Educação (PROExC)
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Item Abordagem dialógica sobre educação sexual na escola: orientações e informações sobre a sexualidade de forma consciente e respeitosa(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Biologia, 2011) Guilherme, Betânia CristinaO interesse por saúde do adolescente vem crescendo muito nos últimos anos graças à importância que se tem dado a esse grupo, nossa geração futura, que poderá ser constituída por pessoas doentes e ignorantes quanto à manutenção de seu próprio corpo, ou por gente que se respeita e se cuida, pensando sempre na própria qualidade de vida e na dos outros. “Abordagem dialógica sobre Educação Sexual na Escola: orientações e informações sobre a sexualidade de forma consciente e respeitosa” têm como objetivo orientar os alunos de escolas públicas quanto à abordagem dialógica da sexualidade na adolescência, bem como, identificando junto aos mesmos os métodos contraceptivos. O trabalho será desenvolvido em : Escola Erundina Negreiros de Araújo e na Escola Gilberto Freire localizadas no bairro da Macaxeira e Dois Irmãos/Recife. As atividades serão realizadas em turmas do Ensino Fundamental e Médio (3 turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, tendo cada uma cerca de 40 alunos por sala de aula e 1º e 2º e 3º). Durante a execução do projeto serão realizadas atividades, tais como: Palestras, produção de cartilhas, construção de cordéis e poemas coletivos e oficinas pedagógicas, contendo atividades lúdicas, jogos educativos e apresentação de teatro com fantoche.Item Anatomia humana para todos(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal., 2011) Brito, Vitor CaiaffoEste trabalho visa abrir as portas da Universidade Federal Rural de Pernambuco para toda a comunidade pernambucana com o intuito de explicar o funcionamento do corpo humana através de aulas de anatomia humana. Este trabalho contará com a participação de alunos dos cursos de licenciatura onde terão um acompanhamento do docente coordenador do projeto, auxiliando-os em todas as etapas de preparação das aulas de anatomia como também os avaliando e contribuindo para o desenvolvimento profissional de cada uma dos participantes do projeto. Este projeto visa esclarecer alguns mitos e eventuais dúvidas que estudantes, profissionais e educadores possam apresentar com relação à anatomia humana por meio de aulas expositivas orais com o auxílio de peças cadavéricas próprias da UFRPE.Item Aplicativos educacionais para dispositivos móveis(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Estatística e Informática, 2011) Melo, Jeane Cecília Bezerra deSoluções computacionais surgem nas diversas áreas do conhecimento, e cada vez mais figuram no cotidiano de nossa sociedade. Além de dispositivos computacionais tradicionais, observamos a disseminação dos dispositivos móveis, como tablets, ampliando as possibilidades de utilização de produtos computacionais. Para alcançar um segmento não especialista da sociedade faz-se necessário o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que permitam a introdução de tais conceitos no ensino de nível médio, e introdução do pensamento ccomputacional. Este contexto suscita a discussão recursos didáticos, técnicas e ferramentas usadas na apresentação dos conteúdos, buscando a melhoria na qualidade do processo. Recentemente, o governo buscou equipar as escolas com dispositivos móveis (tablets) e mesmo kits de robótica. A previsão é que um total de 283 escolas públicas sejam contempladas em 2012 com tais kits, vinculadas ao projeto denominado Ensino Médio Inovador. Diante deste panorama, o atual projeto visa propor o desenvolvimento de ferramentas educacionais para dispositivos móveis, incluindo aplicativos para os kits robótica, e disseminar tal conhecimento entre as escolas participantes do ensino médio inovador. Metodologias de ensino que auxiliem a ampliar a utilização de tais recursos serão difundidas entre as escolas atingidas pelo Ensino Médio Inovador, buscando treinar professores e estudantes participantes.Item Atendendo e instruindo a população pernambucana quanto a afecções ortopédicas e neurológicas dos seus animais(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Medicina Veterinária., 2011) Tudury, Eduardo AlbertoA proposta objetivou oferecer à sociedade