Bacharelado em Administração (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A compreensão dos pequenos empreendedores acerca da gestão de pessoas enquanto ferramenta estratégica(2022-10-05) Barbosa, Andressa Carolina da Silva; Cabral, Romilson Marques; http://lattes.cnpq.br/4290326926381504Segundo Chiavenato (2014), a gestão de pessoas é uma das responsáveis pela excelência das organizações bem-sucedidas. Em vista disso, considera-se relevante analisar como a gestão de pessoas, utilizada de forma estratégica nas organizações de pequeno porte, pode contribuir para a sua sustentabilidade. O presente trabalho tem como objetivos específicos a) Compreender como o nível de conhecimento dos pequenos empreendedores influencia na visão que os mesmos possuem sobre a gestão de pessoas; b) Entender quais são as práticas voltadas para a gestão de pessoas aplicadas à realidade de pequenas empresas; e c) Verificar se as estratégias de gestão de pessoas nas organizações de pequeno porte têm contribuído para a sua sustentabilidade. O presente trabalho conta com uma pesquisa feita com 23 empresas de pequeno porte da Região Metropolitana do Recife, utilizando questões de múltipla escolha, discursivas e medidas na escala Likert. Quanto a sua metodologia, trata-se de um estudo descritivo de natureza empírico-teórica, utilizando uma abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. Ao fim, a contribuição do presente estudo aponta a gestão de pessoas como uma ferramenta estratégica que de fato impulsiona os pequenos empreendimentos.Item A construção da profissionalidade dos administradores em questão: uma reflexão sobre vagas na área administrativa em concursos públicos e o papel do conselho profissional(2023-04-27) Silva, Aline Myrela Souza da; Silva, Fabiana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5179278843937065; http://lattes.cnpq.br/4989941867652604É comum haver graduados em diferentes áreas atuando nos campos da Administração, inclusive em cargos públicos, comprometendo a construção da profissionalidade dos administradores, visto que esta contempla um conjunto de elementos que promovem o desenvolvimento e o reconhecimento social de uma profissão. Diante disso, a presente pesquisa objetivou analisar o papel do Conselho Federal de Administração (CFA) e do Conselho Regional de Administração em Pernambuco (CRA-PE) na construção da profissionalidade dos administradores no âmbito dos concursos públicos realizados na Região Nordeste no ano de 2022. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, classificando-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, cujos dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, foram identificados três editais de concursos públicos que admitiam a inscrição de candidatos de qualquer área de nível superior para cargos específicos dos campos da Administração. No que tange à verificação dos elementos da profissionalidade nos regimentos internos do CFA e do CRA-PE, constatou-se que esses documentos sinalizam a preocupação com a especificidade da função nos campos da Administração, bem como apresentam diretrizes relacionadas ao saber específico, ao poder de decisão e à pertença ao corpo coletivo. Todavia, não foram identificadas, nos documentos analisados, normativas diretamente relacionadas à orientação e à fiscalização de concursos públicos no que diz respeito a cargos cujas atribuições são da área de Administração. Tal lacuna compromete o fortalecimento da classe dos administradores e, consequentemente, a sua profissionalidade.Item A indústria da tatuagem e o racismo estrutural brasileiro: uma análise acerca da baixa representatividade das tatuagens em peles não brancas(2023-04-26) Barbosa, Fernanda Russel Nascimento; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/8076938401887656O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a baixa representatividade das tatuagens em peles não brancas e o racismo estrutural brasileiro. Para isso, utilizamos de uma pesquisa exploratória descritiva e aplicada, de caráter misto, ou seja, quantitativo e qualitativo, para identificar aspectos referentes ao consumo de tatuagem nestas peles, sendo eles: a) Verificar se os clientes não brancos se sentem representados na indústria da tatuagem; b) Identificar se a representatividade é um fator determinante para o consumo do serviço; c) Entender os desafios enfrentados pelos profissionais nas tatuagens em peles não brancas. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com 12 tatuadores para os dados qualitativos, e envio de questionários online para clientes autodeclarados não brancos para dados quantitativos que, ao fim de uma semana, obteve-se 1.005 respostas válidas. Os resultados demonstram que a indústria da tatuagem reproduz comportamentos e costumes estruturais do racismo presentes na sociedade brasileira.Item A logística reversa como mecanismo para minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos(2022-10-02) Silva, Julio Cesar Santos; Sobral, Marcos Felipe Falcão; http://lattes.cnpq.br/2546363657228762A logística reversa tem sido utilizada nos últimos anos como instrumento de combate ao descarte de resíduos na natureza evitando danos, como a poluição do solo, das águas e do ar, decorrentes das atividades humanas. O presente artigo tem como escopo analisar como a logística reversa pode funcionar como um mecanismo fundamental na busca pela redução dos impactos causados no meio ambiente quando o descarte dos resíduos sólidos é realizado de forma inadequada. Os resultados encontrados neste estudo são frutos de uma revisão bibliográfica somada à obtenção de dados numéricos de fontes secundárias. Por meio desses resultados, foi possível compreender leis e regulamentações que regem o manejo e descarte dos resíduos, bem como tomar conhecimento dos diferentes tipos de materiais descartados e as classificações existentes. Os resultados deste estudo contribuíram para o entendimento da importância da logística reversa dos óleos lubrificantes que, ao receber um descarte irregular, são capazes de causar impactos ambientais que podem ser irreparáveis não só ao meio ambiente como também à sociedade.Item A qualidade na segurança pública municipal: um estudo de caso na Guarda Civil Municipal de Goiana-PE(2022-10-07) Silva, Paulo Roberto Cesar da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/7043826877205959O presente artigo realizou uma pesquisa sobre a qualidade do serviço prestado pela instituição Guarda Civil Municipal de Goiana/PE por meio das percepções dos seus agentes públicos, os guardas municipais (clientes internos), assim como apresentou as principais dificuldades que podem influenciar na qualidade do serviço prestado à população. A fim de atender ao objetivo desse artigo foi utilizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo como metodologia. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário fechado e adaptado de Lima e Ceolin (2017), contendo 27 questões, sendo estas de múltipla escolha para as questões de perfil e utilizando a escala Likert de cinco pontos para as questões referentes à qualidade. Este questionário foi enviado aos 142 guardas municipais de Goiana/PE, obtendo-se uma amostra 48 respostas (33,8%). Os resultados demonstram insuficiência do efetivo, insatisfação remuneratória, falta de materiais e equipamentos, em especial, a falta de arma de fogo como equipamento necessário para garantir a segurança dos agentes e melhor execução de suas atividades.Item Análise da tomada de decisão de investimento em empresas com política de dividendos ou política de crescimento como prioridade(2023-05-02) Estevam, Thiago de Souza; Lima, Adilson Celestino de; http://lattes.cnpq.br/1256936664889276A política de dividendos é uma tomada de decisão estratégica que pode influenciar o valor de uma empresa. Ela se relaciona com a avaliação de quanto, como e quando distribuir ou não os lucros obtidos aos acionistas, sendo considerada, portanto, um atrativo aos investidores. Uma empresa de crescimento reinveste grande parte do seu lucro com objetivo de acelerar seu crescimento. Uma empresa de dividendos distribui grande parte do seu lucro aos acionistas como forma de remunerá-los. Deste modo, este estudo objetivou verificar qual o efeito dessas políticas dentro da organização e qual a relação desses efeitos para o perfil de investidor que decide aportar em uma,outra, ou nas duas políticas de distribuição de lucros. Como principais resultados pode-se dizer que, quanto ao pagamento (ou não) de dividendos os resultados apontam que empresas mais rentáveis, com maior oportunidade de crescimento, mais maduras, mais antigas e com maior proporção de caixa têm maior probabilidade