TCC - Bacharelado em Administração (UAST)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2930
Navegar
Item Motivação como fator de produtividade: um estudo de caso em uma empresa de material de construção na cidade de Serra Talhada-PE(2020-10-23) Nogueira Neto, João Antonio; Ferreira, Leonardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9845689877157123; http://lattes.cnpq.br/0965321857767389Este artigo foi realizado com o objetivo de analisar como a motivação no ambiente de trabalho pode mudar o cenário de uma empresa. A pesquisa foi realizada com os colaboradores de uma empresa no ramo de material de construção de Serra Talhada-PE, a fim de ressaltar a importância que a motivação proporciona no ambiente organizacional e quais mudanças impactam em seu cenário. Monstrando as mudanças em várias esferas que a motivação ou a falta dela traz para o ambiente de trabalho, tanto as melhorias que podem acontecer como também os problemas que a organização pode enfrentar na ausência da motivação da parte de seus colaboradores. Além disso, este artigo ainda traz os fatores que influenciam para que os colaboradores se sintam motivados em exercercerem suas funções, como também os fatores contrários, que contribuem para que os mesmo se sintam desmotivados. A partir de tais obeservações, foi possível constatar que é necessário que haja incentivos motivacionais e que proporcionem maior satisfação para que os colaboradores venham a se sentirem motivados e por consequência venham a produzir mais e melhor. E a metodologia deste trabalho foi pesquisa de campo de narureza qualitativa.Item BALANCED SCORECARD: Ferramenta de Gestão Estratégica orientada a correlação causa-efeito em Companhia do ramo energético do Sertão do Pajeú(2020-10-23) Lima Júnior, Gilson Luann de; Ferreira, Leonardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9845689877157123Com as atuais exigências do mercado é imprescindível que a estrutura organizacional das empresas esteja sistematizada de maneira harmoniosa com o macroambiente. Pois, os aspectos socioculturais, legais, políticos/governamentais, econômicos e tecnológicos exercem pressão competitiva sobre o funcionamento intrínseco das instituições de maneira que ela necessita de uma análise interna que a ajude a entender quais são suas forças e fraquezas. Neste sentido, com a finalidade de ofertar para os consumidores de energia elétrica serviços e produtos de qualidade companhias do ramo energético se beneficiam de ferramentas e metodologias administrativas como a gestão estratégia que visa unitizar todos os esforços que uma organização possui para o alcance das metas e objetivos traçados pelo nível superior traduzidos de maneira eficiente e eficaz para os demais níveis da empresa. Assim, através de levantamento bibliogáfico, investigação de estratégias tomadas para prospecção de unidades consumidoras com possíveis perdas comerciais, detecção de competenciasque precisam ser desenvolvidas pelos colaboradores, identificaçãoda inadimplência da população do sertão do Pajeú e análiseao acesso ao conhecimento dos clientes ao suporte e canais de atendimento e denúncia da concessionária.Para tanto, este estudo pretende clarificar todo o processo de recuperação de energia relacionada a perdas comerciais através da implementação do Kaizen ACT, de análise documental e de suas ações de melhoria contínua transformadas em aprendizagem e crescimento compondo a cadeia inversa do Balanced Scorecard como forma de fazer face aos novos desafios.Desta forma, entende-se que a falta de alinhamento entre os aspectos financeiros, processos, clientes e melhores práticas acarreta em descumprimento dos objetivos da organização à medida em que cada parte significativa da empresa está olhando para direções distintas.Item A percepção dos clientes sobre a qualidade dos serviços prestados no Instagram pela loja Mary Rommanel(2020-11-03) Silva, Mariana Letícia de Moura e; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/0410415646118737A qualidade nos serviços online tem se tornado um fator importante tanto para a satisfação do cliente como para tornar uma organização mais competitiva em seu mercado de atuação. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços de uma loja virtual, a partir da percepção de seus clientes. