01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Compostos de platina (II) no tratamento do câncer: uma revisão bibliográfica (1998 A 2019)(2019-07-19) Silva, Mirella Henrique Meira da; Silva, Wagner Eduardo da; http://lattes.cnpq.br/8612340815622413; http://lattes.cnpq.br/6394311900148692O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama das principais produções científicas acerca do uso de compostos à base de Platina no tratamento anticâncer, por meio de uma revisão bibliográfica que busca abranger um recorte temporal da década de 1990 até 2019. Para tanto, buscou-se eleger artigos de grande impacto na literatura, escritos também em revistas renomadas nas mais diversas áreas científicas, como a Química, Oncologia, Biomedicina, etc. As leituras feitas em dezenas de artigos demonstraram que a literatura sobre este tema pode ser dividida em quatro partes: 1. Os trabalhos pioneiros entre a década de 1960 e 1990; 2. Um período marcado pela consolidação dos procedimentos à base de platina no desenvolvimento da literatura médica; 3. A década de 2000 marcada pelo alargamento dos tratamentos e sua ligação com outros tipos de compostos e, por fim, 4. Que, desde 2010 até o final desta década, é marcada pelas severas críticas feitas ao processo. Com efeito, esta pesquisa demonstra que o tratamento à base de Platina é uma questão de suma importância para ser considerado pela comunidade científica, a qual deve, conscientemente, voltar-se para o desenvolvimento de processos oncológicos menos tóxicos e mais eficientes.Item Proposta de experimentos sobre aquecimento global e os biocombustíveis etanol e biogás(2019) Silva, Manuella Mirella Nunes da; Silva, Claudia Cristina Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/9810071055429520; http://lattes.cnpq.br/5026418413515180Os temas biocombustíveis, sustentabilidade e meio ambiente têm se tornado cada vez mais exigidos nos exames de seleção do ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio, vestibulares, seriados e concursos de modo geral. Entretanto, esse ainda é um tema pouco difundido tanto nas escolas públicas como nas instituições de ensino superior públicas. Isso tem ocasionado uma concorrência desleal para os candidatos financeiramente menos favorecidos nessas seleções, uma vez que temas como esses são mais trabalhados em instituições privadas de ensino. Este projeto tem como objetivo a elaboração de experimentos que se utilizem de materiais de baixo custo e fácil acesso, envolvendo aquecimento global e os biocombustíveis etanol e biogás como tema estruturante. Nesse trabalho, será apresentada uma sequência de experimentos que podem auxiliar professores e estudantes a abordar o tema biocombustíveis enfatizando conceitos de diversas áreas da química, tais como química ambiental, química orgânica e físico-química. Parte dos experimentos foram elaborados e aplicados em uma turma do primeiro semestre de 2019 da disciplina optativa Biocombustíveis e outra parte à turma do segundo semestre de 2019 da disciplina de Química L2 do Departamento de Química da UFRPE. Os experimentos realizados e aplicados permitiram coletar dados que foram aproveitados no processo de construção, organização e otimização dos procedimentos experimentais.Item Ferramentas para controle integrado de Aedes aegypti em uma área urbana do Recife(2019-12-13) Barbosa, Kathyanne Ellen da Silva; Santos, Maria Alice Varjal de Melo; Cavalcanti, Antônio Emanuel Holanda Dias; http://lattes.cnpq.br/8280481978202533; http://lattes.cnpq.br/8388394912278741; http://lattes.cnpq.br/9381164751383852O estudo avaliou a efetividade de diferentes ferramentas, como armadilhas de oviposição (OVT-C e BR-OVT), Estações Disseminadoras de Pyriproxyfen (ED-Pyr) e Iscas Tóxicas de Açúcar (ITA) para o controle integrado de Aedes aegypti. A área de estudo, no bairro da Várzea/Recife, foi dividida em: Área-1, aglomerado de 500 imóveis, onde foram instaladas no peri e no intradomicílio uma OVT-C e uma BR-OVT, ambas para a remoção massiva de ovos de Aedes spp., e ED-Pyr para autodisseminação do pyriproxyfen pelos mosquitos para micro criadouros do mosquito; Área-2, Secretaria Estadual de Educação/PE (ponto estratégico), utilizando BR-OVT associada a ITA (tratadas com