Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A arte como artefato pedagógico/reflexivo nos livros didáticos de sociologia(2019-06-18) Costa, José Raimundo Silva; Vila Nova, Júlio Cesar Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6629242832192015; http://lattes.cnpq.br/3172206035987713Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a utilização de imagens de arte como artefato pedagógico no Livro Didático de Sociologia, e mais pensar a poética artística como ponto de partida para reflexão sociológica no Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os Livros de Sociologia selecionados no âmbito do PNLD/2015 para o triênio 2018-2020. Especificamente, analisamos o papel das imagens de arte na construção de sentidos do conhecimento sociológico, um canal de acesso a bens culturais dinamizando o desenvolvimento da cidadania. Os encaminhamentos teórico-metodológicos eleitos para a construção da pesquisa foram desenvolvidos no âmbito da metodologia qualitativa, especificamente à luz dos Estudos Culturais e estudos da Cultura Visual.Nesse sentido, as imagens serão aqui pensadas não simplesmente como um dado, mas como uma um artefato performático, um campo de estudos. (BANKS, 2009). Portanto, essa estratégia de associar textos escritos com imagens visuais além do seu apelo estético contribui para desenvolver uma identificação dos estudantes em relação a esses recursos imagéticos, pois alguns desses signos fazem parte do seu repertório sociocultural e estético. Nos resultados e discussão identificamos que no conjunto dos livros analisado duas obras se destacam na utilização da cultura visual, estabelecendo uma relação dialógica com a maioria das imagens. Os livros se destacam no uso de charges, de fotografias e do grafite em atividades e exercícios como mediadores de aprendizagem. Em síntese, dos cinco livros analisados apenas um conseguiu desenvolver e atingir em parte alguns parâmetros do alfabetismo visual.Item A arte literária e as relações étnico-raciais na educação básica: uma contribuição para a prática docente antirracista(2023-10-24) Silva, Jobson Jorge da; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549; http://lattes.cnpq.br/9702054339589037O presente artigo objetiva apresentar uma proposta para o trabalho na educação básica na perspectiva da desconstrução de imaginários sociais que desconsideram ou desprezam as contribuições africanas à formação sociocultural brasileira. Nesse sentido, entendemos necessário iniciar a construção de uma nova mentalidade social a partir da escola, pois é nesse ambiente que crianças e adolescentes formam suas identidades sociais e aprendem a valorizar as diversas culturas e diferenças sociais existentes. Nesse sentido, pretendemos discutir a relação das questões étnico-raciais e educação básica, na sequência, apresentaremos a análise dos dados coletados a partir de entrevistas realizadas com docentes de uma escola pública e municipal no interior do estado de Pernambuco e por fim uma proposta didática que colaborará com práticas docentes que combatam o racismo na escola e insiram as questões étnico-raciais na escola básica. O trabalho, portanto, é de natureza qualitativa e fundamenta-se, principalmente, na produção de Ribeiro (2019), BNCC (2018), Munanga (2012) e Brasil (1996).Item A arte musical integrada às tecnologias na educação infantil em escolas da rede municipal do Recife(2019-07-22) Soares, Valdemir; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/4384667543025425Esse trabalho de pesquisa procurou mostrar, nas aulas de educação infantil, em duas escolas-creche da rede municipal do Recife, especificamente nos grupos berçário ao cinco (V), como ocorrem as práticas pedagógicas quando da arte musical integrada às tecnologias no processo de ensino e aprendizagem junto às crianças. Consideram nesse contexto, os materiais, os equipamentos e recursos tecnológicos que contribuem para o desenvolvimento de atividades dinâmicas, criativas e significativas. Além disso, buscou apontar os elementos e situações que possibilitam aflorar, a motivar o desenvolvimento de inteligências. Também, no decorrer da pesquisa, foi possível observar algumas implicações no ensino e aprendizagem que podem interferir na qualidade das práticas pedagógicas na musicalização. Assim, seguiu um percurso que integrou as tecnologias e educação, apontando as tecnologias independentes e as dependentes, o ensino de arte na educação, que procurou detalhar sobre a prática pedagógica e a escola, e ainda sobre a música e a educação, mostrando o processo de musicalização no ambiente escolar. Assim, entendendo que trabalhar com arte musical integrada às tecnologias