TCC - Licenciatura em História (Sede)

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    Uma análise hermenêutica da subalternização da experiência fatímida na Tārīkh do historiador Abássida al-Ṭabarī (séc. X)
    (2025-08-06) Barbosa, Vitor Matheus de Araújo; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/2995970252346689
    A presente monografia apresenta os resultados de uma análise acerca do apagamento da experiência fatímida em um trecho da Tarikh al-Rusul wa'l-Muluk, do historiador abássida Al-Tabari (839-923), entre o fim do século IX e o início do século X. A pesquisa investigou os mecanismos historiográficos empregados pelo cronista em seu processo de escrita, assim como o significado político-ideológico da ausência de eventos relevantes relacionados aos fatímidas. A metodologia utilizada foi a Análise Hermenêutica da Narrativa proposta por Paul Ricoeur (1913-2005), especialmente a partir do seu conceito central, “configuração narrativa” (Ricoeur, 2011). Do ponto de vista teórico, a ausência fatímida na narrativa foi compreendida a partir do conceito de “esquecimento” (Ricoeur, 2008). Os resultados identificaram um uso operacionalizado do esquecimento enquanto prática discursiva do autor em sua obra, manifestando-se parcialmente em algumas passagens e plenamente em outras. Ao mobilizar uma análise hermenêutica dessa narrativa histórica, o trabalho propõe contribuir com uma nova perspectiva acerca de uma das mais relevantes fontes históricas islâmicas dos séculos IX e X, adentrando em detalhes ainda pouco explorados deste documento. Trata-se, portanto, de uma investigação que amplia o debate sobre a história árabe-islâmica e as suas dinâmicas internas.
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    A ação da providência divina em "O Valeroso Lucideno e Triunfo da Liberdade", do Frei Manoel Calado
    (2025-03-11) Silva, Gleyson Maurício Lima da; Silva, Kleber Clementino da; http://lattes.cnpq.br/2821384780282146
    O presente artigo almeja avaliar os relatos de manifestações miraculosas descritos na obra do Frei Manoel Calado, com o objetivo de compreender de que forma estes relatos reforçam a crença da intervenção divina na legitimação da Restauração de Pernambuco, já inserida na tradição providencialista portuguesa. Para tanto, estrutura-se a partir da contextualização histórica que levou à invasão dos neerlandeses, apresenta quem é o autor, sua obra e outras fontes contrastantes da época. Ao final desenvolve uma análise da fonte a partir de episódios relatados e interpretados pelo autor sob o prisma do providencialismo como recurso político estratégico panegírico, isto é, de promoção da imagem, bem como da concepção cristã de guerra justa.
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    Política externa do Primeiro Reinado: antecedentes de um império entre repúblicas às vésperas do Congresso do Panamá (1822-1831)
    (2024-10-02) Santana Neto, José Felix de; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/5751622751895692
    Este trabalho historiográfico analisará as relações diplomáticas estabelecidas pelo Império do Brasil no período que compreende o Primeiro Reinado - de 1822 a 1831 - com os países vizinhos do continente americano, bem como o contexto da época, que impactou profundamente a identidade nacional e como tudo isso culmina no Congresso Anfictiônico do Panamá. Mais adiante, analisaremos aspectos relevantes que circundam os eventos em torno do Congresso do Panamá (1826) e a ausência brasileira no evento, se encaixando nesse debate como uma recapitulação do que já foi estudado a nível nacional e continental sobre o tema, enquanto explora possíveis lacunas ainda não analisadas completamente nas produções já feitas, principalmente no que diz respeito a essa não participação.
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    Sobre foggaras no deserto: os Garamantes na História Natural de Plínio, o Velho (séc. I d.C.) e a construção da África romanizada
    (2025-07-21) Araújo, Willams Clark Gonçalves de; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/5414236535252308
    Este artigo tem como objetivo examinar as dinâmicas de produção e reprodução de identidades no Norte da África antiga presentes no livro V da obra História Natural de Plínio, o Velho (séc. I d.C.), bem como suas reverberações na produção historiográfica dos séculos XIX e XX, tendo como recorte os Garamantes do Fazzan. Considerando os diferentes contextos sócio específicos de produção e suas óticas coloniais distintas, o texto analisa o locus literário comum a um corpo historiográfico que reitera lógicas de dominação e destitui a agência de grupos autóctones. Corpo este que não encontra lastro na materialidade quando confrontado com as contribuições arqueológicas da passagem do século XX ao XXI e quando questionado das pretensas origens romanas da cultura material de uma África romanizada.
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    A Igreja Reformada no Brasil holandês (1630-1654): história e historiografia
    (2025-03-17) Souza, Élder Perboire Emerenciano de; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/2368367368583961
    O artigo em questão analisa a atuação da Igreja Reformada no Brasil neerlandês (1630-1654), ao destacar a relação entre os predicantes reformados e os indígenas, especialmente os Potiguara, e a influência religiosa e política da Companhia das Índias Ocidentais (West-Indische Compagnie, WIC). É abordada a estruturação da Igreja Reformada, a evangelização dos povos nativos e a historiografia do período. Ressalta, ainda, figuras como Pedro Poti e Antônio Paraupaba. O trabalho contribui para a compreensão das interações religiosas e culturais do Brasil neerlandês.
