01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    Produção de miniestacas em minijardim clonal de Psidium cattleyanum Sabine
    (2025-02-26) Silva, Eliene Francelino da; Gallo, Ricardo; Santos, Paulo César da Silva; http://lattes.cnpq.br/1101394195008183; http://lattes.cnpq.br/5160912065817980; http://lattes.cnpq.br/7091545006719309
    A propagação vegetativa de espécies nativas enfrenta desafios relacionados à variabilidade genética e ao baixo enraizamento de estacas, dificultando a produção de mudas em larga escala. O Psidium cattleyanum Sabine, conhecido como araçá, é uma espécie da Mata Atlântica com potencial econômico e ecológico, mas seu cultivo comercial ainda é limitado pela ausência de protocolos eficientes de propagação clonal. Neste estudo, avaliou-se a produção de miniestacas em minijardim clonal ao longo de 12 meses, analisando o desenvolvimento das minicepas e sua capacidade de regeneração. O experimento foi conduzido na Casa de Vegetação da UFRPE, utilizando 11 acessos da espécie, com 12 indivíduos por acesso, totalizando 132 plantas. As avaliações foram realizadas a cada 45 dias. As variáveis analisadas no estudo foram a altura das minicepas, o número de folhas, o tamanho dos brotos e o número de estacas formadas. A análise estatística foi realizada no software RBio, aplicando ANOVA para verificar diferenças significativas, o teste de Shapiro-Wilk para normalidade e o teste de Scott-Knott para agrupamento dos acessos. Os resultados indicaram que o acesso 23 apresentou maior altura, número de folhas e produção de miniestacas, evidenciando superioridade em relação aos demais. A partir da sexta coleta, observou-se um declínio na produção, possivelmente devido ao esgotamento fisiológico das minicepas, sugerindo a necessidade de ajustes no manejo, como intervalos maiores entre podas ou suplementação nutricional específica. O estudo demonstrou que o minijardim clonal é uma técnica eficiente para a propagação vegetativa de Psidium cattleyanum, sendo uma alternativa sustentável para a produção de mudas de alta qualidade. Os achados podem contribuir para o aprimoramento das práticas de manejo e a seleção de genótipos mais produtivos, além de reforçar o potencial da espécie para conservação e cultivo comercial.
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    Propostas gastronômicas para melhoria da aceitabilidade alimentar em pessoas com transtorno do espectro autista
    (2025-03-18) Oliveira, Stefano Diego de; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264; http://lattes.cnpq.br/1145259319860488
    Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frequentemente apresentam seletividade alimentar e hipersensibilidade sensorial. Assim, este estágio supervisionado obrigatório teve como objetivo identificar tendências de seletividade alimentar de crianças portadoras do TEA e propor intervenções gastronômicas aplicáveis à melhoria da aceitabilidade alimentar. A pesquisa envolveu 45 crianças com TEA, cujos responsáveis responderam a questionários estruturados abordando aspectos demográficos e alimentares. Foram avaliadas as seletividades em relação a marcas, temperaturas, cores, odores, sabores, texturas e tipos de alimentos, como carnes e vegetais. Os resultados foram categorizados em baixa, moderada, alta, muito alta e extrema prevalência de seletividade, permitindo identificar áreas críticas para intervenção. Observou-se que 73,33% das crianças eram do gênero masculino, alinhado à literatura sobre a prevalência maior de TEA em meninos. A maioria das crianças tinha entre 3 e 10 anos (51,11%), faixa etária vital para intervenções terapêuticas precoces. Ressalta-se a existência de uma forte preferência por alimentos de marcas específicas (42,22%), indicando a busca por segurança sensorial através da padronização dos alimentos. A rejeição a odores fortes (64,4%) e sabores amargos e azedos (57,78% e 53,33%, respectivamente) foi significativa, refletindo a hipersensibilidade sensorial. Em termos de texturas, houve menor seletividade para alimentos secos (40,00%), crocantes (35,56%) e liquidificados (37,78%), enquanto texturas molhadas (44,44%) e macias (48,89) obtiveram maiores índices de seletividade. A seletividade a vegetais foi classificada como de alta prevalência para vegetais crus e cozidos (57,78%), e muito alta prevalência para