01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item Feedback: ferramenta de suporte à gestão do desempenho no ambiente organizacional(2023-04-26) Müller, Gleiciany Maria Leandro Silva; Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2951129655100886; http://lattes.cnpq.br/3587219030452061O presente artigo tem como objetivo analisar o que é feedback no ambiente organizacional, seus tipos e benefícios, e analisar esta prática com base na percepção dos funcionários de uma multinacional brasileira do ramo de energia. O estudo se inicia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e também na aplicação de uma pesquisa, a qual aborda o tema do feedback que é fornecido aos funcionários, destacando a frequência em que ocorre e a qualidade dos mesmos. Foi realizada a escolha de um público alvo para a pesquisa, sabido que o core business da rede de distribuição própria do grupo empresarial estudado é a área de vendas e o alvo era todos os 604 vendedores, distribuídos nos 27 estados brasileiros, que estavam ativos na empresa em janeiro de 2021, para participar da pesquisa. As avaliações de desempenho que se desdobram nos feedbacks formais desta empresa são anuais, porém, existe o estímulo para que ocorram feedbacks rotineiros constantes. A pesquisa buscou identificar se de fato estes feedbacks são comuns e se contribuem positivamente para quem os recebe. Ao final do estudo, pôde-se identificar que uma conversa, orientação, elogio e até mesmo crítica construtiva, no dia a dia, podem ser considerados uma opção de feedback e apoiar de forma ágil e pontual a gestão do desempenho dos colaboradores, sem que necessariamente seja preciso aguardar uma avaliação formal, anual e estruturada, sendo portanto um apoio positivo no desempenho dos colaboradores de forma continuada e ágil.Item Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório: vivência técnica em pesquisa agrícola na Meta Consultoria Agrícola, Canarana /MT(2024-03-07) Aragão, Ramon Silva do; Oliveira, Frederico Inácio Costa de; http://lattes.cnpq.br/0588796892433431; http://lattes.cnpq.br/5475272187350390Item Cana-de-açúcar e bovinocultura de corte: a experiência da Empresa Beira Rio Agrícola e Comercial, Água Preta - PE(2025-03-26) Wanderley, Gilmar Ribeiro de Oliveira; Mello, Alexandre Carneiro Leão de; http://lattes.cnpq.br/7703594344797645O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório, realizado como requisito para conclusão do Curso de Bacharelado em Agronomia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus Recife. O estágio foi desenvolvido sobre orientação da empresa Beira Rio Agrícola e Comercial S.A., fundada em 20 de abril de 1990, com o CNPJ 35.310.309/0001-62. No mercado, a empresa está localizada na Avenida Dantas Barreto, Nº 512 - Sala 1205, Edf. Tiradentes, no bairro Santo Antônio, Recife - PE, CEP 50010-360. As atividades de trabalho foram realizadas na Fazenda Santa Terezinha, no período de 01 de abril a 14 de junho de 2024, totalizando uma carga horária de 210 horas. A fazenda encontra-se localizada na Mata Sul de Pernambuco e possui expressivo destaque pela integração entre a produção de cana-de-açúcar e a pecuária de gado Nelore. A cana-de-açúcar é definida como uma cultura de grande relevância para a economia brasileira, sendo o país o maior produtor mundial. Diante dessa perspectiva, a Fazenda Santa Terezinha vem desenvolvendo técnicas de cultivo da cana, como manejo varietal, controle biológico de pragas e cultivo mínimo para o preparo do solo. Também foi possível observar práticas agrícolas de manejo e tratos culturais, como a roçagem para remover plantas invasoras na socaria e aplicação de herbicidas na lavoura. A bovinocultura de corte também é um setor expressivo da fazenda. Possuindo foco direcionado para cria, recria e engorda de gado Nelore, durante o período de estágio, foi realizado o acompanhamento das práticas de manejo nutricional, sanitário e de bem-estar animal que são executadas no dia a dia de trabalho. Logo, a experiência do estágio proporcionou uma vivência prática essencial para a formação profissional, contribuindo para o aprendizado sobre técnicas agrícolas, formas de manejos dentro da fazenda, gestão agropecuária e sustentabilidade na produção da cana-de-açúcar e da pecuária como um todo.Item Movimento e agroecologia: caminhos de construção do eu-educadora(2025-04-15) Brasileiro, Amanda Kelly Gonçalves; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/7451479145200832Este memorial apresenta a minha trajetória durante a formação no Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular, da Universidade Federal Rural de Pernambuco no período de 2019-2024. Por meio de uma análise reflexiva e utilizando de registros escritos/fotográficos por mim sistematizados durante aulas, pesquisas de campo, imersões e culminâncias, desenvolvo minha caminhada no curso a partir do enfoque nos etnoagroecossistemas adotados. Para aprofundar o percurso de formação, busco passar por cada eixo temático do curso, destacando os acontecimentos mais importantes e em formato de linha do tempo, contemplo todos os períodos, do primeiro ao oitavo, refletindo acerca das temáticas abordadas: extensão rural agroecológica e movimentos sociais e agroecologia. A partir dos caminhos que encontrei, faço a relação entre as temáticas de aprofundamento e a minha construção enquanto agroecóloga-educadora, trazendo para o texto a minha participação no movimento social e em projetos de extensão universitária.