01.1 - Graduação (Sede)

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    Explorando os heróis do solo: construção e validação de um kit didático para o ensino de biologia do solo no contexto do ensino básico
    (2025-06-30) Galvão, Gabryella Dayane Menezes; Fracetto, Giselle Gomes Monteiro; Silva, Cíntia Caroline Gouveia da; http://lattes.cnpq.br/9814234807547606; http://lattes.cnpq.br/8533548378125097; http://lattes.cnpq.br/6134849404451180
    O solo, apesar de toda a sua importância para o funcionamento dos ecossistemas, é um recurso extremamente negligenciado, principalmente no cenário educacional. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os solos passaram a receber maior atenção, uma vez que sua preservação e bom funcionamento influenciam diretamente pelo menos 12 das 17 metas estabelecidas. Os conteúdos relacionados ao solo apresentam grande potencial interdisciplinar, e sua abordagem sob a perspectiva da Biologia, associada aos preceitos da Educação Ambiental, surge como uma alternativa viável para a inserção desse tema no contexto escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um Kit didático que possibilite o ensino de Biologia do Solo no contexto do ensino básico. Para isso, foi realizada uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em busca das lacunas nos conteúdos de solos para as disciplinas de Ciências e Biologia para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Posteriormente à análise do currículo e identificação das lacunas, foi produzido o Kit “Explorando os Heróis do Solo”, com a montagem de artefatos para a utilização de professores e alunos. Para a validação do Kit, 5 juízes especialistas na área de Biologia, Ciência do Solo e Educação foram convidados a avaliarem os materiais via formulário. Utilizou- se a escala de Likert (Concordo Totalmente – CT; Concordo – CO; Indiferente – IN; Discordo – DI; Discordo Totalmente – DT) para o cálculo do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), considerado-se válido IVC= 0,80 ou 1,00. A análise curricular revelou negligência nos conteúdos de Solos e Biologia do Solo para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, com grande escassez do tema nas disciplinas de Ciências e Biologia. Com a identificação das lacunas, 7 artefatos pedagógicos foram produzidos, sendo 1 artefato para professores e 6 para aplicação em sala de aula. Os artefatos mesclam diferentes recursos e são acompanhados de sugestões de aplicação. A avaliação dos juízes se mostrou favorável à validação, e o IVC para os itens referentes a objetividade, relevância, aplicabilidade e inclusão ficou entre 0,80 e 1,00, indicando a necessidade de pequenas melhorias e a validação do Kit para a utilização em sala de aula. Como conclusão, foi possível observar que o currículo para a Educação Básica possui lacunas para os conteúdos de solos, sendo este visto apenas nas perspectivas da geografia e desconsiderando as possibilidades de abordagem interdisciplinar. Além disso, o trabalho reforça a importância de utilizar recursos educativos atrativos e diversos, de modo que sejam inclusivos e atendam a diferentes realidades educacionais. O Kit “Explorando os Heróis do Solo” tem potencial de aplicação e pode fortalecer o ensino de biologia do solo na educação básica, tornando o aprendizado significativo e chamando a atenção para as potencialidades inerentes ao ambiente edáfico. O uso de materiais interativos e interdisciplinares representa uma estratégia inovadora, que quebra com a educação conservadora e preza pela interatividade e processos de ensino-aprendizagem significativos, formando estudantes conscientes sobre sustentabilidade, valorização e preservação do solo.
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    A prática pedagógica no processo de alfabetização e letramento em uma turma de 1° ano: uma visão construtivista sobre alfabetizar
    (2025-07-14) Lima, Maria Luiza Moura de; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542
    Esse trabalho trata-se de uma pesquisa que possui como tema a prática pedagógica no processo de alfabetização e letramento de uma escola que se denomina construtivista localizada na cidade do Recife. Nosso objetivo foi analisar como uma professora organiza a prática pedagógica de alfabetização e letramento a partir de uma perspectiva construtivista de aprendizagem. Utilizou-se como aporte teórico Ferreiro e Teberosky (1986); Soares (1998); Mortatti (2001); entre outros para salientar aspectos da alfabetização e letramento voltados para a perspectiva construtivista. Apresenta metodologia de caráter qualitativa e utilizou-se de observação, entrevista e análise documental para identificar as práticas pedagógicas e a organização da docente. Nesta pesquisa foi possível analisar uma prática pedagógica voltada para a alfabetização e letramento de acordo com a perspectiva construtivista. Os dados apontam no sentido de reafirmar a importância do planejamento e de elementos estruturantes da prática cotidiana, como o olhar atento às necessidades dos alunos para a escolha de recursos e atividades proveitosas e também uma rotina bem estruturada para assim proporcionar uma aprendizagem mais significativa para o aluno.
