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    Breve memorial descritivo analítico de apresentação do autor
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021-11) Torres, Jorge Braz; http://lattes.cnpq.br/5131993649526120
    Escrever um memorial muda nossa forma de relatar os resultados de...
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    Comitiva da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Hanover recepcionada no salão nobre da UFRPE - Fotografia 9
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1962) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos
    Registro fotográfico que deixa à mostra mais um momento capturado durante a visita da comitiva de professores da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Hanover – Alemanha à UFRPE. Nesse ângulo exclusivo, o fotógrafo direcionou o olhar do observador para o grupo em destaque onde ocorre uma conversação liderada pelo reitor Renato Ramos de Farias com a participação do professor Mário Bezerra de Carvalho, então diretor do Curso de Aperfeiçoamento, Especialização e Extensão – CAEE/UFRPE, que aparece de costas para a câmera fotográfica usando terno branco, usando óculos, enquanto olha para o reitor. Integram também esse grupo, os professores alemães visitantes. Vê-se o reitor trajando terno claro, camisa branca e gravata preta, tendo ao seu lado esquerdo, o professor alemão, vestindo terno escuro, camisa branca e gravata escura que havia acabado de proferir a palestra, fitando diretamente a objetiva enquanto aparece ao seu lado esquerdo o outro professor alemão usando terno de cor clara, gravata escura e óculos olhando para o reitor com um meio sorriso. Atrás dele aparece parcialmente outro professor não identificado. Essa conversação acontece diante da parede em lambri de madeira na qual vê-se hasteada a bandeira de Pernambuco. FONTE DE PESQUISA: Informações escritas a lápis no verso da fotografia. PESQUISA COMPLEMENTAR: BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017; KOSSOY, Boris. O encanto de Narciso: reflexões sobre a fotografia. São Paulo: Ateliê intelectual, 2020; LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In:_____. História e memória. Campinas: UNICAMP, 2003. p. 525-54; UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Plaquete comemorativa dos setenta anos de Medicina Veterinária em Pernambuco: (1912-1982). Recife: UFRPE, 1982; ______. Plaquete oitenta anos dos Cursos de Ciências Agrárias: (1912-1992). Recife: UFRPE, 1992.
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    Comitiva de professores da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Hanover, Alemanha em visita à UFRPE - Fotografia 2
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1962) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos
    Registra a comitiva de professores da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Hanover, Alemanha, sendo recepcionada pelo reitor Renato Ramos de Farias, em seu gabinete na Reitoria da UFRPE. O fotógrafo congelou para a posteridade o segundo momento ocorrido entre o reitor, os membros da comitiva e um aluno não identificado que, representando as turmas da Escola de Medicina Veterinária da UFRPE, ofertou uma flâmula do Curso como brinde ao reitor e aos visitantes. Pode-se observar que o reitor Renato Ramos de Farias se encontra sentado no sofá, trajando terno de cor clara e camisa branca, aparecendo superficialmente, deixando à mostra apenas as pernas cruzadas e parte do tronco, pois está encoberto pelo professor visitante, que está de pé à sua frente, usando terno escuro, camisa branca e gravata escura, segurando e observando a flâmula enquanto sorri. Também nesse ângulo inferior esquerdo da fotografia, pode-se observar que aparecem, parcialmente, as pernas de outro homem não identificado que usa terno de cor clara. Vê-se no ângulo lateral direito da fotografia, outro professor usando terno de cor clara, gravata escura e óculos, sorrindo enquanto segura a flâmula que acabara de receber. Ao seu lado, está o aluno não identificado que ofertou as flâmulas ao reitor e aos convidados, ele traja camisa branca de magas curtas, relógio e calça escura, está sorrindo e tem uma pasta embaixo do braço esquerdo onde se vê a logomarca da Medicina Veterinária. Olhando com atenção, pode-se ver ainda uma cadeira posicionada ao lado do aluno e nela, ligeiramente, outro homem sem identificação. Aparecem parcialmente, um sofá e uma poltrona escuros que compõem o conjunto de móveis que integram parte do ambiente da Reitoria, assim como uma mesinha de centro em madeira escura sobre a qual há uma pilha de revistas e dois cinzeiros. Na parede que aparece na parte posterior do reitor e dos dois professores alemães, pode-se observar uma parede revestida em lambri de madeira e, nela, em destaque, um quadro com uma fotografia aérea da cidade do Recife deixando à mostra a beleza das suas pontes. FONTES DE PESQUISA: Informações escritas a lápis no verso da fotografia. PESQUISA COMPLEMENTAR: AMARAL, Muriel Emídio Pessoa. Lendo fotografias e produzindo sentido. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 9, n. 14, p. 225-228, jan. /jun. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p225. Acesso em: 16 fev. 2024; BURKE, KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020; UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Plaquete comemorativa dos setenta anos de Medicina Veterinária em Pernambuco: (1912-1982). Recife: UFRPE, 1982.
