TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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Item A literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica(2025-03-18) Soares, Luan José Sobral; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; Diniz Júnior, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7780006703783231; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/7417060571971210Este trabalho de conclusão de curso aborda a utilização da literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia, visando identificar suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica, analisa a relevância do cordel no contexto educacional brasileiro, especialmente em relação à cultura popular nordestina. A literatura de cordel é discutida como um recurso inovador que pode dinamizar as aulas, promovendo maior engajamento e participação ativa dos estudantes. A metodologia envolveu a pesquisa e análise de trabalhos acadêmicos sobre o uso do cordel no ensino, além da implementação de oficinas que integraram a produção literária com conteúdo científico, facilitando a compreensão e apropriação da linguagem científica pelos alunos. Os resultados indicam que o cordel se apresenta como uma estratégia pedagógica eficaz, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para uma educação mais contextualizada e significativa.Item A percepção dos estudantes sobre o lixo e suas consequências(2023-09-11) Nascimento, Karina Kessia Marinho do; Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3493619620468663O objetivo deste trabalho é investigar e sensibilizar os estudantes sobre o descarte do lixo e suas consequências. Dessa forma, devemos analisar e repensar sobre as maneiras que fazemos o descarte de lixo. Nos últimos anos o índice de poluição vem aumentando, e com isso o número de problemas que o descarte irresponsável de lixo nas ruas traz para a população. Além disso, as cidades sofrem com alagamento em dias de grandes chuvas, boa parte desses alagamentos são causados devido ao acúmulo de lixos em esgotos e canais. Com isso, consequências graves à saúde e ao meio ambiente é posto em risco, pois o lixo acumulado traz a presença de alguns animais transmissores de doenças como os ratos, mosquitos como Aedes Aegypti transmissor da dengue, febre amarela e outras doenças. O meio ambiente também é prejudicado, plásticos e outros materiais descartados podem levar centenas de anos para se decompor, causando danos duradouros aos ecossistemas. Neste sentido, foi proposta uma investigação científica com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Alto dos Guararapes, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Este estudo foi feito como uma investigação cujo público alvo foram os alunos da referida escola. Com eles foi discutido o tema e avaliado o conhecimento que os estudantes apresentavam sobre o assunto. Foi aplicada uma metodologia prática, onde os estudantes tiverem sua participação nas atividades e encontros feitos em sala de aula. Foi entregue um questionário aos estudantes e os mesmo responderam. Foi solicitado que os estudantes produzirem cartazes com desenhos sobre o tema discutido em sala de aula. A pesquisa visa perceber a concepção dos estudantes e a partir dessa concepção uma conscientização para a transformação do atual cenário.Item Ações educativas sobre microscopia com estudantes do Ensino Fundamental: um relato de experiência(2021-12-09) Lima, Andreza Cristina de; Oliveira, Iêda Ferreira de; Carvalho, Reginaldo de; http://lattes.cnpq.br/5208573547132664; http://lattes.cnpq.br/5288071226008713; http://lattes.cnpq.br/1609284714512383Who has never been enchanted by seeing a microscope and imagining the universe unveiled by it? The creation of this instrument enabled the elaboration of theories that are still fundamental for Biology today. However, due to several limitations, the experience of most students in Basic Education with this instrument is unsatisfactory. Consequently, interest in scientific activities is negatively affected, requiring actions that encourage them. Aiming to popularize Science and strengthen knowledge about microscopy, outreach activities were carried out with elementary school students from a state public school located in Camaragibe (Pernambuco). The educational intervention consisted of: a) retrieval of prior knowledge; b) interactive lecture using optical and digital microscope models; c) workshop on optical microscope manipulation and making of a handcrafted microscope model; d) discussion and socialization of knowledge. In general, the pedagogical strategies using microscopy made the learned content more interesting and meaningful, awakening the playful, creative, curious, reflective and investigative side of the public. They not only contributed to the expansion of knowledge about microscopy and helped to adjust alternative conceptions, but they also allowed the development of additional scientific skills, so necessary for the mobilization of educational competences. Furthermore, microscopy proved to be a potential resource for students in the multiplication of knowledge