo, Caio Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6964505312874925Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório(12-12-10) Santos, André Evaristo dos; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086; http://lattes.cnpq.br/3609738904440535Item Projeto Quimicriar(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Albuquerque, Francisco Resende deO Projeto de Extensão “Quimicriar” implica no desenvolvimento de instrumentação de baixo custo para a prática experimental de Química no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino no Município de Garanhuns. Este projeto é norteado pela implementação da compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática o ensino de química no nível médio (LDB – Lei 9394/96), uma vez que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM (PCNEM) na proposta metodológica adotada pelo professor há de se buscar romper com a visão clássica do conhecimento químico dos programas tradicionais, com a pretensão de que o aluno reconheça e compreenda de forma integrada e significativa as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos (atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera), e suas relações com os sistemas produtivo, industrial e agrícola. E é na atividade experimental, nas suas diferentes modalidades (experimentos de laboratório, demonstrações em sala de aula e estudos do meio), onde os diferentes saberes que fazem a totalidade da Química podem ser integrados.Item Rede Saúde na Escola: tecendo as teias dos saberes na promoção da qualidade de vida(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Regino, Fabiane AlvesO projeto de extensão busca incorporar a discussão de saúde na escola, através da exposição de filmes do Cine Debate , visando articular e construir conhecimentos, saberes e orientações na perspectiva de formação de redes entre professores/as, estudantes e profissionais de saúde, de diversas Instituições/Organizações referentes à área e temática apresentada, promover a melhoria da qualidade de vida dos/as adolescentes-estudantes de escolas públicas de Recife. Podemos dizer que algumas questões norteiam e sustentam a necessidade de discutir essa temática nas escolas, tais como: a) o próprio alargamento e resultado positivo que a promoção desses debates sobre Políticas Públicas de Saúde, Sexualidade e Gênero proporciona aos/as estudantes; b) a importância da prevenção como um fator fundamental no processo saúde-doença desses/as jovens e c) o aumento do número de jovens que iniciam a vida sexual muito mais precocemente na contemporaneidade e que por isso necessitam de orientações sobre a saúde reprodutiva. Sendo assim, esse tipo de proposta de “rede de saberes sobre saúde na escola” pode aproximar a juventude de diversas faixas etárias e diferentes condições sociais, através da orientação, levando-os/as a reflexão sobre suas práticas, na medida em que se identificam nas realidades expostas nos filmes apresentados e debatidos no projeto.Item Desenvolvimento de licores de frutas e ervas aromáticas regionais como alternativa para geração de trabalho e renda(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Tecnologia Rural, 2009) Siqueira, Amanda de Morais OliveiraAlém da utilização de frutas e ervas excedentes no mercado, espera-se da realização do curso de capacitação a transmissão dos conhecimentos a respeito da produção de licores, o incentivo a reciclagem de garrafas de vidro adquiridas de alimentos consumidos nas casas dos participantes, e mais o despertar para a criatividade na decoração das embalagens e rótulos que serão importantes na apresentação final dos licores que estarão prontos para comercialização.Item Reciclagem de óleo de fritura usado para produção de sabão como agente motivador e disseminador de conhecimento(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2009) Brito, Andréa Monteiro Santana SilvaUm resíduo doméstico considerado grande vilão da poluição ambiental é o óleo residual proveniente de frituras. No entanto, uma alternativa para este tipo de resíduo é a reciclagem, que possibilita a redução do volume de resíduos urbanos, conservação dos recursos naturais, economia de energia e diminuição da poluição do ar, da água e do solo. Dentro desse contexto, se faz necessário um projeto que sensibilize e promova ações educativas que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental, por meio do reaproveitamento dos resíduos do óleo de fritura, bem como motive as pessoas da comunidade através da geração de renda. Uma das alternativas para o reaproveitamento do óleo de fritura é a produção de sabão. Utilizando o conhecimento científico num contexto popular é possível reclicar o óleo de fritura usado para produção de sabão e melhoria da qualidade de vida para comunidades carentes do município de Serra Talhada. O projeto também foi concebido como ação integradora de estudantes de Licenciatura em Química no ambiente escolar para o desempenho da sua função pedagógica, uma vez que a atividade de ensino exige, além de conhecimento do conteúdo, uma grande capacidade de adaptação às diferentes condições sociais, culturais e econômicas.Item Educação ambiental: a importância da coleta seletiva para a qualidade de vida(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Costa, Ivna Borges daO projeto surgiu a partir da necessidade das alunas do curso de economia doméstica em desenvolver atividades educativas que desperte nos indivíduos o interesse