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    O que isso tem a ver comigo? Professores (as) de história frente aos casos de violação de direitos da criança e do adolescente no contexto escolar
    (2025-08-01) Silva, Carlos Wellington Nascimento; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/4611848956404156
    Situações de violação de direitos contra crianças e adolescentes no contexto escolar não é um acontecimento incomum. Na maior parte do tempo, a escola é cenário de gestos, narrativas e práticas racistas, homofóbicas, gordofóbicas, sexistas, xenófobas, misóginas e algumas vezes espaço de violência física. O presente trabalho busca analisar a percepção de três professores de História da rede pública de ensino diante de situações de violação dos direitos de crianças e adolescentes. Para tal, usamos a metodologia teoria da repesentação social (Moscovici, 2007), onde apresentamos três situações em que professores de história demonstram suas percepções ao serem indagados sobre como resolvem situações relativas a violência sexual de menores, racismo recreativo e agressões físicas. Como fonte para análise, utilizamos as narrativas dos professores e as matérias de jornais que retratam a violação do direito da criança e do adolescente nesse espaço. Dessa forma, discutiremos o conceito de violação de direitos (Miranda, 2018), direitos das crianças e dos adolescentes (Brasil, 1990), saberes profissionais dos professores (Tardif, 2000), Ética (Foucault, 1998) e ideia de educação combativa e emancipatória (Freire, 1996). Após análise dos dados, identificamos que os professores possuem condutas de combate e prevenção com relação às violações, centrados na perspectiva da educação emancipatória baseados no diálogo com os estudantes, familiares e sociedade.
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    Classificação multi-rótulo para análise de qualidade de feedback
    (2025-08-06) Batista, Hyan Hugo Noá; Mello, Rafael Ferreira de Leite; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/4262454011553103
    O feedback é um fator muito importante no processo de ensino-aprendizagem e crucial na Educação a Distância, pois, como professores e alunos estão separados no espaço e/ou tempo, é através do feedback que o aluno vai entender como está o seu desempenho na disciplina e quais são os próximos passos do aprendizado. Existem na literatura modelos de feedback que ajudam o professor a estruturar e fornecer um feedback de qualidade ao aluno. Nesse trabalho utilizamos o conceituado modelo de feedback de Hattie e Timperley que divide o feedback em categorias (tarefa, processamento da tarefa, regulação e pessoal). É possível encontrar na literatura trabalhos que analisam feedback automaticamente com base nesse modelo. Contudo, esses trabalhos utilizam algoritmos tradicionais de aprendizagem de máquina e treinam classificadores binários para cada nível de feedback. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo utilizar algoritmos de deep learning para classificação multi-classe de feedback com base no modelo de Hattie e Timperley.
