01.1 - Graduação (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2
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Item A (des)valorização da cultura afro-brasileira no ensino da dança na educação física no ensino fundamental(2025-03-19) Lima, Júlia Ferreira Silva; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1082505675672589O presente estudo investiga como a educação física escolar vem cumprindo as políticas curriculares, explorando a possibilidade de enxergar potencialidades do conteúdo de ensino dança afro-brasileira, já que a Lei n. 10.639/03 e a Lei n. 11.645/08 determinam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos componentes curriculares. Buscamos entender como o projeto colonial, através da colonialidade, ainda permeia a valorização de alguns conteúdos de ensino em detrimentos daqueles de matriz afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a presença da cultura e as danças afro-brasileiras na educação física escolar. E definimos como objetivos específicos: identificar a presença ou ausência da cultura afro-brasileira na educação física escolar; compreender os motivos da ausência ou presença da cultura afro-brasileira na educação física escolar; e analisar a como se dá a inserção das danças afro-brasileiras na educação física escolar. Quanto ao delineamento metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como ferramenta a pesquisa bibliográfica, através da análise da produção referente a esta temática, a partir de uma busca na plataforma BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Observou-se que ainda há ausência do conteúdo dança tematizado sob a perspectiva da cultura afro-brasileira e africana na educação física escolar. O estudo conclui que a inserção do ensino de danças afro-brasileiras na educação física escolar gera a desconstrução de estereótipos e preconceitos, possibilitando a valorização das identidades, reelaboração de sentidos e significados dessas manifestações culturais e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as múltiplas manifestações culturais existentes na cultura brasileira. Apresentam-se desafios no que diz respeito ao desconhecimento total dos docentes sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08, como a permanência das concepções eurocêntricas e hegemônicas no currículo, reflexo de uma formação inicial e continuada que carece de discussões sobre manifestações culturais dos povos negros.Item A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química na perspectiva freiriana: uma proposta de oficina temática a partir dos crimes ambientais de Mariana e Brumadinho(2021-12-15) Moura, Maria Eduarda Tavares de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2424831962164468A educação ainda é, por vezes, desenvolvida por processos de ensino e aprendizagem que exigem do estudante uma postura de passividade frente aos conhecimentos adquiridos. No contexto de superação dessa característica destaca-se a educação libertadora, defendida por Paulo Freire, que coloca a educação como prática para a liberdade, buscando uma conscientização política. Na perspectiva de Freire, este trabalho monográfico propôs uma articulação com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, considerando que ela tem como propósito a formação para a cidadania e a tomada de decisão frente às problemáticas sociais relativas às atividades científicas e tecnológicas Uma das possibilidades metodológicas para promover essa articulação é por meio de Oficinas Temáticas. As oficinas temáticas podem contribuir para a aprendizagem de conteúdos escolares contextualizados por meio da resolução de problemas acerca de um determinado tema. Quanto ao tema trabalhado na oficina temática, optou-se pelos dos crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo propor uma oficina temática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, na perspectiva freiriana, envolvendo dos crimes ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho para o ensino de Química no ensino médio. A proposta em tela foi elaborada considerando os três momentos pedagógicos de Delizoicov: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, abordando conteúdos químicos como: Substâncias, Misturas, Processos de Separação de Misturas, Metais Pesados, Tabela Periódica, Concentração e Estrutura da Matéria. A partir da descrição da oficina temática