01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Perspectivas teóricas sobre a implementação da Lei 10.639/2003: abordando o ensino das relações étnico-raciais nos livros didáticos de química(2025-03-20) Silva, Vanessa Araújo da; Lima, Analice de Almeida; Batista, Maria de Fátima Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8195873385841154; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/4925017833973638A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender e evidenciar a lacuna existente na abordagem das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros nos materiais didáticos de Química. O estudo tem como objetivo analisar a presença e o tratamento dos conteúdos relacionados à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos livros didáticos da coleção Ciências da Natureza e Suas Tecnologias – Multiversos Ciências da Natureza (1ª ed.), da Editora FTD, distribuída pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020) para o ensino médio. Busca-se identificar avanços ou permanências no que se refere à invisibilidade histórica da população negra nesses materiais, considerando sua conformidade com as diretrizes legais e educacionais. A pesquisa levanta a seguinte questão: até que ponto os livros didáticos aprovados pelo PNLD evoluíram na inclusão dessa temática? E como essa evolução — ou sua ausência — impacta a desconstrução de estereótipos e preconceitos no contexto do ensino brasileiro? Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem qualitativa de Minayo (2001), com base no método exploratório-descritivo. A discussão fundamenta-se em autores como Gomes (2023), Domingues (2007), Benite (2018) e Pinheiro (2018), abordando temas como o papel do movimento negro na educação, a articulação entre políticas públicas e práticas pedagógicas, e a influência dos livros didáticos no ensino de Química. Os resultados indicam que, apesar da obrigatoriedade legal prevista na Lei 10.639/2003, ainda persistem lacunas significativas na formulação curricular e nos conteúdos apresentados, o que demonstra a necessidade urgente de uma revisão nos materiais didáticos, com vistas à construção de uma educação mais inclusiva e antirracista.Item A aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física no ensino fundamental(2024-03-08) Cavalcante, Ana Vitória Silva; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/0758329808695578Esta pesquisa baseou-se no seguinte problema: “Qual a relação entre as políticas de educação determinadas nas Leis nº 10.649/03 e nº 11.645/08 e a atuação dos professores de Educação Física no ensino fundamental?”. Com isso, o objetivo geral deste trabalho foi averiguar a relação entre as políticas de educação determinadas através das Leis nº 10.649/03 e nº 11.645/08 e a atuação dos professores de Educação Física no ensino fundamental. Como objetivos secundários, analisar o que afirmam os documentos e autores que versam sobre a implementação da Educação das relações étnico-raciais na educação física e verificar a atuação dos professores de Educação Física em relação às questões étnico-raciais que vêm sendo problematizadas nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental, a partir da bibliografia analisada. A metodologia deste trabalho trata de um estudo de abordagem qualitativa e descritiva, de caráter bibliográfico, especificamente uma revisão integrativa, que tem as seguintes etapas, como da identificação do tema e a hipótese; o estabelecimento dos critérios para incluir e excluir estudos ou amostragens; a definição das informações extraídas por estudos selecionados; a avaliação dos estudos, interpretação, e por último a apresentação da revisão do conhecimento. Conclui-se que essa temática é indispensável em qualquer curso de formação profissional para educadores, em todas as instâncias, não apenas naItem Caminhos e veredas na Agroecologia: um fio pelos aprendizados, memórias e ancestralidade(2023-04-04) Santos, Samara Santana dos; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/7792007870490897Este trabalho tem o propósito de relatar algumas memórias e reflexões que vivenciei no curso Bacharelado em Agroecologia e aspectos singulares de sua dinâmica que diferencia de outras graduações. Apresento retalhos de minha história que antecederam a jornada acadêmica que estão diretamente relacionados com a escolha pela Agroecologia, revelando as influências e experiências