01.1 - Graduação (Sede)
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Item Hospedabilidade de Meloidogyne em plantas medicinais(2018) Xavier, Gustavo Henrique Veloso de Barros; Carvalho, Rejane Rodrigues da Costa e; http://lattes.cnpq.br/3307316028992311; http://lattes.cnpq.br/2716877925155096Atualmente os fitonematoides constituem um dos principais fatores limitantes à produtividade, e têm causado grandes preocupações na sanidade e qualidade na produção de plantas medicinais. Dentre eles, destacam-se pelo parasitismo as espécies do gênero Meloidogyne, popularmente conhecidas como nematoides-das-galhas, sendo uma forma de controle eficaz o uso de cultivares resistentes. O objetivo do presente trabalho é encontrar nos genótipos estudados via germinação de sementes fontes de resistência ao Meloidogyne spp. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, o delineamento experimental foi blocos casualizados, com onze tratamentos e quatro repetições. Para avaliação da resistência de onze espécies medicinais ao nematoide-das-galhas, inicialmente utilizou-se o inóculo de Meloidogyne enterolobii, Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica. Aos 21 dias após a semeadura, foi feita a infestação do substrato com os ovos do nematoide, na concentração de 2000 ovos/célula, a suspensão de ovos foi aplicada diretamente no substrato. Aos 45 dias após a infestação foi avaliada a variável número de galhas (NG) no sistema radicular e posteriormente determinado o Fator de Reprodução (FR). Os dados obtidos foram submetidos ao teste de Scott Knoot a 5% de probabilidade. De acordo com a análise estatística, as espécies medicinais foram divididas em seis grupos considerando o índice de galhas, cujos valores variaram de 1,65-2,07 a 9,68-10,33. Os menores valores correspondem à arruda e sálvia, as quais foram classificadas como resistente e altamente resistente, respectivamente. Por outro lado, os maiores valores correspondem ao manjericão verde e rubi, ambos classificados como altamente suscetíveis. Tal variável é uma manifestação sintomática ocasionada pelo parasitismo do nematoide. Para o fator de reprodução, houve diferença significativa entre as espécies, as quais formaram três grupos. Sendo o grupo 3 foi composto por cinco espécies, cujos valores de FR foram baixos, dentre elas apenas o coentro foi classificado como suscetível. Por outro lado, a salsa, a erva-doce, a arruda e a sálvia apresentaram FR<1, sendo classificadas como resistentes ao M. enterolobii, assim, tais espécies são consideradas fontes de resistência ao nematoide.Item Do açaí a cannabis: agroecossistemas biodiversos em transição agroecológica(2025-03-17) Silva, Sivaldo Mendes da; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/8423409450572038O curso de bacharelado em agroecologia tem uma metodologia de ensino em regime de alternância onde nós estudantes passamos 1 semana de cada mês tendo aula na universidade e as outras 3 semanas com atividades para aplicar no território onde vivemos, seja no agroecossistema onde o estudante está inserido ou em algum que ele adote para poder fazer as atividades. Este memorial busca apresentar uma sistematização das atividades que eu vivenciei durante os 4 anos de curso, que estejam focadas nas experiências que tive com agroecossistemas biodiversos em transição agroecológica, dessa forma trarei relatos de experiências, estudos que fizemos em sala de aula, fotos tiradas a campo, atividades realizadas nas imersões e assim poder mostrar um pouco dos caminhos que trilhei. Em todos os períodos do curso trabalhei com alguma atividade relacionada a produção agrícola, me levando a aprofundar o conhecimento agroecológico sobre a dimensão técnico produtiva e consegui relacionar o que estava sendo estudado em sala de aula com o que eu vivi no campo. O modelo de agricultura que estava mais presente durante esse tempo no curso foram os sistemas agroflorestais e a cultura que mais me chamou atenção pela sua importância atual foi cannabis medicinal.Item Plantas tradicionais dos quintais quilombolas Barro Branco: valorização da cultura e tradição alimentar(2023-04-06) Nascimento, Iasmine Gomes do; Panetta, Monica Helena; http://lattes.cnpq.br/0760135351368402; http://lattes.cnpq.br/8220401465715238Os quilombolas carregam em seu nome uma história de