TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Álcool e gravidez: uma proposta de caso interdisciplinar como recurso de ensino(2023-08-31) Torres, Maria Vitória Soares; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/8969561225996337Estudos de caso podem ser úteis no âmbito educacional para ensino interdisciplinar, podendo englobar diferentes assuntos contextualizando para uma aprendizagem significativa, inclusive para ensino de biologia. Nesse tema, casos interdisciplinares podem envolver ciências morfológicas, genética e fisiologia com um tópico que os integre, como é o efeito do álcool nos organismos. Sabe-se que o álcool é considerado uma droga lícita social por causa do seu grande consumo na sociedade em diversas ocasiões, como festividades e comemorações. Quando esse consumo de álcool é feito por mulheres grávidas, pode ocasionar malformações no embrião como defeitos congênitos e problemas no neurodesenvolvimento. Esses danos são conhecidos como Transtorno do Espectro do Alcoolismo Fetal (TEAF) e em casos mais graves, a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Para compreender esses efeitos, são realizados estudos em modelos animais, como o peixe-zebra que se tornou uma preferência na comunidade científica, devido a sua homologia com os seres humanos, tamanho e transparência dos embriões, entre outras características. Este trabalho teve como objetivo elaborar e validar o estudo de caso que teve como tema efeitos do álcool na gravidez, envolvendo questões da fisiologia, embriologia e genética. Como metodologia, foi elaborado estudo de caso interdisciplinar sobre o tema em questão e questionário para validação por juízes avaliadores (6). O questionário conteve questões sobre o perfil socioeconômico dos juízes; avaliação se o documento atende os critérios de um bom estudo de caso; e avaliação do recurso de ensino propriamente dito quanto aos seus objetivos, estrutura e apresentação e relevância. Como resultados, pode-se observar que de acordo com o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), o estudo de caso obteve CVC > 0,90 sendo esse resultado um critério para validação.Item A percepção dos estudantes sobre o lixo e suas consequências(2023-09-11) Nascimento, Karina Kessia Marinho do; Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3493619620468663O objetivo deste trabalho é investigar e sensibilizar os estudantes sobre o descarte do lixo e suas consequências. Dessa forma, devemos analisar e repensar sobre as maneiras que fazemos o descarte de lixo. Nos últimos anos o índice de poluição vem aumentando, e com isso o número de problemas que o descarte irresponsável de lixo nas ruas traz para a população. Além disso, as cidades sofrem com alagamento em dias de grandes chuvas, boa parte desses alagamentos são causados devido ao acúmulo de lixos em esgotos e canais. Com isso, consequências graves à saúde e ao meio ambiente é posto em risco, pois o lixo acumulado traz a presença de alguns animais transmissores de doenças como os ratos, mosquitos como Aedes Aegypti transmissor da dengue, febre amarela e outras doenças. O meio ambiente também é prejudicado, plásticos e outros materiais descartados podem levar centenas de anos para se decompor, causando danos duradouros aos ecossistemas. Neste sentido, foi proposta uma investigação científica com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Alto dos Guararapes, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Este estudo foi feito como uma investigação cujo público alvo foram os alunos da referida escola. Com eles foi discutido o tema e avaliado o conhecimento que os estudantes apresentavam sobre o assunto. Foi aplicada uma metodologia prática, onde os estudantes tiverem sua participação nas atividades e encontros feitos em sala de aula. Foi entregue um questionário aos estudantes e os mesmo responderam. Foi solicitado que os estudantes produzirem cartazes com desenhos sobre o tema discutido em sala de aula. A pesquisa visa perceber a concepção dos estudantes e a partir dessa concepção uma conscientização para a transformação do atual