em suas diversidades, pode ser grande aliada no ensino-aprendizagem, considerando suas práticas integradas e efetivas como formas de alavancar as percepções, as inteligências, os saberes e as criatividades para o desenvolvimento da criança, esse trabalho se justificou por trazer análises das rotinas, das vivências, das práticas de ensino e aprendizagem por meio da arte musical integrada às tecnologias. O trabalho contou com as principais bases teóricas; Ana Mae Barbosa, em relação à Arte na educação, Maria Auxiliadora Padilha, sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação e Maura Penna, para o ensino de música na escola.Item A concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de educação infantil(2019-08-10) Barbosa, Claudenice da Cunha; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/1837815718785025Este trabalho monográfico tem como objeto de estudo o desenho infantil, assim buscou-se delinear a temática sobre o uso do desenho nas aulas de artes, apresentando um panorama social e psicológico que é atribuído ao desenho, mas vinculando este à questão didática e artística que o envolve também. A escolha por esta temática justificou-se pelo constante contato com o desenho infantil produzido dentro das escolas de educação infantil o que fez surgir inquietação sobre a visível necessidade de revisar o objetivo do desenho na infância. Neste sentido, como objetivo geral estipulou-se estudar “a concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de Educação Infantil”, seguida dos objetivos específicos que nortearam a pesquisa como um todo: analisar o uso do desenho como ferramenta artística pelos professores de Educação Infantil; compreender o desenho como instrumento no desenvolvimento da criança; observar a prática com a utilização do desenho em sala de aula da Educação Infantil; para tanto, foi realizado um estudo de caso numa instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, com uma abordagem qualitativa. Como delineamento de amostragem teve como foco do estudo quatro docentes da Educação Infantil com alunos com média de idade entre um ano e meio e quatro anos. Além da utilização de questionários semiestruturados aplicados junto a estas docentes. Como base teórica foram abordados dentre outros autores, os estudos de Ana Mae Barbosa (2008), Zélia Gomes (2009) e Edith Derdyk (1989), no intuito de dar suporte à análise dos dados obtidos ao longo da pesquisa.Item A Formação do saber dos Mestres Mamulengueiros na construção dos bonecos mecânicos(2019-07-31) Silva, Altino Francisco da; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/8954280833552589Esta investigação teve como tema os saberes dos mestres mamulengueiros para construção dos bonecos mecânicos. O delineamento metodológico percorreu várias etapas, entre as quais um estudo sobre o teatro de formas animadas com ênfase no teatro de bonecos e suas várias formas de representações, o conceito e história do mamulengo, de suas aproximações e distanciamentos do boneco mecânico; sobre as variações mais predominantes na região nordeste e um mapeamento dos mestres mamulengueiros pernambucanos. A partir dos estudos iniciais, encontramos o Mestre Saúba, da cidade de Carpina, que é destacado pelo seu rico acervo de mamulengos e um sabedor da arte da construção de bonecos mecânicos. Por tal motivo, a partir de um estudo caracterizado como História ou Relato de Vida, foi realizada com o objetivo de compreender a apropriação de esses saberes. Os dados foram obtidos a partir de pesquisa bibliográfica e de análises de vídeos documentários sobre Saúba. Os resultados são apresentados na forma de uma narrativa descritiva, elaborada por este autor.Item A formação inicial de professores polivalentes e sua relação com o ensino da arte(2019-08-10) Barbosa, Dayse Patrícia Pereira; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/5087371823144795Este trabalho tem por objetivo investigar a formação para o ensino de arte em cursos de Licenciatura em Pedagogia e identificar suas concepções de arte. A partir disso, foi analisado como a formação inicial, graduação, contribuiu para o desenvolvimento das práticas docentes no âmbito das aulas de Artes. Foi realizada análise documental das Diretrizes do curso de Pedagogia, da BNCC e do Projeto Pedagógico do Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, na qual foi utilizada uma entrevista semiestruturada, contendo 6 questões aplicada para 10 professores polivalentes. Os resultados mostraram que os professores se aproximam do entendimento de que a formação inicial não contemplou satisfatoriamente todas as demandas do dia a dia da sala de aula. Sendo necessárias pesquisas, cursos