02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Item Horta orgânica como prática educativa para desenvolver a sustentabilidade no chão da escola: um relato de experiência(2025-05-19) Santos, Thamiris Pinheiro; Gomes, Lindemberg de Andrade; http://lattes.cnpq.br/4819467382595230; http://lattes.cnpq.br/9834300507979567As hortas escolares são como salas de aula ao ar livre e contribuem para que o conhecimento sobre o meio ambiente e saúde seja construído. Ainda, proporcionam a compreensão da necessidade da preservação do meio ambiente, bem como um maior contato com a natureza, desenvolvimento da capacidade do trabalho em equipe e da cooperação, e ainda a promoção de bons hábitos alimentares. A proposta de implementação de uma horta escolar apoia-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltados para a sustentabilidade, saúde e bem-estar de todos. Na tentativa de descrever e refletir sobre uma vivência profissional com horta escolar, esta pesquisa refere-se a um relato de experiência tendo como objetivo relatar a implantação de uma horta na Escola de Referência em Ensino Médio Humberto Lins Barradas, localizada no bairro de Muribeca dos Guararapes, município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco. Os estudantes responderam a um questionário semiestruturado aprovaram a implantação da horta na escola considerando que a mesma ajudou no processo de aprendizado. Com isso, passaram a respeitar e cuidar mais da natureza, e gostaram de participar das colheitas. Contudo, considera-se a implantação de horta escolar como uma metodologia ativa de ensino, se mostrando efetiva na sensibilização para a educação ambiental, bem como quanto à produção de alimentos sem uso de produtos químicos e para o consumo familiar, trazendo efeitos positivos também nos aspectos ambientais, pessoais e sociais.Item Etnomatemática: conhecimentos matemáticos de um auxiliar de eletricista não alfabetizado(2025-04-30) Pereira, Semar Bruno Galindo; Silva, Fernando Henrique Martins da; http://lattes.cnpq.br/7546420767128001; http://lattes.cnpq.br/6822547553337673No saber/fazer de diferentes grupos sociais, é possível compreender a existência de outras formas de conhecimento matemático — as chamadas etnomatemáticas — como, por exemplo, os saberes que podem ser observados no exercício da profissão de auxiliar de eletricista. Com isso, surge o seguinte questionamento: quais os conhecimentos matemáticos que um auxiliar de eletricista não alfabetizado compreende nas situações de seu trabalho? Desse modo, este trabalho teve o objetivo de analisar os conhecimentos matemáticos de um auxiliar de eletricista no procedimento de instalação de lâmpadas para identificar seus conhecimentos e compará-los com a educação escolar. A metodologia dessa pesquisa é qualitativa e descritiva. Para isso, foi realizada uma entrevista com um auxiliar de eletricista que foi gravada e transcrita, em que foram construídas situações hipotéticas de colocação de lâmpadas no centro de cômodos com formatos retangulares e quadrangulares. A partir desse estudo foi possível compreender alguns conhecimentos matemáticos do entrevistado como a capacidade de medir, nome e características do retângulo e quadrado, centro do local para a instalação de lâmpadas, transformação de metros para centímetros, divisão, números pares e ímpares e relacioná-los com alguns conhecimentos da matemática escolar. Por fim, o estudo mostra que a matemática pode ser construída, praticada por distintos grupos sociais e com saberes diversificados.Item As construções dos jogos didáticos na aprendizagem do ensino de ciências e biologia(2025-04-14) Lima, Sara Maria de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/6675414200980596O ensino de Ciências e Biologia apresenta temáticas complexas, e por isso se faz necessário buscar ferramentas pedagógicas a fim de elucidar o conteúdo. Nesse sentido, os jogos didáticos surgem com uma alternativa a agregar no processo de ensino-aprendizagem. Em vista disso, a pesquisa tem como objetivo analisar artigos, cujo trabalho apresente as contribuições dos jogos para a aprendizagem, embasadas nas concepções de jogos e brincadeiras. Desse modo, foram avaliados artigos na base de dados do Google Acadêmico, inferindo-se as contribuições dos jogos integrados ao Ensino de Ciências e Biologia, no qual são