03.1 - Graduação (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item O guia do mochileiro das galáxias e a racionalização de eventos arbitrários(2023-05-04) Tavares, Breno Henrique da Silva; Apolinário, José Antônio Feitosa; Santos, Paulo Henrique Raulino dos; http://lattes.cnpq.br/4368649902795783; http://lattes.cnpq.br/1121641464509822; http://lattes.cnpq.br/9820237694860392O presente trabalho, de caráter exploratório, faz uma exploração da obra O Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams, tendo como objetivo observar como se apresenta a racionalização, que organiza os eventos arbitrários ali presentes, na construção de sua narrativa. Para isso, ele baseia-se principalmente em obras como A Dialética do Esclarecimento de Adorno e Horkheimer (1985) e A Ideologia da Sociedade Industrial de Marcuse (1973). Será também observado como aparece na obra relações com as ideias presentes na dialética do esclarecimento e analisado a arbitrariedade dos eventos sob a ótica da racionalização burguesa, buscando entender como essa é trazida no Guia do Mochileiro das Galáxias. Portanto, a análise segue em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, visto que, é por meio desta que se chega à conclusão afirmativa, pois, o guia do mochileiro traz em sua narrativa formas de racionalização burguesa, e os seus eventos se mostram arbitrários em decorrência dessa racionalizaçãoItem Estado nutricional do Sorgo cv. Sudão e atributos do solo sob aplicação de atenuantes do estresse salino no semiárido de Pernambuco(2023-04-27) Barros, Wanderson de; Pessoa, Luiz Guilherme Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1540664578909440; http://lattes.cnpq.br/5782800123364087O sorgo (Sorghum bicolor [L.] Moench), cv. Sudão é uma cultura em ascensão com diversos benefícios quanto a nutrição e adaptabilidade em condições de temperaturas elevadas, déficit hídrico e estresse salino. Em regiões semiáridas onde o solo apresenta diversos fatores limitantes como a salinidade, a cultura é capaz de obter pleno desenvolvimento. Desta forma, se faz necessário desenvolver mais pesquisas que otimizem o desenvolvimento do sorgo em regiões do semiárido. Neste trabalho, objetivou-se avaliar se o uso do Trichoderma (T) e a matéria orgânica (MO) potencializam a atuação do silício (Si) como atenuante ao estresse salino. A pesquisa foi conduzida em campo na Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim, pertencente à Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados, onde os tratamentos adotados foram: sorgo controle; Silício (Si); Silício + Matéria orgânica (Si + MO); Silício + Trichoderma (Si + T) e Silício + Trichoderma + Matéria orgânica (Si + T + MO). As variáveis avaliadas foram os elementos solúveis e trocáveis presentes no solo e na planta. Para o espaçamento foi utilizado 0,50 m entre fileiras e 10 plantas por metro linear, com dimensões de 330 m2 para área total, sendo 16 m2 por parcelas, e 4 m2 para as parcelas úteis para o experimento. Os dados obtidos foram submetidos aos testes de normalidade, análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. Onde foram observados que os tratamentos com silício combinado com matéria orgânica e Trichoderma foram significativos para atenuar os efeitos da salinidade no solo contribuindo com melhores condições para o desenvolvimento do sorgo cv. Sudão.Item Síntese e aplicação de nanopartículas de óxido de cobre (CuONPs) como adsorventes de Fe(II) em soluções aquosas(2023-05-04) Medeiros, Débora Lima de; Lima, Marcelo Batista de; http://lattes.cnpq.br/2424699316257149; http://lattes.cnpq.br/1448210883997196O Fe2+ é um íon metálico comumente encontrado em elevadas concentrações em águas subterrâneas. Considerando os efeitos negativos relacionados ao consumo de águas com níveis elevados de Fe2+ , torna-se necessário realizar o desenvolvimento de métodos que facilitem a remoção deste elemento. O processo de adsorção se destaca devido a sua viabilidade e eficiência, podendo ser aplicado de forma eficiente para a remoção de Fe2+ em amostras de água. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo sintetizar nanopartículas de óxido de cobre (CuONPs) e avaliar a sua capacidade como adsorvente de Fe2+ em soluções aquosas, utilizando o agente quelante 1,10-fenantrolina e análises espectrofotométricas na região do ultravioleta e visível (UV-Vis). A síntese das CuONPs foi realizada a partir do método de precipitação química, utilizando o sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4 × 5H2O) como agente precursor dos íons Cu2+ , o hidróxido de sódio (NaOH) como agente precipitante e o ácido acético (CH3COOH) como agente estabilizante. Para as análises referentes ao processo de adsorção, foram utilizadas soluções aquosas de Fe2+ preparadas a partir do sulfato de ferro heptahidratado (FeSO4 × 7H2O) em diferentes concentrações: 0,50 mg L-1 , 1,00 mg L-1 , 1,50 mg L-1 , 2,00 mg L-1 e 3,00 mg L-1 . Para determinar as concentrações das amostras após a adsorção, o reagente 1,10-fenantrolina e uma solução de acetato de sódio (solução tampão, pH 4,00) foram adicionadas e as análises por meio da espectrofotometria UV-Vis foi realizada. Por meio dos resultados obtidos, foi possível considerar que as CuONPs foram sintetizadas de forma eficiente, apresentando uma capacidade satisfatória de adsorção de Fe2+ . Com a adição da 1,10-fenantrolina nas amostras após a adsorção, não foi observada qualitativamente a formação do complexo [Fe(C12H8N2)3] 2+, visto que não houve o surgimento da coloração laranja característica do complexo. Os resultados mostraram uma capacidade muito considerável de adsorção de Fe2+ pelas CuONPs, tendo em vista que após a adsorção não foi detectada a presença de Fe2+, por meio das análises UV-Vis, em nenhuma das amostras estudadas.Item Avaliação da aprendizagem na educação inclusiva de Serra Talhada(2023-03-30) Pereira, Patricia Leandra da Silva; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/0046570028940388O presente estudo tem como objetivo investigar como acontece a avaliação da aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva em escolas de Ensino Fundamental I e II da cidade de Serra Talhada. Para tanto, entrevistamos professores de escolas municipais com vista a buscar respostas para as seguintes questões: Como os professores avaliam os alunos com deficiências? Quais métodos, instrumentos e critérios avaliativos que eles utilizam? Encontramos subsídios teóricos em Ferreira (2006); Leal (2006) Leães (2009); (Luckesi 2011) e Suassuna (2007). A abordagem metodológica adotada caracterizou-se pelo enfoque qualitativo, no sentido de compreender as vozes que participam do discurso sobre a avaliação da aprendizagem de alunos com deficiências. Nossos resultados apontam para imprecisões sobre a forma de avaliar alunos com deficiência e como existe um silenciamento pedagógico a esse respeito; adicionalmente, percebemos lacunas na formação continuada dos docentes e uma cultura de promoção automática, na qual o aluno é aprovado para outra série sem que seu conhecimento seja adequadamente avaliadoItem Processo de comunicação em organizações privadas: um estudo na empresa Jodibe João Duque distribuidora de bebidas LTDA(2021) Leite, Mateus Pereira; Ferreira, Leonardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9845689877157123Item O uso de substâncias naturais na investigação criminal: desenvolvimento de pó revelador para a técnica de empoamento a partir do hibiscus rosa-sinensis l(2023-04-27) Silva, Diego Flosi; Elayne Bessa Ferreira Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/8141462568415078; http://lattes.cnpq.br/3291995457221058O Brasil é conhecido como o país da impunidade em decorrência do baixo índice de crimes elucidados, evidenciando a necessidade de meios que possibilitem a responsabilização do culpado. Nesse contexto, insere-se a Perícia Criminal, cuja finalidade é esclarecer à justiça sobre um fato, fornecendo o modus operandi e identificação do criminoso a partir de métodos comprovados, como a datiloscopia forense, processo de identificação através das impressões digitais latentes em cenas de crime. Para a identificação dessas impressões, são utilizados vários métodos, dentre os quais se destaca a técnica de empoamento, que consiste na identificação das impressões digitais latentes por meio da aplicação de pós reveladores. No entanto, os pós atualmente utilizados nessa técnica têm alto custo, apresentam pouca eficiência em determinadas superfícies e guardam toxicidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um