01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item A dialogicidade como meio de enfrentamento à violência escolar e fortalecimento da autonomia infantil numa escola democrática(2019-11-21) Andrezzo, Clara; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/9709122120661613O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da dialogicidade na escola como base para processos escolares democráticos, e como ferramenta para o enfrentamento e a prevenção à violência escolar. A escolha desse tema surgiu da vontade de compreender se efetivamente o fortalecimento das crianças, tendo o diálogo como princípio, pode auxiliar no enfrentamento à violência escolar? A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e utiliza a observação participante como método, entrevista semi-estruturada e questionário como técnicas de construção de dados. O lócus foi numa escola da Rede de Ensino Pública Municipal do Recife, localizada na Zona Norte da Cidade. Considerando que a escola pode ser um espaço e um tempo em que o diálogo seja fundamental para o fortalecimento da autonomia das crianças, nos dedicamos a observar os casos de violência, e identificar os dispositivos facilitadores de diálogo presentes na escola, além de analisar os princípios constitutivos de uma escola democrática, evidenciando a repercussão em processos dialógicos.Item A educação ambiental crítica na educação infantil: construção de um quintal brincante(2025-03-10) França, Carla Cunha de; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6854845379580822O presente estudo buscou compreender aspectos da Educação Ambiental Crítica (EAC) na prática pedagógica de uma professora de crianças de dois anos. De forma específica procuramos identificar como aconteceram as experiências produzidas pelas crianças no quintal brincante do CMEI, campo de pesquisa; caracterizar os elementos (o espaço e os materiais didáticos) potencializadores para que a EAC aconteça. O referencial teórico baseou-se principalmente em Layrargues e Lima (2014), Tiriba (2018), Saheb e Rodrigues (2016) e Oliveira (2020) que tratam da Educação Ambiental Crítica e sua relação com a Educação Infantil. Trazendo o Movimento dos Quintais Brincantes, em que caracteriza-se como espaço de investigação, brincadeira e reflexão em espaços ao ar livre. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada no período de seis dias do mês de março de 2024. Usamos como procedimento de construção de dados a observação participante e como instrumento de construção, o diário de campo. O sujeito da pesquisa foi uma professora do grupo de crianças de dois anos, pedagoga e professora efetiva da rede do Recife. A análise de dados foi realizada pela metodologia de análise de conteúdo Bardin (2011). Os dados construídos mostraram que dentro da rotina na EI a professora promoveu a EAC com frequência, por meio de experiências que propiciaram a construção do pertencimento ao planeta Terra com a exploração, cuidado e interação. O espaço e os materiais pedagógicos como aspectos fundamentais para o desenvolvimento da EAC na prática pedagógica da professora, dentro do quintal brincante, mostraram-se ativos em seu planejamento, de maneira transversal, abordando a EAC com as crianças, dentro da rotina escolar ao espaço externo do CMEI.Item A importância da domesticação na adaptação comportamental em cães(2025-03-14) Miranda, Laura Moura Arruda de; Lima, Tayara Soares de; http://lattes.cnpq.br/3100045021780173A domesticação dos cães desempenhou um papel significativo na adaptação comportamental destes animais no convívio com os seres humanos. Contemporaneamente, a seleção artificial influenciou tanto a morfologia quanto os comportamentos sociais e cognitivos dos cães, tornando-os mais aptos a interagir e compreender os humanos. Esta revisão discute sobre a evolução comportamental dos cães, enfatizando as mudanças geradas pelo processo seletivo e a necessidade da socialização para o bem-estar e o convívio dos cães. A pesquisa também explora a variação comportamental entre raças, evidenciando como as diferenças genéticas e ambientais influenciam as interações dos cães com humanos e outros animais. A compreensão desses aspectos é essencial para aprimorar a relação entre tutores e cães, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos animais, promovendo uma convivência mais harmônica e saudável.Item A importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes(2025-03-14) Peixoto Junior, Courts Miranda; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663A presente pesquisa intitula a importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, o que envolve o desenvolvimento neuromuscular nas aulas de educação física escolar. O problema de pesquisa investiga como a prática dessa modalidade pode contribuir para a melhora das habilidades motoras dos estudantes. O objetivo geral é analisar os benefícios do voleibol no desenvolvimento motor, enquanto os objetivos específicos incluem compreender os fundamentos da modalidade, identificar as principais habilidades motoras trabalhadas e estabelecer a relação entre a prática do esporte e o aprimoramento das capacidades físicas das crianças e adolescentes. