01.1 - Graduação (Sede)

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    Avaliação na educação infantil: caminhos e desafios da prática avaliativa com bebês na rede municipal do Recife
    (2025-07-24) Silva, Bárbara Claudiane da; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366
    O presente estudo buscou compreender a prática avaliativa em uma turma de Berçário da Rede Municipal do Recife. De forma específica, procurou-se compreender as concepções do professor acerca da avaliação na Educação Infantil e seus critérios para avaliar bebês. O referencial teórico fundamentou-se em autores como Hoffmann (1991; 2005), Luckesi (2011), Kramer (2006) e outros que discutem a avaliação como processo contínuo, reflexivo e respeitoso à infância. O interesse pela temática surgiu durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), em que houve contato direto com bebês e diálogos com a professora da turma, possibilitando reflexões iniciais sobre o tema. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada posteriormente, com um professor diferente, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) recifense, por meio de entrevista semiestruturada e análise de conteúdo.
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    Avaliação dos serviços gastronômicos com base no conteúdo gerado pelos usuários: um estudo na cidade do Recife
    (2024-10-04) Morais, Tiago José Lima de; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/2464275639664345
    A preocupação com a qualidade do serviço afeta os gestores de estabelecimentos gastronômicos. Diante disso, conhecer a visão do consumidor sobre essa qualidade, pode nortear o direcionamento dos serviços e melhorar sua eficiência, além de apresentar as carências existentes. Para expressar suas avaliações sobre determinada experiência, os clientes utilizam postagens em meios de comunicação digitais, denominadas de Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU). Assim, este trabalho tem por objetivo analisar as avaliações feitas pelos usuários no site do TripAdvisor, focando em comentários com aspectos a serem melhorados pelos estabelecimentos de alimentos e bebidas. Para isso, foram analisadas as avaliações da Taberna Japonesa Quina do Futuro, Arvo, Cá-ja e Chiwake, estabelecimentos da cidade de Recife melhor classificados no 3º ranking dos 100 Melhores Restaurantes do Brasil da Revista Exame (2024). As cinco dimensões da escala SERVQUAL, quais sejam, Confiabilidade, Responsividade, Segurança, Empatia e Tangibilidade, foram utilizadas para analisar os comentários, bem como para apresentar formas de recuperação de serviços dentro dos estabelecimentos de alimentos e bebidas. Os resultados encontrados mostram que muitos clientes pontuaram a questão da demora no serviço e padronização de pratos, mostrando assim que a recuperação de serviços pode ser colocada em prática através de treinamentos e melhoria de processos do serviço. Como conclusão, podemos afirmar que o CGU é um grande aliado para os gestores de estabelecimentos gastronômicos e através dele pode-se obter a visão do consumidor para manter o seu padrão de qualidade ou melhorar o seu serviço.
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    Avaliação de aplicativos de Química: uma investigação através do Modelo de Avaliação de Aplicativos Educacionais
    (2024-03-01) Oliveira, Vanessa Silva de; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872
    A presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação, cresceu significativamente ao longo dos anos. É possível perceber tal crescimento principalmente no uso frequente de smartphones e tablets em sala de aula, e na quantidade aplicativos (apps) para fins educacionais disponíveis nas plataformas digitais. Para o ensino e aprendizagem de Química, e especificamente a subárea da Química Orgânica, é perceptível as contribuições que auxiliam a compreensão dessa Ciência, a partir da visualização e interação proporcionadas pelos aplicativos disponíveis. Contudo, para um uso consciente e objetivo dessa ferramenta, é necessário que o docente saiba administrá-lo de maneira estruturada para alcançar resultados positivos no processo de aprendizagem dos estudantes. Desse modo, o presente trabalho tem a finalidade de desenvolver um novo modelo baseado em aspectos técnicos e pedagógicos, existentes em modelos de avaliação de Jogos Educacionais Digitais (JED) incorporando a Taxonomia de Bloom, além de analisar os aplicativos (Apps) de Química Orgânica disponíveis gratuitamente na plataforma da Google Play. Para isso, o percurso metodológico consistiu em 4 etapas: 1) Levantamento sobre os apps de Química Orgânica disponíveis na Google Play através do corpus latente; 2) Levantamento de modelos e instrumentos de avaliação de jogos digitais educacionais na plataforma do Google Acadêmico; 3) Elaboração de um modelo para avaliação de apps; 4) Análise dos apps de química encontrados no corpus latente, segundo o modelo para avaliação de apps proposto. Os resultados mostram que existe uma diversidade de apps de Química Orgânica, assim como de modelos de avaliações dos JED, contribuindo para a elaboração do Modelo de Avaliação de Aplicativos Educacionais (MAAE), composto de categorias e requisitos que compõe aspectos técnicos e pedagógicos encontrados e adaptados dos modelos dos JED analisados. Além disso, a partir do MAAE produzido, analisamos apps de Química Orgânica identificando características que podem ser usadas no Ensino de química, entre elas: características de quiz, bom funcionamento técnico, níveis de complexidade nos conteúdos, entre outros. Por fim, a pesquisa indica que o MAAE tem o potencial de auxiliar os docentes na escolha dos apps disponíveis nas lojas de aplicativos, tendo em vista o seu olhar focado em aspectos técnicos e pedagógicos que influenciam na aprendizagem do estudante, além de poder ser usado para a construção de novos aplicativos de várias áreas, além do ensino de Química.
