Bacharelado em Administração (UAST)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Análise da gestão de políticas públicas de saúde para combate a COVID-19 no Brasil, de 2020 a 2022: uma revisão crítica da literatura
    (2022-10-10) Cavalcante, Cícero Rannyelly da Silva; Pontes, Nicole Louise Macedo Teles de; http://lattes.cnpq.br/0800574110391775
    O presente estudo tem a pretensão de realizar uma breve análise crítica da gestão de políticas públicas de saúde para combate a Covid-19 no Brasil, nos anos de 2020 a 2022. Através de uma pesquisa bibliográfica, o artigo realizará uma revisão da literatura acerca da temática escolhida buscando alcançar informações importantes para fundamentar o desenvolvimento do texto. A pesquisa abordará tópicos com assuntos importantes analisados e apresentados por vários autores, através de artigos, resenhas, textos e dados nos bancos de dados virtuais da internet em uma busca atualizada de assuntos pertinentes as políticas públicas de saúde desenvolvidas pelo Governo Federal frente a pandemia e seus impactos na sociedade brasileira. Ainda contextualiza a pandemia, a importância das políticas públicas para sociedade e o desenrolar da pandemia no Brasil.
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    Processo de comercialização nas feiras de produtos convencionais e orgânicos em Afogados da Ingazeira – PE
    (2022-09-28) Santana Junior, Luciano de Moura; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072
    O objetivo desse trabalho é comparar a comercialização na feira de produtos orgânicos com a feira de produtos convencionais no município de Afogados da Ingazeira – PE. O aumento da renda real do brasileiro até o ano de 2014 possibilitou um maior consumo de alimentos de valor agregado. Os consumidores desses produtos estão mais exigentes. A sustentabilidade socioambiental é um grande desafio, com isso é de extrema importância desenvolver um modelo de gestão de marketing. Apesar de ter um custo de produção relativamente mais baixo, alimentos orgânicos chegam à mesa do consumidor com um preço maior, devido às exigências e certificações dos selos desses produtos. O presente estudo se caracteriza por utilizar uma abordagem qualitativa, realizando um estudo comparativo entre as feiras de produtos orgânicos e de convencionais em Afogados da Ingazeira. Quanto à origem dos produtos, nota-se que os produtos convencionais vêm da região do Vale do São Francisco, enquanto os produtos orgânicos são produzidos na zona rural de Afogados da Ingazeira. Os clientes de produtos convencionais preferem produtos mais baratos, enquanto os de orgânicos preferem produtos mais saudáveis. Quanto aos preços aplicados, os clientes de produtos convencionais são mais econômicos, enquanto os de orgânicos são mais exigentes e não se preocupam com o preço, mas sim com a qualidade. Os clientes podem ser influenciados por fatores como preferências de produtos, preços aplicados, atendimento, barganha e fidelização. Na feira de produtos convencionais, os consumidores preferem economizar e ainda podem barganhar com os feirantes.
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    Virtudes morais abordadas por organizações voltadas à inserção de pessoas no mercado de trabalho
    (2022-09-28) Silva, Micaelly Sheyla Gomes da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/0367532075732286
    O presente trabalho tem por objetivo analisar como organizações voltadas à inserção de pessoas no mercado de trabalho abordam as virtudes morais. As tradições culturais de uma sociedade são em grande parte formadas por elementos de culturas diversas e permeiam os ambientes em que as pessoas estão inseridas. As virtudes morais são hábitos cultivados e qualidades que norteiam o comportamento humano, sendo elementos essenciais na construção do caráter e para se compreender o ser humano e a sociedade. As virtudes morais têm grande influência nas organizações, uma vez que são intrínsecas às pessoas que as compõem, de forma que essas possam contribuir para seus objetivos. É adotado como método uma pesquisa qualitativa e documental, analisando o conteúdo das divulgações de organizações voltadas ao desenvolvimento de características pessoais e habilidades profissionais das pessoas. Como resultados, percebeu-se que o multiculturalismo é visto também nos ambientes organizacionais, onde diferentes culturas, personalidades e valores se encontram e tornam-se grandes influenciadoras dos mesmos. Entende-se que é através do desenvolvimento das habilidades comportamentais que a entrada das pessoas no mercado de trabalho é facilitada, e cabe principalmente a elas buscarem se conhecer. A preservação de um comportamento ético e a formação de habilidades comportamentais são de suma importância para qualquer pessoa em qualquer ambiente em que esteja inserido. O estudo buscou contribuir para o entendimento de como as virtudes morais são formadas e podem ser desenvolvidas, e como podem influenciar o comportamento das pessoas e os ambientes em que estão inseridas.