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos acadêmicos indexados em bases como SciELO, LILACS, PubMed e Google Acadêmico. Como resultados da pesquisa apontamos que a prática sistematizada do voleibol contribui significativamente para o aprimoramento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade e força muscular dos praticantes, além de favorecer a socialização e o trabalho em equipe. Conclui-se que a inclusão do voleibol no ambiente escolar pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento motor e social dos alunos, auxiliando na formação integral dos mesmos.Item A inclusão de crianças em uma creche de um município da Zona da Mata de Pernambuco, na perspectiva da educação inclusiva(2025-02-28) Carmo, Vitória Alves do; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão de; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/2908227219134600A educação infantil no Brasil tem uma trajetória marcada por desafios históricos e conceituais. Inicialmente, essa etapa tinha um caráter assistencialista e demorou a ser reconhecida como parte do processo educacional formal. No que diz respeito às crianças com deficiências elas eram frequentemente excluídas do sistema educacional devido a estigmas e preconceitos. Porém, com o avanço das políticas públicas e mudanças nas concepções de infância, a inclusão passou a ser vista como um direito, e a educação infantil se tornou um campo importante para promover a igualdade de oportunidades Este estudo focou na inclusão de crianças em uma creche da Zona da Mata de Pernambuco, uma região caracterizada por grande diversidade cultural e social. O problema da pesquisa foi compreender como a inclusão numa creche, é compreendida, a partir da perspectiva dos servidores e dos docentes, a justificativa para a pesquisa está na importância da educação infantil para o desenvolvimento humano e na necessidade de garantir acesso à educação para todas as crianças. O objetivo geral foi compreender a concepção de inclusão na educação infantil a partir da perspectiva dos educadores de uma creche na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Já os objetivos específicos incluem explorar as concepções dos educadores sobre criança e inclusão, e identificar os desafios enfrentados na promoção da inclusão. Os resultados apontaram que a infância é um período de experiências diversificadas que contribui para o desenvolvimento integral dos indivíduos; que a inclusão na educação é um conceito complexo que envolve a valorização da diversidade e a promoção da igualdade e sua implementação nos ambientes educacionais; que a formação dos educadores é fundamental, sendo necessário uma formação continuada e aprofundada para a promoção da inclusão, como também a criação de ambiente inclusivos, que são considerados essenciais para a promoção da inclusão.Item A influência do médico veterinário como propagandista na aceitação de produtos inovadores no mercado veterinário: relato de experiência profissional(2025-03-21) Cysneiros, Bárbara Costa; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/4197541436995407O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) representa uma etapa fundamental para a conclusão do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), proporcionando ao estudante a oportunidade de se aprofundar na área de interesse. Este relatório descreve as atividades desenvolvidas durante o ESO na área comercial veterinária, realizado na Vetec Distribuidora, localizada em Recife-PE, especializada na distribuição de produtos veterinários. Durante o estágio, as atividades desempenhadas envolveram o desenvolvimento comercial sobre os produtos do laboratório Organnact. O relatório também discute a influência do médico veterinário como propagandista na aceitação de produtos inovadores no mercado veterinário, destacando a importância do suporte técnico na educação e capacitação de veterinários, lojistas e balconistas. Os resultados obtidos demonstram que a estratégia de propaganda técnica desempenha um papel crucial na inserção e adoção de novas soluções terapêuticas.Item A percepção dos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína(2025-03-18) Pais, Luiz Vynnicius Claudino; Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/3882621322910326Este trabalho tem como objetivo geral investigar a percepção de atributos pelos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína. Inicialmente, foi realizado um mapeamento exploratório de imagens