01.1 - Graduação (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    Perspectivas profissionais de licenciandos em Computação: entre a docência e o setor tecnológico
    (2025-08-05) Silva Junior, Moacir Gomes da; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235
    Este artigo investiga as perspectivas profissionais de licenciandos em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em fase de estágio obrigatório. O estudo busca compreender a percepção desses futuros egressos sobre sua inserção no mercado, considerando a tensão entre a carreira docente e a atratividade do setor tecnológico. A pesquisa, de abordagem quali-quanti, utilizou questionários e entrevistas com 17 estudantes. Os resultados apontam que, embora haja interesse na docência, a percepção de melhores oportunidades e remuneração no setor de tecnologia gera um descompasso com os objetivos do curso.
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    O Teorema da Função Inversa e o Lema de Morse
    (2025-08-07) Leite Júnior, Alexandre Santana; Carvalho, Gilson Mamede de; http://lattes.cnpq.br/0044877127514130; http://lattes.cnpq.br/8136325149058850
    Neste trabalho estudamos o Teorema da Função Inversa, uma das ferramentas centrais da análise matemática, e o utilizamos como base para apresentar e demonstrar o Lema de Morse. Para fundamentar esses resultados, desenvolvemos previamente os conceitos necessários, referentes à topologia do Rn, a continuidade e a diferenciabilidade de funções, com ênfase nos pontos críticos, no gradiente e no Teorema de Schwarz. Em seguida, demonstramos o Teorema da Função Inversa, o qual garante a existência de difeomorfismos locais sob condições adequadas, e o utilizamos para construir uma demonstração rigorosa do Lema de Morse. Esse Lema mostra que funções de classe Ck (k ≥ 3), em vizinhanças de pontos críticos não degenerados, podem ser localmente expressas como formas quadráticas por meio de mudanças de coordenadas de classe Ck−2.
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    Relato de caso: displasia valvar tricúspide e anomalia de Ebstein em canina da raça pitbull
    (2024-10-01) Lima, Iohana Borges de; Santos, Edna Michelly de Sá; http://lattes.cnpq.br/5706618430575429; http://lattes.cnpq.br/9869798619644309
    O trabalho aborda a Anomalia de Ebstein, condição que afeta o funcionamento valvular cardíaco; tal anomalia é relativamente rara, acometendo cerca de 1% de todas as cardiopatias congênitas. Seu diagnóstico envolve a observação de sinais clínicos clássicos e comuns a cardiopatias, bem como exames específicos a fim de se fechar o diagnóstico da anomalia em questão. Este trabalho está dividido em duas partes, a saber I e II, em que na primeira há a delimitação e caracterização do local de estágio, constando de fotos para correta identificação, e na segunda parte há a revisão de literatura (em que deu-se maior enfoque às valvas cardíacas, sobretudo à displasia valvar tricúspide e a anomalia de Ebstein) em que se discute a anatomia cardíaca e seus detalhes relevantes à discussão, a sinais clínicos, bem como seu diagnóstico. Segue-se então uma discussão do prognóstico, uma vez diagnosticadas as patologias, e como proceder em seu manejo. O trabalho encerra com uma apresentação e discussão de caso clínico de displasia valvar tricúspide e anomalia de Ebstein em canino, fêmea da raça Pitbull, observado in loco da realização do estágio.
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    Relatório final de atividades do Estágio Supervisionado Obrigatório: shunt em paciente felino e sua repercussão em trato urinário: relato de caso
    (2021-12-07) Cunha, Mylena Menezes da; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/3364235039969387
    O estágio foi realizado na Clínica Veterinária Serviço de Medicina Felina (SEMEFEL), em Recife - Pernambuco, no período de 06 de setembro de 2021 a 24 de novembro de 2021, sendo as atividades supervisionadas pela médica veterinária Lirêda Edith Magalhães Lima e acompanhadas por médicos veterinários residentes da clínica. O estágio supervisionado obrigatório ocorreu baseado no acompanhamento das consultas, atuando no auxílio na manipulação dos animais, dentre outras atividades. Foi coletada ao total uma casuística de aproximadamente 75 felinos durante quase três meses, sendo vivenciados diversos casos, com ênfase em sistemas hepatobiliar, gastrointestinal e renal. O paciente felino por ser mais predisposto a desordem à nível de oxidação dos ácidos graxos pelos hepatócitos, ou da própria incapacidade do fígado para segregar as lipoproteínas encarregadas de transportar as triglicérides através da corrente sanguínea justificam a alta demanda apresentada pelos pacientes no período do estágio. Assim como, por questões próprias da espécie, e questões de manejo, a predisposição de alterações a nível de sistema renal e gastroentérico.