de especializações, entre outros.Item A importância da formação específica na prática docente em arte/educação(2019-07-15) Rito, Luana da Silva; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/0353111682284066Nesta pesquisa abordamos a importância da formação específica na prática docente dos professores de Arte. Apresentamos a reflexão sobre o ensino de arte no Brasil, principais legislações e o regimento interno de ensino da cidade de Jaboatão dos Guararapes em consonância com um estudo de caso realizado na Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, localizada no bairro de Socorro. Para apoiar-nos neste trabalho trazemos as contribuições de Arroyo (2000), Barbosa (1975, 1991), Biasoli (1999), Fusari & Ferraz (1992) (1993), Libâneo (1991), entre outros que tratam da Arte na educação escolar e metodologias de ensino.Item A importância do ensino da arte para a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)(2019-08-02) Alves, José Ricardo; Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5285590707178347A presente pesquisa tem como objetivo apresentar argumentos sobre a importância da isenção do ensino de arte na Alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, atentos a sua influência para a formação cidadã dos estudantes, analisando os impactos das tecnologias no ensino. Buscaremos a descrição de fatores que podem definir à arte como instrumento motivacional, e contribua para a superação dos obstáculos cognitivos, falta de investimentos na infraestrutura da educação básica, no processo formativo da capacitação de professores de arte e da EJA. Destacamos que os processos formativos ajudariam os professores a entender melhor os impactos tecnológicos presentes nas salas de aulas por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que já faz parte do cotidiano dos estudantes presente hoje em nossas escolas. Refletimos a partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa como metodologia fundamental, aliada com a dialética Freireana como base essencial para o ensino da Arte na Alfabetização de Jovens e Adultos. Pois, acreditamos que ajudaria bastante, de um modo geral, principalmente no entendimento do contexto histórico da arte e na sua relação com a cultura, os grupos socioculturais e sua influência na educação popular, que necessariamente precisa se fazer presente no ensino da arte e na alfabetização como também nos demais módulos da educação de Jovens e Adultos, onde a arte contemporânea representada dentro dos quatro grandes campos: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Já presente no Parâmetro Curricular da Educação Básica de Pernambuco (PCEB, de Pernambuco 2013, p 18). Normatização que se faz necessária abranger a alfabetização no primeiro módulo da Educação de Jovens e Adultos, no ensino formal como também no não formal, na luta pela a erradicação do analfabetismo, dialogando com os novos segmento da arte e da tecnologia que tem por obstáculo a falta de estrutura das escolas, como também professores que não são formados em arte e nem tão pouco recebem capacitação por meio de uma formação continuada adequada a disciplina de arte e dentro dos eixos tecnológicos. A investigação aponta que, na iminência em superar esses obstáculos, é preciso um esforço pedagógico em prol da autoestima dos estudantes da EJA, otimização do uso da tecnologia móvel, no caso dos aparelhos de telefonia celular, os tablets e notebooks. Na utilização desses aparelhos de forma mais direta na arte com vídeos, fotografias entre outros meios tecnológico vinculado a arte, superando as questões de infraestrutura materiais das escolas ao mesmo tempo, conscientizando os estudantes de que a escola é um espaço de construção do conhecimento, e o ensino da arte neste processo pedagógico amplia o conhecimento de mundo expressivamente, cognitivamente e perceptivamente tanto de estudantes em sala de aula ou fora dela.Item A inserção dos instrumentos da acessibilidade comunicacional no cinema de Recife para pessoas com deficiência visual(2023-10-19) Arruda, Luciene Maria de; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/2384347512489934O presente estudo se constitui numa tentativa de compreender o cinema como ferramenta formativa e educativa. Nesse sentido procura-se entender o acesso das pessoas com deficiência visual que frequentam salas de cinemas assiduamente e não apenas em festivais de mostra acessível. Pensando nisso, a maneira mais expressiva da acessibilidade visual é descrever o que se passa nos filmes, aquilo que não pode ser visto. Como exemplo das imagens estáticas ao fundo da tela, essa é a forma mais real para que essas pessoas interajam com a