com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, que pressupõe um processo dialógico entre estudante e professor, sendo a figura do professor um mediador na construção do conhecimento e o conhecimento científico construído a partir das concepções prévias dos alunos, em concordância com a perspectiva freiriana de educação, pode-se dizer que o caminho teórico e metodológico desenhado tem potencialidade para o que se espera no ensino de Química, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma consciência política por parte dos estudantes.Item A abordagem da temática saúde nas aulas de educação física: uma análise da prática pedagógica no Novo Ensino Médio(2024-09-16) Elihimas, Maria Eduarda Marcílio; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7804849569756280A presente pesquisa tem como objetivo analisar os limites e possibilidades na abordagem da temática saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, caracterizando o Novo Ensino Médio e sua expressão na Educação Física Escolar, estabelecendo a relação entre saúde e Educação Física, e identificando os saberes escolares em saúde e as estratégias didáticas utilizadas para o ensino Educação Física na escola. A escola é o ambiente onde mora o conhecimento, onde ele é transmitido para os alunos, tendo um papel de suma importância para a sociedade. É válido ter ciência de que é a escola que aproxima os saberes do dia a dia dos alunos expressos na sociedade, com os conhecimentos científicos. Analisando a relação saúde - Educação Física, percebemos que o conhecimento da saúde sempre esteve interligado com as intenções, os objetivos e os conteúdos específicos da Educação Física. Sendo assim, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, atrelada a uma entrevista semi estruturada para a coleta de dados e tratada através da análise de conteúdo (Souza Jr). A entrevista foi realizada com um professor de Educação Física que atua na rede pública de ensino e trata a saúde como um tema transversal em suas aulas. Dessa maneira, entendemos que é possível abordar a temática da saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, tratando esse conhecimento como um tema transversal e fazendo um entrelace com os conteúdos específicos da Educação Física. Porém a formação do professor influencia diretamente na maneira como ele fará esse entrelace.Item A academia como contribuição para conhecimento das feiras agroecológicas: o caso do espaço agroecológico de Setúbal(2019) Silva, Lilian Quelly Braz da; Silva, Joanna Lessa Fontes; http://lattes.cnpq.br/3516424517958161Feiras agroecológicas, atualmente, é um tema novo no ponto de vista da pesquisa, e que está sendo explorado aos poucos e em seus vários desdobramentos. Existem várias perspectivas para análises, e este trabalho monográfico se desdobra através da pesquisa inicial de diversos trabalhos publicados com o tema feiras agroecológicas e que pudessem dar um norte do que já existia de pesquisa produzida. Segue-se uma análise dos trabalhos selecionados e definição dos conceitos que permeiam a pesquisa de campo como asfeiras agroecológicas e agroecologia. Houve como metodologia de trabalho, além dessa pesquisa bibliográfica inicial, a ida ao campo que foi selecionado, o espaço agroecológico de Setúbal, onde houve observação participante junto com a pesquisa exploratória e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Após análise das entrevistas realizadas surgiram conceitos relacionados a vivência em campo do espaço agroecológico e das pesquisas bibliográficas realizadas, e também estão dispostas as análises das transcrições das entrevistas. Chegou-se a conclusão que esse tema de pesquisa necessita de mais trabalhos realizados, e este que segue serve como um apoio para análises posteriores.Item A acessibilidade nos mercados públicos: pesquisando o Mercado da Encruzilhada, na cidade do Recife(2019) Vasconcelos, Lais Celeste; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/1047580332076525Os mercados públicos no Brasil são representantes da cultura em que estão inseridos. Em Pernambuco, como exemplo desses mercados, que possuem representatividade histórica e social, temos os Mercados São José, Boa Vista, Madalena, Casa Amarela e o Encruzilhada, objeto de estudo deste trabalho.. A população brasileira com deficiência representa, de acordo com o censo do IBGE (2010), cerca de 45 milhões de pessoas, é um