01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item Riscos e desafios de segurança na internet para idosos: estratégia do jogo digital para promover a conscientização(2025-08-01) Moraes, Pedro Henrique Rebelo de; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359A crescente digitalização dos serviços tem exposto os idosos a riscos cibernéticos, agravados por sua limitada familiaridade com tecnologias digitais. Este trabalho propôs o desenvolvimento de um aplicativo móvel educacional, fundamentado nos princípios do Human-Centered Design (HCD), visando oferecer instruções claras e práticas sobre segurança digital para usuários acima de 60 anos. A escolha pelo HCD se justifica pela necessidade de criar soluções centradas nas reais necessidades e limitações dos usuários, garantindo maior eficácia e aceitação do produto final. A interface do aplicativo foi simplificada, evitando ícones isolados e adotando textos descritivos, além de permitir ajustes no tamanho da fonte para assegurar acessibilidade. Para a geração dos conteúdos textuais das seções, utilizou-se o ChatGPT, garantindo uma linguagem acessível e adaptada ao público-alvo. Complementarmente, foram incorporados vídeos curtos com linguagem simples, facilitando a compreensão dos temas abordados. O aplicativo combina conteúdos multimodais (texto e vídeo) com três tipos de quizzes interativos: múltipla escolha, verdadeiro ou falso e preenchimento de lacunas. Essa abordagem se alinha a metodologias de ensino dinâmico, como evidenciado em estudos sobre o uso do Kahoot!, que demonstram melhorias significativas no engajamento e retenção de conhecimento dos alunos através de atividades gamificadas.2 O estudo demonstra como essa abordagem integrada pode potencializar a aprendizagem em adultos. Em testes iterativos, 85% dos participantes relataram ter aprendido novos conceitos, e 78% sentiram-se mais seguros ao navegar na internet após a utilização do aplicativo. A introdução de elementos lúdicos—como o mascote da raposa, sistema de recompensas por estrelas e feedback sonoro—estimulou o engajamento e reforçou o aprendizado. Conclui-se que estratégias de gamificação, aliadas a um design inclusivo e centrado no usuário, podem capacitar eficazmente os idosos contra ameaças online.Item Comparação de técnicas de redução de dimensionalidade aplicadas à clusterização de dados do censo da educação superior(2025-08-08) Mercês, Thamires Lopes das; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/8266687622316308A grande quantidade de informações coletadas em censos da educação e avaliações nacionais demanda métodos eficientes para extração de conhecimento, permitindo identificar padrões e tendências relevantes. Nesse contexto, a clusterização se destaca como uma ótima técnica para segmentar e interpretar grandes volumes de dados educacionais, sendo o K-Means um dos algoritmos mais utilizados devido à sua simplicidade e eficiência. No entanto, quando aplicado a conjuntos de dados de alta dimensionalidade, seu desempenho pode ser comprometido, tornando necessário o uso de técnicas de redução de dimensionalidade como Principal Component Analysis (PCA), t-Distributed Stochastic Neighbor Embedding (t-SNE) e Uniform Manifold Approximation and Projection (UMAP). Este trabalho investiga o impacto dessas técnicas na qualidade dos agrupamentos gerados pelo K-Means em uma base de dados composta pela junção dos Microdados do Censo da Educação Superior de 2022 e os indicadores de qualidade educacional Conceito Enade e CPC. A análise é realizada utilizando o índice de silhueta como métrica de avaliação e comparando o tempo de execução de cada método. Com dois componentes, o PCA superou o t-SNE e o UMAP na maioria dos testes. Com três componentes, o PCA teve melhor desempenho que o t-SNE em todos os testes, mas ficou equilibrado com o UMAP, onde foi superior em cinco dos nove cenários. Observou-se, ainda, que a quantidade de clusters teve influência relevante nos resultados, especialmente no desempenho crescente do UMAP à medida que se aumentava o número de clusters. O UMAP e o t-SNE mostraram resultados equilibrados com dois componentes. Porém, com três componentes, o UMAP se mostrou melhor em todos os cenários. Além disso, o PCA foi a técnica mais rápida em todos os cenários avaliados, superando tanto o t-SNE quanto o UMAP em termos de tempo de execução.Item Inferindo resultados de aprendizagem em um aplicativo de LIBRAS: uma abordagem baseada em Game Learning Analytics(2025-08-05) Andrade Filho, Mércio Antônio