Educação (PROExC)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/3079
Navegar
Item Projeto Quimicriar(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Albuquerque, Francisco Resende deO Projeto de Extensão “Quimicriar” implica no desenvolvimento de instrumentação de baixo custo para a prática experimental de Química no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino no Município de Garanhuns. Este projeto é norteado pela implementação da compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática o ensino de química no nível médio (LDB – Lei 9394/96), uma vez que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM (PCNEM) na proposta metodológica adotada pelo professor há de se buscar romper com a visão clássica do conhecimento químico dos programas tradicionais, com a pretensão de que o aluno reconheça e compreenda de forma integrada e significativa as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos (atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera), e suas relações com os sistemas produtivo, industrial e agrícola. E é na atividade experimental, nas suas diferentes modalidades (experimentos de laboratório, demonstrações em sala de aula e estudos do meio), onde os diferentes saberes que fazem a totalidade da Química podem ser integrados.Item Reciclagem de óleo de fritura usado para produção de sabão como agente motivador e disseminador de conhecimento(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2009) Brito, Andréa Monteiro Santana SilvaUm resíduo doméstico considerado grande vilão da poluição ambiental é o óleo residual proveniente de frituras. No entanto, uma alternativa para este tipo de resíduo é a reciclagem, que possibilita a redução do volume de resíduos urbanos, conservação dos recursos naturais, economia de energia e diminuição da poluição do ar, da água e do solo. Dentro desse contexto, se faz necessário um projeto que sensibilize e promova ações educativas que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental, por meio do reaproveitamento dos resíduos do óleo de fritura, bem como motive as pessoas da comunidade através da geração de renda. Uma das alternativas para o reaproveitamento do óleo de fritura é a produção de sabão. Utilizando o conhecimento científico num contexto popular é possível reclicar o óleo de fritura usado para produção de sabão e melhoria da qualidade de vida para comunidades carentes do município de Serra Talhada. O projeto também foi concebido como ação integradora de estudantes de Licenciatura em Química no ambiente escolar para o desempenho da sua função pedagógica, uma vez que a atividade de ensino exige, além de conhecimento do conteúdo, uma grande capacidade de adaptação às diferentes condições sociais, culturais e econômicas.Item Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Alves, Marcos SoutoO Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência - visa o desenvolvimento de ações que integrem a universidade e a sociedade, através de atividades de ensino de ciências e biologia com repercussão no desenvolvimento da cidadania, inclusão social e geração de renda. O Projeto também contribuirá para a inclusão social de pessoas com necessidades educativas especiais, principalmente deficientes auditivos e visuais e na assistência as instituições públicas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos com programas de ensino, pesquisa e extensão. Serão selecionados dez alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O Projeto será desenvolvido seguindo as etapas: - Concepção e qualificação da equipe envolvida:realização de reuniões temáticas para planejamento das ações, qualificação, estratégias de produção de material; - Parcerias com Instituições de ensino:contatos para estabelecer convênios de cooperação técnico-científica; - Programa de geração de renda – aprender fazendo: desenvolvimento de atividades econômicas, o aprender fazendo com base científica. - Oficinas temáticas:avaliação do nível de percepção dos alunos, intervenção educativas e avaliação. - Laboratório de produção de material didático-pedagógico: criação de material multimídia, construção de peças, jogos e experimentos, preferencialmente utilizando material reaproveitado ou de baixo custo, principalmente para surdos e cegos.Item A radiocomunicação como ferramenta da educação não formal no Agreste de Pernambuco pela popularização