que moldaram meu interesse por essa área de estudo e prática. Relato a experiência do grupo Bordando pelo Cuidado e a importância da utilização do bordado como uma ferramenta arte-educativa que transcende a prática manual, promovendo a expressão criativa, o cuidado afetivo e a reflexão sobre questões sociais, ambientais e políticas. Concluo com aprendizados sobre relações étnico-raciais, campesinato e educação popular de modo articulado a vivências particulares, históricas e comunitárias, estabelecendo um diálogo entre o conhecimento acadêmico e os conhecimentos tradicionais que surgem a partir da experiência cotidiana.Item (Re)criando narrativas para o reconhecimento das ancestralidades indígenas e afro-brasileiras: ação pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental(2023-09-14) Silva, Niccole Jordan Freitas; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/9881259505959072O presente trabalho apresenta um estudo focado nas ancestralidades indígenas e afro-brasileiras, buscando investigar o impacto de uma prática educativa que propõe a (re)criação de narrativas históricas, literárias e artísticas para reconhecimento e valorização dessas ancestralidades no contexto brasileiro. A construção deste trabalho visou à efetivação de abordagens reais em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental, apresentando narrativas sobre os povos indígenas e afro-brasileiros em uma posição de destaque e protagonismo na história, a partir de representações positivas e estudo das suas contribuições para cultura, ciência e práticas sociais do nosso país. A partir de uma imersão teórica, são apresentadas diferentes referências em torno das relações étnico-raciais, destacando os atos de resistência e o aumento de produções científicas nesse sentido. Há um aprofundamento no estudo sobre políticas educacionais no Brasil voltadas à pauta étnico-racial, rememorando desde a Constituição de 1988 até a última atualização da BNCC. Além disso, há um destaque para a importância de se adotar uma perspectiva docente antirracista, comprometida com a formação cidadã e política dos estudantes, que valorize a diversidade humana e cultural. Abordando as intersecções e conexões históricas entre povos de origens distintas com raízes culturais muito antigas, como o Tupi e o Iorubá, e ressaltando a importância da proposta de (re)criação como estratégia para o envolvimento ativo e criativo dos estudantes. Por meio da pesquisa-ação e utilizando instrumentos como observação participante e questionário foi possível investigar as práticas da professora da turma e o envolvimento dos/das estudantes nas atividades propostas. A avaliação dos impactos da pesquisa e da ação pedagógica planejada foi inspirada na Análise de Conteúdo. Foi feito um recorte didático, histórico e temporal, utilizando diferentes recursos didáticos para ilustrar os primeiros contatos entre povos de origens distintas que fazem parte da nossa história, buscando construir o conhecimento de que as ancestralidades indígenas e afro-brasileiras possuem raízes anteriores à formação do Brasil. A pesquisa permitiu colocar em prática um direito constitucional respaldado pela lei, contribuindo para compreensão da diversidade étnica no contexto brasileiro. Com um enfoque lúdico e interdisciplinar foram realizadas atividades contextualizadas à realidade da turma, colocando em prática uma educação de fato inclusiva e comprometida com a luta antirracista e pela valorização da diversidade humana. Os resultados da pesquisa indicam a realização de uma abordagem sensível sobre diferentes aspectos das ancestralidades indígenas e afro-brasileiras com produções dos estudantes que incluem atividades de pinturas, colagens, escrita, brinquedos e brincadeiras de imaginação, exploração da musicalidade e desenvolvimento de uma noção temporal, histórica e geográfica. Essas atividades permitiram destacar as mudanças decorrentes do processo de recriação de narrativas realizado em diferentes momentos. Além disso, há um destaque para as falas dos estudantes relacionadas à ideia proposta e para as práticas de uma professora comprometida com uma educação humanizadora. Contribuindo com o campo de pesquisa através de dados concretos que podem ser utilizados de modo a melhorar as experiências de ensino-aprendizagem voltadas para as relações étnico-raciais.Item Racismo dos dias atuais ao seu processo histórico — para