de distribuir dividendos. E, como esperado, empresas mais endividadas têm menor probabilidade de pagá-los.Item Análise do uso de capital de terceiros como alavancagem financeira e sua correlação com a rentabilidade nas três maiores empresas do agronegócio brasileiro(2022-10-05) Almeida, Noely Barros de; Lima, Adilson Celestino de; http://lattes.cnpq.br/1256936664889276A alavancagem financeira é um fator determinante para maximização dos ganhos e obtenção de retornos acima da média das empresas, no qual consiste na captação de recursos de terceiros emprestados a determinados custos como financiamento de investimentos. Contudo, é um recurso arriscado que pode resultar em perdas significativas quando a empresa não consegue cumprir a estratégia inicial. Desse modo, este estudo objetivou verificar o efeito da alavancagem financeira de modo a evidenciar sua correlação com a rentabilidade das três maiores empresas do agronegócio brasileiro. Para isso, utilizou-se a técnica do Grau de Alavancagem Financeiro (GAF) desenvolvido para medir os efeitos provocados sobre o Lucro Líquido pelas variações ocorridas no LAJIR e de expressar o número de vezes que a variação do Lucro Líquido representará da variação do LAJIR. A abordagem metodológica utilizada neste artigo caracteriza-se, quanto à natureza: como uma pesquisa quantitativa; quanto à abordagem do problema: pesquisa quanti-qualitativa; quanto aos objetivos: exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Portanto, foi verificado que as empresas analisadas mantiveram sua situação favorável de alavancagem financeira com GAF > 1, tendo o retorno sobre o ativo superior à remuneração paga ao capital de terceiros, além de apresentarem um índice de correlação positiva com a rentabilidade, mostrando forte relação entre as variáveis.Item Benefícios do investimento na normatização técnica de um sistema de gestão ambiental por meio da ISO 14001: estudo de caso com o Grupo Gerdau(2023-04-27) Agra, Bruna Mirella de Sá; Pimentel, Márcio Sampaio; http://lattes.cnpq.br/1944948543483633; http://lattes.cnpq.br/5162992522845358O presente artigo teve como objetivo geral investigar os benefícios obtidos pelo Grupo Gerdau ao buscar a certificação na ABNT NBR ISO 14001. E como objetivos específicos: mapear a estrutura da Norma e verificar os principais proveitos oriundos de sua implementação. A empresa selecionada para o estudo de caso possui seu Sistema de Gestão Ambiental implementado desde 1999 e é referência em seu ramo de atuação. Para a coleta de informações foi realizada uma pesquisa qualitativa com a análise da base documental da empresa e com a aplicação de um questionário semiestruturado junto ao Especialista de Meio Ambiente da organização. Os dados foram analisados categoricamente nas seguintes dimensões: padronização de documentos, vantagens estratégicas, vantagens financeiras e preservação ambiental e engajamento dos colaboradores. Os resultados mostraram que o Sistema de Gestão Ambiental influenciou positivamente nos resultados da empresa com relação a redução dos impactos ambientais, a padronização de documentos, a obtenção de novas oportunidades de negócios, a imagem da empresa no mercado e a conscientização ambiental dos stakeholders, por meio das instruções presentes na Norma ISO 14001. Diante disso, conclui-se que os benefícios da normatização técnica afetam amplos aspectos da organização, bem como, no caso estudado, compensam o investimento realizado.Item Benefícios e desafios na aplicação do ESG nas empresas: uma revisão sistemática da literatura(2023-04-28) Cutrim Júnior, Roger Willams da Silva Furtado; Ribeiro, Ana Regina Bezerra; Salgueiro, Beatriz Alves; http://lattes.cnpq.br/3044559760469459; http://lattes.cnpq.br/0720265207735064O mundo passa por um momento crítico em relação ao equilíbrio de consumo, produção, relações humanas e ambientais, aumentando cada vez mais os índices de desigualdades, descartes e impactos ambientais. O ESG (Environmental, social e governance) apresenta como um modelo de negócio viável para equilibrar esses fatores, através do ambiental, social e governança corporativa. Esta pesquisa se propõe a investigar através de uma revisão sistemática de literatura quais são os benefícios e desafios no processo de aplicação do ESG nas empresas. Como resultado, a pesquisa revelou diversos benefícios, tanto