Bacharelado em Administração (UAST)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A influência dos estilos de liderança na satisfação do colaborador(2022-10-07T03:00:00Z) Silva, Ana Beatriz Henrique da; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323A liderança é a capacidade de influenciar pessoas, de modo que estas façam o que lhes é estabelecido. O presente estudo teve como objetivo compreender a influência dos estilos de liderança na satisfação do colaborador. Para atingir o objetivo foi feita uma revisão sistemática de literatura, de caratér qualitativo. Os resultados demostraram que os colaboradores se sentem mais satisfeitos quando a abordagem do líder é voltada para as pessoas, sendo estas inspiradas pelos líderes. A abordagem voltada para pessoas envolve a liderança Transformacional, sendo este o estilo que mais influencia a satisfação dos colaboradores. Porém, o estilo de liderança Transacional, apesar de não trazer tanta satisfação, pode contribuir positivamente para o desempenho. Para futuros trabalhos, recomenda-se também realizar um estudo de campo para compreender, comparativamente, a influência dos estilos de liderança na satisfação de pessoas do sexo masculino e feminino. Além disso, seria interessante estudar a influência do estilo de liderança na satisfação de colaboradores da geração X, Y e Z.Item A percepção dos clientes sobre a qualidade dos serviços prestados no Instagram pela loja Mary Rommanel(2020-11-03T03:00:00Z) Silva, Mariana Letícia de Moura e; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/0410415646118737A qualidade nos serviços online tem se tornado um fator importante tanto para a satisfação do cliente como para tornar uma organização mais competitiva em seu mercado de atuação. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços de uma loja virtual, a partir da percepção de seus clientes. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: qual a percepção dos clientes quanto a qualidade dos serviços online prestados pela Mary Rommanel por meio do Instagram, considerando a perspectiva do autosserviço e dos papéis desempenhados pela vendedora? A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, tendo como procedimento técnico, o estudo de caso. E tem como resultado uma percepção positiva dos clientes, quanto aos serviços prestados, com destaque para o tempo de resposta da vendedora quanto as demandas dos clientes (via chat); a disposição para resolver problemas, tirar dúvidas; e, a transmissão de confiança, entregando ao cliente aquilo que ele espera, no local correto e no tempo adequado a sua necessidade.Item Ações de extensão: a percepção dos acadêmicos sobre as lives temáticas do projeto administração na web durante a pandemia(2020-11-04T03:00:00Z) Silva, Talita Aiala Paiva; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/0190196862233112Sabendo da importância que envolve a extensão nas universidades e que é necessário realizar atividades que ajudem a aproximar a comunidade acadêmica da sociedade, o presente trabalho visa analisar as ações do projeto de extensão Administração na WEB, desenvolvido por docentes e discentes do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST), durante o período de pandemia da Covid-19. Apresenta-se, portanto, a seguinte pergunta de pesquisa: qual a percepção dos acadêmicos sobre as ações do projeto Administração na WEB, implementadas no período de pandemia? Colocando em pauta as Lives Temáticas realizadas. Através disso, a metodologia se pautou em um estudo de caso, com abordagem descritiva e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes da UFRPE/UAST e de outras instituições. Realizou-se uma revisão sistemática para compreender o que os autores abordavam sobre o tema e, para saber as percepções das pessoas em se tratando das ações do blog foi elaborado um questionário, utilizando o Google Formulários. Reflete-se que as ações implementadas pelo blog, durante o período de pandemia, com a finalidade de aproximar a universidade e a sociedade foram efetivas, colaborando, de maneira satisfatória, para que os envolvidos compreendam a importância da comunicação e da extensão universitária dentro do meio acadêmico no qual estão inseridos. A utilização das mídias sociais tivera bastante relevância para o contexto atual, uma vez que, com as exigências de distanciamento social, foi possível continuar aproximando os acadêmicos, além de transmitir conhecimento.Item Administração estratégica na contabilidade: o modelo inovador das startups de contabilidade on-line(2021-12-03T03:00:00Z) Santos, Maria Gisele Batista dos; Machado, Luiz Cláudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, é de extrema importância que as organizações busquem estratégias para se manterem no mercado. No setor contábil não é diferente, é necessário buscar formas de inovar neste tipo serviço, que apesar de já ter se reinventado diversas vezes, ainda é bastante burocrático. No início da última década com a internet cada vez mais forte, começaram a surgir startups de contabilidade on-line, que visam oferecer os mais diversos e importantes serviços contábeis às empresas. Este artigo buscou discutir sobre as estratégias utilizadas por esses escritórios inovadores, mostrando como diferem dos escritórios tradicionais, e apresentando índices de satisfação de seus clientes. Diante dos dados obtidos foi possível observar que esses escritórios são capazes de igualarem-se ou talvez ultrapassarem os escritórios tradicionais nos próximos anos, pois são eficientes, mesmo em seus pacotes de serviços mais básicos, ajudam a reduzir os custos da organização, pois o valor é bem mais baixo que o de escritórios tradicionais, e com isso aumentaram o poder de barganha dos clientes, que agora possuem mais poder de escolha.Item Análise comparativa dos principais programas de educação financeira do Brasil(2022-10-10T03:00:00Z) Lopes, Alexandre Domingos; Pontes, Tricia Thaíse e Silva; http://lattes.cnpq.br/0497598665441136; http://lattes.cnpq.br/2143914453783992O presente estudo visa comparar os principais programas que propõem a implementação da educação financeira nas escolas públicas do Brasil. Para sso, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e método de análise de conteúdo, conforme definido por Bardin (2016). A análise foi realizada a partir dos dados e informações coletadas nos sites e documentos referentes ao programa Aprender Valor (2019) e ao programa Educação Financeira na Escola (2021). Os programas dependem inicialmente da disseminação por parte dos idealizadores, posteriormente da adesão das instituições de ensino, com o foco exclusivo nos professores, sendo eles as peças fundamentais para levar a educação financeira aos alunos. Uma lacuna encontrada nos programas é a deficiência na disseminação, é necessária uma mudança nas definições para que a implementação da educação financeira ocorra de uma forma mais eficaz, atingindo o público-alvo. Os coordenadores da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), junto aos órgãos competentes, precisam rever o método para aplicar essa política pública com qualidade, priorizando a divulgação e realizando as ações de forma mais unificada para que a educação financeira chegue aos alunos de forma mais ampla e as mudanças no comportamento relacionado ao dinheiro possam ser percebidas em um futuro próximo.Item Análise da gestão de políticas públicas de saúde para combate a COVID-19 no Brasil, de 2020 a 2022: uma revisão crítica da literatura(2022-10-10T03:00:00Z) Cavalcante, Cícero Rannyelly da Silva; Pontes, Nicole Louise Macedo Teles de; http://lattes.cnpq.br/0800574110391775O presente estudo tem a pretensão de realizar uma breve análise crítica da gestão de políticas públicas de saúde para combate a Covid-19 no Brasil, nos anos de 2020 a 2022. Através de uma pesquisa bibliográfica, o artigo realizará uma revisão da literatura acerca da temática escolhida buscando alcançar informações importantes para fundamentar o desenvolvimento do texto. A pesquisa abordará tópicos com assuntos importantes analisados e apresentados por vários autores, através de artigos, resenhas, textos e dados nos bancos de dados virtuais da internet em uma busca atualizada de assuntos pertinentes as políticas públicas de saúde desenvolvidas pelo Governo Federal frente a pandemia e seus impactos na sociedade brasileira. Ainda contextualiza a pandemia, a importância das políticas públicas para sociedade e o desenrolar da pandemia no Brasil.Item Análise da satisfação dos clientes de uma ótica na cidade de Serra Talhada - PE(2021-03-05T03:00:00Z) Silva, Amanda Sheyla Freire Da; Carneiro, Jailson Santana; http://lattes.cnpq.br/0403978206266328; http://lattes.cnpq.br/2541293200906166O objetivo desse trabalho é analisar o nível de satisfação dos clientes referente ao atendimento, o produto e o cumprimento de prazo de uma ótica da cidade de Serra Talhada, Pernambuco. Para alcance do objetivo, dados secundários (482 entradas) dos anos de 2018, 2019 e 2020 da pesquisa pós-compra da ótica foram analisados com o auxílio do Excel. Frequências e porcentagens e o cálculo do Net Promoter Score (NPS) foram feitas. A partir dos resultados, nota-se que a ótica apresenta elevados índices de