Pernambucana um serviço especializado e eficiente em ortopedia e neurologia animal, além da vontade de conscientizar a população pernambucana quanto a criação e cuidados corretos dos seus animais para prevenir que estas afecções venham ocorrer. Quanto aos alunos bolsistas e não bolsistas o estimulo de sua conscientização cidadã na sua ação junto à população oportunizando-lhes enxergar a profissão escolhida de forma mais crítica, participativa e humana, além de formar profissionais médicos veterinários com capacitação em ortopedia e neurologia. Pretendendo-se também continuar a gerar: aprimoramento, material bibliográfico, audiovisual, pesquisa e ensino de extensão para a população em geral e para profissionais da área.Item Capacitação de produtores de leite atendidos pelo Programa Balde Cheio com ênfase no manejo nutricional, sanitário e administração da propriedade rural(Universidade Federal Rural de Pernambuco; Unidade Acadêmica de Garanhuns., 2011) Melo, Airon Aparecido Silva deA produção de leite no Nordeste brasileiro tem se baseado na utilização de pastagens nativas e cultivadas, destacando-se nesse contexto a utilização da caatinga e da palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill. e Nopalea cochenillifera Salm Dyck) como base da alimentação dos animais. Segundo levantamentos da Embrapa Gado de Leite (2003), os estados de Pernambuco e Alagoas apresentam os maiores níveis de produtividade, merecendo maior atenção as mesorregiões do Sertão alagoano e Agreste pernambucano, que apresentam valores de produtividade bastante competitivos, quando comparados com outras regiões produtoras de leite do Brasil. Entretanto a falta de tecnologias na produção acabam por comprometer o desempenho. Desta forma o uso de estratégias que contribuam para a melhoria da atividade é de fundamental importância.Item Capacitação e Desenvolvimento Pessoal e Social de Trabalhadores (as) para os serviços de hotelaria e outros segmentos do setor de turismo do município de Recife, São Lourenço da Mata e Camaragibe - PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró - Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Saraiva, Joseana MariaO Projeto se propõe preparar jovens e adultos, trabalhadores (as) dos Municípios de Recife, São Lourenço da Mata e Camaragibe - Pernambuco para o exercício de uma profissão no mercado de hotelaria e outros segmentos do setor de turismo, integrando as unidades de produção de refeições, restaurantes, bares, lanchonetes, pousadas, resorts, motéis, agencias de guias turísticos e de serviços de limpeza. Considerando a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade das áreas que integram o projeto, bem como as especificidades de cada setor do segmento turístico, o projeto encontra-se estruturado em duas áreas de conhecimento: Área de Hospedagem contemplando os de curso de Recepcionista / Telefonista, Camareira e Auxiliar de Serviços de Limpeza; Área de Alimentos e Bebidas contemplando os Cursos de Cozinheiro e Auxiliar de Cozinha; Garçom, Garçonete e Barman. A proposta visa possibilitar a formação de um profissional crítico, criativo e responsável, para exercício de uma dessas funções no segmento turístico e de outros setores da economia. Os cursos contemplam uma carga horária total de 100 horas / aula, distribuídas nos Módulos Básico, Específico e Vivência Prática.Item Como economizar energia elétrica em casa e no trabalho(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAST); Unidade Acadêmica de Serra Talhada., 2011) Teixeira, Carlos AlbertoO crescimento econômico brasileiro está desenvolvendo o Brasil e com isso a utilização de energia se torna cada vez maior, com isso a racionalização de seu uso de se faz necessária. No Brasil a utilização de energia se concentra nos setores industrial, comercial, residencial e rural, sendo a força motriz, iluminação refrigeração, compressão de ar, as cargas que mais consomem energia elétrica. Serão ministradas oficinas sobre 'Como economizar energia em casa e no trabalho' para Órgão públicos e privados da cidade de Serra Talhada, com o objetivo de conscientizar as pessoas que é possível racionalizar o uso de energia com medidas técnico-educativas e também com a aquisição de equipamentos novos com selo PROCEL. Serão convidados vários órgãos para participarem de forma voluntária nesta