cenário.Item Avaliação dos efeitos da melatonina sobre os rins da prole de ratas submetidas ao consumo crônico de álcool(2023-09-13) Lima, Maria Eduarda Rodrigues de; Teixeira, Valéria Wanderley; http://lattes.cnpq.br/4292195468804301; http://lattes.cnpq.br/8655315711266202Item Percepção dos serviços ecossistêmicos das angiospermas marinhas pelas comunidades tradicionais pesqueiras da área de proteção ambiental de Santa Cruz(2023-09-14) Souza, Wagner Lucena de Andrade; Magalhães, Karine Matos; Castro, Yasmim Alline de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3594513406033459; http://lattes.cnpq.br/1529606079794689; http://lattes.cnpq.br/9987209298920882As angiospermas marinhas são plantas adaptadas ao ambiente aquático e que possuem flor, fruto e semente, formando extensos prados em ambientes estuarinos e marinhos, bem como estuários. Essas plantas possuem um papel fundamental no ciclo da água, ciclagem de nutrientes, regulação climática e de gases, pois fornecem diversos serviços ecossistêmicos, como os de provisão, regulação, cultural e suporte. Dessa forma, podem ser abrigo e habitat para espécies associadas de interesse econômico e alimentar, fornecendo subsídios para comunidades tradicionais pesqueiras, inclusive brasileiras, que dependem diretamente dos prados de angiospermas marinhas para sua segurança alimentar. Contudo, ao longo dos anos, os prados vêm sofrendo redução através de ações antrópicas e mudanças climáticas, o que indiretamente prejudica animais que usam essa planta como alimento, abrigo, área de reprodução e berçário, impactando na geração de renda e alimento por parte das comunidades. Assim, as populações vizinhas ao ecossistema possuem papel fundamental na conservação do mesmo, contribuindo para redução dos impactos que ocasionam a redução de ecossistemas e seus serviços. No litoral norte de Pernambuco há 3 espécies: Halodule wrightii, Halophila baillonii e Halophila decipiens que fornecem subsídio para comunidades costeiras próximas aos prados, desta forma, esse estudo foi desenvolvido na Área de Proteção Ambiental de Santa Cruz, visando analisar a percepção da comunidade tradicional pesqueira acerca dos serviços ecossistêmicos prestados pelas angiospermas marinhas.Item Investigação dos efeitos anti-UV e antioxidante de extratos de cianobactérias da coleção CCAPE (Coleção de Cultura de Cianobactérias e Algas de Pernambuco)(2023-04-20) Nascimento, Luana Cláudia Barros; Gama Júnior, Watson Arantes; http://lattes.cnpq.br/8692563615933473; http://lattes.cnpq.br/5227051951077900As cianobactérias são organismos cosmopolitas, e dentre as propriedades que garantem a sobrevivência delas está a produção de fotoprotetores, sendo o aminoácido do tipo micosporinas (MAAs) e citoneminas os mais comuns. A citonemina é um pigmento hidrossolúvel encontrado na bainha extracelular de polissacarídeos, crostas ou colônias de cianobactérias e os MAAs são um grupo de mais de 20 moléculas hidrofílicas, podem ser encontrados no citoplasma e na bainha externa das cianobactérias. Ambos fotoprotetores têm um grande potencial em aplicações nas indústrias cosméticas, devido às capacidades fotoprotetora e antioxidantes, podendo ser um produto de cuidados da pele, como protetores solares e produtos antienvelhecimento. Com isso, o objetivo do trabalho é conhecer e investigar o potencial das cianobactérias terrestres isoladas da Mata Atlântica em produzir substâncias fotoprotetores (anti-UV) e suas atividades antioxidantes. Foram identificadas, fotografadas e descritas seis espécies de cianobactérias Komarekiella sp., Nostoc sp.1, Nostoc sp.2, Nostoc interbryum, Chroococcidiopsis thermalis e Plectolynbya sp. que são pertencentes às ordens Nostocales, Chroococcidiopsidales e Synechococcales. As cepas foram expostas à radiação UVA e luz branca pelo período de 24 horas. A biomassa foi liofilizada e seguiu para extração em acetona 100% (clorofila, carotenoides e citonemina) e metanol 20% (aminoácidos do tipo micosporinas), todos os extratos foram analisados por espectofotometria de luz. Os extratos metanólicos foram testados quanto à atividade