Oliveira de; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359; http://lattes.cnpq.br/5713052946522902A crescente necessidade de inclusão e o avanço das tecnologias móveis criam uma oportunidade para o desenvolvimento de novas ferramentas para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Este trabalho teve como objetivo central avaliar a eficácia de um jogo sério para dispositivos móveis, projetado para o ensino de vocabulário básico de LIBRAS para adultos ouvintes. Para isso, foi desenvolvida uma aplicação em formato de quiz e, para a sua avaliação, empregou-se a metodologia de Game Learning Analytics proposta por Serrano-Laguna e colaboradores. Este método infere resultados de aprendizagem a partir da análise não intrusiva de dados de interação do usuário, classificando-os em perfis. A pesquisa foi realizada com 34 participantes e a análise dos dados revelou que 55,9% deles se enquadraram no perfil "Aluno", que caracteriza os usuários que não possuíam o conhecimento prévio e o adquiriram através da interação com o jogo. A predominância deste perfil permite concluir que o aplicativo se mostrou uma ferramenta pedagogicamente eficaz para a maioria dos seus usuários, validando a abordagem de microlearning e gamificação para o ensino introdutório de LIBRAS.Item Navegando pelas emoções: aplicando modelos de linguagem de grande escala para auxiliar crianças no processamento de eventos pessoais(2025-08-08) Silva Filho, Aurineque da Costa; Lima, Rinaldo José de; http://lattes.cnpq.br/7645118086647340Nos dias atuais, diversos modelos de LLM têm sido aplicados em uma ampla gama de áreas, evidenciando o potencial dessas tecnologias para resolver desafios complexos. Nesse contexto, o Fafabot surge como uma iniciativa que visa apoiar o desenvolvimento emocional infantil, uma área essencial para a formação de habilidades sociais e o bem-estar das crianças. Existem avanços promissores identificados em estudos laboratoriais recentes, dos quais demonstram que é possível criar um ambiente onde a criança possa se sentir segura para não só compartilhar experiências sobre eventos pessoais, como também incentivar elas a entender as possíveis emoções associadas. Contudo ainda há uma lacuna significativa na aplicação dessas soluções em contextos cotidianos e também o campo cultural e econômico aplicado a outras realidades como o Brasil. Alguns Estudos reforçam que o desenvolvimento emocional é algo que deve ser trabalhado desde a infância, pois nesta fase as crianças possuem dificuldade de compreender e expressar o que estão sentindo. O Fafabot propõe utilizar Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) para criar um ambiente seguro, culturalmente sensível e acolhedor, onde as crianças possam compreender e expressar suas emoções de forma natural, além de auxiliá-las com estratégias de enfrentamento para emoções negativas que possam indicar quadros de ansiedade e tristeza, sugerindo a busca de um profissional da mente quando necessário e sempre incentivando a criança a compartilhar estes sentimentos com seus pais. Verificando as implicações deste tipo de tecnologia em crianças entre 8 e 12 anos na cidade de Olinda-PE.Item Adsorção de corantes oriundos de efluentes industriais em óxido de grafeno: modelagem computacional(2022-10-11) Batista, Edinália Bleilla; Bastos, Cristiano Costa; http://lattes.cnpq.br/6385190604693576; http://lattes.cnpq.br/1237659961194397Os corantes são uma fonte de cores para diversas aplicações desde tempos remotos. Com o desenvolvimento das sociedades a demanda por esses produtos cresceu junto com o desenvolvimento da indústria do mesmo setor. A produção industrial de corantes tem grande importância no mercado, porém os resíduos gerados nas etapas finais de produção podem ser contaminantes dos efluentes onde são despejados. Para tentar contornar este problema existem opções de interesse ambiental, uma dessas opções é o uso de adsorventes para captura das moléculas de corantes. O óxido de grafeno é um recente agente adsorvente e promissor. O objetivo deste trabalho é investigar os modos de interação que ocorrem entre o agente adsorvente óxido de grafeno e a molécula de corante azul de metileno. Como metodologia foi empregada modelagem molecular através de otimização da geometria do óxido de grafeno e azul de metileno por método semiempírico RM1 e PM7. De acordo com os parâmetros físico- químicos obtidos, o RM1 foi o que melhor otimizou as moléculas estudadas (óxido de grafeno e azul de metilo), o melhor método para o violeta