oficina, que será ministrada várias vezes durante o ano. Espera-se com isso atender as principais demandas de economia de energia em escolas de ensino fundamental, médio e superior de Serra Talhada; Representantes das agências bancárias, Ministério Público, Fórum de Justiça, DETRAN, IPA, ADAGRO, Clube dos dirigentes lojista - CDL, COMPESA, a população em geral, prefeitura de Serra Talhada, entre outros. A expectativa é que cada órgão desse envie um ou mais representantes para o treinamento.Item Conscientização da população do município de Garanhuns sobre as consequências da utilização inadequada de anticoncepcional em pequenos animais(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Brandespim, Daniel FrigugliettiO presente trabalho tem por objetivo reduzir a frequência de ocorrência de tumores de mama e/ou piometra em cadelas que fazem uso de anticoncepcionais, a base de progestágenos, por meio de conscientização de seus proprietários, que ainda utilizam tal método, que por sua vez são os responsáveis pela incidência de tais patologias. O projeto será executado em clínicas veterinárias, lojas agropecuárias, pontos de aglomeração de pessoas, em postos de vacinação antirrábica canina, durante o período de janeiro a dezembro de 2012, por meio de distribuição de folhetos explicativos, exposição de fotos e abordagem de tutores dos animais para o esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos e males provocados aos animais em decorrência do uso dos progestágenos como método anticoncepcional nos pequenos animais.Item Criando equipes de robótica(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Unidade Acadêmica de Garanhuns., 2011) Araujo, Alberto Einstein Pereira deA robótica vem se consolidando cada vez mais como uma grande área que envolve muitos temas de pesquisa. Recentes avanços da microeletrônica associados à computação e a diversas outras áreas como a neurociência vêm deixando claro que estamos na porta de uma nova revolução tecnológica associada a automação de processos cotidianos. Neste contexto, observa-se já há algum tempo que muitas escolas vêm se utilizando de metodologias que envolvem robótica em suas aulas. O uso de kits robóticos têm se demonstrado ferramentas muito úteis no ensino e motivação para a ciência em estudantes do ensino médio e fundamental. Nesse projeto pretendemos estimular e acompanhar a criação de equipes de robótica em escolas da rede pública do município de Garanhuns. Esse trabalho fica em sintonia com recente programa do governo do estado de Pernambuco de inserir kits robóticos nas escolas. Pretende-se assim contribuir com esse programa maior, envolvendo a universidade como apoio para o seu sucesso. Durante o projeto o estudante bolsista irá orientar de perto equipes de robótica em três escolas da rede pública local. Cada equipe deverá ser montada dentro das normas da maior competição de robótica do país a First Lego League (FLL).Item De vilão a mocinho: desmitificando o preconceito sobre o consumo de ovos(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Freitas, Almir Chalegre deO Brasil é o sétimo maior produtor de ovos do mundo, conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A produção de ovos no país designa quase que exclusivamente ao mercado interno. O ovo é considerado o alimento natural, equilibrado e de baixo custo, contendo alto teor de proteína de excelente qualidade, gorduras, vitaminas e minerais. Além de ser uma importante reserva de nutrientes, também contém substâncias promotoras de saúde e preventivas de doença, o que torna um alimento funcional. O ovo, dentre outros produtos, tem um grande potencial de consumo. Seu fácil acesso à população em termos de preço, além do seu alto valor nutricional, faz deste produto um alimento prontamente disponível, tanto na culinária quanto na indústria de transformação. A maior valorização das vantagens nutritivas e funcionais do ovo pelos consumidores depende da qualidade destes produtos que são oferecidos ao mercado, sendo aspecto de influência na aceitação, nos hábitos e decisões do consumidor final. O baixo consumo de ovos justifica-se, em grande parte, pela falta de conhecimento da população em relação às propriedades nutricionais do produto, por considerar o ovo um substituto da carne e, também, julgá-lo como prejudicial à saúde (por possuírem teor de colesterol considerável).Item Diga não à injeção e sim a castração!