in their community.Item Uma adaptação de um modelo em impressão 3D para o ensino de divisão celular(2024-10-04) Silva, Rayane Lima da; Amorim Filho, Edgar Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/0697314354160472; http://lattes.cnpq.br/6730984571052186This work adapts an existing model of cell division to create 3D printed didactic models, incorporating braille plates as an innovative approach to teaching the cell cycle, in accordance with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The study analyzes the historical evolution of knowledge about the cell cycle and describes its main phases: interphase, mitosis, and meiosis. The inclusion of braille plates aims to make these concepts more accessible, providing an educational experience that is visual, tactile, and interactive. Additionally, the work details the 3D printing process, including material selection and the stages of manufacturing the didactic models, and highlights the advantages of this technology in the educational context. The planning and printing of models representing the phases of the cell cycle were carried out with the intention of laying the groundwork for future practical activities, which aim to assess the effectiveness of this tool as an inclusive pedagogical resource. Although the activity has not yet been implemented, the 3D models have the potential to enhance students' understanding, providing a more dynamic and interactive learning experience in cellular biology. This innovative methodology can transform the teaching of complex concepts, promoting the adoption of emerging technologies and creating a more accessible and engaging educational environment for all students.Item Álcool e gravidez: uma proposta de caso interdisciplinar como recurso de ensino(2023-08-31) Torres, Maria Vitória Soares; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/8969561225996337Estudos de caso podem ser úteis no âmbito educacional para ensino interdisciplinar, podendo englobar diferentes assuntos contextualizando para uma aprendizagem significativa, inclusive para ensino de biologia. Nesse tema, casos interdisciplinares podem envolver ciências morfológicas, genética e fisiologia com um tópico que os integre, como é o efeito do álcool nos organismos. Sabe-se que o álcool é considerado uma droga lícita social por causa do seu grande consumo na sociedade em diversas ocasiões, como festividades e comemorações. Quando esse consumo de álcool é feito por mulheres grávidas, pode ocasionar malformações no embrião como defeitos congênitos e problemas no neurodesenvolvimento. Esses danos são conhecidos como Transtorno do Espectro do Alcoolismo Fetal (TEAF) e em casos mais graves, a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Para compreender esses efeitos, são realizados estudos em modelos animais, como o peixe-zebra que se tornou uma preferência na comunidade científica, devido a sua homologia com os seres humanos, tamanho e transparência dos embriões, entre outras características. Este trabalho teve como objetivo elaborar e validar o estudo de caso que teve como tema efeitos do álcool na gravidez, envolvendo questões da fisiologia, embriologia e genética. Como metodologia, foi elaborado estudo de caso interdisciplinar sobre o tema em questão e questionário para validação por juízes avaliadores (6). O questionário conteve questões sobre o perfil socioeconômico dos juízes; avaliação se o documento atende os critérios de um bom estudo de caso; e avaliação do recurso de ensino propriamente dito quanto aos seus objetivos, estrutura e apresentação e relevância. Como resultados, pode-se observar que de acordo com o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), o estudo de caso obteve CVC > 0,90 sendo esse resultado um critério para validação.Item Amizades enraizadas: desvendando as relações micorrízicas por meio de histórias em quadrinho no ensino básico(2025-06-26) Gomes, Diogo Antônio Roque; Fracetto, Giselle Gomes Monteiro; Fracetto, Felipe José Cury; http://lattes.cnpq.br/8645174138041143; http://lattes.cnpq.br/8533548378125097; http://lattes.cnpq.br/6347700315974750As relações simbióticas entre fungos do solo e raízes de plantas exercem papel fundamental na dinâmica dos ecossistemas terrestres e na produção agrícola sustentável. No entanto, essas associações, conhecidas como micorrizas, ainda são pouco abordadas no ensino de Ciências e Biologia, dificultando o entendimento dos estudantes sobre processos ecológicos essenciais. Considerando essa lacuna, este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um material didático em formato de história em quadrinhos (HQ), voltado ao ensino de simbioses fúngico-vegetais na educação básica. A metodologia adotada incluiu a elaboração do roteiro e das ilustrações digitais da HQ, dividida em quatro histórias curtas que representam os principais tipos de micorrizas (arbuscular, orquidóide, ericóide e ectomicorriza), com linguagem acessível, personagens simbólicos e situações contextualizadas. A validação do material foi realizada por oito juízes especialistas, incluindo pesquisadores em microbiologia do solo, professores