TCC - Licenciatura em Química (UAST)
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Item Estudo computacional das reações SN2 e E2: efeito do impedimento estérico do substrato e nucleófilo(2017) Carvalho Júnior, Jailson Alves de; Souza, Túlio Ricardo Couto de Lima; http://lattes.cnpq.br/8553398552801408; http://lattes.cnpq.br/5851976775229056Reações SN2 e E2sãoreações típicas da química orgânica.Estas se apresentam como fundamentais na síntese, tanto na indústria como na natureza.Estas reações sofrem influência de algumas variáveis como substrato, nucleófilo e solvente, que favorecemuma dentre as duas reações.Embora elas ocorram de forma simultânea, há predominância de uma sobre a outra em todos os casos. Sendo assim, no presente trabalho foram aplicadosdois métodos teóricos computacionais com o auxilio do programa GAUSSVIEW 09para o estudo cinético e termodinâmico dessas reações, bem como as condições ideais para sua ocorrência. Na primeira parte do estudo se fez uma comparação relativa entre as duas reações a nível semiempirico AM1 e PM6. Nos dois métodos as reações E2 não teve comportamento esperado para os haletosde alquila primário, já a SN2 no método AM1 também ocasionou resultados anômalos, mas no método PM6 se apresentou conforme o esperado. Comisso o estudo das reações E2 foi encerrado. A segunda parte do estudo foi voltada apenas para as reações SN2, em que foram feitos vários experimentos com diferentes eletrófilos e nucleófilos simulando um meio de solvatação metanolico implícito (IEFPCM) a nível semiempirico PM6. Os resultados se mostraram otimistas e corresponderam as expectativas do estudo realizado, onde fatores como efeito estérico noeletrófilo e nucleófilo tiveram influências positivas para o resultado final.Item Síntese do pigmento CoCr2O4 pelo método de gelatina comercial(2018) Sousa, Tassia Pereira de; Câmara, Maria Suely Costa da; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/7879045291487919Há um crescente interesse das indústrias cerâmicas em desenvolver pigmentos mais estáveis que sejam de baixo custo e poucos danos ambientais. As industrias cerâmicas utilizam em sua maioria pigmentos de natureza predominantemente inorgânicos, tais pigmentos são os mais utilizados por apresentarem uma excelente estabilidade química e térmica além de uma menor toxicidade ao homem e poucos danos ambientais.Os pigmentos inorgânicos aplicados em cerâmicos mais utilizados são os óxidos mistos com estrutura espinélio é AB2O4. Os espinélios são uma das estruturas cristalinas mais interessantes no desenvolvimento de pigmentos estáveis e quimicamente inertes. Nesta estrutura, íons de diferentes estados de oxidação estão presentes tanto em sítios tetraédricos quanto em octaédricos. Além disso, existem diversas formas de se arranjar os cátions nesses sítios (espinélio normal e inverso). Essas características levaram ao desenvolvimento de diferentes cores, sendo estas intensas e estáveis, adequadas ao uso como pigmentos.Dentre os compostos usados como pigmentos cerâmicos, vem se destacando oCoCr2O4 que é um óxido mineral pertencente ao grupo dos espinélios, tais estruturas abrangem um grupo de materiais magnéticos bem estabelecidos que podem apresentar uma coloração verde.O presente trabalho teve como objetivo sintetizar opigmento CoCr2O4 usando gelatinacomercial como precursor e caracterizar utilizando as seguintes técnicas: Análise termogravimétrica(TG), difração de raiosX (DRX), área superficial (BET), Microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia naregião de infravermelho (FTIR),e medidas colorimétricas pelo método CIEL*a*b*. A rota de síntese utilizada foi confirmada viável a partir dos resultados. Obteve-se compostos cristalinos, monofásicos e com alta área superficial.Os pós apresentaram coloração verdecom fase obtida apartir de 500 ºC.Item Efeito do óleo de pequi (Caryocar brasiliense Camb) obtido na feira livre de Princesa Isabel – PB, sobre Callosobruchus maculatus em feijão armazenado(2018) Lima, Edna Alves de; Silva, Renato Augusto da; http://lattes.cnpq.br/5111987334920733; http://lattes.cnpq.br/3607195370784211O feijão caupi, Vigna unguiculata (Fabaceae), possui um extraordinário papel na alimentação da população das Regiões Norte e Nordeste do país. Porém essa cultura ainda é prejudica pela perda de 10% da produção devido ao ataque de insetos-pragas e uso de defensivos químicos sintéticos. No presente trabalho o efeito do óleo de pequi (Caryocar brasiliense Camb.) como defensivo natural, foi estudado sobre o caruncho (Callosobruchus maculatus) em feijão-caupi ambos adquiridos na cidade de Princesa Izabel, sertão da Paraíba. A metodologia é muito simples e pode ser reproduzida em ambiente doméstico, por não haver a necessidade do uso de substâncias tóxicas, sendo o óleo de pequi utilizado na culinária e na medicina alternativa. Para o experimento utilizou-se apenas de recipientes plásticos, conta gotas e balança doméstica, todos de baixo custo e acessível comercialmente. Concentração de 0,0 mg a 167,0 mg do óleo por 20g de feijão foram analisadas e como resultado estimou-se a Concentração Letal Média (CL50) = 98,24 por meio de regressão linear. Os bons resultados aqui apresentados revelaram que o óleo de pequi pode ser uma alternativa economicamente viável e acessível para o manejo do caruncho em grãos de feijão-caupi armazenados.Item Estudos de Docking molecular de derivados tiazóis com a BSA e como potenciais intercaladoresde DNA e inibidores da topoisomerase II(2019) Rodrigues, Lucas Matheus de Souza; Souza, Túlio Ricardo Couto de Lima; http://lattes.cnpq.br/8553398552801408; http://lattes.cnpq.br/5849844924495469O câncer é um termo que se refere ao conjunto de doenças causadas pelo crescimento celular desordenado, sendo uma das principais causas de