01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    As interações pedagógicas na educação infantil: um olhar sobre a afetividade
    (2025-07-17) Barbosa, Larissa Ellen Araújo; Santiago, Mônica Maria Lins; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194; http://lattes.cnpq.br/9986041158834813
    Este trabalho teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de uma professora do grupo 4 da Educação Infantil em uma escola pública municipal de Camaragibe (PE), focando na construção da identidade da criança a partir da dimensão da afetividade, segundo a teoria de Henri Wallon. O estudo, de natureza qualitativa, utilizou observação e entrevista para compreender como as interações entre crianças e a professora, que ocorrem no espaço escolar durante o estágio do Personalismo, promovem o desenvolvimento integral. As observações revelaram que as crianças expressam afetos por meio de gestos, verbalizações e atitudes essenciais para a formação da identidade. As interações pedagógicas entre a professora e as crianças foram marcadas pela afetividade, em diferentes situações no espaço escolar. E, entre as crianças, as brincadeiras tiveram mostraram que se trata de uma ação importante de interação. A entrevista demonstrou que a professora não apresenta um conhecimento mais aprofundado sobre a Teoria de Henri Wallon, o que talvez possa restringir a sua mediação nas situações de interações pedagógicas no espaço da Educação Infantil. Desta forma, o estudo traz elementos para refletir sobre a importância de uma teoria do desenvolvimento infantil a partir da perspectiva da psicogênese da pessoa completa, no caso, a Teoria de Wallon, para a formação docente. Nas situações analisadas, uma questão se fez presente: uma mediação consciente das necessidades emocionais e sociais das crianças, uma prática pedagógica que valorize a afetividade de forma intencional, reconhecendo-a como ferramenta fundamental, podem ser um diferencial qualitativo para o desenvolvimento integral infantil.
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    O desenho livre e a prática pedagógica exitosa na educação infantil
    (2025-07-31) Souza, Shuellyn Karolayne de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/3633399914816986
    Este trabalho tem como objetivo compreender como o desenho livre pode ser incorporado como prática pedagógica exitosa na Educação Infantil, valorizando a expressividade e a autonomia das crianças no contexto escolar. A pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Camaragibe, com crianças de três anos de idade. Adotou-se uma abordagem qualitativa, inspirada no estudo etnográfico, utilizando observação participante, entrevista semiestruturada e registros fotográficos como instrumentos de coleta de dados. A análise foi conduzida com base na metodologia da Análise Temática, permitindo a identificação de sentidos recorrentes nas práticas docentes observadas. O estudo tem como principais referenciais teóricos Derdyk (1989) e Mèredieu (2017), cujas contribuições permitiram compreender o desenho como linguagem expressiva e processo simbólico fundamental na infância. Os resultados apontam que o desenho livre, quando inserido com intencionalidade na rotina escolar, promove a expressão, autonomia, acolhimento, consolidando-se como uma linguagem essencial na Educação Infantil.
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    Proposta de manual ambiental e diagnóstico de conformidade legal em uma empresa de exploração de águas subterrâneas
    (2025-08-01) Grimaldi Filho, Geraldo Albuquerque; Costa Filho, Francisco das Chagas da; http://lattes.cnpq.br/2930296374645794; http://lattes.cnpq.br/0219945654041909
    As águas subterrâneas têm papel estratégico no abastecimento no Brasil, sobretudo em áreas urbanas e semiáridas, o que exige gestão e conformidade legal robustas. Este estudo teve por objetivo elaborar um manual ambiental sobre captação e comercialização de águas subterrâneas e aplicá-lo para diagnóstico de conformidade em uma empresa da Região Metropolitana do Recife (PE). O manual foi desenvolvido a partir de pesquisa exploratória em fontes acadêmicas, institucionais e na legislação brasileira, e sua aplicabilidade foi testada por meio de formulário diagnóstico (Anexo A). Os resultados mostram que, embora a empresa atenda a requisitos mínimos, persistem fragilidades em atualização cadastral, organização documental, treinamentos, rotinas preventivas, monitoramento contínuo da qualidade da água e registro de operações e licenças. As melhorias propostas incluem fortalecimento das rotinas administrativas, digitalização de registros, capacitação da equipe e implantação de programas permanentes de gestão e conservação de aquíferos. Conclui-se que integrar atendimento legal, aplicação prática do manual e uma cultura organizacional de prevenção é essencial para a conformidade sustentável e para o fortalecimento institucional no setor de águas subterrâneas.