universitários e docentes da educação básica, por meio de um instrumento estruturado com 17 itens avaliados em escala Likert, organizados em cinco categorias: objetivos do material, estrutura e apresentação, relevância científica, linguagem e inclusão, e aspectos lúdicos. A análise quantitativa utilizou o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), cujos resultados indicaram validação plena do material em todas as categorias, com IVC ≥ 0,88. Os juízes destacaram a clareza conceitual, a adequação visual, a interdisciplinaridade e o potencial do material para promover atividades práticas complementares, como modelagem e construção de maquetes. Portanto, a HQ desenvolvida se configura como uma ferramenta pedagógica inovadora e validada, capaz de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem ao integrar conteúdos de Botânica, Ecologia e Microbiologia do Solo, alinhando-se às competências da Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados à sustentabilidade ambiental, segurança alimentar e educação de qualidade.Item Análise antimicrobiana de Enterococcus Spp. frente a microrganismos oportunistas do intestino(2022-09-30) Silva, Paulo Henrique; Soares, Maria Taciana Cavalcanti Vieira; Brito, Leandro Paes de; http://lattes.cnpq.br/8176343095453312; http://lattes.cnpq.br/8174011112003131Atualmente, há uma crescente busca por melhorias na qualidade de vida de seres humanos e animais através da utilização de probióticos, sendo este microrganismos vivos capazes de promover benefícios para a saúde, principalmente intestinal. Segundo órgãos oficiais, infecções intestinais são recorrentes, sendo responsável por milhares de mortes todos os anos. Sendo assim, optou-se pelo desenvolvimento de uma revisão sistemática e experimentos in vitro com o intuito de evidenciar uma eventual habilidadede bactérias do gênero Enterococcus frente a microrganismos oportunistas do intestino. A proposta de revisão sistemática teve como objetivo principal a verificação de uma possível capacidade antimicrobiana de Enterococcus frente a patógenos bacterianos a partir de estudos conduzidos em animais. Já para os experimentos in vitro, foi utilizado a bactéria ácido lática (BAL) Enterococcus faecium 133v com o intuito de verificar efeitos antagonista e antimicrobiano, bem como a utilização de Exopolissacarídeo (EPS) produzido por elas para fins de ação antibiofilme e antimicrobiana. Os artigos selecionados para revisão demonstram a capacidade de bactérias do gênero Enterococcus em inibir o crescimento de diversos patógenos de infecção intestinal, auxiliando na mitigação de danos no tecido tanto do intestino, como de outros órgãos. Além disso, foi possível observar diminuição ou exclusão de patógenos no trato intestinal e nas fezes dos animais, os quais apresentaram diminuição da perda de peso. Já os experimentos in vitro com E. faecium 133v frente a bactérias do gênero Shigella, Salmonella, Listeria e a espécie Escherichia coli, obteve resultados satisfatórios quanto à inibição desses patógenos. As análises antagonistas evidenciaram a capacidade da bactéria E. faecium 133v em contrapor 5 das 6 espécies patogênicas, com zona de inibição superior a 20mm. Outrossim, tanto o sobrenadante quanto o EPS de E. faecium 133v proporcionaram efeito antimicrobiana frente a todas as cepas. Ainda, o EPS foi eficiente em mitigar o desenvolvimento de biofilmes, comumente formados pelas 6 cepas patogênicas. Esses achados evidenciam a capacidade de algumas bactérias do gênero Enterococcus, bem como a espécie E. faecium 133v em contrapor as principais bactérias acarretadoras de infecção intestinal.Item Análise da percepção de estudantes do ensino médio quanto aplicações atuais da teoria da evolução e medidas facilitadoras do ensino-aprendizagem(2019-12-05) Carlos, Isabella Ribeiro; Montes, Martín Alejandro; http://lattes.cnpq.br/0349635170206363; http://lattes.cnpq.br/7389871566380539Item Análise da percepção de professores do Ensino fundamental à utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências(2019-12-13) Araújo, Misrain Rayane Nunes de; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/4720922959621981About Science teaching, many are the encountered difficulties in the teaching learning process. For this reason, the search and implementation of new pedagogical techniques that ain to make this process easier. The music is a simple, dynamic and contextualized teaching resource wich a high potential to assist the learning process. This study aims to analyze the use of the music as a pedagogical resource in Science teaching based on school teachers’ perceptions. This survey was made with fifteen teachers using a questionnaire consisting of discursive and objective questions. This work does not intend to exclude or diminish traditional education effectveness, neither to propose the use of a unique pedagogical resource, but to show the music as am additional pedagogical resource to reach the main goal: the learning. As the society is in a constant development, a greta versatility by the teachers is required to improve t he sucess rate of their goals.Item Análise da