morte no mundo. Embora a quimioterapia seja muito empregada para o tratamento do câncer o uso desse método ainda possui limitações e induz o surgimento de efeitos adversos, surgindo nesse contexto a necessidade de desenvolvimento de drogas mais eficazes.A descoberta de novos quimioterápicos anticancerígenos capazes de interagir com o DNA e inibir enzimas topo isomerases é destacada na pesquisa anticâncer.Além disso a verificação do perfil farmacocinético de compostos com ação farmacológica é de grande importância para o planejamento e desenvolvimento de fármacos.Os métodos computacionais de modelagem molecular constituem uma ferramenta muito importante para o planejamento e obtenção de novos medicamentos. O emprego de técnicas de docking molecular têm se mostrado eficiente para prever a afinidade e orientação de ligação de compostos candidatos á fármacos com seus receptores biológicos. Logo esta pesquisa tem como objetivo avaliar teoricamente a interação de 8 derivados tiazóis, com a albumina bovina, proteína com função de armazenamento e transporte fármacos, o DNA e as duas isoformas do complexo DNA-topoisomerase e verificar algumas propriedades que afetam as características de absorção e distribuição dos compostos em estudo. O estudo in silico foi feito utilizando as plataformas pkCMS e SwissADME e o método de docking do algoritmo Lamarckiano. Como resultado de docking e análise das interações intermoleculares observou-se que os complexos albumina-ligante formados se dão principalmente por meio de interações hidrofóbicas e todos os ligantes se ligam próximos ao ambiente de triptofano. Observou-se também que os ligantes formaram complexos com o DNA com energias inferiores a -9,00 kcal/mol, exceto o ligante 7d. Os dados da investigação de docking sugerem que os ligantes possuem potencial de intercalação para formação de um complexo ternário com as duas isoformas da topoisomerase ( IIα e β), sendo os compostos7de 7hos que formaram complexos ternários mais estáveistanto com a Topo IIα como com a topo IIβ, epor meio da análise das forças intermoleculares foi observado que eles interagem com os pares de bases do sítio de ligação.A estimativa das propriedades farmacocinéticas in silico indicaram de forma geral que os ligantes possuem boas características de absorção distribuição, sendo os ligantes mais lipossolúveis os que possuem maior probabilidade de permeação no sistema nervoso.Todos os ligantes atenderam as regras propostas por Veber e somente o derivado 7catende as regras propostas por Lipinski.Por apresentarem altos valores de lipofilicidade é indicado que os compostos possuam de moderada a alta probabilidade de atravessar a BHE, e penetrar no SNC. A pesquisa mostrou uma estimativa do perfil farmacocinético dos ligantes em estudo e indicou que os ligantes podem ser sensíveis a ensaios de fluorescência com BSA.Além disso analisando o padrão de ligação dos 8 derivados,foi observado que pelo fato de possuírem sistemas aromáticos planares eles apresentam potencial para intercalar com o DNA e atuar como veneno detopoisomerase II.Item Alilação do tipo Barbier de Aldeídos aromáticos promovida por Zn e catalisada por L-Prolina em meio aquoso(2019) Souza, Fabrícia Aparecida Marques de; Silva, Renato Augusto da; http://lattes.cnpq.br/5111987334920733; http://lattes.cnpq.br/0102375050840904Diante as várias estratégias para formar ligação C-C, envolvendo intermediários organometálicos, a reação de Barbier tem se mostrado uma importante metodologia que pode ser realizada com eficiência emmeio aquoso com várias vantagens. O uso de organocatalisadores também tem sido muito vantajoso em várias reações químicas para a síntese de produtos seguros e ambientalmente corretos. Neste trabalho foram estudadas metodologias sintéticas para a obtenção de álcoois homoalílicos por meio de alilação do tipo Barbier. Buscando-se seguir os princípios da química verde, o método baseia-se em reações de alilação a partir de aldeídos aromáticos, brometo de alila, zinco e L-prolina como catalisador, utilizando-se água como solvente. Foram testados aldeídos aromáticos com brometo de alila, zinco e a quantidade fixa de 20% de L-prolina, sendo eles 4-F-benzaldeído, 4-OMe-benzaldeído e 2-naftaldeído,utilizando água como solvente. Na segunda etapa do processo, foi adicionado o aumento da quantidade fixa da L-prolina para 80% e foram testados 3 aldeídos aromáticos, sendo eles 4-F-benzaldeído, 2-OH-benzaldeído e 2-OMe-benzaldeído com brometo de alila, zinco e água.Todos os ensaios foram acompanhados previamente por CG-FID e CCD e os álcoois homoalílicos foram caracterizados a partir dos respectivos sinais por CG-EM, através da comparação computadorizada das massas da biblioteca do próprio aparelho e pelo padrão de fragmentação específico.Nos 3 primeiros, com 20% de L-prolina, foram detectados excelentes conversões, porém o 4-F-benzaldeído foi totalmente convertido em 1-(4-fluorofenil)but-3-en-1-ol com apenas 1h de agitação magnética, o 4-OMe-benzaldeído convertido em 1-(4-metoxifenil)but-3-en-1-ol com 4h e o 2-naftaldeído convertido em 1-(2-naftil)but-3-en-1-ol com 1h, em todos os casos, sem formação de subprodutos. Posteriormente, nos 3 ensaios seguintes, com 80% de L-prolina, o tempo reacional do 4-F-benzaldeído foi reduzido para 30min com conversão total doálcool 1-(4-fluorofenil)but-3-en-1-ol; o 2-OH-benzaldeído e 2-OMe-benzaldeídoapresentaram boas conversões em 1-(2-hidroxifenil)but-3-en-1-ol e 1-(2-metoxifenil)but-3-en-1-ol, respectivamente, porém, foram detectados traços dos materiais de partida. Os álcoois 1-(4-fluorofenil)but-3-en-1-ol e 1-(2-naftil)but-3-en-1-oltambémforam caracterizadospor meio de RMN de ¹H e ¹³C.Item Uso do planejamento brereton para confecção de polímeros e biopolímeros na remoção de azul de metileno em