Licenciatura em Química (UAST)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    O papel dos compostos auxino-similares extraídos de hidrocarvões de resíduos de milho na germinação de sementes-teste de Lactuca sativa
    (2022-12-14) Lima, Edson Thiago Gomes de; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/1474841030315836
    Neste trabalho estudou-se a atividade auxino-similar de hidrocarvões líquidos e sólidos obtido a partir de resíduos de milho, preparados por carbonização hidrotérmica (HTC). Os bioensaios foram realizados testando concentrações do hidrocarvão líquido na faixa de 0,0557-5570,0 mg de carbono L-1 ; e hidrocarvão sólido na faixa de 0,026-2600,0 mg de carbono L-1 . A matéria orgânica dissolvida (DOM) foi extraída para realização de testes utilizando hidrocarvão sólido. Os bioensaios foram realizados com sementes de Lactuca sativa. Os métodos instrumentais MEV, ATR-FTIR e Py-GC/MS foram usados para avaliar o efeito da HTC na produção/composição de hidrocarvão. O hidrocarvão líquido apresentou intensa bioatividade, inibindo completamente a germinação das sementes-teste em concentrações acima de 696 mg C L-1 . O hidrocarvão líquido foi consideravelmente mais bioativo que a DOM, mesmo apresentando efeito auxino-similar nos testes de germinação. A análise MEV mostrou como a HTC transformou a superfície da matériaprima, abrindo poros e sulcos nos hidrocarvões. O ATR-FTIR também mostrou que a HTC mudou a composição química dos resíduos de milho, reduzindo os grupos hidroxila e enriquecendo o material com grupos funcionais aromáticos. O Py-GC/MS permitiu a identificação das moléculas envolvidas nos efeitos do tipo AIA: ácidos carboxílicos (lineares e aromáticos) e aminoácidos. A concentração de mais moléculas bioativas, ao invés de sua simples presença na fração do hidrocarvão, determinou o efeito bioestimulante, além de uma boa regressão linear entre a atividade auxino-similar e a concentração de moléculas ativas estimulantes.
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    Vermicompostagem de resíduos de milho nas condições culturais e edafoclimáticas do sertão brasileiro
    (2022-12-14) Silva, Jefferson Campos da; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/6584309908538134
    A vermicompostagem tem sido reportada como uma importante tecnologia para reciclar matéria orgânica e nutrientes de resíduos agrícolas. No entanto, as condições edafoclimáticas são obstáculos no semiárido, pois as altas temperaturas e a baixa umidade podem interferir negativamente na adaptação das minhocas e na produção de vermicomposto. Assim, neste estudo, a vermicompostagem foi aplicada no tratamento de resíduos de milho (sabugo e palha), sob condições culturais (utilizando resíduos locais e condições de campo replicáveis) e edafoclimáticas do sertão brasileiro. Durante 120 dias foi realizado um monitoramento químico. Os resultados mostraram um aumento na estabilidade da matéria orgânica (MO), além de um aumento considerável no potencial agrícola do vermicomposto: a CTC aumentou de ~37 para 649 cmolc kg-1 ; MO e TOC reduziram de ~83 para 49% e ~43 para 27%, respectivamente. Por fim, os vermicompostos produzidos são considerados adequados para melhorar a qualidade do solo e promover uma agricultura moderna, aumentando a produtividade e a geração de renda no campo.
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    Ambientalização do currículo de química na educação básica: aspectos limitantes numa cultura de ensino (des)preparatória
    (2022-10-19) Domingos, André Luiz; Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397
    Diante do cenário de crise ambiental em que a sociedade se encontra atualmente, agravada pelo contexto de uma reforma educacional crítica do modelo tradicional conteudista, contudo pouco dada a abordagens voltadas à Educação Ambiental, esta pesquisa tem como principal objetivo identificar quais são os potenciais limitantes à ambientalização dos currículos de Química. Para fins de levantamento dos dados, realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo revisão sistemática, explorando produções acadêmicas nacionais, e, paralelamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas professores da Educação Básica. Aos resultados obtidos foram aplicados elementos de estatística descritiva a Análise Textual Discursiva (ATD); entre as principais limitações à ambientalização dos currículos, destaca-se o problema da formação de professores, mas o foco e alcance das pesquisas também são relevantes, assim como a criação de espaços de discussão. Em síntese, uma série de medidas precisam ser tomadas a fim de resolver, antes, as causas dessas limitações, senão a transformação dos currículos na direção da ambientalização permanecerá sendo uma preocupação patente, mas desafiadora demais para alcançar uma resolução concreta.
