Educação (PROExC)
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Item A Unidade Acadêmica de Garanhuns no Ano Internacional da Astronomia - 2009(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Araujo, Alberto Einstein Pereira deO ano de 2009 foi considerado pela UNESCO o ano internacional da astronomia em comemoração aos 400 anos das primeiras observações astronômicas de Galileu com auxílio de uma luneta. Durante todo o ano ocorrerão vários eventos no mundo inteiro relacionados ao tema. O evento esta sendo organizado em formato de rede com vários nós espalhados pelo mundo. No Brasil tanto instituições públicas quanto privadas vão sediar nós desse evento. Cada nó irá desenvolver atividades relacionadas com a divulgação da astronomia. A UAG já foi credenciada oficialmente como nó local, sendo o proponente do presente projeto responsável pelo referido nó . Portanto, este projeto visa desenvolver ações de divulgação e popularização da astronomia na região do Agreste Meridional do estado de Pernambuco.Item Reciclagem de óleo de fritura usado para produção de sabão como agente motivador e disseminador de conhecimento(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2009) Brito, Andréa Monteiro Santana SilvaUm resíduo doméstico considerado grande vilão da poluição ambiental é o óleo residual proveniente de frituras. No entanto, uma alternativa para este tipo de resíduo é a reciclagem, que possibilita a redução do volume de resíduos urbanos, conservação dos recursos naturais, economia de energia e diminuição da poluição do ar, da água e do solo. Dentro desse contexto, se faz necessário um projeto que sensibilize e promova ações educativas que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental, por meio do reaproveitamento dos resíduos do óleo de fritura, bem como motive as pessoas da comunidade através da geração de renda. Uma das alternativas para o reaproveitamento do óleo de fritura é a produção de sabão. Utilizando o conhecimento científico num contexto popular é possível reclicar o óleo de fritura usado para produção de sabão e melhoria da qualidade de vida para comunidades carentes do município de Serra Talhada. O projeto também foi concebido como ação integradora de estudantes de Licenciatura em Química no ambiente escolar para o desempenho da sua função pedagógica, uma vez que a atividade de ensino exige, além de conhecimento do conteúdo, uma grande capacidade de adaptação às diferentes condições sociais, culturais e econômicas.Item A radiocomunicação como ferramenta da educação não formal no Agreste de Pernambuco pela popularização e difusão da Ciência e Tecnologia da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Mattos, Lucilene SimõesA Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) como primeira expansão universitária do país ainda encontra-se em parcial desconhecimento por parte do povo do Agreste pernambucano. Levando-se em conta que o conhecimento científico dos profissionais da UAG adquirido nos campos e nas bancadas possa e deva contribuir no dia-a-dia do cidadão agrestino, e que este, retribua com dúvidas, é inquestionável que o objetivo maior de uma Universidade esteja consolidado. Assim, objetiva-se contribuir com o desenvolvimento regional através do estreitamento da relação entre UAG da UFRPE e a Comunidade do Agreste de Pernambuco e região fornecendo informações de Ciência e Tecnologia (C&T) e suas implicações no dia-a-dia dos cidadãos, com linguagem acessível e utilizando-se da radiodifusão sonora. Ademais, este projeto também objetiva implantar uma rádio universitária nas dependências UAG. Serão realizadas entrevistas gravadas ou ao vivo por um professor da UAG sobre C&T com professores, técnicos e acadêmicos viabilizando a popularização do tema. As entrevistas serão veiculadas em rádios da cidade e região no Programa Agreste Rural um bloco denominado Universidade em Foco: Momento UAG. Os ouvintes participarão através de telefonemas, mensagens eletrônicas e cartas, sendo estes os meios de avaliação da difusão projeto.Item Projeto Quimicriar(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Albuquerque, Francisco Resende deO Projeto de Extensão “Quimicriar” implica no desenvolvimento de instrumentação de baixo custo para a prática experimental de Química no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino no Município de Garanhuns. Este projeto é norteado pela implementação da compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática o ensino de química no nível médio (LDB – Lei 9394/96), uma vez que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM (PCNEM) na proposta metodológica adotada pelo professor há de se buscar romper com a visão clássica do conhecimento químico dos programas tradicionais, com a pretensão de que o aluno reconheça e compreenda de forma integrada e significativa as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos (atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera), e suas relações com os sistemas produtivo, industrial e agrícola. E é na atividade experimental, nas suas diferentes modalidades (experimentos de laboratório, demonstrações em sala de aula e estudos do meio), onde os diferentes saberes que fazem a totalidade da Química podem ser integrados.Item Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Alves, Marcos SoutoO Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência - visa o desenvolvimento de ações que integrem a universidade e a sociedade, através de atividades de ensino de ciências e biologia com repercussão no desenvolvimento da cidadania, inclusão social e geração de renda. O Projeto também contribuirá para a inclusão social de pessoas com necessidades educativas especiais, principalmente deficientes auditivos e visuais e na assistência as instituições públicas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos com programas de ensino, pesquisa e extensão. Serão selecionados dez alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O Projeto será desenvolvido seguindo as etapas: - Concepção e qualificação da equipe envolvida:realização de reuniões temáticas para planejamento das ações, qualificação, estratégias de produção de material; - Parcerias com Instituições de ensino:contatos para estabelecer convênios de cooperação técnico-científica; - Programa de geração de renda – aprender fazendo: desenvolvimento de atividades econômicas, o aprender fazendo com base científica. - Oficinas temáticas:avaliação do nível de percepção dos alunos, intervenção educativas e avaliação. - Laboratório de produção de material didático-pedagógico: criação de material multimídia, construção de peças, jogos e experimentos, preferencialmente utilizando material reaproveitado ou de baixo custo, principalmente para surdos e cegos.Item O ensino de Libras para ouvintes(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de LemosEm pleno terceiro milênio, ainda somos palco de uma sociedade excludente, onde muitos indivíduos são postos a marginalidade. É preciso buscar uma sociedade com novos acordos sociais, com multiplicidade de vozes, de culturas, de raças e de gênero. Uma sociedade que acolha, sem distinção, com amor e respeito à diversidade, à paz e à felicidade de todos. Neste contexto, os surdos enfrentam grandes obstáculos quanto a comunicação. é fundamental minimizar esses efeitos discriminatórios. Para isso, a Academia tem papel fundamental na inclusão social destas pessoas surdas. Uma adequada utilização da língua e conhecimento básico assegurará uma maior comunicação. A recente publicação da Lei 10.436, de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS como meio legal de comunicação dos surdos, devendo ser garantido por parte do poder público em geral, empresas concessionárias e instituições de educação. A LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão. O projeto “ O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES” vem capacitar estudantes e pessoas das diversas áreas do conhecimento acadêmico para a compreensão do mundo dos surdos, tendo como enfoque os aspectos sócio-lingüístico e cultural.Item Educação para consumo consciente e sustentável(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Maria Zênia Tavares daCom a expansão da sociedade de consumo, marcada pela produção e disponibilidade dos mais variados artigos de consumo, dos quais muitos são “supérfluos”, o/a consumidor/a é induzido/a a comprar de forma irrefletida, sugestionado pelos meios de comunicação em massa, ao mesmo tempo em que passa a ser reconhecido/a e aceito/a pelo que está consumindo. O consumo envolve coesão social, produção e reprodução de valores. Desta forma, não é uma atividade neutra, individual e despolitizada. O/a consumidor/a preocupado/a em satisfazer suas necessidades individuais, não reflete sobre as consequências de suas escolhas, descartando no meio ambiente toneladas de lixo do qual boa parte poderia ser reciclada, ou mesmo reduzido, através de atitudes como, usar menos materiais descartáveis e aproveitar integralmente os alimentos. Mudança de padrão de produção e consumo implica aumento do nível de informação da população, sensibilização e conscientização das pessoas, eliminação de desperdícios, uso