sobre os problemas ambientais que nossa sociedade vem vivenciando. Visto que a partir da percepção da realidade, os indivíduos se mobilizem e passem a adotar novas ações cotidianas a fim de melhorar sua qualidade de vida e das gerações futuras. A proposta do projeto é trabalhar a educação ambiental de forma que os/as participantes (crianças e jovens) assumam responsabilidades sociais e ambientais.Item Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Alves, Marcos SoutoO Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência - visa o desenvolvimento de ações que integrem a universidade e a sociedade, através de atividades de ensino de ciências e biologia com repercussão no desenvolvimento da cidadania, inclusão social e geração de renda. O Projeto também contribuirá para a inclusão social de pessoas com necessidades educativas especiais, principalmente deficientes auditivos e visuais e na assistência as instituições públicas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos com programas de ensino, pesquisa e extensão. Serão selecionados dez alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O Projeto será desenvolvido seguindo as etapas: - Concepção e qualificação da equipe envolvida:realização de reuniões temáticas para planejamento das ações, qualificação, estratégias de produção de material; - Parcerias com Instituições de ensino:contatos para estabelecer convênios de cooperação técnico-científica; - Programa de geração de renda – aprender fazendo: desenvolvimento de atividades econômicas, o aprender fazendo com base científica. - Oficinas temáticas:avaliação do nível de percepção dos alunos, intervenção educativas e avaliação. - Laboratório de produção de material didático-pedagógico: criação de material multimídia, construção de peças, jogos e experimentos, preferencialmente utilizando material reaproveitado ou de baixo custo, principalmente para surdos e cegos.Item A radiocomunicação como ferramenta da educação não formal no Agreste de Pernambuco pela popularização e difusão da Ciência e Tecnologia da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Mattos, Lucilene SimõesA Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) como primeira expansão universitária do país ainda encontra-se em parcial desconhecimento por parte do povo do Agreste pernambucano. Levando-se em conta que o conhecimento científico dos profissionais da UAG adquirido nos campos e nas bancadas possa e deva contribuir no dia-a-dia do cidadão agrestino, e que este, retribua com dúvidas, é inquestionável que o objetivo maior de uma Universidade esteja consolidado. Assim, objetiva-se contribuir com o desenvolvimento regional através do estreitamento da relação entre UAG da UFRPE e a Comunidade do Agreste de Pernambuco e região fornecendo informações de Ciência e Tecnologia (C&T) e suas implicações no dia-a-dia dos cidadãos, com linguagem acessível e utilizando-se da radiodifusão sonora. Ademais, este projeto também objetiva implantar uma rádio universitária nas dependências UAG. Serão realizadas entrevistas gravadas ou ao vivo por um professor da UAG sobre C&T com professores, técnicos e acadêmicos viabilizando a popularização do tema. As entrevistas serão veiculadas em rádios da cidade e região no Programa Agreste Rural um bloco denominado Universidade em Foco: Momento UAG. Os ouvintes participarão através de telefonemas, mensagens eletrônicas e cartas, sendo estes os meios de avaliação da difusão projeto.Item Mães que passam o dia com outras famílias: discutindo a cidadania com empregadas domésticas e diaristas(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2009) Fernandes, Raquel de Aragão UchôaOs processos de globalização da economia, integraçãio econômica, assim como os acordos de livre comércio têm levado a uma predominância da exclusão social e a uma reconfiguração do universo do trabalho que acaba por atender à informalidade e precarização, afetando sobremaneira as mulheres, principalmente as mulheres latino-americanas. Uma das explicações para o maior impacto desse processo sobre as mulheres, deriva do fato de que este segmento já estava em uma situação de desvantagem no que diz respeito à distribuição do 'quinhão' social, ficando em uma posição fragilizada no que se refere ao acesso ao poder, e às expectativas supostamente viabilizadas pelo processo que culminou na globalização da economia. Nesse contexto de 'feminização' de situações excludentes no universo do trabalho, o emprego doméstico tem um papel importante, porque além das características de invisibilidade e preconceito que rondam essa atividade, ainda soma-se a de naturalização da presença feminina neste espaço, dada a relação histórica entre gênero/trabalho privado. Assim como a da precarização que muitas vezes marca esta inserção, comprovada pelo baixo nível de proteção social das empregadas domésticas, o que é mais significativo no caso das diaristas.Item Educação ambiental e consciência entomológica em comunidades da Mata Norte e Sul do estado de Pernambuco(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dosCom este Projeto de Extensão iremos propalar a integração de atividades realizadas no Laboratório de Entomologia - Área de Zoologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, em escolas públicas e comunidades rurais dos Municípios das Regiões da Mata Norte e Sul do Estado de Pernambuco (Buenos Aires, Paudalho, Lagoa do Carro, Sirinhaém, Rio Formoso e Escada). Com atividades associadas à