(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Unidade Acadêmica de Garanhuns., 2011) Aleixo, Grazielle Anahy de SousaA crescente população de cães e gatos é um problema que acarreta diversos transtornos no âmbito da saúde pública, como a transmissão de doenças (ex. raiva), proliferação de ecto e endoparasitas e agressões. A diminuição do número de animais abandonados é um desafio, uma vez que apenas a captura dos mesmos pelo Centro de Zoonoses não soluciona o problema. A falta de informação é um dos fatores mais observados no que diz respeito à orientação dos tutores em relação à forma correta de evitar crias indesejáveis, fazendo com que estes optem pelo uso de hormônios contraceptivos. O uso de contraceptivos pela população apresenta grande aceitação, pois é um método de baixo custo, não necessita de prescrição veterinária, além de ser facilmente encontrado. Os tutores, porém, não são advertidos sobre os inúmeros efeitos adversos que essa terapia pode gerar para a saúde e bem-estar do animal. Este projeto visou orientar os tutores de cadelas e gatas da cidade de Garanhuns, por meio de um panfleto e cartaz explicativo, quanto aos malefícios do uso dos hormônios contraceptivos injetáveis e incentivar a castração de fêmeas como melhor meio para evitar crias indesejáveis e o surgimento de doenças no animal.Item Educação ambiental e consciência entomológica em comunidades da Mata Norte e Sul do estado de Pernambuco(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dosCom este Projeto de Extensão iremos propalar a integração de atividades realizadas no Laboratório de Entomologia - Área de Zoologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, em escolas públicas e comunidades rurais dos Municípios das Regiões da Mata Norte e Sul do Estado de Pernambuco (Buenos Aires, Paudalho, Lagoa do Carro, Sirinhaém, Rio Formoso e Escada). Com atividades associadas à Educação Ambiental, a qual teremos condições de acolher com atenção e dedicação o público em geral, criando oportunidades de estágios para estudantes universitários, onde estes irão por em prática os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, especialmente aquelas das Áreas de Zoologia, Entomologia e Ecologia. As escolas serão beneficiadas com Coleções Entomológicas Didático - Científicas, melhorando assim, o ensino - aprendizagem na Área de Ciências. Além, de divulgar informações ligadas à conscientização da importância da preservação da Biodiversidade e do Ecossistema. Divulgando, a conscientização da preservação da biodiversidade, levando as comunidades um maior conhecimento das diferentes espécies nos ecossistemas, contribuindo para um melhor equilíbrio e utilização dos recursos naturais. Com os resultados alcançados na participação deste projeto teremos uma ampla divulgação da extensão universitária na sociedade em virtude da interação das escolas, comunidades e UFRPE.Item Educação para consumo consciente e sustentável(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Maria Zênia Tavares daCom a expansão da sociedade de consumo, marcada pela produção e disponibilidade dos mais variados artigos de consumo, dos quais muitos são “supérfluos”, o/a consumidor/a é induzido/a a comprar de forma irrefletida, sugestionado pelos meios de comunicação em massa, ao mesmo tempo em que passa a ser reconhecido/a e aceito/a pelo que está consumindo. O consumo envolve coesão social, produção e reprodução de valores. Desta forma, não é uma atividade neutra, individual e despolitizada. O/a consumidor/a preocupado/a em satisfazer suas necessidades individuais, não reflete sobre as consequências de suas escolhas, descartando no meio ambiente toneladas de lixo do qual boa parte poderia ser reciclada, ou mesmo reduzido, através de atitudes como, usar menos materiais descartáveis e aproveitar integralmente os alimentos. Mudança de padrão de produção e consumo implica aumento do nível de informação da população, sensibilização e conscientização das pessoas, eliminação de desperdícios, uso consciente dos recursos naturais. Diante do exposto, o Projeto de Extensão: Educação para o Consumo Consciente e Sustentável tem como proposta desenvolver um trabalho na área de educação do/a consumidor/a, com orientação de grupos e famílias estimulando o