satisfação com o atendimento (99,8% das pessoas) e com os produtos (98,3% dos respondentes). O NPS da empresa também apresentou nível elevado, alcançando o valor de 94,2%, sinalizando que a amostra promove a ótica. Por fim, nas considerações finais foi proposto melhorias no questionário aplicado pela empresa com a modificação e/ou inclusão de novas variáveis para melhor captar a satisfação do cliente.Item Análise do ciclo de serviços de uma loja de vestuário(2020-11-05T03:00:00Z) Silva, Regina de Almeida; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A utilização do ciclo de serviços funciona como uma ferramenta gerencial que auxilia a organização a trabalhar com o aspecto intangível e variável de seus processos e dos critérios utilizados pelos clientes para avaliar os serviços prestados. Essa pesquisa tem como objetivo construir o ciclo de serviços de uma organização do setor de vestuários e mapear os pontos críticos do processo que possam interferir na satisfação do seu cliente, considerando as cinco dimensões da qualidade propostas por Zeithaml e Bitner (2003): a confiabilidade, a responsividade, a segurança, a empatia e os aspectos tangíveis do serviço. A presente pesquisa é do tipo exploratória e descritiva; com abordagem do tipo qualitativa e com o método de estudo de caso, utilizando-se de documento e observação participante. O referencial teórico teve como base os seguintes autores: Las Casas (2019), Lovelock e Wright (2006); Gianesi e Corrêa (2018); Zeithaml; Bitner; Gremler, 2014, Fiebig; Freitas, (2011); Lamprecht, (1994); Cobra, (1986), Fitzsimmons e Fitzsimmons (2014), Albrecht e Bradford (1992), Grönroos (1984), Teixeira et al. (2012), Carlzon; Langerstrom, (2005). Spiller et al. (2004), Toledo et al. (2012). A partir da análise dos documentos da pesquisa de satisfação feita pela empresa e da observação participante, foi possível construir o ciclo de serviços da loja e observar que os momentos críticos estão na primeira etapa de prestação dos serviços - redes sociais e visita à loja. Portanto, se faz necessário que os gestores da empresa avaliem essa etapa do seu ciclo produtivo, na busca de fidelizar o seu cliente e conquistar novos negócios.Item Análise dos planos de gestão de logística sustentável das universidades federais de Pernambuco(2022-10-13T03:00:00Z) Lima, Ivanise Pereira Leite; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta utilizada pelos órgãos públicos federais para estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos no desenvolvimento de suas atividades. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi responder a seguinte questão: quais são as diferenças e semelhanças existentes nas práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços planejadas por universidades federais localizadas no Estado de Pernambuco? Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e documental. Os resultados de pesquisa indicam que, em geral, as práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços são semelhantes entre as instituições, diferenciando apenas em quantidade e no estágio de desenvolvimento. Algumas práticas estão em fase de planejamento ou conscientização, outras na fase de ampliação, como é o caso da energia elétrica.Item Análise e melhoria de processos operacionais em uma empresa do setor de varejo em Serra Talhada - PE: um estudo de caso(2022-10-07T03:00:00Z) Silva, Júlio Daniel Cabral da; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932; http://lattes.cnpq.br/2016490426791753A pesquisa em questão é de natureza aplicada e de cunho qualitativa e exploratória, sendo que os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa documental, para que o pesquisador desenvolvesse conceitos, ideias e entendimentos sobre o assunto abordado, a fim de alcançar os resultados desejados. O foco deste estudo foi, em um primeiro momento, identificar os processos críticos dos setores de vendas e logística de uma empresa, mapeá-los, identificando as possibilidades de melhoria através de ferramentas de gestão de processos e modelá-los por fluxogramas de processos, de forma a viabilizar o alcance do principal objetivo deste estudo: padronização de processos nas operações de vendas e logística. Os processos com as propostas de melhorias dos referidos setores foram elaborados, alcançando os objetivos definidos e os resultados desejados.Item As estratégias metodológicas utilizadas pelos professores do curso de bacharelado em administração no ensino remoto emergencial.