Licenciatura em História (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item O polo industrial de Camaçari: desenvolvimento e transformações da cidade (1970 a 1980)(2019-08-17) Santos, Adeilton Barros Lemos dos; Santos, Adriano de Araujo; http://lattes.cnpq.br/3805592182766488; http://lattes.cnpq.br/3462950429607519Esta pesquisa tem como objetivo: Investigar o processo de instalação do polo industrial de Camaçari e como esta construção mudou a estrutura interna local na década de 1970 a 1980. O Polo Petroquímico de Camaçari gerou em muitos moradores a esperança de que representasse um instrumento eficaz na promoção do desenvolvimento econômico e social, trazendo o desenvolvimento e progresso para a região, estabelecendo a conexão industrial entre as regiões sudeste e sul do país e também gerando empregos. Para tanto a nossa pesquisa se propôs a Investigar: Quais os impactos que este grande empreendimento teve na estrutura sócio econômica da cidade de Camaçari? Para tanto usamos como referencial teórico os autores; Almeida (1995), Teixeira (2000), Oliveira, (2004) e Rolnink e Klink (2011). A coleta de dados teve como método a pesquisa qualitativa, realizada através de documentos do arquivo público, dados disponíveis no site do IBGE e também nos cadernos de planejamentos da prefeitura municipal de Camaçari, datadas de 1974, 1975 e 1977. Encontramos nestes documentos algumas divergências quanto ao planejamento da urbanização das cidades que cederam áreas geográficas para este grandioso empreendimento industrial e não foram planejados em conjunto com o complexo industrial de Camaçari, já que este foi o primeiro complexo petroquímico industrial, planejado em todo o país.Item Mulheres camaçarienses e sua inserção na indústria petroquímica nos anos 1970(2019-08-17) Krein, Luciana; Santos, Adriano de Araujo; http://lattes.cnpq.br/3805592182766488; http://lattes.cnpq.br/0731909906926328O objetivo de nosso estudo consistiu em analisar como ocorreu a inserção das mulheres camaçarienses no Polo Petroquímico de Camaçari/Bahia na década de 1970, após sua implantação. Considerando a desigualdade de gênero, presente em nossa sociedade, e nos mais diversos setores de trabalho, sentimos a necessidade de compreendermos como se processaram estas relações no setor industrial, em um momento tão importante da história da indústria local e nacional. Desta forma, acreditamos que este trabalho irá contribuir para ampliar a compreensão sobre questões relacionadas à desigualdade de gênero, assim como aspectos ligados a discriminação. Nosso referencial teórico teve como base autores que abordam a questão de gênero com Scott (1989) e Santos (1988) e o mercado de trabalho Guimarães (1997). A metodologia de pesquisa se deu pela vertente qualitativa com Minayo (2011). No tocante as fontes, foram realizadas consultas a documentos do arquivo público do Município de Camaçari, assim como os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes aos anos 70. Ainda com relação às fontes, a História Oral, conforme trabalha Alberti (2005), também nos serviu de ferramenta de coleta de dados, para isso foram realizadas quatro entrevistas abertas, com mulheres camaçarienses, que vivenciaram a instalação do polo; para o tratamento dos resultados utilizamos a técnica de análise de conteúdo com Bardin (1977). Os resultados apontam que, as mulheres camaçarienses encontraram dificuldades de inserção na indústria, e quando inseridas recebiam menores salários e enfrentavam assédio e discriminação por parte dos chefes e companheiros de trabalho.Item O uso das TDICs em tempos de pandemia: docência em História na rede estadual de Pernambuco (março a setembro de 2020)(2020) Silva, Elisabeth Rosa da; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/5098258372752717O objetivo deste trabalho é analisar as tecnologias digitais da comunicação e informação (TDCIs) utilizadas pelo professor da disciplina de História do ensino médio de uma escola pública da rede estadual Pernambuco no período 23 de março a 25 de setembro de 2020, bem como apontar as principais ferramentas utilizadas nas metodologias ativas aplicadas nos processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada para a realização da monografia foi a pesquisa bibliográfica com base em revisão de literatura sobre as TDCIs e sua utilização no ensino/aprendizagem, além de um levantamento bibliográfico seletivo sobre a importância do profissional docente em inserir em seu planejamento pedagógico as metodologias ativas e atribuir-lhes valor didático. Para a realização da pesquisa a abordagem foi qualitativa/quantitativa, levantamento com coleta de dados pelo questionário aplicado através do Google formulários e da análise dos planos de ensino utilizados pelo docente durante o período em questão. E por fim, a análise interpretativa dos dados, a partir da discussão com as fontes e referências bibliográficas. O trabalho em questão apontou as dificuldades enfrentadas pelo docente em relação as funcionalidades dos instrumentos tecnológicos, limitando o fazer pedagógico e o acesso precário a internet pelos alunos, impedindo a aprendizagem efetiva dos conteúdos.Item O imaginário racial na fotografia de Albert Henschel (Brasil: 1860-1880)(2021-03-29) Tiné, Gustavo Henrique Ribeiro; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/6929820313308185As coleções de fotografias disponíveis em portais de pesquisa online, com recorte nas imagens etnográficas de meados do século XIX, revelam aspectos sociais que produzem imaginários raciais presentes nas imagens que se analisam. As imagens produzidas nos estúdios de fotografia do alemão radicado no Brasil, Albert Henschel, retratam populações negras, escravizadas, ex escravizadas e libertas que constituem parte da formulação deste imaginário racial, a partir das visualidades ali concebidas. Buscamos em textos de viajantes produzidos no período, em jornais e periódicos que circularam e na coleção de fotografias em si a constatação do discurso racial, a partir de teorias eugenistas então em discussão, que contrapõem o discurso imagético e a vida nas principais cidades do país. Os estúdios de fotografia, o imaginário visual e discursivo das imagens revelam a complexidade de vivência no pré e pós abolição, no que tange às populações afrodescendentes. A metodologia utilizada foi a análise iconográfica e iconológica (KOSSOY, 2020) que permite uma compreensão mais completa acerca das visualidades e discursos presentes nas imagens produzidas, que revelam o real potencial cognitivo da imagem (MENEZES, 2003).Item As infâncias e a cidade: uma análise das demandas por direito no conselho tutelar da RPA-6 de Jaboatão dos Guararapes-PE(2021-03-30) Amaral, Lucas Paes do; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/4704512723522624Com os avanços contemporâneos muitas crianças e adolescentes estão vivendo em cidade (UNICEF, 2012), construindo assim problemáticas estruturais e demandas necessárias para o amparo, reconhecimento e desenvolvimento dessa população nas cidades. Onde esses espaços urbanos requerem demandas como “habitação condigna, salubridade, água potável, mobilidade, educação e espaços de lazer, bem como aspetos relacionados com a segurança rodoviária e com a proteção em face da violência social.” (SARMENTO, 2018, p. 233). O objetivo central deste trabalho é analisar as demandas por equipamentos básicos urbanos perpetrados por crianças e adolescentes da ocupação Selma Bandeira, por isso é utilizado o Conselho Tutelar da RPA-6 do município de Jaboatão dos Guararapes, entre os anos de 2016 a 2020. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar estudos buscando a importância do processo do protagonismo infanto-adolescente na cidade de Jaboatão dos Guararapes e analisar o cenário de violações de direitos humanos das crianças e dos adolescentes na cidade. As principais metodologias utilizadas para a composição deste trabalho foram à pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e o levantamento de situações das demandas solicitadas por crianças e adolescentes da ocupação Selma Bandeira no Conselho Tutelar da RPA-6. Por fim, Sob essa ótica, muitas problemáticas ainda estão presentes nesses centros urbanos, como a reapresentação de crianças e adolescentes nesses espaços, e a cidadede Jaboatão dos Guararapes é um exemplo desse sistema, que muitas vezes não reconhecem essa potencialidade