ivermectina), ITA-Livres e ED-Pyr; além da Área-3, abrangendo 35 quarteirões não contíguos às áreas de intervenção, submetidos as ações de controle do PNCD, como Área-testemunho. A efetividade das estratégias foi avaliada através do monitoramento do número médio de ovos de Aedes spp. (NMO) estimado a partir da coleta por ovitrampas-sentinelas (OVT-S) em todas as áreas e pelo número de mosquitos adultos, capturados por aspiração, apenas na Área-2. Na Área-1, após 15 meses de uso de cerca de 200 OVT-C e 200 BR-OVT foi observada uma redução progressiva de cerca de 70% no NMO, em 2018. A associação de mais 86 ED-Pyr, por quatro meses consecutivos em 2019, incrementou a redução do NMO comparado ao mesmo período de 2018. Estima-se que mais de um milhão de ovos do mosquito tenham sido retirados do ambiente neste período, considerando-se que a maioria das armadilhas continha 250 a 1000 ovos/evento de coleta. Na Área-2, o uso combinado de 80 BR-OVT e 127 ITA, bem como de 30 ED-Pyr e até 100 ITA, avaliado a cada trimestre, revelou reduções que variaram de 54% a 89% na densidade de Ae. aegypti, estimada pelos indicadores de ovos e adultos. Estes resultados demonstram a eficiência das estratégias e a compatibilidade da ITA associada a diferentes ferramentas para o controle da espécie-alvo, em um curto intervalo de tempo.Item Relatório final de atividades do Estágio Supervisionado Obrigatório: estudo de espécies arbóreo/arbustivas para fitorremediação de solos afetados por sais(2019) Perônico, Allana Monique Bezerra Lustosa; Freire, Maria Betânia Galvão dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2636653493262436; http://lattes.cnpq.br/5693673623141871Objetiva-se com o trabalho avaliar a influência dos sais presentes na água de irrigação sobre o crescimento da espécie halófita Salicornia ambigua. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados, dispostos em esquema fatorial 4 × 6, onde 4 corresponde às classes de solos avaliadas (Solo 1 - Cambissolo), (Solo 2 - Cambissolo), (Solo 3 - Neossolo) e (Solo 4 – Neossolo) e 6 proporções de rejeito salino e água potável (A1 – 100% água potável; A2 – 85% água potável e 15% rejeito; A3 – 70% água potável e 30% rejeito; A4 – 50% água potável e 50% rejeito; A5 – 30% água potável e 70% rejeito e A6 – 100% rejeito), em quatro repetições. Inicialmente foram produzidas mudas de Salicornia ambigua, e seu transplante realizado para vasos. Após o transplante, as mudas foram irrigadas com água não salina durante um período de 60 dias, para que seu estabelecimento não fosse comprometido. Após este período, passaram a ser irrigadas com as águas de diferentes proporções de rejeito e água potável. As análises de crescimento foram feitas por medição das plantas, avaliando as características: número de hastes primárias (NHP), altura de hastes primárias (AHP), matéria fresca da parte aérea (MFPA) e massa da matéria seca da parte aérea (MMSPA).Item Relatório das atividades de extensão: compostagem como instrumento de educação ambiental(2019) Xavier, Bruno Otaviano Costa Medeiros; Gomes, Maria José de Filgueiras; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/0060810526769648; http://lattes.cnpq.br/8921735210836827O projeto de extensão Compostagem como instrumento de Educação Ambiental teve como objetivo promover ações práticas e teóricas voltadas à conscientização ambiental de alunos do ensino médio de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com o Espaço Ciência, o projeto contemplou a capacitação de monitores, realização de oficinas, implantação de hortas e confecção de composteiras domésticas. As atividades incluíram análises de solo, produção e distribuição de material didático, visitas técnicas e acompanhamento de práticas de compostagem e horticultura. O público alcançado incluiu aproximadamente 500 pessoas, sendo 120 alunos participantes de visitas ao Espaço Ciência e 12 envolvidos diretamente nas atividades práticas na Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins. Apesar de atrasos decorrentes de imprevistos estruturais e escolares, o projeto apresentou resultados positivos, despertando o interesse dos alunos para o manejo sustentável de resíduos orgânicos e para a produção de alimentos saudáveis. Constatou-se