(2022-05-27T03:00:00Z) Santos, José Everaldo de Lima; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A implementação do Ensino Remoto Emergencial nas instituições de ensino superior no Brasil, principalmente nas públicas, devido as medidas restritivas ocasionadas pela covid-19, impôs uma nova realidade para estudantes e professores, que viveram num curto espaço de tempo a implementação de mudanças no método de ensino. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo responder a seguinte questão: quais estratégias metodológicas foram utilizadas pelos professores do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, na oferta de suas disciplinas durante o Ensino Remoto Emergencial? Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, tendo como procedimento técnico o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário e a pesquisa documental. Como resultado, tem-se que as estratégias metodológicas de ensino mais utilizadas pelos professores do Curso de Bacharelado em Administração no Ensino Remoto Emergencial foram: estudo de caso (76,9%), seminários e discussões (76,9%), sala de aula invertida (61,5%), aprendizagem baseada em problemas (46,2%) e mapas conceituais (23,1%)Item As expectativas acadêmicas dos ingressantes do Curso de Bacharelado em Administração da UFRPE/UAST(2021-07-17) Viana, Káthylla Mayara Alves Santos; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A presente pesquisa pode ser inserida no campo de estudo sobre expectativas acadêmicas, na qual busca investigar os anseios dos alunos ingressantes no ensino superior. Diante disso, o objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão de pesquisa: quais são as expectativas acadêmicas dos ingressantes do curso Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)? Para atender ao objetivo, essa pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa e tem como procedimento técnico, o estudo de caso. Na coleta de dados foi utilizado o Questionário de Percepções Acadêmicas: Versão A – Expectativas – Versão brasileira (QPA-E/B) - criado por Deaño et al. (2015) e adaptado por MarinhoAraújo et al. (2015). Notou-se que os discentes veem o curso de Administração da UAST como uma ótima oportunidade de obter um bom emprego e estabilidade em uma profissão valorizada pela sociedade. Além disso, foi possível identificar a autocobrançItem Aspectos que afetam de forma positiva ou negativa a qualidade no atendimento em agências bancárias(2022-10-07T03:00:00Z) Amaral, Maurílio Batista do; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente estudo visa identificar os aspectos que afetam de forma positiva ou negativa a qualidade no atendimento em agências bancárias. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura. Assim, foi possível identificar que aspectos como demora na realização dos procedimentos e as filas foram os que mais influenciaram negativamente. Por outra parte, a forma de tratamento e conhecimento dos produtos e serviços do banco são aspectos que influenciam de forma positiva. Para futuros trabalhos, sugerem-se a inclusão de outras bases de dados, bem como artigos em outros idiomas. Também seria importante aprofundar os estudos realizando uma pesquisa de campo.Item Aspectos que levam à (in) eficiência do processo logístico na distribuição de medicamentos(2022-05-27T03:00:00Z) Alves, Leandro Batista Furtado; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323; http://lattes.cnpq.br/8285569014741132o presente trabalho foi desenvolvido na modalidade de revisão sistemática de literatura e pretende identificar aspectos que levam à (in) eficiência do processo logístico na distribuição de medicamentos. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma busca de artigos científicos através das plataformas de pesquisa: Spell, SciELO, portal de periódicos CAPES e Google Acadêmico e sendo utilizados para a revisão sistemática de resultados aqueles que estivessem de acordo com o escopo do trabalho. Os principais aspectos que levam à (in) eficiência estão: falta de parâmetros para auxiliar a programação de aquisição, inexistência do controle de estoque, falta de pessoal qualificado, infraestrutura inadequada para armazenamento, subutilização do sistema de informação e restrição orçamentária e financeira, no caso do setor público. Em contrapartida, contribuem para eficiência o acompanhamento e avaliação de cada etapa do fluxo logístico, a utilização de tecnologia da informação na gestão, gerenciamento da distribuição de medicamentos por farmacêuticos e o transporte adequadoItem Aspectos que podem afetar a motivação do colaborador no trabalho home office(2022-10-07T03:00:00Z) Silva, Márcia Raquel Feitosa da; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente artigo visa identificar aspectos que podem afetar a motivação do colaborador no trabalho home office. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura qualitativa. Os aspectos podem contribuir para motivação dos colaboradores em trabalho home office são: flexibilidade de horários, maior rendimento, economia de tempo, redução de distrações, controle das próprias funções, condições da estrutura de trabalho, ter orgulho da empresa, sentir-se realizado pelo trabalho e valorizado pela empresa. Já os aspetos que podem contribuir para a desmotivação são: falta de interação interpessoal, menor concentração, falta de infraestrutura, excesso de distrações, dificuldade em separar trabalho e vida pessoal, carga excessiva de trabalho, dificuldade em se adaptar às novas formas de trabalho, aumento de estresse, cansaço e esgotamento emocional. Este trabalho pode servir de fonte de informação para gestores e pesquisadores. Vale ressaltar que houve dificuldade em encontrar artigos que abordassem sobre a motivação do colaborador no trabalho home office. Para futuros trabalhos, sugere-se ampliar a base de dados e realizar pesquisa de campo.Item Aspectos sociais das mulheres empreendedoras na cidade de São José do Belmonte-PE(2022-06-27T03:00:00Z) Silva, Edna Neroneide da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/7520182798484847Este estudo possui como objetivo principal analisar os aspectos sociais das mulheres empreendedoras da cidade de São José do Belmonte-PE. O empreendedorismo está em alta no Brasil. Com a crescente inserção das mulheres no mercado de trabalho, surge o sonho de abrir seu próprio negócio, associado ao desejo de possuir a independência financeira, alcançar o sucesso e ser sua própria chefe. Deste processo de crescimento feminino emergem inúmeros desafios. A mulher depara-se com barreiras socioculturais que, somadas às problemáticas do mundo dos negócios, formam seu novo contexto social. A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, entrevistas semiestruturada. A partir da análise realizada, é perceptível que debates como o preconceito por gênero e os conflitos família-trabalho ainda emergem com frequência, compondo os principais desafios por elas enfrentados e sua evidente capacidade de resiliência. O conjunto de aspectos que motivam as mulheres a montarem seus próprios negócios são diversificados. Através da coragem de correr riscos, as empreendedoras buscam sua realização pessoal e profissional. Conclui-se que as mulheres empreendedoras de São José do Belmonte enfrentam diversos embates em seu contexto social, entretanto percebe-se que a determinação é característica comum.Item Atendimento bancário em Serra Talhada: uma análise do nível de satisfação do cliente(2020-11-03T03:00:00Z) Brasil, Jhemilyn Michelle Silva; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571; http://lattes.cnpq.br/7464196045810940A abertura do mercado financeiro junto aos avanços tecnológicos trouxe novos desafios para as agências de instituições bancárias. Manter os clientes satisfeitos é o principal deles, uma vez que a sobrevivência das organizações depende de seus usuários para se manter em pleno funcionamento. Nesta perspectiva, a questão-problema deste estudo é responder a seguinte pergunta: qual o grau de satisfação dos clientes externos com a prestação de serviços de atendimento das instituições financeiras do município de Serra Talhada – PE? Com isso o objetivo geral consiste em avaliar o grau de satisfação destes clientes. Para tal, a metodologia empregada neste estudo classifica-se como descritiva exploratória de natureza quantitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado no google forms. Na discussão dos resultados averiguou-se que nos quatro critérios avaliados, que foram: autoatendimento, atendimento no caixa, atendimento convencional, e atendimento online via aplicativo; em todos estes os clientes se mostraram insatisfeitos. O maior índice de insatisfação foi identificado no critério de atendimento dentro da agência, no quesito tempo de espera para ser atendido. Após mensurar o grau de satisfação dos clientes, verificou-se a insatisfação e descontentamento com os serviços bancários da cidade. Ainda, conclui-se que a satisfação dos consumidores está ligada com a qualidade do serviço de atendimento, nisto as organizações precisam se atentar com a execução dos serviços prestados, especialmente no atendimento presencial com o cliente.Item BALANCED SCORECARD: Ferramenta de Gestão Estratégica orientada a correlação causa-efeito em Companhia do ramo energético do Sertão do Pajeú(2020-10-23T03:00:00Z) Lima Júnior, Gilson