TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)
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Item A acessibilidade nos mercados públicos: pesquisando o Mercado da Encruzilhada, na cidade do Recife(2019) Vasconcelos, Lais Celeste; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/1047580332076525Os mercados públicos no Brasil são representantes da cultura em que estão inseridos. Em Pernambuco, como exemplo desses mercados, que possuem representatividade histórica e social, temos os Mercados São José, Boa Vista, Madalena, Casa Amarela e o Encruzilhada, objeto de estudo deste trabalho.. A população brasileira com deficiência representa, de acordo com o censo do IBGE (2010), cerca de 45 milhões de pessoas, é um número expressivo quando considera-se que equivale a quase 24% da população. E ao buscarem serviços de turismo e lazer, inclusive nos mercados públicos municipais, estas pessoas enfrentam diversos tipos de barreiras de acesso com prejuízos em sua auto estima e qualidade de vida. O objetivo geral deste estágio supervisionado obrigatório foi analisar quais são as barreiras de acessibilidade dos estabelecimentos gastronômicos situados dentro dos mercados públicos do Recife Para obter essa resposta, foi realizada uma revisão sistemática para embasar o referencial teórico e um estudo de campo no Mercado Público da Encruzilhada com gestores de estabelecimentos gastronômicos deste mercado. Como resultados,verificou-se que existem poucas publicações sobre o assunto, evidenciando a necessidade de mais estudos na área pesquisada. Além disso, foram identificadas barreiras de acessibilidade no Mercado da Encruzilhada tais como a falta de adequação das rampas conforme a NBR 9050 e a ausência de cardápio acessível. Além disso, constatou-se. Concluímos que o Mercado da Encruzilhada necessita de investimentos e aplicação das dimensões arquitetônica, comunicacional, atitudinal e programática, para a quebra das barreiras de acessibilidade enfrentadas por parte das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.Item A harmonização dos vinhos do Vale do São Francisco e a gastronomia pernambucana(2023-09-13) Santos, Caroline Brasiliano dos; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633; http://lattes.cnpq.br/6771175335724761O notável crescimento da área vitivinícola do Vale do São Francisco (VSF), vem impactando de maneira positiva questões socioeconômicas no Vale do Submédio São Francisco, como a geração de emprego e renda, o aumento de investimentos em infraestrutura e o desenvolvimento social. Aliado a isto, está o interesse e a busca dos consumidores por vinhos oriundos de novos terroirs e suas cozinhas regionais. Assim o presente estudo tem como objetivo estudar as características das harmonizações entre preparações da cozinha pernambucana e os espumantes da Indicação de Procedência Vale do São Francisco. Foram identificadas preparações, na disciplina de Cozinha Típica de Pernambuco, com capacidade de harmonização regional com espumantes brut, brut rosè e Asti Moscatel da Indicação de Procedência Vale do São Francisco. As propostas de harmonização foram avaliadas por discentes do curso de Bacharelado em Gastronomia da UFRPE orientados a identificar as características dos espumantes e das preparações, os pontos fortes das harmonizações e a aceitação das harmonizações, em degustações guiadas. Seis propostas de harmonização foram escolhidas, sendo elas: lagosta na moranga, paçoca de carne de sol com pirão de queijo para o espumante natural brut, camarões gratinados no abacaxi e arrumadinho para espumante brut rosé, e o bolo Souza Leão com Asti Moscatel. Para o espumante brut a preparação lagosta na moranga apresentou aceitação superior a 50%, tendo a harmonização destacado os sabores de vegetais e lácteo da preparação, e o sabor frutado e acides do vinho. O espumante brut rosè apresentou harmonização com aceitação superior a 60% com o camarão gratinado no abacaxi e com o arrumadinho, sendo destacado sabor frutado da preparação e acidez dos vinhos, e sabor de vegetais da preparação e equilíbrio do vinho, respectivamente. O Asti Moscatel e o bolo Souza Leão apresentaram aceitação superior a 90%, destacando os sabores do bolo, textura macia e doçura, e a doçura e acidez do vinho. Sendo possível identificar boa aceitação e pontos fortes harmonizações propostas, contudo a melhor proposta foi o Asti Moscatel com bolo Souza Leão.Item A importância da organização operacional dos processos em bar temático e lúdico(2024-09-27) Silva, Gabriela Ana da; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633; http://lattes.cnpq.br/9051237172911309Os serviços de alimentos e bebidas necessitam de práticas diárias cuidadosas em todos os seus processos, seja da compra de insumos, recebimento, estoque, manipulação dos alimentos e utensílios, ambiente e cuidados com seu manipulador. Além disso, a alta procura por esses serviços tem aumentado a necessidade de uma organização eficaz nos métodos gerais de cada serviço oferecido com agilidade do colaborador e manutenção da qualidade no serviço, seja na boa experiência do comensal e na produção de um produto alimentício seguro. Faz-se necessário otimizar esses recursos com a padronização dos serviços para além de fornecer um serviço de boa qualidade, reduzir custos e desperdícios na