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    A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros
    (2023-09-21) Santos, Mechele da Silva; Simões Neto, José Euzébio; Cruz, Maria Eduarda de Brito; http://lattes.cnpq.br/0040724703642654; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/0778447069651912
    O Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) vem se tornando um dos principais processos avaliativos para o ingresso ao ensino superior de Pernambuco. Compreendemos que o processo de avaliar é indissociável a prática pedagogica, por essa relevância esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as questões de Química do SSA da UPE, observando provaveis aproximações curriculares e estruturais do certame junto aos documentos oficiais e os aspectos metodologicos do saber químico, no intervalo dos anos 2013 a 2024. Tendo ampla relevância, pois anualmente o número de inscritos só cresce e apresentou, no ano de 2023, sua primeira alteração para a prova do SSA 1, onde agora as questões devem englobar diretamente as orientações sobre o conhecimento cientifico vinculado as competências especificas e habilidades, como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia para esta pesquisa focou analisar: I. Conhecimento químico presente nas questões e no manual do candidato; II. O quantitativo e principais conteúdos cobrados; III. Analisar os aspectos estruturais e a presença da cultura de massa nas questões; IV. Aspectos sobre o conhecimento químico este relacionado a forma contextual e conceitual pelos niveis do conecimento químico de Jonstone, sendo eles simbólico, microscópico e macroscópico; V. Analisando os aspectos conmceituais da química. A pesquisa documento realizada ambrange a forma quantitativa e qualitativa de analise e considerando todas as fases da seleção seguindo leitura cuidadosa e categorização, podemos verificar os níveis de conhecimento químico, segundo o triplete de Johnstone, os aspectos estruturais, focados na utilização da cultura de massa, os aspectos conceituais, observando se as questões estabelecem relações dos conhecimentos químicos e o social, com base na prevalência ou homogênea divisão dos conteúdos, assim como nos níveis do conhecimento químico e conceituação, segundo as competências e habilidades sugeridas pela BNCC. Assim, percebemos que alguns conteúdos sobresairam-se na frequência sobre outros, e que infelizmente a cultura de massa ainda é pouco abordada nas questões e sua pouca frequência abarca as procas do SSA1. Pelos dados analisados as questões segundo o triplete observamos que o nível de conhecimento simbólico englobou oitenta e uma questões, acreditamos por ele ter como foco os símbolos, as equações químicas e fórmulas. Notamos também que a conceituação relacionada a químia na indústria contemplou oitenta das questões, observamos também que várias habilidades específicas pode ser facilmente identificadas nas questões do SSA1 de 2023. Assim podemos observar que a elaboração das questões de química do Sistema Seriado de Avaliação vem sofrendo variações conforme não apenas aos documentos oficiais, mas também pela influência direta da sociedade e suas necessidades.
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    As práticas de uma avaliação dissimulada distantes do processo de ensino-aprendizagem democrático
    (2022-10-11) Silva, Ermirio Simões Batista da; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/6621865964089992
    Este artigo propõe a análise de questões do caderno de provas da segunda fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), através das teorias de Ensino de Língua Portuguesa, com foco nos processos de avaliação sob a luz do eixo da leitura. Abordaremos as transformações dos paradigmas envolvidos na avaliação, os aspectos de uma prática pedagógica que promovem hierarquias escolares, as perspectivas da medição do conhecimento no contexto avaliativo, as características de uma questão objetiva e as relações do vestibular com as concepções de língua, a fim de fundamentar o modo pelo qual as questões minimizam a capacidade interacional, leitora e produtora de sentidos e saberes no contexto da avaliação. Por fim, apontaremos constatações as quais revelam a manutenção de uma prática que não democratiza o estudante avaliado, colocando-o no lugar de reprodutor do saber em pleno século XXI.
