07.3 - Acervo Bibliográfico
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Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014) Doboszewski, Bogdan; http://lattes.cnpq.br/6223344464515450Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014-12) Wischral, Aurea; http://lattes.cnpq.br/7554202456918624Item Desafios, alegrias e gratidão(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015) Bezerra Neto, Egídio; http://lattes.cnpq.br/1539205550728785Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015-04) Barros, Reginaldo; http://lattes.cnpq.br/4759416854843552O presente Memorial Descritivo Analítico foi elaborado e formatado atendendo as disposições constantes nas Leis nº 12.772/2012 e 12.863/2013, bem como na Portaria Ministerial nº 982/2013-MEC e na recente RESOLUÇÃO do CONSU/UFRPE Nº 086/2014, que estabelecem normas para a Avaliação de desempenho docente para fins de Promoção para a Classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior. Também foram acolhidas as disposições contidas na Instrução Normativa Nº 001/2014-GR/UFRPE, que estabelece em seu Art. 4º que o Memorial Descritivo Analítico deve ser um documento de caráter Acadêmico ou Acadêmico Descritivo, analítico, quantitativo e qualitativo, que destaque fatos marcantes e méritos acadêmicos da trajetória do docente, denotando deste modo que o mesmo deve ser um documento autobiográfico que descreva, analise, quantifique e qualifique por meio de relatos a trajetória do professor no processo acadêmico. Recomenda também a Instrução Normativa Nº 001/2014-GR/UFRPE que o Memorial Descritivo Analítico deve ter a narrativa na primeira pessoa do singular, com o propósito de transformar a trajetória acadêmico-profissional do professor num relato que possibilitará que se visualise com relativa facilidade a relavância dos fatos mais marcantes, com justo e merecido resgate das ações exercidas, as finalidades e os motivos pelos quais foram desenvolvidas. Assim, neste relato pretendo não somente enumerar os fatos, acontecimentos ou passagens que possam traduzir com fidelidade, não apenas a minha trajetória de vida profissional e acadêmica, mas mencionar e até amplificar os desdobramentos e os impactos que essas passagens tiveram na minha vida pessoal, e vice-versa. É também importante ressaltar que a minha vida, no meu entendimento bem sucedida, foi decorrente também do aproveitamento das oportunidades que a vida me proporcionou, e eu acredito tê-las aproveitadas da melhor forma possível. Não há como negar o meu mais profundo sentimento de gratidão e reconhecimento pela UFRPE, pois muito do que sou, agradeço a minha universidade. É bem verdade que, ao longo deste tempo, merece também ser mencionado, sem nenhuma pretensão que venha transparecer, por mais involuntário que seja, um gesto de troca, de exaltação ou até de autovalorização que, muito dos meus dias, muitas das minhas noites, muitos dos meus finais de semana, muitas das minhas férias, foram dedicados aos inúmeros e urgentes “trabalhos” que deveriam ser feitos e concluídos com a maior perfeição, porém no menor tempo possível. Assim nesse memorial descritivo, procurei enfatizar as atividades que realmente foram as mais relevantes na minha trajetória pessoal e profissional, valorizando uma característica, da qual nunca me afastei, que é a de associar os acontecimentos, passagens ou fatos ocorridos na vida pessoal com a vida profissional, por entender que muitas “passagens” que ocorreram na minha vida pessoal, por mais simples que pareçam, tiveram imenso e decisivo impacto na minha vida profissional, sendo também perfeitamente razoável postular que, muitas “passagens” que ocorreram na minha vida profissional, por mais singelas que possam parecer, também decisivas na minha vida pessoal. Deste modo, esse meu Memorial Descritivo Analítico não poderia ser elaborado de outra forma, senão descrevendo os acontecimentos, passagens ou fatos que fazem parte das “minhas vidas” pessoal e profissional, abrangendo desde a minha origem até aos tempos atuais, mantendo-as fortemente associadas, porém sem torná-lo demasiadamente denso ao ponto de desestimular a leitura daqueles que eventualmente terão a oportunidade de apreciá-lo. Estruturalmente o Memorial Descritivo Analítico foi organizado priorizando-se a ordem cronológica dos acontecimentos, independente do aparente gradiente de importância dos mesmos no contexto do global dos relatos. Inicialmente faz-se um relato circunstanciado, minucioso e analítico das principais atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão e administrativas) realizadas durante a minha vida pessoal e profissional. Em uma segunda etapa, o presente memorial relaciona as atividades profissionais e acadêmicas desenvolvidas na minha vida, fazendo, quando apropriado, os devidos e eventuais comentários analíticos.Item Trajetória acadêmica: memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016) Almeida, Ceres Duarte Guedes Cabral de; http://lattes.cnpq.br/2868282040590288O processo de Promoção para a Classe Titular, nível I, da Carreira do Magistério de Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico, em conformidade com a Resolução nº 086/2014 do