TCC - Licenciatura em Química (UAST)
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Item Síntese e aplicação de nanopartículas de óxido de cobre (CuONPs) como adsorventes de Fe(II) em soluções aquosas(2023-05-04) Medeiros, Débora Lima de; Lima, Marcelo Batista de; http://lattes.cnpq.br/2424699316257149; http://lattes.cnpq.br/1448210883997196O Fe2+ é um íon metálico comumente encontrado em elevadas concentrações em águas subterrâneas. Considerando os efeitos negativos relacionados ao consumo de águas com níveis elevados de Fe2+ , torna-se necessário realizar o desenvolvimento de métodos que facilitem a remoção deste elemento. O processo de adsorção se destaca devido a sua viabilidade e eficiência, podendo ser aplicado de forma eficiente para a remoção de Fe2+ em amostras de água. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo sintetizar nanopartículas de óxido de cobre (CuONPs) e avaliar a sua capacidade como adsorvente de Fe2+ em soluções aquosas, utilizando o agente quelante 1,10-fenantrolina e análises espectrofotométricas na região do ultravioleta e visível (UV-Vis). A síntese das CuONPs foi realizada a partir do método de precipitação química, utilizando o sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4 × 5H2O) como agente precursor dos íons Cu2+ , o hidróxido de sódio (NaOH) como agente precipitante e o ácido acético (CH3COOH) como agente estabilizante. Para as análises referentes ao processo de adsorção, foram utilizadas soluções aquosas de Fe2+ preparadas a partir do sulfato de ferro heptahidratado (FeSO4 × 7H2O) em diferentes concentrações: 0,50 mg L-1 , 1,00 mg L-1 , 1,50 mg L-1 , 2,00 mg L-1 e 3,00 mg L-1 . Para determinar as concentrações das amostras após a adsorção, o reagente 1,10-fenantrolina e uma solução de acetato de sódio (solução tampão, pH 4,00) foram adicionadas e as análises por meio da espectrofotometria UV-Vis foi realizada. Por meio dos resultados obtidos, foi possível considerar que as CuONPs foram sintetizadas de forma eficiente, apresentando uma capacidade satisfatória de adsorção de Fe2+ . Com a adição da 1,10-fenantrolina nas amostras após a adsorção, não foi observada qualitativamente a formação do complexo [Fe(C12H8N2)3] 2+, visto que não houve o surgimento da coloração laranja característica do complexo. Os resultados mostraram uma capacidade muito considerável de adsorção de Fe2+ pelas CuONPs, tendo em vista que após a adsorção não foi detectada a presença de Fe2+, por meio das análises UV-Vis, em nenhuma das amostras estudadas.Item O uso de substâncias naturais na investigação criminal: desenvolvimento de pó revelador para a técnica de empoamento a partir do hibiscus rosa-sinensis l(2023-04-27) Silva, Diego Flosi; Elayne Bessa Ferreira Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/8141462568415078; http://lattes.cnpq.br/3291995457221058O Brasil é conhecido como o país da impunidade em decorrência do baixo índice de crimes elucidados, evidenciando a necessidade de meios que possibilitem a responsabilização do culpado. Nesse contexto, insere-se a Perícia Criminal, cuja finalidade é esclarecer à justiça sobre um fato, fornecendo o modus operandi e identificação do criminoso a partir de métodos comprovados, como a datiloscopia forense, processo de identificação através das impressões digitais latentes em cenas de crime. Para a identificação dessas impressões, são utilizados vários métodos, dentre os quais se destaca a técnica de empoamento, que consiste na identificação das impressões digitais latentes por meio da aplicação de pós reveladores. No entanto, os pós atualmente utilizados nessa técnica têm alto custo, apresentam pouca eficiência em determinadas superfícies e guardam toxicidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um pó revelador de origem natural para auxiliar nos exames periciais a partir das flores de Hibiscus rosa-sinensis L., facilitando a identificação de impressões digitais e, consequentemente, identificar o autor do crime e dinâmica do fato, além de solucionar os problemas de alto custo e efeitos tóxicos dos pós utilizados nessa técnica. Para alcançar tais objetivos, o pó revelador, foi aplicado e testado em impressões digitais depositadas nas superfícies de vidro, metal e plástico em análises instantâneas e a longo prazo (24 horas, 15 dias e 30 dias), com o objetivo de testar sua eficácia em relação a alteração química e biológica da composição das impressões digitais ao longo do tempo. Bem como, testar a eficiência do pó nas impressões digitais naturais, em que o voluntário lavasse as mãos, e sebáceas, onde o voluntário, antes da deposição da impressão digital, friccionasse os dedos em regiões oleosas. Os resultados foram analisados de acordo com três aspectos, adesão, pigmentação e visualização dos pontos característicos. Nas impressões digitais naturais, o pó revelador apresentou todos os aspectos exigidos quando aplicado na superfície de metal, tanto a longo prazo quanto nas análises instantâneas. Já nas superfícies de vidro e de plástico, nas análises instantâneas, o pó revelador apresentou apenas pigmentação e adesão, não sendo possível a visualização dos pontos característicos, enquanto que nas análises a