Licenciatura em Letras (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A alteridade masculina em Possa Ser Que Seja Só o Leiteiro Lá Fora (1973) de Caio Fernando Abreu(2018-08-07) Silva, Jefferson José Rodrigues da; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/4627599142824173Este trabalho se debruça sobre a dramaturgia do escritor gaúcho Caio Fernando de Abreu, a partir da primeira peça autoral desse autor; Possa ser que seja só o leiteiro lá fora (1973). Essa ficção dramática faz parte do livro Teatro Completo que reúne todos os textos teatrais escritos por Caio Fernando Abreu e teve sua primeira publicação em 1997, e uma segunda em 2009. Apesar de pouco conhecida, a dramaturgia de Caio é tão relevante quanto sua ficção, visto que ela também dialoga com as questões contemporâneas, marca forte do autor, montando um retrato da sociedade de sua época. Partindo dos questionamentos sobre gênero de Judith Butler (2003) em diálogo com os escritos de Emmanuel Lévinas (2009) sobre alteridade e tecendo um paralelo com o que escreveu Pierre Bourdieu (1998) sobre o sistema social de dominação masculina, analisamos a peça mencionada com o fim de identificarmos os traços, em sujeitos-personagens, da alteridade masculina. A segunda metade do século XX foi marcada por crescentes movimentos em favor das minorias (mulheres, negros e gays), abrindo o diálogo sobre o papel social dessas populações marginais (pois vivam a margem da sociedade). Entretanto, as discussões de gênero deixaram de lado o terreno frágil da masculinidade, por isso, ressaltaremos nesse ensaio a importância do texto teatral de Caio na exposição de indivíduos alteres estritamente ligados a geração da contracultura e do desbunde dos anos 70, período de enrijecimento da ditadura militar no Brasil, em contraste a uma onda libertária que invadiu a cabeça dos jovens da época. Quanto a estrutura do texto teatral de Caio Fernando Abreu, partiremos do conceito de drama moderno, segundo Peter Szondi (2003), apontando os elementos do drama moderna nos escritos de Caio e tecendo uma breve comparação de se texto com o teatro político de Bertold Brecht (1978).Item A BNCC e o campo jornalístico-midiático no Currículo de Pernambuco: uma análise documental do ensino de Língua Portuguesa no 1º ano do ensino médio(2024-09-06) Siqueira, Jonara Medeiros; Melo, Sandra Helena Dias de; http://lattes.cnpq.br/9741642922205953; http://lattes.cnpq.br/1712521357021807Este artigo discute a abordagem do campo jornalístico-midiático por meio das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Currículo de Pernambuco do 1º ano, no Ensino Médio. Tem por objetivos analisar o organizador curricular respectivo, relacionando-o ao conteúdo programático jornalístico-midiático; assim como identificar as referências utilizadas. A pesquisa trata-se de estudo documental (Cellard, 2012), com suporte na análise crítica do discurso (ACD), com base em Fairclough (2001), tendo como percurso teórico-metodológico uma abordagem de perspectiva dialógica de linguagem (Bakhtin, 1995) e letramento (Soares, 2003). Os resultados apontam para a necessidade de uma revisão da proposta atual pela falta de intercruzamentos do campo jornalístico-midiático no ensino da língua portuguesa, pois nas análises não se constatou uma integração adequada das habilidades. Essa falta pode acentuar, por consequência, a compreensão da escola e dos professores para o alcance da transposição didática dos objetos de conhecimento.Item A colheita do imaginário: uma análise dos símbolos viagem e casa na narrativa de Nélida Piñon(2019-07-11) Almeida, Marina Maimone de; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/4456605146450370Este artigo apresenta um estudo da obra de Nélida Piñon (1973) a partir da discussão acerca do paradigma humano da finitude. A certeza do fim leva o ser a lidar com a morte de diferentes maneiras, seja pela sua aceitação seja pela sua negação, o homem encara essa realidade por meio do universo simbólico. Tomando como base essa temática, o presente estudo se propõe a analisar os símbolos viagem e casa presentes no conto “Colheita”, da obra Sala de Armas, de 1973, da escritora Nélida Piñon. À luz dos estudos de Durand (2002) sobre os Regimes Diurno e Noturno das imagens, de Bachelard (1993) a respeito do símbolo casa e sua divisão estrutural simbólica porão, térreo e sótão, e da consulta aos dicionários de símbolos de Chevalier (1986) e de Cirlot (1992), pretende-se tratar das diferentes posturas do ser humano diante da certeza do fim.Item A comicidade em Dom Quixote: retratos do humor nos quadrinhos de Caco Galhardo(2024-03-05) Silva, Jonas Mateus Pereira da; Andrade, Brenda Carlos de; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086O presente trabalho tem o objetivo de analisar a adaptação de Dom Quixote de La Mancha para os quadrinhos de Caco Galhardo, visando investigar a comicidade difundida na graphic novel Dom Quixote em quadrinhos volume 1 (2005). Compreendendo a literatura e as HQs como meios distintos, delimitados por uma estrutura social preexistente, a pesquisa apoia-se nos textos de Antonio Candido (1918-2017) e Terry Eagleton (1943-), Will Eisner (1917-2005), Scott McCloud (1960-) e Thierry Groensteen (1957-) com o intuito de refletir o processo identitário entre os dois campos expressivos. Ao examinar a obra de Galhardo, considerando a tradução intersemiótica como um pilar do processo da adaptação, a pesquisa debruça-se sobre a dissertação de Geovana Almeida, avaliando os fatores composicionais que tangenciam a obra literária e sua adaptação. Partindo do pressuposto de que a obra de Cervantes pode ser interpretada por um viés cômico, com base em análises dos elementos imagéticos e textuais presentes nos recortes das pranchetas (páginas) selecionadas da obra do cartunista, a pesquisa destrincha a relação entre humor gráfico e a comicidade na adaptação de Caco Galhardo.Item A concepção e a abordagem da língua no livro didático de espanhol para brasileiros: do viés veicular ao humanista(2019-07-11) Macêdo, Danilo Arcelino de; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/4954956708404001O presente trabalho resulta de uma pesquisa que busca refletir sobre de que modo a concepção de língua adotada para um projeto de educação se desdobra na elaboração do livro didático selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com este fim, faz-se aqui um apanhado histórico dos elementos que influenciaram a adesão do espanhol como língua veicular (língua como instrumento de comunicação/funcionalismo), humanista e sociointeracionista (língua como prática social) no Brasil e seus respectivos avanços no que tange à metodologia do ensino de língua; em um segundo momento, dá-se a análise do volume 3 do livro didático Cercanía Joven para o ensino médio a fim de observar qual discurso se concretiza através do material didático no ano em que se conclui o ciclo do Ensino Básico. A bibliografia utilizada nesta pesquisa inclui documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) do governo brasileiro, que fornecem orientações de como deve ser o processo de ensino e aprendizagem no Brasil, além de referências relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras. O resultado da pesquisa evidencia que apesar da falta de alguns elementos e de não se assumir apenas uma concepção de língua consonante com o proposto pelos documentos oficiais do período (OCEM, PCN, PNLD, BNCC), o livro analisado, se adotado, dá condições para que o professor promova um processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira com foco em uma formação cidadã, inclusiva e integracionista.Item A concordância nominal de número e de gênero em variedades não-europeias do Português(2018-08-06) Gomes, Suellen Pamela Ramos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/5738294611148737Este estudo buscou investigar a concordância nominal (CN) de número e de gênero na escrita de falantes do português brasileiro (PB) e nos dados orais de fala do português angolano (PA) e moçambicano (PB). Para tanto, sob os pressupostos da Sociolinguística Variacionista (LABOV (1972 [2008]), discutimos que fatores linguísticos e extralinguísticos favorecem ou desfavorecem essa concordância. O corpus do PB constituiu-se de 1272 ocorrências de sintagmas nominais (SN) para a concordância número e de 5.088 ocorrências para a concordância de gênero, com o percentual de 100% de aplicação da variante padrão para esta última. Quanto ao PA, encontramos 170 ocorrências para a concordância de número e 434, para gênero. Para o PM, foram 28 ocorrências para número e 96 para gênero. Por fim, verificamos, nos corpora desta pesquisa, de acordo com as três regras linguísticas (LABOV, 2003), que a CN de número e de gênero para o PB mostrou-se semicategórica e categórica respectivamente, e, para as variedades africanas do português, a CN de número apresentou-se