pó revelador de origem natural para auxiliar nos exames periciais a partir das flores de Hibiscus rosa-sinensis L., facilitando a identificação de impressões digitais e, consequentemente, identificar o autor do crime e dinâmica do fato, além de solucionar os problemas de alto custo e efeitos tóxicos dos pós utilizados nessa técnica. Para alcançar tais objetivos, o pó revelador, foi aplicado e testado em impressões digitais depositadas nas superfícies de vidro, metal e plástico em análises instantâneas e a longo prazo (24 horas, 15 dias e 30 dias), com o objetivo de testar sua eficácia em relação a alteração química e biológica da composição das impressões digitais ao longo do tempo. Bem como, testar a eficiência do pó nas impressões digitais naturais, em que o voluntário lavasse as mãos, e sebáceas, onde o voluntário, antes da deposição da impressão digital, friccionasse os dedos em regiões oleosas. Os resultados foram analisados de acordo com três aspectos, adesão, pigmentação e visualização dos pontos característicos. Nas impressões digitais naturais, o pó revelador apresentou todos os aspectos exigidos quando aplicado na superfície de metal, tanto a longo prazo quanto nas análises instantâneas. Já nas superfícies de vidro e de plástico, nas análises instantâneas, o pó revelador apresentou apenas pigmentação e adesão, não sendo possível a visualização dos pontos característicos, enquanto que nas análises a longo prazo, não apresentou nenhum dos aspectos exigidos. Para as impressões digitais sebáceas, o pó revelador foi eficiente em todas as superfícies quando analisadas de formas instantâneas, atendendo todos os aspectos exigidos. Da mesma forma ocorreu para as superfícies de vidro e de metal nas análises a longo prazo, enquanto que para a superfície de vidro, após 15 dias e 30 dias, a visualização das linhas papilares foi prejudicada. Dado o exposto, a presente pesquisa demonstrou grande eficiência do pó produzido, sobretudo, nas superfícies de metal. Apresentou resultados satisfatórios nas demais superfícies para as impressões digitais sebáceas, sendo necessário novos estudos para as impressões digitais naturais. Dessa forma, os pós reveladores de origem natural podem atuar como ótimos substitutos nessa técnica, solucionando os problemas dos pós utilizados, ao apresentarem baixo custo, nenhuma toxicidade e apresentar grande potencial nas superfícies testadas.Item Saúde mental dos/as docentes do sertão de Itaparica: a ludicidade como uma prática promotora de saúde(2023-04-20) Pereira, Meirane da Silva; Silva, Roseane Amorim da; http://lattes.cnpq.br/6158073027986310; http://lattes.cnpq.br/4559276455086329O presente estudo tem como objeto de investigação os fatores que podem contribuir para o adoecimento psíquico dos/as docentes e sua articulação com a ludicidade considerada como uma ferramenta promotora de melhor bem-estar físico e cognitivo em sua prática pedagógica baseando-se na fundamentação teórica sobre o assunto dos estudos de BARROS; VIEIRA (2021), LUCKESI (2014), MOURA et al. (2023), NÓVOA (2022), PIAGET (1976), SILVA; LEITE (2023) e VIGOTSKY (1992), entre outros. Na metodologia foi efetuada uma pesquisa de cunho qualitativo com cinco docentes atuantes em diferentes áreas de duas escolas da rede pública da cidade de Floresta – PE, no Sertão de Itaparica. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com os/as docentes e na segunda, as entrevistas foram analisadas com base na análise temática, onde foram elencadas três categorias que possibilitaram nossas reflexões. As categorias foram: Saúde emocional dos/as docentes; Ludicidade na prática docente e Estratégias utilizadas no ensino durante a pandemia. Os resultados revelam que, conforme observado nos relatos das docentes, a pandemia da COVID19 foi um dos fatores que, nos últimos anos têm agravado vários problemas emocionais, como ansiedade, tristeza e medo de docentes e discentes, uma vez que o sistema de ensino foi totalmente reestruturado afetando diretamente a saúde mental, e consequentemente no rendimento escolar em geral. No que se refere à realização profissional e à relação com o sistema educacional no período da pandemia, observou-se que o lúdico se tornou elemento essencial e uma forma de encontrar sentido na aprendizagem, considerando que a ludicidade cria laços mais afetivos e de (re) descoberta. O lúdico pode ser considerado um processo de investigação de soluções que nas escolas precisam ser desenvolvidas para ajudar docentes e discentes a se conectarem integralmente, e assim garantir um melhor conforto emocional e uma aprendizagem significativa.Item Sistema intensivo de suínos confinados.