narrativa total dos filmes. Dentro dessa ótica, o objetivo central deste trabalho é Identificar quais são os recursos e instrumentos disponíveis nas salas de cinema e exibição, no Recife, que promovem a acessibilidade ao público com deficiência visual e, se essa acessibilidade promovida está em consonância com as polícias públicas de inclusão e acessibilidade que respaldam esse direito às pessoas com deficiência. A partir disso, pesquisar quando foram implementadas as políticas públicas que promovem acessibilidade nos cinemas em Recife; investigar se há algum equipamento nas salas de cinemas de Recife que promova a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual facilitando a compreensão dos filmes por completo durante a sua exibição; identificar as dificuldades das pessoas com deficiência visual quanto ao uso dos equipamentos de acessibilidade nas salas de cinema de Recife. O referencial teórico dialoga com temas sobre: Inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência visual nos cinemas (Oliveira e Vasconcelos, 2018); Políticas públicas direito das pessoas cegas (Estatuto da Pessoa com Deficiência, 2015); Tecnologia assistiva e instrumentos para pessoas com deficiência visual nas salas de cinemas; Políticas públicas no audiovisual para as pessoas com deficiência visual (Lima, 2010; Tavares, 2019). Os procedimentos metodológicos adotados são do tipo pesquisa de abordagem qualitativa e a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório.Item A moda como expressão artística para pessoas com deficiência visual(2019-07-27) Sousa, Jailson Oliveira; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/8722729581428263O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma coleção de moda conceitual, como forma de expressão artística, para pessoas com deficiência visual. De modo amplo, o trabalho busca refletir sobre os possíveis diálogos entre o design, a moda e a arte, com foco em ampliar a inclusão das pessoas com deficiência visual nessas áreas. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter explicativo e descritivo, seguindo a metodologia de design de produto proposta por Montemezzo (2003). Buscando entender as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual no que se refere ao vestuário, e como elas compreendem a moda e a arte. Para a coleta de dados, efetuamos cinco entrevistas em profundidade com mulheres com deficiência visual total. Esse material foi utilizado para compreender as necessidades do público alvo, como também, para o desenvolvimento do produto e das etiquetas táteis e inclusivas. Na sequência, selecionamos algumas das obras da artista Sonia Delaunay, que nos levou a criar um painel semântico, que foi utilizado como referência e inspiração no desenvolvimento da proposta de moda inclusiva. Como resultado desta pesquisa, criamos produtos de moda conceitual, a partir de uma proposta sensorial, como forma de expressar as pessoas com deficiência visual nos espaços artísticos e no universo da moda. Foram elaborados cinco croquis e uma etiquetas tátil como protótipo, inicialmente de forma digital e posteriormente de forma sensorial, como uma possibilidade de incluir as questões relacionadas as pessoas com deficiência visual no processo de criação de moda conceitual e artisticamente.Item A Tríade Significativa nas aulas de arte como possibilidade de transformação da realidade escolar: o caso da escola cidadã integral prof. Anésio Leão(2019) Melo, Iago José Lima de; Alves, José Fernando da Silva; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/9142049164350284; http://lattes.cnpq.br/4075226809765649Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral explicar o conceito de tríade significativa, criado pelo autor dessa pesquisa, como sugestão metodológica a ser trabalhada nas aulas de arte, relatando suas possíveis contribuições para as transformações da Escola Cidadã Integral Professor Anésio Leão, em Campina Grande-PB. Iniciativa motivada pela percepção de que os três conceitos trabalhados, a arte, a alteridade e o contexto social, associados, contribuíam para um ensino-aprendizagem significativo. A pesquisa teve como objetivos específicos: descrever como chegamos ao conceito de tríade significativa, bem como quais os elementos que a compõe; identificar a escola em estudo quanto a sua localização, espaço, comunidade escolar e outras particularidades; mostrar, brevemente, práticas artístico-pedagógicas realizadas durante o ano de dois mil e dezoito, tendo como princípio de produção a tríade significativa; entender como a tríade significativa foi pensada para ser trabalhada nas aulas de arte da escola; realizar um estudo comparativo entre