07.3 - Acervo Bibliográfico
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Item Aplicações do monitoramento acústico passivo na avaliação do comportamento alimentar de camarões(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-11) Peixoto, Sílvio Ricardo Maurano; http://lattes.cnpq.br/5714254437228167O monitoramento acústico passivo ou “PAM” (sigla utilizada do inglês “Passive Acoustic Monitoring”) é uma ferramenta amplamente utilizada para detecção sonora e avaliação do comportamento de diversas espécies aquáticas. Os crustáceos apresentam diversos mecanismos para emissão de sons, normalmente associados a situações ou comportamentos específicos. Nos camarões, a emissão de som ocorre através do choque entre as mandíbulas durante a ingestão de alimento, gerando um som de “clique” que permite a associação com a atividade alimentar dos animais. Neste sentido, o PAM vem sendo utilizado para o desenvolvimento de alimentadores automatizados na criação comercial, assim como representa uma alternativa não invasiva para estudar o comportamento alimentar de camarões em condições laboratoriais. No Capítulo I da presente Tese, é apresentada uma revisão das aplicações do PAM para avaliação do comportamento alimentar de camarões em laboratório, além da introdução de conceitos, termos e metodologias gerais no âmbito da bioacústica. Dentre as principais contribuições da aplicação de PAM em estudos laboratoriais com camarões, pode-se destacar: a caracterização acústica de cliques e estrutura mandibular associada à sua emissão para diferentes espécies; detectar variações em parâmetros acústicos de cliques em função do tamanho dos animais, textura e tamanho dos péletes de ração; e ainda analisar efeitos no comportamento alimentar causados pelo tamanho dos camarões, densidade de estocagem e características específicas de dietas artificiais (textura, formulações, aditivos e tamanhos de pélete). Nos Capítulos seguintes, são apresentados dois estudos de caso relacionados a aplicação de PAM para caracterização de cliques e análise do comportamento alimentar de Litopenaeus vannamei. No Capítulo II, foram investigados os efeitos do ciclo de muda (ecdise) nas características acústicas dos cliques emitidos durante a atividade alimentar. Os estágios de pós-muda e intermuda afetaram as características acústicas dos cliques, com menor energia máxima (dB) dos cliques emitidos por camarões na pós-muda provavelmente associada a menor espessura da cutícula mandibular observada neste estágio. Já no Capítulo III, foram utilizadas diferentes frequências alimentares (uma, duas, quatro e oito vezes ao dia) para avaliar o comportamento alimentar dos camarões. Os resultados indicaram uma maior atividade acústica e consumo de ração em grupos de camarões alimentados mais vezes ao dia, com destaque para frequência alimentar de oito vezes. Os resultados da presente Tese ressaltam as contribuições do uso PAM como uma metodologia etológica eficiente para aprimorar nosso conhecimento sobre o comportamento alimentar de camarões em laboratório.Item Aprimoramento da técnica CCWO para cães com ruptura de ligamento cruzado cranial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021-10-05) Tudury, Eduardo Alberto; http://lattes.cnpq.br/2906155138699806; Tenório, Ana Paula Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1785548386077618; Rodrigues, Mauro Roberto; http://lattes.cnpq.br/4644640577699717; Rahal, Sheila Canavesse; Negro, VirginiaA osteotomia em cunha de fechadamento cranial (CCWO) é uma das técnicas periarticulares de osteotomia da tíbia que visa reduzir o ângulo do platô tibial (APT) e assim anular o deslocamento cranial da tíbia proximal em relação aos côndilos femorais. Esta pesquisa teve como objetivo introduzir nessa técnica aprimoramentos, visando maior eficiência terapêutica. Dentre eles coube o uso do v POP PRO – veterinary Preoperative Orthopaedic Planning; utilizar o método do centro de rotação angular (CORA) para resseccionar a cunha; adotar o valor de APT menos 5º graus em relação ao ângulo da cunha; alinhar os fragmentos pelas corticais craniais; realizar primeiro a avaliação gráfica da proposta para posteriormente aplicá-la nos cães com ruptura do ligamento cruzado cranial (RLCCr); executar os procedimentos baseado em seis medidas de localização; verificação pré-cirúrgica, por comparação em negatoscópio, relação entre a placa e a radiografia impressa em tamanho real, para averiguar a necessidade de modelamento prévio da placa e o local que esta seria situada na tíbia, para que os parafusos não adentrassem à articulação, à linha de osteotomia e que todos eles sobressaíssem da cortical “Trans”; realizar, quando possível, a meniscectomia por mínima abordagem medial; dissecação do periósteo da crista tibial e músculo tibial cranial e sua aponeurose para usá-los na síntese como ponto de ancoragem do “pesanserinus”; fazer com serra manual pré corte da cortical “Cis” que evitasse o deslizamento fora da linha proposta da serra oscilatória; efetuar compressão inter fragmentária mediante pinça de Weber, banda de tensão e placa de osteotomia de nivelamento do platô tibial (TPLO) bloqueada, geradora de compressão dinâmica e passível de prefixação com pinos de Kirschner; auto enxertia do osso corticoesponjoso da cunha sob o músculo tibial cranial; testagem com pino, antes de colocar o parafuso proximal, se seu orifício não penetrava na articulação. Após determinação do novo método de planejamento baseado no CORA, foi feita a análise