empresa. Neste presente trabalho, estão detalhadas todas as atividades desenvolvidas durante a permanência no Estágio Supervisionado Obrigatório, na equipe de bar do Le Faux Nez. No período de permanência, foram desenvolvidas atividades de higienização de vegetais; organização e limpeza do ambiente de trabalho; limpeza de utensílios e maquinários em geral; preparo de insumos para a produção de drinks e produtos da casa; controle de estoque do bar; planilhas de controle de desperdício, quebra de utensílios, controle de temperatura do maquinário, controle de pragas, controle de limpeza de bar e salão; inventário; preparo de drinks; auxílio em ficha técnica e auxílio em atendimento; participação em treinamentos de drinks, excelência no atendimento. Como exemplo de um bom serviço, investimento e dedicação, temos em Recife, o Le Faux Nez Café Bar. A experiência adquirida em relação ao crescimento profissional dá-se nas práticas diárias e na autonomia de poder exercer a função mediante a teoria do curso. É uma empresa aberta a novos olhares, novas ideias e muito comunicativa com os colaboradores. Além de treinamentos que buscam desenvolver o lado pessoal do profissional para se adequar, são realizadas também reuniões para propor pontos de melhorias do estabelecimento semanalmente. O que enriquece o funcionário de aprendizado e, consequentemente, a empresa no seu desenvolvimento e crescimento.Item A importância da presença digital na captação e fidelização de clientes: um estudo de caso no restaurante pernambucano Cá-Já(2024-09-26) Nascimento, Nathalya Tavares Braga do; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/5789891502342126A presença digital é crucial na atualidade, especialmente com o crescimento das redes sociais no setor gastronômico. Essas plataformas permitem a criação de vínculos com clientes e fortalecem a marca, impactando vendas e fidelização. A pesquisa avalia a importância da presença digital na captação e fidelização de clientes, utilizando o restaurante pernambucano Cá-Já, localizado no bairro dos Aflitos, em Recife, como estudo de caso. Foi utilizada a abordagem qualitativa, que incluiu uma entrevista com um dos gestores do restaurante, bem como uma análise das estratégias digitais implementadas no Instagram, além de pesquisa bibliográfica sobre o impacto do marketing e redes sociais em restaurantes. Como resultado, é entendível que as estratégias digitais podem colaborar para o sucesso de restaurantes em um contexto mercadológico, sendo a presença digital considerada um requisito básico para um estabelecimento atualmente. Conclui-se que a presença digital é essencial tanto para a captação de novos clientes, quanto para a fidelização e criação de comunidades virtuais, visto que o local estudado utiliza exclusivamente do Instagram como fonte de divulgação, destacando-o como referência no mercado gastronômico de Recife.Item A importância do treinamento em técnicas de primeiros socorros para discentes em cozinhas didáticas: o Laboratório de Gastronomia da UFRPE(2023-09-20) Barros, Alexandre Dias Pereira de; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/0581720633136555Nos cursos de Gastronomia, as cozinhas didáticas reúnem algumas condições de risco similares às cozinhas profissionais, sendo o local onde grande parte dos discentes têm o primeiro contato com esse tipo de ambiente laboral. Acidentes como cortes, amputações, queimaduras, choques elétricos ou engasgos são passíveis de acontecer e, nesse caso, deve-se chamar o serviço especializado. Entretanto, antes que este chegue ao local, o conhecimento adequado, dentre os presentes, de técnicas de primeiros socorros, pode mitigar danos à vítima. Este trabalho buscou averiguar a importância do treinamento em técnicas de primeiros socorros para estudantes com aulas práticas em cozinhas didáticas, tendo como estudo de caso o Laboratório de Gastronomia da UFRPE. Para tanto, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre riscos de acidentes em cozinhas profissionais e didáticas e técnicas de primeiros socorros. Foi realizada ainda uma pesquisa de campo envolvendo: formulário de pesquisa de opinião sem identificação do respondente, em meio digital; levantamento de riscos das cozinhas didáticas do Laboratório de Gastronomia da UFRPE, resultantes da estrutura física, equipamentos e utensílios; medição de distância e tempo de deslocamento para as unidades de atendimento mais próximas. Como resultados, foi observado que a maioria dos respondentes não tem conhecimentos formais sobre primeiros socorros, além de que, se que parte dos participantes adotaria procedimentos recomendados pela literatura, outros realizariam medidas incorretas, o que poderia comprometer o estado da vítima. Boa parte dos participantes informou já ter sofrido algum acidente em cozinha profissional ou didática e, a grande maioria se mostrou interessada em receber treinamento em primeiros socorros. Na análise do espaço do laboratório, foram listados riscos na estrutura física, equipamentos e utensílios, inerentes a esse espaço, que podem gerar quedas, cortes, amputações, choque elétrico, queimadura, dentre outros. A distância para os serviços de saúde mais próximos está entre 3 e 6 km da universidade e, em média, de 6 a 12 minutos, a depender do trânsito. Conclui-se que promover o conhecimento