prevalência do câncer de próstata em pacientes atendidos no Laboratório Municipal de Saúde Pública do Recife (2015 - 2022)(2024-10-03) Costa, José Rodolfo Paixão da; Souza, Paulo Roberto Eleutério de; http://lattes.cnpq.br/1971832245117283; http://lattes.cnpq.br/3567527582772343A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o câncer de próstata como um problema de saúde pública, e segundo dados do INCA somente em 2022, foram registrados 15.841 mil óbitos no Brasil. E segundo estimativas do INCA, o Nordeste ocupa o segundo lugar em ranking de casos, com 73,28 casos a cada 100 mil habitantes (INCA 2023). No estado de Pernambuco apenas no ano de 2023 estimou-se 2.930 novos casos por 100 mil habitantes, destes, 550 novos casos para a cidade do Recife (INCA, 2023). Contudo, as informações sobre prevalência a nível regional desta doença são escassas e precisam ser mais bem estudadas. O presente estudo teve como objetivo estimar a prevalência de câncer de próstata em homens atendidos no ambulatório do Laboratório Municipal de Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Recife no período de 2015 a 2022. O estudo teve embasamento retrospectivo com apuração e levantamento de dados de prontuários de biopsiasrealizadas no Laboratório Municipal de Saúde Pública no período de 2015 a 2022. Foram analisados 15.506 prontuários, destes 1.808 foram relacionados com biópsias de próstata, correspondendo a 11,66% dos prontuários totais. Além disso, 821 prontuários foram diagnosticados como positivos, correspondendo a 45,4% dos prontuários. Em relação à variável epidemiológica idade, observou-se que a maior parte deles estava na faixa etária entre 60 e 79 anos. Além disso, verificamos uma maior recorrência na região terço média direita do adenocarcinoma na zona periférica do tecido prostático. Desta forma, o presente estudo verificou aprevalência de câncer de próstata no Laboratório Municipal de Saúde Pública, do Recife nos últimos sete anos, e os dados encontrados podem ajudar na adoção de medidas de intervenção mais eficazes para população masculina regional, assim como, ajudar no rastreio de câncer de próstata em determinadas zonas prostáticas auxiliando assim no tipo de tratamento para o paciente acometido.Item Análise das concepções referentes à evolução biológica e humana de alunos do ensino médio da região metropolitana do Recife, e o uso de materiais didáticos para facilitar o aprendizado(2019-12-12) Silva, Felipe Henrique do Nascimento; Montes, Martín Alejandro; Garcia, Ana Cristina Lauer; http://lattes.cnpq.br/0563243377799793; http://lattes.cnpq.br/0349635170206363; http://lattes.cnpq.br/4240484313746239Evolution is one of the most controversial areas of biology, especially Human Evolution, where outside the academic environment the subject is still very reluctant, mainly due to social and religious factors. Added to this aspect, the literature points out that the lack of information among the general population on this subject is quite remarkable. In order to deconstruct the myths surrounding evolution, the aim of this paper was to verify the prior knowledge of high school students about Biological Evolution as well as to spread the current concepts on this subject, especially Human Evolution. To assess the prior knowledge of students, a questionnaire containing closed-ended questions to high school students was used. Subsequently, through exhibitions, the real concepts of biological evolution are presented, using posters; slides; human skull and playful learning resources. This act is very pertinent, because the evaluation of the questionnaires showed that a large percentage of students still have misconceptions about the evolution. Putting the human being as the most evolved species, and consequently imagining that evolution is directed, seeking a perfect species. At this point the use of teaching resources helped to improve understanding of biological evolution.Item Análise das questões de biologia do ENEM (1998 - 2022) e as implicações do seu protagonismo no ensino de ciências biológicas(2023-03-30) Santos, Rebeca Caroline dos; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/1034491539161852Since the beginning of the history of Brazilian education, the challenge of establishing educational public policies that effectively implement an evaluation method has been evident. With this in mind, the ENEM was created with the purpose of evaluating and pointing out possible solutions for the various deficiencies observed in basic school education. Given the importance given to this evaluation process, this work aims to analyze the biology questions present in the exam from 1998 to 2022, considering the reflexes presented in science teaching due to the protagonism of ENEM. For this, it was necessary to compartmentalize and categorize 439 questions in their respective themes and subthemes of the biological context, also observing the presence or absence of contextualization, interdisciplinarity and multidisciplinarity; these being the guiding principles of ENEM. That said, it was found that the most frequent theme during the ENEM was ecology (30.80%) with the most relevant sub-theme "disharmonious relationships and human impact" (22.78%). On the other hand, the theme with less frequency was botany (2.44%), with the sub-theme “angiosperm” with greater evidence. Contextualization results reflect an inversely proportional condition with the visual elements, that is, the more visual information, the lower the contextualization. Interdisciplinarity presented an average of 21.31%, while multidisciplinary corresponds to 17.42%. Based on qualitative results, it was found that the exam underwent constant structural changes influenced by the social, economic and political context. In terms of education, it becomes a major curricular driver in science teaching, even if it is outdated when compared to BNCC. Still, when observed about the evaluative category, a neo-traditionalist bias was found, opposing the Ministry of Education, when claiming to be a constructivist test.Item Análise das variáveis associadas aos fatores de risco e medidas de prevenção ao câncer em adolescentes de quatros escolas de referência em ensino médio do Recife(2023-04-25) Santos, Yuri Virgilio dos; Andrade, Jeyce Kelle Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8970644656035762; http://lattes.cnpq.br/6166330755919157Cancer in children and adolescents is the second cause of death among children and adolescents in Brazil. Several risk factors, such as genetic and immunological predisposition and environmental exposure to genotoxic agents, may contribute to the onset of cancer in this population. The main causes of death from cancer in children and adolescents are leukemia, central nervous system tumors and bone cancer, in both sexes. School is an important space in the formation of adolescents and in their transition to adulthood. According to psychoanalyst Erik Erikson, in his theory of psychosocial development, the most important task of adolescence is the construction of identity. During adolescence, physical, behavioral and biological changes occur, in addition to the consumption of psychoactive substances (nicotine, alcohol and cocaine) and risky habits that can compromise the quality of life and lead to the development of diseases. The objective of this work is to carry out activities on risk factors and measures to protect against cancer in four schools in the city of Recife. Activities included lectures, games, quizzes and debates. The topic addressed was cancer in children and adolescents, with emphasis on risk factors, prevention and epidemiological data from Pernambuco. The study was quantitative, with data collection through objective questions in the questionnaires. Two questionnaires were carried out, one before and the other after activities. The previous questionnaire was answered by 742 students, revealing that students have some knowledge about what cancer is, but are unaware that it is the main cause of death in young people. There have been differing opinions about whether environmental factors can cause the disease. The main risk factors identified were smoking, solar radiation, alcohol, ultra-processed foods and chronic diseases. Students find out about the disease through social networks, internet and TV. Regarding vaccination, many have taken doses against HPV and some against HBV, but they are not aware of the importance of these vaccines. They understand the importance of healthy eating, physical activity, vaccinations and not smoking for cancer prevention. The final questionnaire was answered by 674 high school students, who considered the intervention excellent and who expanded their knowledge about cancer. They realized the relevance of the theme in schools and were willing to disseminate the information, in addition to recognizing their susceptibility to risk factors and expressing their intention to change their habits.Item Análise de ferramentas de simulação em aulas experimentais de Bioquímica: um olhar para a relação entre os paradigmas da ciência e o uso de tecnologias digitais(2025-03-10) Oliveira, João Henrique Carvalho de; Couto, Janaina de Albuquerque; André, Woldney Damião Silva; http://lattes.cnpq.br/6662157998132537; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6387415544397352A Bioquímica se faz presente tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior. Porém, apesar de inserida no meio educacional dos estudantes, a literatura descreve alguns obstáculos para o ensino de Bioquímica decorrente da natureza dos conceitos bioquímicos, com destaque para abstração e a verticalização, e também da postura docente, a exemplo da fragmentação e da descontextualização. Tendo em vista a grande densidade de conteúdos abstratos, a disciplina possui a necessidade de aulas práticas experimentais para auxiliar na superação desses obstáculos. Entretanto, muitas instituições educacionais não dispõem de condições adequadas para a realização dessas práticas. Neste sentido, a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) pode ser uma excelente solução para o problema, visto que torna mais acessível a realização de práticas educacionais por meio de simuladores. Todavia, a