TCC - Bacharelado em Administração (UAST)

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    Governança da educação básica no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura
    (2022-10-14) Oliveira, Janaína Melo de; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/2933377365386425
    A educação é a base para o indivíduo se tornar um cidadão provido de discernimento para exercer seu papel na sociedade. A Governança Pública na área educacional deve seguir as premissas constitucionais, as quais determinam os direitos fundamentais dos cidadãos. O objetivo da pesquisa é analisar o Estado da Arte voltado à associação temática entre a governança pública e a educação básica no Brasil, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura no Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa é do tipo descritivo, adotando-se a abordagem qualitativa. Foi inicialmente realizada uma busca sobre a temática de Educação Básica no Brasil para a construção da seção de fundamentação teórica. Após o filtro de revisados por pares restaram 20 trabalhos, os quais serviram de base para o estudo. Cada artigo mostra as peculiaridades dos problemas gerados na área educacional, reforçando que a temática ainda tem múltiplos desafios a serem vencidos e fenômenos a serem estudados, desnudando a ineficiência do sistema de Governança Pública na Educação no Brasil. Como continuidade nos estudos sobre o tema, tendo em vista que as falhas da Governança na Educação Básica do Brasil têm se mostrado crônicas e carecem de reparos urgentes, sugere-se que estudos futuros sejam focados em Pesquisas Quantitativas sobre a Governança Pública e Políticas Públicas Educacionais. A sociedade precisa de resultados na área educacional com mais consistência, com escolas públicas ofertando ensino de qualidade e que estejam aptas a formar indivíduos capazes de mudar a realidade do país.
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    Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o uso de aplicativos de delivery de comida e serviços
    (2023-04-25) Silva Júnior, Patrício José da; Ferreira, Tereza Evâny de Lima Renôr; http://lattes.cnpq.br/4193095434135791; http://lattes.cnpq.br/8230698843493117
    O presente estudo versa sobre o comportamento dos consumidores em relação aos serviços de delivery. O objetivo do estudo é identificar os fatores que influenciam o comportamento de uso de aplicativos de delivery de comida e serviços. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativo-qualitativo, realizada por meio da aplicação de um questionário via Google Formulários. Quanto à análise dos dados coletados, utilizou-se a metodologia de análise de dados proposta por Gil (2008), que envolve a organização, tabulação, análise descritiva e inferencial dos dados, e a interpretação dos resultados. O corpus do trabalho apresenta um total de 50 (cinquenta) participantes do curso de administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco, especificamente os alunos da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). Os dados apontaram que os participantes são influenciados por fatores sociais, culturais e pessoais, chegando a pedir delivery pelo menos uma vez por semana, influenciados pela percepção de valor e indicações de outros clientes e amigos. O aplicativo QueroDelivery é a principal ferramenta de busca utilizada pelos consumidores. Por último, a pesquisa aponta para a necessidade de compreender os fatores que influenciam a decisão dos alunos e os possíveis desdobramentos desses hábitos. Espera-se com o trabalho, contribuir com a reflexão acerca dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor, bem como a ampliação de pesquisas mais aprofundadas na área estudada.
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    Influência do estilo de liderança nas diversas gerações no contexto organizacional
    (2023-04-25) Leticia Milene Ferreira da Silva; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
    A liderança desempenha um papel fundamental na organização, tendo em vista a responsabilidade na condução dos indivíduos dentro desta, com isso são partilhados processos e conhecimentos por diferentes indivíduos de diversas gerações. Nessa perspectiva, o presente estudo visa compreender a influência do estilo de liderança nas diversas gerações no contexto organizacional. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, conduzido por revisão sistemática de literatura, realizada nas plataformas Spell, Google Acadêmico e Scielo. Os resultados apontam que as gerações tendem a reagir de modo distinto em função dos estilos de liderança adotados no âmbito organizacional. A liderança tende a influenciar de forma negativa o desenvolvimento dos empregados na organização quando há a falta de visão humanística para os indivíduos que ali estão inseridos, e que para a geração X e Y a falta de oportunidades de crescimento e comunicação tende a acarretar o descontentamento desses em seu ambiente de trabalho em organizações do primeiro, segundo ou terceiro setor. Para futuros trabalhos, recomenda-se a ampliação das bases de dados, como forma de explorar as características e a influência do estilo de liderança em relação à geração Z.
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    Processo de comunicação em organizações privadas: um estudo na empresa Jodibe João Duque distribuidora de bebidas LTDA
    (2021) Leite, Mateus Pereira; Ferreira, Leonardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9845689877157123
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    As expectativas acadêmicas dos ingressantes do Curso de Bacharelado em Administração da UFRPE/UAST
    (2021-07-17) Viana, Káthylla Mayara Alves Santos; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701
    A presente pesquisa pode ser inserida no campo de estudo sobre expectativas acadêmicas, na qual busca investigar os anseios dos alunos ingressantes no ensino superior. Diante disso, o objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão de pesquisa: quais são as expectativas acadêmicas dos ingressantes do curso Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)? Para atender ao objetivo, essa pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa e tem como procedimento técnico, o estudo de caso. Na coleta de dados foi utilizado o Questionário de Percepções Acadêmicas: Versão A – Expectativas – Versão brasileira (QPA-E/B) - criado por Deaño et al. (2015) e adaptado por MarinhoAraújo et al. (2015). Notou-se que os discentes veem o curso de Administração da UAST como uma ótima oportunidade de obter um bom emprego e estabilidade em uma profissão valorizada pela sociedade. Além disso, foi possível identificar a autocobranç
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    Logística 4.0: uma revisão da literatura
    (2023-05-08) Vidal, Josueldo Bezerra; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549
    As mudanças tecnológicas dos últimos anos impactaram todos os setores da sociedade, incluindo a administração de empresas, que precisou se adaptar a essas transformações para se manter atualizada e competitiva. A logística é uma das áreas que passou por profundas mudanças, especialmente durante a pandemia da Covid-19, que obrigou as organizações a se reinventarem para evitar o colapso. A logística 4.0, que utiliza tecnologias digitais e grandes volumes de dados e informações para tornar as organizações mais inteligentes, é uma área recente e pouco explorada academicamente. Esta pesquisa se justifica por enfocar um tema atual e relevante para o campo da administração de empresas e busca contribuir para os estudos acadêmicos nessa área ainda pouco explorada. Foi realizada uma revisão da literatura científica sobre a logística 4.0 em português nos últimos anos, utilizando os principais sites de busca de artigos acadêmicos. A seleção de artigos de periódicos e eventos foi priorizada devido à escassez de estudos de caso sobre o tema até o momento. E, embora esta seja uma pesquisa bibliográfica com limitações, a contribuição está no fato de que ainda existem poucos trabalhos sobre a logística 4.0 no Brasil, apesar de ser uma área da administração já consolidada em outros países. Essa pesquisa tem como objetivo compreender e aprimorar essa ferramenta administrativa, além de contribuir para a produção de conhecimento na área da logística 4.0 no Brasil.