adequado de primeiros socorros para estudantes de gastronomia é uma habilidade relevante para sua vivência nas cozinhas didáticas e nas futuras experiências em cozinhas profissionais.Item A percepção do assédio moral por trabalhadoras na área da Gastronomia em Pernambuco(2021-07-14) Silva, Emily Cristina da; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765A violência vivenciada pela mulher está presente em diversas esferas na sua vida, pessoal ou profissional. No âmbito da Gastronomia, percebe-se um pertencer doméstico do fazer cotidiano, mas ainda dificuldades de inserção e reconhecimento na área, levando a práticas discriminatórias no ambiente laboral, podendo ser caracterizadas como assédio moral. Para, além disso, observa-se uma lacuna de pesquisa no setor gastronômico quanto a esta problemática. Assim, o presente estudo de caráter exploratório descritivo, tem como objetivo identificar a percepção do assédio moral por trabalhadoras na área de Gastronomia em Pernambuco; em específico quais as práticas de assédio moral mais frequentemente percebidas, qual o perfil destes agressores e o perfil das mulheres assediadas no trabalho. O estudo foi realizado por meio de formulário online e contou com 76 respondentes. Após análise dos dados, identificou-se que 92,1% destas mulheres percebem as práticas de assédio moral, principalmente advindas em forma de deboche e zombamento, equivalente a 62,3%, reproduzidas em sua maioria por homens em nível hierárquico superior. Estes pontos demonstram que o ambiente gastronômico ainda é predominantemente masculino e por vezes uma ameaça à segurança e à saúde das mulheres e torna necessário uma maior reflexão sobre os moldes atuais da gestão empresarial, uma tomada de atitude por parte de todos que compõem o corpo das empresas e consequentemente, a sociedade.Item A percepção dos turistas da Ilha de Itamaracá para a gastronomia desenvolvida nas praias da região(2024-10-01) Silva, Emmanuella Samara Carneiro Aleixo da; Correia, Bruno Celso Vilela; http://lattes.cnpq.br/2359425137602779; http://lattes.cnpq.br/3247055155567168A gastronomia da Ilha de Itamaracá é uma das expressões mais ricas da cultura local, refletindo a harmonia entre a tradição pesqueira da região e o ambiente tropical. Este trabalho tem como objetivo averiguar qual é a percepção dos turistas da Ilha de Itamaracá quanto à gastronomia desenvolvida nas praias da região. Como também, identificar quais os principais ambientes de praia para os turistas de Itamaracá; evidenciar os pratos típicos da região e verificar se a gastronomia desses estabelecimentos atua como um atrativo para os visitantes. A metodologia incluiu a identificação dos ambientes gastronômicos mais atrativos, avaliando aspectos como tipicidade, qualidade, diversidade e conforto, por meio de questionários e entrevistas com turistas. Os resultados indicam que a temporada de verão, de setembro a março, é a mais movimentada, com o Forte Orange e o Pilar sendo os destinos preferidos dos visitantes. Entre os pratos mais consumidos, destacam-se o peixe, preparado de diversas formas, e o caldinho. A maioria dos entrevistados (58%) considerou a gastronomia satisfatória, embora uma parcela (13%) tenha apontado a necessidade de melhorias, seja no preço ou na oferta de algo diferenciado. Conclui-se que a gastronomia local desempenha um papel importante na experiência turística, fortalecendo a identidade cultural e contribuindo para a economia da região. Contudo, a falta de investimentos governamentais na infraestrutura turística e no setor gastronômico limita seu potencial. A pesca, sendo uma das principais atividades econômicas da ilha, poderia ser mais bem explorada para atrair mais turistas, oferecendo pratos frescos e de alta qualidade, além de promover a venda de produtos locais.Item Ações de preservação do patrimônio alimentar em Pernambuco: uma vivência na FUNDARPE(2024-03-08) Santos, Ayla Milena Amaral; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/9700890947154623Após a publicação dos artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988, mudou-se a configuração de como se era trabalhado a respeito do patrimônio imaterial cultural no Brasil. Os artigos trouxeram a possibilidade de efetivar trabalhos que estivessem preocupados em salvaguardar as tradições e garantir os direitos dos detentores desses saberes. No Estado de Pernambuco, a criação da Lei nº 16.426, de 27 de setembro de 2018 instituiu o Sistema Estadual de Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, sendo a Fundarpe uma peça chave na elaboração dos documentos de registro e na preservação dos bens imateriais. Este trabalho aborda as atividades de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) desenvolvido na Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O estágio teve como objetivo principal vivenciar as ações de patrimonialização de bens imateriais relacionados ao patrimônio alimentar em Pernambuco e como objetivos específicos conhecer bases de dados institucionais sobre patrimônio, compreender processos e legislações, participar de instruções técnicas, conhecer processos relativos à política de patrimônio, traçar a importância da salvaguarda dos saberes. As atividades foram desenvolvidas sob supervisão da Gerência de Patrimônio Imaterial da instituição, em paralelo a pesquisas