luta, sobrevivência e resistência, que começou com o tráfico e comércio de africanos e africanas, que levados para as Américas e, em especial para o Brasil, foram escravizados por mais de 350 anos e teve “seu fim” em 1888, com a promulgação da Lei Áurea. Nesse contexto, em busca da liberdade, muitos desses ex- escravizados fugiram em grupo para locais distantes das terras de “seus senhores”, mais tarde esses agrupamentos foram denominados de quilombos. Hoje, em todo território brasileiro, existem vários agrupamentos reconhecidos como Comunidades Quilombolas, com tradicionalidade e cultura própria, são exemplos de sabedoria e conhecimento ancestral, principalmente de plantas tradicionais e seus usos na medicina e na culinária. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo verificar o conhecimento e a utilização de plantas alimentícias tradicionais em uma Comunidade Quilombola, com o intuito de fortalecer a etnogastronomia ancestral quilombola, em que a comida de memória afetiva perpassa a cultura, saberes e sabores. A pesquisa foi realizada na Comunidade Quilombola do Sítio Barro Branco, no município de Belo Jardim-PE, na abordagem qualitativa, sendo instrumento de levantamento de dados a entrevista semiestruturada e para escolha da amostragem utilizou-se o método Bola de Neve. Foram entrevistadas cinco mulheres de diferentes famílias, que através da memória afetiva relembraram alimentos e receitas conhecidas e consumidas naquele lugar, na perceptiva do fortalecimento cultural e identitário do grupo. Em detrimento a isso 12 plantas foram catalogadas e divididas em duas categorias alimentícias e ou medicinais, em uma construção de saberes-fazeres do consumo do passado e do presente. Em seus relatos, as mulheres evidenciaram alguns fatores que foram essenciais na diminuição do consumo e do conhecimento ao passar dos tempos, como a escassez dessas plantas em seu hábitat natural, a grande disseminação da internet, a diversidade de novos alimentos com preços acessíveis, as condições climáticas e a grande dificuldade de encontrá-las. Mas apesar disso, foi notório presenciar o consumo de todas as plantas mencionadas, mesmo que a frequência seja muito inferior à que suas bisavós, avós, e pais consumiam.Item Farmácia Viva em contexto de educação popular: um relato de experiência em diálogo com extensão universitária e o ensino de química(2025-03-19) Germano, Assíria Maria de Lima; Simões Neto, José Euzebio; Figueiredo, Júlia Martins; http://lattes.cnpq.br/9920383371525159; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/8678934316865316Este trabalho é fruto de um projeto de extensão “Articulação de Ações Educativas de Saúde Integral”, desenvolvido pelo Laboratório de Química Aplicado a Fitoterápico (LaQAF /UFRPE) e a Rede Aroeira da Saúde da Mulher em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O projeto buscou fortalecer saberes ancestrais e populares, promovendo trocas entre comunidades e a universidade. O objetivo foi apontar a importância de uma extensão universitária em diálogo com a educação popular, fortalecendo essas iniciativas, com foco no uso de plantas medicinais e na implantação de Farmácias Vivas, espaços que integram saberes populares e científicos para produção de fitoterápicos. Assim, esse trabalho, em formato de relato de experiência busca o diálogo entre o Ensino de Química e a Educação Popular por meio do projeto de extensão, incentivando a saúde integral e autonomia de saúde, valorizando os conhecimentos das comunidades, para possibilitar a discussão de um novo modelo de extensão universitária, pautado na escuta ativa e na participação comunitária, além de pensar como a troca de saberes horizontal entre universidade e sociedade é possível promover um ensino de química conectado com os saberes populares e com a realidade local. Conclui-se que iniciativas como essa evidenciam o potencial transformador da extensão universitária quando pautada na escuta ativa, no respeito à autonomia das comunidades e na valorização dos saberes tradicionais. Ao promover o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto demonstrou como a Química pode ser abordada de forma contextualizada.Item Visitantes florais da jurubeba (Solanum paniculatum), no Setor de Meliponicultura, do Departamento de Zootecnia da UFRPE (Campus Dois