Conselho Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, é composto por duas etapas: 1) aprovação na avaliação de desempenho no interstício de 24 meses no último nível da classe DIV e 2) aprovação na defesa do Memorial Descritivo Analítico da trajetória acadêmica. Na primeira etapa, onde é exigido obter no mínimo 200 pontos na Avaliação de Desempenho Docente, obtive aprovação neste processo pela Comissão de Desempenho Acadêmico com pontuação de 526,8 pontos. Para cumprir a segunda e última etapa deste processo, apresento este Memorial Descritivo Analítico que relata minha trajetória acadêmica, até o presente momento. Neste memorial, após cada atividade, está indicado o número da folha correspondente ao respectivo documento comprobatório. Todos os documentos estão anexo a este memorial, num volume separado, devidamente autenticados.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Rêgo, Eneida Willcox; http://lattes.cnpq.br/2131193784322628Item Memorial Descritivo Analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Gondim Junior, Manoel Guedes Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2239049931866686O presente Memorial Descritivo Analítico foi elaborado e formatado tendendo as disposições constantes nas Leis n° 12.772/2012 e 12.863/2013, bem como na Portaria Ministerial n° 982/2013-MEC e na RESOLUÇÃO do CONSU/UFRPE n° 086/2014, que estabelecem normas para a Avaliação de Desempenho Docente para fins de Promoção para a Classe “E”, com denominações de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior. As disposições contidas na Instrução Normativa n° 001/2014-GR/UFRPE, que estabelece em seu Art. 4° que o Memorial Descritivo Analítico deve ser um documento Acadêmico de caráter descritivo, analítico quantitativo e qualitativo, que destaque fatos marcantes e méritos acadêmicos da trajetória do docente, denotando deste modo que o mesmo deve ser um documento autobiográfico que descreva por meio de relatos a trajetória do professor. A Instrução Normativa n° 001/2014-GR/UFRPE também recomenda que o Memorial Descritivo Analítico deve ter a narrativa na primeira pessoa do singular, com o propósito de transformar a trajetória acadêmica-profissional do professor um relato que possibilitará que se visualize com relativa facilidade a relevância dos fatos mais marcantes, com justo e merecido resgaste das ações exercidas, as finalidades e os motivos pelos quais foram desenvolvidos. Este Memorial Descritivo Analítico foi organizado, priorizando a ordem cronológica dos acontecimentos, independentemente da importância dos mesmos. Portanto, segue um relato circunstanciado, minucioso e analítico das principais atividades (ensino, pesquisa, extensão e administrativas) realizadas durante minha vida pessoal e profissional. Em uma segunda etapa, o presente memorial relaciona as atividades profissionais e acadêmicas desenvolvidas na minha vida, fazendo, quando apropriado, comentários analíticos.Item Memorial descritivo analítico: memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2017) Lima, Vera Lúcia Arroxelas Galvão de; http://lattes.cnpq.br/8666773216679938O presente MEMORIAL DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA foi elaborado como parte do processo de progressão funcional da classe de Professora de Associado IV para Professora Classe E, com denominação de Professora Titular da Carreira do Magistério Superior, atendendo a Resolução nº 86/2014 do Conselho Universitário da UFRPE, e à INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 001/2014-GR de 09 de julho de 2014 que estabelece no caput do Art. 4º, o seguinte: Art. 4º- O Memorial Descritivo Analítico consiste em um documento de caráter Acadêmico ou Acadêmico Descritivo, analítico, quantitativo e qualitativo, que destaque fatos marcantes e méritos acadêmicos da trajetória do docente. Em atenção à Resolução acima citada eu, Profa. Vera Lúcia Arroxelas Galvão de Lima, apresento este Memorial Descritivo Analítico que consiste da descrição das principais atividades realizadas durante minha carreira na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Este documento exibe um conjunto de atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração universitária e é organizado de forma que apresenta uma descrição qualitativa e quantitativa das atividades desenvolvidas ao longo da minha trajetória acadêmica.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2017) Maciel, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/2091651168946523Este Memorial faz parte das exigências para ascender à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Resolução nº 86/2014, do Conselho Universitário, e da Instrução Normativa nº 1/2014, do Gabinete do Reitor, ambas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tendo em vista que, no processo de avaliação para acesso à Classe de Professor Titular, de acordo com o artigo 2º da citada Resolução deve ser dada especial atenção ao ensino, à pesquisa e às atividades de extensão durante o período de atuação de minha vida profissional, eu passarei então à redação deste Memorial referindo-me a esses três aspectos. Este documento representa um recorte das atividades previstas no artigo 6º da referida