como uma regra semicategórica para o PA e variável para o PM, e a CN de gênero, semicategórica para ambas.Item A dor de Jerusalém: a personificação do espaço nas Lamentações de Jeremias(2022) Rabelo, Jônatas Cavalcante; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446; http://lattes.cnpq.br/2243742281829747Este trabalho buscou analisar a conotação estética da cidade de Jerusalém no livro bíblico das Lamentações de Jeremias. Calcado nos condicionantes teóricos propostos por Gaston Bachelard, Osman Lins, Ozíris Borges, Roberto Brandão, Ernst Wendland e Lynell Zogbo, para delinear as concepções do espaço literário, da personificação e do gênero lamentação, procurou-se observar os aspectos que constituem o papel feminino atribuído à cidade por Jeremias, mediante a conversão do espaço – a cidade propriamente dita – em um alguém capaz de manifestar-se e sentir emoções. No texto, a Jerusalém arrasada pelas tropas babilônicas se torna uma mulher que sofre por causa do opróbio que lhe sobreveio, em decorrência do castigo divino imposto por causa de seus próprios pecados. A partir de uma abordagem que atravessa os fatores teórico, histórico, cultural e estilístico, percebe-se um relato repleto de emoções trágicas que permeiam o contexto de destruição em que o profeta estava inserido. Jeremias outorga um corpo, sentimentos e atitudes, além de um coração e uma alma, à cidade de Jerusalém, que ganhou vida e voz, a fim de transmitir a sua aflição ao leitor.Item A figura feminina nas crônicas de Rachel de Queiroz e Irene Lisboa(2019-12-09) Nascimento, Amanda Silva do; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/8776645321219612Analisa-se a figura feminina nas crônicas de Rachel de Queiroz e de Irene Lisboa, explorando como se configuram as personagens a partir das questões econômicas, da violência e da representação da mulher na literatura; bem como as personagens servem de instrumento para a denúncia de um contexto histórico e social português e brasileiro do século 20. Propõe-se encontrar as confluências e divergências da representatividade feminina existente na escrita das duas autoras. Utilizamos para o embasamento teórico conceitual do gênero literário Massaud Moisés (2007), Paula Lopes Cristina (2010), Davi Arrigucci (1987), Machado de Assis (1994) entre outros para identificar suas características ao longo das crônicas lidas e analisadas, a ideia que as escritoras possuem sobre a composição de crônicas (a partir de suas crônicas metalinguísticas). Na leitura dos textos, também inquirimos os processos de adjetivação com base em Murata (2008) para aprofundarmos nosso trabalho de análise das seis crônicas utilizadas, sendo três de cada cronista. Buscamos valorizar um gênero ainda pouco apreciado pela Academia, tal qual o feito literário de duas importantes escritoras para o campo literário. Como aporte teórico a respeito de Rachel de Queiroz utilizamos Hollanda (2005), Eduardo Assis (2005), Oliveira, Freire e Chaves (2012) e para Irene Lisboa nos valemos de Paula Morão (1983), Óscar Lopes (1994) entre outros. Essas cronistas muito contribuíram para o campo literário, mas ainda permanecem pouco pesquisadas e por merecerem total estima decidimos desenvolver esta pesquisa. Reconhecendo a importância dessas escritoras para a literatura de seus países e além deles.Item ´A fuga´, de Clarice Lispector: o letramento literário em turmas do nono ano do Ensino Fundamental(2022-10-11) Costa, Maria Cynara Leleu da; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446; http://lattes.cnpq.br/5940719897555244Este trabalho visa apresentar proposta de letramento literário a partir do conto ‘A fuga’, de Clarice Lispector. Os marcos teóricos de Massaud Moisés, Julio Cortázar, Ricardo Piglia, Isabel Solé, Magda Soares, Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz fundamentaram os condicionantes didáticos adotados para a leitura literária direcionada às turmas do nono ano do Ensino Fundamental. A partir de estratégias como Roda de Conversa, Leitura Compartilhada, Tempestade de Ideias e Oficina Pedagógica, espera-se despertar, nos alunos, conhecimentos sobre o gênero conto, aumentar sua capacidade crítica, além das habilidades sociocognitivas e os vínculos mantidos entre texto e contexto. Neste sentido, a proposta da sequência didática ora sugerida pretende incentivar uma maior participação dos estudantes nas aulas de literatura, nas quais a reflexão sobre a realidade, a