bibliográficas sobre os temas trabalhados. Além disso, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com o Gerente do patrimônio imaterial da Fundarpe em busca de entender a importância dos registros e a atuação da Fundarpe. O relatório narra as atividades desenvolvidas e a forma como se faz importante a salvaguarda do patrimônio imaterial e o entendimento do patrimônio alimentar como um constituinte da identidade cultural de um povo.Item Adequação as boas práticas, direito do consumidor e atividades de produção no Restaurante Skillus: relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório(2019) Santiago, Júlia Bianca Ferreira; Alves Filho, Francisco Valerio; http://lattes.cnpq.br/5867822941885322As “Boas Práticas” (RDC 216/2004) são a base do funcionamento de uma cozinha profissional para garantir a segurança e evitar a contaminação do ambiente de trabalho, dos trabalhadores e do consumidor final. Da mesma forma, a lei 8.078 / 1990 (Código de Defesa do Consumidor) tem a intenção de proteger os cidadãos contra danos causados por produtores ou prestadores de serviços, sendo assim, é necessário utilizar ambos para analisar tais cozinhas. Neste trabalho serão descritos os procedimentos de produção, limpeza e manutenção na cozinha do restaurante Skillus e tais procedimentos serão comparados com o que é considerado correto por tais normas com o objetivo de compreender se as atividades ocorrem corretamente e se essa cozinha pode ser considerada adequada para a segurança do consumidor.Item Análise da percepção de qualidade do pão francês pelo consumidor da Região Metropolitana do Recife/PE(2023-09-21) Ponte, Felipe Barbosa; Siqueira, Leonardo Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9772792357816313; http://lattes.cnpq.br/1451676076411667O pão francês que conhecemos atualmente provavelmente teve sua origem na tentativa de adaptar a tradicional baguete francesa para o contexto brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2022, o consumo de pão francês atingiu cerca de 2,3 milhões de toneladas, representando aproximadamente 34,39% do total de produtos de panificação vendidos no Brasil. Com o objetivo de auxiliar as padarias na busca pela qualidade, a ABNT introduziu, em 2013, a norma NBR 16170, estabelecendo diretrizes que abordam características como cor, tamanho, massa e outros, visando melhorar a qualidade do produto. Este estudo se propôs a avaliar como os consumidores na Região Metropolitana do Recife/PE percebem a qualidade do pão francês. Foi elaborado um questionário digital contendo 33 questões de múltipla escolha, o qual foi divulgado online por 21 dias e resultou em 114 respostas. Os dados coletados foram processados utilizando as ferramentas Google Forms e Excel, permitindo a quantificação da frequência e porcentagem de cada parâmetro avaliado, sendo apresentados por meio de tabelas e gráficos. Os resultados apontam que, para os consumidores da Região Metropolitana do Recife, os principais fatores que influenciam a aceitação do pão francês são o sabor, a crocância da casca, o aroma e a cor da casca, nessa ordem de importância. A abertura da casca não parece ser um fator crítico na escolha do produto. Além disso, o preço não é um determinante decisivo na decisão de compra, já que os consumidores demonstraram disposição para pagar mais por um pão de melhor qualidade, independentemente de variações no preço. O tamanho/peso do pão possui menos relevância, sendo aceitável tanto para pães maiores quanto para menores. Essa avaliação da percepção de qualidade dos consumidores, em contraste com os critérios estabelecidos pela NBR 16170:2013, revela diferenças na importância atribuída a certos atributos de qualidade. Sabor e aroma são considerados fundamentais pelos consumidores, enquanto o peso do pão possui uma influência menor. Isso destaca a necessidade de elaborar critérios de qualidade que levem em conta não apenas aspectos técnicos, mas também as preferências e opiniões dos consumidores, além da tradição associada ao produto.Item Análise de rótulos de farinha de mandioca: conformidades e não conformidades perante legislações e normas vigentes(2018-07-22) Santos, Maria Clara Leopoldino; Shinohara, Neide Kazue Sakugawa; http://lattes.cnpq.br/7105928729564845; http://lattes.cnpq.br/0707114836103494A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é símbolo da cultura alimentar brasileira, possuindo grande relevância em todas as regiões do país, tendo como célebre subproduto a farinha de mandioca. Diante dessa importância gastronômica, faz-se necessário a avaliação das informações contidas nos rótulos presentes nas embalagens de farinha de mandioca comercializada na região da Grande Recife, promovendo uma análise dos elementos informativos frente às legislações pertinentes. As normas sanitárias que norteiam a rotulação no Brasil são de responsabilidade do Ministério da Saúde (ANVISA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Foram adquiridas 16 diferentes amostras de farinha de mandioca (tipo 1) nos principais supermercados da capital pernambucana onde foram encontradas as seguintes inconformidades: RDC nº 259 – Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados (n11/16); Portaria nº 453 NBR 13230 - Simbologia Indicativa de Reciclabilidade e Identificação de Materiais Plásticos – Simbologia (n10/16); RDC nº 359 - Regulamento Técnico de Porções de Alimentos Embalados para fins de Rotulagem Nutricional (n7/16); RDC nº 360 - Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados - Composição Nutricional e a Disposição da Ordem Obrigatória de Nutrientes (n6/16); Lei nº 10.674 - Lei que exige que os produtos alimentícios comercializados informem no rótulo a presença de glúten, como medida preventiva aos celíacos (n6/16); Portaria nº 157 - Regulamento Técnico Metrológico – medidas de algarismo e letras (n4/16) e IN 52 - Classificação da farinha de mandioca, considerando seus requisitos de qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem, nos aspectos referentes à classificação do produto (n3/16). Restando conformidade geral (n16/16) referente a RDC nº 263 que trata do Regulamento Técnico para Produtos de Cereais, Amidos, Farinhas e Farelos. Diante de todas as amostras de rótulos analisadas, nenhuma se mostrou plenamente em conformidade com as exigências dos órgãos competentes para estarem sendo comercializadas. Sendo indispensável a presença dos órgãos fiscalizadores para averiguar e retificar essas desconformidades, junto aos responsáveis pelos produtos. E ao governo associado a estes órgãos em procurar meios de capacitar e educar o consumidor para a efetiva leitura e entendimento do rótulo.Item Análise do comportamento do consumidor e das transformações nos espaços físicos de atendimento dos serviços de A&B decorrente da pandemia de COVID-19 no estado de Pernambuco(2024-03-07) Cirne, Lara de Andrade; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/8761972544307528Em 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia pelo vírus SARS-Cov-2 (OPAS BRASIL, 2020), o que resultou numa rigorosa recomendação de isolamento social e suspensões temporárias de diversas atividades da economia, como o setor de Alimentos e Bebidas (A&B). Em meio a instabilidade, foi necessário compreender a conjuntura e as mudanças de comportamento no setor, para isso pesquisas foram realizadas no cenário nacional (FOODCONSULTING, 2020). Focando no cenário de Pernambuco, a presente pesquisa teve como objetivo analisar padrões de comportamento dos consumidores de serviços de A&B e as mudanças espaciais nas instalações dos estabelecimentos do ramo, sob o impacto da pandemia. A metodologia previu inicialmente a leitura sistemática de matérias publicadas por mídias oficiais selecionadas por meio de uma ferramenta de gestão de clipping, a aplicação de formulários online de pesquisa de opinião e pesquisa de imagens. Obtendo 127 respostas, os formulários online, voltados a residentes de Pernambuco, indicaram a redução de presencialidade em serviços de alimentação, o que se deve às restrições colocadas pelo poder público, mas também pelo receio de contrair Covid-19. Os serviços de delivery foram apontados como possibilidade para o consumo e as motivações para a frequência aos estabelecimentos foram reduzidas, em termos absolutos, havendo, porém, a permanência hierárquica. Foi observado ainda que o desejo de retorno à presencialidade é bastante significativa e expressa um potencial de recuperação do setor. Além disso, foi possível perceber que os protocolos de higiene e limpeza colocadas pelo Governo Estadual foram aprovados, sendo diversas delas desejáveis a permanência. Com relação à pesquisa de imagens, foi realizada por meio de palavras-chave relacionadas aos aspectos espaciais dos protocolos setoriais que regraram os serviços de alimentação em Pernambuco. Pôde-se observar mudanças espaciais determinadas pelos protocolos, como por exemplo: distanciamento entre mesas, limite no número de comensais ou demarcações para distanciamento entre pessoas. Foram ainda encontrados outros elementos espaciais, tais como bolhas ou cápsulas e comportamentais, e atitudinais como o uso de máscaras e faceshield. Entende-se, assim, que a vivência do cenário pandêmico trouxe transformação espacial para os estabelecimentos. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período de setembro de 2021 a agosto de 2022 e é submetida neste relatório como atividade de equiparação ao Estágio Supervisionado Obrigatório/ESO.Item Análise dos cardápios de confeitaria, sorveterias e cafeterias de shoppings da Zona Sul do Recife: um olhar para a disponibilidade de sobremesas inclusivas(2025-08-12) Lins, Hilda Maria Lima; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264; http://lattes.cnpq.br/8818093105037894A confeitaria é um dos ramos da gastronomia que, em Pernambuco, se estabeleceu fortemente e ganhou grande notoriedade cultural. No entanto, atualmente existe uma tendência mercadológica para que a confeitaria mude e/ou se adapte a fim de atender ao mercado de alimentação saudável, e principalmente, aos públicos que têm encontrado diagnóstico de alergias alimentares cada vez mais precocemente, com aumento relevante. Assim, considerando a necessidade dessa conscientização e gerenciamento, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido na área de confeitaria e planejamento de cardápios com o objetivo principal de analisar a presença, a clareza e a abrangência de informações sobre opções de sobremesas inclusivas em cardápios de confeitarias localizadas em 2 grandes shopping centers da zona sul de Recife-PE. O problema vislumbrado foi a necessidade