desenvolvimento das habilidades necessárias para escolher e comprar diferentes produtos de forma consciente e sustentável.Item O ensino de Libras para ouvintes(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de LemosEm pleno terceiro milênio, ainda somos palco de uma sociedade excludente, onde muitos indivíduos são postos a marginalidade. É preciso buscar uma sociedade com novos acordos sociais, com multiplicidade de vozes, de culturas, de raças e de gênero. Uma sociedade que acolha, sem distinção, com amor e respeito à diversidade, à paz e à felicidade de todos. Neste contexto, os surdos enfrentam grandes obstáculos quanto a comunicação. é fundamental minimizar esses efeitos discriminatórios. Para isso, a Academia tem papel fundamental na inclusão social destas pessoas surdas. Uma adequada utilização da língua e conhecimento básico assegurará uma maior comunicação. A recente publicação da Lei 10.436, de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS como meio legal de comunicação dos surdos, devendo ser garantido por parte do poder público em geral, empresas concessionárias e instituições de educação. A LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão. O projeto “ O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES” vem capacitar estudantes e pessoas das diversas áreas do conhecimento acadêmico para a compreensão do mundo dos surdos, tendo como enfoque os aspectos sócio-lingüístico e cultural.Item Entendendo as informações contidas nos rótulos de alimentos para um consumo consciente(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Domésticas., 2011) Maciel, Maria Inês SucupiraO conhecimento sobre determinadas informações dos produtos alimentícios se faz por meio dos rótulos, quando estes são lidos corretamente, pois o rótulo é um meio de comunicação do produtor (a) com o (a) consumidor (a) e deve trazer informações obrigatórias, de acordo com o Regulamento Técnico Geral. Informações como Lista de ingredientes; Conteúdos líquidos; Identificação da origem; Nome ou razão social e endereço do importador (para alimentos importados); Identificação do lote. Dentre outros elementos deve conter nos rótulos dos alimentos por exemplo a Tabela nutricional na qual geralmente é a mais consultada pelas pessoas por conter o valor calórico de certa porção do alimento que está sendo comprado, e sua afixação no rótulo é obrigatória segundo a Resolução específica. Neste sentido, a rotulagem nutricional dos alimentos torna-se importante para o acesso à informação a fim de se obter uma alimentação saudável, sendo também utilizada como elemento para a redução de doenças crônicas como: Diabetes Melitus (devido à grande ingestão de açúcar); Hipertensão (que esta relacionada ao consumo excessivo de sal) e Intolerância à lactose. Se fazendo assim importante a compreensão das informações contidas nele.Item Estudo da arborização urbana em duas escolas públicas estaduais de Serra Talhada/PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAST); Administração., 2011) Silva, Luzia Ferreira daA arborização confere aumento da qualidade de vida e também resgata a harmonia entre o ser humano e meio ambiente. O projeto foi composto de diversas etapas, que foram desde o reconhecimento prévio das escolas, dos alunos por meio de conversa informal e questionário até a aplicação das atividades como pintura, caixinha de perguntas e respostas, montagem de painéis, debates, passeio, teatro e lanche durante o teatro, para desenvolver nas crianças a prática de cuidar das árvores. A avaliação de cada atividade foi gradual, conforme o desempenho dos alunos. A metodologia foi adequada para os resultados esperados de forma dinâmica com interação com o grupo. O resultado da metodologia foi notado rapidamente e a cada atividade desenvolvida os alunos despertavam o interesse pelo assunto, com perguntas e comentários sobre o que era abordado. As atividades tiveram êxito, pois o tema sobre educação e conscientização ambiental relacionada à arborização urbana não é tão abordado nas escolas. O processo de conscientização é feito em longo prazo, porém tem um resultado futuro importante para a população de uma cidade em geral.Item Núcleo de atletas(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Educação Física., 2011) Silva, Nilson Félix daEste projeto é destinado a formação de equipe