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    Desafios, alegrias e gratidão
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015) Bezerra Neto, Egídio; http://lattes.cnpq.br/1539205550728785
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    Do sal da terra ao doce da cana: minhas contribuições ao setor sucroalcooleiro
    (EDUFRPE, 2022) Ferreira, Josué Félix
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    As estratégias metodológicas utilizadas pelos professores do curso de bacharelado em administração no ensino remoto emergencial.
    (2022-05-27) Santos, José Everaldo de Lima; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701
    The implementation of Emergency Remote Teaching in higher education institutions in Brazil, especially public ones, imposed a new reality for students and teachers, who lived in a short time the implementation of changes in the teaching method. Therefore, the present research aims to answer the following question: what methodological strategies were used by the professors of the Bachelor's Degree in Administration at the Federal Rural University of Pernambuco, Serra Talhada Academic Unit, in the offer of their disciplines during the Emergency Remote Teaching? This research is characterized as exploratory and descriptive, having the case study as a technical procedure. Data collection took place with the application of a questionnaire and documental research. As a result, the teaching methodological strategies implemented by the teachers of the Bachelor of Business Administration in Emergency Remote Teaching were: problem-based learning, the flipped classroom, the case study, game-based learning, concept maps and seminars and discussions.
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    Foto oficial do engenheiro agrônomo e professor Manuel Rodrigues Filho como secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Pernambuco, 1942
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1942) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.
    Fotografia do Engenheiro Agrônomo e Professor Manoel Rodrigues Filho, posando durante sua posse como como secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Pernambuco, a partir da sua nomeação através do Ato nº 302 de 24 de fevereiro de 1942 para o período de 1942 a 1946. Trajando terno em cor neutra, camisa branca, gravata poá, lenço de bolso e óculos, está olhando para a câmera fotográfica. FONTES DE PESQUISA: Foi impossível o acesso a outras informações para substanciar a pesquisa. PESQUISA COMPLEMENTAR: ACADEMIA PERNAMBUCANA DE CIÊNCIA AGRONÔMICA. Manuel Rodrigues Filho: Patrono da cadeira 20 - Biografia. Disponível em: pcagronomica.org.br/cadeira20/. Acesso em: 20 dez. 2023; ARANTES, Antonio Augusto (Org). Produzindo passado: estratégias de construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984; KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial. 2009; PISANESCHI, PISANESCHI, Lucilene Schunck C.; BAUER, Viviane Freitas Carlos. A imagem da história: o uso da documentação iconográfica e historiográfica. São Paulo: Amazon & Independently published, 2021.
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    Grande Sertão... (trans)docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; Suassuna, Lívia; http://lattes.cnpq.br/3685495814664993; Alves, José Hélder Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/2352905993796166; Abranches, Sérgio Paulino; http://lattes.cnpq.br/9070763811045760
    “Grande Sertão... (Trans)Docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas” é um Memorial Acadêmico compreendido como registro da história de vida de uma educadora que (re)elabora narrativas de si como professora dialógica e reflexiva no repensar de suas ações pedagógicas nas múltiplas travessias acadêmicas e profissionais. Como docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec, elaboro este Memorial com o objetivo geral de apresentar as minhas travessias acadêmicas e profissionais nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, considerando processos formativos contínuos e vivências como discente e docente, nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior. Em termos teórico-metodológicos, este Memorial destaca a noção de “(Trans)Docências”, tendo em vista a multiplicidade de interfaces na constituição de minha(s) identidade(s) docente(s), tais como: a docência dialógica, a tecnodocência, a polidocência, a docência polifônica, a docência exotópica, a docência cronotópica e a docência Severina. Destaco, ainda, a história de vida como aprendizagem biográfica reflexiva e prática de (auto)formação, com base nas noções de ateliê biográfico, fotobiografia, escrevivência(s), autoetnografia, ethos discursivo e o framework do TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge. Em uma imersão autobiográfica intertextual, em constante diálogo com a obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e outras vozes da literatura universal, traço múltiplos autorretratos, sob um olhar plural que busca estreitar as conexões entre presente, passado e futuro à luz do viés cronotópico bakhtiniano. Narro as minhas vivências no “Sertão” das múltiplas docências, evidenciando percursos trilhados nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior em contextos públicos e privados de ensino. Minha narrativa confunde-se com outras histórias que destacam o início das atividades no âmbito da Educação a Distância, na UFRPE, em sintonia com reflexões sobre o lugar desta modalidade educacional no cenário brasileiro. Conto, também, experiências que vivi no cronotopo pandêmico da Covid-19, um tempo-espaço marcado por intensos desafios, momento de rever rotas, traçar outros caminhos no repensar de processos de ensino e aprendizagens mediados pelas tecnologias. Busco elaborar um panorama reflexivo quali/quantitativo das atividades realizadas nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, tendo em vista as diferentes fases da trajetória acadêmica. Destaco a escrita de si como estratégia articulada ao processo de biografização das experiências na construção das múltiplas identidades discentes e docentes (re)construídas durante as travessias acadêmicas. Faço esta imersão autobiográfica, resgatando memórias e lembranças nas interações dialógicas entre docências e discências que consolidam minha(s) identidade(s) como professora esperançosa e resiliente. Procuro (re)encontrar-me nas múltiplas e sinuosas veredas desse Grande Sertão... Trans)Docências, permitindo-me (re)leituras e (re)descobertas como educadora em contínuas e ilimitadas travessias, sempre aprendendo a aprender a cada instante.