o passado e o presente da escola, tendo como fator de observação as práticas artístico-pedagógicas desenvolvidas no ano de dois mil e dezoito, bem como a resposta dos alunos ao formulário aplicado; buscar entender, por meio da análise de formulários aplicados, como as aulas de arte mudaram a realidade e a imagem da escola em estudo. A partir disso, foi utilizado o conceito investigativo de (LEITE, 2008), como procedimento metodológico para o desenvolvimento dessa pesquisa, assim como os estudos de (BARBOSA,1998), sobre a abordagem triangular da aprendizagem, que serviram como norte para o planejamento e para a execução dessa pesquisa. O entendimento da alteridade pelo viés antropológico de (LAPLANTINE, 2003), se mostrou significativo para o que pretendíamos exemplificar. Por fim, os estudos de (FREIRE, 2011), sobre contextualização, bem como o entendimento de (SANTOS, 1998), sobre sujeito-espaço e espaço-sociedade contribuíram para o desenvolvimento da ideia central. Ao longo do relato, realizou-se um estudo comparativo entre o passado e o presente da escola. Tivemos como resultado dessa pesquisa os trabalhos artisticos desenvolvidos na escola no ano de dois mil e dezoito, esses que serão descritos e estudados, retomando a hipótese inicial à luz dos resultados obtidos.Item Animações em sala de aula: experiências com cinema de animação na Escola Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira no ano de 2022(2023-08-14) Leoncio, Luis Antonio de Lima; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/4385591942417255Este trabalho tem como objetivo mostrar os resultados de minhas experiências com animações no Ensino de Artes, principalmente através dos aplicativos Stop Motion Studio e Flipaclip, nas turmas no Ensino Fundamental anos finais da escola Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira, escola estadual em Limoeiro onde leciono a disciplina de Artes e também esclarecer sobre a importância de trabalhar com animações no processo educacional dos alunos. Todas as animações foram produzidas nos limites do espaço da escola e com nossos próprios recursos. Muitas das animações foram produzidas exclusivamente por meus alunos, outras tiveram minha contribuição na parte técnica e artística.Item Arte de contar histórias: tradição oral versus o uso da tecnologia contemporânea na educação infantil(2019-07-27) Ferreira, Fernanda Maria de Lima; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/8647117905813701Este trabalho apresenta um estudo sobre a arte de contar histórias da tradição oral, e frente ao uso de ferramentas tecnológicas como uma ação facilitadora da prática pedagógica de professores da educação infantil. A presente pesquisa foi realizada na turma do infantil III, de uma Creche Municipal de Educação Infantil localizada na cidade do Carpina- PE, levantando um estudo comparativo entre o ato de contar histórias da tradição oral utilizando unicamente a comunicação verbal e o ato de contar histórias com o auxílio de apoio tecnológico contemporâneo; que neste caso, se caracterizou pela escolha e disponibilidade do equipamento de projeção de imagens. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Bussato (2008), Benjamin (1993), Cisto (2001) e Velasco(2015), além de outros autores e documentos oficiais que versam sobre a relevância deste tema. Este estudo pretendeu investigar quais as diferenças entre a arte de contar histórias da tradição oral e por meio da tecnologia na prática pedagógica de professores da Educação Infantil, no que diz respeito às possibilidades encontradas para a utilização de diversos recursos de contação de histórias na sala de aula.Item Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina(2023-06-22) Brito, Anderson da Silva; Laurentino, Auta Luciana; http://lattes.cnpq.br/3805752873099282; http://lattes.cnpq.br/3021512671623241O presente trabalho propõe um diálogo entre arte e design, consolidando assim a arte-design. Sua abordagem se dá no campo digital, considerando os aspectos de produção e reconhecimento identitário, aqui trazidos a partir das culturas midiáticas. Para seu desenvolvimento, utiliza-se da metodologia em design thinking, buscando formatar o projeto experimental artístico a partir de etapas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de campo para compreender o olhar do público sobre o reconhecimento cultural de suas regiões e possibilidades de comunicação artística. Feito isto, produzimos a campanha artística considerando a região nordeste e seus atributos afetivos e racionais. Os resultados expressos trazem uma visão de novas possibilidades de comunicação acerca da temática de regionalismo, apropriando-se dos