utilização de um recurso como a TDIC não faz com que a aula seja efetiva por si só, uma vez que a postura assumida pelo docente durante o processo de ensino-aprendizagem é essencial para minimizar a fragmentação e a descontextualização dos conteúdos. Dito isto, a presente pesquisa tem como objetivo buscar, por meio de uma revisão sistemática, ferramentas tecnológicas para simulação de práticas experimentais de bioquímica para posterior análise qualitativa e paradigmática. Destarte, foram catalogados artigos, e os softwares por eles mencionados, disponíveis na plataforma Google Acadêmico entre os anos de 2018 e 2024. A proposta metodológica foi uma revisão sistemática, que consistiu nas seguintes etapas: Busca eletrônica nas bases de dados (etapa 1), seleção e identificação dos artigos elegíveis (etapa 2) e extração dos dados dos estudos incluídos na revisão (etapa 3); E a análise descritiva e paradigmática (etapa 4), sendo esta análise constituída a partir dos paradigmas da ciência: Cartesiano, Sistêmico e Complexo. Ao fim da pesquisa, foi observado que existem poucos trabalhos envolvendo simuladores na área da bioquímica. Observou-se que os softwares encontrados poderiam ser categorizados como gratuitos e de uso pago, o que impossibilitou a análise de alguns Laboratórios Virtuais (LV’s), caso este do Labster, que foi o mais citado dentre os trabalhos. Entre os simuladores encontrados, a maior parte desenvolve-se somente no paradigma cartesiano de forma aprofundada, com um foco por vezes exclusivo em saberes fragmentados fazendo pouca ou nenhuma sistematização, sendo o PhET o único simulador observado que foi capaz de atender satisfatoriamente os três paradigmas. Concluiu-se que as ferramentas, embora tenham potencial inovador, muitas vezes não fogem do tradicionalismo inerente ao paradigma cartesiano.Item Análise do Polimorfismo -607 C/A (RS1946518) do gene IL-18 em pacientes com artrite reumatóide do estado de Pernambuco(2019-12-13) Moraes, Maísa Maria de; Maia, Maria de Mascena Diniz; Silva, Isaura Isabelle Fonseca Gomes da; http://lattes.cnpq.br/9915138553762710; http://lattes.cnpq.br/7051998554981575; http://lattes.cnpq.br/0862994383816032Rheumatoid arthritis (RA) is a systemic autoimmune disease that affects about 1% of the world's population, affecting both sexes. However, there is a higher incidence of cases for women than men. There is still no clarity regarding the etiology of the disease, but it knows whether it includes genetic and environmental factors. An IL-18 is a proinflammatory cytokine and its high level is qualified with a severity of inflammatory, chronic and destructive diseases. Thus, this study aimed to analyze the -607 C / A polymorphism of the IL-18 gene in patients diagnosed with RA and its relationship with disease severity. A survey was conducted with 114 patients, 111 women and 3 men resident in the city of Recife-PE. Blood collection was performed and then DNA extraction was performed, followed by amplification by conventional polymerase chain reaction (PCRc). After PCR, the samples were run on blue Green loading dye (LGC) stained 2% (w / v) agarose gel and the result visualized in UV light. Statistical analyzes were performed using univariate analysis, with significance level p <0.05, applying the one-way ANOVA test. For genotypic frequency, samples were submitted to Chi-square test, considering significant p <0.05. Patients with AA genotype show a significantly higher mean for Clinical Disease Activity Index (CDAI) (25.15 ± 11.06) when compared to the other CC and CA genotypes (16.32 ± 9.26 and 20, 49 ± 9.76) respectively. These results suggest that IL-18 may be related to increased CDAI when the patient has the AA genotype. Disease Activity Score 28 (DAS 28) (p = 0.096) and Health Assessment Questionnaire (HAQ) values (p = 0.823) were not significant in relation to AA, CC and CA genotypes, showing no association of polymorphism with these activity indices, suggesting that this polymorphism is not associated with the patient's disability. The rheumatoid factor (RF) analysis showed no statistically significant results (p = 0.879) and also the erosion analysis results showed no statistical significance (p = 0.529), suggesting that IL-18 polymorphism (-607 C / A (RS1946518)) is not associated with erosion and rheumatoid factor. Thus, we can say that IL-18 (-607 C / A (RS1946518)) may be associated with disease activity when related to increased CDAI in patients with AA genotype. However, further studies are needed to better understand the association of polymorphism of other IL-18 gene regions in the development of RA.Item Análise do uso das unidades de conservação da cidade do Recife como espaço de educação não formal(2019-07-12) Araújo, Natercia Corrêa de; Gomes, Paula Braga; http://lattes.cnpq.br/3289333472399959; http://lattes.cnpq.br/3775346494429223A non-formal education comes as a complement to a process greater than the formal education, where the individual must be oriented about life in society. The present work refers to analysis of the potentialities related to the use of the Conservation Units in Recife-PE, as