Licenciatura em Química (UAST)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Ambientalização do currículo de química na educação básica: aspectos limitantes numa cultura de ensino (des)preparatória
    (2022-10-19) Domingos, André Luiz; Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397
    Diante do cenário de crise ambiental em que a sociedade se encontra atualmente, agravada pelo contexto de uma reforma educacional crítica do modelo tradicional conteudista, contudo pouco dada a abordagens voltadas à Educação Ambiental, esta pesquisa tem como principal objetivo identificar quais são os potenciais limitantes à ambientalização dos currículos de Química. Para fins de levantamento dos dados, realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo revisão sistemática, explorando produções acadêmicas nacionais, e, paralelamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas professores da Educação Básica. Aos resultados obtidos foram aplicados elementos de estatística descritiva a Análise Textual Discursiva (ATD); entre as principais limitações à ambientalização dos currículos, destaca-se o problema da formação de professores, mas o foco e alcance das pesquisas também são relevantes, assim como a criação de espaços de discussão. Em síntese, uma série de medidas precisam ser tomadas a fim de resolver, antes, as causas dessas limitações, senão a transformação dos currículos na direção da ambientalização permanecerá sendo uma preocupação patente, mas desafiadora demais para alcançar uma resolução concreta.
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    Análise dos modos de pensar e formas de falar o conceito de molécula na fala de professoras de química
    (2022-09-10) Silva, Matheus Sabino da; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/9454110309684921
    A presente pesquisa teve por objetivo analisar modos de pensar e formas de falar o conceito de molécula na fala de professores de Química do Ensino Médio. Para tanto, levamos em consideração a teoria dos perfis conceituais como uma ferramenta para análise da dinâmica discursiva em sala de aula. Tivemos como sujeitos da pesquisa duas professoras de química do ensino médio de uma escola pública na cidade de Princesa Isabel – PB. O percurso metodológico do estudo foi dividido em três etapas, quais sejam: aplicação de dois questionários para levantamento de informações acerca do perfil profissional das professoras participantes, e das concepções sobre o conceito de molécula; entrevista semiestruturada para identificação e mapeamento de zonas do perfil conceitual de molécula, através de situações problematizadoras; e última etapa foi filmagem de uma aula de 50 minutos para análise de discussões em sala de aula e para identificação de zonas do perfil conceitual de molécula em interações em sala de aula. Os resultados mostraram que as duas professoras enfrentaram muitas dificuldades ao longo de sua formação e de sua prática docente. Além disso, as professoras mostraram não ter um entendimento sobre a teoria dos perfis conceituais, que levou a presença de poucas zonas em suas falas, e muitas vezes utilizando a mesma zona várias vezes em suas respostas, sendo que algumas vezes não foi possível a identificação de zonas. Assim os resultados alcançados ao longo da pesquisa mostram a importância de ser apresentado a compreensão da teoria dos perfis conceituais na formação de professores, para que suas formas de falar e modos de pensar sobre um determinado conceito, não fique baseados apenas em forma intuitivas, ligados muitas vezes ao senso comum, ou as ideias do contexto escolar que se torna uma rotina ao longo do tempo.
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    Revisando propostas de orientação multicultural com foco na valorização das culturas tradicionais no ensino de química
    (2022-10-19) Souza, Natália Naiane Gomes de; Hemerson Henrique Ferreira do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397; http://lattes.cnpq.br/4338064534684905
    Este artigo tem como objetivo identificar, na literatura acadêmica nacional, propostas pedagógicas que promovam a contextualização da cultura indígena no ensino de Química através de abordagens multiculturais. Essa pesquisa apresenta uma revisão integrativa da literatura, com abordagem teórica de natureza qualitativa e exploratória, no que diz respeito ao objetivo situado. Os resultados apontam para um, ainda tímido, investimento em propostas de orientação multicultural voltadas à inclusão de aspectos das culturas de povos originários do Brasil nas aulas de Química da Educação Básica em especial; aquelas propostas se concentram na indicação de temas potencialmente contextualizadores, listando numerosas aproximações entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico, de modo geral. Além disso, são reiteradas as recomendações de que a abordagem seja sempre desenvolvida de forma respeitosa, reconhecendo as identidades desses povos. Enfim, emerge a compreensão de que tais propostas são um meio de reeducação da cultura europeizada difundida nas escolas, pois se voltam para a reconexão com a natureza e valorização de uma herança nacional.