e difusão da Ciência e Tecnologia da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Mattos, Lucilene SimõesA Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) como primeira expansão universitária do país ainda encontra-se em parcial desconhecimento por parte do povo do Agreste pernambucano. Levando-se em conta que o conhecimento científico dos profissionais da UAG adquirido nos campos e nas bancadas possa e deva contribuir no dia-a-dia do cidadão agrestino, e que este, retribua com dúvidas, é inquestionável que o objetivo maior de uma Universidade esteja consolidado. Assim, objetiva-se contribuir com o desenvolvimento regional através do estreitamento da relação entre UAG da UFRPE e a Comunidade do Agreste de Pernambuco e região fornecendo informações de Ciência e Tecnologia (C&T) e suas implicações no dia-a-dia dos cidadãos, com linguagem acessível e utilizando-se da radiodifusão sonora. Ademais, este projeto também objetiva implantar uma rádio universitária nas dependências UAG. Serão realizadas entrevistas gravadas ou ao vivo por um professor da UAG sobre C&T com professores, técnicos e acadêmicos viabilizando a popularização do tema. As entrevistas serão veiculadas em rádios da cidade e região no Programa Agreste Rural um bloco denominado Universidade em Foco: Momento UAG. Os ouvintes participarão através de telefonemas, mensagens eletrônicas e cartas, sendo estes os meios de avaliação da difusão projeto.Item Educação ambiental e consciência entomológica em comunidades da Mata Norte e Sul do estado de Pernambuco(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dosCom este Projeto de Extensão iremos propalar a integração de atividades realizadas no Laboratório de Entomologia - Área de Zoologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, em escolas públicas e comunidades rurais dos Municípios das Regiões da Mata Norte e Sul do Estado de Pernambuco (Buenos Aires, Paudalho, Lagoa do Carro, Sirinhaém, Rio Formoso e Escada). Com atividades associadas à Educação Ambiental, a qual teremos condições de acolher com atenção e dedicação o público em geral, criando oportunidades de estágios para estudantes universitários, onde estes irão por em prática os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, especialmente aquelas das Áreas de Zoologia, Entomologia e Ecologia. As escolas serão beneficiadas com Coleções Entomológicas Didático - Científicas, melhorando assim, o ensino - aprendizagem na Área de Ciências. Além, de divulgar informações ligadas à conscientização da importância da preservação da Biodiversidade e do Ecossistema. Divulgando, a conscientização da preservação da biodiversidade, levando as comunidades um maior conhecimento das diferentes espécies nos ecossistemas, contribuindo para um melhor equilíbrio e utilização dos recursos naturais. Com os resultados alcançados na participação deste projeto teremos uma ampla divulgação da extensão universitária na sociedade em virtude da interação das escolas, comunidades e UFRPE.Item Educação para consumo consciente e sustentável(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Maria Zênia Tavares daCom a expansão da sociedade de consumo, marcada pela produção e disponibilidade dos mais variados artigos de consumo, dos quais muitos são “supérfluos”, o/a consumidor/a é induzido/a a comprar de forma irrefletida, sugestionado pelos meios de comunicação em massa, ao mesmo tempo em que passa a ser reconhecido/a e aceito/a pelo que está consumindo. O consumo envolve coesão social, produção e reprodução de valores. Desta forma, não é uma atividade neutra, individual e despolitizada. O/a consumidor/a preocupado/a em satisfazer suas necessidades individuais, não reflete sobre as consequências de suas escolhas, descartando no meio ambiente toneladas de lixo do qual boa parte poderia ser reciclada, ou mesmo reduzido, através de atitudes como, usar menos materiais descartáveis e aproveitar integralmente os alimentos. Mudança de padrão de produção e consumo implica aumento do nível de informação da população, sensibilização e conscientização das pessoas, eliminação de desperdícios, uso consciente dos recursos naturais. Diante do exposto, o Projeto de Extensão: Educação para o Consumo Consciente e Sustentável tem como proposta desenvolver um trabalho na área de educação do/a consumidor/a, com orientação de grupos e famílias estimulando o