através do "Núcleo de Atletas", visando principalmente a inclusão social, oferecendo ao público em geral, conhecimento da prática desportiva do Futebol.Item Papéis sociais na infância: o olhar de si e do outro na (RE)construção da identidade de gênero(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Domésticas., 2011) Lima, Daisyvângela Eucrêmia da SilvaOs primeiros anos de vida das crianças são considerados os mais importantes para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem e também para a formação da identidade assim como o processo de mediação social é parte essencial dos processos de socialização das novas gerações, por isso deve-se ficar atento para trabalhar as questões de gênero com nossas crianças, e principalmente em nossa prática pedagógica no cotidiano escolar. Assim este projeto tem como objetivo geral desenvolver um trabalho de orientação lúdica sobre relações sociais de gênero com professores/as, famílias e crianças de uma instituição de educação infantil do município de Recife/PE e como objetivos específicos realizar um diagnóstico sobre as percepções das relações sociais de gênero na família e escola; realizar um trabalho de sensibilização às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia e raça; desenvolver ações e encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos diferentes; realizar atividades lúdicas de forma a permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher. Com a finalidade de atender os objetivos propostos, os instrumentos utilizados constarão de formulários semi estruturados que serão aplicados com os/as educadores/as e famílias.Item Pedagogia da pergunta: a pesquisa de opinião como dispositivo pedagógico interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Cavalcanti, Glória Maria DuarteO Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO) é uma iniciativa do Instituto Paulo Montenegro, ligada ao IBOPE, que realiza projetos sociais na área de educação. Iniciado no ano de 2000, seu objetivo é desenvolver e disseminar práticas educativas inovadoras, que contribuam para a melhoria do sistema de ensino do país. O principal objetivo do programa NEPSO é promover o uso pedagógico da pesquisa de opinião pelas escolas da rede pública. Ao participar do programa, o professor aprende a planejar e realizar projetos de ensino. A metodologia estimula o uso do universo do estudante e do professor para a construção do conhecimento. Faz do estudante e do professor autores do aprendizado, promovendo o protagonismo dos principais atores da educação. A UFRPE, desde 2007 participa do Programa NEPSO e tem se destacado pelo seu envolvimento no âmbito desse Programa, especialmente durante seminários estaduais, três dos quais realizados na Unidade Acadêmica de Garanhuns. Dentre as ações principais estão o acompanhamento das escolas que desenvolvem projetos NEPSO que estão vinculadas ao polo Pernambuco; uma uma pesquisa de opinião sobre o que pensam cidadãos de Garanhuns sobre a UAG/UFRPE e; curso de extensão a ser oferecido a professores do município de Garanhuns.Item A Prática da Extensão para o Treinamento dos ordenhadores para o Diagnóstico, Controle e Prevenção das Mastites em Vacas Leiteiras no Município de Lagoa do Ouro - PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Pinheiro Junior, José WiltonOs processos inflamatórios da glândula mamária são um dos principais problemas de ordem infecciosa que acomete bovinos leiteiros em todo o mundo, sendo responsáveis por muitos prejuízos econômicos e por problemas de saúde pública. Objetiva-se com esse projeto orientar ordenhadores e produtores rurais que trabalham com bovinocultura de leite no município de Lagoa do Ouro – PE, no que diz respeito às medidas de diagnóstico, controle e prevenção das mastites em vacas. Serão realizadas treinamentos em dez propriedades, com os proprietários e ordenhadores, a fim de ensiná-los métodos de diagnóstico, prevenção e controle da doença a campo que irão contribuir para obtenção de um leite de melhor qualidade. Medidas de prevenção e controle serão implantadas nas propriedades, e essas serão visitadas periodicamente, para observar se houve a implantação das mesmas. Nas propriedades onde for constatado que não houve aplicação das medidas serão feitas correções no manejo com de reduzir a ocorrência nos casos de mastite.