em 19 imagens radiográficas de tíbia, de cães adultos normais, para verificar as mudanças do APT e o encurtamento tibial com essas modificações. Posteriormente, foram operados 15 joelhos de 12 cães com diagnóstico clínico e radiográfico de RLCCr, onde os fragmentos tibiais, proximal e distal, foram fixados conforme predeterminado, cuja cunha nunca ficou a menos de 5mm distal à inserção do ligamento patelar na tuberosidade tibial. O planejamento computacional permitiu uma redução do APT médio de 24,04° (+-2,72) para 7,73° (+-0,74), quando a cunha foi posicionada pelo método do CORA e alinhamento cranial. Verificou-se variação do APT, segundo o alinhamento dos fragmentos, sem diferença significativa. Quando a altura do posicionamento da cunha foi em nível do CORA, comparado com uma altura mais distal, a variação no APT se mostrou significativa. Os animais tiveram um encurtamento médio de 0,84 (+-0,13) cm sem comprometimento clínico ao uso do membro. A aplicação cirúrgica em cães com APT médio de 24,76º (+-4,08), esse foi reduzido para 9.26° (+-3,82), e com mudança satisfatória da claudicação. A técnica aqui modificada demonstrou eficácia para o nivelamento do platô tibial, inibindo o deslocamento cranial da tíbia, proporcionando 86,66% (13/15) de melhora dos joelhos operados, com mínimo encurtamento tibial e ausência de calo ósseo identificável apesar da correta consolidação e auto enxertia. Foi notória a satisfação dos tutores ante ao rápido retorno à apropriada e indolor deambulação. Além disso, conferiu espaço ósseo suficiente para estabilização com placa para TPLO (com bloqueio) e estabilização auxiliar com banda de tensão. O planejamento por meio do vPOP PRO, o alinhamento dos fragmentos pelas corticais craniais, o posicionamento proximal da cunha com base na localização do CORA, respeitando-se a distância desde a tuberosidade tibial em relação à linha proximal da cunha, o uso de placa de TPLO bloqueada e com compressão dinâmica, o posicionamento da cunha e da placa conforme as seis distâncias pré-estabelecidas no planejamento e a complementação da estabilização com pino cranial em banda de tensão mostraram ser parâmetros importantes a serem seguidos para o sucesso e a recuperação funcional. Sugere-se avaliação da técnica em maior tempo e número de animais.Item Breve memorial descritivo analítico de apresentação do autor(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021-11) Torres, Jorge Braz; http://lattes.cnpq.br/5131993649526120Escrever um memorial muda nossa forma de relatar os resultados de...Item Desafios, alegrias e gratidão(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015) Bezerra Neto, Egídio; http://lattes.cnpq.br/1539205550728785Item Grande Sertão... (trans)docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; Suassuna, Lívia; http://lattes.cnpq.br/3685495814664993; Alves, José Hélder Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/2352905993796166; Abranches, Sérgio Paulino; http://lattes.cnpq.br/9070763811045760“Grande Sertão... (Trans)Docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas” é um Memorial Acadêmico compreendido como registro da história de vida de uma educadora que (re)elabora narrativas de si como professora dialógica e reflexiva no repensar de suas ações pedagógicas nas múltiplas travessias acadêmicas e profissionais. Como docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec, elaboro este Memorial com o objetivo geral de apresentar as minhas travessias acadêmicas e profissionais nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, considerando processos formativos contínuos e vivências como discente e docente, nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior. Em termos teórico-metodológicos, este Memorial destaca a noção de “(Trans)Docências”, tendo em vista a multiplicidade de interfaces na constituição de minha(s) identidade(s) docente(s), tais como: a docência dialógica, a tecnodocência, a polidocência, a docência polifônica, a docência exotópica, a docência cronotópica e a docência Severina. Destaco, ainda, a história de vida como aprendizagem biográfica reflexiva e prática de (auto)formação, com base nas noções de ateliê biográfico, fotobiografia, escrevivência(s), autoetnografia, ethos discursivo e o framework do TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge. Em uma imersão autobiográfica intertextual, em constante diálogo com a obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e outras vozes da literatura universal, traço múltiplos autorretratos, sob um olhar plural que busca estreitar as conexões entre presente, passado e futuro à luz do viés cronotópico bakhtiniano. Narro as minhas vivências no “Sertão” das múltiplas docências, evidenciando percursos trilhados nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior em contextos públicos e privados de ensino. Minha narrativa confunde-se com outras histórias que destacam o início das atividades no âmbito da Educação a Distância, na UFRPE, em sintonia com reflexões sobre o lugar desta modalidade educacional no cenário brasileiro. Conto, também, experiências que vivi no cronotopo pandêmico da Covid-19, um tempo-espaço marcado por intensos desafios, momento de rever rotas, traçar outros caminhos no repensar de processos de ensino e aprendizagens mediados pelas tecnologias. Busco elaborar um panorama reflexivo quali/quantitativo das atividades realizadas nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, tendo em vista as diferentes fases da trajetória