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    Representações sobre povos indígenas: uma análise historiográfica a partir da crônica “Duas viagens ao Brasil” de Hans Staden
    (2025-03-18) Santos, Yasmim Larissa Gonçalves dos; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/6536981049328121
    Este trabalho propõe um olhar acerca da crônica “Duas Viagens ao Brasil” (1557) de Hans Staden analisando as formas que o discurso do cronista do século XVI influenciou as maneiras pelas quais sociedades indígenas e suas relações sociais e culturais são refletidas. Atentando-se sobre como o contato de Staden com diferentes povos indígenas, desde Pernambuco até Bertioga, foi moldando sua visão acerca dessas sociedades. Através do levantamento bibliográfico de trabalhos de autores como João Pacheco de Oliveira e Elisa Garcia, propõe-se uma revisão bibliográfica que toma como ponto central o protagonismo desses povos nas transformações sociais e culturais presentes em seus cotidianos. Assim como, o poder que a tomada de crônicas de viajantes como fonte verídica das realidades de povos indígenas do século XVI tem na criação de estereótipos sobre essas comunidades. Ademais, destaca-se o papel ativo das mulheres indígenas como molas centrais de suas comunidades, seja através das atividades desenvolvidas ao estabelecimento de alianças por meio de casamentos. Buscando assim, olhar para as imagens desenvolvidas em torno dos indígenas do século XVI, como também produtos de uma realidade social que entendia nesse, o outro que deveria ser civilizado por preceitos e normas de uma sociedade europeia tida como civilizada.
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    Entre insígnias e brasões: a construção do Movimento Armorial sob a ótica do Diário de Pernambuco (1970-1974)
    (2024-10-04) Soares Júnior, José Benedito; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/2171560150857240
    Esta pesquisa busca analisar a divulgação do Movimento Armorial nas publicações do jornal Diário de Pernambuco (DP), na cidade do Recife, no período de 1970 a 1974. Utilizando o jornal como fonte e objeto, buscamos identificar como o DP divulgava e representava o Movimento Armorial em suas edições. Buscamos também abordar o papel dos sujeitos envolvidos na divulgação do Movimento Armorial, suas posições sociais e o apoio estatal dado a esta manifestação cultural. Os dados desta pesquisa foram coletados na Hemeroteca Digital, no site da Biblioteca Nacional, sendo utilizado como filtro a palavra ‘armorial’. A análise dos dados evidenciou que os discursos produzidos pelo DP são semelhantes ao discurso estatal no campo da cultura. Esse discurso busca retratar o Movimento Armorial, em especial a Orquestra Armorial de Câmara do Recife como uma manifestação que representa as raízes da cultura brasileira.
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    As abordagens historiográficas recentes sobre o jesuíta Jorge Benci e os novos horizontes de pesquisa
    (2024-12-03) Maia, Sheyla Mafra Holanda; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/8345867252412083
    Os estudos historiográficos sobre Jorge Benci estão longe de serem abundantes se comparados aos de jesuítas que lhe foram contemporâneos, como Antônio Vieira. A escassez de trabalhos talvez se justifique pelo fato destes estarem, quase sempre, limitados à análise da obra benciana Economia cristã dos senhores no governo dos escravos (1705), circunscrevendo os debates sobre o jesuíta itálico e suas produções apenas ao tema da escravidão africana. O objetivo deste estudo, portanto, é analisar a historiografia produzida sobre Jorge Benci, desde a década de 1980, com o fim de apontar novos questionamentos e caminhos de análise para as futuras pesquisas sobre o padre jesuíta.
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    Os indígenas aldeados e a guerra na documentação administrativa da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais no Brasil (1630-1647)
    (2019-07-20) Silva, Lucas de Lima; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/1677345577430632
    Neste artigo, abordaremos a atuação dos indígenas aldeados enquanto força militar auxiliar na expansão e salvaguarda do território conquistado pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais à América Portuguesa no século XVII. Os questionamentos subjacentes que culminaram na realização desta pesquisa baseiam-se nos conceitos, discussões teóricas e métodos característicos de um Domínio Histórico que emergiu na Historiografia Nacional a partir das últimas décadas do século XX: a “Nova História Indígena”. Os trabalhos deste campo têm legado uma reavaliação importante do impacto das ações de indivíduos e grupos ameríndios sobre processos e eventos históricos, à luz de reinterpretações de certos conceitos, bem como a partir da crítica a historiografias anteriores. Para a concretização da proposta, analisaremos essencialmente fontes administrativas neerlandesas no intuito de identificar a extensão – quantitativa e qualitativa – do emprego militar de indígenas aldeados, a relação destes com a atividade bélica durante o período citado e a centralidade do sistema de aldeamento colonial para as práticas de neerlandeses e indígenas diante da guerra.
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    Disputas, mistura e transformações identitárias: o processo de formação do lugar de Águas Belas e do Aldeamento dos Carnijó, em Pernambuco, entre as décadas de 1650 e 1760
    (2022-05-31) Santos Neto, José Cordeiro dos; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/3864055213140532
    Entre 1654, após a expulsão dos holandeses, e 1760, durante o chamado período pombalino (1750-1777), diversos processos foram realizados no interior da capitania de Pernambuco, que interferiram diretamente na organização e no modo de vida dos povos indígenas. Os indígenas que habitavam a região do atual município de Águas Belas, no agreste pernambucano, vinham passando por processos de contato, reelaboração das identidades, formação de alianças e conflitos por terra, se apropriando dos mecanismos coloniais, de acordo com as limitações impostas e os seus interesses. Dessa forma, o presente artigo tem como principal objetivo a análise e interpretação desses processos relacionais e das disputas por terra, entre as décadas de 1650 e 1760, na formação do lugar de Águas Belas e do aldeamento dos Carnijó.