temperos verdes (73,33%), destacando a dificuldade em incorporar esses alimentos na dieta. Baseado nesses dados foi desenvolvido um guia de aconselhamento gastronômico que foi distribuído entre as famílias participantes buscando colaborar com a inserção de novas formas de apresentação dos alimentos a essas crianças. Concluindo, o estudo evidencia que a seletividade alimentar em crianças com TEA é complexa e influenciada por fatores sensoriais. A aplicação de técnicas gastronômicas adaptadas, como a introdução gradual de novos sabores e texturas, a utilização de apresentações atrativas e a combinação de alimentos preferidos com novos ingredientes ser uma alternativa para melhorar a aceitação alimentar.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) em um restaurante de cozinha ibérica na cidade de Recife - PE
    (2025-03-21) Souza , Luiz Paulo Guerra Alves de; Romeiro, Edenilze Teles; http://lattes.cnpq.br/1160900303161454; http://lattes.cnpq.br/8561294906654630
    O relatório descreve as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado obrigatório (ESO) no Ruizito, restaurante especializado em cozinha ibérica. O objetivo do estágio foi proporcionar uma imersão prática no funcionamento de um restaurante profissional de alta demanda, praticando técnicas de preparo, organização da cozinha e de ingredientes, além de atuar nas demais atividades operacionais, desafiadoras no setor da alimentação. As atividades desempenhadas durante o estágio incluíram a execução da mise en place para diversas preparações, o auxílio no controle do estoque e da organização da área de trabalho e a execução do serviço do restaurante, especificamente na área do bar frio. Durante o estágio, foi possível desenvolver habilidades práticas que contribuíram significativamente para a minha formação profissional, principalmente no que diz respeito à adaptação ao ritmo e rito de uma cozinha profissional.
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    Estágio Supervisionado Obrigatório: relatos das atividades desenvolvidas na pâtisserie de um restaurante na zona norte de Recife
    (2025-03-21) Monteiro, Júlia de Britto; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264; http://lattes.cnpq.br/7229415241928594
    O estágio é um momento de aprendizado que vai além do que se presencia na universidade, sua realização permite aos alunos experienciar a rotina de uma cozinha de produção, oferecendo vivências profissionais que ultrapassam as que a universidade é capaz de oferecer. Entender o estágio como um momento de aprendizado possibilita ao discente absorver a experiência e relacionar ao que se é aprendido em sala. É com esse objetivo que este relatório foi executado, a fim de explorar as preparações elaboradas na pâtisserie de um bistrô que funciona na zona norte de Recife. Por meio de um levantamento bibliográfico foi explorado as sobremesas, bem como alguns preparos produzidos na casa visando analisar se as reproduções das receitas faziam jus a nomenclatura que carregavam por meio de seu modo de preparo. Por diversas vezes as preparações fugiam do esperado pela literatura, e através da realização do estágio e produção deste relatório foi possível perceber que para além do crescimento profissional, no que se diz respeito às técnicas, a realização do estágio construiu fortemente para o desenvolvimento do senso crítico.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado em delivery de confeitaria e pastelaria
    (2025-03-19) Silva, Conceição Quitéria da; Siqueira, Leonardo Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9772792357816313; http://lattes.cnpq.br/7843828047585467
    O presente relatório documenta a experiência do Estágio Supervisionado Obrigatório realizado na empresa Cora - Comida que Abraça, localizada em Recife, Pernambuco. O objetivo principal do estágio foi desenvolver habilidades práticas e técnicas essenciais para a atuação profissional na gastronomia. Dentre as áreas abordadas, destacam-se a organização e gestão do estoque, o manuseio adequado de insumos, a produção e elaboração de fichas técnicas, bem como a compreensão da logística e atendimento ao cliente no setor de delivery. Durante o período do estágio, foram desempenhadas diversas atividades essenciais para o funcionamento da empresa, incluindo a higienização de insumos, a correta manipulação e