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    Análise dos modos de pensar e formas de falar o conceito de molécula na fala de professoras de química
    (2022-09-10) Silva, Matheus Sabino da; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/9454110309684921
    A presente pesquisa teve por objetivo analisar modos de pensar e formas de falar o conceito de molécula na fala de professores de Química do Ensino Médio. Para tanto, levamos em consideração a teoria dos perfis conceituais como uma ferramenta para análise da dinâmica discursiva em sala de aula. Tivemos como sujeitos da pesquisa duas professoras de química do ensino médio de uma escola pública na cidade de Princesa Isabel – PB. O percurso metodológico do estudo foi dividido em três etapas, quais sejam: aplicação de dois questionários para levantamento de informações acerca do perfil profissional das professoras participantes, e das concepções sobre o conceito de molécula; entrevista semiestruturada para identificação e mapeamento de zonas do perfil conceitual de molécula, através de situações problematizadoras; e última etapa foi filmagem de uma aula de 50 minutos para análise de discussões em sala de aula e para identificação de zonas do perfil conceitual de molécula em interações em sala de aula. Os resultados mostraram que as duas professoras enfrentaram muitas dificuldades ao longo de sua formação e de sua prática docente. Além disso, as professoras mostraram não ter um entendimento sobre a teoria dos perfis conceituais, que levou a presença de poucas zonas em suas falas, e muitas vezes utilizando a mesma zona várias vezes em suas respostas, sendo que algumas vezes não foi possível a identificação de zonas. Assim os resultados alcançados ao longo da pesquisa mostram a importância de ser apresentado a compreensão da teoria dos perfis conceituais na formação de professores, para que suas formas de falar e modos de pensar sobre um determinado conceito, não fique baseados apenas em forma intuitivas, ligados muitas vezes ao senso comum, ou as ideias do contexto escolar que se torna uma rotina ao longo do tempo.
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    Revisando propostas de orientação multicultural com foco na valorização das culturas tradicionais no ensino de química
    (2022-10-19) Souza, Natália Naiane Gomes de; Hemerson Henrique Ferreira do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397; http://lattes.cnpq.br/4338064534684905
    Este artigo tem como objetivo identificar, na literatura acadêmica nacional, propostas pedagógicas que promovam a contextualização da cultura indígena no ensino de Química através de abordagens multiculturais. Essa pesquisa apresenta uma revisão integrativa da literatura, com abordagem teórica de natureza qualitativa e exploratória, no que diz respeito ao objetivo situado. Os resultados apontam para um, ainda tímido, investimento em propostas de orientação multicultural voltadas à inclusão de aspectos das culturas de povos originários do Brasil nas aulas de Química da Educação Básica em especial; aquelas propostas se concentram na indicação de temas potencialmente contextualizadores, listando numerosas aproximações entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico, de modo geral. Além disso, são reiteradas as recomendações de que a abordagem seja sempre desenvolvida de forma respeitosa, reconhecendo as identidades desses povos. Enfim, emerge a compreensão de que tais propostas são um meio de reeducação da cultura europeizada difundida nas escolas, pois se voltam para a reconexão com a natureza e valorização de uma herança nacional.