meio aquoso com detecção no UV-VIS(2019) Diniz, Amanda Caroline de Oliveira; Nascimento, Elaine Cristina Lima do; http://lattes.cnpq.br/1224379023006746; http://lattes.cnpq.br/3991664513262160A poluição dos recursos hídricos é um problema grave a se tratar, pois provém de rejeitos sintéticos que lançados em corpos d’água prejudicam toda fauna e flora do compartimento ambiental. Deste modo, pesquisas vêm surgindo para diminuir e/ou remover os produtos tóxicos, metais pesados e corantes dos efluentes em sistemas aquáticos. Em virtude disso, existe uma gama de materiais desenvolvidos atuantes como adsorventes ou biossorventes para o tratamento do sistema hídrico. Como o objetivo deste trabalho confeccionar filmes de diferentes matrizes (amido e PVC) com adição ou não de reforços (fibra de sisal) para obter a melhor taxa de remoção. Desta forma, foi utilizado o planejamento Brereton 54 para confecção dos filmes em que levou em consideração diversos fatores tais como matriz, reforço, plastificante e solvente, onde gerou, polímeros (PVC), biopoliméricos (amido de milho), biocompósitos (milho e o pó da fibra do sisal), compósitos (PVC e sisal) e blendas poliméricas (amido de milho e PVC com ou sem sisal). Estes foram confeccionados de acordo com os ensaios dos planejamentos, usando a técnica da evaporação de solvente com formação de 6 filmes onde foram avaliados fisicamente por inspeção visual e espectrometria UV-VIS. Como resultado, de uma forma geral, os filmes apresentaram-se poucos uniformes, resistentes e sem bolhas, destacando-se que os filmes de E4BC10 biocompósito e E1CO10 compósito apresentaram maior taxa de remoção do azul de metileno em meio aquoso do 88,88 e 84,09, respectivamente.Item Análise das contribuições de um estudo de caso abordando controvérsias históricas para as discussões sobre natureza da ciência na formação inicial de professores de química(2019) Lima, Cicera Gondim de; Silva, Cristiane Martins da; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860Muitas pesquisas na área de ensino de química apontam a importância da inclusão da história da ciência nas disciplinas cientificas. O ensino da história da ciência não só auxilia no entendimento sobre ciência e seu desenvolvimento, mas também a forma que os alunos irão se expressar, expor suas opiniões. Assim, esse trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições de um estudo de caso contendo controvérsias históricas sobre a teoria de valência para as discussões sobre a natureza da ciência. Para isso, foi aplicado um estudo de caso contendo uma controvérsia histórica sobre o desenvolvimento da teoria de valência em uma turma de História da Química do curso de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Além do estudo de caso, que foi filmado, a fim de analisar as discussões realizadas pelos licenciandos. Foram aplicados também um questionário inicial e final com o intuito de verificar as concepções prévias e o aprendizado esperado ao termino da intervenção do caso. Os resultados indicam que o estudo de caso favoreceu que algumas discussões sobre natureza da ciência surgissem durante as discussões, o que indica que esta é uma boa estratégia para estabelecer diálogos sobre ciência.Item Identidade e profissionalização docente: um estudo de caso na licenciatura em Química da UFRPE/UAST(2019) Gomes, Maria Celeste Nogueira Vitorino; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/2937962267449475A constituição da identidade docente tem sido objeto de estudo há muito tempo na área das ciências humanas com a finalidade de compreender melhor os processos e influências presentes nessa discussão na formação dos professores. Na literatura diversos autores mostram que a constituição da identidade sofre influências não apenas das experiências da formação inicial dos docentes, mas, também de vivências e experiências anteriores a esse processo formativo. A presente monografia tem por objetivo analisar aspectos da construção da identidade e da profissionalização docente de licenciandos em química a partir das influências do estágio supervisionado e/ou de processos anteriores à formação inicial experienciados pelos sujeitos nessa construção. O estudo se caracteriza como estudo de caso de caráter qualitativo, mas, com alguns dados quantitativos quanto ao perfil dos participantes. Foram sujeitos de pesquisa 8 licenciandos em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na Unidade Acadêmica de Serra Talhada-PE (UAST), no final do curso, que haviam finalizados as disciplinas de estágios obrigatórios. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, individualmente, com a intenção de compreender através das entrevistas as experiências vivenciadas pelos participantes em diversos momentos do processo de constituição da identidade. As entrevistas foram audiogravadas e posteriormente transcritas e analisadas com base em elementos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Nos resultados a análise temática apontou aspectos da constituição da identidade e da profissionalização docente, a partir das categorias evidenciadas na análise, das quais destacam-se: as influências e o relacionamento com os professores, os processos de ruptura que levam a tomada de decisão em relação à carreira docente. Além de outros aspectos evidenciados na análise de oposições, das quais destacam-se: a inexperiência com a docência e a importância dos programas que auxiliam na formação docente foram alguns dos aspectos apontados no texto. Essas contribuições se tornam pertinentes para a pesquisa por se tratar da vivência desses futuros professores quando envolvidos nesse processo íntimo e subjetivo que é a constituição do perfil identitário e aspectos que o levam a profissionalização.Item Análise da III Feira de Ciências e Mostra