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    Aprendizagem de máquina para classificação de tipos textuais: estudo de caso em textos escritos em português brasileiro
    (2025-07-30) Barbosa, Gabriel Augusto; Miranda, Péricles Barbosa Cunha de; http://lattes.cnpq.br/8649204954287770; http://lattes.cnpq.br/7161363389816372
    A classificação de textos considerando tipos textuais é de suma importância para algumas aplicações de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Nos últimos anos, algoritmos de aprendizado de máquina têm obtido bons resultados nesta tarefa considerando textos em inglês. No entanto, pesquisas voltadas para a detecção de tipos textuais escritos em português ainda são escassas, e ainda há muito a ser estudado e descoberto nesse contexto. Assim, este artigo propõe um estudo experimental que investiga o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para classificar textos em português considerando tipos textuais. Para isso, propomos um novo corpus composto por textos em português de dois tipos textuais: narrativo e dissertativo. Três algoritmos de aprendizado de máquina tiveram seu desempenho avaliado no corpus criado em termos de precisão, revocação e pontuação F1. Além disso, também foi realizada uma análise dos atributos envolvidos no processo para identificar quais características textuais são mais importantes na tarefa atual. Os resultados mostraram que é possível alcançar altos níveis de precisão e rememoração na classificação de textos narrativos e dissertativos. Os algoritmos obtiveram níveis de métricas semelhantes, demonstrando a qualidade das características extraídas.
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    Avaliação ultrassonográfica da proporção endométrio/miométrio como indicativo precoce de prenhez em búfalas
    (2025-08-04) Lima, Sanderson Jorge Roberto Ramos de; Bartolomeu, Cláudio Coutinho; http://lattes.cnpq.br/7619056086707716; http://lattes.cnpq.br/5673881285178227
    O estágio supervisionado obrigatório (ESO), faz parte do 11º período do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sendo a última oportunidade de realizar atividades práticas enquanto discente. Foi realizado em duas localidades distintas, fora da Região Metropolitana do Recife, cuja a principal área buscada foi a reprodução de bovinos, bubalinos e equinos. A primeira localidade foi na Agropecuária tapuio, no município de Taipu – Rio Grande do Norte, sob supervisão do Dr. Francisco de Assis Veloso Júnior, durante o período de 14 de abril a 23 de maio de 2025, de segunda a sexta, 8 horas por dia, totalizando uma carga horária de 216 horas. Já na segunda etapa, o estágio foi realizado na Agromaratá, com a fazenda Maratá situada no município de Olho D’água das Cunhãs, no Maranhão, sob orientação do M.V. MSc Matheus Cavalcanti de Farias, durante o período de 23 de junho a 29 de julho de 2025, de segunda a sexta, 8 horas por dia, totalizando uma carga horária de 208 horas. Dessa forma, foi totalizado a carga horária da disciplina, que são 420 horas, sob orientação do Prof. Dr. Cláudio Coutinho Bartolomeu. Por fim, o presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o período do ESO e posteriormente apresentar um artigo científico obtido através do estágio na empresa Tapuio Agropecuária.
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    A sistematização do atletismo nas aulas de educação física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2025-08-07) Mata, Maria Aparecida de Sousa; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7029635462414733
    Este trabalho traz como objeto de pesquisa, o ensino do atletismo na escola, problematizando sua pouca expressividade e a necessidade social de ser abordado como conteúdo nas aulas de educação física. Desse modo, tem como objetivo compreender a sistematização do conhecimento sobre o atletismo nas aulas de educação física no ensino médio, buscando identificar o conhecimento do atletismo nas aulas de educação física e reconhecendo sua relevância como conteúdo na disciplina de Educação Física, considerando a experiência no Programa Residência Pedagógica. Para tanto, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa de pesquisa, especificamente da pesquisa-ação, por permitir que se conheça o ambiente de investigação e sua realidade, com maiores possibilidades de ações mais efetivas. Tivemos como sujeitos participantes, os estudantes e professora preceptora do 1º ano do Ensino Médio da Escola-campo, bem como os residentes do referido programa. As aulas foram desenvolvidas a partir da abordagem crítico-superadora numa unidade didática. O atletismo, como conteúdo de ensino nas aulas de educação física precisa ser abordado aos estudantes, assim como os demais esportes, dada necessidade de ampliação e aprofundamento desses saberes com estudantes no ensino médio. Para isso, o professor de educação física precisa organizar suas aulas, de modo que possibilite saber que, para ensinar na escola, precisamos selecionar o conhecimento, organizá-lo em número de aulas, respeitando o tempo de aprendizagem dos estudantes e o ciclo de aprendizagem em que se encontra, contribuindo de forma significativa para a formação dos estudantes na escola.