de conhecimento e sabedoria, e este trabalho visa afirmar a necessidade que ainda precisa colocar em pratica as necessidades de dialogo das infâncias com o conselho tutelar, prefeitura, leis, legislações e entre outros aparatos que meninas e meninos precisam ser vistos, representados e reconhecimentos em diversos campos citadinos, podendo atrelar e ajudar a fatores que não só visa o futuro, mas que mostra como essas meninas e meninos que podem transformar milhares de gerações através da participação na construção ideológica e concreta da cidade e suas potencialidades como refletem Silva e Silva (2018, p.89) “[...]a cidade deveria possibilitar a participação de todos os cidadãos no seu planejamento e condições de interação em seus diferentes espaços públicos”.Item História da alimentação no livro didático de história: Análise dessa relação em quatro coleções didáticas dos anos finais do ensino fundamental aprovadas na edição 2017 do PNLD(2021-03-31) Alves, Ana Francisca de Lima; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/4878403689314092Neste trabalho foi realizada a análise de quatro coleções de Livros Didáticos da disciplina de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano), aprovadas na edição 2017 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), solicitadas e utilizadas pelos professores das escolas públicas do Brasil durante o triênio 2017/2018/2019. O estudo consistiu em verificar como os alimentos foram representados nas narrativas presentes nas obras didáticas selecionadas e minuciosamente analisadas. Que se referem às seguintes coleções de História: (i) “História, Sociedade & Cidadania” do autor Alfredo Boulos Júnior; (ii) “Projeto Araribá – História” da autora Maria Raquel Apolinário; (iii) “Vontade de Saber – História” dos autores Adriana Dias, Keila Grinberg e Marco Pellegrini; (iv) “Estudar História: Das origens do homem à era digital” de Patrícia Ramos Braick. Os volumes referentes aos três primeiros conjuntos de Livros Didáticos (total de doze volumes) foram disponibilizados de forma virtual pelo Memorial do PNLD da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enquanto que os relativos ao último conjunto (total de quatro volumes) foram cedidos por uma escola municipal da cidade de Barreiros – Pernambuco, obtidos após solicitação. Esta pesquisa incorpora à História da Alimentação e se alinha aos estudos sobre História da Alimentação. Com relação aos objetivos, se efetuou Pesquisa Exploratória, os procedimentos metodológicos adotados envolveram Pesquisa Bibliográfica e Documental. Através da consulta de produções virtuais e físicas, assim como de abordagem Qualitativa e utilização de bibliografia, escolhas teóricas como Bittencourt (2008), Certeau (1996), Chervel (1990) e Ramos (2012). Ao término da verificação identificou-se que os alimentos são muito representados nas narrativas inseridas nas obras analisadas, em virtude de que todas as coleções apresentam informações acerca dos alimentos e/ou da alimentação. Em alguns momentos a representação sucede por meio de explanações bastante explicativas, contudo, na maior parte das vezes ocorre através de exposições rápidas e muito superficiais. Há a ligação dos alimentos com aspectos sociais, culturais, econômicos, religiosos e políticos, bem como existe um grande emprego de imagens relativas à História da Alimentação e de muitas atividades que têm como objetivo a fixação dos informes repassados nas seções dos volumes.Item Raça e saúde: o discurso médico no diagnóstico da população negra(2021-04-01) Torres, Gwan Silvestre Arruda; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/9846453094987325A pesquisa analisou o discurso médico com o viés racial, de modo investigar o discurso racialista médico, nos corpos da população afro-brasileira e a utilização das teorias racias em seus diagnósticos. O recorte temporal compreende aos anos de 1889 a 1930, para o maior aprofundamento acerca das teorias raciais e de como se moldaram na socidade brasileira republicana, bem como compreender a percepção da saúde pública, seja através das academias de medicina ou das campanhas sanitárias. O estudo se dividirá em três capítulos, o primeiro se volta para