iminente de que esses estabelecimentos comercializadores de sobremesas ofereçam opções com informações seguras para públicos diversos, principalmente, pessoas com alergias e/ou intolerâncias alimentares. Essa exigência se alinha com as normativas da RDC nº 26/2015 da ANVISA e, mais recentemente, à Lei nº 18.737/2024 de Pernambuco, tornando ainda mais evidente a urgência. A pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa se fez com abordagem exploratória e estudo transversal. A coleta de informações foi desenvolvida em confeitarias, sorveterias e cafeterias situadas nos centros de compras da zona sul do Recife-PE (Shopping Recife e Shopping RioMar) diretamente nos pontos de venda avaliados (n=60). As observações registradas em formulário eletrônico ( Google® formulários) permitiram análises posteriores por meio de gráficos e planilhas eletrônicas ( Google planilhas). O estudo encontrou resultados que levam a inferir que o setor pesquisado no Recife está deficiente na oferta de sobremesas inclusivas. A frequência relativa das poucas opções mais encontradas nos cardápios foram "sem açúcar" (n=20); "sem lactose" (n=18), "sem glúten" (n=13) ou "veganos" (n=14), repetindo-se entre si nos diversos estabelecimentos. A comunicação de alergênicos foi considerada falha em 80% dos cardápios dos estabelecimentos avaliados, visto que a maioria dos estabelecimentos não forneciam informações claras sobre a presença de substâncias alergênicas no cardápio. Foi observado que apenas 20% dos estabelecimentos indicavam a possibilidade de "contém" ou "pode conter" um ou mais ingredientes alergênicos. Mas apesar de apresentar tais informações, o formato como eram dispostas nos cardápios é outra problemática que dificulta a identificação de opções de sobremesas inclusivas. Portanto, conclui-se que a gastronomia inclusiva é uma necessidade iminente. É uma questão de cunho social e ética, e a união entre nutrição e gastronomia é fundamental para garantir dignidade alimentar e acesso seguro a refeições fora de casa.Item Análise dos serviços de delivery de hambúrgueres artesanais via aplicativo na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2019) Beltrão, Laércio Barbachan de Albuquerque; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765A crescente demanda por serviços de entrega de refeições via aplicativo de telefone celular, tem feito com que inúmeros estabelecimentos ingressem nesse ramo, acirrando a competição entre os estabelecimentos. Por outro lado, os usuários desse tipo de serviço buscam por experiências que lhes proporcionem entre outras coisas, qualidade do alimento, conforto, comodidade, praticidade e agilidade. Dada a importância que esta modalidade de serviços representa para os estudantes e profissionais da Gastronomia, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar a qualidade do serviço de deliveryvia aplicativo de telefone celular, de hamburgueriasartesanais localizadas no entorno da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nos objetivos específicos, foram avaliados os parâmetros de qualidade nas fases de consumo do serviço: adesão, consumo intensivo e separação, distribuídos em tópicos como funcionalidades do aplicativo, flexibilidade na realização dos pedidos, adequação do preço do produto, informações e cumprimento de prazo de entrega, adequação do produto entregue com o divulgado, embalagem, temperatura, integridade do hambúrguer, cobrança e formas de pagamento, entregador e pós-venda. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizada a ferramenta de pesquisa e análise do cliente oculto, com abordagem qualitativa. Os pesquisadores foram treinados para, no espaço da Universidade Federal Rural dePernambuco, avaliarem os atributos dos serviços das hamburguerias selecionadas. Tal análise resultou em dados que mostraram que as hamburguerias e o aplicativo utilizado apresentam resultados muito satisfatórios, onde os serviços prestados atenderam em sua maioria às expectativas dos pesquisadores/clientes. Ainda assim, algumas falhas foram contabilizadas em algumas etapas do processo de consumo do serviço e serviram como alerta para melhorias sugeridas tanto para as hamburguerias quanto para o aplicativo de celular utilizado na realização dos pedidos.Item Aplicação e sugestão de medidas para controle e reconhecimento geral de custos, vendas e desempenho de equipe em um estabelecimento A&B de Recife,PE(2019) Carmo, Suammyr Cavalcante do; Padilha, Maria do Rosário de Fátima; http://lattes.cnpq.br/9689966677422344; http://lattes.cnpq.br/4096175878335266O sucesso na administração de uma unidade de alimentação depende de diversos fatores, como a gestão e o controle de estoque, de custos e de pessoas. O presente trabalho relata as experiências vivenciadas em um estabelecimento A&B na cidade de Recife, e as sugestões apresentadas para solucionar problemas envolvendo controle de gestão de estoque, carta de fornecedores, uso de fichas técnicas e gestão de pessoas. Foram realizadas visitas, observações, construção de planilhas e análise de dados de vendas, custos e rendimento de colaboradores. Foi constatado que o uso de recursos simples pode ser significante para a melhoria do funcionamento do estabelecimento. Também foi possível constatar que um gestor não pode ser totalmente dependente de um sistema de controle