01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A percepção dos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína(2025-03-18) Pais, Luiz Vynnicius Claudino; Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/3882621322910326Este trabalho tem como objetivo geral investigar a percepção de atributos pelos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína. Inicialmente, foi realizado um mapeamento exploratório de imagens de barras de proteína no Google, focando no sabor chocolate, resultando em 50 embalagens diferentes. Após análise, foram excluídas embalagens duplicadas e antigas, além de agruparmos por predominância cromática. Foi selecionado as seis marcas mais citadas em pesquisas online: Probiótica, Nutrata, Integralmedica, Banana Brasil, Max Titanium e Bio2. Utilizamos um questionário no Google Forms, respondido por 135 pessoas, para avaliar a percepção dos consumidores. As perguntas do questionário foram estruturadas para coletar dados gerais dos respondentes, bem como suas percepções sobre atributos específicos das embalagens, como "nutritiva", "saudável", "saciedade", "performance", "saborosa", "força", "dieta" e "energia". A pesquisa constatou que as embalagens utilizam predominantemente uma linguagem gráfica verbal, combinada com elementos visuais como tipografia sem serifa, cores variadas e esquemas gráficos para destacar informações nutricionais. As embalagens analisadas apresentaram cores predominantes distintas, sendo o preto, marrom, vermelho, branco, preto e prata, e azul e branco, que transmitem diferentes mensagens aos consumidores. Observou-se que embalagens com fotografias e esquemas gráficos específicos são mais apreciadas pelos consumidores, gerando uma percepção positiva dos atributos do produto. Concluiu-se que a categorização das embalagens é essencial para direcionar projetos de design que considerem o estímulo das emoções e a percepção dos consumidores. A análise dos elementos visuais das embalagens pode servir como ferramenta para medir e aprimorar a eficácia da comunicação do produto, contribuindo para estratégias de marketing mais eficientes e atraentes.Item Imagens gastronômicas: cozinha e a comunicação nas redes sociais(2023-04-27) Miranda, Ana Beatriz Gonçalves; Panetta, Monica Helena; http://lattes.cnpq.br/0760135351368402; http://lattes.cnpq.br/7423851247443718It is evident that the growth of gastronomy has been leading it to spaces other than the kitchen, at this point linked to the communication process experienced by society that introduced the use of images as part of this language, and became important with the dissemination of social networks. For this, it is necessary to understand the relationship between photographs of culinary preparations and the influence of the social network Instagram on the consumption of gastronomic images, demonstrating how important the look of a dish is, which points to the perspective of plating as an attractive visual. Thus, a qualitative exploratory methodology was chosen, based on bibliographic knowledge and information gathering through semi-structured interviews, carried out through the Zoom virtual platform, with the participation of a professional from each area, gastronomy, communication and photography. , with method of analysis of results by interpretation. It is concluded that it was possible to perceive the notoriety that the images of the preparations have, from the social relations brought about through communication and exposure on social networks.