antioxidante por ABTS. Na análise de fotoprotetores, notou-se que a espécie Nostoc sp.1 (CCAPE 85) teve uma produção signifitiva de MAAs em todos os comprimentos de onda após exposição UVA. Na análise antioxidante, o extrato metanólico das espécies (CCAPE-72), Plectolynbya sp. (CCAPE-76), Nostoc sp.1 (CCAPE-85) e Nostoc interbryum (CCAPE-77) tiveram uma atividade antioxidante significativa apósexposição à radiação UVA. As espécies Komarekiella sp. (CCAPE-72), Chroococcidiopsis thermalis(CCAPE-73), Plectolynbya sp. (CCAPE-76), Nostoc interbryum (CCAPE-77), Nostoc sp.1 (CCAPE-85) e Nostoc sp.2 (CCAPE-89) tiveram uma maior atividade antioxidante acima de 30% em leituraapós 20 minutos da reação com ABTS. A espécie Nostoc sp.1 (CCAPE-85) teve a maior produção signifitiva de MAAs em todos os comprimentos de ondas, como também de atividade antioxidante em exposição UVA e, por isso, pode ser uma alternativa promissora na indústria cosmética, visto que produz fotoprotetores de interesse (MAAs) e apresenta relevante atividade antioxidante. Os resultados contribuem para uma melhor compreensão da taxonomia dessas cianobactérias da CCAPE, com a caracterização morfológica das cepas e identificação em nível de gênero e/ou espécie. Os dados de antioxidante e fotoprotetores demonstram o potencial das cianobactérias de ambientes terrestres para produção desses compostos e a importância de expô-las à radiação UVA para ativar ou aumentar a produção dessas substâncias.Item Elaboração e validação de estudo de caso para entender a relação e importância da alimentação e do exercício físico no controle da acne(2023-04-13) Guimarães, Emmanuel Sousa; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/9031498492518173A acne é uma doença muito comum entre adolescentes e a pele é um órgão que precisa ser abordado durante o ensino de Biologia na escola. Pesquisas recentes apontam que o quadro clínico da acne pode obter melhora com implementação de dieta de baixo índice glicêmico e a prática regular de atividade física. Desta forma, o presente trabalho objetiva a elaboração e validação de um estudo de caso como recurso de ensino para auxiliar professores e alunos do Ensino Médio na compreensão da fisiopatologia da acne e a relação da doença com a alimentação e com o exercício físico. Para atender aos objetivos deste trabalho, foram consultadas pesquisas que tratam da relação da acne com a alimentação e dos impactos da prática de exercício físico na saúde da pele. A maioria dos estudos que relacionam a alimentação com a acne mostrou-se favorável à piora do quadro clínico em pacientes que seguiam dietas de alto índice glicêmico e rica em laticínios. Os efeitos indiretos do exercício físico na pele estão relacionados com a melhora da hidratação e redução do estresse. Em seguida foi feita a produção de estudo de caso interdisciplinar posteriormente submetido à análise de juízes consultores (8) da pesquisa. Após a verificação dos avaliadores, foi calculado o índice de validação de conteúdo (IVC). O estudo de caso redigido após a revisão da literatura foi avaliado pelos juízes com IVC global 0,95 para as características de um bom estudo de caso e de 0,95 para as características de um produto de ensino. Conclui-se que após elaboração e validação do estudo de caso, este recurso de ensino foi validado.Item Identificação e caracterização de receptores de β- 1, 3 - Glicanas (βGRPs) em Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae)(2023-04-25) Silva, Letícia Fernanda Brilhante da; Souza Junior, Dijair Antonino de; Souza, Felipe Marinho Coutinho de; http://lattes.cnpq.br/0380292673553843; http://lattes.cnpq.br/9268515833435844; http://lattes.cnpq.br/8269521238287201Em insetos existe um grupo de proteínas reconhecedoras de padrões moleculares (PRRs), que reconhecem padrões moleculares associados a patógenos-PAMPs. No caso de PRRs que possuem o domínio GH16 temos as GNBPs /βGRPs que podem reconhecem fungos e bactérias em maior ou menor especificidade, dependendo da proteína e da espécie. As GNBPs/βGRPs possuem o domínio GH16 C-terminal, porém sem os aminoácidos