Bacharelado em Administração (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Competências profissionais para indústria 4.0: um estudo em empresas do contexto pernambucano(2021-12-09) Moura, Douglas de Souza; Ribeiro, Ana Regina Bezerra; Corrêa, Maria Iraê; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/0720265207735064A quarta revolução industrial traz consigo uma série de inovações tecnológicas que estão modificando diretamente as formas de produzir, proporcionando inúmeros impactos no ambiente industrial. A indústria 4.0 está promovendo desafios tanto para as organizações que buscam profissionais capacitados para lidar com as novas tecnologias, quanto para os profissionais que precisam se qualificar para atender a demanda do mercado de trabalho. O estudo visa identificar quais as competências profissionais necessárias para atuar na indústria 4.0 no Estado de Pernambuco. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Foi constatado que na visão das empresas destaques de Pernambuco que estão inseridas na indústria 4.0, pode-se esperar uma indústria muito mais criativa e inovadora. Habilidades relacionadas à inovação, criatividade, flexibilidade e adaptabilidade, são qualificações de extrema necessidade, e, diante de um ambiente que demanda inúmeras capacitações, essas competências conseguem se sobressair, evidenciando o seu valor para a indústria 4.0. Concluiu-se que dentre as mudanças que foram apresentadas, a agilidade nos processos organizacionais são destaque, e profissionais com a junção de competências funcionais, comportamentais e sociais, estarão aptos para auxiliar as empresas nesse processo evolutivo.Item Empreendedorismo sênior no Brasil: uma análise do perfil do empreendedor(2022-05-19) Santos, Michele Silva dos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O envelhecimento populacional é a nova realidade mundial, e com isso, traz diversos questionamentos quanto ao futuro da humanidade. Um deles é como os indivíduos maduros estão fazendo para garantir renda. No Brasil, a aposentadoria muitas vezes não é suficiente, ou seja, a necessidade leva essas pessoas a empreender. Porém, há também quem empreenda para uma realização pessoal. Independente do motivo, continuar trabalhando na maturidade no Brasil é um desafio, visto que muitos acreditam que pessoas com mais idade são incapazes de produzir. Diante do exposto, esse artigo investiga o perfil do empreendedor sênior no Brasil, por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de carácter descritivo/exploratório, baseado em duas pesquisas sobre empreendedorismo: i) a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2019, e, ii) a pesquisa Empreendedorismo na 3ª idade, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em 2021. A partir dessa análise foi possível verificar que mesmo sendo em menor número (12,4% de todos os empreendedores) e também que quase metade dos seniores possuem apenas o ensino fundamental, há indícios de que a pessoa madura, por possuir mais experiência, pode contribuir positivamente em qualquer organização, pois dentre todas as faixas etárias de empreendedores, é a que possui maior percentual de empregadores (17% indivíduos de 55 a 64 anos e, 20% indivíduos com 65 a mais). Também foi possível refletir que, por ser um assunto ainda pouco explorado, é necessário a realização de mais estudos para compreender melhor as qualidades do empreendedorismo sênior.Item Contextualizando motivação e liderança: uma revisão bibliográfica(2022-05-24) Mendonça, Yasminne Lays Lima de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956Com o impacto da Revolução Industrial, da velocidade da globalização e da tecnologia, as organizações se encontraram num cenário de constantes mudanças e estão cada vez mais competitivas no mundo contemporâneo. Após conseguir um grupo motivado, o líder terá um novo desafio, que é contribuir para manter esse pessoal motivado. O líder é primordial para aperfeiçoar o relacionado entre as pessoas e imagens positivas nas atividades empresariais. Um líder desmotivado jamais terá uma equipe motivada, pois ele é o exemplo pessoal nas atitudes e no dia a dia, contagiando seus seguidores, passando uma imagem real com naturalidade, fazendo a equipe adquirir confiança e motivação (ROCHA, 2014). O trabalho justifica-se na constante transformação