número expressivo quando considera-se que equivale a quase 24% da população. E ao buscarem serviços de turismo e lazer, inclusive nos mercados públicos municipais, estas pessoas enfrentam diversos tipos de barreiras de acesso com prejuízos em sua auto estima e qualidade de vida. O objetivo geral deste estágio supervisionado obrigatório foi analisar quais são as barreiras de acessibilidade dos estabelecimentos gastronômicos situados dentro dos mercados públicos do Recife Para obter essa resposta, foi realizada uma revisão sistemática para embasar o referencial teórico e um estudo de campo no Mercado Público da Encruzilhada com gestores de estabelecimentos gastronômicos deste mercado. Como resultados,verificou-se que existem poucas publicações sobre o assunto, evidenciando a necessidade de mais estudos na área pesquisada. Além disso, foram identificadas barreiras de acessibilidade no Mercado da Encruzilhada tais como a falta de adequação das rampas conforme a NBR 9050 e a ausência de cardápio acessível. Além disso, constatou-se. Concluímos que o Mercado da Encruzilhada necessita de investimentos e aplicação das dimensões arquitetônica, comunicacional, atitudinal e programática, para a quebra das barreiras de acessibilidade enfrentadas por parte das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.Item A alteridade masculina em Possa Ser Que Seja Só o Leiteiro Lá Fora (1973) de Caio Fernando Abreu(2018-08-07) Silva, Jefferson José Rodrigues da; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/4627599142824173Este trabalho se debruça sobre a dramaturgia do escritor gaúcho Caio Fernando de Abreu, a partir da primeira peça autoral desse autor; Possa ser que seja só o leiteiro lá fora (1973). Essa ficção dramática faz parte do livro Teatro Completo que reúne todos os textos teatrais escritos por Caio Fernando Abreu e teve sua primeira publicação em 1997, e uma segunda em 2009. Apesar de pouco conhecida, a dramaturgia de Caio é tão relevante quanto sua ficção, visto que ela também dialoga com as questões contemporâneas, marca forte do autor, montando um retrato da sociedade de sua época. Partindo dos questionamentos sobre gênero de Judith Butler (2003) em diálogo com os escritos de Emmanuel Lévinas (2009) sobre alteridade e tecendo um paralelo com o que escreveu Pierre Bourdieu (1998) sobre o sistema social de dominação masculina, analisamos a peça mencionada com o fim de identificarmos os traços, em sujeitos-personagens, da alteridade masculina. A segunda metade do século XX foi marcada por crescentes movimentos em favor das minorias (mulheres, negros e gays), abrindo o diálogo sobre o papel social dessas populações marginais (pois vivam a margem da sociedade). Entretanto, as discussões de gênero deixaram de lado o terreno frágil da masculinidade, por isso, ressaltaremos nesse ensaio a importância do texto teatral de Caio na exposição de indivíduos alteres estritamente ligados a geração da contracultura e do desbunde dos anos 70, período de enrijecimento da ditadura militar no Brasil, em contraste a uma onda libertária que invadiu a cabeça dos jovens da época. Quanto a estrutura do texto teatral de Caio Fernando Abreu, partiremos do conceito de drama moderno, segundo Peter Szondi (2003), apontando os elementos do drama moderna nos escritos de Caio e tecendo uma breve comparação de se texto com o teatro político de Bertold Brecht (1978).Item A Antrozoologia como instrumento veterinário nas terapias assistidas por animais(2019-12-13) Silva, Rosângela Lúcia da; Silva, Jean Carlos Ramos da; Silva, Márcio André da; http://lattes.cnpq.br/6636676066431983; http://lattes.cnpq.br/8705354960174177O presente trabalho visa descrever o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) como forma de complementar o ensino teórico-prático, com objetivo de proporcionar um direcionamento profissional e vivência na área de interesse. O ESO foi realizado durante o período de 12 de agosto a 23 de outubro de 2019, no Zoológico do Parque Estadual Dois Irmãos (ZooPEDI), localizado em Recife, Pernambuco. Nesta instituição foram desenvolvidas atividades de acompanhamento de procedimentos clínico-cirúrgicos, medicina preventiva, manejo da fauna silvestre e exótica, além de ações de Educação Ambiental. Este trabalho contém as casuísticas na área de clínica médica e cirúrgica de animais silvestres, as atividades desenvolvidas, as experiências