Científica de Serra Talhada - PE e seus impactos na aprendizagem e divulgação científica(2019) Siqueira, Francisca Suene Alcântara; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Câmara, Maria Suely Costa da; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/4198097343466398As feiras de ciências que se constituem em ambientes não formais de aprendizagem, são locais que proporcionam a exposição pública de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes e professores. O principal objetivo deste trabalho foi analisara produção científica e o papel da feira de ciências e mostra científica na concepção dos estudantes apresentadores, professores orientadores e seus impactos em relação à aprendizagem e à divulgação da ciência no município de Serra Talhada-PE. Utilizamos como instrumento para a coleta de dados: as fichas de inscrição dos trabalhos, fichas de avaliação preenchidas pela pesquisadora na ocasião da apresentação dos trabalhos e entrevistas estruturadas realizadas com alguns professores e estudantes envolvidos no evento.Na análise, buscamos elementos quantitativos e qualitativos que nos permitissem compreender o evento como um todo e a produção científica deste. Para isso, analisamos: a distribuição de trabalhos por escolas participantes; áreas do conhecimento, aproximação com o tema central da mostra científica.Assim como as categorias nas quais os trabalhos foram desenvolvidos- tomando como referência as ideias de Mancuso(1993)- e asprincipais perspectivas de ensino que caracterizavam os trabalhos científicos do evento, delimitando a análise as perspectivasmais conhecidas e que norteiam também os documentos oficiais sobre currículo do país.Entre os principais resultados, observamos que houve uma quantidade significativa de escolas participantes, e muitos trabalhos na área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias,sendo os trabalhos informativos e a perspectiva construtivista de maiorexpressividadena feira em estudo. Quanto às entrevistas realizadas com os principais atores sociais envolvidos: observamos um conhecimento superficial e fragilizado sobre o conceito de feiras de ciências e outros aspectos relacionados, bem com acerca da noção de divulgação científica. Os resultados reafirmam a importância do trabalho com feiras e mostras científicas no nosso país, e, sobretudo, no município de Serra Talhada-PE. Apontam importância da feira de ciências para a cidade e circunvizinhanças. No entanto, entre os desafios de trabalhos dessa natureza ressaltamos para a necessidade da compreensão do que são as feiras e mostras científicas pelos atores sociais envolvidos nesse processo e seu papel para a aprendizagem e divulgação científica.Item Análise da transposição didática do conteúdo de ligação iônica no contexto do ensino médio do Sertão do Pajeú(2019) Lima, Marcelo Igor dos Santos; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/1823615287816932A presente pesquisa teve como objetivo analisar a transposição didática externa e interna do conteúdo de ligação iônica no contexto do Ensino Médio no Sertão do Pajeú. A noção de transposição didática, proposta por Yves Chevallard (1991), consiste em um processo em que o saber é submetido a um conjunto de modificações, desde a esfera acadêmica (saber sábio) para o âmbito escolar, em duas etapas: externa (resultando no saber a ser ensinado) e a interna (resultando no saber ensinado). A pesquisa se caracteriza como qualitativa e foi desenvolvida em duas escolas de Ensino Médio na cidade de Serra Talhada-PE. Neste trabalho, analisados inicialmente a fase externa da transposição, observando as modificações as quais o saber é submetido até chegar à sala de aula, para o conteúdo de ligação iônica, investigando os seguintes elementos: dessincretização, repersonalização, recontextualização, programabilidade e publicidade. A técnica usada para levantamento dos dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Em seguida, buscamos analisar a fase interna da transposição, observando como dois professores transpõe didaticamente o conteúdo nos intramuros da sala de aula, analisando os elementos da transposição didática supracitados. Para a análise dos elementos da transposição, nos baseamos na proposta de Brito Menezes (2006), Neves (2009), Guimarães (2009) e Melzer (2012). A partir da análise da fase externa da transposição, percebemos que a noosfera segue um padrão na apresentação do conteúdo, associando a estabilização da ligação iônica a regra do octeto, que é um conteúdo envelhecido biologicamente (LIMA et al. 2018), podendo desenvolver obstáculos na aprendizagem dos alunos, como afirmam Bodner (1991), Taber (1994) e Toma (1997). Em relação à análise da fase interna da transposição, percebemos que os professores costumam seguir exatamente o que é proposto nos livros didáticos, que por vezes apresentam conceitos distanciados demasiadamente do saber sábio, e acaba transpondo essas informações para os alunos em um processo de ensino e aprendizagem. A partir disso, foi possível identificar todos os elementos na fase externa e interna da transposição, e ressaltamos a importância do professor em manter uma vigilância epistemológica, de modo a diminuir a distância entre as três esferas do saber, transpondo uma informação mais coerente com o que é afirmado cientificamente, para os alunos.Item Prospecção fitoquímica do extrato aquoso das partes aéreas de cnidoscolus phyllacanthus (Müll. Arg.) Pax & K. Hoffm e avaliação larvicida do aedes aegypti L. (Diptera: Culicidae) no Estádio L3(2019) Silva, Ester de Arruda e; Silva, Renato Augusto da; http://lattes.cnpq.br/5111987334920733; http://lattes.cnpq.br/8024951416639079O bioma caatinga abrange boa parte do território nacional e possui uma rica variedade de espécies. É um dos biomas brasileiros