Navegando por Assunto "Professores universitários"
Agora exibindo 1 - 20 de 67
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item As estratégias metodológicas utilizadas pelos professores do curso de bacharelado em administração no ensino remoto emergencial.(2022-05-27) Santos, José Everaldo de Lima; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A implementação do Ensino Remoto Emergencial nas instituições de ensino superior no Brasil, principalmente nas públicas, devido as medidas restritivas ocasionadas pela covid-19, impôs uma nova realidade para estudantes e professores, que viveram num curto espaço de tempo a implementação de mudanças no método de ensino. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo responder a seguinte questão: quais estratégias metodológicas foram utilizadas pelos professores do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, na oferta de suas disciplinas durante o Ensino Remoto Emergencial? Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, tendo como procedimento técnico o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário e a pesquisa documental. Como resultado, tem-se que as estratégias metodológicas de ensino mais utilizadas pelos professores do Curso de Bacharelado em Administração no Ensino Remoto Emergencial foram: estudo de caso (76,9%), seminários e discussões (76,9%), sala de aula invertida (61,5%), aprendizagem baseada em problemas (46,2%) e mapas conceituais (23,1%)Item Breve memorial descritivo analítico de apresentação do autor(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021-11) Torres, Jorge Braz; http://lattes.cnpq.br/5131993649526120Foram realizadas alterações na página 1 do presente memorial para salvaguarda dos dados sensíveis de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018. O Documento encontra-se criptografado.Item Comitiva da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Hanover recepcionada no salão nobre da UFRPE - Fotografia 9(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1962) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos SantosFotografia original em preto e branco, revelada em papel fosco, em sépia, medindo 23 cm x 18 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui picotes em suas bordas. Possui informações escritas a lápis no verso. Não possui duplicata. Essa fotografia integra uma minicoleção composta pelas fotografias 001, 001 A, 002, 003, 004, 005, 006, 007, 008, 009, 010, 011 e 012.Item Comitiva de professores da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Hanover, Alemanha em visita à UFRPE - Fotografia 2(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1962) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos SantosFotografia original em preto e branco, revelada em papel fosco, em sépia, medindo 18 cm x 12 cm, no formato vertical. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui picotes em suas bordas. Possui informações escritas a lápis no verso. Não possui duplicata. Essa fotografia integra uma minicoleção composta pelas fotografias 001, 001 A, 002, 003, 004, 005, 006, 007, 008, 009, 010, 011 e 012.Item Desafios, alegrias e gratidão(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015) Bezerra Neto, Egídio; http://lattes.cnpq.br/1539205550728785Item Do sal da terra ao doce da cana: minhas contribuições ao setor sucroalcooleiro(EDUFRPE, 2022) Ferreira, Josué FélixItem Foto oficial do engenheiro agrônomo e professor Manuel Rodrigues Filho como secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Pernambuco, 1942(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1942) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos SantosFotografia em preto e branco, revelada em papel brilhante, em sépia, 18 cm x 11 cm, no formato vertical, com bordas sem picotes no seu entorno. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Não possui informações no verso. Não possui duplicata.Item Grande Sertão... (trans)docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; Suassuna, Lívia; http://lattes.cnpq.br/3685495814664993http://lattes.cnpq.br/3685495814664993; Alves, José Hélder Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/2352905993796166; Abranches, Sérgio Paulino; http://lattes.cnpq.br/9070763811045760Item Identidade e profissionalização docente: um estudo de caso na licenciatura em Química da UFRPE/UAST(2019) Gomes, Maria Celeste Nogueira Vitorino; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/2937962267449475A constituição da identidade docente tem sido objeto de estudo há muito tempo na área das ciências humanas com a finalidade de compreender melhor os processos e influências presentes nessa discussão na formação dos professores. Na literatura diversos autores mostram que a constituição da identidade sofre influências não apenas das experiências da formação inicial dos docentes, mas, também de vivências e experiências anteriores a esse processo formativo. A presente monografia tem por objetivo analisar aspectos da construção da identidade e da profissionalização docente de licenciandos em química a partir das influências do estágio supervisionado e/ou de processos anteriores à formação inicial experienciados pelos sujeitos nessa construção. O estudo se caracteriza como estudo de caso de caráter qualitativo, mas, com alguns dados quantitativos quanto ao perfil dos participantes. Foram sujeitos de pesquisa 8 licenciandos em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na Unidade Acadêmica de Serra Talhada-PE (UAST), no final do curso, que haviam finalizados as disciplinas de estágios obrigatórios. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, individualmente, com a intenção de compreender através das entrevistas as experiências vivenciadas pelos participantes em diversos momentos do processo de constituição da identidade. As entrevistas foram audiogravadas e posteriormente transcritas e analisadas com base em elementos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Nos resultados a análise temática apontou aspectos da constituição da identidade e da profissionalização docente, a partir das categorias evidenciadas na análise, das quais destacam-se: as influências e o relacionamento com os professores, os processos de ruptura que levam a tomada de decisão em relação à carreira docente. Além de outros aspectos evidenciados na análise de oposições, das quais destacam-se: a inexperiência com a docência e a importância dos programas que auxiliam na formação docente foram alguns dos aspectos apontados no texto. Essas contribuições se tornam pertinentes para a pesquisa por se tratar da vivência desses futuros professores quando envolvidos nesse processo íntimo e subjetivo que é a constituição do perfil identitário e aspectos que o levam a profissionalização.Item Memorial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023-01) Pontes, Carlos Antonio Alves; http://lattes.cnpq.br/7537108574739529Item Memorial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018) Lima, Irenilda de Souza; http://lattes.cnpq.br/2794423545895911Item Memorial acadêmico descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149Item Memorial acadêmico: uma feminista das margens(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05-05) Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2017) Maciel, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/2091651168946523Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Rêgo, Eneida Willcox; http://lattes.cnpq.br/2131193784322628Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023) Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; Pontes, Carlos Antonio Alves; http://lattes.cnpq.br/7537108574739529http://lattes.cnpq.br/7537108574739529; Siepierski, Paulo Donizéti; http://lattes.cnpq.br/0202829707210477http://lattes.cnpq.br/0202829707210477; Almeida, Dulce Maria Filgueira de; http://lattes.cnpq.br/6855246979033159; Caniello, Márcio de Matos; http://lattes.cnpq.br/5638765647804887Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014-12) Wischral, Aurea; http://lattes.cnpq.br/7554202456918624Item Memorial da Trajetória Acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Oliveira, Mário Henrique Bento Gonçalves e; http://lattes.cnpq.br/7565500755803686Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-08) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491