Irmãos)(2025-02-24) Santos, Andreilson José dos; Souza, Darclet Teresinha Malerbo de; http://lattes.cnpq.br/3266223126925865A jurubeba (Solanum paniculatum) é uma planta medicinal indicada para o tratamento de diferentes tipos de doenças. Ela é um arbusto nativo das regiões Norte e Nordeste do Brasil, possui folhas de sabor amargo e frutos amarelo-esverdeados, que também podem ser incluídos na alimentação. O objetivo deste trabalho foi identificar os visitantes florais da jurubeba, tipo de coleta (pólen, néctar e/ou resina) e a frequência dessas visitações. O experimento foi realizado no Setor de Meliponicultura do Departamento de Zootecnia, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife, PE. As observações foram realizadas das 6h às 16h, nos 10 minutos iniciais de cada horário, com três repetições, em três dias distintos, em janeiro de 2024. Foi observada a presença de várias espécies de abelhas, coletando pólen nas flores da jurubeba, entre elas: Augochloropsis sp. (53,7%), Bombus atratus (31,5%) e Melipona scutellaris (3,7%). Outros insetos como dípteros (11,1%) também foram observados nas flores. As abelhas Augochloropsis sp., da família Halictidae, aumentaram sua frequência até 11h, diminuindo após esse horário. As abelhas B. atratus visitaram as flores da jurubeba durante todo o dia, com pico de frequência entre 6h e 7h. As abelhas M. scutellaris visitaram as flores da jurubeba apenas entre 7h e 8h. Os dípteros foram observados apenas entre 9h e 12h. Concluiu-se que a jurubeba é uma planta que fornece pólen para diversas espécies de abelhas, sendo importante para a manutenção da biodiversidade dos polinizadores.Item Efeitos da elicitação isolada e combinada de ácido salicílico e metil jasmonato nos parâmetros biométricos e bioquímicos em Lippia alba (Verbenaceae)(2024-09-27) Paula, Maria Eduarda Magalhães de; Sperandio, Marcus Vinícius Loss; http://lattes.cnpq.br/4157291425794314; http://lattes.cnpq.br/8710784594902570A Lippia alba, principalmente associada à Caatinga e ao Cerrado, é uma planta arbustiva aromática da família Verbenaceae, sendo utilizada na medicina tradicional por suas propriedades farmacológicas atribuídas ao óleo essencial produzido das folhas. Uma das ferramentas utilizadas para aumentar a produtividade in vitro e in vivo de compostos bioativos é a elicitação. Este trabalho visa analisar os efeitos da aplicação individual e combinada dos elicitores Metil Jasmonato e Ácido Salicílico em L. alba após um curto período de elicitação, por meio de parâmetros bioquímicos e biométricos. Estacas de L. alba foram cultivadas em hidroponia e transplantadas para casa de vegetação. Os tratamentos individuais e o combinado receberam a concentração de 4 mM Ácido Salicílico e 2 mM Metil Jasmonato. Foi estabelecido um tratamento adicional com a aplicação de etanol 1%, usado para a diluição do Ácido Salicílico. A coleta do experimento ocorreu uma semana após a elicitação. Os grupos experimentais elicitados apresentaram diferenças significativas em relação ao controle no rendimento do óleo, nas análises oxidativas e de atividade enzimática realizadas, mas mantiveram um padrão nos parâmetros associados ao crescimento, carboidratos e proteínas. O perfil bioquímico do tratamento combinado diferiu dos demais. A elicitação in vivo combinada com Ácido Salicílico e Metil Jasmonato aumentou o rendimento do óleo essencial de L. alba sem afetar a produção de biomassa, sugerindo uma modulação eficaz do metabolismo da planta. Portanto, a elicitação nas concentrações avaliadas se mostra uma ferramenta viável para otimizar a produção de compostos de interesse nesta espécie após curto período de elicitação.Item Cultivo de Ruta graveolens L. (Arruda), Capsicum frutescens (Pimenta-Malagueta) e Allium ampeloprasum var. porrum L. (Alho-Poró) na reestruturação do horto medicinal da UFRPE(2024-02-21) Santana, Marcos Vinicios Farias de; Carvalho, Rejane Rodrigues da Costa e; http://lattes.cnpq.br/3307316028992311; http://lattes.cnpq.br/9531163274954702Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO. Cultivo e manejo de plantas medicinais no Horto Medicinal da UFRPE(2024-03-07) Santana, Joelly Karen Silva de; Carvalho, Rejane Rodrigues da Costa e; http://lattes.cnpq.br/3307316028992311; http://lattes.cnpq.br/6517992376258116Após a pandemia de COVID-19, a maioria das