01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    Distribuição espacial de Elaeis guineensis Jacq. no Horto D’el Rey, Olinda - Pernambuco
    (2025-07-31) Oliveira, Roberto Mardônio de; Silva, Richeliel Albert Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4633852866899003
    A palmeira Elaeis guineensis (Arecaceae) ocorre principalmente em fragmentos da Mata Atlântica, no Nordeste e, de forma ampla, no Norte do Brasil, sobretudo em plantios extrativistas. A espécie destaca-se pelo óleo de alto valor econômico, usado em alimentos e com grande potencial para produção de biodiesel, sendo uma das maiores fontes mundiais de óleo vegetal comestível. O objetivo do estudo foi caracterizar a distribuição espacial dos indivíduos da palmeira E. guineensis, visando compreender padrões de ocupação e possíveis impactos ecológicos. Para isso, os indivíduos da espécie foram amostrados em uma parcela de 1.500 m², no Horto D’el Rey, localizado no município de Olinda, PE. Após a obtenção dos dados, foi aplicada a função K de Ripley para avaliar a distribuição dos indivíduos, considerando distâncias entre eles. As análises consideraram distâncias de até 15 m, com intervalos de classes de 5 m, utilizando o pacote Splancs, no software R 4.5.0. A amostragem abrangeu 30 indivíduos adultos na população de E. guineensis. Considerando toda a população, rejeitou-se a hipótese de (CAE), pois o padrão de distribuição espacial foi aleatório até aproximadamente 13 m e, em seguida, agregado. Diante disso, recomenda-se o monitoramento das espécies nativas e o controle populacional da espécie, conforme a legislação ambiental vigente.
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    Análise das verificações oficiais de elementos de controle in loco realizadas pela ADAGRO na Região Metropolitana do Recife
    (2025-08-11) Teixeira, Louise Ebrahim; Rolim, Maria Betânia de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/5676854885081836; http://lattes.cnpq.br/2473208440642491
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é a disciplina obrigatória do décimo primeiro período do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem por base a vivência prática de 420 horas, em determinada área da medicina veterinária, cujo enfoque é tornar o discente apto a exercer sua função, mediante aquisição do título de médico veterinário. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo principal demonstrar as principais atividades exercidas pela discente Louise Ebrahim Teixeira na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), sob orientação e supervisão, respectivamente, da professora Drª Maria Betânia de Queiroz Rolim e do Fiscal Estadual Agropecuário Flávio de Oliveira Silva; e como objetivo secundário, analisar, através de um levantamento de dados oficiais, as não conformidades mais frequentes observadas durante as VOECs in loco, realizadas pela ADAGRO na Região Metropolitana do Recife, durante o período do estágio. O ESO ocorreu no período de 14 de abril de 2025 a 02 de julho de 2025, na ADAGRO, órgão responsável pela execução das políticas de defesa agropecuária no Estado. A experiência do estágio proporcionou uma visão mais ampla acerca da importância do profissional médico veterinário na área de inspeção de produtos de origem animal, ao mesmo tempo que permitiu uma compreensão detalhada das atribuições e prerrogativas inerentes à atuação dos Fiscais Estaduais Agropecuários, bem como das competências designadas à ADAGRO no estado de Pernambuco, além do arcabouço legislativo que rege estas operações. A imersão nessa rotina foi fundamental, pois possibilitou uma percepção direta da realidade dos estabelecimentos inspecionados no território pernambucano, evidenciando os desafios intrínsecos enfrentados por estes e destacando o papel crucial das ações de regulamentação e fiscalização empreendidas por este órgão na garantia da segurança dos alimentos e, assim, da saúde pública.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) realizado no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Arquipélago de Fernando de Noronha, Distrito Estadual de Pernambuco, Brasil