entender as ações afirmativas. Proposta de sequência didática para a semana da Consciência Negra(2023-04-18) Silva, Ana Eliza de Jesus Lima Vieira da; Santos, Maria Emília Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000Esse trabalho visa compreender a adoção de políticas educacionais e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade e como tais propostas podem promover a superação da desigualdade étnico-racial que ocorre no Brasil. Compreendendo como o Estado promove e incentiva políticas de reparação às populações subjugadas e afastadas da narrativa histórica, sendo a educação escolar o principal caminho de combater o racismo e trabalhar as reivindicações das populações afro-brasileiras. Considerando a educação como meio para trabalhar justiça e igualdade de direitos sociais, civis, culturais, econômicos e o reconhecimento das contribuições das populações africanas para a formação do Brasil, além de valorizar a diversidade nacional. Utilizando a habilidade (EF08HI20) que propõe: identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais atuais com os legados da escravidão no Brasil, na formulação e aplicação da sequência didática para os 8 anos do Ensino fundamental. Possibilitando aos alunos conhecer e compreender as políticas afirmativas, sua função social e o legado histórico de racismo que as fizeram necessárias enquanto medida reparatória.Item A indústria da tatuagem e o racismo estrutural brasileiro: uma análise acerca da baixa representatividade das tatuagens em peles não brancas(2023-04-26) Barbosa, Fernanda Russel Nascimento; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/8076938401887656O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a baixa representatividade das tatuagens em peles não brancas e o racismo estrutural brasileiro. Para isso, utilizamos de uma pesquisa exploratória descritiva e aplicada, de caráter misto, ou seja, quantitativo e qualitativo, para identificar aspectos referentes ao consumo de tatuagem nestas peles, sendo eles: a) Verificar se os clientes não brancos se sentem representados na indústria da tatuagem; b) Identificar se a representatividade é um fator determinante para o consumo do serviço; c) Entender os desafios enfrentados pelos profissionais nas tatuagens em peles não brancas. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com 12 tatuadores para os dados qualitativos, e envio de questionários online para clientes autodeclarados não brancos para dados quantitativos que, ao fim de uma semana, obteve-se 1.005 respostas válidas. Os resultados demonstram que a indústria da tatuagem reproduz comportamentos e costumes estruturais do racismo presentes na sociedade brasileira.Item A transversalidade da educação para as relações étnicos-raciais: a história de vida da professora Joana Dias em sua incursão em escolas municipais da rede pública de Pernambuco(2021-02-10) Mota, Letícia Lopes; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320; http://lattes.cnpq.br/5724898559647481Propõe-se neste trabalho de conclusão de curso analisar aspectos de inovação com articulações de ferramentas metodológicas (história de vida e estudo de caso) para trazer à baila discussões que afirmam as educações para as relações étnicos-raciais. Nos defrontamos com o material didático da professora Joana Dias e de seu amplo espectro de ações antirracistas e, sem se perder dos elementos de uma educação crítica, propõe-se numa construção dialógica e lúdica. O trabalho se descortina inicialmente em três capítulos bem estruturados que nos trazem elementos de ordem teórica, metodológica e de análise de dados com narrativas de sua história de vida em articulação ao processo educacional. Encontramos a paixão e a construção acadêmica da docente em articulação às necessidades científicas e educacionais a que suas atividades didáticas se propõem e que são ainda mais relevantes, sobretudo, por trazer a temática através de práticas exitosas de combate ao racismo. O problema nos leva a questionar as possibilidades de se fazer educação através de práticas pedagógicas que transformem a sociedade, em especial quanto a desmobilização do racismo estrutural. O objetivo geral é analisar as atividades docentes de afirmação da identidade negra e da cultura afro-brasileira por meio de práticas pedagógicas de combate ao racismo estrutural, apresentaremos a descrição do material didático criado e usado pela