Educação (PROExC)
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Item Educação para consumo consciente e sustentável(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Maria Zênia Tavares daCom a expansão da sociedade de consumo, marcada pela produção e disponibilidade dos mais variados artigos de consumo, dos quais muitos são “supérfluos”, o/a consumidor/a é induzido/a a comprar de forma irrefletida, sugestionado pelos meios de comunicação em massa, ao mesmo tempo em que passa a ser reconhecido/a e aceito/a pelo que está consumindo. O consumo envolve coesão social, produção e reprodução de valores. Desta forma, não é uma atividade neutra, individual e despolitizada. O/a consumidor/a preocupado/a em satisfazer suas necessidades individuais, não reflete sobre as consequências de suas escolhas, descartando no meio ambiente toneladas de lixo do qual boa parte poderia ser reciclada, ou mesmo reduzido, através de atitudes como, usar menos materiais descartáveis e aproveitar integralmente os alimentos. Mudança de padrão de produção e consumo implica aumento do nível de informação da população, sensibilização e conscientização das pessoas, eliminação de desperdícios, uso consciente dos recursos naturais. Diante do exposto, o Projeto de Extensão: Educação para o Consumo Consciente e Sustentável tem como proposta desenvolver um trabalho na área de educação do/a consumidor/a, com orientação de grupos e famílias estimulando o desenvolvimento das habilidades necessárias para escolher e comprar diferentes produtos de forma consciente e sustentável.Item Educação ambiental e consciência entomológica em comunidades da Mata Norte e Sul do estado de Pernambuco(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dosCom este Projeto de Extensão iremos propalar a integração de atividades realizadas no Laboratório de Entomologia - Área de Zoologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, em escolas públicas e comunidades rurais dos Municípios das Regiões da Mata Norte e Sul do Estado de Pernambuco (Buenos Aires, Paudalho, Lagoa do Carro, Sirinhaém, Rio Formoso e Escada). Com atividades associadas à Educação Ambiental, a qual teremos condições de acolher com atenção e dedicação o público em geral, criando oportunidades de estágios para estudantes universitários, onde estes irão por em prática os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, especialmente aquelas das Áreas de Zoologia, Entomologia e Ecologia. As escolas serão beneficiadas com Coleções Entomológicas Didático - Científicas, melhorando assim, o ensino - aprendizagem na Área de Ciências. Além, de divulgar informações ligadas à conscientização da importância da preservação da Biodiversidade e do Ecossistema. Divulgando, a conscientização da preservação da biodiversidade, levando as comunidades um maior conhecimento das diferentes espécies nos ecossistemas, contribuindo para um melhor equilíbrio e utilização dos recursos naturais. Com os resultados alcançados na participação deste projeto teremos uma ampla divulgação da extensão universitária na sociedade em virtude da interação das escolas, comunidades e UFRPE.Item A radiocomunicação como ferramenta da educação não formal no Agreste de Pernambuco pela popularização e difusão da Ciência e Tecnologia da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Mattos, Lucilene SimõesA Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) como primeira expansão universitária do país ainda encontra-se em parcial desconhecimento por parte do povo do Agreste pernambucano. Levando-se em conta que o conhecimento científico dos profissionais da UAG adquirido nos campos e nas bancadas possa e deva contribuir no dia-a-dia do cidadão agrestino, e que este, retribua com dúvidas, é inquestionável que o objetivo maior de uma Universidade esteja consolidado. Assim, objetiva-se contribuir com o desenvolvimento regional através do estreitamento da relação entre UAG da UFRPE e a Comunidade do Agreste de Pernambuco e região fornecendo informações de Ciência e Tecnologia (C&T) e suas implicações no dia-a-dia dos cidadãos, com linguagem acessível e utilizando-se da radiodifusão sonora. Ademais, este projeto também objetiva implantar uma rádio universitária nas dependências UAG. Serão realizadas entrevistas gravadas ou ao vivo por um professor da UAG sobre C&T com professores, técnicos e acadêmicos viabilizando a popularização do tema. As entrevistas