    (2025-08-06) Moura, Richard Lázaro de; Melo, Renata Pimentel Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/2756533380815255; http://lattes.cnpq.br/1999593704056692
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é um componente curricular do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que compreende 420h de vivência prática em uma área de escolha do discente. O ESO foi realizado no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil, com o objetivo de aplicar os conhecimentos da Medicina Veterinária no contexto da conservação ambiental. As atividades desenvolvidas, descritas no capítulo 1, concentraram-se no manejo de fauna, especialmente no controle de espécies exóticas invasoras como o gato doméstico (Felis catus) e o teju (Salvator merianae), cujas populações representam riscos à biodiversidade local. Foram realizadas capturas, contenção e coleta de amostras biológicas, como sangue, tecido hepático e fezes dos tejus e sangue e soro dos gatos, para investigação laboratorial de agentes infecciosos e parasitários. O estágio também envolveu o resgate e atendimento clínico de aves silvestres em condições debilitantes, bem como a coleta de amostras ambientais para identificação de oocistos de T. gondii, evidenciando uma abordagem integrada entre saúde animal e ambiental. Adicionalmente, houve participação em resgates de animais domésticos, em atividades de controle de espécies vegetais invasoras e apoio ao ordenamento do uso público no Parque Nacional Marinho. Ao integrar diferentes frentes de trabalho, desde o manejo em campo ao diagnóstico laboratorial, o estágio reforçou a importância do olhar atento e multidisciplinar na preservação de ecossistemas insulares, contribuindo para o controle de zoonoses e o monitoramento ambiental. O capítulo 2, por sua vez, abordou a detecção molecular de microrganismos eucariotos do filo Apicomplexa em fragmentos de tecido cardíaco de aves silvestres que vieram a óbito no arquipélago. Microrganismos Apicomplexa são parasitos intracelulares com ampla distribuição e relevância veterinária, destacando-se para as aves os gêneros Isospora, Eimeria, Sarcocystis e Toxoplasma, além de hemoparasitos como Plasmodium, Haemoproteus e Leucocytozoon. Em Fernando de Noronha, sua ocorrência em aves silvestres ainda é pouco documentada. Este estudo investigou por PCR nested a presença do gene 18S rDNA de parasitos Apicomplexa em tecidos cardíacos de 32 aves, de oito espécies distintas, que vieram a óbito no arquipélago entre 2023 e 2025. A análise evidenciou seis amostras positivas (18,75%), pertencentes às espécies Elaenia ridleyana (n=3), Sula sula (n=1) e Anous minutus (n=2). Trata-se do primeiro registro molecular desses parasitos em aves da região, destacando a importância do monitoramento parasitológico para a conservação da fauna insular, especialmente de espécies endêmicas.
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    Narrativas docentes sobre o não domínio da leitura e escrita em turmas do 4º e 5º ano: desafios e estratégias em duas escolas públicas de Camaragibe e Recife
    (2025-07-11) Santos, Mariana Belo dos; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/1068359420044738
    A presente pesquisa investigou as ações de duas escolas públicas em relação ao acompanhamento das crianças do 4º e 5º ano que ainda não dominam a leitura e a escrita. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 profissionais da educação, incluindo professores regentes, coordenadoras e gestoras escolares. Os objetivos da pesquisa incluíram: identificar as ações pedagógicas voltadas ao acompanhamento dos estudantes que não dominam a leitura e a escrita; analisar como os documentos oficiais orientam esse acompanhamento; e compreender as principais dificuldades enfrentadas pelas escolas nesse contexto. Os resultados apontaram que, embora haja iniciativas como diagnósticos periódicos e formações continuadas, as práticas pedagógicas ainda enfrentam limites diante da complexidade da heterogeneidade escolar. Conclui-se que é imprescindível o fortalecimento de políticas públicas voltadas para formação docente e ações pedagógicas que considerem os diferentes ritmos e trajetórias de aprendizagem para garantir uma alfabetização inclusiva e efetiva.