Educação Ambiental, a qual teremos condições de acolher com atenção e dedicação o público em geral, criando oportunidades de estágios para estudantes universitários, onde estes irão por em prática os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, especialmente aquelas das Áreas de Zoologia, Entomologia e Ecologia. As escolas serão beneficiadas com Coleções Entomológicas Didático - Científicas, melhorando assim, o ensino - aprendizagem na Área de Ciências. Além, de divulgar informações ligadas à conscientização da importância da preservação da Biodiversidade e do Ecossistema. Divulgando, a conscientização da preservação da biodiversidade, levando as comunidades um maior conhecimento das diferentes espécies nos ecossistemas, contribuindo para um melhor equilíbrio e utilização dos recursos naturais. Com os resultados alcançados na participação deste projeto teremos uma ampla divulgação da extensão universitária na sociedade em virtude da interação das escolas, comunidades e UFRPE.Item Orçamento doméstico e consumo: compre certo e gaste menos!(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Melo, Maria de Fatima Massena deÉ sabido que grande parte da população residente no Sítio dos Pintos possui renda familiar baixa o que contribui para dificuldades em garantir o orçamento doméstico. Por isto, neste projeto além de orientar sobre planejamento de compras, orçamento doméstico e consumo pretendemos diagnosticar possibilidades de desenvolver atividades que estimulem e possam contribuir para melhoria da renda familiar e, consequentemente do orçamento doméstico e da qualidade de vida. Portanto, pretende-se desenvolver ações educativas voltadas para garantir a organização do orçamento doméstico, que pretende informar, sensibilizar e estimular a construção de estratégias para a melhoria das suas condições de vida nas diversas áreas das decisões domésticas.Item Levantamento da diversidade das plantas medicinais utilizadas pela comunidade do Curado(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Galdino, Rosa Maria NunesO uso de plantas medicinais como medicamento natural vem crescendo em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população mundial utilizaram algum tipo de erva com fim terapêutico. Dentre esses 80%, cerca de 30% ocorreu com orientação médica. Tais ervas são antigas “armas” utilizadas pelo homem no tratamento de várias doenças sendo, assim, um costume existente há muito tempo. Esta prática milenar ultrapassou todas as barreiras e obstáculos durante o processo evolutivo e chegou até os dias atuais, sendo amplamente utilizada por grande parte da população mundial como fonte de recurso terapêutico eficaz. Esse conhecimento tradicional tem demonstrado sua eficácia e validade em muitos casos, mas nem todas as práticas e receitas populares são eficazes. Com este Projeto de Extensão iremos orientar os moradores da comunidade do Curado. Com a aplicação de um questionário vamos observar o conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais, que formam hoje a “fitoterapia popular”. Além de divulgar essas informações, contribuiremos para a melhor forma de se fazer uma coleta, seguindo os critérios do horário mais adequado para realizá-la e de fazer uma correta higienização antes do uso, aumentando assim as chances de obter os resultados seguros e esperados.Item Educação para consumo consciente e sustentável(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Maria Zênia Tavares daCom a expansão da sociedade de consumo, marcada pela produção e disponibilidade dos mais variados artigos de consumo, dos quais muitos são “supérfluos”, o/a consumidor/a é induzido/a a comprar de forma irrefletida, sugestionado pelos meios de comunicação em massa, ao mesmo tempo em que passa a ser reconhecido/a e aceito/a pelo que está consumindo. O consumo envolve coesão social, produção e reprodução de valores. Desta forma, não é uma atividade neutra, individual e despolitizada. O/a consumidor/a preocupado/a em satisfazer suas necessidades individuais, não reflete sobre as consequências de suas escolhas, descartando no meio ambiente toneladas de lixo do qual boa parte poderia ser reciclada, ou mesmo reduzido, através de atitudes como, usar menos materiais descartáveis e aproveitar integralmente os alimentos. Mudança de padrão de produção e consumo implica aumento do nível de informação da população, sensibilização e conscientização das pessoas, eliminação de desperdícios, uso consciente dos recursos naturais. Diante do exposto, o Projeto de Extensão: Educação para o Consumo Consciente e Sustentável tem como proposta desenvolver um trabalho na área de educação do/a consumidor/a, com orientação de grupos e famílias estimulando o desenvolvimento das habilidades necessárias para escolher e comprar diferentes produtos de forma consciente e sustentável.Item Umbú: uma ação a favor do beneficiamento do fruto como alternativa rentável e de valorização social para o município de Jurema - PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, 2009) Duarte, Helena SimõesO Umbu é uma espécie típica da família Anacardiácea nativa da Caatinga do Nordeste brasileiro, adaptada ás regiões semi-áridas. Ocorre desde o Ceará até o norte de Minas Gerais (CASTRO,2001). O umbuzeiro é cultivado, atualmente, em todos os países da faixa tropical e equatorial do globo, desde que não sejam úmidos e nem muito rasos. Preferem os solos argilo-silicosos, profundos, férteis. Visando minimizar as perdas