01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Carolina Maria de Jesus: fome, pobreza, política e racismo no livro "Quarto de Despejo"
    (2025-03-10) Silva, Paula Alícia Pereira da; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024
    Este estudo se dedica a destacar a importância, a representatividade e, ainda, discutir o esquecimento de Carolina Maria de Jesus no Brasil, tendo como foco sua obra Quarto de Despejo, publicada em 1960 e traduzida para diversos idiomas, e a refletir sobre a desvalorização da literatura feminina afro-brasileira. A partir de uma abordagem histórica e literária investiga-se o contexto da marginalização enfrentada por Carolina na favela do Canindé em São Paulo, onde trouxe à tona questões raciais, sociais, políticas e de classe que são o ponto principal da sua obra. Esta pesquisa discute os fatores que contribuíram para esse esquecimento, com destaque para o racismo estrutural e as limitações do sistema brasileiro. O estudo também destaca a importância do livro como um ato de resistência, dando voz a uma mulher subalternizada e rompendo com os padrões da literatura tradicional. Reflete – a partir de pensadoras como Adichie (2009); Lorde (1984); Martins (2007), entre outras/os - sobre a relevância contínua da obra no combate às desigualdades sociais e raciais no Brasil. Por meio desta análise, busca-se destacar a importância de Carolina Maria de Jesus na construção de uma literatura verdadeiramente plural e inclusiva no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O mecanismo do "jeitinho brasileiro" na figura de Cassi Jones no romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto
    (2025-03-10) Silva, Wharlley Dawsley Oliveira; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/9845192264495307
    Este trabalho busca entender a configuração do “jeitinho brasileiro” na figura da personagem Cassi Jones presente na obra Clara dos Anjos (1920) de Lima Barreto, com foco na parcialidade do uso desse mecanismo na sociedade brasileira e a desmistificação do racismo velado do próprio conceito e das virulências de discursos hegemônicos. Apoiado em estudos como Jessé Souza (2018) que nortearam essa discussão; além de eventual fortuna crítica sobre a obra de Lima sobre o entendimento do jeitinho como um aspecto repetido e enraizado no caráter nacional brasileiro, trabalharemos na análise e explicitação desse mecanismo e sua utilização no cotidiano brasileiro. Traçaremos como essa configuração social é utilizada entre todas as camadas sociais do país, como é aceito ou se torna uma virulência dependendo de quem utiliza, e como configura situações de poder, além de mecanismo dissonante perante a burocracia. Ademais, identificaremos certos tipos de jeitinho apoiados nos estudos antropológicos de Lívia Barbosa (2005), Roberto DaMatta (1997), entre outros, e qual seria o tipo e jeitinho da personagem Cassi Jones e outros personagens do escritor Lima Barreto. Além de mencionar também cânones literários amplamente discutidos que se associam com os estudos do jeitinho na literatura brasileira para buscar entender o surgimento da sua configuração no panorama literário, mas também como uma instituição intrínseca, mas forjada a ferro na sociedade brasileira.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Racismo algorítmico no desenvolvimento de software: um estudo de caso sobre letramento racial no ensino superior
    (2024-08-05) Silva, Jamelly Nascimento; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; Santos, George Augusto Valença; http://lattes.cnpq.br/8525564952779211; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
    This article presents a case study on the topic of algorithmic racism in software development, focusing on racial literacy in higher education. The study involved students and instructors at the Federal Rural University of Pernambuco (Brazil) to investigate their level of knowledge about algorithmic racism. The main objective was to understand whether this knowledge is present in any way in courses related to information technology. The results reveal important insights into awareness and understanding of algorithmic racism within academia, highlighting areas of opportunity to promote more inclusive and comprehensive teaching on these crucial issues in the technology industry.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O cabelo afro e a idealização dos cachos como estímulo para o consumo de produtos capilares
    (2023-09-14) Silva, Thamyres Lais dos Santos Dias; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/5519824216304640