longo prazo, não apresentou nenhum dos aspectos exigidos. Para as impressões digitais sebáceas, o pó revelador foi eficiente em todas as superfícies quando analisadas de formas instantâneas, atendendo todos os aspectos exigidos. Da mesma forma ocorreu para as superfícies de vidro e de metal nas análises a longo prazo, enquanto que para a superfície de vidro, após 15 dias e 30 dias, a visualização das linhas papilares foi prejudicada. Dado o exposto, a presente pesquisa demonstrou grande eficiência do pó produzido, sobretudo, nas superfícies de metal. Apresentou resultados satisfatórios nas demais superfícies para as impressões digitais sebáceas, sendo necessário novos estudos para as impressões digitais naturais. Dessa forma, os pós reveladores de origem natural podem atuar como ótimos substitutos nessa técnica, solucionando os problemas dos pós utilizados, ao apresentarem baixo custo, nenhuma toxicidade e apresentar grande potencial nas superfícies testadas.Item Triagem in silico de metabólicos secundários de espécies do gênero spondias em busca de inibidores da monoamina oxidase (MAO)(2023-04-13) Medeiros, Mônica Alves de; Pinheiro, Elayne Bessa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8141462568415078; http://lattes.cnpq.br/5832221567609529A depressão é um transtorno psicológico multicausal que pode aparecer em qualquer pessoa, causando uma gama de emoções e efeitos incapacitantes sendo, atualmente, a principal causa de inabilidade em todo o mundo e está situada em quarto lugar entre as dez principais causas de carga patológica mundial. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo identificar potenciais inibidores para a Monoamina oxidase A (MAO-A) que possam contribuir no tratamento da depressão, a partir de compostos identificados e/ou isolados de espécies do gênero Spondias, utilizando como método o docking molecular, visto que possibilita predizer o modo de ligação e afinidade de interação de um composto quando interage com o sítio de ligação de uma proteína. Sendo assim, no processo de docagem várias simulações entre os 104 metabólicos secundários que foram identificados ou isolados do gênero Spondias e o sítio ativo do receptor foram realizadas. Os resultados demonstraram que dos 104 complexos como possíveis inibidores, mais da metade - um total de 78 complexos - demonstrou interações com os resíduos de aminoácidos presentes no sítio ativo da enzima e obtiveram pontuações scores superiores a 56,68 Kcal/mol, o que significa uma elevada interação, afinidade e especificidade entre os complexos proteína-ligante. Por fim, os metabólitos secundários pertencentes às espécies do gênero Spondias demonstram ser promissores candidatos a fármacos que podem vir a contribuir no tratamento da depressão como inibidores da MAO-A.Item O papel dos compostos auxino-similares extraídos de hidrocarvões de resíduos de milho na germinação de sementes-teste de Lactuca sativa(2022-12-14) Lima, Edson Thiago Gomes de; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/1474841030315836Neste trabalho estudou-se a atividade auxino-similar de hidrocarvões líquidos e sólidos obtido a partir de resíduos de milho, preparados por carbonização hidrotérmica (HTC). Os bioensaios foram realizados testando concentrações do hidrocarvão líquido na faixa de 0,0557-5570,0 mg de carbono L-1 ; e hidrocarvão sólido na faixa de 0,026-2600,0 mg de carbono L-1 . A matéria orgânica dissolvida (DOM) foi extraída para realização de testes utilizando hidrocarvão sólido. Os bioensaios foram realizados com sementes de Lactuca sativa. Os métodos instrumentais MEV, ATR-FTIR e Py-GC/MS foram usados para avaliar o efeito da HTC na produção/composição de hidrocarvão. O hidrocarvão líquido apresentou intensa bioatividade, inibindo completamente a germinação das sementes-teste em concentrações acima de 696 mg C L-1 . O hidrocarvão líquido foi consideravelmente mais bioativo que a DOM, mesmo apresentando efeito auxino-similar nos testes de germinação. A análise MEV mostrou como a HTC transformou a superfície da matériaprima, abrindo poros e sulcos nos hidrocarvões. O ATR-FTIR também mostrou que a HTC mudou a composição química dos resíduos de milho, reduzindo os grupos hidroxila e enriquecendo o material com grupos funcionais aromáticos. O Py-GC/MS permitiu a identificação das moléculas envolvidas nos efeitos do tipo AIA: ácidos carboxílicos (lineares e aromáticos) e aminoácidos. A concentração de mais moléculas bioativas, ao invés de sua simples presença na fração do hidrocarvão, determinou o efeito bioestimulante, além de uma boa regressão linear entre a atividade auxino-similar e a concentração de moléculas ativas estimulantes.Item Vermicompostagem de resíduos de milho nas condições culturais e edafoclimáticas do sertão brasileiro(2022-12-14) Silva, Jefferson Campos da; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/6584309908538134A vermicompostagem tem sido reportada como uma importante tecnologia para reciclar matéria orgânica e nutrientes de resíduos agrícolas. No entanto, as condições edafoclimáticas são obstáculos no semiárido, pois as altas temperaturas e a baixa umidade podem interferir negativamente na adaptação das minhocas