possible environments for lessons on the public and private areas that can be spent in non-formal pedagogical activities with students of Elementary School. The spaces can be considered as alternative for teaching resources, allowing the student to experience the theoretical content together with practical practices. The characterization of these areas is an interaction of formal and non-formal education. The methodology was organized with qualitative data, based on documentary analysis, observation in loco, interviews and conversations. With the raised information, it was possible to structure a ranking based on data such as the possibility of access, security, infrastructure and the existence of didactic support in the place. After the information has been analyzed and updated, we have come to the result of choosing the Conservation Units, which are alternatives of pedagogical activities to be written in the visits to the loco areas, with the aim of integrating Conservation Units and teaching science in basic education.Item Análise epidemiológica do câncer infantojuvenil dos anos de 2000 a 2020 no Brasil(2023-09) Nascimento, Daniel Arlindo da Silva; Andrade, Jeyce Kelle Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3478329973517901O câncer é uma doença em que o controle do crescimento celular foi perdido em uma ou mais células conduzindo a formação de tumores. É a segunda principal causa de morte no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, O câncer é a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos no país, atrás apenas das mortes por acidente. Entre as doenças, é a que mais mata nessa faixa etária. É uma doença onde não se prioriza o nível social ou desenvolvimentista de uma nação, podendo ser considerada uma doença cosmopolita, tornando-se uma questão de saúde pública, onde milhões são gastos todos os anos no seu diagnóstico e tratamento. Nos países em desenvolvimento como o Brasil, a coleta de dados é um desafio pela escassez de serviços estatísticos e de saúde em funcionamento, frequentemente, o foco na pequena proporção de cânceres que ocorre em crianças não é visto como uma prioridade. O presente trabalho baseia-se em um estudo epidemiológico, portanto, retrospectivo descritivo, onde foram analisados dados publicados no departamento de informação do sistema único de saúde no brasil (DATASUS) de 2000 a 2020. Foram incluídos no estudo variáveis como idade, sexo, raça, além do tipo de tumor, presença de metástase, estadiamento clínico e sobrevida dos pacientes. Os resultados demonstraram que, os cânceres mais incidentes e com maior taxa de mortalidade foram os de origem nervososa (encéfalo (classificação internacional de doenças) CID 71 e medula CID 72), e as leucemias (mielóide aguda CID 92 e linfoide aguda CID 91) com uma taxa de incidência e mortalidade maior nos meninos, que nas meninas. Quando comparados por faixas etárias, as crianças de 0 a 4 anos apresentam uma maior incidência de desenvolvimento do câncer, contudo quando analisamos a mortalidade, adolescentes de 15 a 19 apresentam maior taxa de mortalidade. Um dado importante é a alta mortalidade causada pelo câncer de colo de útero em meninas até 19 anos, um tipo de câncer que tem prevenção através da vacina contra o vírus do HPV, que é aplicada em crianças a partir dos 9 anos de idade, além de divulgação maciça entre os adolescentes sobre os risco a saúde causados pelo sexo sem prevenção, consumo de álcool e cigarro, a obesidade e um estilo de vida sedentário aumentando o risco de desenvolvimento do câncer. Estudos epidemiológicos fornecem dados essenciais, necessários para oferecer detecção e tratamento precoces, programas e serviços de assistência a crianças com câncer. É muito importante melhorar o monitoramento global do câncer em crianças e solucionar as lacunas nos dados de vigilância nas regiões, enfatizando as campanhas de conscientização.Item Análise histopatológica e morfométrica do efeito da suplementação do decanoato de nandrolona e da creatina no testículo de ratos adolescentes(2022-05-27) França, Marcelle Mariana Sales de; Teixeira, Valéria Wanderley; Teixeira, Álvaro Aguiar Coelho; http://lattes.cnpq.br/1539131079574469; http://lattes.cnpq.br/4292195468804301; http://lattes.cnpq.br/2810228771568915Introdução: A imagem corporal tem ganhado grande destaque nas últimas décadas devido aos avanços socioeconômicos, tecnológicos e culturais que influenciaram no modo de pensar e agir. Com isso, houve um grande aumento no consumo de substâncias que promovem o aumento de força e resistência durante a atividade física e a hipertrofia muscular. As substâncias mais comuns são os suplementos alimentares e esteroides anabólicos androgênicos (EAA). Um dos suplementos utilizados no Brasil é a creatina, um recurso ergogênico dietético, que aumenta a creatina muscular, promove maior desempenho, ganho de massa magra e força. O Decanoato de Nandrolona se configura como um dos EAA mais procurados no mundo. Comparativamente à testosterona, apresenta um alto potencial anabólico e uma menor atividade androgênica, potencializando a hipertrofia muscular. Desse modo, o