Luann de; Ferreira, Leonardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9845689877157123Com as atuais exigências do mercado é imprescindível que a estrutura organizacional das empresas esteja sistematizada de maneira harmoniosa com o macroambiente. Pois, os aspectos socioculturais, legais, políticos/governamentais, econômicos e tecnológicos exercem pressão competitiva sobre o funcionamento intrínseco das instituições de maneira que ela necessita de uma análise interna que a ajude a entender quais são suas forças e fraquezas. Neste sentido, com a finalidade de ofertar para os consumidores de energia elétrica serviços e produtos de qualidade companhias do ramo energético se beneficiam de ferramentas e metodologias administrativas como a gestão estratégia que visa unitizar todos os esforços que uma organização possui para o alcance das metas e objetivos traçados pelo nível superior traduzidos de maneira eficiente e eficaz para os demais níveis da empresa. Assim, através de levantamento bibliogáfico, investigação de estratégias tomadas para prospecção de unidades consumidoras com possíveis perdas comerciais, detecção de competenciasque precisam ser desenvolvidas pelos colaboradores, identificaçãoda inadimplência da população do sertão do Pajeú e análiseao acesso ao conhecimento dos clientes ao suporte e canais de atendimento e denúncia da concessionária.Para tanto, este estudo pretende clarificar todo o processo de recuperação de energia relacionada a perdas comerciais através da implementação do Kaizen ACT, de análise documental e de suas ações de melhoria contínua transformadas em aprendizagem e crescimento compondo a cadeia inversa do Balanced Scorecard como forma de fazer face aos novos desafios.Desta forma, entende-se que a falta de alinhamento entre os aspectos financeiros, processos, clientes e melhores práticas acarreta em descumprimento dos objetivos da organização à medida em que cada parte significativa da empresa está olhando para direções distintas.Item Barreiras e facilitadores da comunicação interna nas organizações: uma revisão sistemática de literatura(2022-10-03T03:00:00Z) Lima, Carlos Alberio do Nascimento; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente estudo visa identificar barreiras e facilitadores à comunicação interna nas organizações. Para tanto, foi utilizada uma revisão sistemática de abordagem qualitativa, utilizando as plataformas Spell, Scielo e o Portal de Periódicos da CAPES. Foram selecionados 13 artigos para compor a pesquisa. Dentre as principais barreiras encontradas é possível citar falta de engajamento dos colaboradores, falta de qualidade da informação, falta de um plano de comunicação, discriminação hierárquica, falta de feedback. Quanto aos facilitadores, foi possível identificar a utilização de diversos canais de transmissão de informação, disponibilização de feedback, oferecer informações de qualidade e o engajamento dos colaboradores. A presente pesquisa apresenta como limitação a restrição de tempo para levantamento e análise dos dados. Como sugestão para pesquisas futuras, recomenda-se um estudo que possibilite um maior tempo para inclusão de novas bases de dados, assim como a realização de um estudo de campo visando verificar e/ou confirmar barreiras e facilitadores da comunicação internaItem Barreiras e incentivos relacionados à motivação dos colaboradores nas organizações: uma revisão sistemática de literatura(2020-11-04T03:00:00Z) Barbosa, Gabrieli Inacio; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323O presente estudo visa identificar barreiras e incentivos relacionados à motivação dos colaboradores nas organizações. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando o método PRISMA. As barreiras à motivação encontradas foram: permanecer por muito tempo em um mesmo posto de trabalho, exaustão emocional e condições inadequadas de saúde. E os incentivos mais encontrados foram: o engajamento e a participação no trabalho, uma boa remuneração em conjunto com outros benefícios, um bom ambiente de trabalho, comunicação aberta e transparente e a possibilidade de crescimento dentro da organização. Alguns incentivos identificados com menos frequência foram o endomarketing e o redesenho de processos. Este estudo contribui para gestores de empresas, na medida em que aponta aspectos importantes para a formulação de estratégias de recursos humanos. Além disso, incrementa os estudos relativos à motivação nas organizações. Para futuros trabalhos, sugere-se analisar, sob a lente do modelo dos dois fatores de Herzberg, as barreiras e incentivos dos trabalhos selecionados.