    This work aims to understand how the social environment and racism influence the process of use, consumption and acquisition of hair products by people who have Afro hair. It also seeks to analyze how institutions reproduce this ideology in their products, advertisements and advertisements. It is characterized by being an exploratory, qualitative research. For data collection, observation techniques were used in social media and cosmetics stores, semi-structured interviews using their respective scripts, in addition to secondary data collected in the bibliographical research. 5 people who claimed to use hair products were interviewed, 4 of them being consumers and 1 owner of an afro salon and a brand of products for afro hair. The interviews took place between June and July 2023. The collected data and speeches were analyzed with the support of the life history method, considering the individual's subjective factors, and examining how life experiences and cultural factors can affect their decision-making process for the use and consumption of products. Black people carry centuries of repression in their history. The Eurocentric norm of establishing their characteristics as a standard establishes racism in society, racism was explicitly presented and with it erased cultures and symbolisms, in the process of reestablishing themselves in the social environment, black people had to camouflage many of their characteristics, one of them, their hair, with capitalism established in society, racism takes on a new guise. What previously appeared explicitly, currently acts in a veiled and biased way, acting from structural racism, which, in an “unconscious” way, tends to influence the way in which hair products are consumed and not only consumed, but propagated and developed, not prioritizing care, but the definition and socially established “beauty”.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A indústria da tatuagem e o racismo estrutural brasileiro: uma análise acerca da baixa representatividade das tatuagens em peles não brancas
    (2023-04-26) Barbosa, Fernanda Russel Nascimento; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/8076938401887656
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação das relações étnico-raciais: práticas pedagógicas em auxílio à construção das identidades raciais de crianças negras na educação fundamental na cidade do Recife - PE
    (2022-10-03) Souza, Vinícius Ramos Félix de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4553471732405145
    This work discusses how racial identities are constituted in school contexts, and how they can be impacted (positively and negatively) by teaching practices. As a general objective of the research, we seek to investigate how schools, through teaching practices, build pedagogical practices to confront racism and value the ethnic-racial plurality of black and brown students. This helped us to formulate a framework of specific objectives, which are: a) Investigate the domain that elementary education teachers have about ethnic- racial relations and how they use the theoretical, social and constitutional and regulatory documents of basic education to plan their activities, carry them out and build an anti-racist pedagogical culture that values Afro-Brazilian identities; b) How teachers seek to break with the folklorization of the theme and what methodological resources they seek to adopt in order to build positive racial identities. To constitute the research, we were methodologically inspired by Content Analysis, which was used to develop an analytical support in reference to the discourses produced in semi-structured interviews with teachers from the public school system, in a peripheral school in the city of Recife. In the context that we analyzed, we observed that pedagogical actions that bring practices of valuing racial identities, much less autonomy and self-esteem of black children, are not actively developed. We analyze how racism, brought from a historical perspective, causes implications in this process, promoting distortions of notions directly linked to the construction of positive black identities. We conclude that, as much as there is a positive intention to help children's identity development in the school environment, it only has significant validity when supported by the proper appropriation of the theoretical and historical content of ethnic-racial relations in Brazil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Racismo ambiental no discurso sustentável: uma cartografia das injustiças socioambientais a partir do mapa nacional de conflitos
    (2022-05-26) Santana, Amanda Oliveira de; Mosquera, Óscar Emerson Zúñiga; http://lattes.cnpq.br/3935901322748978; http://lattes.cnpq.br/6100525706369431