serão veiculadas em rádios da cidade e região no Programa Agreste Rural um bloco denominado Universidade em Foco: Momento UAG. Os ouvintes participarão através de telefonemas, mensagens eletrônicas e cartas, sendo estes os meios de avaliação da difusão projeto.Item A Unidade Acadêmica de Garanhuns no Ano Internacional da Astronomia - 2009(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Araujo, Alberto Einstein Pereira deO ano de 2009 foi considerado pela UNESCO o ano internacional da astronomia em comemoração aos 400 anos das primeiras observações astronômicas de Galileu com auxílio de uma luneta. Durante todo o ano ocorrerão vários eventos no mundo inteiro relacionados ao tema. O evento esta sendo organizado em formato de rede com vários nós espalhados pelo mundo. No Brasil tanto instituições públicas quanto privadas vão sediar nós desse evento. Cada nó irá desenvolver atividades relacionadas com a divulgação da astronomia. A UAG já foi credenciada oficialmente como nó local, sendo o proponente do presente projeto responsável pelo referido nó . Portanto, este projeto visa desenvolver ações de divulgação e popularização da astronomia na região do Agreste Meridional do estado de Pernambuco.Item Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Alves, Marcos SoutoO Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência - visa o desenvolvimento de ações que integrem a universidade e a sociedade, através de atividades de ensino de ciências e biologia com repercussão no desenvolvimento da cidadania, inclusão social e geração de renda. O Projeto também contribuirá para a inclusão social de pessoas com necessidades educativas especiais, principalmente deficientes auditivos e visuais e na assistência as instituições públicas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos com programas de ensino, pesquisa e extensão. Serão selecionados dez alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O Projeto será desenvolvido seguindo as etapas: - Concepção e qualificação da equipe envolvida:realização de reuniões temáticas para planejamento das ações, qualificação, estratégias de produção de material; - Parcerias com Instituições de ensino:contatos para estabelecer convênios de cooperação técnico-científica; - Programa de geração de renda – aprender fazendo: desenvolvimento de atividades econômicas, o aprender fazendo com base científica. - Oficinas temáticas:avaliação do nível de percepção dos alunos, intervenção educativas e avaliação. - Laboratório de produção de material didático-pedagógico: criação de material multimídia, construção de peças, jogos e experimentos, preferencialmente utilizando material reaproveitado ou de baixo custo, principalmente para surdos e cegos.Item Projeto Quimicriar(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Albuquerque, Francisco Resende deO Projeto de Extensão “Quimicriar” implica no desenvolvimento de instrumentação de baixo custo para a prática experimental de Química no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino no Município de Garanhuns. Este projeto é norteado pela implementação da compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática o ensino de química no nível médio (LDB – Lei 9394/96), uma vez que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM (PCNEM) na proposta metodológica adotada pelo professor há de se buscar romper com a visão clássica do conhecimento químico dos programas tradicionais, com a pretensão de que o aluno reconheça e compreenda de forma integrada e significativa as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos (atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera), e suas relações com os sistemas produtivo, industrial e agrícola. E é na atividade experimental, nas suas diferentes modalidades (experimentos de laboratório, demonstrações em sala de aula e estudos do meio), onde os diferentes saberes que fazem a totalidade da Química podem ser integrados.Item Reciclagem de óleo de fritura usado para produção de sabão como agente motivador e disseminador de conhecimento(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2009) Brito, Andréa Monteiro Santana SilvaUm resíduo doméstico considerado grande vilão da poluição ambiental é o óleo residual proveniente de frituras. No entanto, uma alternativa para este tipo de resíduo é a reciclagem, que possibilita a redução do volume de resíduos urbanos, conservação dos