01.1 - Graduação (Sede)

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    A importância dos jogos e brincadeiras como conteúdo da educação física escolar no ensino fundamental - anos iniciais
    (2025-08-07) Santos, Pedro Renê Vicente da Silva; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663
    Esta monografia tem como tema a importância dos jogos e brincadeiras como conteúdo da Educação Física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando compreender de que forma essas práticas contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos. O estudo partiu do interesse do autor em investigar como os jogos e brincadeiras, mais do que atividades recreativas, podem assumir um papel pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral foi analisar a relevância dos jogos e brincadeiras como conteúdos formativos na Educação Física escolar, considerando as dimensões motoras, cognitivas, sociais e culturais. Como objetivos específicos, buscou-se compreender a Educação Física no ensino fundamental, os jogos e brincadeiras como conteúdos da disciplina, identificar sua presença nas políticas curriculares nacional e estadual e analisá-los a partir das produções científicas existentes. O referencial teórico foi fundamentado em autores como Huizinga, Vygotsky e Darido, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Pernambuco. A pesquisa evidencia que os jogos e brincadeiras são práticas essenciais para a formação integral das crianças, possibilitando experiências significativas que favorecem a socialização, o desenvolvimento motor, a criatividade e a construção de valores. Dessa forma, reforça-se a necessidade de incluir essas atividades de maneira planejada e intencional no cotidiano escolar.
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    As contribuições do conteúdo de ensino ginástica para o componente curricular educação física no ensino fundamental – anos iniciais
    (2025-08-07) Amorim, Ana Beatriz Conceição de; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    Esta pesquisa visa investigar as contribuições do conteúdo de ensino Ginástica para o componente curricular educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais. A Ginástica passou por muitas transformações até os dias atuais, tendo hoje práticas voltadas para o alto rendimento, práticas voltadas ao lazer e à saúde, assim como práticas voltadas ao desenvolvimento motor, social e cognitivo do ser humano. Sua inserção nas políticas curriculares é essencial para promoção de uma formação mais ampla e significativa, contribuindo assim, para o desenvolvimento global dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Delimitamos como problema de pesquisa: quais as contribuições da Ginástica para o ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo é analisar as contribuições da Ginástica para o ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas pesquisas acadêmicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, analisando artigos científicos sobre o tema. Os resultados da pesquisa apontam que a Ginástica é um conhecimento da cultura corporal, que proporciona benefícios significativos ao desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. Os resultados evidenciam que a Ginástica ultrapassa a visão limitada de prática técnica ou exclusivamente competitiva, configurando-se como um conteúdo diversificado e fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
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    A contribuição da educação física no desenvolvimento social e inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão bibliográfica
    (2025-03-13) Limeira, Emanuele Caroline; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/0314715709995525
    A presente pesquisa tem como tema as contribuições da Educação Física para o desenvolvimento social e a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analisando como as práticas pedagógicas dessa disciplina podem favorecer a socialização no contexto escolar. A problemática que norteou o estudo foi: qual é a contribuição da Educação Física para o desenvolvimento social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? O objetivo geral é analisar a contribuição da Educação Física para o desenvolvimento social e a inclusão de crianças com TEA. Definimos como objetivos específicos: 1) Compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA); 2) Compreender a relação entre Educação Física e inclusão escolar; 3) Compreender a relação entre Educação Física e desenvolvimento social; e 4) Analisar como as práticas pedagógicas dessa disciplina podem favorecer a socialização e a inclusão escolar no contexto educacional. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, com análise de artigos científicos selecionados a partir de critérios previamente definidos. A fundamentação teórica baseou-se nas contribuições de Vygotsky e Piaget, além de estudos sobre inclusão escolar e metodologias pedagógicas voltadas ao TEA. Os resultados evidenciaram que a Educação Física, quando planejada com estratégias inclusivas — como jogos estruturados, atividades psicomotoras e a psicomotricidade relacional —, favorece a interação social, melhora a comunicação e reduz comportamentos de isolamento entre crianças com TEA. No entanto, a pesquisa também destacou desafios, como a falta de capacitação docente, a escassez de recursos pedagógicos adaptados e a necessidade de maior suporte institucional para viabilizar a inclusão de maneira eficaz. Conclui-se que a Educação Física pode ser um componente curricular essencial no desenvolvimento social de crianças com TEA, desde que sustentada por práticas pedagógicas inclusivas e respaldada por políticas educacionais que garantam suporte adequado a professores e alunos — contribuindo, assim, para um ambiente verdadeiramente inclusivo e propício ao desenvolvimento social desses estudantes.