que a compostagem, aliada à horticultura, é um recurso eficaz para estimular a responsabilidade ambiental e a participação ativa de jovens na preservação ambiental, fortalecendo o vínculo entre comunidade escolar e práticas de sustentabilidade.Item Relatório final de Estágio Supervisionado Obrigatório(2019-01-31) Siqueira, Antonella Espiuca dos Anjos; Santos, Edna Michelly de Sá; http://lattes.cnpq.br/5706618430575429; http://lattes.cnpq.br/5376509598408366O estágio foi realizado sob supervisão das Médicas Veterinárias Ana Valéria Calderón e Charlene Longhi na área de Clínica Médica de Pequenos Animais. Sob orientação da Professora Dr. Edna Michelly de Sá, o presente relatório tem como finalidade descrever atividades desenvolvidas durante o período de 18 de setembro de 2018 a 10 de janeiro de 2019, totalizando 420 horas, apresentando o funcionamento e estrutura local e as atividades desenvolvidas durante o período citado. Foram acompanhados 395 animais provenientes de clientes particulares e 24 provenientes do canil da PETLAND. A realização do estágio curricular é, sem dúvidas, de suma importância para a formação profissional, pois é durante este período que se pode aliar teoria, conhecimento técnico à prática, adquirir novos conhecimentos e observar a conduta profissional de diversos profissionais.Item Hospedabilidade de Meloidogyne em plantas medicinais(2018) Xavier, Gustavo Henrique Veloso de Barros; Carvalho, Rejane Rodrigues da Costa e; http://lattes.cnpq.br/3307316028992311; http://lattes.cnpq.br/2716877925155096Atualmente os fitonematoides constituem um dos principais fatores limitantes à produtividade, e têm causado grandes preocupações na sanidade e qualidade na produção de plantas medicinais. Dentre eles, destacam-se pelo parasitismo as espécies do gênero Meloidogyne, popularmente conhecidas como nematoides-das-galhas, sendo uma forma de controle eficaz o uso de cultivares resistentes. O objetivo do presente trabalho é encontrar nos genótipos estudados via germinação de sementes fontes de resistência ao Meloidogyne spp. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, o delineamento experimental foi blocos casualizados, com onze tratamentos e quatro repetições. Para avaliação da resistência de onze espécies medicinais ao nematoide-das-galhas, inicialmente utilizou-se o inóculo de Meloidogyne enterolobii, Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica. Aos 21 dias após a semeadura, foi feita a infestação do substrato com os ovos do nematoide, na concentração de 2000 ovos/célula, a suspensão de ovos foi aplicada diretamente no substrato. Aos 45 dias após a infestação foi avaliada a variável número de galhas (NG) no sistema radicular e posteriormente determinado o Fator de Reprodução (FR). Os dados obtidos foram submetidos ao teste de Scott Knoot a 5% de probabilidade. De acordo com a análise estatística, as espécies medicinais foram divididas em seis grupos considerando o índice de galhas, cujos valores variaram de 1,65-2,07 a 9,68-10,33. Os menores valores correspondem à arruda e sálvia, as quais foram classificadas como resistente e altamente resistente, respectivamente. Por outro lado, os maiores valores correspondem ao manjericão verde e rubi, ambos classificados como altamente suscetíveis. Tal variável é uma manifestação sintomática ocasionada pelo parasitismo do nematoide. Para o fator de reprodução, houve diferença significativa entre as espécies, as quais formaram três grupos. Sendo o grupo 3 foi composto por cinco espécies, cujos valores de FR foram baixos, dentre elas apenas o coentro foi classificado como suscetível. Por outro lado, a salsa, a erva-doce, a arruda e a sálvia apresentaram FR<1, sendo classificadas como resistentes ao M. enterolobii, assim, tais espécies são consideradas fontes de resistência ao nematoide.Item Monteiro Lobato e José Lins do Rego: um diálogo possível na literatura infantil e juvenil brasileira(2019-12-10) Costa, Amanda Karoline Alves da; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9496121313393774A obra literária de Monteiro Lobato que toma como público as crianças constitui um marco importante na literatura infantojuvenil brasileira. O criador do Sítio do Pica-pau Amarelo tornou-se o escritor