recursos naturais, economia de energia e diminuição da poluição do ar, da água e do solo. Dentro desse contexto, se faz necessário um projeto que sensibilize e promova ações educativas que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental, por meio do reaproveitamento dos resíduos do óleo de fritura, bem como motive as pessoas da comunidade através da geração de renda. Uma das alternativas para o reaproveitamento do óleo de fritura é a produção de sabão. Utilizando o conhecimento científico num contexto popular é possível reclicar o óleo de fritura usado para produção de sabão e melhoria da qualidade de vida para comunidades carentes do município de Serra Talhada. O projeto também foi concebido como ação integradora de estudantes de Licenciatura em Química no ambiente escolar para o desempenho da sua função pedagógica, uma vez que a atividade de ensino exige, além de conhecimento do conteúdo, uma grande capacidade de adaptação às diferentes condições sociais, culturais e econômicas.Item O ensino de Libras para ouvintes(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de LemosEm pleno terceiro milênio, ainda somos palco de uma sociedade excludente, onde muitos indivíduos são postos a marginalidade. É preciso buscar uma sociedade com novos acordos sociais, com multiplicidade de vozes, de culturas, de raças e de gênero. Uma sociedade que acolha, sem distinção, com amor e respeito à diversidade, à paz e à felicidade de todos. Neste contexto, os surdos enfrentam grandes obstáculos quanto a comunicação. é fundamental minimizar esses efeitos discriminatórios. Para isso, a Academia tem papel fundamental na inclusão social destas pessoas surdas. Uma adequada utilização da língua e conhecimento básico assegurará uma maior comunicação. A recente publicação da Lei 10.436, de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS como meio legal de comunicação dos surdos, devendo ser garantido por parte do poder público em geral, empresas concessionárias e instituições de educação. A LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão. O projeto “ O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES” vem capacitar estudantes e pessoas das diversas áreas do conhecimento acadêmico para a compreensão do mundo dos surdos, tendo como enfoque os aspectos sócio-lingüístico e cultural.Item Aplicativos educacionais para dispositivos móveis(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Estatística e Informática, 2011) Melo, Jeane Cecília Bezerra deSoluções computacionais surgem nas diversas áreas do conhecimento, e cada vez mais figuram no cotidiano de nossa sociedade. Além de dispositivos computacionais tradicionais, observamos a disseminação dos dispositivos móveis, como tablets, ampliando as possibilidades de utilização de produtos computacionais. Para alcançar um segmento não especialista da sociedade faz-se necessário o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que permitam a introdução de tais conceitos no ensino de nível médio, e introdução do pensamento ccomputacional. Este contexto suscita a discussão recursos didáticos, técnicas e ferramentas usadas na apresentação dos conteúdos, buscando a melhoria na qualidade do processo. Recentemente, o governo buscou equipar as escolas com dispositivos móveis (tablets) e mesmo kits de robótica. A previsão é que um total de 283 escolas públicas sejam contempladas em 2012 com tais kits, vinculadas ao projeto denominado Ensino Médio Inovador. Diante deste panorama, o atual projeto visa propor o desenvolvimento de ferramentas educacionais para dispositivos móveis, incluindo aplicativos para os kits robótica, e disseminar tal conhecimento entre as escolas participantes do ensino médio inovador. Metodologias de ensino que auxiliem a ampliar a utilização de tais recursos serão difundidas entre as escolas atingidas pelo Ensino Médio Inovador, buscando treinar professores e estudantes participantes.Item Diga não à injeção e sim a castração!