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    A construção da identidade docente: uma análise das contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência, núcleo de química da UAST
    (2022-10-11) Ramos, Érika de Melo; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/1261010591438546
    A construção da identidade docente é um processo contínuo que se inicia desde a Educação Básica e sofre mudanças ao longo da vida no exercício da docência. Com isso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita ao graduando maior proximidade com a futura profissão, permitindo-lhes contato com a escola de Ensino Básico, professores dessa etapa de ensino, e com a equipe gestora, preenchimento de relatórios e planejamento, desse modo, é importante compreender acerca das contribuições deste Programa na construção da identidade docente. Assim, o presente artigo objetiva analisar as contribuições que o PIBID proporciona para a construção da identidade docente dos alunos de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Sobre a metodologia empregada neste trabalho destaca-se que trata de um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de natureza descritiva e interpretativa, de modo que, a pesquisa ocorreu em três etapas das quais duas foram aplicações de questionários abertos em que o almejamos conhecer o perfil dos participantes, e o segundo buscamos atender ao tema proposto e, por fim, foi solicitada a construção de uma escrita narrativa acerca da construção da identidade docente e PIBID. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo descrito por Bardin (2016), seguindo-se as etapas por ele descritas, a saber: a fase da pré-análise, exploração do material e, por último o tratamento e a interpretação dos resultados. Através dos resultados alcançados é possível perceber que apesar de não se falar diretamente sobre a construção da identidade docente há conhecimento acerca desta e, por meio da vivência do PIBID há relativa contribuição por parte do Programa para que o pibidiano(a) possa construir-se através de sua própria percepção na prática da docência. O presente trabalho traz como contribuições possibilidades de ampliação acerca da discussão sobre o quanto o PIBID agrega significados para a formação acadêmica do sujeito.
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    Análise de diferentes domínios de contextos e de suas contribuições para o ensino na fala de licenciandos em Química
    (2022-10-14) Medeiros, Maria Sonály Edielle de; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/7816287092185361
    A emergência de discussões em torno do uso na formação inicial nos levou a refletir essa formação. Assim, este artigo teve como objetivo analisar os diferentes domínios de contextos que emergem na fala de futuros professores de Química em formação inicial. Para esse estudo, envolvemos oito licenciandos do sétimo (7º) ao décimo (10º ) período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UFRPE/UAST. Acerca da metodologia aplicada nesse estudo, adotou-se um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de característica descritiva e interpretativa. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira a aplicação de um questionário online, o qual continha (5) perguntas para conhecer o perfil dos participantes. A segunda etapa foi a aplicação de um questionário online, que continha (9) perguntas subjetivas acerca da aprendizagem baseada em contextos no Ensino de Química. Para análise dos dados do primeiro questionário foram estabelecidos aspectos: motivação para cursar a licenciatura em Química, identificação com a formação, se leciona ou já lecionou, como avaliavam a importância da aprendizagem baseada em contextos. Em relação à análise dos dados do segundo questionário nos guiamos nos domínios de contextos por Diniz Júnior (2022), Jong (2008) que surgem ao longo da fala dos sujeitos, domínio pessoal, domínio social e da sociedade, domínio profissional, domínio científico e tecnológico. Sobre as análises da primeira etapa, observamos que existe uma forte predisposição dos licenciandos atuarem como professores, após a finalização do curso. Averiguamos também que a maioria desses licenciandos já possui experiência com o Ensino de Química. Destacamos ainda que os licenciandos reconhecem a importância do ensino baseado em contextos, apesar de não conseguirem problematizar o tema. No tocante as análises da segunda etapa, foi possível identificarmos que emergiram diferentes domínios de contextos. Observando que o domínio da profissionalização ainda é pouco explorado no processo formativo. Diante, dos resultados alcançados, confirmamos a necessidade de ampliação das discussões acerca da aprendizagem baseada em contextos no curso de Licenciatura em Química.