menos estudados, ainda que seja o principal ecossistema da região Nordeste, além de ser restrito ao território nacional e possuir plantas endêmicas que são importantes fontes de recursos naturais. Pesquisas recentes tem priorizado o estudo ao controle e combate ao Aedes aegypti, tais pesquisas trazem ao país o desafio de combater o mosquito vetor de doenças como a dengue e outras arboviroses, como a febre Chikungunya e a febre do Zika, de forma eficaz. Tendo em vista a pouca exploração de espécies de plantas da Caatinga e a necessidade de novos produtos com potencial inseticida o presente trabalho teve como objetivo realizar a prospecção fitoquímica do extrato aquoso da espécie Cnidoscolus phyllacanthus, popularmente conhecida como “faveleira” e determinar a atividade larvicida dos extratos das folhas de C. phyllacanthus sobre as larvas do A. aegypti no estádio L3. As folhas da espécie e os ovos de A. aegypti foram coletados na cidade de Serra Talhada/PE. As folhas foram submetidas à secagem em estufa por 48 h a 50 ºC, sendo após secas convertidas em pó. O extrato aquoso foi preparado a partir da suspensão de 25 g do pó das folhas em 250 mL de água destilada para a prospecção fitoquímica, e em escala três vezes maior para os testes larvicidas, submetidos a agitação durante 1 h, posteriormente filtrados à vácuo. O teste de atividade larvicida, foi realizado em cinco repetições, com as diluições de 30%, 22,5%, 15%, 7,5% e 1%, em comparação ao larvicida piriproxifeno (controle positivo) na concentração de 2 mg L -1 e água destilada (controle negativo). A atividade larvicida foi avaliada a cada 12 h, em um período de 72 h. A prospecção fitoquímica do extrato aquoso das folhas C. phyllacanthus detectou a presença de algumas classes de metabólitos secundários, sendo estas: compostos fenólicos, triterpenos, suspeita da presença de esteroides, alcaloides para os reativos de Dragendorff e Bouchadart e saponinas. O extrato aquoso extraído das folhas de C. phyllacanthus na concentração utilizada possui potencial larvicida sobre as larvas no terceiro estádio de Aedes aegypti nas diluições de 30% e 22,5% e a CL50 estimada foi de 15,7%. Mediante os resultados obtidos, outros estudos da avaliação larvicida desta espécie ainda devem ser realizados assim como avaliação dos efeitos na saúde e no meio ambiente para a utilização do extrato aquoso da espécie como larvicida.Item Planejamento de uma sequência didática sobre termoquímica com abordagem sociocientífica baseada no perfil conceitual de energia(2019) Silva, Leiliane Alves da; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/7921207915607413Essa pesquisa de monografia buscou planejar uma sequência didática sobre o conteúdo de termoquímica com abordagem nos Aspectos Sociocientíficos (ASC) baseada no perfil conceitual de energia. O conceito de Energia foi escolhido para este trabalho por ser um conteúdo que é trabalhado no Ensino Médio, e por apresentar distintas representações e usos, como pelo uso da palavra energia nos contextos científicos, escolar e do senso comum. Acreditamos ser necessário considerar, no ensino e aprendizagem do conceito de energia, a pluralidade dos modos de pensar, associados as formas de falar, atribuídos a este conceito. Nesse sentido, nosso caminho metodológico foi desenvolvido em quatro etapas distintas: análise de tendência das últimas cinco edições do ENEQ sobre o conteúdo de termoquímica; entrevista estruturada e não estruturada com dois professores da educação básica de Serra Talhada-PE; referencial metodológico para elaboração de um Estudo de Caso (EC) e referencial metodológico para proposição de uma sequência didática. Sobre a análise de tendência, observamos que as pesquisas nessa área estão bastante diversificadas e muito tem contribuído para o ensino de química, ainda que grande parte apresente discussões sobre Ciência – Tecnologia –Sociedade (CTS). A segunda etapa foi realizada em dois momentos: o primeiro, possibilitou identificar na primeira questão os modos de pensar associados as formas de falar dos entrevistados evidenciando as zonas do perfil conceitual de energia, enquanto que o segundo momento englobou as demais questões de forma descritiva, às diferentes técnicas de ensino e as dificuldades associadas a compreensão do conceito de energia, bem como identificamos os diferentes modos de pensar este conceito. Na terceira etapa, buscamos estruturar, em um estudo de caso, situações e exemplos mencionados por um dos professores entrevistados, bem como relacionar com os ASC. E, por fim, para a proposição da sequência didática, levamos em consideração as zonas propostas do perfil conceitual de energia, que foram importantes durante a elaboração das etapas da nossa sequência. Bem como, as dificuldades encontradas nos trabalhos voltados a execução ou preposição de sequências e/ou instrumento didático sobre o conceito de energia no ensino e aprendizagem do conteúdo de termoquímica, assim como trabalhos voltados ao perfil conceitual, utilização de EC no evento investigado e as dificuldades mencionadas pelos professores em relação ao processo de ensino e aprendizagem deste conceito. Ao longo das atividades, buscamos a utilização de abordagens que consideramos importantes para o processo de ensino e aprendizagem e que fossem além da abordagem conceitual, normalmente utilizada. A utilização de ASC, os diferentes modos de pensar o perfil conceitual de energia, as dificuldades relacionadas aos trabalhos que tratassem desse tipo de abordagens e principalmente dificuldades encontradas pelos professores da educação básica possibilitaram a construção de um estudo de caso. Tendo como base grandes pesquisadores nestas abordagens e no desejo de abarcar questões importantes para o desenvolvimento de cidadãos mais críticos, como