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    A construção da identidade docente: uma análise das contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência, núcleo de química da UAST
    (2022-10-11) Ramos, Érika de Melo; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/1261010591438546
    A construção da identidade docente é um processo contínuo que se inicia desde a Educação Básica e sofre mudanças ao longo da vida no exercício da docência. Com isso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita ao graduando maior proximidade com a futura profissão, permitindo-lhes contato com a escola de Ensino Básico, professores dessa etapa de ensino, e com a equipe gestora, preenchimento de relatórios e planejamento, desse modo, é importante compreender acerca das contribuições deste Programa na construção da identidade docente. Assim, o presente artigo objetiva analisar as contribuições que o PIBID proporciona para a construção da identidade docente dos alunos de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Sobre a metodologia empregada neste trabalho destaca-se que trata de um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de natureza descritiva e interpretativa, de modo que, a pesquisa ocorreu em três etapas das quais duas foram aplicações de questionários abertos em que o almejamos conhecer o perfil dos participantes, e o segundo buscamos atender ao tema proposto e, por fim, foi solicitada a construção de uma escrita narrativa acerca da construção da identidade docente e PIBID. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo descrito por Bardin (2016), seguindo-se as etapas por ele descritas, a saber: a fase da pré-análise, exploração do material e, por último o tratamento e a interpretação dos resultados. Através dos resultados alcançados é possível perceber que apesar de não se falar diretamente sobre a construção da identidade docente há conhecimento acerca desta e, por meio da vivência do PIBID há relativa contribuição por parte do Programa para que o pibidiano(a) possa construir-se através de sua própria percepção na prática da docência. O presente trabalho traz como contribuições possibilidades de ampliação acerca da discussão sobre o quanto o PIBID agrega significados para a formação acadêmica do sujeito.
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    Análise de diferentes domínios de contextos e de suas contribuições para o ensino na fala de licenciandos em Química
    (2022-10-14) Medeiros, Maria Sonály Edielle de; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/7816287092185361
    A emergência de discussões em torno do uso na formação inicial nos levou a refletir essa formação. Assim, este artigo teve como objetivo analisar os diferentes domínios de contextos que emergem na fala de futuros professores de Química em formação inicial. Para esse estudo, envolvemos oito licenciandos do sétimo (7º) ao décimo (10º ) período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UFRPE/UAST. Acerca da metodologia aplicada nesse estudo, adotou-se um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de característica descritiva e interpretativa. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira a aplicação de um questionário online, o qual continha (5) perguntas para conhecer o perfil dos participantes. A segunda etapa foi a aplicação de um questionário online, que continha (9) perguntas subjetivas acerca da aprendizagem baseada em contextos no Ensino de Química. Para análise dos dados do primeiro questionário foram estabelecidos aspectos: motivação para cursar a licenciatura em Química, identificação com a formação, se leciona ou já lecionou, como avaliavam a importância da aprendizagem baseada em contextos. Em relação à análise dos dados do segundo questionário nos guiamos nos domínios de contextos por Diniz Júnior (2022), Jong (2008) que surgem ao longo da fala dos sujeitos, domínio pessoal, domínio social e da sociedade, domínio profissional, domínio científico e tecnológico. Sobre as análises da primeira etapa, observamos que existe uma forte predisposição dos licenciandos atuarem como professores, após a finalização do curso. Averiguamos também que a maioria desses licenciandos já possui experiência com o Ensino de Química. Destacamos ainda que os licenciandos reconhecem a importância do ensino baseado em contextos, apesar de não conseguirem problematizar o tema. No tocante as análises da segunda etapa, foi possível identificarmos que emergiram diferentes domínios de contextos. Observando que o domínio da profissionalização ainda é pouco explorado no processo formativo. Diante, dos resultados alcançados, confirmamos a necessidade de ampliação das discussões acerca da aprendizagem baseada em contextos no curso de Licenciatura em Química.
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    TurbiDuino: Elaboração de um completo turbidímetro de baixo custo com transmissão remota
    (2022-05-26) Santos, Cicero Ernandes de Melo; Lima, Marcelo Batista de; http://lattes.cnpq.br/2424699316257149; http://lattes.cnpq.br/5840809947438090
    O presente estudo descreve o desenvolvimento de um turbidímetro de baixo custo baseado na plataforma de código aberto Arduino. Dentre suas funcionalidades, o dispositivo conta com um sistema de calibração interna embutido no código do microcontrolador, com os resultados de análise apresentados na tela LCD do dispositivo e em uma planilha eletrônica através do envio remoto dos resultados em tempo real. Dois tipos de detectores foram testados com a finalidade de identificar a melhor estabilidade do sinal analítico. Também foram estudados os métodos nefelométricos e turbidimétricos. Ambos os sensores apresentaram estabilidade satisfatória, no entanto, verificou-se que o sensor fotodiodo apresentou melhor estabilidade de sinal com o método nefelométrico. O dispositivo pode ser empregado como uma ferramenta para estudos acadêmicos e para o desenvolvimento de novas pesquisas científicas baseadas em instrumentação e medidas de precipitados em suspensão
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    Da fotografia da janela ao retrato do cangaço: elaboração e validação de um documentário como instrumento didático para o ensino de ciências.