que existe no mercado de trabalho e por consequência a forma de se trabalhar com pessoas tende a ser cada vez mais humanizada, para que assim se chegue a um trabalho eficaz. Este estudo busca identificar, teoricamente, até que ponto as ações de liderança organizacional influenciam na motivação da equipe, de modo a garantir o alcance dos objetivos organizacionais de forma eficaz. Assim, busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como as ações da liderança influenciam a motivação da equipe para atingir os objetivos organizacionais. a metodologia se refere ao estudo dos métodos de investigação do conhecimento. Então, os métodos tornam claros os procedimentos lógicos adotados para o processo de investigação científica e a revisão de literatura. Na análise de resultados foi possível verificar que o líder tanto é capaz de influenciar positiva ou negativamente o comportamento de seus liderados. Concluiu-se que o papel do líder é de extrema importância, pois quando ele motiva seus subordinados, os têm como companheiros fieis e desta forma há um melhor desempenho da organização.Item Sistema computacional para avaliação e prognóstico de crescimento de organismos aquáticos para aquicultura 4.0(2022-05-26) Souza, Vinícius Rodrigues de; Nobrega, Obionor de Oliveira; Santos, Juliana Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/8576087238071129; http://lattes.cnpq.br/2940849420824178Item O mercado de trabalho em mudança? Uma análise bibliométrica da uberização(2022-09-30) Silva, Tayane Skarllet Pereira Fidelis da; Moraes Filho, Rodolfo Araújo de; http://lattes.cnpq.br/6819774946735716Na atualidade, o aumento da velocidade e do acesso à internet, as plataformas online, os serviços de georreferenciamento de informações e aplicativos facilitaram e encurtaram o acesso do cliente do produto, como também designou outros modelos de trabalho, sendo assim, observa-se o emergente conceito de Uberização, resultado das transformações trabalhistas oriundas de plataformas de aplicativos e seus serviços. Frente a relevância do assunto na atualidade, o objetivo desse trabalho é analisar como se manifesta o conceito Uberização no âmbito científico por intermédio da bibliometria, no qual serão delineadas pesquisas no periódicos da base consolidada SCOPUS e apresentada seus direcionamentos, estudos de casos, tendências e considerações gerais. Nota-se que o tema Uberização enquanto base SCOPUS é recente datado de 2015 com predominância de pesquisas no Brasil e França. Aspectos que são relacionados com a temática envolvem as relações capitalistas, internet das coisas, aplicativos de celulares, o estudo do homem(s)/humano(s) enquanto trabalhador, a inteligência artificial e suas contribuições sobre a pandemia. Percebe-se que ao longo dos anos as pesquisas se voltaram a discussão do conceito, o comparando com outras definições e os estudos de casos. Nos estudos de casos são trabalhadas as percepções por parte dos trabalhadores e os resultados apontam a precarização do trabalho, alta rotina, baixa remuneração (e as vezes prejuízo financeiro) e redução de período livres e diversão por parte dos colaboradores.Item A logística reversa como mecanismo para minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos(2022-10-02) Silva, Julio Cesar Santos; Sobral, Marcos Felipe Falcão; http://lattes.cnpq.br/2546363657228762A logística reversa tem sido utilizada nos últimos anos como instrumento de combate ao descarte de resíduos na natureza evitando danos, como a poluição do solo, das águas e do ar, decorrentes das atividades humanas. O presente artigo tem como escopo analisar como a logística reversa pode funcionar como um mecanismo fundamental na busca pela redução dos impactos causados no meio ambiente quando o descarte dos resíduos sólidos é realizado de forma inadequada. Os resultados encontrados neste estudo são frutos de uma revisão bibliográfica somada à obtenção de dados numéricos de fontes secundárias. Por meio desses resultados, foi possível compreender leis e regulamentações que regem o manejo e descarte dos resíduos, bem como tomar conhecimento dos diferentes tipos de materiais descartados e as classificações existentes. Os resultados deste estudo contribuíram para o entendimento da importância da logística reversa dos óleos lubrificantes que, ao receber um descarte