(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Unidade Acadêmica de Garanhuns., 2011) Aleixo, Grazielle Anahy de SousaA crescente população de cães e gatos é um problema que acarreta diversos transtornos no âmbito da saúde pública, como a transmissão de doenças (ex. raiva), proliferação de ecto e endoparasitas e agressões. A diminuição do número de animais abandonados é um desafio, uma vez que apenas a captura dos mesmos pelo Centro de Zoonoses não soluciona o problema. A falta de informação é um dos fatores mais observados no que diz respeito à orientação dos tutores em relação à forma correta de evitar crias indesejáveis, fazendo com que estes optem pelo uso de hormônios contraceptivos. O uso de contraceptivos pela população apresenta grande aceitação, pois é um método de baixo custo, não necessita de prescrição veterinária, além de ser facilmente encontrado. Os tutores, porém, não são advertidos sobre os inúmeros efeitos adversos que essa terapia pode gerar para a saúde e bem-estar do animal. Este projeto visou orientar os tutores de cadelas e gatas da cidade de Garanhuns, por meio de um panfleto e cartaz explicativo, quanto aos malefícios do uso dos hormônios contraceptivos injetáveis e incentivar a castração de fêmeas como melhor meio para evitar crias indesejáveis e o surgimento de doenças no animal.Item Estudo da arborização urbana em duas escolas públicas estaduais de Serra Talhada/PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAST); Administração., 2011) Silva, Luzia Ferreira daA arborização confere aumento da qualidade de vida e também resgata a harmonia entre o ser humano e meio ambiente. O projeto foi composto de diversas etapas, que foram desde o reconhecimento prévio das escolas, dos alunos por meio de conversa informal e questionário até a aplicação das atividades como pintura, caixinha de perguntas e respostas, montagem de painéis, debates, passeio, teatro e lanche durante o teatro, para desenvolver nas crianças a prática de cuidar das árvores. A avaliação de cada atividade foi gradual, conforme o desempenho dos alunos. A metodologia foi adequada para os resultados esperados de forma dinâmica com interação com o grupo. O resultado da metodologia foi notado rapidamente e a cada atividade desenvolvida os alunos despertavam o interesse pelo assunto, com perguntas e comentários sobre o que era abordado. As atividades tiveram êxito, pois o tema sobre educação e conscientização ambiental relacionada à arborização urbana não é tão abordado nas escolas. O processo de conscientização é feito em longo prazo, porém tem um resultado futuro importante para a população de uma cidade em geral.Item Núcleo de atletas(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Educação Física., 2011) Silva, Nilson Félix daEste projeto é destinado a formação de equipe através do "Núcleo de Atletas", visando principalmente a inclusão social, oferecendo ao público em geral, conhecimento da prática desportiva do Futebol.Item Professores autores: auxiliando professores na construção de conteúdos digitais educacionais(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Andrade, Mariel José Pimentel deA proposta deste projeto de extensão é organizar oficinas destinadas à professores do ensino fundamental que lecionam a disciplina de matemática. Em tais oficinas será discutido como utilizar e produzir materiais didáticos digitais voltados para o ensino de matemática. O conteúdo trabalhado nas oficinas versará sobre as teorias da aprendizagem, bem como metodologias de uso e elaboração de recursos instrucionais. Dessa forma temos por objetivo fornecer os subsídios necessários aos professores de matemática para produção e utilização de conteúdos digitais em sala de aula, proporcionando assim uma melhor aplicação dessas novas tecnologias. Após o término das oficinas serão realizadas avaliações no sentido de identificar um aumento do uso de recursos digitais em sala de aula e investigar qual a aceitabilidade, por parte dos professores, dessa ferramenta cognitiva. Esperamos que através dessas oficinas os professores passem a utilizar de forma mais efetiva os recursos digitais de forma a tornar as aulas mais lúdicas e ao mesmo tempo mais instrutivas.Item Papéis sociais na infância: o olhar de si e do outro na (RE)construção da identidade de gênero(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Domésticas., 2011) Lima, Daisyvângela Eucrêmia da SilvaOs primeiros anos de vida das crianças são considerados os mais importantes para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem e também para a formação da identidade assim como o processo de mediação social é parte essencial dos processos de socialização das novas gerações, por isso deve-se ficar atento para trabalhar as questões de gênero com nossas crianças, e principalmente em nossa prática pedagógica no cotidiano escolar. Assim