Resolução, acrescentadas de outras que considerei mais relevantes em minha trajetória acadêmica. Por outro lado, há muitas participações em congressos, simpósios, e seminários que não constam desse Memorial, embora tenham significado em minha vida acadêmica. Como exemplo, cito que apresentações em forma de pôster são cada vez mais frequentes em congressos. Dentro dessa modalidade, apresentei diferentes temas em congressos importantes. No entanto optei por não as descrever aqui devido à extensa lista de outros itens que me pareceram mais relevantes e que estão citados neste Memorial Ao finalizar, apresento considerações sobre o conteúdo deste Memorial e perspectivas. Na sequência, foi anexada a documentação comprobatória das atividades ou de fatos narrados.Item Memorial descritivo da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2017) Leão, Marcelo Brito Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2437159839645198Item Memorial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018) Lima, Irenilda de Souza; http://lattes.cnpq.br/2794423545895911Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018-12) Loges, Vivian; http://lattes.cnpq.br/2053727463453766Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-02) Silva, Edson Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/7596200308340209Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-06) Piscoya, Victor Casimiro; http://lattes.cnpq.br/4581165998180986Este Memorial faz parte das exigências para promoção à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Resolução nº 86/2014 – CONSU/UFRPE e Resolução No 120/2018 – CONSU/UFRPE e Instrução Normativa No 001/2014 – GR/UFRPE. Consiste num relato de minha trajetória acadêmia no cargo de professor de 3º grau da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, de abril de 1982 até a presente data. Para fins de organização e possibilitar melhor entendimento de minha trajetória, o presente Memorial foi dividido em 4 grupos: I – DADOS GERAIS; II – ATIVIDADES DE ENSINO; III – ATIVIDADES DE PESQUISA; IV – ATIVIDADES DE EXTENSÃO; e V – ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS. Em cada grupo procurou-se apresentar as atividades em ordem cronológica, independente da importância dos mesmos. Tendo em vista que no processo de avaliação para acesso à Classe de Professor Titular deverá ser demonstrada, de acordo com o artigo 2º da Resolução 86/2014 do Conselho Universitário da UFRPE, excelência e especial distinção, obrigatoriamente, no ensino e na pesquisa ou extensão do candidato, este documento representa um recorte das minhas atividades, previstas no artigo 6º da referida Resolução, com especial atenção ao ensino e à pesquisa. Finalizada a etapa de desenvolvimento, faço as minhas considerações finais e a conclusão do Memorial. Na sequência, seguem anexados os documentos comprobatórios das atividades ou dos fatos narrados. Declaro, baseado na Lei 13726/18, a veracidade de todas as atividades apresentadas no Memorial.Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-07) Silva, Suzene Izídio da; http://lattes.cnpq.br/5210060514891723Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-08) Carvalho, Reginaldo de; http://lattes.cnpq.br/5208573547132664Item Trajetória acadêmica: memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-11) Mello, Alexandre Carneiro Leão de; http://lattes.cnpq.br/7703594344797645O presente Memorial Descritivo da minha trajetória acadêmica tem por objetivo cumprir as exigências legais para Promoção funcional da classe de Professor Associado IV para Professor Titular, junto ao Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).Item Trajetória acadêmica memorial descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Ludke, Maria do Carmo Mohaupt Marques; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289O documento trata-se em apresentar aspectos da minha vida pessoal e profissional, com ênfase nas atividades realizadas como professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde setembro de 2002 até os dias de hoje. O objetivo deste Memorial Descritivo é de cumprir as exigências pela Progressão Vertical da classe de Professor Associado IV para Professor Titular, lotada no Departamento de Zootecnia da UFRPE.Item Memorial: um olhar inacabado do mundo. diversidade, complexidade e movimento(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Lima, Jorge Roberto Tavares de; http://lattes.cnpq.br/7869246790295927; Bergamasco, Sônia Maria Pessoa Pereira; http://lattes.cnpq.br/8863899187043019; Lima, Albenise de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7796825725927994; Pereira, Henrique dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7796825725927994; Callou, Ângelo Brás Fernandes; http://lattes.cnpq.br/9224131416590265Item Memorial acadêmico descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149O objetivo deste memorial é apresentar a minha trajetória acadêmico-profissional, na forma de um relato da Carreira Magisterial, marcada pelo registro da tradição do pensamento crítico, partindo da crítica hermenêutica teológica e histórica até à teoria crítica do reconhecimento.
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