discussão sobre a função da arte e o aprendizado sobre o conto concorram para ressaltar como a ficção traceja caminhos que levam a uma melhor percepção do outro e da vida.Item A historicidade dos livros: do papiro ao cartonero(2022-10-10) Lima Neto, Waldemar Cavalcante; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/6149649296697305Os livros são suportes que, ao longo da trajetória humana, sofreram inúmeras modificações e serviram para registrar, contar, relatar e informar a respeito das diversas ações humanas e os conhecimentos acumulados no fluxo histórico. Assim, através de levantamento bibliográfico, este artigo tem como objetivo discutir a historiografia do livro. Conforme Chartier (2019), o livro, geralmente, apresenta-se na forma de um códice, trata-se de um objeto, normalmente, das obras literárias, práticas, filosóficas, históricas. Assim como a respeito da relevância deste suporte desde sua gênese, além de considerar o percurso do livro no Brasil. Diante da compreensão de que os livros são também compostos de sentidos carregando as vozes dos seus produtores, apresentam-se os livros cartoneros como estratégia do professor de Língua Portuguesa para um trabalho na perspectiva da elaboração de inúmeros gêneros textuais escritos em sala de aula. Os achados apontam que o livro é um suporte que contribui com a produção escrita com ênfase nos aspectos linguísticos e de escuta das vozes dos sujeitos que o produz.Item A ilustração das literaturas infantil e juvenil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)(2019-01-30) Andrade, Rafael do Nascimento; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/0535688742540094Este artigo tem como objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no tocante às orientações quanto ao ensino de literatura infantil e juvenil, mais precisamente na leitura das ilustrações. Foi observado que o ensino de literatura se detém no texto verbal e que, a partir do início do letramento, a imagem é colocada em segundo plano. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema bem como uma análise crítica da BNCC quanto ao ensino, reflexão e análises de textos não-verbais. Resultados apontam para uma maior ênfase ao texto escrito, principalmente nas séries do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No intuito de fundamentar teoricamente este trabalho, tomamos como base os estudos realizados por Hunt (2010) e Coelho (2000) sobre a crítica à Literatura infantil; os aspectos narrativos, formais, espaciais e temporais da ilustração de Linden (2011); quanto às reflexões sobre a leitura e ensino da literatura infantil e juvenil serão abordadas as ideias de Lajolo (1999 e 1988) e Zilberman (1988); bem como as ideias de Barthes (1990) quanto às características das imagens; para finalizar com Martins (1996) ampliando a discussão sobre a especificidade dos livros de imagem e ensino. Esta pesquisa mostra que a ilustração na literatura infantil e juvenil não é somente um recurso de ampliação de sentidos e de ornamentação da narrativa verbal dos livros, mas que a imagem também é texto e, no caso do livro ilustrado, desenvolve sua própria narrativa, algumas vezes estabelecendo uma relação de colaboração com o texto e outras de disjunção, possuindo uma narrativa à parte e levando o leitor ao estranhamento da tensão entre o escrito e o visual. Por fim, são analisados brevemente dois exemplos de livros ilustrados, para fundamentar as discussões empreendidas.Item A importância da escrevivência na escrita de Carolina Maria de Jesus(2024-03-04) Santo, Elisama Gomes de Lima; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/4792303415046420Este artigo analisa a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, por meio dos conceitos de Escrevivência, de Conceição Evaristo, a partir do pensamento de Constância Duarte (2020), e Lugar de fala, de Djamila Ribeiro (2021) para melhor entender como uma mulher negra, pobre, mesmo tendo pouco estudo e sofrido diversos intempéries da vida, com destaque para a miserabilidade social e para os diversos preconceitos como o racial, de gênero, linguísticos e social, conseguiu escrever uma literatura que desafiou convenções literárias tradicionais, valorizou e deu voz às pessoas marginalizadas e oprimidas. Sua obra deu visibilidade a pessoas que se encontravam às margens da sociedade, cuja realidade era negligenciada, ao mesmo tempo em que nos permite refletir sobre a representatividade da mulher