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    Processo de beneficiamento de atum (gênero Thunnus) tipo exportação
    (2021-12-07) Silva, Rebeca Lourenço Joaquim da; Rolim, Maria Betânia de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/5676854885081836
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é a disciplina obrigatória do décimo primeiro período do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem por base a vivência prática de 420 horas, em determinada área da medicina veterinária, cujo enfoque é tornar o discente apto a exercer sua função, mediante aquisição do título de médico veterinário. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo principal demonstrar as principais atividades exercidas pela discente Rebeca Lourenço Joaquim da Silva, sob orientação e supervisão, respectivamente, da docente Drª Maria Betânia de Queiroz Rolim e da médica veterinária Tatiane Ribeiro Freire; e como objetivo secundário, relatar o processo de beneficiamento de atum para exportação. O ESO ocorreu no período de 30 de agosto de 2021 a 16 de novembro de 2021, na Carapitanga Indústria de Pescados do Brasil LTDA, indústria de pescados especializada em camarões. A unidade de beneficiamento de pescados e produtos de pescados está registrada no Serviço de Inspeção Federal (SIF), nº 1905 e está localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, PE. O estágio permitiu adquirir conhecimento técnico e prático acerca dos processos tecnológicos e de inspeção do pescado e seus produtos, implantação e execução das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC); o acompanhamento das atividades exercidas pelo Controle de Qualidade (CQ), que vão desde o momento da recepção do produto ate sua expedição, exercendo um papel fundamental em todas as etapas de produção; e dimensionou a importância do papel do médico veterinário, na indústria de alimentos, na forma de RT (responsável técnico), para garantia de um alimento de qualidade e acima de tudo, seguro.
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    Percurso acadêmico de Selma Alecsandra Xavier: os altos e baixos dos seus 10 anos de UFRPE no curso de Letras
    (2025-03-10) Xavier, Selma Alecsandra; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024
    O presente Memorial faz parte dos requisitos para a obtenção do título da graduação em Licenciatura Plena em Letras Português e Espanhol e tem como objetivo percorrer a trajetória acadêmica da discente Selma Alecsandra Xavier, sob uma perspectiva de natureza autobiográfica; reavendo lembranças do início tumultuado, do período pandêmico, em meados do percurso, do encontro com a sala de aula durante os estágios, em suma, dos desafios e das descobertas pessoais no decurso destes 10 anos de Universidade Federal Rural de Pernambuco, até a atual etapa, a de conclusão, apresentando considerações e reflexões pertinentes acerca destas proposições, bem como as projeções dos passos seguintes à obtenção do diploma.
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    Literatura afro-brasileira no livro didático da EJA: por uma prática pedagógica antirracista
    (2025-08-13) Alves, Allan Fernando Souza Vitor; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/6925372145131829
    Este estudo analisa a presença e a abordagem da literatura afro-brasileira nos livros didáticos de Língua Portuguesa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2025, com foco na coleção Nova EJA Moderna – Leitura e Escrita (volumes 1 e 2), adotada em uma instituição onde o pesquisador desenvolveu parte de sua trajetória docente durante os estágios supervisionados obrigatórios. De caráter qualitativo, a pesquisa apresenta abordagem exploratória e documental, utilizando análise de conteúdo para examinar autoria, representatividade étnico-racial, temáticas e formas de abordagem literária presentes nos materiais selecionados. Os resultados indicam que a literatura afro-brasileira aparece de forma pontual, superficial e desarticulada, sem intencionalidade pedagógica clara ou aprofundamento estético e político, destacando-se a escassez de textos de autoria negra e a ausência de propostas críticas de leitura que favoreçam o reconhecimento da identidade negra e o pertencimento dos estudantes da EJA. Conclui-se que, apesar de tímidos avanços, os livros didáticos analisados reproduzem uma lógica excludente incompatível com os preceitos da Lei nº 10.639/03 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que reforça a necessidade da elaboração de projetos pedagógicos antirracistas efetivos para o ensino da literatura na EJA. Este estudo contribui para o debate sobre a importância da literatura afro-brasileira como instrumento de representatividade, valorização cultural e justiça racial no contexto da educação de jovens e adultos.