classificados em 5 aspectos como: (i) promovedor da construção do conhecimento – abordando-os como um recurso que facilita a construção de conhecimento, pois promovem o progresso dos alunos e favorecem a construção coletiva do conhecimento, unindo-a à ludicidade; (ii) potencialidades da aprendizagem – uma vez que, maximizam a compreensão dos tópicos abordados e desenvolvem as habilidades e o comprometimento dos alunos, bem como potencializa os conhecimentos teóricos e práticos, resultando em uma interação entre estudantes e professores, que beneficia um aprendizado mais amplo, independente dos temas trabalhados; (iii) fixador de conteúdo – compreendendo-os com uma ferramenta que auxilia na fixação dos conhecimentos científicos, atribuindo um maior entendimento ao assunto, desfazendo-se do hábito de decorar termos; (iv) dispositivo dinâmico – no qual estimula a cognição unindo a aprendizagem a diversão, que além de despertar o interesse dos alunos para a temática, possui a capacidade de se adequar às adaptações, podendo se adaptar a qualquer público destinado; (v) revisor de conteúdo – apontando que os jogos educativos servem para revisar assuntos e completar o processo de aprendizagem, possibilitando a facilidade no entendimento da temática e recapitulando o que foi aprendido anteriormente. Nesse contexto, entende-se, que para efetivar a aprendizagem é fundamental a utilização de recursos educativos, que como os jogos, beneficiam a aprendizagem e atrai os estudantes para o tema abordado.Item Construindo a cidadania ambiental: reflexões sobre o ensino de ciências e a educação ambiental(2025-04-15) Bezerra, Pedro Paulo Lima; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/0100643885634268Este artigo explora a importância da Educação Ambiental (EA) no ensino de Ciências como ferramenta para a construção da cidadania ambiental e de um futuro sustentável. Através de uma revisão bibliográfica, analisou-se a relevância da interdisciplinaridade, da contextualização e da problematização das questões ambientais nas práticas pedagógicas. A pesquisa revelou que a EA, quando abordada de forma crítica e transformadora, transcende a mera transmissão de informações, capacitando os indivíduos a questionarem o modelo de desenvolvimento vigente e a buscar alternativas mais sustentáveis. A análise dos artigos científicos selecionados, provenientes de bases de dados do Google Acadêmico, evidenciou a necessidade de ir além da conscientização individual, promovendo a participação ativa dos alunos e a reflexão sobre as causas e consequências dos problemas ambientais. A interdisciplinaridade, ao conectar os conhecimentos científicos com as realidades socioambientais, emerge como um pilar fundamental para uma EA eficaz. A contextualização e a problematização, por sua vez, estimulam o desenvolvimento do pensamento crítico e a busca por soluções inovadoras. A cidadania ambiental, expressa na participação responsável dos indivíduos na gestão e no cuidado com o meio ambiente, é um dos principais objetivos da EA. Com esses aspectos, conclui-se que a formação de cidadãos engajados na construção de um futuro justo e sustentável exige a superação da lacuna entre teoria e prática. É fundamental que, ao implementar a EA, ocorram estímulos quanto aos questionamentos da ação transformadora.Item E-book como recurso didático para o ensino de biologia: ênfase no sistema digestório dos vertebrados(2025-05-06) Lima, Paolla Ribeiro; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/3486857314764633Com o aperfeiçoamento da tecnologia, a dinâmica no âmbito educacional vem se transformando. Atualmente, materiais digitais e visualmente atrativos são preferidos, caracterizando-se, nesse contexto, o e-book. Ademais, no ensino de Biologia, esse recurso é bastante utilizado, ajudando a otimizar, sobretudo, o tempo de estudo. Aliado a isso, esta pesquisa buscou mostrar a eficiência do e-book sobre o Sistema Digestório nos estudos durante a fase do pré-vestibular. Para tanto, foi elaborado um e-book na plataforma CANVA e, posteriormente, realizada sua divulgação na rede social Instagram, no perfil Bizu de Biologia (@bio.zu), e em dois grupos do WhatsApp. Juntamente com a divulgação do livro digital, foi disponibilizado um Formulário Google para a captura de dados dos participantes e consumidores do