irregular, são capazes de causar impactos ambientais que podem ser irreparáveis não só ao meio ambiente como também à sociedade.Item Design thinking: uma proposta para a criação de uma solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs)(2022-10-03) Costa, Mariana dos Santos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O presente artigo teve como objetivo avaliar como o design thinking pode colaborar para a criação de solução de gestão financeira para microempreendedores individuais (MEIs). Para isso, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, de caráter qualitativo, para identificar aspectos referentes à formalização, educação financeira e desafios de gestão enfrentados, bem como compreender como acontece o planejamento e o controle financeiro no micronegócio. Para a coleta de dados, usou-se do envio de questionário online para microempreendedores individuais que, ao fim de três semanas, obteve 28 respostas. Os resultados demonstraram que a maioria nunca realizou curso/treinamento na área de gestão financeira, o que influencia na utilização de ferramentas de planejamento e controle financeiro citadas no estudo. Observou-se também que alguns ainda não realizam a separação das finanças pessoais e empresariais, fazendo uso da mesma conta, fator que pode comprometer a sobrevivência do negócio. A partir das necessidades identificadas, ao utilizar as etapas de inspiração e ideação do design thinking, foi proposto, como uma solução para a gestão financeira do empreendimento, um aplicativo mobile com funcionalidades pensadas para atender às demandas do microempreendedor individual.Item Análise do uso de capital de terceiros como alavancagem financeira e sua correlação com a rentabilidade nas três maiores empresas do agronegócio brasileiro(2022-10-05) Almeida, Noely Barros de; Lima, Adilson Celestino de; http://lattes.cnpq.br/1256936664889276A alavancagem financeira é um fator determinante para maximização dos ganhos e obtenção de retornos acima da média das empresas, no qual consiste na captação de recursos de terceiros emprestados a determinados custos como financiamento de investimentos. Contudo, é um recurso arriscado que pode resultar em perdas significativas quando a empresa não consegue cumprir a estratégia inicial. Desse modo, este estudo objetivou verificar o efeito da alavancagem financeira de modo a evidenciar sua correlação com a rentabilidade das três maiores empresas do agronegócio brasileiro. Para isso, utilizou-se a técnica do Grau de Alavancagem Financeiro (GAF) desenvolvido para medir os efeitos provocados sobre o Lucro Líquido pelas variações ocorridas no LAJIR e de expressar o número de vezes que a variação do Lucro Líquido representará da variação do LAJIR. A abordagem metodológica utilizada neste artigo caracteriza-se, quanto à natureza: como uma pesquisa quantitativa; quanto à abordagem do problema: pesquisa quanti-qualitativa; quanto aos objetivos: exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Portanto, foi verificado que as empresas analisadas mantiveram sua situação favorável de alavancagem financeira com GAF > 1, tendo o retorno sobre o ativo superior à remuneração paga ao capital de terceiros, além de apresentarem um índice de correlação positiva com a rentabilidade, mostrando forte relação entre as variáveis.Item Comprometimento organizacional: um estudo junto à micro e pequenas empresas(2022-10-05) Pereira, Julia Isabelle Costa; Moraes, Ionete Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/3001719131827577Esse estudo teve como objetivo identificar qual o tipo de comprometimento organizacional é mais encontrado nas micro e pequenas empresas da Região Metropolitana do Recife - Pernambuco. A base teórica utilizada para medir e classificar o comprometimento foi o modelo tridimensional de Allen e Meyer (1990), validado e traduzido para português por Medeiros e Enders (1998). A pesquisa realizada foi descritiva de caráter quantitativo e os dados coletados foram analisados através de média e frequência. Os resultados mostraram que os pesquisados possuem uma média de comprometimento próxima à média global, e a dimensão de maior força de influência entre os pesquisados foi a afetiva. A dimensão instrumental ficou em segundo lugar, com pouca diferença em relação ao enfoque afetivo e, com menor porcentagem