em relação à sustentabilidade, contendo os impactos ambientais gerados pelas empresas, bem-estar dos funcionários, inclusão, empresas mais transparentes, quanto a ganhos financeiros, maior valor da companhia e aumento de reputação. Porém para a implantação plena do ESG observamos que existem alguns desafios, dentre eles: ausência de legislação e fiscalização; falta de conhecimento e profissionais capacitados sobre o tema; escassez de dados; são alguns deles.Item Características do uso de Big Data e análise de dados na tomada de decisão de empresas do agronegócio listadas na Bolsa de Valores(2024-10-04) Lima, Jônatas Silva de; Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4363373068676222O estudo caracteriza o uso de Big Data na tomada de decisões nas 3 (três) maiores empresas do agronegócio brasileiro listadas na Bolsa de Valores (B3), considerando valor de mercado, e os eventuais desdobramentos desse uso sobre o seu desempenho operacional. Conforme a literatura especializada, a aplicação de grandes volumes de dados e de tecnologias relacionadas contribuem para a eficiência e competitividade das organizações. A partir de coleta de dados secundários, foi empregada a análise dedutiva dos relatórios institucionais das empresas JBS, BRF e São Martinho. A codificação de termos relacionados a Big Data permitiu a identificação de padrões entre o seu uso, a análise dos dados, a tomada de decisão e o desempenho alcançado nessas empresas. Os resultados mostram que, embora o termo Big Data tenha sido explicitamente mencionado apenas pela BRF em seu relatório, a prática de coleta e análise de dados é amplamente utilizada para otimizar operações e alavancar a sustentabilidade econômica. Defende-se, portanto, que o uso de dados desempenha um papel estratégico crucial no agronegócio, podendo conduzir à eficiência e à tomada de decisões estratégicas, mesmo quando o conceito de Big Data não é formalmente adotado.Item Competências profissionais para indústria 4.0: um estudo em empresas do contexto pernambucano(2021-12-09) Moura, Douglas de Souza; Ribeiro, Ana Regina Bezerra; Corrêa, Maria Iraê; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/0720265207735064A quarta revolução industrial traz consigo uma série de inovações tecnológicas que estão modificando diretamente as formas de produzir, proporcionando inúmeros impactos no ambiente industrial. A indústria 4.0 está promovendo desafios tanto para as organizações que buscam profissionais capacitados para lidar com as novas tecnologias, quanto para os profissionais que precisam se qualificar para atender a demanda do mercado de trabalho. O estudo visa identificar quais as competências profissionais necessárias para atuar na indústria 4.0 no Estado de Pernambuco. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Foi constatado que na visão das empresas destaques de Pernambuco que estão inseridas na indústria 4.0, pode-se esperar uma indústria muito mais criativa e inovadora. Habilidades relacionadas à inovação, criatividade, flexibilidade e adaptabilidade, são qualificações de extrema necessidade, e, diante de um ambiente que demanda inúmeras capacitações, essas competências conseguem se sobressair, evidenciando o seu valor para a indústria 4.0. Concluiu-se que dentre as mudanças que foram apresentadas, a agilidade nos processos organizacionais são destaque, e profissionais com a junção de competências funcionais, comportamentais e sociais, estarão aptos para auxiliar as empresas nesse processo evolutivo.Item Comportamento de consumo de idosos e a pandemia da COVID-19: o que mudou?(2022-10-05) Damasceno, Stênio Francisco; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193Com a chegada da pandemia da COVID-19, várias mudanças aconteceram no cotidiano de toda a população mundial, dentre essas, pode-se destacar as relacionadas ao consumo. A partir desta conjuntura, a população idosa foi umas das que mais sofreram com estas alterações. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o impacto da pandemia da COVID-19 no comportamento de consumo dos idosos. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com 10 (dez) idosos. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, além do perfil dos entrevistados, identificou-se algumas mudanças que impactaram no comportamento de consumo destes. Elas se deram na escolha do local de compra, dos produtos obtidos e ainda na forma de realizá-las, haja vista que muitos passaram a depender dos filhos ou familiares para produzi-las, enquanto houve quem passou a usar a internet para realizar as compras ou a usar o delivery. Como exemplo, houve, por parte dos idosos, a preferência por compras em estabelecimentos próximos às suas residências, adquirindo os itens que já haviam adquirido, só adicionando produtos de higiene e farmacêuticos. Tais resultados confirmam outros estudos sobre o comportamento dos consumidores idosos.Item Comprometimento organizacional: um estudo junto à micro e pequenas empresas(2022-10-05) Pereira, Julia Isabelle Costa; Moraes, Ionete Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/3001719131827577Esse estudo teve como objetivo identificar qual o tipo de comprometimento organizacional é mais encontrado nas micro e pequenas empresas da Região Metropolitana do Recife - Pernambuco. A base teórica utilizada para medir e classificar o comprometimento foi o modelo tridimensional de Allen e Meyer (1990), validado e traduzido para português por Medeiros e Enders (1998). A pesquisa realizada foi descritiva de caráter quantitativo e os dados coletados foram analisados através de média e frequência. Os resultados mostraram que os pesquisados possuem uma média de comprometimento próxima à média global, e a dimensão de maior força de influência entre os pesquisados foi a afetiva. A dimensão instrumental ficou em segundo lugar, com pouca diferença em relação ao enfoque afetivo e, com menor porcentagem de influência, ficou a dimensão normativa. Os resultados obtidos evidenciaram que os funcionários sentem forte desejo e necessidade de estarem nas empresas em que trabalham, porém demonstram distância de seus valores e normas.Item Contextualizando motivação e liderança: uma revisão bibliográfica(2022-05-24) Mendonça, Yasminne Lays Lima de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956Com o impacto da Revolução Industrial, da velocidade da globalização e da tecnologia, as organizações se encontraram num cenário de constantes mudanças e estão cada vez mais competitivas no mundo contemporâneo. Após conseguir um grupo motivado, o líder terá um novo desafio, que é contribuir para manter esse pessoal motivado. O líder é primordial para aperfeiçoar o relacionado entre as pessoas e imagens positivas nas atividades empresariais. Um líder desmotivado jamais terá uma equipe motivada, pois ele é o exemplo pessoal nas atitudes e no dia a dia, contagiando seus seguidores, passando uma imagem real com naturalidade, fazendo a equipe adquirir confiança e motivação (ROCHA, 2014). O trabalho justifica-se na constante transformação que existe no mercado de trabalho e por consequência a forma de se trabalhar com pessoas tende a ser cada vez mais humanizada, para que assim se chegue a um trabalho eficaz. Este estudo busca identificar, teoricamente, até que ponto as ações de liderança organizacional influenciam na motivação da equipe, de modo a garantir o alcance dos objetivos organizacionais de forma eficaz. Assim, busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como as ações da liderança influenciam a motivação da equipe para atingir os objetivos organizacionais. a metodologia se refere ao estudo dos métodos de investigação do conhecimento. Então, os métodos tornam claros os procedimentos lógicos adotados para o processo de investigação científica e a revisão de literatura. Na análise de resultados foi possível verificar que o líder tanto é capaz de influenciar positiva ou negativamente o comportamento de seus liderados. Concluiu-se que o papel do líder é de extrema importância, pois quando ele motiva seus subordinados, os têm como companheiros fieis e desta forma há um melhor desempenho da organização.Item Contratos e compras na administração pública: um estudo sobre os processos e seus entraves na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco(2022-10-10) Santos Neto, Rivaldo Lins dos; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956; http://lattes.cnpq.br/7034059056725678Compras públicas são necessárias ao desenvolvimento das atividades finalísticas dos órgãos públicos. Tais compras são, geralmente, efetuadas através de processos licitatórios, que compreendem um princípio constitucional e obrigatório para a administração pública, que precede as contratações administrativas. O objetivo deste estudo foi identificar as principais formas de compra e contratações praticadas na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco e constatar os problemas que podem ocorrer neste processo e suas consequências para a prestação de serviço de qualidade. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com objetivos nitidamente descritivos e explicativos e com procedimentos que a caracterizam como um estudo de caso. A obtenção dos dados se deu pela aplicação de questionários estruturados a gestores da unidade analisada, os quais foram confrontados com informações obtidas através de registros de compras e contratações do órgão. Foram identificadas como mais comuns as práticas de compras diretas e pregões eletrônicos como modalidades de aquisição de bens de consumo e serviços do laboratório estudado. Gestores relataram desatualização das tabelas de preços e consequentes excessos de burocracia e morosidade como principais entraves dos processos de aquisições e contratações da unidade. Registros do sistema de comunicação e monitoramento do laboratório, referentes à quantidade de processos gerados no período analisado e tempo médio de tramitação ratificaram o que foi relatado pelos gestores. Portanto, infere-se que uma atualização da tabela de preços dos insumos e serviços de utilização comum, para valores equivalentes aos do mercado atual, poderia ser uma alternativa à dissolução dos entraves relatados.Item Coworkings sociais como apoio ao empreendedorismo: proposição de definição do construto e abordagem de investigação(2023) Silva, Jadson Freire da; Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4363373068676222; http://lattes.cnpq.br/1773238385935204As mudanças que ocorreram nos últimos anos impactaram em diversas esferas da sociedade e isto incluem os formatos de trabalho: o home office, o tele tralho, o trabalho intermitente e os Coworkings podem ser tomados como exemplo. Os Coworkings, ambientes de trabalho compartilhados mantêm sua introdução no Brasil através das regiões economicamente mais favorecidas. Assim, mecanismos que consigam aderir as lacunas existentes que amparem as camadas sociais não favorecidas e adentrar em espaços não conquistados podem abrir condições alternativas de empreender. Frente a isso, o objetivo do trabalho é especificar o domínio do construto Coworking Social (CW Social) e seu apoio ao empreendedorismo, bem como apresentar uma abordagem apropriada de investigação. Através do embasamento em conceitos da Economia colaborativa, Redes, Empreendedorismo e técnicas de geoprocessamento foi possível apresentar dez proposições que auxiliam no desenvolvimento de uma definição de Coworkings Sociais que dialoguem com a literatura tradicional e interligue a direções que solucionem os desafios encontrados, sobretudo no Brasil.Item Desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas da região metropolitana do Recife em decorrência da pandemia de Covid-19(2023-04-27) Nascimento, Rodrigo Candido do; Moraes, Ionete Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/3001719131827577Em 2020 o mundo enfrentou uma crise sanitária causada pela Covid-19, seus desdobramentos impactaram em vários aspectos da vida em sociedade. Com as microempresas não foi diferente, portanto, este trabalho tem como objetivo geral investigar os fatores que impactam de forma negativa as MPEs de Recife e região Metropolitana, em decorrência da pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo. Para a coleta de dados, foram aplicados 39 questionários estruturados com os gestores das MPE’s. As principais dificuldades encontradas no pico da pandemia (2020-2021) pelos empreendedores foram: falta de capital de giro, dificuldade em vendas e desequilíbrio financeiro. Os empreendedores ainda citaram a alta da matéria prima e a sua escassez, o fechamento obrigatório do comércio, e para alguns a diminuição do crédito por conta de atrasos no pagamento. Muitas dessas dificuldades permaneceram no pós pico da pandemia (2022-2023).Item Design thinking: uma proposta para a criação de uma solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs)(2022-10-03) Costa, Mariana dos Santos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O presente artigo teve como objetivo avaliar como o design