vividas e observadas no comportamento dos visitantes. A experiência do estágio no zoológico representou uma significativa oportunidade de abranger e agregar conhecimentos na seara da medicina de silvestres como também despertou o interesse em fazer uma revisão de literatura intitulada “A Antrozoologia como instrumento veterinário nas terapias assistidas por animais”.Item A aplicabilidade da Lei n°10.639 / 03: um estudo de caso em uma escola prisional feminina da Rede Pública Estadual de Pernambuco(2019-12-12) Lima, Luciana do Nascimento; Duarte, Rebeca Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2892457731367709Esta pesquisa se propõe a refletir sobre a aplicabilidade da Lei 10.639 /03 em uma escola prisional do estado de Pernambuco e como essa Lei reverbera na vida das mulheres negras encarceradas que frequentam essa instituição. Tendo como principal objetivo: Investigar se há a aplicação da Lei n° 10.639 / 03 e de que forma é contemplada nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola prisional em questão. Além de indagar sobre a realidade da população feminina negra que frequenta a escola prisional, procurar identificar e descrever quais as estratégias de ensino são adotadas para o enfrentamento do racismo e buscar compreender como se dá o processo de ensino e de aprendizagem na referida escola, procuraremos responder a referida questão de pesquisa. A pesquisa se caracteriza como um Estudo de Caso e diante da impossibilidade de entrar na escola optou-se pelo uso de questionários como instrumentos de coletas de dados. Como embasamento teórico essa pesquisa se amparou nos estudos de Paulo Freire, Michel Foucaut e Juliana Borges dentre outros. Ao término da pesquisa, conclui-se que a Educação não é preparada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas para atender as necessidades que surgem na escola prisional, muito ainda tem que se fazer para que haja uma prática pedagógica que seja realmente um instrumento de enfrentamento ao racismo.Item A aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física no ensino fundamental(2024-03-08) Cavalcante, Ana Vitória Silva; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/0758329808695578Esta pesquisa baseou-se no seguinte problema: “Qual a relação entre as políticas de educação determinadas nas Leis nº 10.649/03 e nº 11.645/08 e a atuação dos professores de Educação Física no ensino fundamental?”. Com isso, o objetivo geral deste trabalho foi averiguar a relação entre as políticas de educação determinadas através das Leis nº 10.649/03 e nº 11.645/08 e a atuação dos professores de Educação Física no ensino fundamental. Como objetivos secundários, analisar o que afirmam os documentos e autores que versam sobre a implementação da Educação das relações étnico-raciais na educação física e verificar a atuação dos professores de Educação Física em relação às questões étnico-raciais que vêm sendo problematizadas nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental, a partir da bibliografia analisada. A metodologia deste trabalho trata de um estudo de abordagem qualitativa e descritiva, de caráter bibliográfico, especificamente uma revisão integrativa, que tem as seguintes etapas, como da identificação do tema e a hipótese; o estabelecimento dos critérios para incluir e excluir estudos ou amostragens; a definição das informações extraídas por estudos selecionados; a avaliação dos estudos, interpretação, e por último a apresentação da revisão do conhecimento. Conclui-se que essa temática é indispensável em qualquer curso de formação profissional para educadores, em todas as instâncias, não apenas naItem A aplicabilidade do sistema compost barn para a produção de leite caprino na Zona da Mata de Pernambuco(2024-09-30) Carvalho, Carlos Fernandes Lopes; Carvalho, Francisco Fernando Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8552194153767195; http://lattes.cnpq.br/9499522180217762A caprinocultura leiteira tem se mostrado uma atividade crescente em muitos estados brasileiros, especialmente em regiões onde o manejo tradicional enfrenta desafios relacionados à produtividade. Neste contexto, o sistema compost barn, utilizado para produção de leite bovino, surge como uma alternativa promissora para melhorar a eficiência produtiva e o bem-estar animal. Este trabalho tem como objetivo analisar se o sistema compost barn se aplica também à produção de leite caprino na Zona da Mata de Pernambuco, abordando seus benefícios. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, comparando publicações que analisam a produtividade, o bem-estar e a saúde dos animais em outros tipos de sistemas. Os resultados indicam que esse novo sistema pode proporcionar maior bem-estar, reduzir a exposição dos animais agentes estressores e aumentar a produtividade. Conclui-se que o bem-estar proporcionado pelo sistema compost barn pode ser uma ferramenta para viabilizar a caprinocultura leiteira na Zona da Mata de Pernambuco.Item A Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe como local de pesquisa acadêmica: uma análise da produção científica realizada entre 2000 e 2022(2024-10-04) Silva, Mariane Cássia da; Silva, Ana Carolina Borges Lins e; http://lattes.cnpq.br/7518216414237885; http://lattes.cnpq.br/1828286294878920A Mata Atlântica é um importante hotspot mundial de conservação da biodiversidade. No Nordeste brasileiro, a APA Aldeia-Beberibe surge com a função de conservação florestal e proteção das nascentes de alguns importantes rios da região. A análise dos estudos científicos conduzidos na área é uma forma de entender a biodiversidade e planejar os recursos para direcionar mais as ações de conservação. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar como essa área está sendo utilizada para pesquisa em biodiversidade, quais áreas estão sendo acessadas e entender quais campos de pesquisas estão sendo publicados. Foi realizado um levantamento bibliográfico no espaço temporal de 2000 a 2022, com buscas entre setembro de 2023 e junho de 2024, para entender como está a tendência científica, dividindo em áreas de estudos, localização e tipo de outras unidades de conservação envolvidas no território. As análises permitiram observar o crescimento gradativo das pesquisas a partir da criação da APA Aldeia-Beberibe, em 2010. Botânica, Zoologia e Ecologia foram as áreas de estudos mais publicadas e a concentração de pesquisas ocorreu na Reserva de Vida Silvestre (RVS) Mata da Usina São José e no Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI). Esses resultados nos forneceram uma significativa compreensão sobre a biodiversidade do local, indicando um melhor direcionamento para a gestão da APA Aldeia-Beberibe, assim como informações para melhores estratégias de conservação desse patrimônio natural.Item A arte de uma margem distante: O “Festival de Artes Pão e Tinta” na favela do Pina (2015 – 2022)(2024-03-08) Freitas, Emmanuel Vitor Brito de Souza; Silva, Fabiana de Fátima Bruce da; http://lattes.cnpq.br/1540421518242292; http://lattes.cnpq.br/1984180238291088O Festival Internacional de Artes Pão e Tinta acontece anualmente desde 2012 na Favela2 do Pina, em Recife, Pernambuco. O evento abre seleção pública todos os anos para receber grafiteiros(as), músicos(as) e voluntários(as) que atuam normalmente durante cinco dias em uma espécie de "carnaval das artes", onde ocorrem graffiti’s na rua, shows e ações sociais de cabeleireiros, trancistas, amarração de turbantes, entre outras. Sendo uma produção cultural independente foi idealizada como uma alternativa para a juventude do Pina, atuando na revitalização dos espaços públicos da comunidade, tornando-se assim nossa principal ferramenta de luta em defesa do nosso território, ameaçado pela especulação imobiliária. A arte surge de um dos lugares mais esquecidos pelo poder público do Recife e rompe as estatísticas como uma alternativa para que os jovens possam vislumbrar um futuro longe da violência, das drogas e da criminalidade. Com este artigo, buscamos construir um relato de experiência que problematize e questione a importância dessa atividade inserida em uma realidade de exclusividade da institucionalização pública de espaços artísticos/culturais apenas nas áreas elitizadas da Cidade do Recife, demonstrando que organizações periféricas já desempenham esse papel, suprindo esse déficit com poucos ou nenhum recurso.Item A arte urbana como possibilidade de experiências estéticas na educação infantil(2021-03-03) Nascimento, Joyce Marcelle Guerra do; Souza, Ana Paula Abrahamian de; http://lattes.cnpq.br/5944309643014109; http://lattes.cnpq.br/1629631655958581A pesquisa em tela pretendeu analisar, a partir de experiências estético-pedagógicas com arte urbana, os desafios e possibilidades para a formação estética nos processos