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: qual a percepção dos clientes quanto a qualidade dos serviços online prestados pela Mary Rommanel por meio do Instagram, considerando a perspectiva do autosserviço e dos papéis desempenhados pela vendedora? A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, tendo como procedimento técnico, o estudo de caso. E tem como resultado uma percepção positiva dos clientes, quanto aos serviços prestados, com destaque para o tempo de resposta da vendedora quanto as demandas dos clientes (via chat); a disposição para resolver problemas, tirar dúvidas; e, a transmissão de confiança, entregando ao cliente aquilo que ele espera, no local correto e no tempo adequado a sua necessidade.Item Terceiro setor em ação: mitigação de impactos socioeconômicos provocados pela pandemia da COVID-19(2020-11-03) Cavalcanti, Waleska Mirelle de Souza; Brandão, Suiane Valença; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/4154225936777873O presente trabalho se fez relevante diante do cenário atual de pandemia da COVID-19 e dos desdobramentos que seus impactos têm gerado para as Organizações do Terceiro Setor (OTS), Estado e a sociedade. Nessa perspectiva, o estudo expõe como tais organizações têm funcionado, bem como quais as ações e ferramentas estão sendo desenvolvidas para minimizar dificuldades organizacionais e sociais provocadas pela pandemia. Esta pesquisa teve como principal objetivo revelar as implicações sociais e organizacionais diante dos impactos da pandemia COVID-19 ocorridas nas Organizações do Terceiro Setor: Centro Agroecológico Sabiá, localizado em Triunfo-PE e Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR) localizado, em Serra Talhada-PE. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva quanto aos fins, e estudo de caso quanto aos meios, com aplicação de questionários aos representantes das organizações analisadas, pautada por uma abrodagem qualitativa. A seleção do lócus de pesquisa se deu a partir da consideração da viabilidade de execução e acessibilidade a pessoas e informações para a execução do estudo. Constatou-se que as OTS estão lidando com as consequências da suspensão de suas atividades, desmobilização de pessoal e cortes orçamentários resultantes da pandemia da COVID-19, contudo, estão desenvolvendo ferramentas de controle para retomarem suas atividades, procurando conter os impactos da pandemiaItem Atendimento bancário em Serra Talhada: uma análise do nível de satisfação do cliente(2020-11-03) Brasil, Jhemilyn Michelle Silva; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571; http://lattes.cnpq.br/7464196045810940A abertura do mercado financeiro junto aos avanços tecnológicos trouxe novos desafios para as agências de instituições bancárias. Manter os clientes satisfeitos é o principal deles, uma vez que a sobrevivência das organizações depende de seus usuários para se manter em pleno funcionamento. Nesta perspectiva, a questão-problema deste estudo é responder a seguinte pergunta: qual o grau de satisfação dos clientes externos com a prestação de serviços de atendimento das instituições financeiras do município de Serra Talhada – PE? Com isso o objetivo geral consiste em avaliar o grau de satisfação destes clientes. Para tal, a metodologia empregada neste estudo classifica-se como descritiva exploratória de natureza quantitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado no google forms. Na discussão dos resultados averiguou-se que nos quatro critérios avaliados, que foram: autoatendimento, atendimento no caixa, atendimento convencional, e atendimento online via aplicativo; em todos estes os clientes se mostraram insatisfeitos. O maior índice de insatisfação foi identificado no critério de atendimento dentro da agência, no quesito tempo de espera para ser atendido. Após mensurar o grau de satisfação dos clientes, verificou-se a insatisfação e descontentamento com os serviços bancários da cidade. Ainda, conclui-se que a satisfação dos consumidores está ligada com a qualidade do serviço de atendimento, nisto as organizações precisam se atentar com a execução dos serviços prestados, especialmente no atendimento presencial com o cliente.Item Planejamento e eficácia organizacional: o caso de uma unidade básica de saúde do Sertão de Pernambuco(2020-11-03) Silva, Ricardo Lopes da; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para determinar que é dever do Estado garantir saúde para toda a população deste país, defendendo o direito universal à saúde. Nesse sentido, para alcançar tal propósito com qualidade, as organizações de saúde integrantes do SUS necessitam de uma gestão organizacional eficiente e eficaz. Somente através do planejamento é possível determinar as ações necessárias para o bom desempenho dessa gestão. Este artigo compreendeu um estudo de caso em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sertão Pernambucano, a qual enfrenta dificuldades no desenvolvimento de suas atividades devido a falhas de planejamento e gestão. O objetivo deste estudo consistiu em averiguar como a gestão da UBS planeja suas atividades, identificar falhas e propor medidas para elevar a eficácia desse processo. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, através de uma pesquisa exploratória. Foi realizada uma análise situacional da UBS, identificaram-se alguns problemas relacionados à execução dos serviços, buscaram-se ferramentas de gestão para minimizar estes problemas, como a 5W2H e a análise SWOT. Esse método de diagnóstico da execução foi importante para a análise da situação problema, sendo possível apontar meios disponíveis a serem utilizados para atingir os objetivos e direcionar as ações permitindo aprimorar o funcionamento da UBS.Item Barreiras e incentivos relacionados à motivação dos colaboradores nas organizações: uma revisão sistemática de literatura(2020-11-04) Barbosa, Gabrieli Inacio; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente estudo visa identificar barreiras e incentivos relacionados à motivação dos colaboradores nas organizações. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando o método PRISMA. As barreiras à motivação encontradas foram: permanecer por muito tempo em um mesmo posto de trabalho, exaustão emocional e condições inadequadas de saúde. E os incentivos mais encontrados foram: o engajamento e a participação no trabalho, uma boa remuneração em conjunto com outros benefícios, um bom ambiente de trabalho, comunicação aberta e transparente e a possibilidade de crescimento dentro da organização. Alguns incentivos identificados com menos frequência foram o endomarketing e o redesenho de processos. Este estudo contribui para gestores de empresas, na medida em que aponta aspectos importantes para a formulação de estratégias de recursos humanos. Além disso, incrementa os estudos relativos à motivação nas organizações. Para futuros trabalhos, sugere-se analisar, sob a lente do modelo dos dois fatores de Herzberg, as barreiras e incentivos dos trabalhos selecionados.Item Ações de extensão: a percepção dos acadêmicos sobre as lives temáticas do projeto administração na web durante a pandemia(2020-11-04) Silva, Talita Aiala Paiva; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/0190196862233112Sabendo da importância que envolve a extensão nas universidades e que é necessário realizar atividades que ajudem a aproximar a comunidade acadêmica da sociedade, o presente trabalho visa analisar as ações do projeto de extensão Administração na WEB, desenvolvido por docentes e discentes do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST), durante o período de pandemia da Covid-19. Apresenta-se, portanto, a seguinte pergunta de pesquisa: qual a percepção dos acadêmicos sobre as ações do projeto Administração na WEB, implementadas no período de pandemia? Colocando em pauta as Lives Temáticas realizadas. Através disso, a metodologia se pautou em um estudo de caso, com abordagem descritiva e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes da UFRPE/UAST e de outras instituições. Realizou-se uma revisão sistemática para compreender o que os autores abordavam sobre o tema e, para saber as percepções das pessoas em se tratando das ações do blog foi elaborado um questionário, utilizando o Google Formulários. Reflete-se que as ações implementadas pelo blog, durante o período de pandemia, com a finalidade de aproximar a universidade e a sociedade foram efetivas, colaborando, de maneira satisfatória, para que os envolvidos compreendam a importância da comunicação e da extensão universitária dentro do meio acadêmico no qual estão inseridos. A utilização das mídias sociais tivera bastante relevância para o contexto atual, uma vez que, com as exigências de distanciamento social, foi possível continuar aproximando os acadêmicos, além de transmitir conhecimento.Item Satisfação no trabalho: um estudo realizado em uma secretaria municipal de educação(2020-11-05) Tavares, Cícero Halefsom Tenório; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/3471786307583433A satisfação no trabalho é um assunto pertinente para todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas. Isso porque a satisfação tem ligação direta com o desempenho dos colaboradores em suas funções. Esta pesquisa objetiva verificar o grau de satisfação no trabalho dos servidores de uma Secretaria Municipal de Educação, localizada no interior do Pernambuco. Pretende-se fazer a avaliação do grau de contentamento através da Escala de Satisfação no Trabalho (EST), fazendo interpretação e análise dos dados coletados. A metodologia usada foi pautada em um estudo de caso, com abordagem descritiva e possuindo cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram, servidores públicos municipais responsáveis pela construção das metodologias de ensino utilizadas nas escolas, desse modo foi aplicado um questionário, utilizando o Google Formulários, a distribuição se deu através do aplicativo WhatsApp, para captação de dados. Após a análise constatou-se que os servidores apresentam um nível ótimo nas dimensões que tratam sobre o grau de satisfação dentro da organização frente às tarefas que realizam, amizade entre os colegas e, relacionamento com a chefia. Porém, foi observado índices de satisfação baixos em se tratando dos questionamentos que se referem ao salário. Todavia, em uma análise da média geral dos dados, os servidores se mostram satisfeitos no trabalho. Logo, concluise que o tema abordado na pesquisa tem bastante relevância dentro do órgão, observando que eles estão