para gerenciar todos os seus recursos, uma vez que ele pode ser ineficaz, subutilizado e de alto custo de manutenção. Por fim, foi confirmado a importância da gestão de pessoas na produtividade da empresa e na qualidade de vida dos seus funcionários, não sendo apenas uma tendência de mercado, mas um indicativo comprovado de melhoria no rendimento e nas relações interpessoais dentro das empresas, gerando também fortes impactos na qualidade de vida fora do ambiente de trabalho.Item Apresentação de técnicas de confeitaria básica como alternativa de trabalho para jovens e adultos(2025-03-20) Bezerra, Roselaine Laureano; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264Na atualidade, a má distribuição de renda e o aumento da taxa de desemprego contribuem cada vez mais para o aumento da pobreza na sociedade brasileira. O processo de qualificação e profissionalização pode ser uma alternativa de superação ou diminuição das desigualdades, além de garantir cidadania e afirmar identidades socioculturais. Este projeto teve o objetivo de apresentar técnicas de confeitaria básica a mães dos alunos dos projetos sociais da PRAE-UFRPE (Barbatanas da Rural e Escola de Música Nana Vasconcelos), maiores de 18 anos, como alternativa de trabalho e arrecadação de recursos financeiros. Assim, este documento trata-se de um relatório para equiparação de Estágio Supervisionado Obrigatório, feito a partir da atividade de extensão vinculada a Universidade Federal Rural de Pernambuco. As ações foram realizadas nas cozinhas didáticas do Laboratório de Gastronomia - UFRPE. As ações de capacitação aconteceram em três módulos compreendendo: 1. Técnicas de Produção de Tortas, 2. Técnicas de Produção de Bolos Típicos, 3. Produção de brigadeiros gourmets, Informações Técnicas sobre Embalagens e Rotulagem de Alimentos, Elaboração de Fichas Técnicas e Previsão de custos e precificação de produtos. A realização das oficinas promoveu uma maior interação da comunidade com a universidade, pois as participantes (donas de casa e trabalhadoras) demonstraram que se sentiram acolhidas pela universidade nessas ações, elas saíram das oficinas aguardando a realização de próximas e afirmando que iriam utilizar aqueles ensinamentos na vida pessoal e profissional.Item Aproveitamento integral do fruto da passiflora: o maracujá em suas diversas possibilidades de consumo(2022-09-28) Costa , Maria Lúcia Gurgel da; Shinohara , Neide Kazue Sakugawa; http://lattes.cnpq.br/7105928729564845; http://lattes.cnpq.br/6658237456457369O maracujá (gênero passiflora) é um tipo de trepadeira sublenhosa cuja fruta é utilizada em diversas preparações da gastronomia brasileira e as flores e frutos são utilizadas na produção de fármacos e cosméticos. A Passiflora spp está amplamente distribuída no Brasil, região do globo considerado um dos principais centros de diversidade do gênero botânico, o que explica o amplo uso alimentar e farmacológico na cultura brasileira. O objetivo deste trabalho é explorar as diversas formas de realizar o aproveitamento integral desta espécie botânica, planta de nome científico Passiflora. Para tanto desenvolveu-se pesquisa de fontes bibliográficas e de mídia digital, e a produção de alimentos a partir do fruto desta planta, investigando as diferentes formas e receitas para o aproveitamento das diferentes partes da composição do fruto da planta, por fim são apresentadas várias formas de aproveitamento das seguintes partes da planta do maracujá: casca, sementes, polpa, arilo carnoso, entre outros. Tanto a revisão bibliográfica quanto a execução prática das produções demonstrou a versatilidade e grande possibilidade de aproveitamento desta fruta, para além do uso tradicional, em produtos como: geleia, farinha da casca, farinha das sementes, compota da casca do maracujá, Arílo Carnoso a milanesa, chá de casca de maracujá que serão descritos e apresentados ao longo deste trabalho baseados em observações, achados e substanciado por descrição da literatura científica relacionados ao tema Passiflora e suas diferentes espécies.Item As marcas da pandemia da COVID-19 nos estabelecimentos de alimentos e bebida(2023-04-11) Rodrigues, Renata Vicente dos Santos; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633; http://lattes.cnpq.br/1558440673691348Nas primeiras semanas de notificação da circulação mundial do vírus da COVID-19, a Organização Mundial da Saúde traçou planejamentos pandêmicos e iniciou o trabalho de conscientização da população mundial para medidas restritivas de circulação e atividades. Os estabelecimentos de alimentos e bebidas passaram a rever suas estratégias de vendas, proteção individual e coletiva, sendo o modelo de atendimento ideal o Delivery. A justificativa de se fazer um trabalho como este é que os estabelecimentos de alimentos e bebidas durante a pandemia da COVID-19 ficaram marcados pelas medidas restritivas de circulação. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais modificações ocorridas nos estabelecimentos de alimentos e bebidas decorrentes da pandemia do COVID-19 por meio de levantamento bibliográfico. O Estágio Supervisionado Obrigatório foi realizado no Laboratório de Experimentação e Análises Gastronômicas do Departamento de Tecnologia Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Campus Dois Irmãos, onde foram desenvolvidas atividades no período de 01 de fevereiro a 29 de abril de 2022, cumprindo assim 360 horas de carga horária. A Revisão da Literatura foi realizada por meio de revisão sistemática de artigos, reportagens e textos técnicos publicados sobre as relações às atividades nos estabelecimentos de alimentos e bebidas com as condutas durante o período de restrições durante a pandemia do SARS (COVID-19). Como resultado, as estratégias do Foodservice possibilitaram uma injeção na economia, a continuidade da prestação de serviços de alimentos e bebidas, a redução de aglomerações, o aumento dos cuidados com a qualidade higiênico-sanitária e por consequência contribuiu com o desaceleramento da curva de contaminação. O setor de alimentos e bebidas sofreu o impacto da pandemia. Contudo, o segmento conseguiu não só sobreviver ao cenário de incertezas como também inovou na prestação de serviços.Item Avaliação da atividade antioxidante e oxidação lipídica em linguiça adicionada de cúrcuma (Curcuma longa L.) durante o armazenamento(2024-03-04) Matos, Raísa Mayara Alves de; Costa, Ana Carolina dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8927435119035218; http://lattes.cnpq.br/7735107065493452A linguiça é um derivado cárneo muito consumido por sua praticidade, baixo custo e fácil acesso. Entretanto, devido à sua composição química e a elevada perecibilidade faz-se necessária a adição de conservantes, que retardem as reações oxidativas e aumentem a vida de prateleira. Tendo em vista o impacto negativo que os aditivos sintéticos promovem à saúde, a utilização de conservantes naturais pode ser uma alternativa para reduzir a oxidação lipídica e aumentar o tempo de vida útil. Nesse contexto, a utilização da cúrcuma, como antioxidante natural, pode ser uma opção para atuar na estabilidade lipídica de linguiças durante o armazenamento. Assim, o objetivo desta pesquisa de PIBIC utilizada para equiparação de Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Bacharelado em Gastronomia da UFRPE foi avaliar pH, cor, fenólicos totais, atividade antioxidante e oxidação lipídica de linguiça ovina adicionada de cúrcuma durante o armazenamento sob refrigeração à temperatura de 2 ± 2°C para análises nos tempos (1, 7 e 14 dias). Foram desenvolvidas 4 formulações de linguiças para investigação (LCT, LCS, LC2 e LC4). Observou-se que o pH de todas as linguiças encontraram-se dentro da normalidade, durante os 14 dias de armazenamento refrigerado, com destaque para a formulação LC4 que obteve o menor pH. Em relação aos parâmetros cromáticos, todas as formulações apresentaram um aumento dos valores de L*, a* e b* ao final do armazenamento, exceto a formulação LCT que apresentou um menor valor de L* no 14° dia. Foram utilizados os métodos ABTS e FRAP para analisar a atividade antioxidante e o método TBARs para analisar a atividade oxidante. Como resultado, observou-se a maior presença de conteúdo fenólico nas amostras de linguiça adicionadas de cúrcuma (LC2 e LC4), bem como um maior valor de atividade antioxidante também presente nestas amostras no tempo 1. No entanto, na análise do TBARs, a amostra com conservante sintético (LCS) obteve uma melhor eficácia quando comparada às amostras com conservante natural. Nesse sentido, sugere-se que sejam realizadas novas pesquisas com adição de outras especiarias com potencial antioxidante, a fim de encontrar uma alternativa viável para substituição dos conservantes sintéticos.Item Avaliação de boas práticas de fabricação em casas de bolos no município da Região Metropolitana do Recife(2019-12-13) Souza, Vitória Brenda do Nascimento; Padilha, Maria do Rosário de Fátima; http://lattes.cnpq.br/9689966677422344; http://lattes.cnpq.br/6822111679253379As Boas Práticas de Fabricação são procedimentos importantes para garantir a qualidade do produto final. A Vigilância Sanitária (VISA) é um órgão público que fiscaliza os estabelecimentos, afim de garantir a segurança dos alimentos destinados ao consumidor. Desta forma, a pesquisa busca avaliar as Boas Práticas de Fabricação realizadas pelas Casas de Bolos do município da Região Metropolitana do Recife (RMR), através das inspeções da VISA. O estudo foi realizado através das inspeções realizadas nos estabelecimentos, no qual as avaliações foram baseadas no check list adaptado na RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002, no qual seus itens correspondiam às conformidades, não conformidades e ao que não se aplica. Diante disso, a presente pesquisa foi realizada em 6 Casas de Bolo distribuídas em bairros do município da RMR. Por meio disso, foi possível observar que entre os estabelecimentos contemplados na pesquisa, a Casa de bolo A foi a que mais obteve conformidades do modo geral, com valor de 52,5% dos 99 itens avaliados. Além disso, a mesma foi a única casa de bolo que apresentou uma das documentações exigidas para a solicitação da licença sanitária. Entretanto, a Casa de bolo C foi a que apresentou as maiores não conformidades e ambas categorias, sendo no grupo equipamentos, móveis e utensílios a única que obteve 100% de não conformidade. Dito isto, a pesquisa foi importante para a compreensão da realidade das Boas Práticas de Fabricação realizadas dentro do estabelecimento, além de entender o quanto que essas ferramentas são importantes para a produção de um alimento seguro.