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    Projeto de viabilidade econômica de um empreendimento de enlatamento de camarão marinho (Litopenaeus vannamei) na Região Metropolitana do Recife - PE
    (2023-09-14) Silva, Aurino Santana Pereira da; Oliveira Filho, Paulo Campagnoli de; http://lattes.cnpq.br/8043850276929205
    Este trabalho trata-se de um plano de negócio, documento que descreve detalhadamente os objetivos de um negócio e todos os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo assim os riscos e as incertezas. É possível dentro do plano de negócio identificar e restringir erros ainda na fase da escrita, ainda no papel, diminuindo drasticamente a possibilidade de cometê-los no mercado. Foi elaborado um projeto de um empreendimento com o objetivo de simular a viabilidade financeira de uma empresa de enlatado de camarão marinho. Neste trabalho encontra-se todo o detalhamento para inserir este empreendimento na capital pernambucana. Após a pesquisa de mercado observou-se que o produto tem boa aceitação e tem a inovação como principal característica, já que este produto não existe no país. Observou-se a grande possibilidade desse investimento ter lucro, com uma rentabilidade de 19,43% ao ano e uma lucratividade de 18,01% ao ano, acima da média do setor de enlatados de frutos do mar, possuindo uma receita anual de R$ 1.778.711,79 logo no ano 1 do projeto, por se tratar de um produto novo no mercado, que após a pesquisa de mercado, mostrou-se interessante para o cliente.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório no Laboratório de Aquicultura e Organismos Aquáticos Ornamentais - LAQUOR
    (2025-08-11) Alves, Paulo Roberto Rocha; Costa, Gelcirene de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5708354454106543; http://lattes.cnpq.br/7835153513152876
    O cultivo de organismos aquáticos ornamentais vem sendo um dos setores em crescimento, destacando não só peixes ornamentais, mas também camarão de água doce voltados para a aquarofilia. No Brasil, apesar do grande potencial nacional e grande biodiversidade, o país carece de formalização e expansão. Visando ampliar os conhecimentos práticos na área, o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi realizado no Laboratório de Aquicultura e Organismos Aquáticos Ornamentais (LAQUOR), vinculado ao Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As atividades envolveram o cultivo de juvenis de acará bandeira (Pterophyllum scalare) em sistema de recirculação de água (RAS), avaliação entre mídias biológicas de cerâmica (AC) e de resíduos de ácido polilático (PLA) no desempenho do sistema e monitoramento da qualidade de água. Também foi possível acompanhar a reprodução de camarão ornamental (Neocaridina davidi), com dieta suplementada com farinha de tucumã (Astrocaryum aculeatum), onde se teve a utilização da polpa e da casca. Outras atividades consistiram no manejo de bettas (Betta splendens), onde se deu o conhecimento sobre comportamento e alimentação, além da montagem e manutenção de aquários ornamentais com e sem substrato. Também foi possível vivenciar a aplicação do método “Walstad” em aquários globos, que consistiu na manutenção equilibrada do ambiente sem o uso de filtragem e aeração contínua, baseado na interação entre os resíduos dos animais, peixes e o crescimento de plantas. As atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório proporcionaram a vivência prática na área de aquicultura ornamental, possibilitando uma melhor entrada no mercado de trabalho voltado nessa área. Além disso, as atividades proporcionaram o aprimoramento no trabalho em equipe e dentro do laboratório, onde também pode ser desenvolvida a aquicultura de pequenos organismos aquáticos.
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    Agrupamento automático de mensagens em fóruns educacionais
    (2022-06-08) Pereira, Fabio Mariano Costa Silva Gomes; Mello, Rafael Ferreira Leite de; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/8040322704977339
    Virtuais de Aprendizagem trazem inúmeras vantagens quando a questão é facilitar o acesso a informação. Porém, um problema comum que dificulta o acompanhamento dos professores e, sobretudo, o envio de feedback, devido a maior quantidade de alunos por turma, quando comparado com o ensino presencial, é a sobrecarga de informações. Com intuito de mitigar isto, este artigo realiza agrupamentos utilizando os algoritmos K-Means, K-Medoids, DB Scan e o Aglomerativo em 1652 postagens de 4 fóruns educacionais diferentes de um curso superior a fim de agrupar as mensagens semelhantes para auxiliar o professor, tendo que lidar com uma quantidade menor de informação. Em cada postagem, extrai características e aplica técnicas de PLN, além de utilizar uma representação vetorial para o texto das postagens. Por fim, avalia a qualidade de cada agrupamento utilizando as métrica: coeficiente de silhueta e Davies-Boulding.