aspectos de arte-design para o desenvolvimento de produções digitais que possam dialogar com o público e cumprir o seu papel social diante daqueles que o consomem.Item Arte-educação e tecnologias digitais: a produção audiovisual como estratégia pedagógica e criativa no percurso formativo da Educação Básica(2023-08-30) Lopes, Rafael de Figueiredo; Feitoza, Denise Santiago; http://lattes.cnpq.br/8210858320104868; http://lattes.cnpq.br/6589546984367592A pesquisa aborda a utilização da produção audiovisual como estratégia pedagógica, no ensino do componente curricular Arte, na Educação Básica. O estudo tem como objetivo discutir como a prática da produção audiovisual no contexto escolar pode ajudar a desenvolver habilidades e contribuir na formação cultural e artística dos estudantes, a partir da contextualização do cinema como uma linguagem em constante transformação; da compreensão de possibilidades criativas e experimentais do audiovisual; e da reflexão do o papel da arte-educação na formação dos sujeitos pela utilização da produção audiovisual no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, numa perspectiva interdisciplinar, aliando aportes teóricos dos campos da arte-educação, cinema e cibercultura. Com base nos resultados e discussões apresentados, considera-se que a arte-educação é fundamental na formação integral dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento socioemocional dos sujeitos. A aproximação do cinema e da produção audiovisual com o ensino formal, enquanto estratégia pedagógica e forma de conhecimento, especialmente em escolas públicas, pode contribuir para a democratização da cultura das artes e a valorização da diversidade, inclusão e justiça social.Item Artes e tecnologias na educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal do Recife(2019-07-22) Silva, Gilmere Lopes da; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/8552453021644175O presente trabalho de pesquisa buscou compreender o ensino de Arte integrada às tecnologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a vivência das práticas pedagógicas dos docentes nesse âmbito das escolas da Rede Municipal do Recife, tomando como base nos estudos de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro sobre a EJA, articulando as tecnologias às discussões de Ana Mae Barbosa sobre o Ensino de Arte no contexto educacional e Antoni Zabala sobre Prática Pedagógica. Para tanto, foi adotada como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a realização de entrevista semiestruturada, bem como a observação de aulas de dois professores/as dessa modalidade de ensino. Considerando a arte como uma linguagem que se manifesta com características distintas em cada época e cultura, assim também, como as tecnologias, entendemos que sua apropriação por parte do estudante jovem e adulto significa a aquisição de conhecimento sobre si e sobre o mundo, com influência de suas próprias experiências de vida no processo de construção desse conhecimento. Desse modo, entendemos que, por mais que a Educação de Jovens e Adultos tenha obtido consideráveis avanços enquanto modalidade e campo de estudos, sua efetividade também é comprometida na medida em que os diferentes conteúdos e saberes são entendidos e ensinados de forma distorcida ou mesmo ignorados pelos docentes, quanto à realidade, e pelas instituições responsáveis pelo atendimento desse público especifico. Nesse sentido, os resultados mostraram que o ensino e aprendizagem de Arte integrada às tecnologias na EJA podem sofrer implicações a depender do contexto socioeconômico no qual os estudantes estão inseridos, da experiência e didática docente e também da faixa etária dos alunos.Item Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom(2019-07-17) Silva, Josué Mendes da; Vasconcelos, Maria de Lourdes Costa de; Monteiro Júnior, Francisco Nairon; http://lattes.cnpq.br/3188254514626579; http://lattes.cnpq.br/8385633643559259; http://lattes.cnpq.br/0694263972780513O objetivo do presente trabalho monográfico é proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdicas interdisciplinares relacionando o ensino de fração e figuras de notas musicais no contexto da criação e construção de melodias utilizando o software livre EDITOM. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas e da internet. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana. Por ser uma arte popular é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhum público, daí seu uso na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido utilizada em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a música não é exclusividade dos músicos e sua interação junto à matemática e as novas tecnologias, podem facilitar o processo de aprendizagem tanto da fração, quanto da criação de novas melodias.Item As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte(2019-08-03) Moura, Wanessa Menezes de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8099239008020509Este trabalho busca analisar como as diversas linguagens trabalhadas nas narrativas digitais podem auxiliar as práticas pedagógicas e facilitar o processo de aprendizagem para o aluno. Dessa forma, este projeto concilia o ensino da arte refletido no uso dessas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como um processo de (re)construção das aulas de arte estagnadas pelo modelo tradicional. Uma análise das linguagens verbais (escrita e falada), sonora e imagéticas, a partir da taxonomia de Nora Paul (2007), como elementos que despertam as várias áreas da mente e oportunizam uma aprendizagem autônoma, crítica e reflexiva dos alunos. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que propõe uma análise de trabalhos realizados pelos professores de arte através do uso das narrativas digitais, fazendo referência a metodologia desenvolvida por Robin (2016) e a polissemia das narrativas, de Ryan (2004) e como seu processo agregou saberes ao dia a dia nas aulas de arte. Tudo isso se dá através da concepção de Joseph Campbell, ao hipertexto, de Lajolo (2013); da experiência do contar, de Benjamin (2012) e o experienciar a si próprio, de Kearney (2012). Na realidade, é preciso lançar mão de aulas inovadoras que tragam prazer ao saber, que instiguem o aluno a desenvolver estratégias na resolução de determinados problemas, ou seja, construir aprendizagens significativas.Item As tecnologias da informação e comunicação no campo das artes: o audiovisual como mediação pedagógica do conhecimento(2019-07-06) Melo, Maria Aparecida Vieira de; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276Este estudo visa a certificação de que os audiovisuais promovem o conhecimento. Interessa-nos saber: como os nexos pedagógicos estão presentes nos audiovisuais enquanto mediadores da ação pedagógica a favor do conhecimento no processo formativo? Para tanto, temos como objetivo geral: analisar as tecnologias da informação e comunicação no campo das artes enquanto propulsora da cultura visual, por meio do uso de audiovisuais como mediação pedagógica do conhecimento em sala de aula. E mais especificamente, identificar o audiovisual como recurso pedagógico importante para mediação do conhecimento; destacar a presença da arte no processo da criação do audiovisual; utilizar a análise do conteúdo como instrumento metodológico do desenvolvimento da pesquisa e, por fim, descrever as categorias que permeiam os nexos pedagógicos do audiovisual que serão trabalhados em sala de aula através da análise do conteúdo. O referencial teórico/metodológico é permeado pelas reflexões acerca da tecnologia da comunicação e informação Ramos e Bueno (2019); Jordão (2009) e outros mais. O instrumento metodológico da pesquisa qualitativa é a análise do conteúdo (BARDIN, 2004); o audiovisual como recurso pedagógico Santaella (2008); Carlos (2010) e outros autores. Os achados foram as categorias de análise das práticas discursivas dizem respeito ao audiovisual como mediador do conhecimento; procedimento metodológico e didático; mediador da reflexão, curiosidade e recurso tecnológico. Estes foram os achados, após a realização da pesquisa, ao saber dos estudantes que tinham no início de suas aulas o audiovisual como introdução do conteúdo a ser estudado. Deste modo, compreende-se a educação, enquanto complexo social; a imagem visual como artefato cultural/digital que dissemina o conhecimento e a arte no processo criativo digital do audiovisual, de modo geral, tudo isto é presente, existente e perceptível nos audiovisuais, os quais são usados pedagogicamente para mediar a produção do conhecimento no contexto escolar do ensino superior, por exemplo.Item Avaliação heurística baseada nos 10 princípios de usabilidade de Jakob Nielsen(2023-11-23) Dias, Karina Teixeira; Araújo Filho, Mironaldo Borges de; http://lattes.cnpq.br/4535402164652924; http://lattes.cnpq.br/3720969574339252Este trabalho tem como objetivo identificar erros de usabilidade, na plataforma de serviços do Departamento de Trânsito do Estado de Pernambuco (DETRAN-PE), através de uma avaliação heurística. De acordo com as referências relacionadas, a avaliação heurística foi baseada nos dez princípios de usabilidade de Jakob Nielsen. Os erros foram classificados de acordo com o grau de severidade. Como consequência, foram apresentadas propostas de soluções a fim de sanar os erros identificados.