de influência, ficou a dimensão normativa. Os resultados obtidos evidenciaram que os funcionários sentem forte desejo e necessidade de estarem nas empresas em que trabalham, porém demonstram distância de seus valores e normas.Item Empreendedorismo feminino: uma comparação do período pré e durante a pandemia da COVID-19(2022-10-05) Gomes, Ramana Carvalho; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O empreendedorismo feminino está relacionado com empoderamento, visibilidade e reconhecimento das mulheres. A influência delas nos ecossistemas empresariais ganha força ao longo dos anos, e apesar da crise em meio a pandemia da COVID- 19, muitas conseguiram manter ou adquirir novas fontes de renda. Ainda assim, pesquisas mostram que há muito para ser conquistado no Brasil e no mundo. Diante do exposto, esse artigo teve como objetivo comparar o empreendedorismo feminino em um período pré e durante a pandemia da COVID-19, por meio de uma coleta de dados documental, com abordagem de caráter descritivo e exploratório, baseando-se em duas fontes de pesquisa sobre o empreendedorismo feminino: I) Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019 e 2021 e II) Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) de 2019 e 2021. O estudo realizado demonstra que o nível de impacto variou muito no período estudado, a depender da região e renda. O medo do fracasso teve uma queda expressiva (passando de 67,9% para 49,9%), por outro lado, ter menos tempo para o negócio, porque se dedicam mais a família do que os homens continua a fazer parte da realidade das mulheres.Item Comportamento de consumo de idosos e a pandemia da COVID-19: o que mudou?(2022-10-05) Damasceno, Stênio Francisco; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193Com a chegada da pandemia da COVID-19, várias mudanças aconteceram no cotidiano de toda a população mundial, dentre essas, pode-se destacar as relacionadas ao consumo. A partir desta conjuntura, a população idosa foi umas das que mais sofreram com estas alterações. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o impacto da pandemia da COVID-19 no comportamento de consumo dos idosos. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com 10 (dez) idosos. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, além do perfil dos entrevistados, identificou-se algumas mudanças que impactaram no comportamento de consumo destes. Elas se deram na escolha do local de compra, dos produtos obtidos e ainda na forma de realizá-las, haja vista que muitos passaram a depender dos filhos ou familiares para produzi-las, enquanto houve quem passou a usar a internet para realizar as compras ou a usar o delivery. Como exemplo, houve, por parte dos idosos, a preferência por compras em estabelecimentos próximos às suas residências, adquirindo os itens que já haviam adquirido, só adicionando produtos de higiene e farmacêuticos. Tais resultados confirmam outros estudos sobre o comportamento dos consumidores idosos.Item A compreensão dos pequenos empreendedores acerca da gestão de pessoas enquanto ferramenta estratégica(2022-10-05) Barbosa, Andressa Carolina da Silva; Cabral, Romilson Marques; http://lattes.cnpq.br/4290326926381504Segundo Chiavenato (2014), a gestão de pessoas é uma das responsáveis pela excelência das organizações bem-sucedidas. Em vista disso, considera-se relevante analisar como a gestão de pessoas, utilizada de forma estratégica nas organizações de pequeno porte, pode contribuir para a sua sustentabilidade. O presente trabalho tem como objetivos específicos a) Compreender como o nível de conhecimento dos pequenos empreendedores influencia na visão que os mesmos possuem sobre a gestão de pessoas; b) Entender quais são as práticas voltadas para a gestão de pessoas aplicadas à realidade de pequenas empresas; e c) Verificar se as estratégias de gestão de pessoas nas organizações de pequeno porte têm contribuído para a sua sustentabilidade. O presente trabalho conta com uma pesquisa feita com 23 empresas de pequeno porte da Região Metropolitana do Recife, utilizando questões de múltipla escolha, discursivas e medidas na escala Likert. Quanto a sua metodologia, trata-se de um estudo descritivo de natureza empírico-teórica, utilizando uma abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. Ao fim, a contribuição do presente estudo