    Esta monografía trata principalmente sobre las contingencias del discurso sostenible y la estrecha relación con el racismo ambiental. El fundamento conceptual está anclado en la perspectiva foucaultiana, que se centra en los efectos del poder y el discurso en el mantenimiento de la vida humana, así como en el enfoque dado a la necropolítica de Achille Mbembe, como dinâmica de segregación y reproducción de mundos de muerte, incluso en una perspectiva sustentable. El racismo ambiental es una doble discriminación racial que expone a las poblaciones racializadas a algún tipo de vulnerabilidad como consecuencia de su disposición ambiental y étnica, a tal conclusión llegó Benjamin Chavis en la década de 1980, cuando las comunidades negras y latinas de Carolina del Norte (EUA) fueron esojidos para el vertido de resíduos tóxicos. Para ilustrar esta exposición, el Mapa Nacional de Conflictos que involucran injusticia ambiental proporciona la base para un análisis cartográfico del discurso, donde se considera la interacción entre las actividades quegeneran conflictos, las poblaciones, los impactos socioambientales y los dañosa la salud a través de los emprendimientos. y valores de sostenibilidad. Así, eltrabajo destaca la invisibilidad del tema racial en los discursos de sustentabilidad, lo que repercute en la creación de políticas públicas, en la elaboración de soluciones a los problemas ambientales y en las discusiones académicas de cuño epistemológico.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A violência contra a mulher negra no conto “Maria”, de Conceição Evaristo
    (2021) Araujo, Riviane Gomes de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/9175332250049871
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O papel da literatura na ressignificação e na reconstrução do “ser” negra
    (2021) Santos, Fabiola Cristina Fernandes dos; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/9376251790781300
    Este ensayo busca reflexionar sobre el papel de la literatura en la redefinición y reconstrucción de la autoimagen de la mujer negra, en la reconstrucción del “ser” negro en el sentido más existencial de la palabra y la construcción de un lugar de discurso para la mujer negra. En las obras: Rosa Maria Rosa de Conceição Evaristo y mulata exportan de Elisa Lucinda. Es necesario romper los estereotipos de la literatura afro femenina brasileña contemporánea, ya que existe un malestar en la representación de la figura de la mujer negra, siempre muy estereotipada, y ya hemos evidenciado la génesis de romper estos estereotipos en estas dos obras de estas escritoras fantásticas Antes, la mujer negra era sólo objeto de contemplación y aprecio, apareciendo siempre en las obras literarias, incluso desde el canon, de manera estereotipada e incluso deshumanizada por las sombras del patriarcado y el racismo. Con el surgimiento de nombres como Conceição evaristo y Elisa Lucinda percibimos una apropiación de su lugar de discurso por parte de la mujer negra, comienza a representarse a sí misma en la literatura, rompiendo estereotipos y reconstruyéndose como mujer negra, comienza a hacer eco de su voz en todo el mundo. mundo, lanzando su mirada y percepción del mundo, y abierta de par en par su deseo de romper estereotipos incrustados y de denunciar las injusticias de manera poética, en oficinistas llenos de lirismo y ganas de reinventarse.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Jeremias: o racismo estrutural na pele
    (2020) Melo, Rafael Felipe de; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/8597326012494932
    Este trabajo tiene como objetivo comprender cómo el racismo estructural es representado en la obra Jeremias Pele y cómo, a través de la temática social abordada, el personaje gana relevancia. De ese modo, buscamos realizar nuestro análisis a partir de la contribución teórico-metodológica de la teoría crítica poscolonialista, en la que utilizamos Bonnici (2005), así como utilizamos los estudios de Sílvio Almeida (2019) sobre racismo en su obra Racismo Estructural, con la que problematizamos temas vinculados al enredo, como el racismo estructural. También recurrimos a Antônio Luiz Cagnin (2015), Fábio Paiva (2016) y Waldomiro Vergueiro (2019) para tratar sobre temas relacionados al lenguaje semiótico y a la trayectoria del género comics. Basándonos en nuestros análisis, concluímos que la trayectoria del personaje es permeada por el racismo, lo que provocó su exclusión del cartel de personajes relevantes, pese a haber hecho parte de las primeras creaciones de Maurício de Sousa, además de apenas llegar al nivel de protagonista y con una historia relevante cuando pasa a ser escrito por artistas negros y trae a la luz las discusiones raciales, evidenciando el racismo estructural que influye directamente en el contexto cultural.