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    Síndrome de Burnout nas organizações de ensino em contexto de pós-graduação no Brasil
    (2023-04-25) Bezerra, Gilvaneide Cleia Marques; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
    As organizações de ensino em nível de pós-graduação desempenham um papel importantíssimo para a sociedade, que está cada vez mais em busca de conhecimento e especialização nas suas respectivas áreas, mas é possível também nessas instituições de ensino grandes níveis de estresse entre discentes e docentes por inúmeras questões, tais como o tempo para realizar as atividades, falta de assistência ou insuficiência da mesma, conciliar estudos, trabalho e afazeres domésticos, estão relacionados à carga de trabalho elevadas e muitas horas dedicadas às pesquisas podendo desencadear indicativo para síndrome de burnout. Nesse contexto, o presente estudo visa verificar aspectos que podem contribuir para a síndrome de burnout na pós-graduação no Brasil. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática qualitativa da literatura. Como resultados é possível destacar a presença da síndrome de burnout no âmbito da pós-graduação em enfermagem, ciências contábeis e administração, sendo tal doença causada, principalmente, pelo desgaste psicofisiológico, decorrente do excesso de trabalho e cobranças, afetando estudantes e professores. Faz-se necessário uma política de acompanhamento e cuidado para professores e estudantes, sobretudo o estudante-trabalhador, pois os mesmos estão propensos a desenvolver a síndrome de burnout. Como sugestões para futuros trabalhos, recomenda-se explorar mais profundamente o caso da síndrome de burnout no caso de professores que ocupam também cargos de gestão, principalmente, em nível de pós-graduação e também auxiliares administrativos. Além disso, estudos como a síndrome de burnout se comporta entre pessoas de diferentes gerações.
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    Desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro
    (2023-05-09) Santana, Myllene Vytorya da Silva; Pontes, Nicole Louise Macedo Teles de; http://lattes.cnpq.br/0800574110391775; http://lattes.cnpq.br/6758506861765246
    Por meio deste trabalho, visamos discutir os aspectos mais relevantes apresentados em artigos atuais sobre a diferença salarial em relação ao gênero e a dupla jornada de trabalho, analisando como esses fatores contribuem para a desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro. Em termos gerais, os resultados indicaram que as desigualdades entre as participações de homens e mulheres permanecem significativas, como também que variáveis relacionadas à diferença salarial e dupla jornada possuem efeitos distintos e desfavoráveis à mulher no âmbito do mercado de trabalho brasileiro. Os resultados não apenas indicam que a desigualdade entre as participações de homens e mulheres no meio ocupacional laborativo permanecem significativas, como também que variáveis relacionadas à diferença salarial e dupla jornada, que possuem efeitos distintos e desfavoráveis à mulher, onde contribuem para uma barreira que dificulta e atrapalha o exercício, pela mulher, do direito de trabalho previsto na Constituição Federal de 1988.
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    Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19
    (2023-04-25) Xavier, Adeilson Sobreira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639
    As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.
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    Uma análise acerca do processo de implantação da unidade de processamento de materiais recicláveis (UPMR) de Serra Talhada-PE
    (2023-04-25) Barros, Marcos Paulo da Silva; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639
    A adequada gestão dos resíduos sólidos gerados pela população é um problema comum a muitos municípios brasileiros. Quando esses resíduos não são bem tratados, podem acarretar diversos problemas para o poder público e a sociedade em geral, como inundações decorrentes do seu acúmulo nas ruas, além de doenças diversas. Este estudo teve como objetivo principal analisar como ocorreu a implementação da Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis de Serra Talhada/PE. Para tanto, realizou-se um estudo de caso exploratório e de natureza qualitativa nessa unidade, onde foi entrevistado o seu lider. Além disso, procedeu-se a uma pesquisa documental no Plano Municipal de Coleta Seletiva, elaborado em parceria com o Instituto Recicleiros. Os dados foram trabalhados através da técnica de análise de conteúdo. Foram exibidas as etapas desse processo de implantação e apresentadas as expectativas relacionadas à produção da unidade. Também foram apresentados aspectos relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual atribui ao poder público responsabilidades antes negligenciadas por falta de uma norma que regulamentasse a gestão dos resíduos sólidos. Nesse contexto, também foram externados o conceito de gestão integrada de resíduos sólidos e a importância dos catadores de recicláveis nesse processo