assepsia dos ingredientes utilizados na produção de doces e salgados, garantindo a segurança alimentar. A mise en place das preparações, a organização dos ingredientes e utensílios necessários para otimizar o processo de produção. O porcionamento e embalagem de produtos seguiram um padrão de padronização para garantir a uniformidade dos itens produzidos. A identificação para congelamento aplicou técnicas adequadas de conservação dos produtos, respeitando as normas sanitárias. A contratação de serviços de entrega gerenciou o sistema de delivery, assegurando a pontualidade e qualidade na entrega dos pedidos. A elaboração de fichas técnicas possibilitou o desenvolvimento de documentos detalhados para garantir a padronização das receitas, controle de custos e gestão eficiente dos insumos. O estágio supervisionado proporcionou uma experiência enriquecedora ao possibilitar o contato direto com as demandas reais do setor de confeitaria e pastelaria no formato delivery. A experiência proporcionou o aprofundamento prático no segmento de confeitaria e pastelaria, com foco na modalidade delivery. O estágio foi essencial para a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso de Bacharelado em Gastronomia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), permitindo a compreensão do funcionamento de um empreendimento gastronômico e seus desafios diários. O aprendizado incluiu não apenas o aprimoramento das técnicas culinárias, mas também o desenvolvimento de habilidades organizacionais, logísticas e de atendimento ao cliente, permitiu uma melhor compreensão sobre a importância da padronização dos processos, da gestão de tempo e da qualidade dos insumos para a satisfação do consumidor. Em suma, o estágio foi fundamental para a preparação profissional e consolidação da carreira no ramo gastronômico.
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    Templo da gastronomia recifense: Mercado público de Casa Amarela
    (2025-03-20) Martins, Adriana Fernandes; Shinohara, Neide Kazue Sakugawa; http://lattes.cnpq.br/7105928729564845
    Este trabalho buscou compreender os aspectos históricos, culturais e alimentares encontrados no Mercado Público de Casa Amarela, em Recife-PE e a relação com a gastronomia pernambucana. Através de pesquisas bibliográficas e visitas ao local, o trabalho conta a história do mercado e do bairro em que está inserido, caracterizando sua estrutura, seus insumos e pratos característicos. Foram analisados os boxes do mercado que comercializam carnes, queijos, ovos e condimentos. Os restaurantes localizados na área externa atendem o público do bairro e pessoas em trânsito do entorno do mercado, que oferecem pratos étnicos da gastronomia pernambucana. Através da análise realizada nessa pesquisa, foi possível constatar que o Mercado exerce a função de um dos templos da gastronomia pernambucana, pois é um espaço de congregação, principalmente para a população local que o frequenta diariamente, buscando pratos típicos como cozido bovino com legumes, galinha e costela guisada, bife bovino e galinha assada. Destacou-se também a forte presença de insumos como ingredientes para confecção de empratados e doces a nível doméstico (carne de sol, queijo coalho, jerimum, coco seco e cheiro verde), preservando tradições e costumes da cultura alimentar pernambucana.
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    “No lixão nasce flor”: arte-educação como ação política na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PE
    (2025-03-21) Silva, Josué Mendes da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/0694263972780513
    O objetivo dessa composição musical em forma de trabalho monográfico é trazer à luz a reflexão acerca de dois mundos: Arte-Educação e Políticas Públicas em ambientes de privação de liberdade. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana, e sendo uma arte é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhuma pessoa. Daí, seu “uso” na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido “utilizada” em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a Arte-Educação e, em especial, a música não é exclusividade das pessoas ditas “livres”, sua interação junto às políticas públicas bem estruturadas, podem facilitar o processo de humanização para mulheres que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PFAL.