desenvolvimento das habilidades necessárias para escolher e comprar diferentes produtos de forma consciente e sustentável.Item A Unidade Acadêmica de Garanhuns no Ano Internacional da Astronomia - 2009(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Araujo, Alberto Einstein Pereira deO ano de 2009 foi considerado pela UNESCO o ano internacional da astronomia em comemoração aos 400 anos das primeiras observações astronômicas de Galileu com auxílio de uma luneta. Durante todo o ano ocorrerão vários eventos no mundo inteiro relacionados ao tema. O evento esta sendo organizado em formato de rede com vários nós espalhados pelo mundo. No Brasil tanto instituições públicas quanto privadas vão sediar nós desse evento. Cada nó irá desenvolver atividades relacionadas com a divulgação da astronomia. A UAG já foi credenciada oficialmente como nó local, sendo o proponente do presente projeto responsável pelo referido nó . Portanto, este projeto visa desenvolver ações de divulgação e popularização da astronomia na região do Agreste Meridional do estado de Pernambuco.Item O ensino de Libras para ouvintes(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de LemosEm pleno terceiro milênio, ainda somos palco de uma sociedade excludente, onde muitos indivíduos são postos a marginalidade. É preciso buscar uma sociedade com novos acordos sociais, com multiplicidade de vozes, de culturas, de raças e de gênero. Uma sociedade que acolha, sem distinção, com amor e respeito à diversidade, à paz e à felicidade de todos. Neste contexto, os surdos enfrentam grandes obstáculos quanto a comunicação. é fundamental minimizar esses efeitos discriminatórios. Para isso, a Academia tem papel fundamental na inclusão social destas pessoas surdas. Uma adequada utilização da língua e conhecimento básico assegurará uma maior comunicação. A recente publicação da Lei 10.436, de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS como meio legal de comunicação dos surdos, devendo ser garantido por parte do poder público em geral, empresas concessionárias e instituições de educação. A LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão. O projeto “ O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES” vem capacitar estudantes e pessoas das diversas áreas do conhecimento acadêmico para a compreensão do mundo dos surdos, tendo como enfoque os aspectos sócio-lingüístico e cultural.Item Práticas de consumo e orçamento doméstico(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Silva, Maria Zênia Tavares daConsumir é inerente à espécie humana, uma vez que, para garantia de sua sobrevivência, os indivíduos necessitam de elementos como ar, água e alimentos. Na sociedade capitalista, também chamada de sociedade de consumo, essa relação com o ato de consumir tem sido influenciada constantemente pela publicidade, de modo que, a população é estimulada pelos meios de comunicação de massa à consumir além das suas necessidades vitais. Essa relação estreita com o consumo desmedido está presente em todas as classes sociais, sendo as classes subalternas as mais afetadas pelo comprometimento da sua baixa renda e assim tendo que buscar alternativas para organização do orçamento familiar. Considerando a necessidade da educação para o consumo, bem como a organização e o planejamento do orçamento doméstico para a população em geral, especificamente, famílias de contexto popular, a presente proposta tem por objetivo promover momentos formativos com famílias beneficiárias do Programa Leite de Todos, a fim de socializar saberes e práticas relacionadas à economia familiar.Item Núcleo de atletas(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Educação Física., 2011) Silva, Nilson Félix daEste projeto é destinado a formação de equipe através do "Núcleo de Atletas", visando principalmente a inclusão social, oferecendo ao público em geral, conhecimento da prática desportiva do Futebol.Item Produção e utilização de objetos de aprendizagem por professores de Ciência da rede pública de Garanhuns(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Andrade, Mariel José Pimentel deA proposta deste projeto de extensão é organizar oficinas destinadas à professores do ensino fundamental que lecionam a disciplina de ciências. Em tais oficinas será discutido como utilizar e produzir Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para o ensino das ciências. O conteúdo