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    Identidade e profissionalização docente: um estudo de caso na licenciatura em Química da UFRPE/UAST
    (2019) Gomes, Maria Celeste Nogueira Vitorino; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/2937962267449475
    The constitution of the teaching identity has long been studied in the area of human sciences in order to better understand the processes and influences present in this discussion in the training of teachers. In the literature, several authors show that the constitution of identity is influenced not only by the experiences of the initial formation of teachers, but also by experiences and experiences prior to this formative process. The purpose of this monograph is to analyze aspects of the construction of the identity and professional professionalization of undergraduate students in chemistry based on the influences of the supervised stage and / or processes prior to initial training experienced by the subjects in this construction. The study is characterized as a qualitative case study, but with some quantitative data regarding the profile of the participants. A total of 8 chemistry graduates from the Federal University of Pernambuco (UFRPE) at the Academic Unit of Serra Talhada-PE (UAST), at the end of the course, completed the subjects of compulsory traineeships. A semi-structured interview was conducted, individually, with the intention of understanding through the interviews the experiences lived by the participants in various moments of the process of constitution of the identity. The interviews were audio-taped and later transcribed and analyzed based on elements of Content Analysis (BARDIN, 2016). In the results, the thematic analysis pointed to aspects of teacher identity and professional development, from the categories highlighted in the analysis, of which the following stand out: influences and the relationship with teachers, the processes of rupture that lead to decision making in relation to the teaching career. In addition to other aspects evidenced in the analysis of oppositions, of which the following stand out: the inexperience with teaching and the importance of the programs that aid in teacher training were some of the aspects pointed out in the text. These contributions become pertinent to the research because it deals with the experience of these future teachers when involved in this intimate and subjective process that is the constitution of the identity profile and aspects that lead to professionalization.
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    Memorial
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018) Lima, Irenilda de Souza; http://lattes.cnpq.br/2794423545895911
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    Memorial
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023-01) Pontes, Carlos Antonio Alves; http://lattes.cnpq.br/7537108574739529
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    Memorial acadêmico descritivo
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149
    O objetivo deste memorial é apresentar a minha trajetória acadêmico-profissional, na forma de um relato da Carreira Magisterial, marcada pelo registro da tradição do pensamento crítico, partindo da crítica hermenêutica teológica e histórica até à teoria crítica do reconhecimento.
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    Memorial acadêmico: uma feminista das margens
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05-05) Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2017) Maciel, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/2091651168946523
    Este Memorial faz parte das exigências para ascender à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Resolução nº 86/2014, do Conselho Universitário, e da Instrução Normativa nº 1/2014, do Gabinete do Reitor, ambas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tendo em vista que, no processo de avaliação para acesso à Classe de Professor Titular, de acordo com o artigo 2º da citada Resolução deve ser dada especial atenção ao ensino, à pesquisa e às atividades de extensão durante o período de atuação de minha vida profissional, eu passarei então à redação deste Memorial referindo-me a esses três aspectos. Este documento representa um recorte das atividades previstas no artigo 6º da referida Resolução, acrescentadas de outras que considerei mais relevantes em minha trajetória acadêmica. Por outro lado, há muitas participações em congressos, simpósios, e seminários que não constam desse Memorial, embora tenham significado em minha vida acadêmica. Como exemplo, cito que apresentações em forma de pôster são cada vez mais frequentes em congressos. Dentro dessa modalidade, apresentei diferentes temas em congressos importantes. No entanto optei por não as descrever aqui devido à extensa lista de outros itens que me pareceram mais relevantes e que estão citados neste Memorial Ao finalizar, apresento considerações sobre o conteúdo deste Memorial e perspectivas. Na sequência, foi anexada a documentação comprobatória das atividades ou de fatos narrados.
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Rêgo, Eneida Willcox; http://lattes.cnpq.br/2131193784322628
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-08) D’Utra Vaz, Beatriz Berlinck; http://lattes.cnpq.br/6587833720463826
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014-12) Wischral, Aurea; http://lattes.cnpq.br/7554202456918624
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    Memorial da Trajetória Acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491
    A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-08) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491
    A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.
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    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Oliveira, Mário Henrique Bento Gonçalves e; http://lattes.cnpq.br/7565500755803686
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