genciana foi o PM7. A segunda etapa foi realizado cálculo de docking molecular com o AutoDock Vina, o resultado obtido foi uma energia de acoplamento entre o azul de metileno e óxido de grafeno de -10,4 kcal.mol- -1 e -14,5 kcal.mol-1 para o violeta genciana. Tal resultado foi observado por interação quase que planar entre as duas moléculas e apresentou interações intermoleculares do tipo empilhamento π – π. Com o exposto é possível concluir que a modelagem molecular pode ser uma ferramenta poderosa para o estudo de materiais que apresentam propriedades de importâncias diversas, nesse caso de importância industrial e ambiental.Item Diagramas interativos para análise de risco de alagamentos na região urbana do Recife(2025-08-13) Moura, Rafaella Bezerra de; Bocanegra, Silvana; http://lattes.cnpq.br/4596111202208863; http://lattes.cnpq.br/1151058671965715Neste trabalho é apresentado um modelo geométrico para avaliar a evolução de risco de alagamentos em áreas da Região Metropolitana do Recife. A metodologia emprega uma adaptação dos diagramas de risco, desenvolvidos pelo IRRD (Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco) em parceria com a UPC (Universidade Politécnica da Catalunha) para avaliar a propagação da COVID-19 durante a crise pandêmica. Aqui, são utilizados dados pluviométricos e de altura de maré para estimar os índices usados na construção dos diagramas. Para validação, o modelo foi aplicado em maio de 2025. Como resultado prático, foi desenvolvida e publicada uma aplicação web interativa que automatiza a análise e a geração dos diagramas de risco. Este protótipo inicial representa uni avanço na forma de comunicar o risco, ao implementar com sucesso funcionalidades como a interatividade e a automação, e tem potencial para se tornar uma ferramenta prática para gestão de risco e conscientização da população.Item Incêndios florestais: uso de visualização geométrica para análise de risco(2025-08-15) Ramos, Raffael Vieira; Bocanegra, Silvana; Alves, Rayanna Barroso de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4596111202208863; http://lattes.cnpq.br/9128046332218001Este trabalho apresenta um modelo de diagrama voltado à avaliação do risco de incêndios florestais em diferentes municípios brasileiros, utilizando uma metodologia empírica de visualização geométrica que possibilita o monitoramento temporal do risco e potencializa ações de prevenção, tomada de decisão e resposta rápida pelos órgãos responsáveis. Para tanto, foi adaptado um modelo originalmente proposto pela Universidade Politécnica da Catalunya e utilizado em parceria com o Instituto de Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD-PE) para a COVID-19. Os resultados evidenciam que o modelo identifica períodos críticos e áreas prioritárias, comprovando sua aplicabilidade na gestão do risco de incêndios florestais.Item Reestruturação ética na mineração de dados educacionais superiores: conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados(2025-08-12) Vasconcelos, Taciana dos Santos; Gouveia, Roberta Macêdo Marques; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/2024317361355224; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/8691839294756407Este estudo aborda a reestruturação dos dados públicos educacionais do Ensino Superior promovida pelo INEP, alinhada à LGPD. Inspirado pelo estudo conduzido por Rodrigues (2021), que analisou concluintes de graduação, visando à construção de modelos de classificação utilizando fatores socioeconômicos e tempo estimado para conclusão da graduação em IES públicas. Este trabalho examina como as mudanças na configuração dos dados do ENADE e do Censo da Educação Superior afetam a realização de pesquisas científicas. Em resposta às mudanças nos microdados efetuadas pelo INEP, que impossibilitam a reprodução de trabalhos com finalidade de análise individual de discentes, este estudo direcionou seu enfoque para as informações dos cursos e tempo de graduação dos discentes nesses cursos, considerando medidas de tendência central. Consideraram-se os anos de 2016 a 2018 para dados do ENADE e 2018 para Censo da Educação Superior. Utilizou-se o processo de Knowledge Discovery in Database (KDD) ao longo do trabalho, desde a seleção até a interpretação de dados. Usando 5.170 registros de cursos, técnicas do Aprendizado de Máquina Supervisionado foram empregadas para construção de modelos de regressão e classificação. Essa abordagem visa superar os desafios éticos e metodológicos da reestruturação dos dados, garantindo