as questões sociais, ambientais e tecnológicas, e no decorrer do percurso e desenvolvimento deste trabalho, fizemos algumas considerações.Item Pontos de carbono a partir de Opuntia inermis para determinação espectrofluorimétrica de cobre(II) em cachaça artesanal(2019) Jorge, Larissa Samária Silva; Lima, Marcelo Batista de; http://lattes.cnpq.br/2424699316257149; http://lattes.cnpq.br/8821434170102133A cachaça é uma bebida alcoólica de amplo consumo em todo o Brasil, perdendo somente para a cerveja. Esse consumo desperta reflexão sobre as condições e instalações em que a produção dessa bebida ocorre, visto que uma série de contaminantes orgânicos e inorgânicos podem se fazer presentes. Dentre esses contaminantes, o cobre(II) tem ganho destaque por ser recorrentemente encontrado em níveis superiores a 5,0 mg L-1 , o limite permitido por lei. O que evidencia a necessidade de um monitoramento eficiente das concentrações de cobre em bebidas e alimentos. Pelo exposto, o trabalho buscou avaliar os teores de cobre em cachaças artesanais comercializadas na cidade de Serra Talhada, Pernambuco. Propondo uma metodologia baseada na síntese de pontos de carbono (PC) fluorescentes para atuarem como sensor químico na presença do cobre(II). Os PC foram sintetizados a partir do tratamento hidrotérmico do suco da cactácea palma forrageira em forno micro-ondas. Suas propriedades óticas foram avaliadas por meio de espectros de absorção molecular no UV-Vis e fluorescência molecular, sendo a sua distribuição de partículas avaliada através da microscopia eletrônica de transmissão. Os PC apresentaram rendimento quântico de fluorescência de 23,2 %. Os limites de detecção e quantificação foram 0.36 mg L-1 e 1.18 mg -1 , respectivamente. A correlação entre a intensidade de fluorescência das soluções PCCu(II) com concentração de Cu(II) presente, expõe o sucesso do nanomaterial como sensor químico e reagente fluorescente. Essa correlação é sustentada pelo comportamento linear apresentado pela curva analítica. Os pontos de carbono a partir da palma mostraram-se um reagente versátil para determinação de concentrações de cobre, o que torna o método proposto uma alternativa a ser mais explorada.Item Avaliação de milho (Zea mays) e feijão-caupi (Vigna unguiculata) em solo (neossolo litólico) contaminado com Al(III) através de análise morfológica e espectrofotométrica(2019) Silva, Maria Caroline Pereira da; Lima, Marcelo Batista de; http://lattes.cnpq.br/2424699316257149; http://lattes.cnpq.br/2844991714013250O alumínio em sua forma iônica, Al(III), se apresenta como um problema para o desenvolvimento de culturas vegetais e vem sendo apontado como um potencial fator para o surgimento de doenças neurodegenerativas e ósseas no ser humano. Neste trabalho foi avaliado a influência de diferentes concentrações de Al(III) em amostras de solo (Cambissolo eutrófico) e das culturas de milho (Zea mays) e feijão-caupi (Vigna unguiculata). Essa avaliação se deu pela análise morfológica e espectrofotométrica dos vegetais e pelas análises através do método titulométrico e espectrofotométrico para o solo. Deste modo, foi realizado um plantio durante 21 dias. Os recipientes com as sementes, três de milho ou três de feijão, foram dispostos em oito blocos, cada bloco contendo todas as amostras de solo tratados com as diferentes concentrações de Al(III). Após o período de germinação e crescimento, as culturas e o solo foram analisados. Os principais sintomas de alteração morfológica observados nas plantas foram a clorose, o encarquilhamento das folhas e a redução no sistema radicular e porte, a análise espectrofotométrica das plantas teve como resultado concentrações de Al(III) entre 167,58-181,26 mg L-1. As análises realizadas nas amostras de solo quanto a concentração do Al(III) pelos dois métodos, apresentaram valores diferentes. Pelo método titulométrico foram encontradas variações entre 16,19-59,36 mgL -1 de Al(III), enquanto que no espectrofotométrico os valores obtidos foram entre 168,24-230,77 mg L-1de Al(III).Item A experimentação no ensino de química: reflexões a partir dos artigos publicados na seção “experimentação no ensino de química” da Revista Química Nova na Escola no período de 2014-2018(2019) Santos, Cristiane da Silva; Silva, Cristiane Martins da; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860Este estudo tem o objetivo de analisar as principais tendências quanto aos tipos de experimentos presentes nos artigos da revista Química Nova na Escola entre os anos de 2014 a 2018. Para isso, foi realizado uma busca na seção experimentação no ensino de química, buscando classificar o tipo experimento estava presente na revista. Os tipos de experimentos foram classificados de acordo com Oliveira (2010), que contribui para identificarmos que a maioria dos artigos trazem propostas de experimentos com materiais de baixo custo, e de fácil acesso que podem ser utilizados pelo professor no ensino médio.Item Análise das contribuições de um júri simulado abordando controvérsias históricas para as discussões sobre natureza da ciência de professores de química em formação(2019) Lima, Wellington Santos; Silva, Cristiane Martins da; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860; http://lattes.cnpq.br/7879048653777338Partindo do princípio de que o entendimento de História da Ciência colabora para o entendimento sobre ciência de maneira mais realista, diversas estratégias têm sido utilizadas para se incluir essas discussões em sala de aula, tanto no ensino médio quanto no superior. Dentre elas, os jogos educacionais têm sido utilizados como uma relevante ferramenta de aproximação entre professores e alunos,bem como no despertar do interesse dos mesmos pelos conteúdos abordados. Nesse sentido,este estudo tem o objetivo de analisar