    (2022-06-01) Galvão, Larissa Santos; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/9065313312309168
    The present work has as main scope to present the validation steps of a documentary as a didactic resource for Science Teaching (CE). The short film, called "window to the sun: from the photography of the window to the portrait of the "cangaço", relates the presence of photography in the "cangaço" with the history and evolution of the photographic image, and the scientific phenomena associated with the capture process. Cinema can contribute significantly to the teaching and learning process, including in the natural sciences. The seventh art is able to influence people's lives, so besides contributing to the structuring of scientific knowledge, it provides opportunities for discussions about social issues. Such themes corroborate the student's citizenship education, for he immerses himself in the narratives that often express his reality on the screen. The documentary genre is the most widely used type of film in the classroom, mainly because it is associated with the effort to reproduce reality. To validate the documentary, semi-structured interviews were conducted with Nature Science teachers from a public school in the city of Serra Talhada - PE. Consequently, the transcripts of the interviews were analyzed using elements of the Textual Discourse Analysis (TDA) technique. As a result, the teachers showed that they see the "cangaço" more as history and culture, and associate the movement with Lampião, as a kind of Robin Hood style vigilante. Moreover, the teachers see not only the "cangaço" itself, but also the photograph of the "cangaço", as a possibility to apply in their classes. With this investigation, we can conclude that the documentary is a promising tool to teach Science, capable of providing more contextualized classes, stimulating especially the reflection about the "cangaço" and the presence of Science in the experiences of the "cangaceiros", and among them, practices that are part of the reality of many students. Furthermore, this material can favor activities involving more than one discipline, working together or not. This resource can also be used as a DDC (Documentary of Scientific Dissemination), to strengthen the relationship between society and the academic community, leading to a greater appreciation of science and its social roles.
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    Tabela periódica inclusiva: a proposição de um material didático para o ensino dos elementos químicos representativos para estudantes surdos do ensino médio
    (2022-06-02) Felix, Marineide Gerônimo; Diniz Junior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/3295482757399793
    This paper aims to propose an inclusive teaching material for the teaching of representative elements to assist in the teaching and learning process of deaf students in regular high school. This material was planned with a focusing on the Brazilian Sign Language - Libras for deaf students in high school. The research has a qualitative character. This is a proposal of the interactive periodic table, focused on educational technologies, which brings together the visual support, so that students have clear access to the information of the elements already mentioned, adapted from signs in Libras, specifically valuing the visual/expressive and conceptual, from the information and curiosities of chemistry, seeking to meet possible demands for inclusive chemistry classes. Thus, we present a teaching material that brings the representative elements using the support of QR'codes to demonstrate the signs related to them. We hope that this material can contribute to the teaching of the contents of the periodic table for deaf students, promoting inclusion in the teaching of chemistry in regular school.
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    Vermicompostagem como tecnologia aplicada à valorização da matéria orgânica de resíduos do milho, nas condições edafoclimáticas do sertão pernambucano
    (2019-12-11) Siqueira, Andreza Jayane Nunes de; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/5272674335190028
    This research presents the vermicomposting as an environmental technology applied in the recycling and treatment of waste obtained in the maize production, taking into consideration the edaphoclimatic conditions of the Pernambuco Backwoods, under the perspective of the Environmental Chemistry. In addition, a physical and chemical study of vermicomposting were carried out. Vermicomposting is a process of biological transformation, as well as bio-oxidation and stabilization of organic matter (OM), turning it into a fertilizer of high agricultural potential. In this study, the vermicomposts were produced adding residues of corn, straw and cob, also adding goat manure and sawdust as organic substrate. In each vermicompostor 250 Eisenia fetida earthworms. were added. During the 120 days of the experiment, the following chemical attributes were analyzed: total solids (TS), pH, total organic carbon (TOC), organic matter (OM) and cation exchange capacity (CEC). The pH, TOC and OM results showed a decrease in their values during the vermicomposting process; while the CTC content increased. Both trends indicated that vermicomposts reached stability and maturity desired. In addition, worms showed good adaptation to vermicompostors. Thus, it was concluded that vermicomposting can be used as an effective technology for corn waste treatment and production of agricultural inputs. In the future, it is expected to apply the composed of new corn crops, renewing the cycle of the production chain, under conditions of cycling its organic matter and nutrients in favor of the agrarian and social development of the interior of the Brazilian Northeast.
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    Análise das interações discursivas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos
    (2019-07-10) Rezende, Luana Russana Ferreira; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/4751253414418946
    The last years, research in chemistry teaching has search to promote resources to overcome the limitations presented in the traditional teaching model and that take into account the articulation between science, technology and the contextualization with the environment that the students are inserted. Therefore, this study analyzes the discursive interactions through a proposal of an interdisciplinary didactic workshop on atomic models with students of the first (1st) year of high school of a public school of the interior state network of Pernambuco. As a foundation, important references were considered about didactic workshops and theoretical orientations on dialogicity, hermeneutics, dialectics and complexity. The research methodology included the collection of data for videography of the five (5) stages of the workshop and subsequently to the analysis of this corpus to evaluate resources, directions and construction of meanings in the dialogues in the context of the interdisciplinary didactic workshops based on the list of observables proposed by Flores (2010),taking into account the theories presented above. As a result of this research, it was possible to identify that the workshop proposal as an active methodology that contributes to the students' socialization process by stimulating the articulation between doing, feeling and acting in a certain activity in sets and for building knowledge through dialogue. It is possible to conclude that the interdisciplinary didactic workshops allow great moments of interaction between student-student and student-teacher, which it should be well planned by the teacher to work the scientific concepts addressing through themes of the student's daily life and to have the decentralization of the speeches.