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório no Laboratório de Aquicultura e Organismos Aquáticos Ornamentais - LAQUOR(2025-03-27) Oliveira Júnior, Edson Marques de; Costa, Gelcirene de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5708354454106543A comercialização de organismos aquáticos ornamentais movimenta uma indústria bilionária com a principal finalidade de aquariofilia. Peixes ornamentais de água doce é o principal grupo deste setor e sua principal origem é a aquicultura. Além disso, a piscicultura ornamental é uma atividade única pela diversidade de espécies, variedades de produtos (ex. linhagens) e particularidades no cultivo, o que torna cada aquicultor único no mercado. O Brasil é um país promissor neste setor, uma vez que possui uma rica diversidade de espécies de peixes ornamentais nativos e importantes no cenário mundial da exportação. Visando aprimorar as competências e habilidades da Engenharia de Pesca com ênfase na aquicultura ornamental, o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi realizado no Laboratório de Aquicultura e Organismos Aquáticos Ornamentais - LAQUOR, localizado no Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE. O laboratório tem vigência desde 2020, mas com abertura para atividades práticas desde 2022. As atividades realizadas durante o estágio consistiram principalmente no acompanhamento da larvicultura do acará-bandeira (Pterophyllum scalare) em sistemas estáticos e produção de juvenis de acará-bandeira em sistema de recirculação de água (RAS), sob diferentes densidades de estocagem. Nessas atividades foi possível conhecer as necessidades nutricionais das pós-larvas, produção de alimento vivo, monitoramento da qualidade de água, trocas parciais de água, realização de treinamento alimentar, montagem de estruturas de cultivo e boas práticas de manejo no cultivo de juvenis de acará-bandeira. Além disso, outras atividades realizadas consistiram em acompanhar o ciclo de vida do camarão ornamental Neocaridina davidi tais como sexagem dos animais, conhecimento de fêmeas ovígeras e maduras, importância de substratos naturais e artificiais, controle dos parâmetros de água e manejo alimentar. Também foi possível acompanhar um experimento sobre a importância da dieta úmida na fase inicial do peixe betta (Betta splendens), a partir do acompanhamento do manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água. As atividades realizadas no ESO puderam proporcionar conhecimentos práticos na área de aquicultura ornamental, trazendo o melhor preparo no mercado de trabalho, particularmente em sistemas intensivos. Além disso, as atividades puderam aprimorar o crescimento pessoal, tais como diálogo, trabalho em equipe, proatividade, identificação e resolução de problemas diários na rotina da aquicultura.Item Letramento matemático na eja: contribuições das tarefas exploratórias para desenvolver o pensamento crítico(2025-02-20) Silva, Gemeson Gama da; Rodrigues, Cleide Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2951731416008876; http://lattes.cnpq.br/5459932851917022Este trabalho tem como objetivo analisar a inserção de atividades matemáticas no projeto Letralidade, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que visa promover a alfabetização e o letramento de pessoas com mais de 60 anos. Observou-se, no decorrer do projeto, o interesse dos participantes em atividades relacionadas à matemática, o que motivou a articulação entre os conceitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática Crítica e Letramento Matemático. A pesquisa fundamenta-se nos conteúdos abordados na disciplina de Estágio Supervisionado IV da UFRPE e na elaboração de uma tarefa exploratória voltada ao letramento matemático e ao desenvolvimento do pensamento matemático crítico. A proposta buscou estabelecer conexões entre o ensino da matemática e o cotidiano dos alunos, promovendo a cidadania e estimulando a reflexão crítica sobre questões práticas da realidade dos participantes. Dessa forma, o estudo investiga a relevância das tarefas exploratórias no processo de ensino e aprendizagem da matemática, enfatizando seu potencial para fomentar a autonomia dos alunos e ampliar sua capacidade de análise crítica e tomada de decisões informadas. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a valorização do uso da matemática em contextos cotidianos e evidenciam o papel das tarefas exploratórias na construção de um conhecimento matemático contextualizado e significativo. Além disso, busca-se fomentar a capacidade dos alunos de analisar criticamente a realidade por meio da matemática, permitindo-lhes interpretar dados, questionar informações e tomar decisões fundamentadas.Item A (des)valorização da cultura afro-brasileira no ensino da dança na educação física no ensino fundamental(2025-03-19) Lima, Júlia Ferreira Silva; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1082505675672589O presente estudo investiga como a educação física escolar vem cumprindo as políticas curriculares, explorando a possibilidade de enxergar potencialidades do conteúdo de ensino dança afro-brasileira, já que a Lei n. 10.639/03 e a Lei n. 11.645/08 determinam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos componentes curriculares. Buscamos entender como o projeto colonial, através da colonialidade, ainda permeia a valorização de alguns conteúdos de ensino em detrimentos daqueles de matriz afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a presença da cultura e as danças afro-brasileiras na educação física escolar. E definimos como objetivos específicos: identificar a presença ou ausência da cultura afro-brasileira na educação física escolar; compreender os motivos da ausência ou presença da cultura afro-brasileira na educação física escolar; e analisar a como se dá a inserção das danças afro-brasileiras na educação física escolar. Quanto ao delineamento metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como ferramenta a pesquisa bibliográfica, através da análise da produção referente a esta temática, a partir de uma busca na plataforma BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Observou-se que ainda há ausência do conteúdo dança tematizado sob a perspectiva da cultura afro-brasileira e africana na educação física escolar. O estudo conclui que a inserção do ensino de danças afro-brasileiras na educação física escolar gera a desconstrução de estereótipos e preconceitos, possibilitando a valorização das identidades, reelaboração de sentidos e significados dessas manifestações culturais e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as múltiplas manifestações culturais existentes na cultura brasileira. Apresentam-se desafios no que diz respeito ao desconhecimento total dos docentes sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08, como a permanência das concepções eurocêntricas e hegemônicas no currículo, reflexo de uma formação inicial e continuada que carece de discussões sobre manifestações culturais dos povos negros.Item A esportivização dos jogos eletrônicos: quando o jogo se torna esporte?(2022-06-02) Monteiro Júnior, José Edson; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/5411562997791318Esta monografia tem intuito de abordar, a esportivização dos jogos eletrônicos, quando o jogo se torna esporte? Analisando os jogos eletrônicos enquanto fenômeno esportivo, evidenciando como ocorre seu processo de esportivização, sendo este o seu objetivo geral, e em seus objetivos específicos, realizar uma análise comparativa conceitual entre jogo e esporte, categorizar os jogos eletrônicos e por fim analisar a possibilidade de inserção dos esportes eletrônicos nas aulas de educação física escolar. Haja vista que a proximidade do objeto de estudo com o cotidiano dos estudantes, considerando também a responsabilidade da educação física em fornecer o que há de mais atual na produção cultural humana, a fim de aproximar as discussões em sala de aula com as discussões fora das paredes da escola, é importante e interessante a introdução dos esportes eletrônicos nas aulas de educação física escolar, uma vez que pode ajudar no desenvolvimento social dos jovens. Sabe-se que desde os primórdios da humanidade o mundo passou por grandes transformações, até chegar nos dias de hoje, dentre elas a globalização e o avanço das tecnologias. Sendo assim, pode-se observar uma ascensão dos jogos eletrônicos, tanto para computadores, smartphones, videogames, e etc., tornando o acesso mais facilitado aos games, visto que no final da década de 90 e início dos anos 2000 o acesso do público brasileiro menos abastado dava-se por meio das famosas lan houses e play times espalhados pelos bairros, fazendo parte do cotidiano de crianças mesmo que por poucas horas. Desta feita, o presente trabalho irá abordar desde o surgimento da problemática desta pesquisa, mostrando sua relevância para a sociedade e como pode afetar a vida dos alunos e o universo educacional, uma vez que jogos eletrônicos podem ser considerados um