trabalhado nas oficinas versará sobre as teorias da aprendizagem que foram utilizados na construção dos OA, bem como metodologias de uso e elaboração de tais recursos. Dessa forma temos por objetivo fornecer os subsídios necessários aos professores de Ciências para utilização de conteúdos digitais em sala de aula com ênfase em OA, proporcionando uma melhor aplicação dessas novas tecnologias. Após o término das oficinas serão realizadas avaliações no sentido de identificar um aumento do uso de recursos digitais em sala de aula e investigar qual a aceitabilidade, por parte dos professores, dessa nova ferramenta cognitiva. Esperamos que através dessas oficinas os professores passem a utilizar de forma mais efetiva os recursos digitais de forma a tornar as aulas mais lúdicas e ao mesmo tempo mais instrutivas.Item Pedagogia da pergunta: a pesquisa de opinião como dispositivo pedagógico interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Cavalcanti, Glória Maria DuarteO Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO) é uma iniciativa do Instituto Paulo Montenegro, ligada ao IBOPE, que realiza projetos sociais na área de educação. Iniciado no ano de 2000, seu objetivo é desenvolver e disseminar práticas educativas inovadoras, que contribuam para a melhoria do sistema de ensino do país. O principal objetivo do programa NEPSO é promover o uso pedagógico da pesquisa de opinião pelas escolas da rede pública. Ao participar do programa, o professor aprende a planejar e realizar projetos de ensino. A metodologia estimula o uso do universo do estudante e do professor para a construção do conhecimento. Faz do estudante e do professor autores do aprendizado, promovendo o protagonismo dos principais atores da educação. A UFRPE, desde 2007 participa do Programa NEPSO e tem se destacado pelo seu envolvimento no âmbito desse Programa, especialmente durante seminários estaduais, três dos quais realizados na Unidade Acadêmica de Garanhuns. Dentre as ações principais estão o acompanhamento das escolas que desenvolvem projetos NEPSO que estão vinculadas ao polo Pernambuco; uma uma pesquisa de opinião sobre o que pensam cidadãos de Garanhuns sobre a UAG/UFRPE e; curso de extensão a ser oferecido a professores do município de Garanhuns.Item Capacitação e Desenvolvimento Pessoal e Social de Trabalhadores (as) para os serviços de hotelaria e outros segmentos do setor de turismo do município de Recife, São Lourenço da Mata e Camaragibe - PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró - Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Saraiva, Joseana MariaO Projeto se propõe preparar jovens e adultos, trabalhadores (as) dos Municípios de Recife, São Lourenço da Mata e Camaragibe - Pernambuco para o exercício de uma profissão no mercado de hotelaria e outros segmentos do setor de turismo, integrando as unidades de produção de refeições, restaurantes, bares, lanchonetes, pousadas, resorts, motéis, agencias de guias turísticos e de serviços de limpeza. Considerando a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade das áreas que integram o projeto, bem como as especificidades de cada setor do segmento turístico, o projeto encontra-se estruturado em duas áreas de conhecimento: Área de Hospedagem contemplando os de curso de Recepcionista / Telefonista, Camareira e Auxiliar de Serviços de Limpeza; Área de Alimentos e Bebidas contemplando os Cursos de Cozinheiro e Auxiliar de Cozinha; Garçom, Garçonete e Barman. A proposta visa possibilitar a formação de um profissional crítico, criativo e responsável, para exercício de uma dessas funções no segmento turístico e de outros setores da economia. Os cursos contemplam uma carga horária total de 100 horas / aula, distribuídas nos Módulos Básico, Específico e Vivência Prática.Item Capacitação de produtores de leite atendidos pelo Programa Balde Cheio com ênfase no manejo nutricional, sanitário e administração da propriedade rural(Universidade Federal Rural de Pernambuco; Unidade Acadêmica de Garanhuns., 2011) Melo, Airon Aparecido Silva deA produção de leite no Nordeste brasileiro tem se baseado na utilização de pastagens nativas e cultivadas, destacando-se nesse contexto a utilização da caatinga e da palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill. e Nopalea cochenillifera Salm Dyck) como base da alimentação dos animais. Segundo levantamentos da Embrapa