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    Avaliação da aprendizagem: superando desafios na educação física escolar durante o ensino remoto emergencial
    (2023-05-04) Almeida, Isabella Maria França Severo de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
    Este estudo tem como objetivo analisar a prática avaliativa da Educação Física (EF) escolar durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), verificando quais foram as estratégias de avaliação utilizadas na prática pedagógica e ressaltando os principais desafios e possibilidades encontrados para avaliar a aprendizagem dos estudantes em um contexto remoto. A pesquisa foi orientada por uma abordagem qualitativa e realizada a partir do método da pesquisa-ação, pretendendo compreender as estratégias utilizadas para superar os desafios da avaliação da aprendizagem na EF escolar durante o ERE. Para tanto, foram consideradas as práticas avaliativas do componente curricular EF, ocorridas durante o ERE, no 3º bimestre do ano letivo de 2021, numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma Escola Pública Federal, mediante observações e intervenções realizadas para a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A partir dos estudos, foi possível perceber o quanto a avaliação da aprendizagem é um processo complexo e como ela torna-se ainda mais complexa quando trazida para a EF escolar, devido às especificidades e a dificuldade da área em se legitimar como um componente curricular na escola. Contudo, constatou-se com a pesquisa, que é possível superar os desafios da avaliação já existentes, além dos decorrentes do ERE, utilizando-se de estratégias como a diversificação de técnicas, instrumentos e critérios para avaliar a aprendizagem dos estudantes, considerando-os sujeitos diversos, com diferentes habilidades cognitivas, afetivas e socioculturais. Portanto, a pesquisa veio colaborar para o desenvolvimento dos conhecimentos acerca da avaliação da aprendizagem na EF escolar no ensino remoto, mostrando as possibilidades de planejar e realizar uma prática avaliativa com intencionalidade nesse contexto, uma avaliação que avalie de forma contínua, processual, qualitativa e que, sobretudo, considere o aluno como um ser integral, compreendendo-o em sua totalidade e a partir da sua realidade, e mais, que esteja fundamentada em teorias e metodologias consolidadas, como a Pedagogia Histórico-Crítica e a Crítico-Superadora.
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    A avaliação do ensino-aprendizagem escolar: possibilidades nas aulas de Educação Física
    (2022-10-10) Souza, Sérgio Henrique de Oliveira; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
    Este estudo tem como objetivo compreender os processos avaliativos em Educação Física Escolar, a fim de que o docente possa identificar seus fundamentos teórico-metodológicos e suas possibilidades didáticas para as aulas na escola, assim como, consiga mensurar como o sentindo-significado dos conteúdos chegou ao(a) aluno(a), para que este(a) evolua como pessoa e como cidadão(ã), atingindo assim, a reflexão crítica da realidade na qual se encontra, proporcionando maior conexão entre professor(a), conteúdo e aluno(a), de maneira profunda e ao mesmo tempo, transparente, assimilável e concreta. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo, em específico, uma pesquisa bibliográfica, sendo planejada mediante a resultados da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório III em Educação Física – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizada numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade do Recife-PE. Este estudo proporciona uma contribuição de práticas avaliativas formativas, levando em consideração todo o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa colaborou para o desenvolvimento dos conhecimentos acerca da utilização de práticas avaliativas no componente curricular Educação Física, ampliando o entendimento desta tão discutida ferramenta pedagógica, a avaliação, e consequentemente, auxiliando na produção do conhecimento na área da Educação Física.
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    Minha Prova: automatizando o processo avaliativo nas escolas
    (2019) Silva, Túlio de Souza; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
    A educação ainda é uma área que carece de tecnologia para melhorar seus processos,sobretudo em escolas da rede pública. A correção de cartão resposta é um dos processos realizados no cotidiano do professor que pode ser automatizado. Este trabalho apresenta uma ferramenta desenvolvida para automação do processo de correção de cartão resposta nas escolas, auxiliando os professores nesta atividade do dia a dia.Com o objetivo de avaliar o impacto do sistema Minha Prova no processo de correção de provas em instituições de ensino foi realizado um estudo de caso com os professores da escola pública estadual Cícero Dias em Recife, Pernambuco, para medir a eficiência da ferramenta comparada aos métodos tradicionais de correção de cartão resposta, e um estudo da interface da ferramenta a fim de implementar melhorias na experiência do usuário. O trabalho mostra que o uso da ferramenta diminui o tempo em que os professores passam fazendo a correção de cartão resposta dos alunos,utilizados em provas e simulados, ao mesmo passo que disponibiliza aos professores dados relevantes sobre o desempenho dos alunos nas avaliações como por exemplo,o número de acertos por questão. Por fim, conclui-se que a ferramenta proposta no trabalho é uma poderosa aliada dos professores e da coordenação na melhoria do processo avaliativo.
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    Avaliaçâo de aprendizagem: concepções e aplicações
    (2018) Nascimento, Mirleidy Esterfani Oliveira do; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919
    O objetivo desta pesquisa foi analisar perspectivas de alguns autores sobre o processo de avaliação de aprendizado. Essa temática foi construída no intuito de se levantar os conceitos, abordagens e concepções de avaliação definidos por alguns autores a partir de relatos de experiências e pesquisas voltadas a abordagens de avaliações educacionais. Onde os mesmos conceituam e justificam o conceito de avaliação de acordo com vários fatores que intercedem e influenciam nesse processo. Outro fator que nos faz levantar esse tema é um relato de experiência onde houve a possibilidade de vivenciar o processo de construção de avaliação como professor regente de disciplina, podendo ter a visão de como o processo é visto a partir da posição ofertada e a oportunidade de acompanhar o processo onde os alunos buscam recuperar a pontuação obtida, tendo em vista a alcançar uma “promoção” ou egresso no ano letivo seguinte. O presente trabalho trata-se de abordagem qualitativa, onde se fez uso da investigação bibliográfica em carácter de analise teórica. Concluímos nesse trabalho que os autores pesquisados tem uma visão diferenciada sobre a avaliação no processo de aprendizagem educativa. E com isso foi possível ter um visão ampliada referente às metodologias utilizadas na construção do processo avaliativo.