consciente dos recursos naturais. Diante do exposto, o Projeto de Extensão: Educação para o Consumo Consciente e Sustentável tem como proposta desenvolver um trabalho na área de educação do/a consumidor/a, com orientação de grupos e famílias estimulando o desenvolvimento das habilidades necessárias para escolher e comprar diferentes produtos de forma consciente e sustentável.Item Educação ambiental e consciência entomológica em comunidades da Mata Norte e Sul do estado de Pernambuco(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dosCom este Projeto de Extensão iremos propalar a integração de atividades realizadas no Laboratório de Entomologia - Área de Zoologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, em escolas públicas e comunidades rurais dos Municípios das Regiões da Mata Norte e Sul do Estado de Pernambuco (Buenos Aires, Paudalho, Lagoa do Carro, Sirinhaém, Rio Formoso e Escada). Com atividades associadas à Educação Ambiental, a qual teremos condições de acolher com atenção e dedicação o público em geral, criando oportunidades de estágios para estudantes universitários, onde estes irão por em prática os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, especialmente aquelas das Áreas de Zoologia, Entomologia e Ecologia. As escolas serão beneficiadas com Coleções Entomológicas Didático - Científicas, melhorando assim, o ensino - aprendizagem na Área de Ciências. Além, de divulgar informações ligadas à conscientização da importância da preservação da Biodiversidade e do Ecossistema. Divulgando, a conscientização da preservação da biodiversidade, levando as comunidades um maior conhecimento das diferentes espécies nos ecossistemas, contribuindo para um melhor equilíbrio e utilização dos recursos naturais. Com os resultados alcançados na participação deste projeto teremos uma ampla divulgação da extensão universitária na sociedade em virtude da interação das escolas, comunidades e UFRPE.Item Papéis sociais na infância: o olhar de si e do outro na (RE)construção da identidade de gênero(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Domésticas., 2011) Lima, Daisyvângela Eucrêmia da SilvaOs primeiros anos de vida das crianças são considerados os mais importantes para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem e também para a formação da identidade assim como o processo de mediação social é parte essencial dos processos de socialização das novas gerações, por isso deve-se ficar atento para trabalhar as questões de gênero com nossas crianças, e principalmente em nossa prática pedagógica no cotidiano escolar. Assim este projeto tem como objetivo geral desenvolver um trabalho de orientação lúdica sobre relações sociais de gênero com professores/as, famílias e crianças de uma instituição de educação infantil do município de Recife/PE e como objetivos específicos realizar um diagnóstico sobre as percepções das relações sociais de gênero na família e escola; realizar um trabalho de sensibilização às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia e raça; desenvolver ações e encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos diferentes; realizar atividades lúdicas de forma a permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher. Com a finalidade de atender os objetivos propostos, os instrumentos utilizados constarão de formulários semi estruturados que serão aplicados com os/as educadores/as e famílias.Item Práticas de consumo e orçamento doméstico(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Silva, Maria Zênia Tavares daConsumir é inerente à espécie humana, uma vez que, para garantia de sua sobrevivência, os indivíduos necessitam de elementos como ar, água e alimentos. Na sociedade capitalista, também chamada de sociedade de consumo, essa relação com o ato de consumir tem sido influenciada constantemente pela publicidade, de modo que, a população é estimulada pelos meios de comunicação de massa à consumir além das suas necessidades vitais. Essa relação estreita com o consumo desmedido está presente em todas as classes sociais, sendo as classes subalternas as mais afetadas pelo comprometimento da sua baixa renda e assim tendo que buscar alternativas para organização do orçamento familiar. Considerando a necessidade da educação para o consumo, bem como a organização e o planejamento do orçamento doméstico para a população em geral, especificamente, famílias de contexto popular, a presente proposta tem por objetivo promover momentos formativos com famílias beneficiárias do Programa Leite de Todos, a fim de socializar saberes e práticas relacionadas à economia familiar.