método de aprendizagem mais interativo aos estudantes despertando seu interesse em aprender conteúdos novos, lhe concedendo vários benefícios, uma vez que o jogo desempenha um importante papel acerca do desenvolvimento humano no geral, principalmente na construção de regras e valores na infância e adolescência, já que é neste período que acontecerá um desenvolvimento de tais valores morais, tendo em conta que os jogos são orientados por regras e são capazes de ensinar valores morais as crianças e jovens. Através do estudo bibliográfico foi feito um levantamento acerca da história e dos conceitos dos jogos e eSports e como foi o seu surgimento, exemplificando a evolução da sociedade e seus marcos históricos como a globalização e o avanço tecnológico, bem como a forma de funcionamento dos eSports e possíveis intervenções escolares. Outros métodos de pesquisa que serão abordados serão o método dedutivo e dialético, para que se possa entender a lógica por trás dos eSports. Uma vez que tal tema ainda é cinzento dentro da educação física escolar e acadêmicaItem Os jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental(2025-03-18) Ferreira, Herbert Oliveira Cavalcanti; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464Esta pesquisa tem como propósito investigar a contribuição do conteúdo de Jogos e Brincadeiras no ensino da Educação Física no Ensino Fundamental – anos iniciais. A problemática que norteou esta pesquisa foi a seguinte: qual a contribuição dos jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental? Definimos como objetivo geral da pesquisa analisar a contribuição dos jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física no ensino fundamental nos anos iniciais. Definimos como objetivos específicos, os seguintes: compreender a educação física no ensino fundamental; compreender o conhecimento de jogos e brincadeiras; compreender as características dos jogos e brincadeiras como conteúdos e ensino da Educação Física no ensino fundamental. Concluímos que os jogos e brincadeiras utilizados como instrumentos pedagógicos buscam valorizar a diversidade e o conhecimento cultural, além de proporcionar o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos estudantes. Os resultados obtidos revelaram a importância da ludicidade entrelaçada com os jogos e brincadeiras, concluindo que, é no lúdico que a criança explora sua criatividade e curiosidade, sendo nesses momentos que se obtém novos conhecimentos, contribuindo na formação global do estudante, seja no âmbito físico, afetivo, cognitivo e social.Item Sistematização do conteúdo de lutas nas aulas de educação física no ensino fundamental em escolas públicas do município do Recife(2025-03-14) Santos, Eduardo Paulo Oliveira dos; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/9377208413795038O ensino das lutas na educação física escolar é um tema abordado nos documentos norteadores nacionais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, sua abordagem nas escolas enfrenta diversos desafios, sendo os mais comuns a parte estrutural e a limitação de pesquisas sobre o tema, o que também limita sua implementação. Este estudo tem como objetivo geral analisar a sistematização do ensino das lutas nas aulas de educação física no ensino fundamental em escolas públicas do município do Recife. Para isso, busca-se identificar quais lutas são trabalhadas nessas escolas, investigar os documentos e referências utilizados pelos docentes e compreender os desafios enfrentados no ensino desse conteúdo. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a metodologia de pesquisa de campo para compreender a realidade da aplicação do conteúdo de lutas. Os participantes do estudo são 10 professores de educação física do ensino fundamental da rede pública do município do Recife, que possuem formação em Licenciatura em Educação Física e experiência mínima de dois anos. Os dados foram coletados ao longo do mês de novembro de 2024 por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, além do uso de formulários baseados em referencial teórico. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), que se divide em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Ao longo do estudo, observou-se que, apesar dos desafios relatados, os professores encontraram maneiras criativas de incluir conteúdos de lutas em suas aulas, utilizando estratégias adaptadas. O suporte da gestão e o acesso a formações continuadas são fatores que podem contribuir para uma prática pedagógica mais efetiva e abrangente, garantindo que as lutas sejam trabalhadas de maneira significativa e segura no contexto escolar. É crucial que mais pesquisas sejam realizadas sobre a formação inicial e continuada dos professores, a fim de explorar de maneira mais profunda as lacunas no ensino das lutas e as possíveis soluções para superá-las.