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    Quando o assunto é fome, o jornal prefere o jejum: uma análise das publicações da Folha de Pernambuco no ano de 2021
    (2025-03-19) Acioli, Alexandre de Souza; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/1548826983654540
    Este artigo explora as razões sociológicas por trás da falta de notícias sobre fome no jornal Folha de Pernambuco. Utilizando a teoria da Agenda Setting, de Maxwell McCombs, e conceitos de poder em Max Weber, Louis Althusser e Michel Foucault, analisamos como a mídia contribui para a construção e direcionamento de um discurso voltado a moldar as percepções dos leitores a partir da invisibilização da insegurança alimentar e a consequente perpetuação da desigualdade social. A metodologia envolveu a análise qualitativa das matérias jornalísticas publicadas nas 314 edições diárias do periódico ao longo de 2021, ano em que se comemorou 75 anos da publicação da primeira edição da obra Geografia da Fome, do médico Josué de Castro, e a instituição, pelo Ministério Público de Pernambuco, do Núcleo de Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas Josué de Castro (Núcleo DHANA), para atuar com atividades que possibilitassem a redução da situação de insegurança alimentar que atingia cerca de 2,1 milhões de pernambucanos.
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    Liderança feminina no contexto organizacional contemporâneo
    (2025-03-11) Paixão, Renê Gomes da; Lacerda, Katarina Leal Chaves; http://lattes.cnpq.br/3417563694199476; http://lattes.cnpq.br/5860902176035710
    Esse artigo teve por objetivo analisar como a liderança feminina se manifesta no contexto organizacional contemporâneo. Trata-se de um ensaio teórico, de abordagem qualitativa, sob a forma de uma revisão integrativa da literatura, de modo a descrever as características da liderança feminina, investigar suas semelhanças e distinções em relação a outros estilos de liderança e analisar os impactos que essa forma de liderança pode gerar no ambiente de trabalho. Como resultado, identifica-se que os estudos analisados convergem na descrição da liderança feminina como colaborativa, humanizada e eficiente. No entanto, enquanto alguns pesquisadores indicam que as mulheres mantêm seu estilo participativo independentemente do ambiente, outros destacam que, em organizações mais tradicionais e hierárquicas, elas podem adotar um comportamento mais autoritário para garantir sua credibilidade. A análise comparativa entre os tipos de liderança e a liderança feminina evidencia que modelos como a liderança democrática e transformacional se alinham naturalmente ao perfil das lideranças femininas, enquanto estilos como a liderança autocrática e liberal apresentam contradições com as características da liderança feminina. Por fim, a presença de mulheres em cargos de liderança contribui para um ambiente de trabalho mais justo e equitativo. Portanto, este estudo conclui que a liderança feminina é um elemento transformador dentro das organizações, contribuindo para a construção de espaços mais democráticos, inovadores e inclusivos.
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    Feedback: ferramenta de suporte à gestão do desempenho no ambiente organizacional
    (2023-04-26) Müller, Gleiciany Maria Leandro Silva; Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2951129655100886; http://lattes.cnpq.br/3587219030452061
    O presente artigo tem como objetivo analisar o que é feedback no ambiente organizacional, seus tipos e benefícios, e analisar esta prática com base na percepção dos funcionários de uma multinacional brasileira do ramo de energia. O estudo se inicia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e também na aplicação de uma pesquisa, a qual aborda o tema do feedback que é fornecido aos funcionários, destacando a frequência em que ocorre e a qualidade dos mesmos. Foi realizada a escolha de um público alvo para a pesquisa, sabido que o core business da rede de distribuição própria do grupo empresarial estudado é a área de vendas e o alvo era todos os 604 vendedores, distribuídos nos 27 estados brasileiros, que estavam ativos na empresa em janeiro de 2021, para participar da pesquisa. As avaliações de desempenho que se desdobram nos feedbacks formais desta empresa são anuais, porém, existe o estímulo para que ocorram feedbacks rotineiros constantes. A pesquisa buscou identificar se de fato estes feedbacks são comuns e se contribuem positivamente para quem os recebe. Ao final do estudo, pôde-se identificar que uma conversa, orientação, elogio e até mesmo crítica construtiva, no dia a dia, podem ser considerados uma opção de feedback e apoiar de forma ágil e pontual a gestão do desempenho dos colaboradores, sem que necessariamente seja preciso aguardar uma avaliação formal, anual e estruturada, sendo portanto um apoio positivo no desempenho dos colaboradores de forma continuada e ágil.