a utilidade dos dados para fins de pesquisa científica. Resultados mostram que as mudanças permitiram o uso eficaz de modelos de Aprendizado de Máquina. O estudo destaca a importância da ética nos dados educacionais e na inteligência artificial, garantindo a proteção da privacidade e a responsabilidade na utilização dos dados para tomada de decisões futuras.Item Desenvolvimento de compostos de coordenação platínicos com atividade biológica(2023-02-09) Silva, Raiane Alves da; Belian, Mônica Freire; Silva, Wagner Eduardo da; http://lattes.cnpq.br/8612340815622413; http://lattes.cnpq.br/2626644337183959; http://lattes.cnpq.br/6179013671754081O câncer é uma das doenças que mais causam mortes no mundo,e existem diversos tratamentos que podem ser aplicados dependendo do estado de avanço em que essa doença se encontra. Um desses tratamentos se dá através da administração de quimioterápicos antineoplásicos, sendo um dos mais conhecidos a cisplatina, o primeiro quimioterápico a base de platina sintetizado e aprovado como um fármaco antitumoral. Contudo a cisplatina causa nos pacientes diversos efeitos colaterais como náuseas, vômitos, resistência celular, entre outros. Com isso se faz necessário o estudo para o desenvolvimento de fármacos que apresentem menos efeitos colaterais, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes pré e pós-tratamento. Sendo assim, neste trabalho fez-se necessário a recuperação de rejeitos de platina provenientes de sínteses feitas no laboratório, de modo que foi possível sintetizar o hexacloplatinato de potássio com rendimento de 71% e o tetracloroplatinato de potássio com rendimento de 89%, que são os precursores para a síntese de diversos compostos de coordenação de platina, evitando-se o descarte de metais pesados no meio ambiente e diminuindo os custos da síntese desses fármacos, visto que atualmente cada grama do tetracloroplatinato de potássio tem o custo de em média 160 dólares. A partir desses complexos foi possível sintetizar a Cisplatina com rendimento de 81% e a Oxaliplatina com rendimento de 75,51%, ambos mundialmente utilizados atualmente, devido a suas ações antitumorais, e foram também caracterizados através da difratometria de raio-X, espectroscopia na região do infravermelho e espectroscopia de absorção eletrônica. Esses compostos foram incorporados em uma matriz de levana (polissacarídeo) que também apresenta funções antitumorais, de modo que fosse alcançado um efeito sinérgico, diminuindo assim os efeitos colaterais causados pelos compostos de platina em pacientes em tratamento contra o câncer, os compostos resultantes foram caracterizados através de espectroscopia na região do infravermelho, espectroscopia de absorção eletrônica e RMN, que mostrou a eficiência das técnicas utilizadas para sintetizar, contudo não foi possível realizar os ensaios biológicos com os complexos sintetizados.Item Comportamento eletroquímico da adrenalina e do ácido ascórbico sobre eletrodo de carbono vítreo(2022-10-10) Santos Neto, Severino Marcelino dos; Oliveira, Severino Carlos Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7976654736038580; http://lattes.cnpq.br/3400083799444795A adrenalina (ADR) é um hormônio que pertence à família das catecolaminas produzido na medula adrenal. Além de sua função hormonal, atua como um neurotransmissor e também é liberado na corrente sanguínea em momentos de alto estresse. O ácido ascórbico (AA) é uma vitamina hidrossolúvel que é essencial para o nosso organismo e exerce a função de antioxidante no nosso corpo, além de auxiliar na produção do colágeno e na manutenção do sistema imune. Este trabalho teve como objetivo principal revisitar o comportamento eletroquímico da ADR e do AA em meios aquosos sobre eletrodos de carbono vítreo (ECV), de diferentes tamanhos e fabricantes, utilizando técnicas voltamétricas, voltametria cíclica (VC), voltametria de onda quadrada (VOQ) e voltametria de pulso diferencial (VPD). Os resultados demonstraram claramente que a ADR sofre oxidação, com a retirada de um elétron e um próton de cada grupo fenólico, com formação de um produto principal derivado de quinona, o qual, dependendo do pH do meio, pode sofrer um ataque nucleofílico no átomo de nitrogênio com uma ciclização intramolecular, formando subprodutos. O AA é facilmente oxidável sobre o ECV com a retirada de dois elétrons e um próton e formação do ácido deidroascórbico. Os resultados também indicaram potencialidades das respostas voltamétricas dessas espécies para aplicações eletroanalíticas.