este projeto tem como objetivo geral desenvolver um trabalho de orientação lúdica sobre relações sociais de gênero com professores/as, famílias e crianças de uma instituição de educação infantil do município de Recife/PE e como objetivos específicos realizar um diagnóstico sobre as percepções das relações sociais de gênero na família e escola; realizar um trabalho de sensibilização às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia e raça; desenvolver ações e encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos diferentes; realizar atividades lúdicas de forma a permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher. Com a finalidade de atender os objetivos propostos, os instrumentos utilizados constarão de formulários semi estruturados que serão aplicados com os/as educadores/as e famílias.Item Reforço de escolaridade e letramento no mercado de trabalho(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Pereira, Sônia Virginia MartinsCom vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências de leitura e de escrita nos trabalhadores que se encontram no mercado de trabalho em indústrias e fábricas do Agreste de Pernambuco, em municípios do entorno da cidade de Garanhuns, este projeto busca implementar práticas didático-pedagógicas para o ensino dos usos sociais da leitura e da escrita para profissionais atuantes no mercado de trabalho, a fim de que ao desenvolverem essas capacidades e superarem as deficiências de uma formação escolar deficitária quanto ao domimio da leitura, tenham condições de permanência ou acesso às vagas disponíveis no mercado de trabalho em Pernambuco. Em decorrência disso, o referido projeto, além de aprimorar os conhecimentos e as práticas de leitura e escrita desses trabalhadores, dando-lhes a oportunidade de alcançar outros níveis de letramento, contribuirá para um melhor desempenho de suas atividades profissionais garantindo-lhes igualdade de condições para que disputem as vagas de emprego em diversos setores da economia do Estado e que alcancem outros níveis de profissionalização com a qualificação para trabalho. Para tanto, serão realizados encontros semanais com oficinas de práticas de leitura e produção de textos da esfera profissional, nos quais o bolsista atuará como mediador durante os meses de vigência do projeto.Item De vilão a mocinho: desmitificando o preconceito sobre o consumo de ovos(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Freitas, Almir Chalegre deO Brasil é o sétimo maior produtor de ovos do mundo, conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A produção de ovos no país designa quase que exclusivamente ao mercado interno. O ovo é considerado o alimento natural, equilibrado e de baixo custo, contendo alto teor de proteína de excelente qualidade, gorduras, vitaminas e minerais. Além de ser uma importante reserva de nutrientes, também contém substâncias promotoras de saúde e preventivas de doença, o que torna um alimento funcional. O ovo, dentre outros produtos, tem um grande potencial de consumo. Seu fácil acesso à população em termos de preço, além do seu alto valor nutricional, faz deste produto um alimento prontamente disponível, tanto na culinária quanto na indústria de transformação. A maior valorização das vantagens nutritivas e funcionais do ovo pelos consumidores depende da qualidade destes produtos que são oferecidos ao mercado, sendo aspecto de influência na aceitação, nos hábitos e decisões do consumidor final. O baixo consumo de ovos justifica-se, em grande parte, pela falta de conhecimento da população em relação às propriedades nutricionais do produto, por considerar o ovo um substituto da carne e, também, julgá-lo como prejudicial à saúde (por possuírem teor de colesterol considerável).Item Abordagem dialógica sobre educação sexual na escola: orientações e informações sobre a sexualidade de forma consciente e respeitosa(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Biologia, 2011) Guilherme, Betânia CristinaO interesse por saúde do adolescente vem crescendo muito nos últimos anos graças à importância que se tem dado a esse grupo, nossa geração futura, que poderá ser constituída por pessoas doentes e ignorantes quanto à manutenção de seu próprio corpo, ou por gente que se respeita e se cuida, pensando sempre na própria qualidade de vida e na dos outros. “Abordagem dialógica sobre Educação Sexual na Escola: orientações