material. Diante disso, em relação aos dados obtidos, constatou-se uma enorme satisfação em relação à estrutura do material, com ênfase no conteúdo (clareza e profundidade). Além disso, ficou evidente que a forma como o assunto é organizado ao longo do material, principalmente com o complemento de exemplos e ilustrações, contribui significativamente para a efetividade do e-book nos estudos para o vestibular. Dito isso, comprovou-se que o e-book é uma potente ferramenta de estudo, principalmente no cenário educacional atual, e que a utilização de recursos visuais atrativos, bem como de uma linguagem clara e objetiva, são fatores que tornam a aprendizagem mais significativa e eficiente, permitindo que os estudantes alcancem o seu objetivo: a aprovação em uma universidade.Item S.O.S CLIMA: Uma proposta de jogo didático como recurso nas aulas de educação ambiental sobre efeito estufa(2025-05-08) Paz, Maria Camila de Lima; Sá, Georgina Marafante; http://lattes.cnpq.br/6918574409352548; http://lattes.cnpq.br/1316333446230331Ao longo da história, o desenvolvimento humano tem causado impactos negativos ao meio ambiente, intensificados pela Revolução Industrial e pela falta de conscientização. Diante desse cenário surge a educação ambiental (EA) como meio para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Apesar da sua importância a Educação Ambiental enfrenta desafios como a falta de preparo dos docentes, currículos engessados e falta de recursos. Os jogos didáticos surgem como maneira eficaz para tornar o aprendizado mais atrativo e proveitoso. Eles facilitam a compreensão de conceitos científicos, estimulam o pensamento crítico e promovem o engajamento dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar um jogo didático de tabuleiro sobre o efeito estufa com alunos do ensino fundamental, promovendo a aprendizagem e a conscientização ambiental. O jogo intitulado “S.O.S Clima” foi confeccionado com materiais de baixo custo e aplicado para 55 estudantes do 7º ano de uma escola pública em Gravatá - PE. Antes e depois do jogo, os alunos responderam questionário para avaliar seus conhecimentos. Os resultados demonstraram avanços importantes na compreensão dos conceitos relacionados ao efeito estufa, evidenciando a eficácia do jogo como ferramenta pedagógica. A partir das observações feitas conclui-se que o uso de jogos didáticos torna as aulas mais atrativas, descontraídas e dinâmicas.Item Ferramentas digitais e a aprendizagem ativa no ensino de ciências: uma revisão sistemática(2025-05-12) Dutra, Lucas; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/7517445138176168O ensino de ciências ativo ganha mais um desafio na contemporaneidade, a incorporação de ferramentas digitais à prática pedagógica. Nesse contexto, nós buscamos responder ao problema de como ferramentas digitais, enquanto tecnologia digital da informação e comunicação, estão sendo utilizadas para potencializar um processo de ensino e aprendizagem de ciências mais ativo, crítico e reflexivo. Tendo como objetivo realizar uma análise em trabalhos publicados entre os anos de 2023 e 2024, presentes em revistas especializadas, que compreendam a utilização de ferramentas digitais atreladas à promoção de um ensino de ciências voltado para uma aprendizagem mais ativa, crítica e reflexiva. Em nossa metodologia realizamos uma revisão sistemática, a partir do acervo disponível na plataforma Sucupira, criamos critérios de inclusão e exclusão para seleção dos periódicos e posteriormente os artigos utilizados na análise dos dados. A pesquisa reforça a necessidade de atrelar ferramentas digitais a propostas pedagógicas que privilegiem um ensino de ciências mais ativo, crítico e reflexivo, pois foram essas que se mostram mais exitosas do ponto de vista teórico-metodológico a partir dos resultados analisados e discutidos nesta pesquisa.Item O ensino de equação linear de 1º grau com uma ou duas incógnitas utilizando a plataforma “kahoot!”(2025-05-13) Souza, Laura Celeste Melo de; Santos, Ricardo Tiburcio dos; http://lattes.cnpq.br/8675196549404868; http://lattes.cnpq.br/5088408871236451O avanço da popularidade da gamificação no ensino tem se destacado como uma ferramenta poderosa para aumentar o engajamento dos alunos e melhorar a aprendizagem. Embora diversos estudos indiquem que o Kahoot! melhora a interação em aula, são limitadas as pesquisas que mostram como essa plataforma pode auxiliar no ensino de Equações Lineares. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa aqui discutida foi analisar a potencialidade do uso da plataforma Kahoot! no ensino de equações de 1º grau com uma ou duas incógnitas. Com esse propósito, foi realizado um estudo de caráter exploratório com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, tendo sido utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário on-line, em formato de quiz, e uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que a experiência dos estudantes com o Kahoot! foi majoritariamente positiva, aumentando a motivação e a atratividade no aprendizado do conteúdo em questão. Assim, pressupõe-se que este estudo possa incentivar novas investigações sobre gamificação no ensino de equações do 1º grau e sistemas lineares, considerando que os resultados obtidos sugerem caminhos promissores para renovar as práticas pedagógicas nessa área da matemática.Item Experimentos de baixo custo no ensino de ciências: abordagens pedagógicas para melhoria da aprendizagem em escolas públicas(2025-05-16) Andrade Neto, José Valdevino de; Gomes, Lindemberg de Andrade; http://lattes.cnpq.br/4819467382595230; http://lattes.cnpq.br/5803410054417107O propósito deste estudo foi analisar o efeito da incorporação de experimentos de baixo custo, simuladores digitais e atividades práticas no ensino de Física em instituições públicas de educação básica, tendo como parâmetro o conteúdo de eletrodinâmica. A pesquisa se propõe como um estudo de caso, de caráter qualitativa e aplicada, com performance experimental e intervenção pedagógica planejada por etapas. Como metodologias utilizadas, foram ofertadas aulas que seguem etapas, iniciando com teóricas para contextualização do tema, seguindo da aplicação de experimentação virtual e prática de baixo custo, e como avaliação a produção de relatórios para analisar o rendimento escolar, o envolvimento dos estudantes, a percepção deles próprios sobre o aprendizado e a capacidade de construir conhecimentos após a aplicação dessas metodologias. Os achados evidenciaram um progresso notável nas avaliações teóricas e práticas, com ênfase no crescimento do envolvimento nas atividades experimentais. A assimilação de informações foi elevada, particularmente nos princípios de corrente elétrica e conexão de resistores. A utilização de simuladores virtuais, como o PhET, auxiliou na visualização de conceitos abstratos, contudo, os experimentos presenciais se mostraram mais eficientes para solidificar o aprendizado. O estudo conclui que a união de teoria, prática e tecnologia é extremamente eficiente para fomentar uma educação científica mais envolvente e acessível, além de intensificar o entendimento e o interesse dos estudantes pela Física.Item Letramento matemático: práticas e desafios dos professores do 6º ano do ensino fundamental(2025-05-10) Santos, Isaque Pedro dos; Santana, José Edivam Braz; http://lattes.cnpq.br/4141666207667732; http://lattes.cnpq.br/1377850930628296Este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Toritama-PE sobre o letramento matemático, identificando as estratégias didáticas que utilizam em sala de aula para promovê-lo, bem como os principais desafios enfrentados nesse processo. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), letramento matemático é a capacidade de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente. É essencial criar um ambiente de aprendizagem, onde os alunos se sintam à vontade para discutir, questionar e explorar diferentes estratégias. A pesquisa foi desenvolvida com três professores de matemática atuantes no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Toritama/PE. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevistas com perguntas abertas e respostas registradas no diário de bordo do investigador. Os dados apontam que é essencial que o professor crie um ambiente de aprendizagem construtivo, onde os alunos se sintam à vontade para discutir, questionar e explorar diferentes estratégias. Apontam ainda, para a importância de utilizar recursos didáticos diversificados e de tecnologias para desenvolver habilidades e contribuir na compreensão do letramento matemático, para que possam facilitar o ensino e tornar as aulas mais dinâmicas.
