01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item O lugar das mulheres moçambicanas na luta pela libertação colonial: as organizações femininas na FRELIMO (1960-1970)(2023-09-18) Silva, Helena Gomes da; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/6400923094392708Este artigo trata das condições de participação das mulheres nas lutas de libertação colonial na FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), procurando destacar as formas de atuação nas organizações femininas lideradas pelo movimento e o papel das mulheres no ambiente multicultural de Moçambique, que definia lugares específicos para as mulheres, entre os anos de 1960 a 1970. Nossa meta é compreender alguns dos aspectos desafiadores enfrentados pelas mulheres para participar das lutas e, ao mesmo tempo, como elas se organizaram para resistir à opressão e reivindicar seus direitos no mundo do trabalho e na sociedade moçambicana. Para isso, fizemos o levantamento e debate da produção bibliográfica que trata da condição da mulher moçambicana na cultura tradicional e nos momentos das lutas, no âmbito da FRELIMO, para compreensão de suas condições no movimento e depois.Item O lugar da história das mulheres nos itens das Ciências Humanas e suas tecnologias no ENEM (2016-2018)(2021-12-14) Martins, Stéphane de Souza; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5867289847610043Este texto se trata da análise do lugar social das mulheres nos itens de História da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2016 a 2018. Os encaminhamentos são dados a partir da criação de um contexto avaliativo a nível nacional através dos exames de admissão, ou os chamados vestibulares, permeando a fundação do ENEM e o situando nas questões de importância social como a exemplo da disparidade de mulheres participantes da prova. Para, além disso, o texto faz parte de uma denúncia do silenciamento historiográfico das mulheres na participação ativa da História, dos itens e da Matriz de Referência do ENEM. Os documentos utilizados nas análises consistiram nas provas da primeira aplicação dos anos citados, na Matriz de Referência e nas sinopses dadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