as discussões sobre natureza da ciência (NdC)que são desenvolvidas por Licenciados em Química durante a participação dos mesmos em um júri simulado histórico sobre a descoberta do oxigênio. O júri simulado foi realizado na disciplina de História da Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco,na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. A atividade apresentou como discussão central as questões sobre a teoria do flogístico e a descoberta do oxigênio e, foi realizada com 14alunosno semestre de 2018/1. Os dados foram coletados a partir da gravação em vídeo do desenvolvimento do júri simulado, no qual buscou-se evidenciar os momentos de discussão sobre NdC presentes ao longo da estratégia, Para analisar os dados, foi utilizado o instrumento de pesquisa presente no trabalho de Oliveira (2017). Na sua pesquisa,a autora analisou o mesmo episódio Historico para as discussões sobre NdC, a partir de discussões de texto e reflexões dos mesmos por licenciandos Os resultados apresentam quea participação no júri simulado permitiu a associação do conteúdo estudado a algo que foi estimulante para o aluno, contribuindo assim para um estudo bem mais motivador, dando abertura para os estudantes manifestarem suas opiniões a respeito do tema tornando o assunto que era mais complexo em um conteúdo bem mais interessante. Ouso do Júri Simulado possibilitou aos estudantes exercer um papel protagonista dentro da ação, momento em que estes adotaram papeis no julgamento, podendo se expressar e mostrar dentro do episódio os seus pontos de vista.O que indica que essa estratégia pode ser utilizada de forma relevante por professores tanto do ensino médio como do ensino superior para o estudo da História da Ciência.Item Desenvolvimento e caracterização do filme antimicrobiano de polibutileno adipato-co-tereftalato (PBAT) com óleo essencial de cravo da índia para utilização em embalagem ativa(2019) Amorim, Geisse Elike Pereira; Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491; http://lattes.cnpq.br/6826511553929660Embalagens biodegradáveis antimicrobianas com aditivos naturais são uma excelente alternativa para substituição de embalagens plásticas utilizadas comercialmente, uma vez que, suas vantagens vão desde a inibição da ação de microrganismos nos alimentos, até o benefício de minimizar os impactos ambientais por seu menor tempo de decomposição quando em contato com o meio ambiente. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um filme polimérico para utilização em embalagem ativa antimicrobiana, produzido a partir do polibutileno adipato-co-tereftalato (PBAT) com adição do óleo essencial de Syzygium aromaticum (cravo da índia) e caracterizá-lo, avaliando as seguintes propriedades: i) inspeção física e visual (bolhas, uniformidade e flexibilidade); ii) ensaio de migração, onde foi simulado os meios ácido, neutro e alcóolico para exposição do filme e o sistema foi monitorado na banda 1515 cm-1, em um espectrofotômetro de infravermelho (FT-IR) utilizando o acessório de reflexão total atenuada (UATR), nos tempos de 0, 22, 44, 66, 88 e 110h; iii) permeabilidade ao vapor de água, determinada pelo método gravimétrico estático dessecante, norma ASTM E96 (2000) acompanhada por um período de 880 horas; iv)transparência, determinada usando um espectrofotômetro UV-Vis, avaliados em triplicatas e realizadas cinco leituras aleatórias em cada filme e v) análise termogravimétrica (TGA), na temperatura de 30°C a 600°C.Vale ressaltar, que por meio da cromatografia gasosa, foi encontrado um teor de 72,96% de eugenol no cravo da índica utilizado, indicando que o óleo essencial escolhido apresenta um potencial antimicrobiano. Os filmes obtidos, apresentaram-se uniformes, flexíveis e sem bolhas. A migração foi efetiva no tempo de 110h, sendo as primeiras 22h o tempo de maior migração. O meio simulante neutro foi o que teve a migração mais lenta, ainda que a variação de migração em relação aos demais meios foi bem pequena, se mostrando bastante apropriados em meio neutro, alcoólico e ácido. A incorporação do óleo essencial ao PBAT provocou um aumento na transparência e na permeabilidade ao vapor de água. A análise termogravimétrica revelou que os polímeros investigados se apresentam relativamente estáveis a uma temperatura abaixo de 350°C. Com base nos resultados obtidos, foi possível demonstrar que os filmes biodegradáveis produzidos a partir de PBAT com óleo essencial de cravo da índia é um sistema promissor para fins de uso em embalagens ativas antimicrobianas.Item O processo de elaboração de problemas por licenciandos em química: concepções, sentimentos e a mobilização de atitudes(2019) Alves, Vanessa Ramos; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/4946358936102673Experiências com a metodologia de resolução de problemas, durante a formação inicial de professores de química, podem ser importantes para a preparação docente destes profissionais, possibilitando exercerem um ensino de química condizente com a realidade dos alunos. Ainda, pela resolução de problemas, podemos promover o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. O presente estudo teve como objetivo analisar o processo de elaboração de problemas por licenciandos em química, atentando para as concepções, os sentimentos dos licenciandos, no decorrer do processo, e a mobilização de atitudes durante a elaboração do problema. Para isso, os licenciandos relataram suas concepções através de uma entrevista estruturada, que produziu discursos narrativos. Estes discursos foram analisados por meio da análise narrativa, considerando os traços da composicionalidade hermenêutica, canonicidade e violação e referencialidade. Os sentimentos expressados pelos licenciandos foram identificados através de depoimentos ao final de cada aula