acadêmica. Destaco a escrita de si como estratégia articulada ao processo de biografização das experiências na construção das múltiplas identidades discentes e docentes (re)construídas durante as travessias acadêmicas. Faço esta imersão autobiográfica, resgatando memórias e lembranças nas interações dialógicas entre docências e discências que consolidam minha(s) identidade(s) como professora esperançosa e resiliente. Procuro (re)encontrar-me nas múltiplas e sinuosas veredas desse Grande Sertão... Trans)Docências, permitindo-me (re)leituras e (re)descobertas como educadora em contínuas e ilimitadas travessias, sempre aprendendo a aprender a cada instante.Item A memória, a história, o ensino: didática da disciplina escolar de história(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264O debate sobre as formas de organização didática do Ensino de História tem percorrido trilhas que se cruzam e se afastam em sucessivos pontos. O presente estudo traz uma contribuição a esse amplo debate, apontando a importância de incorporar elementos da epistemologia do conhecimento histórico acadêmico no planejamento do Ensino de História. Revisando a literatura que trata sobre a memória, a história e o ensino, destacamos fundamentos epistêmicos que incitam o estudante da Educação Básica a compreender o tempo histórico: a organização temporal; a memória coletiva; a fonte histórica; a historiografia e a representação narrativa do passado. A partir desses, formalizamos uma proposta de Sequência Didática de História que orienta a sua incorporação no contexto da sala de aula. Com isso, evidenciamos que esses elementos estão presentes em atividades didáticas já conhecidas. Ao final, apresentamos exemplos de planejamentos de ensino que seguem essas orientações, com a intenção de evidenciar a validade prática da proposta.Item Memorial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023-01) Pontes, Carlos Antonio Alves; http://lattes.cnpq.br/7537108574739529Item Memorial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018) Lima, Irenilda de Souza; http://lattes.cnpq.br/2794423545895911Item Memorial acadêmico descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149O objetivo deste memorial é apresentar a minha trajetória acadêmico-profissional, na forma de um relato da Carreira Magisterial, marcada pelo registro da tradição do pensamento crítico, partindo da crítica hermenêutica teológica e histórica até à teoria crítica do reconhecimento.Item Memorial acadêmico: uma feminista das margens(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05-05) Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-08) D’Utra Vaz, Beatriz Berlinck; http://lattes.cnpq.br/6587833720463826Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014-12) Wischral, Aurea; http://lattes.cnpq.br/7554202456918624Item Memorial da Trajetória Acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2017) Maciel, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/2091651168946523Este Memorial faz parte das exigências para ascender à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Resolução nº 86/2014, do Conselho Universitário, e da Instrução Normativa nº 1/2014, do Gabinete do Reitor, ambas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tendo em vista que, no processo de avaliação para acesso à Classe de Professor Titular, de acordo com o artigo 2º da citada Resolução deve ser dada especial atenção ao ensino, à pesquisa e às atividades de extensão durante o período de atuação de minha vida profissional, eu passarei então à redação deste Memorial referindo-me a esses três aspectos. Este documento representa um recorte das atividades previstas no artigo 6º da referida Resolução, acrescentadas de outras que considerei mais relevantes em minha trajetória acadêmica. Por outro lado, há muitas participações em congressos, simpósios, e seminários que não constam desse Memorial, embora tenham significado em minha vida acadêmica. Como exemplo, cito que apresentações em forma de pôster são cada vez mais frequentes em congressos. Dentro dessa modalidade, apresentei diferentes temas em congressos importantes. No entanto optei por não as descrever aqui devido à extensa lista de outros itens que me pareceram mais relevantes e que estão citados neste Memorial Ao finalizar, apresento considerações sobre o conteúdo deste Memorial e perspectivas. Na sequência, foi anexada a documentação comprobatória das atividades ou de fatos narrados.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Rêgo, Eneida Willcox; http://lattes.cnpq.br/2131193784322628Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-08) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Oliveira, Mário Henrique Bento Gonçalves e; http://lattes.cnpq.br/7565500755803686Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023) Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; Pontes, Carlos Antonio Alves; http://lattes.cnpq.br/7537108574739529; Siepierski, Paulo Donizéti; http://lattes.cnpq.br/0202829707210477; Almeida, Dulce Maria Filgueira de; http://lattes.cnpq.br/6855246979033159; Caniello, Márcio de Matos; http://lattes.cnpq.br/5638765647804887Item Memorial descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Santana, Moisés de Melo; http://lattes.cnpq.br/3373237780862014Item Memorial descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-11) Silva, Cláudia Ulisses de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/7161911278790052
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