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    A importância da preparação acadêmica no acesso à pós-graduação: um relato de experiência sob a perspectiva da monitoria
    (2025-08-01) Silva, Adlla Vitória Fernandes da; Guilherme, Betânia Cristina; Maia, Maria de Mascena Diniz; http://lattes.cnpq.br/7051998554981575; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/6857642573145461
    Este trabalho é um relato de experiência baseado nas vivências da autora durante o projeto "Preparatório para a Pós-Graduação", desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em colaboração com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania, que objetiva o aprimoramento das habilidades dos graduandos, egressos de cursos superiores e aspirantes ao ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu em decorrência do enfrentamento às discrepâncias sociais no cenário acadêmico brasileiro. O documento teve como principal foco registrar e descrever as atividades da monitoria, as abordagens das aulas, o aproveitamento dos alunos e a relevância do formato remoto para a inclusão e a abrangência da iniciativa. Os percursos metodológicos aplicados foram de caráter qualitativo e descritivo. O projeto foi executado em um ambiente virtual de aprendizado, a partir de aulas síncronas transmitidas ao vivo, tendo como complemento o suporte da monitoria como facilitadora na disponibilização de materiais didáticos e atividades gamificadas por meio de plataformas digitais integradas. Foi possível noticiar a capilaridade da modalidade remota no projeto, visto o quantitativo elevado de inscritos e a adesão de todas as regiões no Brasil e, ainda, em Guiné-Bissau. Ademais, de modo orgânico, alguns participantes reportaram sobre o seu êxito no ingresso em programas de pós-graduação. O retorno dos cursistas, apurado mediante o uso de questionários, demonstrou uma alta aceitação quanto aos conteúdos, materiais e o suporte oferecido. Os questionamentos, recomendações de melhoria e depoimentos abertos, apontaram possibilidades de otimização do tempo e aprofundamento dos tópicos, sinalizando caminhos em prol do aprendizado síncrono e assíncrono. Portanto, conclui-se que o ato de monitorar o projeto certamente foi enriquecedor e, ainda, reafirmou a essencialidade da extensão universitária ao “atravessar a bolha” entre a universidade e o público externo enquanto agente da transposição didática.
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    Vivência prática como estratégia pedagógica para o ensino de Bioquímica na formação de professores à luz de novas construções de aprendizagens
    (2025-08-07) Cunha, Ana Gabryele Pereira da; Araújo, Rosangela Vidal de Souza; http://lattes.cnpq.br/0161284695913412; http://lattes.cnpq.br/3344197415149683
    Este artigo apresenta uma experiência pedagógica realizada na graduação em uma turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com a intenção de trabalhar uma prática educacional inovadora para o ensino de Bioquímica. A práxis, inspirada nas novas construções de aprendizagem preconizadas por diversos autores, como Paulo Freire, Rubem Alves, Pedro Demo e José Pacheco, tem o intuito de repensar a metodologia instrucionista, trabalhando uma prática que trabalhe a construção autoral de dados, a pesquisa, a curiosidade, a crítica e que, sempre que possível, tenha função/importância na vida do estudante, já que a formação é um processo integral e que fala de interesses subjetivos. A prática proposta foi realizada entre a primeira e segunda semanas de aula, consistiu na realização de 3 tipos de movimentos físicos realizados em espaços diferentes da UFRPE, coreografados em circuitos por 3 grupos, onde cada grupo teve um líder que anotaria sinais fisiológicos durante a execução do exercício. Em seguida eles apresentaram os achados (fadiga, sudorese, fadiga em certos grupos musculares, alterações da frequência cardíaca), e foi construído, no quadro, durante o debate coletivo e animado sobre os sinais fisiológicos, uma tabela comparativa entre resultados e indícios das vias metabólicas energéticas ativadas, os estudantes ficaram liberados para pesquisar nos smartphones para irmos construindo juntos o raciocínio para a construção. Os resultados mostram que durante o compartilhamento dos dados, os alunos faziam comentários, conexões e de forma “intuitiva” ligavam um tipo de movimento e sinal fisiológico com os sistemas energéticos que seriam depois aprofundados nas aulas seguintes de metabolismo. Também se notou aspectos subjetivos muito interessantes como um envolvimento humano, brincadeiras entre eles, sobre a performance de cada um ao realizar esse ou aquele movimento. A abordagem mostrou-se potente e constitui uma forma para trabalhar o conteúdo de forma mais autoral pela ferramenta da pesquisa científica, colaborando para a formação inicial docente.