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    Sistema computacional para avaliação e prognóstico de crescimento de organismos aquáticos para aquicultura 4.0
    (2022-05-26) Souza, Vinícius Rodrigues de; Nobrega, Obionor de Oliveira; Santos, Juliana Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/8576087238071129; http://lattes.cnpq.br/2940849420824178
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    Cultivo do camarão marinho (Penaeus vannamei) na Fazenda Olho D’água Camarões Ltda
    (2025-03-17) Gomes, Paulo Henrique Teixeira; Silva, Luis Otavio Brito da; http://lattes.cnpq.br/3365265235618078; http://lattes.cnpq.br/6664341517078545
    A crescente demanda por alimentos saudáveis e o aumento populacional têm impulsionado a produção aquícola, que em 2022 atingiu 94 milhões de toneladas, superando pela primeira vez a pesca extrativa. Dentro desse cenário, destaca-se a carcinicultura, responsável por 71,6% da produção global de camarão, com o Penaeus vannamei representando 86,1% do cultivo mundial e sendo a principal espécie no Brasil. No entanto, desafios como manejo inadequado e doenças (ex.: Vibrioses, Síndrome da Mancha Branca) ainda impactam a produtividade. Práticas como o controle microbiano da água e o manejo correto do solo são essenciais para reduzir perdas, melhorar a oxigenação e diminuir custos. Este trabalho relata as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) em Engenharia de Pesca, realizado na fazenda Olho D’água Camarões LTDA. Foram identificados pontos críticos, como acúmulo de matéria orgânica nos viveiros devido ao curto período de secagem e falta de revolvimento do solo, resultando em mortalidades por hipóxia. Conclui-se que o estágio proporcionou a aplicação prática de conhecimentos acadêmicos, além de evidenciar a importância da integração entre universidade e setor produtivo para o avanço da aquicultura. A implementação das melhorias propostas pode elevar a eficiência produtiva da fazenda, reforçando a necessidade de mais iniciativas que aproximem a pesquisa científica do campo.
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    A literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica
    (2025-03-18) Soares, Luan José Sobral; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; Diniz Júnior, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7780006703783231; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/7417060571971210
    Este trabalho de conclusão de curso aborda a utilização da literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia, visando identificar suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica, analisa a relevância do cordel no contexto educacional brasileiro, especialmente em relação à cultura popular nordestina. A literatura de cordel é discutida como um recurso inovador que pode dinamizar as aulas, promovendo maior engajamento e participação ativa dos estudantes. A metodologia envolveu a pesquisa e análise de trabalhos acadêmicos sobre o uso do cordel no ensino, além da implementação de oficinas que integraram a produção literária com conteúdo científico, facilitando a compreensão e apropriação da linguagem científica pelos alunos. Os resultados indicam que o cordel se apresenta como uma estratégia pedagógica eficaz, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para uma educação mais contextualizada e significativa.
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    Mapeamento da suscetibilidade à erosão na Bacia do Tapacurá por meio de análise multicriterio em ambiente SIG
    (2025-08-01) Silva, Ceuso Francisco Diaz da; Andrade, Júlio da Silva Corrêa de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9885664677756583; http://lattes.cnpq.br/1132005201973714
    A erosão hídrica é um dos principais processos de degradação ambiental, responsável por perdas de solo fértil, assoreamento de corpos d’água e comprometimento da qualidade dos recursos hídricos. A Bacia Hidrográfica do Tapacurá, em Pernambuco, apresenta características físicas e padrões de uso do solo que favorecem esse tipo de degradação, como relevo ondulado, solos com baixa permeabilidade e crescente pressão antrópica decorrente de atividades agrícolas e urbanas. Este trabalho teve como objetivo mapear a suscetibilidade à erosão da bacia por meio de análise multicriterial, com o apoio de ferramentas de geoprocessamento. A metodologia adotada utilizou o método Analytic Hierarchy Process (AHP), integrando cinco fatores: uso e ocupação do solo, declividade, tipos de solo, cobertura vegetal (NDVI) e precipitação. Cada camada foi reclassificada, ponderada segundo critérios da literatura especializada e combinada em ambiente SIG para geração do mapa final. Os resultados indicaram predominância de áreas com risco médio de erosão, com manchas localizadas de risco alto em zonas declivosas e de vegetação rarefeita, enquanto áreas com cobertura florestal preservada apresentaram risco baixo. A análise espacial gerada permite a identificação de áreas prioritárias para manejo e recuperação ambiental, demonstrando a utilidade da abordagem adotada como ferramenta de apoio ao planejamento territorial e à gestão sustentável da bacia.