Licenciatura em Letras (Sede)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    O Projeto Atlas Linguístico do Brasil e a variação lexical em sala de de aula: uma proposta didática
    (2024-10-03) Cardoso, Natália Rocha; Paim, Marcela Moura Torres; http://lattes.cnpq.br/7491110175871163; http://lattes.cnpq.br/0273906462701995
    O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática de variação linguística para alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio com base nos dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), ampliando, assim, a quantidade de materiais didáticos disponíveis para auxiliar o professor em sua prática. Para tanto, foi dado o enfoque nas variações diatópica, diageracional e diassexual, a partir das questões 131, 135,188 e 191 do questionário semântico-lexical do ALiB: o filho mais moço, finado, sutiã e ruge. Como arcabouço teórico para apoiar as discussões referentes aos conceitos de variação e ensino, à história da Dialetologia, assim como para auxiliar no planejamento da sequência didática, foram utilizadas as obras de Possenti (1996), Mota e Cardoso (2006), Cardoso (2010), Oliveira (2017), Paim (2019), Almeida e Bortoni-Ricardo (2023). Outrossim, também foi feita a consulta a dicionários online como Michaelis (2024), assim como a documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Dessa forma, foi possível pensar, a partir de gêneros textuais multimodais, uma sala de aula onde se destaca a importância da diversidade do português brasileiro de modo a desmistificar o conceito de língua homogênea, assim como promover debates sobre o preconceito linguístico. Espera-se, portanto, que os alunos possam compreender os conceitos e eliminar estigmas sobre o uso da língua.
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    O roteiro de viagem nos séculos XIX ao XXI: o percurso de uma tradição discursiva levado para a sala de aula
    (2023-09-04) Pinto, Ellen da Silva; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/8922891067630618
    “O Roteiro de Viagem no Jornal do Século XIX ao XXI: A Jornada de uma Tradição Discursiva na Sala de Aula" tem como objetivo promover reflexões sobre a historicidade do roteiro de viagem e sua aplicação no contexto educacional. Embasado nos conceitos de Tradição Discursiva (Kabatek, 2006; Koch 1997, Longhin, 2014) e nos princípios delineados no livro "Tradições discursivas do português brasileiro | Vol. 7",2018. O estudo analisa narrativas de viagem de diferentes períodos (séculos XIX, XX e XXI), presentes em documentos pessoais e na esfera digital. No que tange à metodologia, o artigo propõe uma abordagem pedagógica pautada no Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2003; Zavam, Dolz e Gomes, 2022), visando à aplicabilidade em ambiente escolar. A abordagem visa enriquecer o processo de ensino, proporcionando aos alunos perspectivas diversas que englobam dimensões linguísticas, culturais e históricas. Com essa abordagem, a pesquisa almeja inserir o gênero roteiro de viagem como tópico de investigação socio-histórica, contribuindo para uma compreensão ampliada da evolução linguística e textual.
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    O mal tem forma de mulher? Corpos femininos e o seu poder corruptivo no imaginário literário
    (2023-04-14) Inojosa, Letícia Leite; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/9282740067538157
    Neste trabalho, buscamos analisar, a partir de obras de diferentes tempos e localidades - a saber, Raposas - contos fantásticos orientais (2020); Raposas - contos populares orientais (2017), ambos de Lua Bueno; Contos Fantásticos Coreanos, de Im Bang e Yi Ryuk (2021); Herdeiros de Drácula, de Richard Dalby (2017); Lendas Brasileiras, de Câmara Cascudo (2000); e Cuentos completos I, de Silvina Ocampo (1999) -, como a construção de personagens femininas na esteira da literatura fantástica representa e reforça construções sociais que atrelam à mulher específicos papéis de acordo com seus comportamentos e aparência, como bruxas ou prostitutas. A partir das leituras, percebemos que tal representação faz parte de uma estrutura significativa enraizada na sociedade e que homens e mulheres, no papel de autores, ressoam em suas escritas diferentes perspectivas quando tratam do mesmo tema. Balizam nossas análises, entre outros autores, os aportes de Todorov (2008), Campra (2008), Roas (2011), Beauvoir (1970), Zolin (2009) e Adichie (2015).
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    Letramento no ensino fundamental II: os desafios e as dificuldades de uma professora em formação docente inicial
    (2022) Nascimento, Chilene da Silva; Melo, Sandra Helena Dias de; http://lattes.cnpq.br/9741642922205953; http://lattes.cnpq.br/3258909381953638
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    Experiências formativas: memórias permeadas pela música
    (2025-07-15) Pereira, Argissa de Andrade; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/2042432866209820
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    Percurso acadêmico de Selma Alecsandra Xavier: os altos e baixos dos seus 10 anos de UFRPE no curso de Letras
    (2025-03-10) Xavier, Selma Alecsandra; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024
    O presente Memorial faz parte dos requisitos para a obtenção do título da graduação em Licenciatura Plena em Letras Português e Espanhol e tem como objetivo percorrer a trajetória acadêmica da discente Selma Alecsandra Xavier, sob uma perspectiva de natureza autobiográfica; reavendo lembranças do início tumultuado, do período pandêmico, em meados do percurso, do encontro com a sala de aula durante os estágios, em suma, dos desafios e das descobertas pessoais no decurso destes 10 anos de Universidade Federal Rural de Pernambuco, até a atual etapa, a de conclusão, apresentando considerações e reflexões pertinentes acerca destas proposições, bem como as projeções dos passos seguintes à obtenção do diploma.
