01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A residência pedagógica na formação de professores de Biologia: relato de experiência
    (2021-03-03) Silva, Mirelle Pereira da; Silva, Flávia Carolina Lins da; Silva, Marliete Maria Soares da; http://lattes.cnpq.br/6064066939275575; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/1088480075725469
    The Pedagogical Residency Program (PRP) was created to improve the teaching practices of graduates and consequently improve the construction process in teaching. Residents through the program had contact with basic education while undergraduate, from the second half of the course, providing teaching experiences through school life and collaborating with their professional development. The present work aimed to describe the experiences of a student of the Degree Course in Biological Sciences at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), during the participation’s period in the Pedagogical Residence Program, working at the Antônio Correia de Araújo School, in the city from Camaragibe (PE). In this way, the experience report covered the experiences of a resident, from the introduction to the program until the period of immersion in school, describing the activities carried out and their perceptions from the first contact in basic education, in addition to portraying the importance of PRP for teacher training. The program collaborated to strengthen some aspects of teaching, as well as the association of practice and theory, development of a dynamic learning format, provided knowledge about the pedagogical processes and a deeper experience, in addition to the mandatory internships. In view of the situations experienced by the resident, the program added significantly to her training, as it made it possible to know and experience the daily life of the wanted profession before the beginning of her career.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Alves, Marcos Souto
    O Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência - visa o desenvolvimento de ações que integrem a universidade e a sociedade, através de atividades de ensino de ciências e biologia com repercussão no desenvolvimento da cidadania, inclusão social e geração de renda. O Projeto também contribuirá para a inclusão social de pessoas com necessidades educativas especiais, principalmente deficientes auditivos e visuais e na assistência as instituições públicas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos com programas de ensino, pesquisa e extensão. Serão selecionados dez alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O Projeto será desenvolvido seguindo as etapas: - Concepção e qualificação da equipe envolvida:realização de reuniões temáticas para planejamento das ações, qualificação, estratégias de produção de material; - Parcerias com Instituições de ensino:contatos para estabelecer convênios de cooperação técnico-científica; - Programa de geração de renda – aprender fazendo: desenvolvimento de atividades econômicas, o aprender fazendo com base científica. - Oficinas temáticas:avaliação do nível de percepção dos alunos, intervenção educativas e avaliação. - Laboratório de produção de material didático-pedagógico: criação de material multimídia, construção de peças, jogos e experimentos, preferencialmente utilizando material reaproveitado ou de baixo custo, principalmente para surdos e cegos.