pós-colheita do umbu e, contribuir para o desenvolvimento do município de Jurema-PE, o presente projeto pretende contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida de jovens e adultos incentivando-os principalmente a desenvolver a indústria caseira.Item Avaliação do perfil epidemiológico das pacientes atendidas no Núcleo de Saúde da UFRPE portadoras de vulvovaginites(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde, 2009) Dimech, Gustavo SantiagoOs corrimentos vaginais são, as principais queixas das mulheres atendidas em unidades de saúde onde é realizada a coleta do exame ginecológico. Estes sinais e sintomas geralmente responsáveis pelas vulvovaginites podem interferirem no relacionamento entre os parceiros e pertencerem ao grupo das DST´S, são considerados um grande problema de saúde pública. Diante destas considerações, podemos apontar como uma das prioridades da ginecologia na atenção à saúde da mulher a prevenção e a identificação precoce das vulvovaginites, de modo a oferecer tratamento adequado a cada especificidade de acometimento. Para isto, a equipe de médico ginecologista, deve ter à disposição materiais suficientes e adequados para identificar estas síndromes e assim, interromper a cadeia de transmissão. Diante desta situação, nos propomos a realizar a coleta de amostra de secreção vaginal para o exame de bacterioscopia (coloração de GRAM) de todas as mulheres que compuseram a amostra do estudo, assistidas pelo NAPS/UFRPE, assim como identificar no exame clínico fatores predisponentes as infecções e realizar a estratificação das pacientes quanto a idade, atividade sexual, patologias pré-existentes, queixas clínicas e vinculo (Estudantes, Funcionárias e Comunidade) para podermos identificar os principais agentes infectantes de cada grupo e adotarmos políticas de educação para a prevenção das infecções vaginais.Item Caravana de Saberes – Enfrentando a auto-exclusão do jovem da escola pública ao Ensino Superior(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Educação, 2009) Tenório, Alexandro CardosoTítulo: Caravana de Saberes – Enfrentando a auto-exclusão do jovem da escola pública ao Ensino Superior Departamento: Educação (DED) Modalidade: Projeto Área Temática: Direitos Humanos Proponentes do projeto: • Coordenador: Alexandro Cardoso Tenório • Um bolsista de extensão: Maria Manoela Paes Galindo (DED/PRAE/UFRPE) • Dois voluntários do Conexões de Saberes (SECAD/MEC) Público-alvo: Professores, Familiares e Responsáveis dos Alunos de 8 Escolas Públicas Estaduais localizadas em bairros próximos à UFRPE. Período de execução: Maio de 2009 a outubro de 2009. Produto que será gerado: Artigo de divulgação científica, participação em eventos de extensão, mapeamento das condições de acesso às Instituições de Ensino Superior, contribuição com a diminuição nos índices de auto-exclusão dos egressos do ensino público para prestar o vestibular das instituições de ensino superior.Item Sustentabilidade: reaproveitamento de materiais recicláveis(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Medicina Veterinária, 2009) Coelho, Maria Cristina de Oliveira CardosoA reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. As vantagens são a minimização da utilização de fontes naturais, e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento, como aterramento, ou incineração. No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação de resíduos a produção de novos materiais, as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres. No Brasil existem os catadores de papel, que vivem da venda de sucatas e outros materiais recicláveis deitados para o lixo. Também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população. Assim, a realização de atividades que busquem a conscientização da população a cerca da importância da reciclagem de materiais é de suma importância da melhoria da qualidade de vida da comunidade.Item Hemopalestras escolares(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Administração, 2009) Vulcani, Valcinir Aloisio ScallaO presente projeto tem como objetivo orientar e envolver a comunidade estudantil (ensinos: Fundamental II e Médio) de escolas públicas do município de Serra Talhada/PE em ações de cidadania, levando-a a participar ativamente do processo da doação de sangue de forma consciente e responsável, através de ações educativas e de mobilização social, visando a garantia da quantidade adequada à demanda do Hemope Serra Talhada e a melhoria da qualidade do sangue, componentes e derivados.Item A Unidade Acadêmica de Garanhuns no Ano Internacional da Astronomia - 2009(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Araujo, Alberto Einstein Pereira deO ano de 2009 foi considerado pela UNESCO o ano internacional da astronomia em comemoração aos 400 anos das primeiras observações astronômicas de Galileu com auxílio de uma luneta. Durante todo o ano ocorrerão vários eventos no mundo inteiro relacionados ao tema. O evento esta sendo organizado em formato de rede com vários nós espalhados pelo mundo. No Brasil tanto instituições públicas quanto privadas vão sediar nós desse evento. Cada nó irá desenvolver atividades relacionadas com a divulgação da astronomia. A UAG já foi credenciada oficialmente como nó local, sendo o proponente do presente projeto responsável pelo referido nó . Portanto, este projeto visa desenvolver ações de divulgação e popularização da astronomia na região do Agreste Meridional do estado de Pernambuco.