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    TurbiDuino: Elaboração de um completo turbidímetro de baixo custo com transmissão remota
    (2022-05-26) Santos, Cicero Ernandes de Melo; Lima, Marcelo Batista de; http://lattes.cnpq.br/2424699316257149; http://lattes.cnpq.br/5840809947438090
    O presente estudo descreve o desenvolvimento de um turbidímetro de baixo custo baseado na plataforma de código aberto Arduino. Dentre suas funcionalidades, o dispositivo conta com um sistema de calibração interna embutido no código do microcontrolador, com os resultados de análise apresentados na tela LCD do dispositivo e em uma planilha eletrônica através do envio remoto dos resultados em tempo real. Dois tipos de detectores foram testados com a finalidade de identificar a melhor estabilidade do sinal analítico. Também foram estudados os métodos nefelométricos e turbidimétricos. Ambos os sensores apresentaram estabilidade satisfatória, no entanto, verificou-se que o sensor fotodiodo apresentou melhor estabilidade de sinal com o método nefelométrico. O dispositivo pode ser empregado como uma ferramenta para estudos acadêmicos e para o desenvolvimento de novas pesquisas científicas baseadas em instrumentação e medidas de precipitados em suspensão
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    Da fotografia da janela ao retrato do cangaço: elaboração e validação de um documentário como instrumento didático para o ensino de ciências.
    (2022-06-01) Galvão, Larissa Santos; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/9065313312309168
    O presente trabalho possui como escopo principal apresentar as etapas de validação de um documentário como recurso didático para o Ensino de Ciências (EC). O curta-metragem, denominado como “janela ao sol: da fotografia da janela ao retrato do cangaço”, relaciona a presença da fotografia no cangaço com a história e evolução da imagem fotográfica, e os fenômenos científicos associados ao processo de captura. O cinema pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, incluindo das Ciências da Natureza. A sétima arte é capaz de influenciar a vida das pessoas, então além de contribuir para a estruturação do conhecimento científico, oportuniza discussões acerca de temas sociais. Tais temas corroboram para a formação cidadã do aluno, pois este imerge nas narrativas que muitas vezes expressam sua realidade na tela. O gênero documentário é o tipo de obra cinematográfica mais utilizado em sala de aula, principalmente porque é associado a este, o empenho pela reprodução da realidade. Para validar o documentário, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, de uma escola pública da cidade de Serra Talhada – PE. Por conseguinte, as transcrições das entrevistas foram analisadas usando elementos da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado, os professores demonstraram ver o cangaço mais como história e cultura, e fazem associação do movimento a Lampião, como uma espécie de justiceiro ao estilo de Robin Hood. Além disso, os docentes veem não só o cangaço em si, mas a fotografia do cangaço, como uma possibilidade para aplicar em suas aulas. Com a investigação, pode-se concluir que o documentário se constitui como um instrumento promissor para se ensinar Ciências, capaz de propiciar aulas mais contextualizadas, estimulando especialmente a reflexão acerca do cangaço e da presença das Ciências nas vivências dos cangaceiros, e dentre elas, práticas que fazem parte da realidade de muitos alunos. Além disso, este material pode favorecer a realização de atividades que envolvam mais de uma disciplina, trabalhando em conjunto ou não. Tal recurso também pode ser utilizado como DDC (Documentário de Divulgação Científica), para estreitar as relações entre Sociedade e comunidade acadêmica, fazendo com que haja maior valorização das Ciências e de seus papéis sociais.
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    Tabela periódica inclusiva: a proposição de um material didático para o ensino dos elementos químicos representativos para estudantes surdos do ensino médio
    (2022-06-02) Felix, Marineide Gerônimo; Diniz Junior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/3295482757399793
    O presente trabalho tem por objetivo propor um material didático inclusivo para o ensino de elementos representativos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos inseridos no Ensino Médio regular. Esse material foi planejado com enfoque na Língua Brasileira de Sinais-Libras para estudantes surdos do Ensino Médio. A pesquisa possui um caráter qualitativo. Trata-se de uma proposta da tabela periódica interativa, com foco nas tecnologias educacionais, quereúne o suporte visual, para que os estudantes tenha acesso claro das informações dos elementos já mencionados, adaptado a partir de sinais em Libras, especificamente valorizando o visual/expressivo e o conceitual, a partir das informações e curiosidades da Química, buscando atender possíveis demandas para as aulas de Química inclusiva. Desta forma, apresentamos um material didático que traz os elementos representativos utilizando o suporte de QR’codes para demonstrar os sinais relacionados aos mesmos. Esperamos assim, que esse material possa contribuir como ensino do conteúdo de tabela periódica para os alunos surdos, promovendo a inclusão no ensino de Química na escola regular.