thinking pode colaborar para a criação de solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs). Para isso, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, de caráter qualitativo, para identificar aspectos referentes à formalização, educação financeira e desafios de gestão enfrentados, bem como compreender como acontece o planejamento e o controle financeiro no micronegócio. Para a coleta de dados, usou-se do envio de questionário online para microempreendedores individuais que, ao fim de três semanas, obteve 28 respostas. Os resultados demonstraram que a maioria nunca realizou curso/treinamento na área de gestão financeira, o que influencia na utilização de ferramentas de planejamento e controle financeiro citadas no estudo. Observou-se também que alguns ainda não realizam a separação das finanças pessoais e empresariais, fazendo uso da mesma conta, fator que pode comprometer a sobrevivência do negócio. A partir das necessidades identificadas, ao utilizar as etapas de inspiração e ideação do design thinking, foi proposto, como uma solução para a gestão financeira do empreendimento, um aplicativo mobile com funcionalidades pensadas para atender às demandas do microempreendedor individual.Item Empreendedorismo feminino: uma comparação do período pré e durante a pandemia da COVID-19(2022-10-05) Gomes, Ramana Carvalho; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O empreendedorismo feminino está relacionado com empoderamento, visibilidade e reconhecimento das mulheres. A influência delas nos ecossistemas empresariais ganha força ao longo dos anos, e apesar da crise em meio a pandemia da COVID- 19, muitas conseguiram manter ou adquirir novas fontes de renda. Ainda assim, pesquisas mostram que há muito para ser conquistado no Brasil e no mundo. Diante do exposto, esse artigo teve como objetivo comparar o empreendedorismo feminino em um período pré e durante a pandemia da COVID-19, por meio de uma coleta de dados documental, com abordagem de caráter descritivo e exploratório, baseando-se em duas fontes de pesquisa sobre o empreendedorismo feminino: I) Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019 e 2021 e II) Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) de 2019 e 2021. O estudo realizado demonstra que o nível de impacto variou muito no período estudado, a depender da região e renda. O medo do fracasso teve uma queda expressiva (passando de 67,9% para 49,9%), por outro lado, ter menos tempo para o negócio, porque se dedicam mais a família do que os homens continua a fazer parte da realidade das mulheres.Item Empreendedorismo sênior no Brasil: uma análise do perfil do empreendedor(2022-05-19) Santos, Michele Silva dos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O envelhecimento populacional é a nova realidade mundial, e com isso, traz diversos questionamentos quanto ao futuro da humanidade. Um deles é como os indivíduos maduros estão fazendo para garantir renda. No Brasil, a aposentadoria muitas vezes não é suficiente, ou seja, a necessidade leva essas pessoas a empreender. Porém, há também quem empreenda para uma realização pessoal. Independente do motivo, continuar trabalhando na maturidade no Brasil é um desafio, visto que muitos acreditam que pessoas com mais idade são incapazes de produzir. Diante do exposto, esse artigo investiga o perfil do empreendedor sênior no Brasil, por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de carácter descritivo/exploratório, baseado em duas pesquisas sobre empreendedorismo: i) a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2019, e, ii) a pesquisa Empreendedorismo na 3ª idade, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em 2021. A partir dessa análise foi possível verificar que mesmo sendo em menor número (12,4% de todos os empreendedores) e também que quase metade dos seniores possuem apenas o ensino fundamental, há indícios de que a pessoa madura, por possuir mais experiência, pode contribuir positivamente em qualquer organização, pois dentre todas as faixas etárias de empreendedores, é a que possui maior percentual de empregadores (17% indivíduos de 55 a 64 anos e, 20% indivíduos com 65 a mais). Também foi possível refletir que, por ser um assunto ainda pouco explorado, é necessário a realização de mais estudos para compreender melhor as qualidades do empreendedorismo sênior.