educativos escolarizados na educação infantil. tomamos enquanto objetivos específicos: (1) Identificar como as crianças percebem as manifestações de arte urbana nas diferentes produções artísticas; (2) Relacionar o cotidiano das crianças com a arte urbana; e (3) Analisar as contribuições estéticas a partir das práticas pedagógicas do ensino da arte urbana com crianças. Nesse sentido, procuramos observar a potencialidade da produção dos grafites nos muros da cidade a partir do olhar das crianças. A pesquisa-ação foi tomada como aporte metodológico por percebermos a necessidade de uma forma de ação planejada de caráter social e educacional, aspectos esses presentes na proposta desse trabalho de elaboração de uma ação interventiva na educação infantil com estudantes do grupo V. Desta maneira enfatizamos o trabalho de grafiteiros de Pernambuco, podendo assim colaborar com a formação do olhar sensível das infâncias acerca do aspecto estético do grafite em nossa cidade.Item A atitude do educador na construção da autonomia e do brincar livre de crianças bem pequenas: um estudo à luz da abordagem Pikler(2022-10-06) Vanderlei, Jessika Maria; Silva, Emmanuelle Christine Chaves da; http://lattes.cnpq.br/4816027610768343; http://lattes.cnpq.br/9752154855470293O presente estudo discute o papel do educador na construção da autonomia de crianças bem pequenas no contexto da Educação Infantil à luz da Abordagem Pikler, entrelaçando discussões sobre a influência da atitude do educador na construção da autonomia das crianças e as formas pelas quais estas brincam no exercício de sua autonomia, de modo a destacar a essencialidade de uma prática pedagógica sensível aos detalhes e que tenha como objetivo principal o promover das condições necessárias para que no brincar cada criança tenha oportunidade de atuar por iniciativa própria e construir sua autonomia enquanto vivencia um brincar de significados. Nessa trajetória, utilizou-se como fundamento teórico principal a Abordagem Pikler que perpassou as bibliografias de Falk (2016), Soares (2017), Fochi et al. (2017), Falk (2021), entre outras referências à referida abordagem. Nessa perspectiva, o estudo se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo que propôs como objetivo geral investigar o papel do educador na promoção da autonomia de crianças bem pequenas em uma instituição de Educação Infantil que fundamenta sua prática pedagógica na Abordagem Pikler. A partir dele, definiu-se os objetivos específicos: Identificar a atitude da educadora na promoção da autonomia de crianças bem pequenas em uma turma do Grupo III e Analisar os modos a partir dos quais as crianças brincam tendo em vista a atitude da educadora. Para tanto, realizou-se um estudo envolvendo uma educadora/pedagoga e dez crianças, em uma turma do Grupo III de um Centro de Educação Infantil da Região Metropolitana de Recife. A coleta dos dados foi feita através de observações registradas em vídeo a fim de nos debruçarmos minuciosamente nos significados do campo empírico. A partir das análises, identificou-se cinco atitudes da educadora na promoção da autonomia da criança, dentre as quais, predominaram, a atitude de Disponibilidade e Observação, identificada quando a educadora esteve observando o brincar das crianças e não foi procurada, e a de Disponibilidade e Atendimento, quando a educadora esteve observando o brincar e quando requisitada por alguma criança a atendeu fazendo sugestões e incitando reflexões. Em relação ao brincar, evidenciou-se cinco categorias de brincar: Brincar Heurístico; Brincar heurístico e Faz de conta; Explorações sensoriais/táteis e Movimento; Movimento Livre; e Faz de conta; dentre as quais, as categorias de Movimento Livre e Brincar Livre e Faz de Conta apresentaram maior percentual de emergência ao longo dos registros em vídeo. A partir dos resultados, destacamos que quando a educadora assume uma atitude que respeita o brincar e a autonomia da criança é possível perceber o quanto isto permite que a criança possa pôr em prática toda a sua potência ao brincar. Com isto, ressaltamos as contribuições da Abordagem Pikler que revelam o potencial e as possibilidades para uma prática pedagógica que prioriza o respeito, o vínculo afetivo, a autonomia da criança e a ação atenciosa do educador em prol do desenvolvimento integral da criança em suas diversas dimensões.Item A atuação pedagógica no