da sequência de elaboração de problemas e submetidos a análise narrativa por meio da composicionalidade hermenêutica, para definição de categorias de sentimentos. A mobilização de atitudes foi analisada a partir da elaboração dos problemas e da proposição de atitudes, pelos licenciandos, que possivelmente seriam desenvolvidas mediante a resolução do problema. As atitudes foram categorizadas com respeito à ciência, com respeito à aprendizagem da ciência e com respeito às implicações sociais da ciência. De forma geral, as concepções apresentam muita semelhança com aspectos teóricos e metodológicos da resolução de problemas; os sentimentos revelaram uma satisfação no processo de elaborar problemas e os licenciandos mobilizaram atitudes na elaboração de problemas, em sua maioria, relacionadas às implicações sociais da ciência. Assim, acreditamos que o contato dos licenciandos com a metodologia de resolução de problemas, durante a graduação, pode disponibilizar intenções para uma possível aplicação desta abordagem metodológica em sua futura prática docente.Item Prospecção fitoquímica e efeito de extratos da folha da algarobeira (Prosopis juliflora (Sw)) no controle do Colletotrichum gloeosporioides (Penz.) Penz & Sacc do cajueiro (Anacardium occidentale L.)(2019) Rocha, Amanda Barbosa da; Silva, Renato Augusto da; http://lattes.cnpq.br/5111987334920733; http://lattes.cnpq.br/7320993055110094A cultura do cajueiro (Anarcadium Occidentale L.) é um importante agronegócio responsável pela movimentação econômica brasileira. No entanto, o declínio da safra de amêndoa da castanha do caju ocorrente nos últimos anos fez o Brasil ocupar a décima quarta posição no ranking mundial de produção no ano de 2016. O enfraquecimento da cajucultura é atribuído, em partes, à propagação de doenças e pragas, por falta de manejo, sendo a antracnose a doença mais preocupante, pois ataca o hospedeiro em qualquer fase do seu desenvolvimento e se potencializa pela ação de fatores ambientais. A contínua utilização de substâncias químicas sintéticas para controle e manejo resulta na seletividade e resistência de patógenos e, portanto, métodos alternativos de fonte natural são uma eficaz solução para o tratamento destas patologias vegetais, minimizando o impacto ambiental e diminuindo o risco a saúde humana. Desta maneira, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o potencial antifúngico dos extratos da folha da Prosopis Juliflora (Sw) no controle do Colletotrichum gloeosporioides, agente fitopatógeno da antracnose. A coleta das folhas da P. juliflora foi realizada na cidade de Juru-PB, e após secagem e trituração do material vegetal, a prospecção fitoquímica dos extratos aquosos e etanólicos foi realizada sendo comprovada a presença de compostos fenólicos, tânicos, flavonoídicos e alcaloidais. Em seguida foi realizada a obtenção da fração de alcaloides totais por meio de extração ácido-base da planta em estudo. Depois da coleta de folhas, frutos e galhos com características sintomáticas típicas da antracnose, em Fátima, Distrito de Flores-PE, o patógeno foi identificado por método macroscópico e microscópico após ser cultivado em placas petri vertidas com meio BDA (Batata-Dextrose-Agar) por sete dias de cultivo a temperatura ambiente e fotoperíodo de 12 horas. Extratos aquosos, etanólicos e alcaloidais foram preparados e submetidos a avaliação antifúngica, sendo inicialmente realizado pré-testes de difusão em poços e discos com melhores resultados para o extrato etanólico e posteriormente com reprodução do método de difusão em poços com extrato alcaloidal. Na metodologia de crescimento micelial por diluição em placa a dose de 13,6 mg mL-1 do extrato da FAT e 100% do extrato etanólico resultaram numa PIC de 100% e com a dose de 6,8 mg mL-1 do extrato da FAT e do extrato etanólico diluído a 50% o resultado foi uma PIC de 75 % e 81%, respectivamente. Desta forma, todos os extratos da folha da P. juliflora testados no presente trabalho, com comprovação da presença de alcaloides, possuem potencial antifúngico sobre o C. gloeospoioides.Item Uma abordagem da radioatividade no ensino médio a partir de um estudo de caso(2019) Belarmino, José Cleuton da Silva; Silva, Cristiane Martins da; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860; http://lattes.cnpq.br/3251847005725278A radioatividade é um processo no qual um núcleo com certa quantidade de prótons e nêutrons pode se transformar em outro núcleo com quantidade de prótons e nêutrons diferentes. Podemos encontrar diversas aplicações e influências da radioatividade no nosso dia a dia, como por exemplo, na medicina, indústria, agricultura e pecuária, tornando esse assunto importante de ser discutido em sala de aula. No entanto, apesar da relevância da radioatividade no ensino, o tema é lecionado muitas vezes de forma superficial, pois quase sempre é deixado para ser ensinado nos últimos meses do semestre letivo. Visto isso, este trabalho tem como objetivo abordar esse tema com maior ênfase e analisar o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes do ensino médio a partir da aplicação de um estudo de caso sobre o tema em sala de aula. Esse estudo de caso foi aplicado junto a uma turma do 3° ano do ensino médio do curso técnico de administração da Escola técnica estadual Pedro Leão Leal, da cidade de São José do Belmonte, Pernambuco. Para coleta de dados foram utilizados um questionário inicial, um questionário final e as apresentações da solução do caso. Através dos resultados obtidos, acreditamos que a utilização de um estudo de caso abordando questões sociais de forma contextualizada sobre a temática radioatividade pode ser alternativa capaz de contribuir para a aprendizagem de estudantes do ensino médio.
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