(2023-04-12) Sousa , Renan Alves de; Holanda, Mônica Calixto Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/4373630020897826; http://lattes.cnpq.br/5320264672172274O Estágio Supervisionado Obrigatório foi realizado no setor de suinocultura da Fazenda Várzea Alegre, localizada no município de Petrolândia-PE, no período de 08 de novembro de 2022 a 27 de janeiro de 2023, perfazendo uma carga horária total de 330 horas, como componente curricular obrigatório para conclusão do curso de Bacharelado em Zootecnia pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Este estágio foi realizado sob orientação da Profa. Dra. Mônica Calixto Ribeiro de Holanda, professora titular da UFRPE/UAST e sob a supervisão Engenheira Agrônoma Taciana Menezes da Silva, com o objetivo de acompanhar a produção de suínos em sistema intensivo de ciclo completo nas áreas de nutrição, manejo geral e sanitário, crescimento, terminação e comercialização. O Estágio Supervisionado Obrigatório possibilitou pôr em prática todo o conhecimento construído durante a graduação em Bacharelado em Zootecnia, favorecendo minha formação como Zootecnista neste processo de experiência, capacitando-me para atuar no mercado de trabalho.Item Análise demográfica da raia hypanus guttatus (Bloch & Schneider, 1801) no Rio Grande do Norte(2023-04-28) Oliveira, Candice Milena dos Santos; Silva, Francisco Marcante Santana da; http://lattes.cnpq.br/4286692304867555A análise demográfica incorpora informações de história de vida mais mortalidade por pesca, produzindo assim estimativas mais realistas de taxas intrínsecas de crescimento populacional. Medições precisas da mortalidade natural são essenciais para estudos demográficos, mas são difíceis de obter para muitas populações marinhas. Na ausência de dados diretos sobre mortalidade natural, utilizamos vários modelos para simular o efeito de diferentes valores de mortalidade de Hypanus guttatus, reduzindo assim os erros gerados pela escolha de um único modelo. O menor valor estimado para M foi estabelecido pelo método de Jensen (1996) 2 e o maior pelo método de Jensen (1996) 3, resultando em uma média de 0,276 (S = 0,763) dos 9 métodos utilizados. A taxa média total de mortalidade (Z)foi de 1,054 (S = 0,370) e, quando subtraída por M, produziu uma mortalidade por pesca F = 0,779. A taxa de mortalidade correspondente ao equilíbrio populacional (Z'), que é a mortalidade total constante Z que seria suficiente para manter a população em níveis sustentáveis foi estimada em 0,320 (S= 0,726). A raia Hypanus guttatus é uma boa candidata para análise demográfica. Esta entre as arraias mais capturadas no Brasil, sendo especialmente comum nas capturas da pesca artesanal na região Nordeste.Item As expectativas acadêmicas dos ingressantes do Curso de Bacharelado em Administração da UFRPE/UAST(2021-07-17) Viana, Káthylla Mayara Alves Santos; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A presente pesquisa pode ser inserida no campo de estudo sobre expectativas acadêmicas, na qual busca investigar os anseios dos alunos ingressantes no ensino superior. Diante disso, o objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão de pesquisa: quais são as expectativas acadêmicas dos ingressantes do curso Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)? Para atender ao objetivo, essa pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa e tem como procedimento técnico, o estudo de caso. Na coleta de dados foi utilizado o Questionário de Percepções Acadêmicas: Versão A – Expectativas – Versão brasileira (QPA-E/B) - criado por Deaño et al. (2015) e adaptado por MarinhoAraújo et al. (2015). Notou-se que os discentes veem o curso de Administração da UAST como uma ótima oportunidade de obter um bom emprego e estabilidade em uma profissão valorizada pela sociedade. Além disso, foi possível identificar a autocobranç