de barras de proteína no Google, focando no sabor chocolate, resultando em 50 embalagens diferentes. Após análise, foram excluídas embalagens duplicadas e antigas, além de agruparmos por predominância cromática. Foi selecionado as seis marcas mais citadas em pesquisas online: Probiótica, Nutrata, Integralmedica, Banana Brasil, Max Titanium e Bio2. Utilizamos um questionário no Google Forms, respondido por 135 pessoas, para avaliar a percepção dos consumidores. As perguntas do questionário foram estruturadas para coletar dados gerais dos respondentes, bem como suas percepções sobre atributos específicos das embalagens, como "nutritiva", "saudável", "saciedade", "performance", "saborosa", "força", "dieta" e "energia". A pesquisa constatou que as embalagens utilizam predominantemente uma linguagem gráfica verbal, combinada com elementos visuais como tipografia sem serifa, cores variadas e esquemas gráficos para destacar informações nutricionais. As embalagens analisadas apresentaram cores predominantes distintas, sendo o preto, marrom, vermelho, branco, preto e prata, e azul e branco, que transmitem diferentes mensagens aos consumidores. Observou-se que embalagens com fotografias e esquemas gráficos específicos são mais apreciadas pelos consumidores, gerando uma percepção positiva dos atributos do produto. Concluiu-se que a categorização das embalagens é essencial para direcionar projetos de design que considerem o estímulo das emoções e a percepção dos consumidores. A análise dos elementos visuais das embalagens pode servir como ferramenta para medir e aprimorar a eficácia da comunicação do produto, contribuindo para estratégias de marketing mais eficientes e atraentes.Item A percepção dos estudantes de educação física acerca do ensino de lutas na graduação(2024-02-05) Andrade, Adriano Barbosa de; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663Ao longo da história, as lutas têm sido intrínsecas às culturas humanas, moldando-se e evoluindo como resposta às exigências e desafios enfrentados pelos povos ao longo do tempo. O presente estudo faz uma análise a partir da percepção dos discentes e futuros profissionais de educação física, a modo como é feita a produção desse conhecimento. A investigação envolveu 26 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física de três universidades públicas federais de Pernambuco, cuja participação se deu por meio de questionários via Google forms. Os resultados mostraram que em grande maioria dos alunos prevalece uma percepção de não se sentir apropriado pra aplicar as lutas, principalmente em ambiente escolar. Dito isto, é necessário estudos que estabeleçam os fatores que desamparam e que também auxiliam uma formação inicial que esteja em sintonia com as demandas do ambiente profissional, de modo que os futuros professores compreendam essas circunstâncias específicas e possam atuar de forma consciente nas interações estabelecidas nesse contexto. Além de revisões nos componentes curriculares em Educação Física.Item A prática pedagógica docente-discente e a autonomia em crianças de 3 anos em uma creche da cidade do Recife(2025-03-11) Silva, Giovanna Caroline da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554O presente trabalho tem por objetivo geral compreender como a autonomia é vivenciada na prática docente-discente do grupo 3 de uma creche do município de Recife. Nossa fundamentação teórica buscou aprofundamento nas temáticas autonomia e rotina, embasado principalmente nos pensamentos de Freire (1996) e Piaget (1994). Freire (1996) diz que a autonomia é a capacidade de desenvolver o pensamento crítico, destacando o papel libertador da educação. Por sua vez, Piaget (1994) coloca a autonomia como intelectual e moral, onde as interações sociais e a afetividade são determinantes no desenvolvimento infantil. Portanto, esse estudo buscou refletir acerca da importância da promoção da autonomia infantil no contexto das experiências vividas na rotina da creche. Além de identificar ações pedagógicas que estimulam a autonomia das crianças, considerando que ela é construída por meio das experiências vivenciadas e das interações com o meio. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e o uso do diário de campo como instrumentos metodológicos, a análise usada foi a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1970). Por fim, o estudo mostra que autonomia se manifesta na rotina e no cotidiano das crianças, permeando as praticas de cuidado, as interações e brincadeiras. A prática docente também é vista como um fator decisivo para promoção dessa autonomia, pois, ao mediar e incentivar as crianças a desenvolverem sua autonomia, oferece segurança para elas expressarem suas ideias e exercerem sua liberdade. Dessa forma, a autonomia é o reflexo de escolhas realizadas, levando em conta o contexto social que o indivíduo está inserido.Item A primeira filha e a trajetória de longevidade escolar: um estudo de caso sobre famílias de meios populares, Recife - PE(2025-02-24) Silva, Juliana Alves da; Silva, Fabiana Cristina da; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/0281796504290179A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender as práticas que uma família de meios populares utilizou para que uma das filhas, a mais velha, alcançasse a longevidade escolar em Pernambuco (1990-2000). A família participante é composta por um total de seis (6) pessoas: a mãe, o pai e quatro filhas. O recorte temporal escolhido é de 1990 até 2000, correspondendo ao período do processo de escolarização dessas filhas. A família Sousa Mata é natural da cidade de Bom Jardim - PE, mas há vinte anos se estabeleceu na capital, Recife. Como aporte teórico, utilizamos Lahire (1997), Bourdieu (2007), Sarti (2011), entre outros. Na metodologia, utilizamos a História Oral, por meio da coleta de depoimentos em entrevistas. Os resultados encontrados apontam para uma família cujos pais exerceram papeis importantes e, ao mesmo tempo, diferentes na trajetória de escolarização dessa filha. O pai, além de manter financeiramente a família, também incentivava as filhas nos estudos, enquanto a mãe aparece no depoimento como protagonista nesse processo, desempenhando diferentes papeis: esposa, dona de casa e motivadora, disciplinadora e organizadora de todo o processo de escolarização, que resultou na longevidade escolar não só da participante da pesquisa, mas de todas as filhas. Além disso, a união entre as irmãs surge como um elo dentro dessa família, no qual uma pode influenciar a outra de maneira positiva. Da mesma forma, a mobilização individual também se mostrou um fator motivador, impulsionada pelo desejo de um futuro melhor.Item A produção do conhecimento em educação física escolar: contribuições do PROEF da Universidade de Pernambuco(2025-03-14) Souza, Mariana Vieira Alexandre de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/4301212437632660A temática sobre a produção do conhecimento no mestrado profissional de Educação Física associada com as concepções de Educação Escolar e Educação Física Escolar presentes nos estudos, chamam a nossa atenção para analisar e apontar se estão alinhadas numa perspectiva crítica. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da produção do conhecimento do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Universidade de Pernambuco. Por se tratar de um mestrado profissional, o público-alvo são professores de Educação Física, servidores da Rede Pública de Ensino. Compreende-se que a prática pedagógica do professor é orientada por meio de bases teóricas, para tanto, é possível identificar na prática de ensino quais as teorias e abordagens pedagógicas no âmbito da Educação Física que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental. A fonte documental da pesquisa foram as dissertações de mestrado, da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação Física da Universidade de Pernambuco, publicadas em 2020. Para o tratamento dos dados recorremos à análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas. Evidencia-se que a maioria dos alunos têm orientado sua prática educacional com as bases teóricas. Sobre a Concepção de Educação Física Escolar, observamos que o Coletivo de Autores estava presente em 07(sete) das 09(nove) dissertações. Podemos assim inferir que a maior parte dessas dissertações estão construídas sobre referências críticas do conhecimento. Contudo, ressaltamos a necessidade de mais estudos, com ampliação na análise em outros estados e regiões do Brasil.Item A química dos materiais de limpeza: uma proposta para a abordagem de conteúdos de química orgânica no ensino médio(2025-03-17) Santana, Rafael José Dutra de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0309041821933557A pesquisa teve como objetivo analisar como uma sequência de ensino baseada na química dos materiais de limpeza pode contribuir para o ensino de química orgânica no ensino médio. Foi feito um estudo qualitativo com quatro docentes que trabalham em escolas particulares e públicas. Para isso, houve a elaboração de dois planos de aula que abordassem a química orgânica juntamente com a temática química da limpeza, para serem validados por esses professores. Foi elaborado um conjunto de 4 questões para a validação dos planos de aula e para 2 professores as perguntas foram respondidas na forma de uma entrevista estruturada e para os demaisas perguntas foram respondidas no formato de questionário. Durante o processo de análise, observamos que foram sugeridas adições valiosas por parte dos participantes da pesquisa para a melhoria dos planos elaborados pelo pesquisador. As respostas relacionadas à validação do plano