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    El uso de "voseo" en la publicidad y en la literatura: una propuesta didáctica
    (2025-07-30) Silva, Thiago Leite Amaro da; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/3135215276200757
    As variações linguísticas fazem parte do processo natural e histórico de uma língua. Portanto, desempenham um papel importante no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de línguas estrangeiras. No que se refere às variações linguísticas e ao uso do voseo em alguns países latino-americanos, este trabalho tem como objetivo demonstrar a existência do voseo como um aspecto da variação e demonstrar esse uso por meio de gêneros textuais autênticos, como anúncios publicitários e literatura em quadrinhos, como as tirinhas de Mafalda; bem como destacar o uso do voseo para a compreensão do fenômeno e propor que essa variação linguística, que ocorre em países latino-americanos, possa ser estudada em aulas de espanhol no Brasil. Ainda se propõe-se perceber o uso do voseo na publicidade, a partir de registros reais feitos pelo autor durante viagens ao Paraguai, Uruguai e Argentina e na literatura, utilizando histórias em quadrinhos como recurso didático e que serão utilizados enquanto metodologia, estes gêneros textuais a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Assim, a contribuição teórica será baseada em textos de autores que se dedicam a esse tema, como Fontanella de Weinberg (1976; 1977), que estuda a variação linguística na América Latina; Francisco Moreno Fernández (2001; 2012), além de outros autores relevantes que se dedicam a questões relacionadas à variação linguística na língua espanhola e seu ensino. Sendo assim, busca-se destacar a diferença no uso do espanhol na segunda pessoa e elaborar uma proposta didática - como principal foco de conteúdo - para enfatizar o uso do voseo nas aulas.
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    Tecendo memórias, construindo saberes: meu percurso até a docência
    (2025-07-30) Ferreira, Ranyah Gabrielle Vieira; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/6104354986540614
    Este memorial tem como principal objetivo refletir sobre os processos vivenciados no desenvolvimento da minha identidade docente. O texto está dividido em seis partes, abordando memórias escolares e universitárias, e como essas vivências influenciaram minha trajetória acadêmica e profissional. São destacadas as dificuldades enfrentadas ao longo do percurso, as descobertas e os desafios vividos nas etapas de prática pedagógica. Assim, as considerações se desenvolvem a partir da rememoração de, por exemplo, figuras docentes que exerceram grande influência na minha formação. As experiências nos estágios obrigatórios também são apresentadas, destacando o papel da vinculação entre teoria e prática na construção da identidade docente.
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    A representação das mulheres em Clarissa de Érico Veríssimo
    (2025-07-22) Castilho, Ana Eduarda Nogueira; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9180081687375252
    O trabalho em questão propõe uma análise crítica das personagens mulheres no romance Clarissa (1933), de Erico Veríssimo, à luz das discussões de gênero, classe, raça e sexualidade. A pesquisa parte da compreensão de que a literatura é também um espaço de construção e reprodução de discursos sociais, e busca compreender como as mulheres são representadas em um contexto urbano brasileiro da década de 1930. Com base em autoras como Simone de Beauvoir (1970), Ruth Silviano Brandão (1993), Djamila Ribeiro (2017,2018), Carla Pinsky (2012) e Silvia Federici (2019) o estudo interpreta o romance não apenas como um “romance de formação”, mas como um retrato multifacetado da condição da mulher no período. São analisadas figuras como Clarissa, Ondina, Belinha, Dona Eufrasina, D. Tatá, Dudu e Belmira, considerando os estereótipos que recaem sobre elas e as brechas de subjetividade que conseguem ocupar. A leitura evidencia como a obra articula tensões entre a tradição e os desejos de emancipação da mulher, oferecendo à crítica literária contemporânea uma rica possibilidade de reflexão sobre seu papel na literatura e na sociedade. A análise conclui que, apesar de construídas a partir de tipos sociais, as personagens mulheres em Clarissa não são estáticas, e revelam contradições, desejos e resistências que ainda ecoam nos debates atuais.