e na produção de vermicomposto. Assim, neste estudo, a vermicompostagem foi aplicada no tratamento de resíduos de milho (sabugo e palha), sob condições culturais (utilizando resíduos locais e condições de campo replicáveis) e edafoclimáticas do sertão brasileiro. Durante 120 dias foi realizado um monitoramento químico. Os resultados mostraram um aumento na estabilidade da matéria orgânica (MO), além de um aumento considerável no potencial agrícola do vermicomposto: a CTC aumentou de ~37 para 649 cmolc kg-1 ; MO e TOC reduziram de ~83 para 49% e ~43 para 27%, respectivamente. Por fim, os vermicompostos produzidos são considerados adequados para melhorar a qualidade do solo e promover uma agricultura moderna, aumentando a produtividade e a geração de renda no campo.Item Ambientalização do currículo de química na educação básica: aspectos limitantes numa cultura de ensino (des)preparatória(2022-10-19) Domingos, André Luiz; Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397Diante do cenário de crise ambiental em que a sociedade se encontra atualmente, agravada pelo contexto de uma reforma educacional crítica do modelo tradicional conteudista, contudo pouco dada a abordagens voltadas à Educação Ambiental, esta pesquisa tem como principal objetivo identificar quais são os potenciais limitantes à ambientalização dos currículos de Química. Para fins de levantamento dos dados, realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo revisão sistemática, explorando produções acadêmicas nacionais, e, paralelamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas professores da Educação Básica. Aos resultados obtidos foram aplicados elementos de estatística descritiva a Análise Textual Discursiva (ATD); entre as principais limitações à ambientalização dos currículos, destaca-se o problema da formação de professores, mas o foco e alcance das pesquisas também são relevantes, assim como a criação de espaços de discussão. Em síntese, uma série de medidas precisam ser tomadas a fim de resolver, antes, as causas dessas limitações, senão a transformação dos currículos na direção da ambientalização permanecerá sendo uma preocupação patente, mas desafiadora demais para alcançar uma resolução concreta.Item Análise dos modos de pensar e formas de falar o conceito de molécula na fala de professoras de química(2022-09-10) Silva, Matheus Sabino da; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/9454110309684921A presente pesquisa teve por objetivo analisar modos de pensar e formas de falar o conceito de molécula na fala de professores de Química do Ensino Médio. Para tanto, levamos em consideração a teoria dos perfis conceituais como uma ferramenta para análise da dinâmica discursiva em sala de aula. Tivemos como sujeitos da pesquisa duas professoras de química do ensino médio de uma escola pública na cidade de Princesa Isabel – PB. O percurso metodológico do estudo foi dividido em três etapas, quais sejam: aplicação de dois questionários para levantamento de informações acerca do perfil profissional das professoras participantes, e das concepções sobre o conceito de molécula; entrevista semiestruturada para identificação e mapeamento de zonas do perfil conceitual de molécula, através de situações problematizadoras; e última etapa foi filmagem de uma aula de 50 minutos para análise de discussões em sala de aula e para identificação de zonas do perfil conceitual de molécula em interações em sala de aula. Os resultados mostraram que as duas professoras enfrentaram muitas dificuldades ao longo de sua formação e de sua prática docente. Além disso, as professoras mostraram não ter um entendimento sobre a teoria dos perfis conceituais, que levou a presença de poucas zonas em suas falas, e muitas vezes utilizando a mesma zona várias vezes em suas respostas, sendo que algumas vezes não foi possível a identificação de zonas. Assim os resultados alcançados ao longo da pesquisa mostram a importância de ser apresentado a compreensão da teoria dos perfis conceituais na formação de professores, para que suas formas de falar e modos de pensar sobre um determinado conceito, não fique baseados apenas em forma intuitivas, ligados muitas vezes ao senso comum, ou as ideias do contexto escolar que se torna uma rotina ao longo do tempo.Item Revisando propostas de orientação multicultural com foco na valorização das culturas tradicionais no ensino de química(2022-10-19) Souza, Natália Naiane Gomes de; Hemerson Henrique Ferreira do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397; http://lattes.cnpq.br/4338064534684905Este artigo tem como objetivo identificar, na literatura acadêmica nacional, propostas pedagógicas que promovam a contextualização da cultura indígena no ensino de Química através de abordagens multiculturais. Essa pesquisa apresenta uma revisão integrativa da literatura, com abordagem teórica de natureza qualitativa e exploratória, no que diz respeito ao objetivo situado. Os resultados apontam para um, ainda tímido, investimento em propostas de orientação multicultural voltadas à inclusão de aspectos das culturas de povos originários do Brasil nas aulas de Química da Educação Básica em especial; aquelas propostas se