aponta a gestão de pessoas como uma ferramenta estratégica que de fato impulsiona os pequenos empreendimentos.Item Indicadores chave de desempenho no Brasil: um estudo bibliométrico(2022-10-06) Américo, Maria Alice Guedes de Oliveira; Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4363373068676222Os indicadores são de fundamental importância para o sucesso das organizações, sendo eles responsáveis por direcionar os gestores nas tomadas de decisões, através da avaliação e mensuração do desempenho das atividades desenvolvidas. Com eles, é possível visualizar os resultados e, assim, planejar estratégias competitivas ou, até mesmo, redirecionar as que já estão sendo seguidas, caso necessário. Nesse contexto, o presente trabalho se propôs a analisar, através de revisão literária, para melhor abordagem dos conceitos, e de um estudo bibliométrico, de que forma esse tema vem sendo abordado pela academia. A base Web of Science foi escolhida para a coleta dos dados com o intuito de reunir informações sobre o número de artigos por ano, os principais autores e Universidades, e as principais categorias englobadas. Na base, foram implantados alguns filtros para chegar ao objetivo final: o termo “Performance Indicator” e “KPI” foram implantados e o período foi delimitado de 2018 a 10 de setembro de 2022. Além disso, foram pesquisados apenas artigos de acesso aberto dentro do Brasil. Diante do resultado, constatou-se que houve um aumento de publicações até o ano de 2021, estando 2022, até o final do terceiro trimestre, em baixa; as principais Universidades cujos artigos pertencem são da região Sul e Sudeste e as Categorias mais citadas estão voltadas para as Ciências Ambientais.Item Heurísticas na tomada de decisão em empresas familiares: uma revisão de literatura(2022-10-07) Lima, Daniele Euzebio de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956O presente trabalho tem por objetivo geral identificar a presença de heurísticas e vieses cognitivos na tomada de decisão em empresas familiares a partir de uma revisão sistemática de literatura, pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, natureza básica e abordagem qualitativa, onde analisou-se a produção científica nacional no período compreendido entre os anos de 2011 e 2021. Foram selecionados nas bases de dados 26 estudos direcionados às temáticas relativas às empresas familiares, 19 estudos versando sobre heurísticas e vieses em decisões organizacionais e apenas 01 estudo relacionando as duas temáticas. Os resultados encontrados possibilitaram responder à seguinte pergunta de pesquisa: como as heurísticas e vieses cognitivos podem afetar as decisões em empresas familiares? A pesquisa evidenciou a presença das heurísticas da representatividade, disponibilidade e ancoragem na tomada de decisão em uma empresa familiar situada no Nordeste brasileiro, impactando na construção de cenários e no planejamento estratégico. Foi possível ainda, identificar uma escassez de estudos direcionados ao processo decisório e seus elementos menos racionais em empresas familiares, como as heurísticas e vieses cognitivos, sugerindo-se como tema de pesquisas futuras visando à qualidade das decisões e a melhoria dos resultados organizacionais.Item A qualidade na segurança pública municipal: um estudo de caso na Guarda Civil Municipal de Goiana-PE(2022-10-07) Silva, Paulo Roberto Cesar da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/7043826877205959O presente artigo realizou uma pesquisa sobre a qualidade do serviço prestado pela instituição Guarda Civil Municipal de Goiana/PE por meio das percepções dos seus agentes públicos, os guardas municipais (clientes internos), assim como apresentou as principais dificuldades que podem influenciar na qualidade do serviço prestado à população. A fim de atender ao objetivo desse artigo foi utilizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo como metodologia. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário fechado e adaptado de Lima e Ceolin (2017), contendo 27 questões, sendo estas de múltipla escolha para as questões de perfil e utilizando a escala Likert de cinco pontos para as questões referentes à qualidade. Este questionário foi enviado aos 142 guardas municipais de Goiana/PE, obtendo-se uma amostra 48 respostas (33,8%). Os resultados demonstram insuficiência do efetivo, insatisfação remuneratória, falta de materiais e equipamentos, em especial, a falta de arma de fogo como equipamento necessário para garantir a segurança dos agentes e melhor execução de suas atividades.Item Percepção da comunidade acadêmica do Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco ao sistema de compartilhamento de bicicletas(2022-10-07) Martins, Juliana de Barros; Pimentel, Márcio Sampaio; http://lattes.cnpq.br/1944948543483633; http://lattes.cnpq.br/5877005142770506A adoção de hábitos de mobilidade sustentável ativa é entendida como uma forma de mobilidade não motorizada que necessita, apenas, do esforço físico humano para ser realizada, e vem sendo cada vez mais utilizada pela sociedade. O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise da percepção da comunidade acadêmica do Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) a um sistema de bicicletas compartilhadas. Foi adotado o questionário tipo Survey como estratégia metodológica, estruturado em três partes e aplicado aos discentes, docentes e técnicos com vínculo à UFRPE, que foram enviados por e-mail a toda a comunidade acadêmica no período de 13 a 26 de setembro de 2022, tendo sido identificado o perfil dos respondentes, sua visão e sua aceitação ao sistema proposto. A pesquisa contou com a participação de 21 cursos dentre os 27 que compõem a graduação, com um total de 144 respondentes entre discentes, técnicos e docentes. Os resultados mostraram que 78,47% dos entrevistados gastam até cerca de 40 minutos ou mais, diariamente, percorrendo as distâncias do espaço acadêmico, e cerca de 86,80% se deslocam a pé durante quatro ou mais dias por semana, 55,55% dos entrevistados afirmam que concordam totalmente em fazer uso do Sistema de Bicicletas Compartilhadas, ao passo que 90,28% concordam totalmente que é importante um Sistema de Bicicletas Compartilhadas dentro da Universidade e 88,19% concordam totalmente que o uso desse sistema pode contribuir para a melhoria da mobilidade da comunidade acadêmica.Item Mapeamento de processos no setor de guias e autorizações de urgência: uma aplicação no ambiente hospitalar(2022-10-07) Holanda, Gerdson Diego; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956Tendo em vista o contexto econômico e social no que diz respeito à área de saúde em nosso país, a gestão de processos se constitui em eixo importante na busca da melhoria contínua na administração hospitalar. Logo, é essencial abordar a emergente tendência de inovação que as novas práticas, metodologias e tecnologias globais aplicadas às organizações hospitalares, levando-as a um novo patamar de gestão. A pesquisa busca implementar o mapeamento de processos no setor de guias e autorizações em hospital privado, no município de Recife/PE. No que concerne à metodologia, quanto ao tipo de pesquisa, utilizou-se do método descritivo e exploratório, e quanto à forma de abordagem, definiu-se como uma pesquisa qualitativa e estudo de caso. Utilizou-se como procedimentos a observação in loco, a análise documental e a entrevista não estruturada para mapear os processos de autorizações de urgência, identificar gargalos e propor soluções e estratégias de melhoria a fim de otimizar os processos já existentes. De acordo com os resultados obtidos, apesar da automação, ainda há um longo tempo de espera por setor, além do problema com a falta de um mapa que auxiliaria na tomada de decisão. Dessa forma, é possível concluir que, mesmo sendo eficiente, ainda é necessário realizar ajustes que tornarão os processos e encaminhamentos mais rápidos.Item Utilização de ferramentas da qualidade para análise de tomada de decisão de recuperação de trecho da rodovia BR-101(2022-10-07) Cunha Sobrinho, Ademir Carneiro da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948O objetivo geral do presente estudo foi analisar se as ferramentas de qualidade podem auxiliar em um plano de ação a curto, médio e longo prazo para a solução de problemas relacionados à recuperação do pavimento rígido da rodovia BR-101/SUL (Km 151 ao Km 189), compreendidos entre os municípios de Ribeirão e Palmares, em Pernambuco. Considerando o objetivo proposto, a pesquisa é do tipo bibliográfica, descritiva, de natureza qualitativa. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo bibliográfico e um estudo de caso. O referencial teórico buscou detalhar os conceitos de quatro ferramentas de qualidade que foram utilizadas na solução dos problemas da rodovia de estudo, assim encadeadas: Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Matriz Gravidade Urgência Tendência (GUT) e 5W2H, como também um estudo sobre pavimentos rígidos. Como resultados da pesquisa, tem-se um plano de ação através do uso do 5W2h priorizado, de acordo com a atribuição de valores criados a partir da Matriz GUT, que por sua vez foi originada pelo levantamento e organização das informações pelo Brainstorming e Diagrama de Ishikawa. Por fim, conclui-se que a utilização conjunta das ferramentas apresentadas e estudadas, possibilitou através de uma avaliação qualitativa resultados quantitativos e com isto, possibilitou de forma mais eficaz o processo de mapeamento de problemas, evidenciando as causas prioritárias e seus devidos tratamentos.Item Contratos e compras na administração pública: um estudo sobre os processos e seus entraves na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco(2022-10-10) Santos Neto, Rivaldo Lins dos; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956; http://lattes.cnpq.br/7034059056725678Compras públicas são necessárias ao desenvolvimento das atividades finalísticas dos órgãos públicos. Tais compras são, geralmente, efetuadas através de processos licitatórios, que compreendem um princípio constitucional e obrigatório para a administração pública, que precede as contratações administrativas. O objetivo deste estudo foi identificar as principais formas de compra e contratações praticadas na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco e constatar os problemas que podem ocorrer neste processo e suas consequências para a prestação de serviço de qualidade. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com objetivos nitidamente descritivos e explicativos e com procedimentos que a caracterizam como um estudo de caso. A obtenção dos dados se deu pela aplicação de questionários estruturados a gestores da unidade analisada, os quais foram confrontados com informações obtidas através de registros de compras e contratações do órgão. Foram identificadas como mais comuns as práticas de compras diretas e pregões eletrônicos como modalidades de aquisição de bens de consumo e serviços do laboratório estudado. Gestores relataram desatualização das tabelas de preços e consequentes excessos de burocracia e morosidade como principais entraves dos processos de aquisições e contratações da unidade. Registros do sistema de comunicação e monitoramento do laboratório, referentes à quantidade de processos gerados no período analisado e tempo médio de tramitação ratificaram o que foi relatado pelos gestores. Portanto, infere-se que uma atualização da tabela de preços dos insumos e serviços de utilização comum, para valores equivalentes aos do mercado atual, poderia ser uma alternativa à dissolução dos entraves relatados.Item Coworkings sociais como apoio ao empreendedorismo: proposição de definição do construto e abordagem de investigação(2023) Silva, Jadson Freire da; Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4363373068676222; http://lattes.cnpq.br/1773238385935204As mudanças que ocorreram nos últimos anos impactaram em diversas esferas da sociedade e isto incluem os formatos de trabalho: o home office, o tele tralho, o trabalho intermitente e os Coworkings podem ser tomados como exemplo. Os Coworkings, ambientes de trabalho compartilhados mantêm sua introdução no Brasil através das regiões economicamente mais favorecidas. Assim, mecanismos que consigam aderir as lacunas existentes que amparem as camadas sociais não favorecidas e adentrar em espaços não conquistados podem abrir condições alternativas de empreender. Frente a isso, o objetivo do trabalho é especificar o domínio do construto Coworking Social (CW Social) e seu apoio ao empreendedorismo, bem como apresentar uma abordagem apropriada de investigação. Através do embasamento em conceitos da Economia colaborativa, Redes, Empreendedorismo e técnicas de geoprocessamento foi possível apresentar dez proposições que auxiliam no desenvolvimento de uma definição de Coworkings Sociais que dialoguem com a literatura tradicional e interligue a direções que solucionem os desafios encontrados, sobretudo no Brasil.