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    Monitoramento tecnológico de modelos didáticos sobre ciências biológicas patenteados
    (2025-03-13) Amorim, Kaline da Silveira; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/8564126855779034
    Monitorar tecnologicamente o desenvolvimento de modelos didáticos sobre ciências biológicas patenteados de 1949 a 2022. Foi realizado um estudo quantitativo dividido em duas etapas, onde a primeira consistiu no levantamento de dados nas bases de patentes nacionais e internacionais, utilizando palavras-chave das áreas das ciências biológicas; enquanto a segunda etapa consistiu na interpretação dos dados levantados em tabelas e gráficos com o objetivo de definir quais áreas das ciências biológicas possuem modelos didáticos e elencar se são acessíveis ou não a pessoas com deficiência visual. Como resultados foram encontrados cerca de 225 documentos de patentes correspondentes a modelos didáticos de áreas/temas das ciências biológicas; foi possível constatar que as áreas/temas que lideram a produção de modelos didáticos foram as de DNA (genética), proteínas e anatomia e que os países que mais produzem esses modelos são a China e o Estados Unidos. Porém, quem lidera na produção de modelos inclusivos a pessoas com deficiência visual é o Brasil, apesar da produção de patentes inexpressivas frente aos líderes de produção. Desse modo, foi possível concluir que há patenteamento significativo de modelos didáticos para as ciências biológicas, o número de artefatos inclusivos a pessoas com deficiência visual é mínimo e desenvolvidos em sua maioria por inventores brasileiros.
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    Modelo de otimização de portfólio para gestão de ativos no Brasil: avaliação da aplicabilidade do modelo de Markowitz no Brasil com foco em Regimes Próprios de Previdência Social
    (2025-09-22) Calazans Filho, Gutemberg Peixoto; Carazza, Luís Eduardo Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1625397086677760
    A sustentabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) depende diretamente de uma gestão eficiente dos recursos previdenciários, especialmente no que se refere ao atingimento da meta atuarial. Este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicabilidade do modelo de alocação de ativos proposto por Harry Markowitz (1952) na gestão das carteiras dos RPPS, respeitando as restrições estabelecidas pela Resolução CMN nº 4.963/2021. A pesquisa propõe a construção de portfólios otimizados que busquem superar a meta atuarial teórica, representada pela taxa de juros real proposta pela Secretaria de Previdência para RPPS com passivos atuariais de 20 anos, com acréscimo da expectativa de inflação par ao ano de 2025, publicada através do Boletim Focus. A metodologia considera diferentes classes de ativos permitidos pela regulamentação vigente, com base em proxies de mercado, além de utilizar indicadores de desempenho ajustados ao risco. Os resultados demonstram que a diversificação eficiente, aliada ao uso de técnicas quantitativas, pode oferecer alternativas mais vantajosas frente à alocação tradicional concentrada em títulos públicos. O estudo contribui para o debate sobre a adoção de modelos quantitativos na gestão previdenciária, com foco na maximização do retorno ajustado ao risco e no cumprimento das obrigações atuariais dos regimes.
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    Acompanhamento das atividades desenvolvidas na larvicultura e maturação de camarão marinho (Penaeus vannamei) da Carapitanga Larvi (Barra de Sirinhaém, Pernambuco)
    (2025-08-08) Nascimento, Sérgio Lucas Nunes do; Santos, Juliana Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/6621907859216486; http://lattes.cnpq.br/6160922590007340
    Este relatório refere-se ao Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado entre os meses de maio e julho de 2025 no laboratório de produção de pós-larvas de camarão marinho Penaeus vannamei da empresa Carapitanga Larvi. Durante o período, foram observadas e analisadas todas as etapas dos principais setores produtivos, incluindo maturação, desova, larvicultura (fases I e II) e produção de alimento vivo (microalgas e artêmia). As atividades rotineiras relacionadas à obtenção de pós-larvas foram acompanhadas e executadas, proporcionando uma compreensão prática e abrangente de todo o processo produtivo. Assim, este relatório apresenta uma descrição objetiva e detalhada das etapas realizadas ao longo do estágio, abordando desde os processos reprodutivos até a obtenção do produto final. Além disso, são descritos os procedimentos de biossegurança adotados pela empresa, bem como a comercialização das pós-larvas até o produtor. A vivência prática permitiu integrar os conhecimentos adquiridos na graduação à rotina produtiva, aprofundando a compreensão sobre reprodução, manejo larval, protocolos de alimentação, controle da qualidade da água e produção de alimento vivo. Assim, o estágio contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades técnicas e operacionais, fortalecendo a formação profissional e a capacidade de atuação no setor.