satisfeitos em determinados aspectos, o que gera benefícios para si, para o órgão e para a sociedade, já que desempenham funções com mais satisfação.Item Análise do ciclo de serviços de uma loja de vestuário(2020-11-05) Silva, Regina de Almeida; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A utilização do ciclo de serviços funciona como uma ferramenta gerencial que auxilia a organização a trabalhar com o aspecto intangível e variável de seus processos e dos critérios utilizados pelos clientes para avaliar os serviços prestados. Essa pesquisa tem como objetivo construir o ciclo de serviços de uma organização do setor de vestuários e mapear os pontos críticos do processo que possam interferir na satisfação do seu cliente, considerando as cinco dimensões da qualidade propostas por Zeithaml e Bitner (2003): a confiabilidade, a responsividade, a segurança, a empatia e os aspectos tangíveis do serviço. A presente pesquisa é do tipo exploratória e descritiva; com abordagem do tipo qualitativa e com o método de estudo de caso, utilizando-se de documento e observação participante. O referencial teórico teve como base os seguintes autores: Las Casas (2019), Lovelock e Wright (2006); Gianesi e Corrêa (2018); Zeithaml; Bitner; Gremler, 2014, Fiebig; Freitas, (2011); Lamprecht, (1994); Cobra, (1986), Fitzsimmons e Fitzsimmons (2014), Albrecht e Bradford (1992), Grönroos (1984), Teixeira et al. (2012), Carlzon; Langerstrom, (2005). Spiller et al. (2004), Toledo et al. (2012). A partir da análise dos documentos da pesquisa de satisfação feita pela empresa e da observação participante, foi possível construir o ciclo de serviços da loja e observar que os momentos críticos estão na primeira etapa de prestação dos serviços - redes sociais e visita à loja. Portanto, se faz necessário que os gestores da empresa avaliem essa etapa do seu ciclo produtivo, na busca de fidelizar o seu cliente e conquistar novos negócios.Item Processo de comunicação em organizações privadas: um estudo na empresa Jodibe João Duque distribuidora de bebidas LTDA(2021) Leite, Mateus Pereira; Ferreira, Leonardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9845689877157123Item Percepção de sucesso na carreira sob o olhar de um grupo de colaboradores da Jodibe de Serra Talhada - PE(2021-02-18) Freitas, Gabriel Pereira de; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571O presente estudo possui como objetivo principal analisar a percepção de sucesso na carreira de um grupo de colaboradores da JODIBE, uma empresa de distribuição de bebidas consolidada no mercado, mais precisamente na região onde fica localizado o município de Serra Tallhada-PE. Dito isto, foi efetuada uma pesquisa, com o auxílio da Escala de Percepção de Sucesso na Carreira Reduzida, elaborada e validada por Costa (2010), em conjunto a oito colaboradores da referida empresa. O artigo detém uma natureza quantitativa e descritiva, com resultados coletados através de questionário online, considerando o perfil dos profissionais. A pesquisa indicou que a percepção de sucesso na carreira é mais expressiva na dimensão subjetiva que compreende os fatores a saber: valores, criatividade e desenvolvimento, do que na objetiva que conta com os fatores, a saber: remuneração e hierarquia.Item O endomarketing e a satisfação dos colaboradores em pequenas empresas(2021-02-18) Silva, Yuri Avelino da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571O presente artigo busca aferir a satisfação dos clientes internos e como isso afeta e contribui para sucesso de pequenas organizações. O endomarketing atualmente é uma ferramenta eficiente para as organizações que desejam otimizar seus resultados, pois tem como foco na integração e sincronização de todos os colaboradores da organização, fazendo com que eles virem aliados ao estabelecer a ideia de que o seu sucesso está ligado ao sucesso organizacional. Essa ferramenta surgiu por meio das necessidades de desenvolver meios de satisfazer e motivar seus colaboradores. Dentro desse aspecto, a problemática é obter como resposta, como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos? Dessa maneira, esse estudo tem como objetivo compreender como o endomarketing influencia na satisfação dos colaboradores internos de duas empresas de confecção de peças infantis e de moda feminina na cidade de Custódia-PE. Para isso, foi utilizado o método considerado como estudo de multicaso, com natureza qualitativa, uma pesquisa descritiva com revisão bibliográfica. Além da utilização do questionário estruturado, houve a coleta de dados para uma análise mais profunda sobre o assunto. Na análise dos resultados foram apurados os indicadores que provocam a satisfação dos colaboradores, através da comunicação eficiente, do treinamento e de alguns elementos motivacionais, além de como as ferramentas podem contribuir para o crescimento e a permanência da organização no mercado.Item Estruturação do processo de compras em um grupo