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    Elementos terras raras em tecnossolo construído há 40 anos a partir de rejeitos de mineração de scheelita
    (2025-07-04) Silva, Matheus José Gomes Dutra da; Silva, Ygor Jacques Agra Bezerra da; Santana, Laura Mariana Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/5352138228552126; http://lattes.cnpq.br/0904824873761236; http://lattes.cnpq.br/1518042110758663
    Os elementos terras raras (ETRs) despertam interesse econômico devido à sua ampla aplicação na indústria tecnológica. Este trabalho teve como objetivo discutir a caracterização física, química e geoquímica de um tecnossolo formado há 40 anos a partir de rejeitos da mineração de scheelita na Mina Brejuí, em Currais Novos (RN). A discussão foi baseada em análises físicas, químicas, mineralógicas e determinação dos ETRs, tanto no tecnossolo quanto no rejeito recém depositado (tempo zero) para efeitos de comparação. O tecnossolo foi classificado como Spolic Technosol e apresentou um pH alcalino, presença de carbonatos e predominância de cargas negativas, condições que favorecem a retenção de cátions. Foi observada uma heterogeneidade na acidez potencial, condutividade elétrica (CE) e na capacidade de troca catiônica (CTC), além de teores moderados de carbono orgânico e baixa disponibilidade de fósforo. A avaliação mineralógica resultou em uma predominância de minerais primários como resultado da herança do rejeito de sua formação, como esmectita, biotita, caulinita, feldspatos e actinolita. Em ordem decrescente, as concentrações médias de ETRs foram respectivamente: Ce > Y > La > Nd > Sc > Dy > Pr > Er > Gd > Yb > Sm > Eu > Ho > Lu > Tb, com o ΣETRs variando entre 86,65 e 151,80 mg kg⁻¹. Os teores encontrados foram inferiores aos registrados em depósitos de outras regiões do Brasil, China e Europa, porém, ainda no Brasil, superiores aos solos do Amazonas, o que evidencia que o tecnossolo tem influência do rejeito em sua composição química. Os resultados contribuem para compreender a dinâmica dos ETRs em ambientes construídos a partir de rejeitos de mineração no semiárido nordestino, e colaboram para ações de manejo e recuperação de áreas degradadas.
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    Ritos muçulmanos no Centro Islâmico, em Recife: a prática da solidariedade e os exercícios do Eid al-Fitr e Eid al-Adha
    (2025-03-21) Oliveira, Káio Carneiro de; Sobreira, Juarez Caesar Malta; http://lattes.cnpq.br/1637642140129323; http://lattes.cnpq.br/8515177169788797
    O presente texto trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de entrevistas aberta, observação participante e etnografia na área de antropologia da religião. Ela busca apresentar e problematizar os ritos do Ramadã e o Eid Al-Fitr, bem como a Festa do Sacrifício, o Eid Al-Adha, com seus modos de ser do exercício religioso muçulmano e como isto mobiliza e afeta a solidariedade religiosa anualmente. Pois estas são as duas grandes festividades islâmicas partilhados por todas as linhas interpretativistas do Islã e por todas as classes sociais e origens. Existem diferenças ou adaptações dos ritos na realidade muçulmana em Recife onde o grupo é minoritário, frente uma maioria atual cristã? Foram analisadas duas festas das ditas acima durante os anos de 2023 e 2024.