apresentação, assim como a identificação das teorias raciais e sua multiplicidade de discursos, atingindo não só aos médicos, mas a outros intelectuais, até chegar a sociedade em si. Por sua vez, o capítulo dois foi a historicização da História da Medicina, desde o surgimento das primeiras Faculdades Médicas no Brasil até um olhar para a História da Medicina Pernambucana, com um viés para a historiografia regional. Por fim, analisamos diferentes fontes para contextualizar os diagnósticos médicos em corpos negros e de que maneira estes prognósticos apontaram as teorias raciais.Item A educação patrimonial em Gravata-PE: uma possível ferramenta para construção de identidades dos alunos do fundamental II da rede municipal(2021-07-30) Silva, Roberta Samilli da; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/1671115991801433Item Métodos ativos de aprendizagem em história: um estudo de caso sobre as turmas de 2º ano do ensino médio na rede pública de Feira Nova – PE (2019)(2021-08-03) Silva, Alvanir Ivaneide Alves da; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/1148619985538727Item O desfecho da campanha Assíria contra Jerusalém (701 a.c.): um estudo sobre as quatro fontes históricas possíveis e suas perspectivas(2021-08-03) Raimundo Neto, José; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/5512065911106321Item Os momentos finais do governo de Vargas: uma análise da relação do filme ¨Getúlio¨ (2013) com a historiografia e o ensino(2021-08-09) Freitas, Leonardo Alves de; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925Item As relações entre o romance histórico e a historiografia oficial: uma análise do livro “História do Cerco de Lisboa” de José Saramago(2021-08-13) Prado, Edmilly dos Santos; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/3390350393884932Item A festa de São João em Gravatá-PE : uma história de suas transformações entre os séculos XX e XXI(2021-08-16) Lima, Lucas Emmanuel Pereira de; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/3948418385600906Item Relutância à vacinação no Brasil: uma análise sobre revolta da vacina e a pandemia do Covid-19(2023-12-27) Gomes, Ailany Almeida; Nascimento, Greyce Falcão do; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430O presente trabalho tem como objetivo analisar a partir da história comparada as motivações que levaram os diferentes atores sociais em dois momentos da história do Brasil, a resistirem à vacinação. Tendo como base o estudo dos diferentes contextos: histórico, político, e social, tanto da Revolta da Vacina em 1904, quanto do Covid-19, a partir do ano de 2020. Esse estudo foi pautado em uma análise em torno de livros que tratam sobre questões a cerca da importância da vacinação, do contexto da revolta, como da recente república, da influência da mídia da época, e da contribuição de Oswaldo Cruz. Além disso, foram analisados artigos recentes que tratam sobre a Revolta da Vacina, e também da Covid-19, que no seu auge de contágio no Brasil, vivenciou à negativa da população em tomar à vacina, acreditando em fake news bastantes disseminadas na época, além da influência do negacionismo do próprio governo no auge da pandemia. De acordo com o estudo bibliográfico feito é possível evidenciar que a resistência à vacina nesses dois momentos foi desencandeada por uma série de fatores determinantes. A revolta contou com a desmotivação da população com a recente república, com as obras realizadas que buscavam modernizar o Rio de Janeiro ao mesmo tempo em que excluíam as classes mais pobres, aliado à questões políticas, vacinação à força e desinformação acerca da imunização. Já com a Covid-19 foi permeada por fake news sobre a vacina, pois o próprio líder do governo se negava a tomar à vacina e aconselhava seus eleitores a também não tomar, alimentando o medo e a descrença da população em torno da eficácia desta vacina. Ainda assim, a vacina mostrou-se importante e eficaz, como todas as outras que vem sendo desenvolvidas ao longo de décadas, possibilitando às futuras gerações imunidade contra uma série de doenças.Item Caboclo : memórias que contam a história dos guardados culturais dessa terra(2023-12-27) Macedo, Janeide Rodrigues