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    Literatura afro-brasileira no livro didático da EJA: por uma prática pedagógica antirracista
    (2025-08-13) Alves, Allan Fernando Souza Vitor; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/6925372145131829
    Este estudo analisa a presença e a abordagem da literatura afro-brasileira nos livros didáticos de Língua Portuguesa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2025, com foco na coleção Nova EJA Moderna – Leitura e Escrita (volumes 1 e 2), adotada em uma instituição onde o pesquisador desenvolveu parte de sua trajetória docente durante os estágios supervisionados obrigatórios. De caráter qualitativo, a pesquisa apresenta abordagem exploratória e documental, utilizando análise de conteúdo para examinar autoria, representatividade étnico-racial, temáticas e formas de abordagem literária presentes nos materiais selecionados. Os resultados indicam que a literatura afro-brasileira aparece de forma pontual, superficial e desarticulada, sem intencionalidade pedagógica clara ou aprofundamento estético e político, destacando-se a escassez de textos de autoria negra e a ausência de propostas críticas de leitura que favoreçam o reconhecimento da identidade negra e o pertencimento dos estudantes da EJA. Conclui-se que, apesar de tímidos avanços, os livros didáticos analisados reproduzem uma lógica excludente incompatível com os preceitos da Lei nº 10.639/03 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que reforça a necessidade da elaboração de projetos pedagógicos antirracistas efetivos para o ensino da literatura na EJA. Este estudo contribui para o debate sobre a importância da literatura afro-brasileira como instrumento de representatividade, valorização cultural e justiça racial no contexto da educação de jovens e adultos.
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    El uso de "voseo" en la publicidad y en la literatura: una propuesta didáctica
    (2025-07-30) Silva, Thiago Leite Amaro da; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/3135215276200757
    As variações linguísticas fazem parte do processo natural e histórico de uma língua. Portanto, desempenham um papel importante no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de línguas estrangeiras. No que se refere às variações linguísticas e ao uso do voseo em alguns países latino-americanos, este trabalho tem como objetivo demonstrar a existência do voseo como um aspecto da variação e demonstrar esse uso por meio de gêneros textuais autênticos, como anúncios publicitários e literatura em quadrinhos, como as tirinhas de Mafalda; bem como destacar o uso do voseo para a compreensão do fenômeno e propor que essa variação linguística, que ocorre em países latino-americanos, possa ser estudada em aulas de espanhol no Brasil. Ainda se propõe-se perceber o uso do voseo na publicidade, a partir de registros reais feitos pelo autor durante viagens ao Paraguai, Uruguai e Argentina e na literatura, utilizando histórias em quadrinhos como recurso didático e que serão utilizados enquanto metodologia, estes gêneros textuais a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Assim, a contribuição teórica será baseada em textos de autores que se dedicam a esse tema, como Fontanella de Weinberg (1976; 1977), que estuda a variação linguística na América Latina; Francisco Moreno Fernández (2001; 2012), além de outros autores relevantes que se dedicam a questões relacionadas à variação linguística na língua espanhola e seu ensino. Sendo assim, busca-se destacar a diferença no uso do espanhol na segunda pessoa e elaborar uma proposta didática - como principal foco de conteúdo - para enfatizar o uso do voseo nas aulas.
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    Tecendo memórias, construindo saberes: meu percurso até a docência
    (2025-07-30) Ferreira, Ranyah Gabrielle Vieira; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/6104354986540614
    Este memorial tem como principal objetivo refletir sobre os processos vivenciados no desenvolvimento da minha identidade docente. O texto está dividido em seis partes, abordando memórias escolares e universitárias, e como essas vivências influenciaram minha trajetória acadêmica e profissional. São destacadas as dificuldades enfrentadas ao longo do percurso, as descobertas e os desafios vividos nas etapas de prática pedagógica. Assim, as considerações se desenvolvem a partir da rememoração de, por exemplo, figuras docentes que exerceram grande influência na minha formação. As experiências nos estágios obrigatórios também são apresentadas, destacando o papel da vinculação entre teoria e prática na construção da identidade docente.
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    A representação das mulheres em Clarissa de Érico Veríssimo
    (2025-07-22) Castilho, Ana Eduarda Nogueira; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9180081687375252
    O trabalho em questão propõe uma análise crítica das personagens mulheres no romance Clarissa (1933), de Erico Veríssimo, à luz das discussões de gênero, classe, raça e sexualidade. A pesquisa parte da compreensão de que a literatura é também um espaço de construção e reprodução de discursos sociais, e busca compreender como as mulheres são representadas em um contexto urbano brasileiro da década de 1930. Com base em autoras como Simone de Beauvoir (1970), Ruth Silviano Brandão (1993), Djamila Ribeiro (2017,2018), Carla Pinsky (2012) e Silvia Federici (2019) o estudo interpreta o romance não apenas como um “romance de formação”, mas como um retrato multifacetado da condição da mulher no período. São analisadas figuras como Clarissa, Ondina, Belinha, Dona Eufrasina, D. Tatá, Dudu e Belmira, considerando os estereótipos que recaem sobre elas e as brechas de subjetividade que conseguem ocupar. A leitura evidencia como a obra articula tensões entre a tradição e os desejos de emancipação da mulher, oferecendo à crítica literária contemporânea uma rica possibilidade de reflexão sobre seu papel na literatura e na sociedade. A análise conclui que, apesar de construídas a partir de tipos sociais, as personagens mulheres em Clarissa não são estáticas, e revelam contradições, desejos e resistências que ainda ecoam nos debates atuais.