presente trabalho objetivou analisar os efeitos da suplementação por creatina e decanoato de nandrolona sobre o testículo de ratos adolescente submetidos a atividade física (natação). Material e métodos: Foram utilizados 50 ratos albinos da linhagem wistar, com 60 dias de idade. Os animais foram separados aleatoriamente em cinco grupos experimentais, contendo 10 animais. Os grupos foram divididos em Grupo I Ratos sem tratamento e treinamento (RC), Grupo II Ratos treinados sem tratamento (RT), Grupo III Ratos treinados + nandrolona (RTN), Grupo IV Ratos treinados + nandrolona + creatina (RTNCreat), Grupo V Ratos treinados + creatina (RTCret). A nandrolona foi administrada na dosagem de 5mg/Kg i.m. A creatina monoidratada foi administrada por gavagem na dose de 0,5g/Kg. Ambos os tratamentos foram realizados por 5dias/semana/30 dias. Os ratos dos grupos treinados foram submetidos ao protocolo de adaptação ao meio líquido, sendo colocadas diariamente em um tanque de água. Após a eutanásia dos animais, houve análises histopatológicas e morfométrica. Resultados: A análise histopatológica da estrutura testicular dos animais dos grupos RC, RT e RTCreat, não revelaram alterações morfológicas compatíveis com degeneração testicular. No entanto, os testículos dos animais dos grupos RTN e RTNCreat, verificou-se desorganização do epitélio seminífero adquirido um aspecto de degeneração tecidual, dificultando a observação de alguns tipos celulares, além de ausência de espermatozoides em alguns túbulos seminíferos. Houve aumento do peso corporal e redução dos pesos dos testículos e do índice organossomático nos animais dos grupos RTN e RTNCreat em relação aos demais grupos experimentais. A morfometria testicular revelou que os animais dos grupos RTN e RTNCreat, apresentaram aumento do diâmetro tubular, e redução da altura do epitélio seminífero, do comprimento total tubular, número das células de Sertoli e Leydig. Conclusão: De acordo com os dados obtidos, a administração isolada de creatina em doses suprafisiológicas não demonstrou alteração histopatológica. Porém, ainda é desconhecido seus efeitos a prazos maiores. Por isso, é indicado sua utilização com prescrição de um profissional, com as dosagens corretas para cada indivíduo. Enquanto o decanoato de nandrolona em doses suprafisiológica mostrou efeitos nocivos para saúde testicular dos ratos. Em suma, a associação de creatina e decanoato de nandrolona demonstrou ser degenerativa, porém as alterações, aparentemente, estão ligadas a administração do EAA.Item Análise in silico de Polimorfismo de Nucleotídeo Único (SNP) de variantes missense do gene IL17A(2022-10-06) Silva, João Gabriel da; Maia, Maria de Mascena Diniz; http://lattes.cnpq.br/7051998554981575Item Análise morfológica das gônadas de filhotes de ratas nascidos de matrizes induzidas ao diabetes gestacional e tratadas com melatonina(2019-11-29) Santos, Anthony Marcos Gomes dos; Teixeira, Álvaro Aguiar Coelho; Melo, Ismaela Maria Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3537458174521270; http://lattes.cnpq.br/1539131079574469; http://lattes.cnpq.br/4572948318160798Fetal complications of gestational diabetes may include macrosomia, hyperbilirubinemia, respiratory distress syndrome, polycythemia, cardiac overload, increased number of birth defects, spontaneous abortion, and intrauterine fetal death. The use of endogenous and exogenous antioxidants such as tocopherol and melatonin has been widely studied due to the fact that it is an effective treatment that helps in combating the various harms resulting from diabetes. Melatonin during pregnancy is known to contribute to hemodynamic regulation and aid in the development of offspring organs, such as the gonads, as well as to combat hepatic oxidative stress. Thus, the aim of this paper is to test the hypothesis that melatonin administered during pregnancy in rats may prevent the deleterious effects produced by gestational diabetes on the offspring's gonads. The gonads were analyzed histologically, morphometrically and immunohistochemically at 30 and 60 postnatal. Fifteen 90-day-old virgin albino rats (Rattus norvegicus albinus), weighing approximately close of 200g, from the Wistar strain, from the Department of Animal Morphology and Physiology at the Federal Rural University of Pernambuco, were divided into three groups: I - Puppies (n = 12) born from non-diabetic mothers, kept in a 12/12 hour light / dark cycle; II - Puppies (n = 12) born from diabetes-induced mothers during pregnancy, kept in a 12/12 hour light / dark cycle and III - Puppies (n = 12) born from diabetes-induced mothers during pregnancy and treated simultaneously with melatonin, kept in light / dark cycle of 12/12. Gestational diabetes was induced after mating confirmation with intraperitoneal injections of 60 mg / kg streptozotocin. Melatonin was administered in daily injections of 0.8 mg / kg throughout pregnancy. The results revealed that gestational diabetes can interfere in the development of offspring gonads by altering their histology and morphometry, delaying their maturation. This effect could be reversed by melatonin.