de; Falcão, Greyce do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430O trabalho tem como objetivo estudar a memória do Povoado do Caboclo, localizado no município de Afrânio-PE, a partir de levantamento bibliográfico sua importância cultural e historiográfica para a região. Assim, através desse estudo pretende-se conhecer a história que o povoado do Caboclo possui, além de compreender a construção da identidade local. Além disso, esse povoado foi reconhecido como patrimônio do sertão no ano de 2018 por sua importância para o estado do Pernambuco, pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (FUNDARPE) e Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco (CEC-PE). Nosso trabalho busca indícios que levem a ligação da origem do nome do povoado com os povos Indígenas e o contexto da expulsão desses povos pelo Capitão Valério Coelho, proprietário da grande fazenda de gado onde hoje está localidade. A comunidade possui questões culturais, que estão guardados na memória local, que se trata de um povoado histórico. Infelizmente há poucos trabalhos desenvolvidos sobre essa temática, ao mesmo tempo em que possui em suas entranhas certo esquecimento sobre os povos indígenas que habitaram por lá, enfatizando aspectos colonialistas que são mantidos até hoje, o Museu Pai Chico é um dos lugares que abriga essa memória e parte da formação da identidade local.Item Associações comunitárias : promoção e qualidade de vida para os cidadãos. Uma análise sobre a Associação Comunitária do Sítio Mimoso(2023-12-28) Souza, Helenivaldo da Silva; Nascimento, Greyce Falcão do; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430; http://lattes.cnpq.br/2481865537484595O presente trabalho aborda a importância das associações comunitárias criadas através dos movimentos populares em busca de direitos e de uma qualidade melhor para viver. O objetivo dessa pesquisa é mostrar que as associações comunitárias são pontes que levam o cidadão mais carente a lutar juntos seus direitos. Desse modo buscamos compreender o processo de lutas e conquistas dessas entidades civis. A principal fonte desse trabalho é a Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Mimoso, localizado em Jataúba, Pernambuco. A entidade foi fundada no ano de 2001, e em sua trajetória vem apresentando conquistas de suma importância para a comunidade do sítio mimoso e adjacências. Assim, busca-se entender a finalidade dessas entidades filantrópicas, que lutam pelos interesses comuns das comunidades, garantindo o acesso aos direitos amparados por leis e fomentando o conceito de participação democrática.Item O ensino de urgência: uma análise comparada dos impactos sociais da SARSCOV-2 e de acessibilidade às tecnologias digitais nas localidades Cacimbinha e Bonita de Fora, município São João do Tigre-PB(2024) Costa, Elenice Farias da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/2522073063050238A pandemia de SARCOV-2 causou impactos significativos sobre todas as camadas populacionais, com especial atenção aos impactos desta sobre o ambiente escolar. Sendo assim, sob a perspectiva da história do tempo presente, este trabalho investiga as implicações da rápida adoção das tecnologias digitais em duas escolas voltadas à educação básica localizadas em Cacimbinha e Bonita de Fora, no município paraibano São João do Tigre, como parte dos impactos impostos pela pandemia de SARSCOV-2 (2020-2022). O estudo está estruturado em dois capítulos e busca explorar a demanda tecnológica na educação básica, destacando o papel desempenhado pela gestão das escolas Pedro Bezerra Filho, distrito de Cacimbinha; Semeão Monteiro da Costa, sítio Bonita de Fora, zona rural do município supracitado. Busca discutir o uso das TDs no ambiente educacional de uma zona interiorana da Paraíba e as dificuldades e desafios enfrentados por gestores, docentes e discentes. Assim como investiga os impactos sociais e educacionais nas referidas escolas, considerando a percepção dos alunos sobre suas experiências e os desafios enfrentados em seus processos formativos no contexto pandêmico. Metodologicamente, o trabalho foi norteado pela abordagem qualitativa de dados quantitativos, estes, levantados por meio da realização