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    Crônicas em jornais pernambucanos do século XIX
    (2025) Santana, Vívian Sara de Moura; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/8341501232856965
    O presente artigo demonstra como as crônicas do século XIX entrecruzam limites com outros gêneros e como isso torna sua compreensão/definição, enquanto gênero literário, mais complexa. Para isso, o trabalho analisou o córpus resultante do projeto “Crônicas em Jornais Pernambucanos do século XIX”, desenvolvido no Departamento de Letras de 2021 a 2023, com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFRPE, cujo objetivo principal foi a formação de um córpus e a caracterização de crônicas publicadas em periódicos pernambucanos do século XIX. A partir das leituras da bibliografia teórica, foi possível conhecer e compreender os aspectos formais do gênero desde sua origem, pensamos o gênero crônica, pesquisamos sobre os jornais pernambucanos do século XIX, transcrevemos, caracterizamos e classificamos os tipos de crônicas mais frequentemente encontradas. As transcrições das crônicas foram realizadas seguindo as notações para transcrições de textos manuscritos e impressos de Guedes e Berlink (2000, p.12) e foram concluídas 60 transcrições. Além disso, foram realizadas classificações de acordo com a tipologia de Bender e Laurito (1993). Neste artigo, demonstramos que as crônicas coletadas e classificadas apresentam características que se mesclam a outros gêneros como o artigo de opinião, o conto e outros. Nesse sentido, o artigo propõe a discussão desse gênero considerado tão popular, mas que ao mesmo tempo torna-se desafiante ao tentar defini-lo.
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    O gênero notícia em Pernambuco: migração do jornal impresso para a esfera digital
    (2025-07-28) Rodrigues, Joyce Maria Gomes; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304
    Este trabalho, ao analisar 30 notícias criminais (homicídios e feminicídios) publicadas pelo Diário de Pernambuco, distribuídas entre os séculos XIX, XX e XXI, tem como objetivo observar as permanências e transformações do gênero notícia diante da migração do jornal impresso para a esfera digital. A pesquisa ancora-se nos pressupostos teóricos do modelo das Tradições Discursivas, conforme Coseriu (1980), Kabatek (2005, 2015), Koch (1997) e Andrade e Gomes (2018), considerando o gênero textual como prática historicamente estabilizada e sujeita a reformulações. A análise adota abordagem qualitativa e se desenvolve em dois eixos: estrutura composicional da notícia e nos recursos linguísticos (com ênfase na seleção lexical e na construção dos sujeitos noticiados). O estudo evidencia que, embora o gênero mantenha traços estruturais como o uso da pirâmide invertida e a objetividade informativa, há reconfigurações marcantes na linguagem e na circulação discursiva das notícias, sobretudo no contexto digital. Essas atualizações demonstram a capacidade adaptativa do gênero notícia às exigências tecnológicas, sem perder sua função social de informar com clareza e relevância.
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    A rua que anda em Miró da Muribeca: o fazer poético como registro urbano e histórico
    (2024-09-23) Cordeiro, Filipe Diógenes Gondim; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/0980240498078472
    Este artigo pretende estudar a obra de Miró da Muribeca e investigar como sua poesia pode ser um potente registro urbano e histórico dos nossos tempos. O poeta é um dos principais expoentes da poesia pernambucana e, também, brasileira. Uma representação literária, uma voz coletiva de uma grande parte da população periférica, economicamente pobre e preta, se fazendo poeta, fugindo das estatísticas e criando um fazer literário, no qual a palavra e o corpo se entrelaçam, numa simbiose potente e aguçada. Este trabalho, também, pretende pesquisar a escrita do poeta e suas fronteiras entre poesia e crônica, partindo do seu olhar sobre a cidade e seus seres, tirando das coisas corriqueiras versos únicos. Em suas caminhadas, poucas coisas e pessoas passavam despercebidas ao seu olhar, tornando em memória às efemeridades, violências, desigualdades e resistências do cotidiano. Para tanto, são usadas como fontes de apoio, entre outros, a ideia de geopoesia de Augusto Rodrigues Silva Jr, 2023; a escrivência de Conceição Evaristo, 2007; além de estudos da obra de Miró por André Telles do Rosário, 2007 e Rodrigo Fischer Vieira, 2022.