do porviroscópio, por sua visão de mundo voltada para o progresso e repleta de ideias arrojadas para o desenvolvimento socioeconômico do país. Lobato acreditava na influência da literatura na formação do homem, por isso dedicou-se a produzir para crianças, uma vez que as enxergava como edificadoras do futuro Brasil, desenvolvido social, econômica e culturalmente. Nacionalista crítico dedicou-se à pesquisa das raízes culturais brasileiras, erigindo no Sítio um imaginário ficcional cujas histórias são contadas com auxílio de várias personagens que integram o folclore nacional, tais como o saci e a cuca. Tal interesse pelo folclore brasileiro não foi prerrogativa de Monteiro Lobato. Outros escritores, nas primeiras décadas do século XX, hoje consagrados como clássicos, voltaram-se a escrever livros narrando histórias recolhidas da sabedoria popular. Neste artigo, iremos estabelecer uma relação entre as histórias contadas nos livros Histórias da Velha Totônia (1936), de José Lins do Rego, e Histórias de Tia Nastácia (1937), de Lobato. A narrativa oral de cunho folclórico é o pano de fundo das obras, que reúnem textos da tradição oral europeia, indígena e africana - bases em que se apoia o imaginário do folclore brasileiro. Através de uma comparação entre os recursos temático-estilísticos utilizados pelos autores, apontaremos para a existência de uma produção literária consistente para o público infantil que dialoga diretamente com o universo ficcional que, aos poucos, fomentou em Monteiro Lobato a criação do imaginário do Sítio, dando-lhe base para a escritura da obra literária infantojuvenil até hoje mais importante da literatura brasileira. Para tanto, embasamo-nos em estudiosos como Arroyo (2011), Benjamin (1994), Coelho (2010), Perrone-Moisés (2007), entre outros.Item Mito e antropologia: um exercício de reflexão epistemológica(2019) Oliveira, Maria Cinthia Pio de; Sodré, Felipe Arruda; http://lattes.cnpq.br/7872778382648001; http://lattes.cnpq.br/3401225384923196Este trabalho tem como objetivo pensar a importância da temática do Mito para a Antropologia enquanto ciência. Uma vez que Mito e Razão são duas formas diferentes de conceber a realidade e que foram considerados excludentes entre si pelo pensamento grego. Desse modo, apresento uma revisão bibliográfica acerca do tema, assim como, desenvolvo um contexto da história da antropologia que faz referência à relação Mito x Razão, através de uma reflexão sobre o pensar antropológico, do fazer antropológico, do conhecer antropológico e, ao final, da razão antropológica, onde discorro sobre alguns sentidos da antropologia para a produção do conhecimento.Item Duplicação do sujeito em dados de escrita de alunos da rede pública de ensino do Recife(2018) Ferreira, Patrycia Siqueira Campos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/6487675878046558Neste artigo centramos a atenção no uso dos sujeitos duplicados (SDs) (ex.: O menino, ele brinca.) em textos narrativos produzidos por alunos recifenses de uma escola estadual e municipal. Para tanto, tomamos como hipótese norteadora de que, nos dados de aquisição da fala do PB, por serem pouco produzidos SDs, segundo observam Gonçalves (2004) e Grolla (2000) apud Costa, Duarte e Silva (2004), serão pouco encontrados nas séries iniciais, mais produtivos nas séries intermediárias, vindo a diminuírem bastante nas séries finais por influência do avançar da escolarização. Para a realização da análise, selecionamos 10 textos de cada série, a saber: da quinta série à oitava série do ensino fundamental I de uma escola municipal, e da quinta série ao terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual. A análise embasa-se no modelo de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986 e seguintes) e tem como objetivo central discutir a duplicação dos sujeitos em dados escritos, levando em conta o possível distanciamento entre o conhecimento linguístico que o aluno traz para a escola e o que ele aprende. Após a análise dos dados, os resultados apontam para a pouca frequência de SDs nas séries inicias, indo ao encontro do que é observado em alguns estudos realizados no campo da aquisição da linguagem (cf. GONÇALVES, 2004; GROLLA, 2000 apud COSTA, DUARTE, SILVA, 2004).