de aula mostraram-se satisfatórias, uma vez que os conteúdos e as práticas não foram apenas mantidos, mas, de fato, aprimorados. As impressões sobre os professores revelam que as respostas variadas podem ser atribuídas às diferentes realidades escolares, que envolvem tanto instituições públicas quanto particulares, ou até mesmo a experiência de atuação em ambos os contextos. Essa diversidade de cenários impacta significativamente a abordagem didática adotada pelos docentes, refletindo nas escolhas que fazem sobre como a aula deve ser conduzida. O enfoque pode variar consideravelmente, dependendo das características do ambiente escolar, podendo ser mais voltado para um caráter teórico ou mais centrado na prática. As particularidades de cada tipo de instituição influenciam diretamente a forma como o ensino é planejado e executado, moldando as estratégias pedagógicas adotadas para atender às necessidades e realidades dos estudantes. Essa análise permitiu compreender como as reflexões dos docentes se articulam com a adaptação curricular e a inovação didática, reforçando a relação entre teoria, contexto e ação pedagógica.Item A realização do sujeito nulo no português de Pernambuco em textos jornalísticos dos séculos XIX ao XXI(2025-02-26) Santos, Camily Cristina Portela dos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/9760248515676619O presente trabalho tem como objetivo compreender o comportamento dos sujeitos nulos em amostras de textos jornalísticos produzidos entre os séculos XIX e XXI com enfoque na tradição discursiva dos respectivos gêneros: carta de leitor e editorial. Logo, a partir da análise de 80 textos retirados do Diário de Pernambuco (40 de cada gênero), foi possível mapear e analisar a ocorrência dos sujeitos (nulos e plenos) tendo como base a teoria gerativista de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981 e seguintes). Com base na análise realizada, os principais resultados obtidos foram os seguintes: (i) maior ocorrência dos sujeitos nulos em detrimento dos sujeitos pronominais; (ii) traços de impessoalização no editorial através da utilização do sujeito pronominal na terceira pessoa e o sujeito nulo; (iii) ampla utilização do sujeito nulo em primeira pessoa na carta de leitor. Tendo em vista os resultados obtidos, buscamos ampliar a discussão sobre os contextos que licenciam e restringem a utilização do sujeito nulo considerando as mudanças paramétricas dos gêneros estudados.Item A trajetória acadêmica de formação de William Maciel das Chagas Santa Rosa na Licenciatura em Letras: a concretização de um sonho(2025-03-11) Santa Rosa, William Maciel das Chagas; Luna, Tatiana Simões e; http://lattes.cnpq.br/5833346013466040; http://lattes.cnpq.br/9379328553356161Este memorial apresenta a trajetória de William Maciel das Chagas Santa Rosa, desde sua infância até a conclusão do curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desde criança, William nutria o sonho de ser professor, inspirado por brincadeiras de escolinha e pelo desejo de compartilhar conhecimento. Esse sonho consolidou-se em 2018, quando, após concluir o ensino médio, foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressou na UFRPE. Durante a graduação, William enfrentou desafios pessoais, acadêmicos e profissionais, incluindo a adaptação ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Apesar das dificuldades, ele se dedicou aos estudos, participou de programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e realizou estágios que enriqueceram sua formação. Essas experiências permitiram-lhe desenvolver habilidades pedagógicas, refletir sobre a importância da educação como ferramenta de transformação social e consolidar sua identidade como educador. William destaca a influência de teóricos como Paulo Freire (1996), Vigotski (1998) e Antunes (2003) em sua formação, bem como a importância da leitura e da escrita em sua trajetória. Ele também relata suas vivências em escolas públicas e particulares, onde pôde aplicar metodologias ativas e interativas, adaptando-se às necessidades dos alunos e promovendo um ensino mais inclusivo e significativo. Ao concluir a graduação, William expressa gratidão por todas as experiências que moldaram sua trajetória, desde as brincadeiras de infância até os desafios acadêmicos e profissionais. Ele reafirma seu compromisso com a educação, vislumbrando um futuro como docente e pesquisador, com o objetivo de contribuir para a formação crítica e cidadã de seus alunos. Este memorial é, portanto, um registro de sua jornada de autoconhecimento, de superação e realização de um sonho que começou na infância e se concretizou na vida adulta.Item A trajetória de Bruna Emylly Barbosa da Silva no PIBID - Língua Portuguesa (Edital Capes N°23/2022) na UFRPE(2025-03-10) Silva, Bruna Emylly Barbosa da; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/6566332703973088Item A viabilidade econômica e os impactos socioeconômicos da expansão da energia solar no Brasil(2025-03-21) Melo, Davi Roberto de; Carneiro, Ana Cristina Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7641686662966528Um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade nos últimos anos é a busca por fontes de energia renováveis, que se torna cada vez mais urgente à medida que os impactos do efeito estufa se intensificam. A utilização de energia limpa e gratuita, fornecida pelo sol é algo bastante promissor, para resolver esse problema. Com objetivo de equilibrar e resgatar o nosso meio ambiente de forma emergencial, assim, as perguntas sobre viabilidade econômica e os impactos sociais da expansão desta fonte de energia veem à tona. Como primeira hipótese consideramos que, mesmo com investimento inicial, a energia solar proporciona retorno positivo, se pagando e reduzindo gastos com eletricidade, ao longo do tempo, além de gerar empregos e impulsionando o desenvolvimento regional. Para essa verificação, a pesquisa se baseia na revisão de literatura incluindo também estudos sobre programas governamentais, custos e impactos socioeconômicos. Os resultados demonstram que o investimento em energia solar não apenas se mostra viável financeiramente, mas também pode contribuir para o crescimento do país, fazendo com que seja sustentável e inclusivo, beneficiando tanto consumidores quanto a economia.Item Abelhas visitantes das flores da (Tetradenia riparia) falsa mirra(2025-02-24) Amaral, Alexandre Félix do; Souza, Darclet Teresinha Malerbo de; http://lattes.cnpq.br/3266223126925865; http://lattes.cnpq.br/4403407339104255O presente experimento se consistiu em fazer observações de visitantes florais, dos gêneros Meliponineos e Apis mellifera, na espécie arbustiva conhecida por falsa mirra, de nome científico, (Tetradenia riparia). O trabalho foi realizado no município de Jaboticabal no Estado de São Paulo, entre os anos de 2021 a 2023, sempre nos meses de julho, cujo qual, coincidentemente é o período de floração da espécie em estudo, além do mais, as observações ocorreram nos horários das 6h00 da manhã até as 18h00 da noite e sempre nos primeiros dez minutos de cada hora do dia eram coletados a frequência de visitações das abelhas. Tais observações tiveram como objetivo determinar a periodicidade dos visitantes florais e o conteúdo colhido. O estudo tracejou cinco repetições em cinco dias diferentes com observações apenas nas idas das abelhas na inflorescência de uma única planta. As abelhas com maior número de visitações em ordem crescente foram: a Jataí 96,3%, a Iraí 2,0%, a Mirim 1,0%, Irapuã 0,4% e as africanizadas contabilizando 0,3% de visitas. O estudo proporcionou o conhecimento da floração da falsa mirra, bem como a necessidade de seu plantio, tendo como finalidade pastos apícolas para alimentação das abelhas, principalmente em ambientes urbanos e ou rurais, estabelecendo assim uma relação entre animais e plantas dentro dos seus respectivos ecossistemas, permitindo também a preservação das espécies e dos biomas do Brasil. Entretanto, tais resultados poderão trazer informações que possibilitem contribuir com a preservação da fauna e da flora no planeta.Item Uma abordagem baseada em aprendizado de máquina para dimensionamento de requisitos de software(2016-12-13) Fernandes Neto, Eça da Rocha; Soares, Rodrigo Gabriel Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2526739219416964; http://lattes.cnpq.br/6325583065151828This work proposes to perform the automatic sizing of software requirements using a machine learning approach. The database used is real and was obtained from a company that works with Scrum-based development process and Planning Poker es- timation. During the studies, data pre-processing, classification and selection of best attributes were used along with the term frequency–inverse document frequency algo- rithm (tf-idf) and principal component analysis (PCA). Machine learning and automatic sorting occurred with the use of Support Vector Machines (SVM) based on available data history. The final tests were performed with and without attribute selection by PCA. It is demonstrated that the assertiveness is greater when the best attributes are selected. The final tool can estimate the size of user stories with a generalization of up to 91 %. The results were considered likely to be used in the production environment without any problems to the development team.Item Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na temática "Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais": uma análise das compreensões de estudantes(2023-04-04) Holanda Junior, Fernando Antônio Guimarães de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8956832183050253In this study, we