01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inferindo resultados de aprendizagem em um aplicativo de LIBRAS: uma abordagem baseada em Game Learning Analytics
    (2025-08-05) Andrade Filho, Mércio Antônio Oliveira de; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359; http://lattes.cnpq.br/5713052946522902
    A crescente necessidade de inclusão e o avanço das tecnologias móveis criam uma oportunidade para o desenvolvimento de novas ferramentas para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Este trabalho teve como objetivo central avaliar a eficácia de um jogo sério para dispositivos móveis, projetado para o ensino de vocabulário básico de LIBRAS para adultos ouvintes. Para isso, foi desenvolvida uma aplicação em formato de quiz e, para a sua avaliação, empregou-se a metodologia de Game Learning Analytics proposta por Serrano-Laguna e colaboradores. Este método infere resultados de aprendizagem a partir da análise não intrusiva de dados de interação do usuário, classificando-os em perfis. A pesquisa foi realizada com 34 participantes e a análise dos dados revelou que 55,9% deles se enquadraram no perfil "Aluno", que caracteriza os usuários que não possuíam o conhecimento prévio e o adquiriram através da interação com o jogo. A predominância deste perfil permite concluir que o aplicativo se mostrou uma ferramenta pedagogicamente eficaz para a maioria dos seus usuários, validando a abordagem de microlearning e gamificação para o ensino introdutório de LIBRAS.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Projeto e desenvolvimento de uma aplicação WEB para a promoção do reuso de livros didáticos universitários
    (2019) Andrade Filho, Mércio Antônio Oliveira de; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878
    É comum na vida do estudante universitário o acúmulo de livros didáticos. Muitos desses livros acabam subutilizados e parados em estantes.Nesse contexto, as principais ferramentas utilizadas pelos discentes para o compartilhamento online de livros didáticos apresentam limitações importantes.Essas limitações foram identificadas em um questionário aplicado a 75estudantes universitários. Com o intuito de fomentar a prática do compartilhamento de livros didáticos entre discentes da UFRPE foi desenvolvido um sistema web específico para esse fim. Este trabalho descreve o projeto e a implementação dessa aplicação. Ela se trata de uma aplicação de página única que é alimentada através de uma a API REST. Desse modo, a API desenvolvida poderá futuramente ser consumida por outros softwares. Foram utilizados os frameworks Angular e Grails, além do SGBD Postgre SQL para a persistência dedados. Para avaliar a aplicação foi realizado um segundo questionário no qual 33 pessoas foram entrevistadas. Os participantes usaram recursos da aplicação e indicaram o seu grau de satisfação. A aplicação obteve uma avaliação positiva. O sistema conta, 30 dias após a sua implantação em nuvem, com 140usuários cadastrados e 39 livros no seu acervo.