e informações sobre a sexualidade de forma consciente e respeitosa” têm como objetivo orientar os alunos de escolas públicas quanto à abordagem dialógica da sexualidade na adolescência, bem como, identificando junto aos mesmos os métodos contraceptivos. O trabalho será desenvolvido em : Escola Erundina Negreiros de Araújo e na Escola Gilberto Freire localizadas no bairro da Macaxeira e Dois Irmãos/Recife. As atividades serão realizadas em turmas do Ensino Fundamental e Médio (3 turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, tendo cada uma cerca de 40 alunos por sala de aula e 1º e 2º e 3º). Durante a execução do projeto serão realizadas atividades, tais como: Palestras, produção de cartilhas, construção de cordéis e poemas coletivos e oficinas pedagógicas, contendo atividades lúdicas, jogos educativos e apresentação de teatro com fantoche.Item Produção e utilização de objetos de aprendizagem por professores de Ciência da rede pública de Garanhuns(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Andrade, Mariel José Pimentel deA proposta deste projeto de extensão é organizar oficinas destinadas à professores do ensino fundamental que lecionam a disciplina de ciências. Em tais oficinas será discutido como utilizar e produzir Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para o ensino das ciências. O conteúdo trabalhado nas oficinas versará sobre as teorias da aprendizagem que foram utilizados na construção dos OA, bem como metodologias de uso e elaboração de tais recursos. Dessa forma temos por objetivo fornecer os subsídios necessários aos professores de Ciências para utilização de conteúdos digitais em sala de aula com ênfase em OA, proporcionando uma melhor aplicação dessas novas tecnologias. Após o término das oficinas serão realizadas avaliações no sentido de identificar um aumento do uso de recursos digitais em sala de aula e investigar qual a aceitabilidade, por parte dos professores, dessa nova ferramenta cognitiva. Esperamos que através dessas oficinas os professores passem a utilizar de forma mais efetiva os recursos digitais de forma a tornar as aulas mais lúdicas e ao mesmo tempo mais instrutivas.Item Práticas de consumo e orçamento doméstico(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Silva, Maria Zênia Tavares daConsumir é inerente à espécie humana, uma vez que, para garantia de sua sobrevivência, os indivíduos necessitam de elementos como ar, água e alimentos. Na sociedade capitalista, também chamada de sociedade de consumo, essa relação com o ato de consumir tem sido influenciada constantemente pela publicidade, de modo que, a população é estimulada pelos meios de comunicação de massa à consumir além das suas necessidades vitais. Essa relação estreita com o consumo desmedido está presente em todas as classes sociais, sendo as classes subalternas as mais afetadas pelo comprometimento da sua baixa renda e assim tendo que buscar alternativas para organização do orçamento familiar. Considerando a necessidade da educação para o consumo, bem como a organização e o planejamento do orçamento doméstico para a população em geral, especificamente, famílias de contexto popular, a presente proposta tem por objetivo promover momentos formativos com famílias beneficiárias do Programa Leite de Todos, a fim de socializar saberes e práticas relacionadas à economia familiar.Item Conscientização da população do município de Garanhuns sobre as consequências da utilização inadequada de anticoncepcional em pequenos animais(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Brandespim, Daniel FrigugliettiO presente trabalho tem por objetivo reduzir a frequência de ocorrência de tumores de mama e/ou piometra em cadelas que fazem uso de anticoncepcionais, a base de progestágenos, por meio de conscientização de seus proprietários, que ainda utilizam tal método, que por sua vez são os responsáveis pela incidência de tais patologias. O projeto será executado em clínicas veterinárias, lojas agropecuárias, pontos de aglomeração de pessoas, em postos de vacinação antirrábica canina, durante o período de janeiro a dezembro de 2012, por meio de distribuição de folhetos explicativos, exposição de fotos e abordagem de tutores dos animais para o esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos e males provocados aos animais em decorrência do uso dos progestágenos como método anticoncepcional nos pequenos animais.