Tribunal de Justiça: desafios e possibilidades em um espaço não formal de educação(2025-07-21) Lima, Maria Gabriella da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6046598772971610Este trabalho teve como objetivo explorar a atuação do pedagogo em ambientes não formais de educação, mais especificamente no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), com ênfase nas contribuições deste pedagogo para o progresso social e educativo. A pesquisa enfoca a expansão do campo de atuação desse profissional, que, além das instituições escolares, têm ganhado importância em locais como ONGs, hospitais, empresas, museus, centros comunitários, entre outros. Essa abordagem é fundamentada por autores como Libâneo (2005), que discute a amplitude da pedagogia para além dos muros escolares, e Maria da Glória Gohn (2006, 2020), que aprofunda o conceito de educação não formal e sua relevância para a cidadania. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo incluiu entrevista com pedagogo que atua no cenário judiciário, com a intenção de entender suas práticas, desafios e impactos. Os resultados indicam que o pedagogo desempenha um papel essencial na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada, voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para o fortalecimento de laços comunitários, especialmente para os indivíduos envolvidos nos processos judiciais, como pretendentes à adoção, famílias em situação de vulnerabilidade e participantes de programas de justiça restaurativa. Conclui-se que a atuação do pedagogo em ambientes não formais potencializa processos educativos variados, promovendo inclusão e cidadania.Item A avaliação do ensino-aprendizagem escolar: possibilidades nas aulas de Educação Física(2022-10-10) Souza, Sérgio Henrique de Oliveira; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185Este estudo tem como objetivo compreender os processos avaliativos em Educação Física Escolar, a fim de que o docente possa identificar seus fundamentos teórico-metodológicos e suas possibilidades didáticas para as aulas na escola, assim como, consiga mensurar como o sentindo-significado dos conteúdos chegou ao(a) aluno(a), para que este(a) evolua como pessoa e como cidadão(ã), atingindo assim, a reflexão crítica da realidade na qual se encontra, proporcionando maior conexão entre professor(a), conteúdo e aluno(a), de maneira profunda e ao mesmo tempo, transparente, assimilável e concreta. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, em específico, uma pesquisa bibliográfica, sendo planejada mediante a resultados da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III em Educação Física – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizada numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade do Recife-PE. Este estudo proporciona uma contribuição de práticas avaliativas formativas, levando em consideração todo o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa colaborou para o desenvolvimento dos conhecimentos acerca da utilização de práticas avaliativas no componente curricular Educação Física, ampliando o entendimento desta tão discutida ferramenta pedagógica, a avaliação, e consequentemente, auxiliando na produção do conhecimento na área da Educação Física.Item A bioquímica dos hormônios em uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre química, arte e educação física a partir da temática frevo(2023-09-11) Nascimento, Marília Macário Simões do; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2036102562810888Nesta pesquisa tivemos como objetivo analisar compreensões de estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios no contexto de uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre a Química, Arte e Educação Física a partir da temática frevo. Conduzimos uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica. A Intervenção pedagógica foi realizada numa escola de rede particular, no município de Olinda – PE. Os sujeitos da pesquisa foram 26 alunos da 3ª série do Ensino Médio. A intervenção foi aplicada em dois momentos subdivididos em três aulas, sendo uma aula no momento 1 e duas aulas no momento 2. As etapas metodológicas para o desenvolvimento da pesquisa foram: método da intervenção (1ª etapa); método da avaliação da intervenção (2ª etapa). A partir das análises podemos dizer que: os estudantes expressaram diferentes percepções sobre o