professora o que nos indica mudanças de paradigma e desacomodação dos modos convencionais de analisar os espaços de ensino/aprendizagem.Item O lugar da educação das relações étnico-raciais na prática docente segundo as concepções de professores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos(2021-07-19) Souza, Edileuza Maria de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/3682038188263725A presente monografia se propõe a investigar a abordagem das temáticas pertinentes à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) segundo as concepções de docentes atuantes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O problema foi determinado a partir das vivências in loco, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde cursamos a Licenciatura em Pedagogia; e nas escolas públicas e particulares, nos períodos do estágio na rede de ensino do Recife, Pernambuco. Sua elaboração surgiu de questionamentos acerca da inexistência da abordagem de conteúdos sobre a cultura e a História da África e dos afro-brasileiros nas salas de aula observadas nas etapas formativas teórico-práticas do curso superior. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as concepções docentes sobre o ensino das temáticas pertinentes a ERER, tais como História da África e dos e afro-brasileiros, nas turmas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Nossos objetivos específicos; analisar as concepções docentes sobre sua formação inicial e continuada em ERER; analisar as concepções docentes sobre suas práticas através das quais abordavam a ERER nas suas turmas do EJAI; analisar a articulação ou desarticulação entre das concepções docentes e as DCNERER. Para tanto, utilizamos questionários on-line para serem respondidos por docentes que atuam ou atuaram no EJAI. À guisa desse trabalho foi pensada como uma primeira incursão da pesquisadora no universo do EJAI permeado pelos significados do povo negro, criando percepções acerca da natureza de suas diversidades e de suas diferentes formas de aprendizagem.Item Herança cultural nordestina: o Folguedo do Cavalo Marinho como uma possibilidade para aplicação da Lei nº 10.639/03 na Educação Física(2022-10-10) Alves, Ivison Luiz da Silva; Duarte, Rebeca Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2892457731367709; http://lattes.cnpq.br/0686571896655963O “Cavalo Marinho” é um folguedo cultural comum na região da Mata Norte pernambucana e Mata Sul paraibana e tem como característica a sua extravagância nas apresentações, retratando o cotidiano rural dos trabalhadores da cana de açúcar. Suas apresentações ocorrem durante o ciclo natalino, possuindo elementos religiosos e profanos. É composto por mais de 70 diferentes personagens, que possuem músicas, trejeitos e identidades próprias. É um artefato cultural que carrega traços africanos e indígenas, remontando a história do Brasil. Compreendemos que sua propagação como elemento cultural é forma de cumprir os regimentos da Lei 10.639/03, que dá diretrizes sobre o ensino da história e cultura afro-indígena no Brasil. Este trabalho tem como intuito abrir ao debate sobre a efetividade da lei 10.639/03 nas salas de aula. Para isto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico em sites aglutinadores de conhecimento, buscando identificar a frequência das publicações com a temática abordada, e para isso, foram usados os portais: Revista Brasileira de Esporte Coletivo (UFPE), Revista Brasileira de Educação Física (USP), Revista Conexões (UNICAMP) e o Portal de Periódicos da CAPES. A partir dos resultados obtidos, foi construída uma tabela com somatório total dos artigos encontrados, que foram distribuídos em três categorias: “Cavalo Marinho”, que é o objeto de estudo, “Cultura Afro-indígena” e “Quarteto Fantástico”, Os dados encontrados deste somatório foram: 0 (zero) artigos publicados com a temática ”Cavalo Marinho” na educação física, 88 (oitenta e oito) artigos com temática da “Cultura Afro-indígena” e (930) novecentos e trinta artigos com a temática “Quarteto Fantástico” na educação física. Os dados encontrados mostram uma discrepância existente no ensino da educação física em relação a utilização da lei 10.639/03, que é fruto da necessidade de aprofundar os conhecimentos da nossa cultura, uma vez que o Brasil tem a maior parte da população preta ou parda, e o ensino deveria ser reflexo de quem nós somos, de nossa identidade cultural.