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    Gestão da qualidade de serviços de informação: uma discussão sobre as dificuldades de implementação no setor público
    (2022-10-11) Lima, Fagner Brito de; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549; http://lattes.cnpq.br/3715083725362109
    O objetivo deste trabalho é refletir sobre as características do processo de implementação da Gestão da Qualidade em Serviços de Informação e a sua aplicação no setor público brasileiro, bem como buscar contribuir para a base teórica existente sobre o tema, através da análise de fundamentos teóricos discutidos por estudiosos da área. Para tanto, buscamos as respostas para a seguinte pergunta: quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas organizações do setor público para a implementação de uma Gestão de Qualidade em Serviços da Informação? É possível compreender que a implementação da gestão da qualidade em serviços da informação no setor público implica em uma grande mudança de crenças que permeiam as organizações há muito tempo. Apesar de todas as dificuldades encontradas através desse estudo acerca da implementação do modelo de gestão, entendemos que é necessário garantir que os Serviços de Informação operem com altos padrões de qualidade e ofereça aos seus clientes o suprimento de suas necessidades e a superação de suas expectativas. Concluímos, também, que os serviços de informação quando ligados ao setor público e encaixados no contexto social e econômico no qual estão inseridos, visto que os fatores internos e externos que envolvem organização representam tanto força como fraqueza à empresa, têm uma grande chance de ser implementado com sucesso na organização.
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    Padronização dos processos: um estudo de caso em uma pequena empresa de atacado e varejo
    (2022-10-06) Rocha, Hernandes Maia; Silva, Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932
    As empresas estão buscando, cada vez mais, se tornarem mais competitivas no mercado, exigindo delas mais qualidade em seus produtos e serviços, além do pronto atendimento das exigências de seus clientes. Uma prática que muitas empresas vêm utilizando como alternativa para a melhoria da qualidade e adequação aos requisitos de seus clientes, é a otimização de processos de negócio. Diante disso, este estudo objetivou propor a padronização dos processos de negócios, na área de compras de uma pequena empresa de atacado e varejo. Para este fim, foi realizada uma revisão bibliográfica, sobre qualidade e suas ferramentas, processo de negócio e padronização de processos de negócio aplicados a área de compras em empresas de atacado e varejo. Dentre as metodologias e ferramentas propostas para este estudo destacam-se o Bussiness Process Management (BPM), o Bussiness Process Management Notation (BPMN), as folhas de verificação, ISO 9001 e a análise PFMEA. A interação dessas metodologias e ferramentas, resultou na proposição de um modelo genérico para a padronização de processos organizacionais. O modelo proposto foi aplicado na área de compras de uma empresa, a qual foi objeto de estudo deste trabalho. Como resultados da implementação do modelo, observa-se a melhoria do processo de compras, redução dos volumes de produtos desnecessários, aceitação da mudança dos processos pela direção e colaboradores, além da redução de custos e perdas dos produtos, o que possibilitou mais efetividade e otimização da rotina de trabalho desta área.
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    Benefícios do sistema de gestão integrado com base nas normativas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001
    (2022-09-29) Lima, Igor Raynan Nascimento de; Maria José da Silva Feitosa; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
    O presente estudo visa identificar os benefícios que as organizações podem alcançar com a implantação do sistema de gestão integrado com base nas normativas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Foram identificados os seguintes benefícios: Melhoria contínua dos processos, sistemas, produtos e serviços; Atendimento às necessidades das partes interessadas no negócio; Diferencial Competitivo no mercado; Melhora da imagem organizacional; Minimização dos impactos ambientais e acidentes de trabalho; Aumento da produtividade e lucratividade; Atendimento dos requisitos legais; Redução de custos e burocracia e maior agilidade nas tomadas de decisão. Para o desenvolvimento de novos trabalhos existe a oportunidade da realização de estudos de casos aplicados para verificar se os benefícios identificados na revisão sistemática de literatura são observados na prática ou se aparecem outros benefícios nas empresas.