analyze students' understanding of the relationships between scientific and technological development and their social implications (STS relationships) and of scientific concepts related to the study of gases and the operation of the steam engine. From this perspective, we planned and implemented a pedagogical intervention with a Science-Technology-Society (STS) approach, based on the theme “Industrial revolution and the steam engine: reflections on social changes”, for the study of gases emphasizing the relationships between the variables pressure, volume and temperature. We characterized the research as qualitative, of the pedagogical intervention type, with the participation of an average of 37 students from the 1st year of high school, aged around 15 years, from a reference school in high school in the state network of Pernambuco located in city of Recife, and we conducted four methodological stages, namely: planning of the pedagogical intervention; implementation of the pedagogical intervention; data collect; and data analysis. For data analysis, we considered as a priori categories: students' understandings about the relationships between industrial revolution, steam engine and society; students' understandings about STS relations in the context of the theme “Industrial revolution and the steam engine: reflections on social changes”; and students' understanding of chemical concepts related to the study of gases with emphasis on the relationships between pressure, volume and temperature variables and the operation of the steam engine. From the findings of this research, we can say that the students expressed understandings that they considered both negative and positive consequences of the industrial revolution for society. As for the relationships between scientific and technological development and its social implications, the students, together, presented three ways of understanding: scientific and technological innovations always have an impact on social wellbeing; such innovations do not have repercussions on social well-being, and scientific and technological innovations bring benefits and harm to social well-being. However, few understood, from a scientific point of view, the relationships between the variables pressure, volume and temperature and the functioning of the steam engine based on these relationships.Item A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química na perspectiva freiriana: uma proposta de oficina temática a partir dos crimes ambientais de Mariana e Brumadinho(2021-12-15) Moura, Maria Eduarda Tavares de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2424831962164468Education is still, sometimes, developed by teaching and learning processes that de-mand from the student a passive attitude towards the acquired knowledge. In the con-text of overcoming this characteristic, the liberating education, defended by Paulo Freire, stands out, which places education as a practice for freedom, seeking political awareness. From Freire's perspective, this monographic work proposed an articulation with the Science-Technology-Society approach, considering that it has as its purpose the formation for citizenship and decision-making in the face of social problems related to scientific and technological activities One of the methodological possibilities for pro-moting this articulation is through Thematic Workshops. Thematic workshops can con-tribute to the learning of contextualized school content through the resolution of prob-lems about a certain theme. As for the theme worked in the thematic workshop, envi-ronmental crimes occurred in Mariana and Brumadinho were chosen. In this context, this research aimed to propose a thematic workshop with a Science-Technology-Soci-ety approach, from the Freirean perspective, involving environmental crimes that oc-curred in Mariana and Brumadinho for the teaching of Chemistry in high school. The proposal on screen was elaborated considering Delizoicov's three pedagogical mo-ments: initial problematization, knowledge organization and application of knowledge, approaching chemical contents such as: Substances, Mixtures, Mixture Separation Processes, Heavy Metals, Periodic Table, Concentration and Structure of the Matter. From the description of the thematic workshop with a Science-Technology-Society ap-proach, which presupposes a dialogic process between student and teacher, with the teacher being a mediator in the construction of knowledge and scientific knowledge built from the students' previous conceptions, in In agreement with the Freirean per-spective of education, it can be said that the theoretical and methodological path de-signed has potential for what is expected in the teaching of Chemistry, such as, for example, the development of a political awareness on the part of students.