catalíticos, e um domínio de ligação a carboidratos (CBM) na região N-terminal. Além disso, GNBPs/ βGRPs podem iniciar a sinalização da resposta humoral em duas rotas específicas: (i) a via Toll, que pode combater infecções de fungos e bactérias gram-positivas (melhor caracterizada em Drosophila), e (ii) a melanização ativada pelo sistema de profenoloxidases ou PPOs (especialmente em Lepidoptera). O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar in sílico, as proteínas βGRPs, que possuem o domínio GH16 em Diatraea saccharalis . A broca da cana-de-açúcar, importante praga desta cultura, e avaliar a expressão destes genes quando lagartas foram infectadas por patógenos naturais como o fungo Metarhizium anisopliae . Foram identificados 4 genes com domínio GH16 em um transcritoma intestinal de D. saccharalis . DsGH16_c10227 , provável β-1,3 glucanase, e DsGH16_c12479 , DsGH16_c28729 e DsGH16_c32367 , prováveis βGRPs, de acordo com a arquitetura de domínios e relações filogenéticas. Confirmando estes dados, DsGH16_c10227 foi mais expresso no intestino, e DsGH16_c28729 na carcaça (epiderme, corpos gordurosos e hemolinfa). Então, de forma surpreendente, DsGH16_c28729 e DsGH16_c32367 foram regulados negativamente 24 h após o início da infecção de M. anisopliae por via tópica. Existem pelo menos duas hipóteses que podem explicar esses resultados. Uma é que os tempos avaliados foram muito tardios e que a resposta de indução pode ter ocorrido mais cedo, embora ainda não justifique uma regulação negativa dos genes. A segunda hipótese é que o fungo pode produzir algum fator de virulência que reprime a expressão de genes de resposta à infecção. Entretanto, ambas as hipóteses precisam ser testadas em trabalhos posteriores.Item Identificação e caracterização de genes de peptídeos antimicrobianos (AMPs) de três espécies de insetos-praga de cana-de-açúcar(2023-04-26) Alves, Géssica dos Santos; Souza Junior, José Dijair Antonino de; http://lattes.cnpq.br/9268515833435844; http://lattes.cnpq.br/8139782800515164A cana-de-açúcar, principal matéria prima para diversos insumos sofre ataques por diversas pragas, como os lepidópteros Diatraea saccharalis, Diatraea impersonatella e Telchin licus. O controle dessas pragas costuma ser realizados com inseticidas químicos, porém com pouca efetividade, e a utilização de agentes de controle biológico como os parasitoides, bactérias e fungos entomopatogênicos. No entanto, os insetos adquiriram ao longo da evolução mecanismos de defesa contra esses patógenos e parasitas. O sistema imune inato dos insetos possui respostas celular e humoral. A resposta humoral é responsável principalmente pela produção de peptídeos antimicrobianos (AMPs). A sintese desses peptídeos ocorre através de três principais vias de sinalização, são as Via Toll, Jak-Stat e IMD (Imunodeficiência). Os peptídeos são classificados de acordo com sua estrutura e função. Foram caracterizados em Lepidoptera seis tipos de peptídeos: Attacina, Cecropina, Defensina, Gloverina, Moricina e Lebocina, que possuem ação contra fungos, leveduras, bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Desta forma, este trabalho teve por objetivo identificar e caracterizar a diversidade de AMPs presentes em transcritomas das principais brocas da cana-de-açúcar, assim como propor suas relações filogenéticas para observar potenciais diferenças e propor possíveis aplicações. Nós identificamos um total de 15, 18, e 25 para D. saccharalis, D. impersonatella e T. licus, respectivamente, pertencentes a todas classes descritas para a ordem Lepidoptera. Aparentemente, T. licus apresenta uma maior quantidade de genes de AMPs quando comparado com D. saccharalis e D. impersonatella. Uma explicação possível é que T. licus durante a fase larval habita a soqueira da planta que fica no solo, e por isso a lagarta tem que lidar com um número maior de microrganismos, do que as espécies do gênero Diatraea. Porém, essa hipótese precisaria de validação. Outro ponto interessante é que aparentemente o genoma depositado para D. saccharalis no NCBI não parece ser da mesma espécie da população