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    Doenças neuronais na era tecnológica: as mudanças causadas pela hiperconectividade digital na saúde mental
    (2025-08-07) Soares, Melissa Raphaele de Albuquerque; Gomes Filho, José Carlos Marçal; http://lattes.cnpq.br/5449086191539864; http://lattes.cnpq.br/7222415081870630
    Essa obra visa analisar e compreender os fatores que tornaram o mundo cada vez mais conectado e dependente das tecnologias digitais, transformando-as em ferramentas de uso cotidiano e, muitas vezes, utilizadas excessivamente. Esse uso intensivo tem contribuído para o adoecimento neuronal de uma parcela significativa de seus usuários. Entender como se configurou essa Era Hiperconectada e, simultaneamente, desconectada do real é fundamental para refletir em que tipo de sociedade estamos vivendo e os impactos que podem emergir a partir desse cenário. Busca-se, também, investigar a cultura tecnocientífica contemporânea, caracterizada por constantes transformações e ressignificações das práticas e interações sociais, as quais desempenham papel crucial na construção da subjetividade dos indivíduos. Através de uma revisão bibliográfica, este estudo examina os efeitos da hiperconectividade sobre a saúde mental e o bem-estar psicológico, destacando a influência do meio digital na vida cotidiana. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em autores como Byung-Chul Han, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Pierre Lévy e Jonathan Haidt, cujos conceitos nos dão bases críticas para refletir sobre as relações sociais e subjetivas na Era Digital.
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    Processos de inter-formação cultural na quadrilha junina Zé Matuto da cidade de Lagoa de Itaenga na Zona da Mata de Pernambuco
    (2025-08-08) Lima, Raphaely Elza Maria da Silva; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/8082578012155266
    Esta pesquisa analisa a quadrilha junina Zé Matuto, do município de Lagoa de Itaenga - PE, como um território simbólico de formação, resistência e criação coletiva. A partir da pesquisa participante realizada em 2024 e 2025, foram observadas práticas que ultrapassam a lógica do espetáculo, revelando a quadrilha como espaço de inter-formação, onde saberes populares e memória local se entrecruzam. O estudo mostra como os ensaios, os temas e a convivência cotidiana entre os integrantes produzem experiências formativas marcadas pela escuta, pelo afeto, pela memória e pela resistência. Com base em autores como Paulo Freire, Gadotti, Brandão, Canclini e Rita Amaral, a pesquisa destaca a potência educativa das festas populares e sua função política na afirmação de identidades e na crítica às desigualdades sociais e culturais.
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    Janela de oportunidade e inovação digital: a plataforma Conecta Recife na agenda pública municipal
    (2025-08-04) Barros, Bruno Henrique Lyra Lopes; Souza Neto, Arlindo José de; http://lattes.cnpq.br/3423020634445099; http://lattes.cnpq.br/4509273960406807
    Este trabalho tem o objetivo de descrever o processo de formação da agenda da Plataforma Conecta Recife com base na teoria dos Múltiplos Fluxos de John Kingdon. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, com estudo de caso e análise documental, para examinar como os fluxos de problemas, soluções e política convergiram na criação dessa política pública digital. A análise revela que a pandemia de Covid-19 atuou como evento catalisador, abrindo uma janela de oportunidade para a institucionalização da inovação. Além disso, destaca-se o papel dos empreendedores de políticas públicas e da estrutura organizacional da Prefeitura do Recife como elementos fundamentais na legitimação da proposta. Os resultados evidenciam que a articulação entre fatores internos e externos foi decisiva para o agendamento da plataforma, contribuindo para o entendimento de como tecnologias digitais são incorporadas às agendas municipais.