frevo, voltadas para o frevo como dança, cultura e expressão; a maioria dos estudantes, em suas concepções prévias, compreende que a dança favorece a liberação de hormônios, tais como dopamina, serotonina, ocitocina, endorfina e adrenalina, entretanto, não sabem explicar quimicamente a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios; não foram identificados avanços nas compreensões dos estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios quando eles produziram paródias como atividade avaliativa.Item A BNCC e o campo jornalístico-midiático no Currículo de Pernambuco: uma análise documental do ensino de Língua Portuguesa no 1º ano do ensino médio(2024-09-06) Siqueira, Jonara Medeiros; Melo, Sandra Helena Dias de; http://lattes.cnpq.br/9741642922205953; http://lattes.cnpq.br/1712521357021807Este artigo discute a abordagem do campo jornalístico-midiático por meio das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Currículo de Pernambuco do 1º ano, no Ensino Médio. Tem por objetivos analisar o organizador curricular respectivo, relacionando-o ao conteúdo programático jornalístico-midiático; assim como identificar as referências utilizadas. A pesquisa trata-se de estudo documental (Cellard, 2012), com suporte na análise crítica do discurso (ACD), com base em Fairclough (2001), tendo como percurso teórico-metodológico uma abordagem de perspectiva dialógica de linguagem (Bakhtin, 1995) e letramento (Soares, 2003). Os resultados apontam para a necessidade de uma revisão da proposta atual pela falta de intercruzamentos do campo jornalístico-midiático no ensino da língua portuguesa, pois nas análises não se constatou uma integração adequada das habilidades. Essa falta pode acentuar, por consequência, a compreensão da escola e dos professores para o alcance da transposição didática dos objetos de conhecimento.Item A brincadeira na educação infantil: o ato de brincar na prática pedagógica de uma professora de crianças de 4 anos(2021-07-15) Almeida, Cybelle Medeiros de; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/3313085571462084O referente estudo teve como objetivo geral compreender como a brincadeira está inserida na prática pedagógica de uma docente da Educação infantil, em uma turma do grupo IV de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Cidade do Recife-PE. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo. Baseamo-nos nos principais autores que tratam da brincadeira e sua relação com a ação pedagógica do professor: Kishimoto ( 2010), Horn (2018) e Maluf (2012). Os dados foram coletados no período de 04/02/2020 a 19/02/2020, registrados em diário de campo, a partir de observação participante. Em seguida, foram categorizados sob a perspectiva da análise temática, proposto por Bardin (1988). Este estudo veio confirmar que a brincadeira se faz presente na prática pedagógica da docente do grupo IV, organizada em seu planejamento cotidiano. A docente demonstrou entender que a ação da brincadeira dirigida por ela parece ser mais relevante do que a brincadeira livre proporcionada pelas crianças, uma vez que consta em seu planejamento e ela apresenta-a como sendo solicitada pelos documentos curriculares da Rede de Recife. Entretanto, nos momentos do intervalo, quando as brincadeiras livres aconteceram, ela foi participativa e respeitosa do espaço das crianças. Esse trabalho nos mostra que entender que a brincadeira faz parte da vida da criança. Além de ser um direito, um princípio, um eixo do trabalho na educação infantil, necessita ser bastante estudada nas formações inicial e continuada dos professores para que se torne uma prática legal, afetiva e efetiva.Item A canção popular como recurso didático no ensino de História: um estudo sobre concepções e práticas docentes(2019-12-13) Andrade, Lukas Alisson Gouveia de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/4795559345410177Este artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes a respeito do uso da canção popular no Ensino de História. Para tanto, realizamos entrevistas com docentes de História atuantes na educação básica. Nossa amostra considerou professores mestrandos e egressos do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados foram analisados a partir de abordagem quali-quantitativa e da análise de conteúdo a partir das categorias: concepções docentes, planejamento, procedimentos em sala de aula e avaliação.