plantas do Horto Medicinal foi perdida, levando a necessidade de plantio e condução de novas espécies. O presente relatório refere-se às práticas de implantação, manejo e condução de plantas medicinais no Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O Estágio Supervisionado foi desenvolvido no período de 06 de novembro de 2023 a 06 de fevereiro de 2024. Para a produção de mudas foram utilizadas três espécies medicinais: Capsicum annum L. (pimenta-caiena), Thymus vulgaris (tomilho) e Artemisia absinthium (losna).Item Cultivo das plantas medicinais Kalanchoe daigremontiana (aranto), Chenopodium ambrosioides L. (mastruz) e Origanum vulgare L. (orégano) para composição do Banco de Matrizes do Horto de Plantas Medicinais da UFRPE(2024-02-21) Santos, Adelândia do Nascimento; Carvalho, Rejane Rodrigues da Costa e; http://lattes.cnpq.br/3307316028992311; http://lattes.cnpq.br/2274436564960448Por definição, plantas medicinais são aquelas que têm atividade biológica de interesse terapêutico, possuindo um ou mais princípios ativos, úteis à saúde humana. Os fitoterápicos são produtos originados exclusivamente de material botânico integral ou de seus extratos, usados com o propósito de tratamento médico (FERREIRA et al., 1998). A Organização Mundial da Saúde (OMS) define planta medicinal como sendo todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos, substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêuticos, cerca de 80% da população mundial faz uso das propriedades terapêuticas presentes nessas plantas, diminuindo dessa forma, os custos financeiros gerados nos tratamentos médicos principalmente das comunidades carentes e rurais (VERDAM, 2010). Este trabalho foi conduzido no horto de plantas medicinais do Departamento de Agronomia, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), devido à pandemia de COVID-19, o espaço ficou sem os devidos cuidados e como consequência a população de plantas diminuiu consideravelmente. Dessa forma, diante da importância das plantas medicinais o objetivo do trabalho foi de atuar na reestruturação do Horto Medicinal da UFRPE, com a seleção, estudo, plantio e condução de três espécies de interesse medicinal, que em conjunto com as demais plantas cultivadas por outras equipes irão aumentar o banco de espécies, que poderão ser utilizadas tanto em aulas práticas da disciplina de “Plantas medicinais, condimentares e aromáticas” quanto em projetos de pesquisa e extensão. O estágio foi desenvolvido durante o período de 06 de novembro de 2023 a 06 de fevereiro de 2024, proporcionando a vivência prática exigida para ingressar no mercado de trabalho na área de agronomia. As espécies selecionadas para cultivo no Horto Medicinal foram: a aranto (Kalanchoe daigremontiana), o mastruz (Chenopodium ambrosioides L.) e o orégano (Origanum vulgare L.).Item Mandalando memórias camponesas: buscando caminhos d'água e da saúde integral a partir de práticas participativas agroecológicas no Sertão de Crateús - Ceará(2024-03-05) Meneses, Ana Sabrina Araújo; Alves, Ângelo Giuseppe Chaves; http://lattes.cnpq.br/9733905079544308Este trabalho tem como objetivo apresentar minha trajetória acadêmica e como ela foi construída a partir da alternância entre a universidade e o território onde vivo. Resgatei as memórias camponesas em forma de mandala do tempo, entendendo que foi um processo circular e não linear, apresentando momentos marcantes da minha vida. Analisando este período com os caminhos das águas vivenciados pela minha família no sertão, trago as relações na construção da Agroecologia a partir do pertencimento com a Terra, a vida em comunidade, ao enfrentamento aos projetos do modelo mineral, aos cuidados com a saúde a partir de práticas integrativas, das plantas medicinais e o resgate do autoconhecimento feminino como ferramenta de cura para ação no mundo, resultando em redesenhos sustentáveis dos etnoagroecossistemas e no modo de vida camponês/a. Usei como metodologias: releitura dos relatórios, dos mapas, desenhos, textos utilizados e selecionei as temáticas que mais me chamaram a atenção para conduzir minha escrita. Diante das reflexões e aprendizados, concluo e afirmo a minha importante missão como educadora em Agroecologia na colaboração do empoderamento dos povos do campo, a partir de metodologias criativas e participativas.