de empresas de Serra Talhada-PE: estudo de caso(2021-02-19) Silva, Josefa Lauane Ferreira da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571Considerando a relevância que a gestão de compras tem na aquisição de materiais e serviços de qualidade, no momento certo e com o menor custo, esta constitui uma das etapas mais importantes da cadeia de suprimentos das empresas. Por essa razão, um processo de compras estruturado e otimizado impacta diretamente no resultado organizacional, no que se refere a operação, atendimento de demandas e faturamento. Nesta perspectiva, o objetivo geral consiste em compreender a estruturação da gestão de compras de um grupo de empresas localizado no município de Serra Talhada-PE. Para tal, o procedimento técnico aplicado a esse artigo classifica-se como um estudo de caso, adjunto a uma pesquisa descritiva de natureza preponderantemente qualitativa. Utilizou-se também como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado baseado no diagrama de Ishikawa. Como principais resultados de pesquisa, foram pontuados o excesso de solicitações, sobrecarga, atrasos, divisão inconsistente de tarefas como gargalos pertinentes à fase de desestruturação da gestão de compras do grupo, e seus respectivos impactos, que, por sua vez, foram sanados com ações corretivas para estruturar o processo de compras baseadas em quatro pilares, otimizando assim a performance de atuação do setor.Item Os fatores condicionantes para o empreendedorismo feminino local: um olhar para os empreendimentos em São José do Belmonte - PE(2021-02-19) Santos, Rayla da Silva; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571Sob uma óptica preliminar nota-se que o número de homens na administração de empreendimentos e no âmbito organizacional é resultado de uma cultura machista sustentada por séculos através de estereótipos legitimados pela própria sociedade. Conforme explícito no último relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de empreendedores estabelecidos no Brasil em 2019 foi de 18,4%, enquanto a de empreendedoras 13,9%, isso significa uma diferença de 4,5 pontos percentuais, ou seja, há aproximadamente três milhões de homens a mais em relação às mulheres nesse estágio, ainda que o gênero feminino represente a maioria no país. Mediante essa circunstância, apesar de não termos atingido ainda uma igualdade substancial, observamos que existe um crescimento significativo das mulheres no exercício empreendedor. Desse modo, o objetivo do artigo é explorar os perfis e os fatores condicionantes que impulsionam o empreendedorismo feminino na cidade de São José do Belmonte-PE. Para tal, a metodologia adotada classifica a pesquisa como qualitativa de cunho exploratória e descritiva considerando a contribuição bibliográfica para o norteamento teórico do estudo. Por fim, os resultados foram obtidos com êxito, pois delimitamos as características sociodemográficas que descrevem o grupo de empreendedoras locais, bem como assimilamos os propósitos e aspirações que conduziram a escolha dessa atividade laboral.Item Fatores de desmotivação dos funcionários públicos: um estudo de caso em uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Carnaíba-PE(2021-03-02) Barbosa, Fernando Henrique; Ferreira, Leonardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9845689877157123A pesquisa tem como objetivo geral, identificar quais são os fatores que causam a desmotivação na percepção dos funcionários públicos de uma escola municipal em Carnaíba-PE. Por meio da análise dos objetivos específicos elencados na pesquisa, tais como: verificar quais os fatores de desmotivação na visão dos funcionários públicos da escola; identificar se esses fatores afetam o comportamento dos funcionários; entender o impacto da desmotivação na produtividade dos funcionários da instituição. A pesquisa foi realizada no Complexo Educacional e Desportivo Governador Miguel Arraes, escola de ensino fundamental da cidade de Carnaíba-PE. Inaugurada em 2006 pelo prefeito José de Anchieta Gomes Patriota. O conteúdo que fundamenta esta pesquisa é o conceito de motivação, a desmotivação e serviço público brasileiro. O procedimento metodológico teve como base uma pesquisa exploratória quantitativa. Foi aplicado um questionário para coletar os dados sócios profissionais e as perguntas de escala de Likert sobre a desmotivação. As informações foram coletas entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, participando 21 funcionários (homens e mulheres) nos resultados A pesquisa encontrou uma variação nos fatores de desmotivação para os entrevistados.Item Proposta de melhoria para o processo de concessão de crédito rural em uma agência bancária(2021-03-02) Santana, Lucinaldo Nogueira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/2548027982061620Este artigo apresenta uma proposta de melhoria para o processo de concessão de crédito de uma agência bancária. O serviço de concessão de crédito