Gado de Leite (2003), os estados de Pernambuco e Alagoas apresentam os maiores níveis de produtividade, merecendo maior atenção as mesorregiões do Sertão alagoano e Agreste pernambucano, que apresentam valores de produtividade bastante competitivos, quando comparados com outras regiões produtoras de leite do Brasil. Entretanto a falta de tecnologias na produção acabam por comprometer o desempenho. Desta forma o uso de estratégias que contribuam para a melhoria da atividade é de fundamental importância.Item A Prática da Extensão para o Treinamento dos ordenhadores para o Diagnóstico, Controle e Prevenção das Mastites em Vacas Leiteiras no Município de Lagoa do Ouro - PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Pinheiro Junior, José WiltonOs processos inflamatórios da glândula mamária são um dos principais problemas de ordem infecciosa que acomete bovinos leiteiros em todo o mundo, sendo responsáveis por muitos prejuízos econômicos e por problemas de saúde pública. Objetiva-se com esse projeto orientar ordenhadores e produtores rurais que trabalham com bovinocultura de leite no município de Lagoa do Ouro – PE, no que diz respeito às medidas de diagnóstico, controle e prevenção das mastites em vacas. Serão realizadas treinamentos em dez propriedades, com os proprietários e ordenhadores, a fim de ensiná-los métodos de diagnóstico, prevenção e controle da doença a campo que irão contribuir para obtenção de um leite de melhor qualidade. Medidas de prevenção e controle serão implantadas nas propriedades, e essas serão visitadas periodicamente, para observar se houve a implantação das mesmas. Nas propriedades onde for constatado que não houve aplicação das medidas serão feitas correções no manejo com de reduzir a ocorrência nos casos de mastite.Item Criando equipes de robótica(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Unidade Acadêmica de Garanhuns., 2011) Araujo, Alberto Einstein Pereira deA robótica vem se consolidando cada vez mais como uma grande área que envolve muitos temas de pesquisa. Recentes avanços da microeletrônica associados à computação e a diversas outras áreas como a neurociência vêm deixando claro que estamos na porta de uma nova revolução tecnológica associada a automação de processos cotidianos. Neste contexto, observa-se já há algum tempo que muitas escolas vêm se utilizando de metodologias que envolvem robótica em suas aulas. O uso de kits robóticos têm se demonstrado ferramentas muito úteis no ensino e motivação para a ciência em estudantes do ensino médio e fundamental. Nesse projeto pretendemos estimular e acompanhar a criação de equipes de robótica em escolas da rede pública do município de Garanhuns. Esse trabalho fica em sintonia com recente programa do governo do estado de Pernambuco de inserir kits robóticos nas escolas. Pretende-se assim contribuir com esse programa maior, envolvendo a universidade como apoio para o seu sucesso. Durante o projeto o estudante bolsista irá orientar de perto equipes de robótica em três escolas da rede pública local. Cada equipe deverá ser montada dentro das normas da maior competição de robótica do país a First Lego League (FLL).Item Estudo da arborização urbana em duas escolas públicas estaduais de Serra Talhada/PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAST); Administração., 2011) Silva, Luzia Ferreira daA arborização confere aumento da qualidade de vida e também resgata a harmonia entre o ser humano e meio ambiente. O projeto foi composto de diversas etapas, que foram desde o reconhecimento prévio das escolas, dos alunos por meio de conversa informal e questionário até a aplicação das atividades como pintura, caixinha de perguntas e respostas, montagem de painéis, debates, passeio, teatro e lanche durante o teatro, para desenvolver nas crianças a prática de cuidar das árvores. A avaliação de cada atividade foi gradual, conforme o desempenho dos alunos. A metodologia foi adequada para os resultados esperados de forma dinâmica com interação com o grupo. O resultado da metodologia foi notado rapidamente e a cada atividade desenvolvida os alunos despertavam o interesse pelo assunto, com perguntas e comentários sobre o que era abordado. As atividades tiveram êxito, pois o tema sobre educação e conscientização ambiental relacionada à arborização urbana não é tão abordado nas escolas. O processo de conscientização é feito em