concentram na indicação de temas potencialmente contextualizadores, listando numerosas aproximações entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico, de modo geral. Além disso, são reiteradas as recomendações de que a abordagem seja sempre desenvolvida de forma respeitosa, reconhecendo as identidades desses povos. Enfim, emerge a compreensão de que tais propostas são um meio de reeducação da cultura europeizada difundida nas escolas, pois se voltam para a reconexão com a natureza e valorização de uma herança nacional.Item A construção da identidade docente: uma análise das contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência, núcleo de química da UAST(2022-10-11) Ramos, Érika de Melo; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/1261010591438546A construção da identidade docente é um processo contínuo que se inicia desde a Educação Básica e sofre mudanças ao longo da vida no exercício da docência. Com isso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita ao graduando maior proximidade com a futura profissão, permitindo-lhes contato com a escola de Ensino Básico, professores dessa etapa de ensino, e com a equipe gestora, preenchimento de relatórios e planejamento, desse modo, é importante compreender acerca das contribuições deste Programa na construção da identidade docente. Assim, o presente artigo objetiva analisar as contribuições que o PIBID proporciona para a construção da identidade docente dos alunos de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Sobre a metodologia empregada neste trabalho destaca-se que trata de um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de natureza descritiva e interpretativa, de modo que, a pesquisa ocorreu em três etapas das quais duas foram aplicações de questionários abertos em que o almejamos conhecer o perfil dos participantes, e o segundo buscamos atender ao tema proposto e, por fim, foi solicitada a construção de uma escrita narrativa acerca da construção da identidade docente e PIBID. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo descrito por Bardin (2016), seguindo-se as etapas por ele descritas, a saber: a fase da pré-análise, exploração do material e, por último o tratamento e a interpretação dos resultados. Através dos resultados alcançados é possível perceber que apesar de não se falar diretamente sobre a construção da identidade docente há conhecimento acerca desta e, por meio da vivência do PIBID há relativa contribuição por parte do Programa para que o pibidiano(a) possa construir-se através de sua própria percepção na prática da docência. O presente trabalho traz como contribuições possibilidades de ampliação acerca da discussão sobre o quanto o PIBID agrega significados para a formação acadêmica do sujeito.Item Análise de diferentes domínios de contextos e de suas contribuições para o ensino na fala de licenciandos em Química(2022-10-14) Medeiros, Maria Sonály Edielle de; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/7816287092185361A emergência de discussões em torno do uso na formação inicial nos levou a refletir essa formação. Assim, este artigo teve como objetivo analisar os diferentes domínios de contextos que emergem na fala de futuros professores de Química em formação inicial. Para esse estudo, envolvemos oito licenciandos do sétimo (7º) ao décimo (10º ) período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UFRPE/UAST. Acerca da metodologia aplicada nesse estudo, adotou-se um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de característica descritiva e interpretativa. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira a aplicação de um questionário online, o qual continha (5) perguntas para conhecer o perfil dos participantes. A segunda etapa foi a aplicação de um questionário online, que continha (9) perguntas subjetivas acerca da aprendizagem baseada em contextos no Ensino de Química. Para análise dos dados do primeiro questionário foram estabelecidos aspectos: motivação para cursar a licenciatura em Química, identificação com a formação, se leciona ou já lecionou, como avaliavam a importância da aprendizagem baseada em contextos. Em relação à análise dos dados do segundo questionário nos guiamos nos domínios de contextos por Diniz Júnior (2022), Jong (2008) que surgem ao longo da fala dos sujeitos, domínio pessoal, domínio social e da sociedade, domínio profissional, domínio científico e tecnológico. Sobre as análises da primeira etapa, observamos que existe uma forte predisposição dos licenciandos atuarem como professores, após a finalização do curso. Averiguamos também que a maioria desses licenciandos já possui experiência com o Ensino de Química. Destacamos ainda que os licenciandos reconhecem a importância do ensino baseado em contextos, apesar de não conseguirem problematizar o tema. No tocante as análises da segunda etapa, foi possível identificarmos que emergiram diferentes domínios de contextos. Observando que o domínio da profissionalização ainda é pouco explorado no processo formativo. Diante, dos resultados alcançados, confirmamos a necessidade de ampliação das discussões acerca da aprendizagem baseada em contextos no curso de Licenciatura em Química.