negra como escritora no Brasil. Além disso, o artigo se ampara teoricamente na tese de Aline Arruda (2015) sobre a obra de Carolina Maria de Jesus.Item A importância da formação literária para os processos educativos e a construção social dos estudantes(2023-03-15) Neves, Vitória Bárbara Silva das; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/5947783105016226Este artigo pretende discutir, a partir da análise bibliográfica, a importância do letramento literário para a construção, educacional e social, dos estudantes do ensino médio brasileiro. Esta pesquisa buscou relacionar, a partir da perspectiva sociointeracionista, a importância do incentivo literário, as competências dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as diretrizes do ENEM (quanto às expectativas de formação leitora), a identificação de algumas dificuldades encontradas pelos professores de língua portuguesa para suprir as demandas exigidas em relação ao tempo e aos livros didáticos e a utilização do conto como uma perspectiva possível para o letramento literário. A construção teórica baseia-se em Mortatti (2018), Cândido (1999), Cosson (2021), Manguel (2009), Perrone-Moisés (2016) e Freire (2020). Para evidenciar as estratégias do uso do conto na sala de aula, utilizou-se o conto: A Fuga (presente no livro Todos os contos, 2016; originalmente publicado na coletânea A bela e a Fera, 1979), de Clarice Lispector, devido às possibilidades de leituras sugeridas por esta obra e que contribuem para as habilidades educacionais e auxiliam na construção de um leitor autônomo, reflexivo e indagador da sua realidade.Item A importância da leitura do livro paradidático para emancipação do aluno(2023-09-22) Silva, Maria Katarina Bezerra Cruz da; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/8927048743803766Tendo em vista a leitura como sendo a chave principal para o desenvolvimento crítico, social e político do sujeito e ferramenta primeira para o processo de construção do conhecimento não só científico, mas também de mundo, o presente trabalho se volta para reflexões sobre a importância do livro paradidático para a formação leitora e para a emancipação do aluno. Para tanto, traremos um exemplo de como o aluno pode se desenvolver criticamente a partir da leitura de um livro paradidático. Partindo, então, de uma concepção de leitura que ultrapassa a ideia de decifrar códigos e enxergando-a de fato como emancipatória, como uma ação que tem uma função social, fundamentamo-nos concepção interacional da língua, na qual a leitura permite o diálogo entre o leitor e o autor do texto, considerando contextos que transpassam as linhas do texto. Nesse sentido, voltamo-nos aos estudos de autores como Paulo Freire (2010, 2005, 1996, 1983, 1983, 1989), Lev Vygotsky (1988), Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias (2006), Magda Soares (1998) dentre outros e, após levantamento bibliográfico, partimos para a análise de um livro paradidático “De carta em carta”, de Ana Maria Machado, aqui pensado para o trabalho com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamamental, reconhecendo elementos que confirmam a importância da leitura e da escrita como um ato social que contribui diretamente para a formação pessoal e crítica dos sujeitos, apontando para práticas sociais de leitura com livros paradidáticos que sejam emancipatórias e libertadoras.Item A importância da Linguística Forense na identificação de autoria em crimes de ameaça(2023-04-25) Assis, Sérgio José de; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/2637740965039357O presente trabalho procura analisar e trazer reflexões acerca da importância da Análise do Discurso, sobretudo, no que tange à Linguística Forense e sua contribuição para a elucidação de casos de crimes de linguagem. Para isso, usou-se como base a teoria da Semiolinguística, proposta pelo teórico Patrick Charaudeau, com o auxílio do linguista forense Welton Pereira e Silva. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva-expositiva e para isso, foram selecionados alguns textos do gênero carta e/ ou mensagens contendo conteúdos ameaçadores e, a partir desses textos, observadas as características linguísticas, tentaremos chegar ao autor, imputando-lhe o tipo penal com o auxílio da sociolinguística. Considerando que o Curso de Letras é indispensável na formação de linguistas, é necessário pensar, então, na simplificação da linguagem jurídica como uma política linguística de concretização de acesso à Justiça, unindo, desse modo, o Direito ao mundo da Análise do Discurso.Item A importância do texto literário no ensino da gramática latina(2020) Alves, Geovane Barbosa; Silva, Patrícia Soares; http://lattes.cnpq.br/3338975211491767; http://lattes.cnpq.br/8165332980523456Item A luta abolicionista em atas do Club Cupim: uma análise dessa tradição discursiva na segunda metade do século XIX(2023-09-04) Lima, Cristiane Alves de; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/8014778569799145De circulação em situações oficiais de comunicação e com valor jurídico, a ata foi o meio de comunicação e registro interno das deliberações entre os sócios do Club Cupim, associação abolicionista secreta fundada por João Ramos, o “ceará”, atuante no Recife entre 1884 e 1888. Os objetivos deste estudo são a análise da dimensão composicional e dos modos de dizer, verificação das dimensões temáticas e análise dos modos subversivos de dizer nas atas do Club Cupim no contexto da luta abolicionista na segunda metade do século XIX no Recife. O corpus é composto por 10 atas manuscritas produzidas entre 1884 e 1885 pelos secretários, Robespierre, Alfredo Pinto Vieira de Melo e Antonio Faria, nesta ordem. O referencial teórico que conduz este estudo parte do modelo de Tradição Discursiva proposto por (Kabatek, 2005; 2006; Koch e Oesterreicher, 2013; Castilho, Andrade e Gomes, 2018; Shibya, 2020). Os resultados apontam que, se as atas do Club Cupim possuem realizações fixas nos modos de compor e dizer, é por intermédio da língua que a fixidez se constitui, porém, agregando alterações contextuais que permitem a compreensão do momento da enunciação.Item A mimese do Eu e do Outro: a mulher e a maternidade em A filha perdida, de Elena Ferrante(2019-12-09) Ferraz, Málini de Figueiredo; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446; http://lattes.cnpq.br/9696347205035449Com o propósito de discutir a representação da maternidade em A filha perdida, de Elena Ferrante, esse trabalho adotou os elementos narrativos como categorias de análise, a partir dos quais buscou-se identificar a configuração dos espaços ocupados pela mulher na sociedade. Esse enfoque foi norteado pela abordagem dialética e por pressupostos estabelecidos por Carlos Reis (2003), que compreende a narratologia a partir da exteriorização, tendência objetiva e sucessividade, e dos seus níveis de inserção: ação, enredo, tempo, espaço, ação, narrador e personagem. Com vistas a refletir sobre os contornos assumidos pela protagonista no romance, a leitura de Beth Brait (1985) e Antonio Candido (2004) contribuiu para entender o tema da maternidade que centraliza o enredo. O desenvolvimento desta temática foi fundamentado nas obras de Simone de Beauvoir (1970), para distinguir o ser mulher do ser mãe, e, de Elisabeth Badinter (1985), que problematiza o ideal do instinto e amor materno como traço intrínseco da subjetividade feminina. Sob essas óticas, a maternidade é assimilada como uma construção social, na qual a mulher é influenciada a exercer o papel de mãe, condição que resulta na perda da identidade, na submissão e na opressão.Item A multiplicidade de discursos no romance História do Cerco de Lisboa, de José Saramago(2018-08-08) Silva, José Emailson Sales da; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9878462665142512Item A narrativa como elemento de estruturação do quadrinho Daytripper, de Moon e Bá(2019-01-30) Santos, Pamella Silva Soares dos; Silva, Patrícia Soares; http://lattes.cnpq.br/3338975211491767; http://lattes.cnpq.br/9632317712851988Durante muito tempo, as histórias em quadrinhos foram consideradas leituras superficiais, ou até mesmo infantis, para apreciação em casa e na sala de aula. O objetivo deste trabalho é desenvolver as teorias de narratologia de Mieke Bal (1990), aliadas aos conceitos de estrutura e relação de texto e imagem de Cagnin (2013), Groesteen (2015) e Eisner (2012), para elucidar as complexidades envolvendo o gênero. Os conceitos serão utilizados para a compreensão da graphic novel Daytripper (2010), de Fabio Moon e Gabriel Bá, que dispõe de uma estrutura narrativa inovadora e exemplifica as concepções apresentadas, quebrando com os estigmas e preconceitos do gênero. Espera-se que o entendimento das ideias apresentadas, evidencie a importância do gênero na escola e na elaboração de pesquisas, principalmente na área de literatura e língua portuguesa.