brasileira que também é denominada D. saccharalis. Os AMPs são a principal forma de resposta humoral dos insetos e diversidade destes genes parecem estar relacionados com o modo de vida dos insetos. Os dados gerados aqui podem servir de base para aplicação dos AMPs em diferentes áreas.Item O uso de modalidades didáticas na formação docente: relato de experiência da monitoria na disciplina de prática de biologia animal(2023-05-04) Costa, Lucas Miranda da; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/5326095246015406; http://lattes.cnpq.br/5467175492861814As modalidades didáticas são fundamentais para tornar o ensino de biologia mais dinâmico e atrativo para os estudantes. No entanto, muitas vezes, essa estratégia não é explorada de forma adequada no curso de formação de professores em biologia, o que acaba perpetuando um ensino tradicional e abstrato, que ainda é um sistema presente nas salas de aula. É importante explorar essas modalidades de forma criativa e inovadora, para que os estudantes possam aprender de forma significativa e prática. Neste contexto, o objetivo central deste trabalho foi investigar sobre o uso das modalidades didáticas que foram utilizadas na disciplina de prática de biologia animal, a partir da experiência como monitor. Verificando quais foram as mais utilizadas e de qual forma elas foram aplicadas. Além disso, é importante avaliar as contribuições dessas modalidades para a disciplina e para a aprendizagem dos alunos e para isso, foi elaborado um questionário no Google Forms, onde foi aplicado através do Google Classroom e Whatsapp para averiguarmos a visão dos estudantes sobre o tema. A partir dessa análise, foi possível identificar as modalidades mais utilizadas e eficientes na disciplina. Ao total, foram identificadas diversas modalidades didáticas diferentes, na qual o estudo em grupo, aula expositiva e estudo de texto se sobressaíram em relação às demais. A preferência dos estudantes sobre as modalidades didáticas também foi analisada, onde a aula de campo e aula prática foram o grande destaque. A partir dessas informações, conseguimos verificar a importância que as modalidades didáticas exercem na disciplina.Item Uso de metodologias ativas como recurso para o ensino de biologia animal: relato de experiência do programa de monitoria(2023-04-04) Santos, Amanda Roma França dos; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/5326095246015406; http://lattes.cnpq.br/9099593565324409As metodologias ativas de aprendizagem são ferramentas que tornam os estudantes como protagonistas do seu processo de aprendizagem e os docentes tomam o papel de mediadores ou facilitadores. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto das metodologias ativas no ensino de zoologia, a partir do relato de experiências na monitoria da disciplina de Práticas de Biologia Animal em uma instituição de ensino superior, na formação inicial docente. O relato tem como foco a descrição das sete atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina: Rotação por estações; mapa mental; Modelo didático e contação de histórias; Analogia e objetos análogos; Situação problema, Nuvem de palavras e trilha do Zika, bem como a análise do questionário avaliando as práticas vividas em três categorias: aprendizagem; possibilidade de utilização e facilidade de aplicação. O questionário foi elaborado na plataforma online Google Formulários, contendo três perguntas para cada atividade, totalizando vinte e sete questões. O questionário foi disponibilizado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, considerando a autorização dos estudantes para o preenchimento do mesmo, como autoavaliação da disciplina. Após a análise foi possível averiguar quais das metodologias ativas aplicadas foram mais representativas como estratégia de ensino e aprendizagem, houve uma grande adesão à metodologia de analogia e objetos análogos, em contrapartida a metodologia nuvem de palavras registrou uma alta rejeição. Por fim, constatou-se que os licenciandos se adaptaram muito bem e mostraram-se bem abertos e adeptos ao uso de metodologias ativas.