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    As relações estabelecidas em aulas de educação física escolar a partir da vivência de jogos cooperativos
    (2023-09-11) Moraes, Thiago Brasil Alves de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/0780159166880816
    Este trabalho de conclusão de curso aborda a temática dos jogos cooperativos como uma abordagem pedagógica na educação física escolar, com o objetivo de investigar se o comportamento cooperativo pode reduzir a competitividade exagerada presente nas aulas. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica que abrangeu estudos, artigos, teses e dissertações produzidos desde 2012 até 2023. A análise dos materiais de referência revelou a importância dos jogos cooperativos como uma ferramenta para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos, estimulando a cooperação, a comunicação e a empatia. Além disso, os jogos cooperativos foram apontados como uma alternativa para a construção de uma cultura de paz na escola, contribuindo para a redução do bullying e para a criação de um ambiente mais inclusivo e solidário. No entanto, a implementação efetiva dos jogos cooperativos na escola enfrenta desafios, como a resistência ao novo e a adequação do sistema tradicional de avaliação. Diante disso, a formação contínua dos educadores e o planejamento pedagógico adequado são fundamentais para a utilização bem-sucedida dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física. Ao final, este estudo ressalta a relevância dos jogos cooperativos como uma abordagem pedagógica capaz de promover valores positivos, desenvolver habilidades sociais saudáveis e contribuir para uma educação mais inclusiva e humanizada.
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    Política externa do Primeiro Reinado: antecedentes de um império entre repúblicas às vésperas do Congresso do Panamá (1822-1831)
    (2024-10-02) Santana Neto, José Felix de; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/5751622751895692
    Este trabalho historiográfico analisará as relações diplomáticas estabelecidas pelo Império do Brasil no período que compreende o Primeiro Reinado - de 1822 a 1831 - com os países vizinhos do continente americano, bem como o contexto da época, que impactou profundamente a identidade nacional e como tudo isso culmina no Congresso Anfictiônico do Panamá. Mais adiante, analisaremos aspectos relevantes que circundam os eventos em torno do Congresso do Panamá (1826) e a ausência brasileira no evento, se encaixando nesse debate como uma recapitulação do que já foi estudado a nível nacional e continental sobre o tema, enquanto explora possíveis lacunas ainda não analisadas completamente nas produções já feitas, principalmente no que diz respeito a essa não participação.
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    Aplicações recentes de sulfonamidas na química medicinal
    (2025-08-07) Silva, Mirelly Francisca Pereira da; Nascimento, André Augusto Pimentel Liesen; http://lattes.cnpq.br/8040722729889752; http://lattes.cnpq.br/4468688072710935
    A química medicinal planeja e valida substâncias bioativas. Há uma crescente necessidade de novos fármacos para atender à população e combater organismos resistentes, como bactérias. As sulfonamidas, cuja atividade antibacteriana foi descoberta e validada por Gerhardt Domagk em 1935 com o Prontosil,que foi o primeiro medicamento do tipo sulfonamida a ser utilizado clinicamente. Elas atuam inibindo competitivamente a conversão do ácido p-aminobenzoico, sendo cruciais contra bactérias multirresistentes. Quimicamente, são amidas de ácidos sulfônicos (-SO2NHR-), apresentadas como pó branco, inodoro, cristalino e solúvel em água, e seu principal método de obtenção é a reação de cloreto de sulfonila com amônia ou amina. Sua importância na química medicinal reside na ampla variedade de aplicações (farmacêutica e agrícola) e na estabilidade do grupo funcional. São empregadas no tratamento de infecções bacterianas, câncer, Alzheimer, diabetes, e possuem ações antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante e antiviral. Mais de 150 medicamentos aprovados pela FDA contêm essa estrutura. As sulfonamidas são exploradas como compostos multi-alvo devido à presença de grupos funcionais que permitem diversas modificações estruturais. O objetivo do trabalho é realizar uma revisão reunindo os métodos de obtenção, medicamentos aprovados e as atividades terapêuticas que pode ser atribuídas as sulfonamidas, para ser base de consulta para os próximos trabalhos nessa área.