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    Mudanças climáticas e risco financeiro: uma análise para o setor de energia elétrica brasileiro
    (2022-10-10) Bezerra, Carlos Bruno Alves; Pontes, Tricia Thaíse e Silva; http://lattes.cnpq.br/0497598665441136
    Este estudo buscou analisar como as empresas que compõem o setor de energia elétrica no Brasil estão considerando os efeitos das mudanças climáticas e se estabelecem relação com os riscos financeiros. De natureza qualitativa, esta pesquisa realizou a análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade das empresas de energia elétrica pertencentes ao Índice de Energia Elétrica (IEE) da B3 (Bolsa, Brasil, Balcão) para o ano de 2021. As análises mostram que as mudanças climáticas resultam em implicações financeiras nas operações das empresas analisadas, podendo alterar significativamente a receita e os custos, além de provocar incertezas quanto aos planos estratégicos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. As infraestruturas produtiva e distributiva são desafiadas constantemente pelas mudanças climáticas e precisaram de investimento na modernização das suas estruturas. Os resultados evidenciaram uma alta exposição do setor energético a eventos naturais extremos, um aumento pluviométrico pode destruir estruturas que fornecem energia, o aumento da temperatura eleva as chances de sobrecargas do sistemas e secas colocam a credibilidade de qualquer companhia sob risco. E como uma transição para uma economia descarbonizada, através de planos de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas consegue desafiar a capacidade produtiva sem gerar risco financeiro e ao mesmo tempo suprir as necessidades de um setor essencial para a sociedade.
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    Aspectos que afetam de forma positiva ou negativa a qualidade no atendimento em agências bancárias
    (2022-10-07) Amaral, Maurílio Batista do; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
    O presente estudo visa identificar os aspectos que afetam de forma positiva ou negativa a qualidade no atendimento em agências bancárias. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura. Assim, foi possível identificar que aspectos como demora na realização dos procedimentos e as filas foram os que mais influenciaram negativamente. Por outra parte, a forma de tratamento e conhecimento dos produtos e serviços do banco são aspectos que influenciam de forma positiva. Para futuros trabalhos, sugerem-se a inclusão de outras bases de dados, bem como artigos em outros idiomas. Também seria importante aprofundar os estudos realizando uma pesquisa de campo.
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    Barreiras e facilitadores da comunicação interna nas organizações: uma revisão sistemática de literatura
    (2022-10-03) Lima, Carlos Alberio do Nascimento; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
    O presente estudo visa identificar barreiras e facilitadores à comunicação interna nas organizações. Para tanto, foi utilizada uma revisão sistemática de abordagem qualitativa, utilizando as plataformas spell, scielo e o portal de periódicos do capes. Foram selecionados 13 artigos para compor a pesquisa. Dentre as principais barreiras encontradas é possível citar falta de engajamento dos colaboradores, falta de qualidade da informação, falta de um plano de comunicação, discriminação hierárquica, falta de feedback. Quanto aos facilitadores, foi possível identificar a utilização de diversos canais de transmissão de informação, disponibilização de feedback, oferecer informações de qualidade e o engajamento dos colaboradores. A presente pesquisa apresenta como limitação a restrição de tempo para levantamento e análise dos dados. Como sugestão para pesquisas futuras, recomenda-se um estudo que possibilite um maior tempo para inclusão de novas bases de dados, assim como a realização de um estudo de campo visando verificar e/ou confirmar barreiras e facilitadores da comunicação interna
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    Aspectos que podem afetar a motivação do colaborador no trabalho home office
    (2022-10-07) Silva, Márcia Raquel Feitosa da; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323
    O presente artigo visa identificar aspectos que podem afetar a motivação do colaborador no trabalho home office. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura qualitativa. Os aspectos podem contribuir para motivação dos colaboradores em trabalho home office são: flexibilidade de horários, maior rendimento, economia de tempo, redução de distrações, controle das próprias funções, condições da estrutura de trabalho, ter orgulho da empresa, sentir-se realizado pelo trabalho e valorizado pela empresa. Já os aspetos que podem contribuir para a desmotivação são: falta de interação interpessoal, menor concentração, falta de infraestrutura, excesso de distrações, dificuldade em separar trabalho e vida pessoal, carga excessiva de trabalho, dificuldade em se adaptar às novas formas de trabalho, aumento de estresse, cansaço e esgotamento emocional. Este trabalho pode servir de fonte de informação para gestores e pesquisadores. Vale ressaltar que houve dificuldade em encontrar artigos que abordassem sobre a motivação do colaborador no trabalho home office. Para futuros trabalhos, sugere-se ampliar a base de dados e realizar pesquisa de campo.