de um questionário aplicado aos alunos de ambas as escolas abordadas neste estudo. Utilizou-se também a técnica da entrevista, sob a perspectiva metodológica da História Oral. Os resultados obtidos evidenciam similaridades nos desafios enfrentados por gestores, professores e alunos dos espaços educacionais sobre o período pesquisado. Tais resultados orientam no sentido de tentar contribuir às reflexões sobre acessibilidade digital no ambiente escolar da educação básica, com foco especial sobre o público escolar majoritariamente oriundo do contexto rural das localidades de Cacimbinha e Bonita de Fora, no semiárido da Paraíba.Item A ferrovia em Gravatá : história, memória e preservação de (1894-2000)(2024) Santos, Samuel da Silva; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/9494876317786573A história do trem sobre trilhos que passavam na cidade de Gravatá de 1894 até anos 2000 está nas memórias, experiências e vivências passadas por aqueles que já pegaram o trem passando pelas estações de cidades vizinhas de Gravatá situada no Agreste Pernambucano. Tanto as estações quanto os trilhos e o trem foram desenvolvidos e construídos pela a Companhia Britânica: The Great Western Railway Company, criada em 1835. Os trens partiam do Recife para chegar até em Salgueiro no sertão percorrendo entre as cidades: Vitória, Pombos, Gravatá, Bezerros, Caruaru e Salgueiro. Contudo, a estrutura das ferrovias foi desativada. Desse modo, o trem se foi, mas, as memórias e histórias dos cidadãos Gravataenses, não. Por este motivo, o intuito e o objetivo deste trabalho é lançar luz sobre as memórias e histórias vividas por estes cidadãos para que se possa preservar as suas memórias sobre a ferrovia como construtora de identidade e de história local. Dessa maneira, a construção deste trabalho se dará por meio da história oral utilizando como método o de entrevista como produtor de fontes orais dos entrevistados na cidade de Gravatá e também por fontes bibliográficas.Item A linha férrea no município de Gravatá: caminhos para a compreensão através da memória local gravataense(2024) Sena, Breno Leandro Santana de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/8956756157774917Este estudo analisa o imaginário local sobre a via ferroviária em Gravatá e suas conexões com as diversas memórias, estabelecendo uma ligação constante entre o passado e o presente. Os sons dos trens e o movimento ao longo dos trilhos, que por muito tempo dialogaram com a realidade do município, testemunharam mudanças significativas até a inativação da via. Essas mudanças, presenciadas pela população e difundidas ao longo do tempo, acabam por criar um imaginário local que não se define em uma unidade. Essa ideia norteia a presente pesquisa, que explora as diferentes perspectivas para compreender a memória da via férrea e como essas se contextualizam, sem se unificar, abordando maneiras diversas de concepção. No cerne deste estudo, destaca-se a importância da análise desses elementos, especialmente em um município com uma relação direta com o trecho ferroviário.Item A luta dos povos quilombolas em manter suas tradições até os dias atuais na Comunidade Remanescente de Quilombo Sumidouro Queimada Nova Piauí(2024-01-03) Amorim, Eriene Rodrigues; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932A história dos povos negros é marcada por lutas que até hoje ainda são enfrentadas na busca por seus direitos. O objetivo principal deste trabalho é abordar sobre a luta dos povos quilombolas em manter suas tradições nos dias atuais, pois infelizmente muitas comunidades não têm recursos que possibilitem isso. O primeiro capítulo traz o histórico dos povos quilombolas, os movimentos e leis que atuam na busca pelos direitos desses povos, os autores que contribuíram através de suas pesquisas, fazendo uma comparação entre lutas do passado que ainda persistem no presente. Apresentando um recorte específico sobre como se deu essa presença de quilombolas no Piauí. E no segundo capítulo, será feita uma análise sobre a Comunidade Remanescente de Quilombo Sumidouro Queimada Nova Piauí, através de um estudo da empresa Equatorial sobre “O componente Quilombola -ECQ- Rev.2 em abril de 2018.