rural é importante para fomentar a economia local, principalmente nos municípios nordestinos. Mas, muitas vezes, há excesso de burocracia na prestação desse serviço, reduzindo sua eficiência. Nese contexto, fez-se a seguinte pergunta de pesquisa: como tornar o processo de concessão de crédito rural de uma agência bancária, especializada na promoção do desenvolvimento regional, localizada em Serra Talhada-PE, mais eficiente? Diante dessa indagação, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar e propor melhorias para o atual processo de concessão de crédito rural de uma agência bancária de desenvolvimento regional em Serra Talhada/PE e como objetivos específicos: a) verificar como são realizadas as atividades que envolvem a concessão de crédito rural; b) identificar os pontos que necessitam de melhoria no processo; c) propor medidas para otimizar e proporcionar maior qualidade ao serviço ofertado. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Foram utilizadas as técnicas da observação direta e da entrevista semiestruturada para a coleta dos dados. Os resultados apontaram que o processo em análise possui as seguintes etapas: cadastro, solicitação de crédito, contratação, desembolso e arquivamento, tendo sido constatado excesso de procedimentos burocráticos. Concluiu-se que a reformulação no fluxo das atividades, principalmente, na redução da quantidade de vias de Instrumento de Crédito (IC) poderá elevar a eficiência desse processo sem causar maiores prejuízos.Item O sistema de franquias e suas vantagens: o caso de uma empresa do setor farmacêutico do sertão pernambucano(2021-03-03) Matos, Túlio Bezerra de; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/8279252545757800Esta pesquisa pode ser inserida no campo de estudos sobre o segmento de farmácias e drogarias, no qual a busca por redes e franquias tem se tornado peça chave para se alcançar vantagem competitiva como forma de garantir a sobrevivência de empresas de pequeno e médio porte no sertão pernambucano. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção de um empresário do setor farmacêutico, que atua na cidade de São José do Belmonte (PE), sobre as vantagens de aderir ao sistema de franquias. Para atender ao objetivo, essa pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e tem como procedimento técnico, o estudo de caso. Dentre os resultados encontrados, tem-se como uma das principais vantagens da adesão ao sistema de franquias, o melhoramento da estrutura de treinamentos e de gestão da empresa.Item Gerenciamento de riscos em projetos: uma revisão sistemática(2021-03-03) Silva, Adrenalina Mariana Torres Neves da; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/9906266310380920Os riscos são uma condição incerta que de alguma forma podem afetar o objetivo de um projeto. O gerenciamento de riscos permite que a empresa se antecipe aos desafios que pode enfrentar no futuro. Porém, muitas por não adotarem a prática da gestão de riscos ao se confrontarem com os obstáculos não conseguiram resolvê-los e acabaram falindo. Diante disso, este estudo teve como objetivo explorar como o tema gerenciamento de riscos em projetos vem sendo abordado pela literatura atualmente no âmbito da Administração. Como metodologia de pesquisa foram utilizadas técnicas de revisão sistemática de literatura e análise de conteúdo para a identificação e interpretação das publicações nacionais acerca do tema na literatura científica entre janeiro de 2010 e outubro de 2020 obtidas na base de dados do Portal Periódicos CAPES/MEC. Os resultados demonstraram estudos abordando conceitos, etapas de gerenciamento de projetos e de riscos, metodologias, modelos e ferramentas para gestão de risco que apresentaram resultados positivos de aplicações em empresas de vários segmentos e tamanhos. Concluiuse que os conceitos e as técnicas de gestão de riscos vêm sendo aplicados em diferentes tipos de projetos, em variados cenários e setores da economia, como a indústria de software, a agroindústria e empresas de porte mundial, demonstrando assim sua importância estratégica, enquanto ferramenta de gestão, para o sucesso das organizações.Item Características e contribuições dos laboratórios de inovação: uma revisão sistemática de literatura(2021-03-05) Oliveira, Bruna Roberta Lima de; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente estudo visa descrever características e contribuições dos laboratórios de inovação. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que os laboratórios de inovação fazem parte de diversos setores, assim como têm personalidade jurídica separada e autonomia decisória. São laboratórios voltados à gestão dos processos, à criação de novos métodos e ferramentas, bem como solução de problemas sociais, em interação direta com a sociedade. A pesquisa tem como limitação as restrições de tempo que impossibilitou a busca em outras bases de dados. Porém, esta é uma oportunidade para futuros trabalhos