longo prazo, porém tem um resultado futuro importante para a população de uma cidade em geral.Item De vilão a mocinho: desmitificando o preconceito sobre o consumo de ovos(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Freitas, Almir Chalegre deO Brasil é o sétimo maior produtor de ovos do mundo, conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A produção de ovos no país designa quase que exclusivamente ao mercado interno. O ovo é considerado o alimento natural, equilibrado e de baixo custo, contendo alto teor de proteína de excelente qualidade, gorduras, vitaminas e minerais. Além de ser uma importante reserva de nutrientes, também contém substâncias promotoras de saúde e preventivas de doença, o que torna um alimento funcional. O ovo, dentre outros produtos, tem um grande potencial de consumo. Seu fácil acesso à população em termos de preço, além do seu alto valor nutricional, faz deste produto um alimento prontamente disponível, tanto na culinária quanto na indústria de transformação. A maior valorização das vantagens nutritivas e funcionais do ovo pelos consumidores depende da qualidade destes produtos que são oferecidos ao mercado, sendo aspecto de influência na aceitação, nos hábitos e decisões do consumidor final. O baixo consumo de ovos justifica-se, em grande parte, pela falta de conhecimento da população em relação às propriedades nutricionais do produto, por considerar o ovo um substituto da carne e, também, julgá-lo como prejudicial à saúde (por possuírem teor de colesterol considerável).Item Como economizar energia elétrica em casa e no trabalho(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAST); Unidade Acadêmica de Serra Talhada., 2011) Teixeira, Carlos AlbertoO crescimento econômico brasileiro está desenvolvendo o Brasil e com isso a utilização de energia se torna cada vez maior, com isso a racionalização de seu uso de se faz necessária. No Brasil a utilização de energia se concentra nos setores industrial, comercial, residencial e rural, sendo a força motriz, iluminação refrigeração, compressão de ar, as cargas que mais consomem energia elétrica. Serão ministradas oficinas sobre 'Como economizar energia em casa e no trabalho' para Órgão públicos e privados da cidade de Serra Talhada, com o objetivo de conscientizar as pessoas que é possível racionalizar o uso de energia com medidas técnico-educativas e também com a aquisição de equipamentos novos com selo PROCEL. Serão convidados vários órgãos para participarem de forma voluntária nesta oficina, que será ministrada várias vezes durante o ano. Espera-se com isso atender as principais demandas de economia de energia em escolas de ensino fundamental, médio e superior de Serra Talhada; Representantes das agências bancárias, Ministério Público, Fórum de Justiça, DETRAN, IPA, ADAGRO, Clube dos dirigentes lojista - CDL, COMPESA, a população em geral, prefeitura de Serra Talhada, entre outros. A expectativa é que cada órgão desse envie um ou mais representantes para o treinamento.Item Diga não à injeção e sim a castração!(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Unidade Acadêmica de Garanhuns., 2011) Aleixo, Grazielle Anahy de SousaA crescente população de cães e gatos é um problema que acarreta diversos transtornos no âmbito da saúde pública, como a transmissão de doenças (ex. raiva), proliferação de ecto e endoparasitas e agressões. A diminuição do número de animais abandonados é um desafio, uma vez que apenas a captura dos mesmos pelo Centro de Zoonoses não soluciona o problema. A falta de informação é um dos fatores mais observados no que diz respeito à orientação dos tutores em relação à forma correta de evitar crias indesejáveis, fazendo com que estes optem pelo uso de hormônios contraceptivos. O uso de contraceptivos pela população apresenta grande aceitação, pois é um método de baixo custo, não necessita de prescrição veterinária, além de ser facilmente encontrado. Os tutores, porém, não são advertidos sobre os inúmeros efeitos adversos que essa terapia pode gerar para a saúde e bem-estar do animal. Este projeto visou orientar os tutores de cadelas e gatas da cidade de Garanhuns, por meio de um panfleto e cartaz explicativo, quanto aos malefícios do uso dos hormônios contraceptivos injetáveis e incentivar a castração de fêmeas como melhor meio para evitar crias indesejáveis e o surgimento de doenças no animal.