02.2 - Especialização (UAEADTec)
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Item E-book como recurso didático para o ensino de biologia: ênfase no sistema digestório dos vertebrados(2025-05-06) Lima, Paolla Ribeiro; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/3486857314764633Com o aperfeiçoamento da tecnologia, a dinâmica no âmbito educacional vem se transformando. Atualmente, materiais digitais e visualmente atrativos são preferidos, caracterizando-se, nesse contexto, o e-book. Ademais, no ensino de Biologia, esse recurso é bastante utilizado, ajudando a otimizar, sobretudo, o tempo de estudo. Aliado a isso, esta pesquisa buscou mostrar a eficiência do e-book sobre o Sistema Digestório nos estudos durante a fase do pré-vestibular. Para tanto, foi elaborado um e-book na plataforma CANVA e, posteriormente, realizada sua divulgação na rede social Instagram, no perfil Bizu de Biologia (@bio.zu), e em dois grupos do WhatsApp. Juntamente com a divulgação do livro digital, foi disponibilizado um Formulário Google para a captura de dados dos participantes e consumidores do material. Diante disso, em relação aos dados obtidos, constatou-se uma enorme satisfação em relação à estrutura do material, com ênfase no conteúdo (clareza e profundidade). Além disso, ficou evidente que a forma como o assunto é organizado ao longo do material, principalmente com o complemento de exemplos e ilustrações, contribui significativamente para a efetividade do e-book nos estudos para o vestibular. Dito isso, comprovou-se que o e-book é uma potente ferramenta de estudo, principalmente no cenário educacional atual, e que a utilização de recursos visuais atrativos, bem como de uma linguagem clara e objetiva, são fatores que tornam a aprendizagem mais significativa e eficiente, permitindo que os estudantes alcancem o seu objetivo: a aprovação em uma universidade.Item S.O.S CLIMA: Uma proposta de jogo didático como recurso nas aulas de educação ambiental sobre efeito estufa(2025-05-08) Paz, Maria Camila de Lima; Sá, Georgina Marafante; http://lattes.cnpq.br/6918574409352548; http://lattes.cnpq.br/1316333446230331Ao longo da história, o desenvolvimento humano tem causado impactos negativos ao meio ambiente, intensificados pela Revolução Industrial e pela falta de conscientização. Diante desse cenário surge a educação ambiental (EA) como meio para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Apesar da sua importância a Educação Ambiental enfrenta desafios como a falta de preparo dos docentes, currículos engessados e falta de recursos. Os jogos didáticos surgem como maneira eficaz para tornar o aprendizado mais atrativo e proveitoso. Eles facilitam a compreensão de conceitos científicos, estimulam o pensamento crítico e promovem o engajamento dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar um jogo didático de tabuleiro sobre o efeito estufa com alunos do ensino fundamental, promovendo a aprendizagem e a conscientização ambiental. O jogo intitulado “S.O.S Clima” foi confeccionado com materiais de baixo custo e aplicado para 55 estudantes do 7º ano de uma escola pública em Gravatá - PE. Antes e depois do jogo, os alunos responderam questionário para avaliar seus conhecimentos. Os resultados demonstraram avanços importantes na compreensão dos conceitos relacionados ao efeito estufa, evidenciando a eficácia do jogo como ferramenta pedagógica. A partir das observações feitas conclui-se que o uso de jogos didáticos torna as aulas mais atrativas, descontraídas e dinâmicas.Item Ferramentas digitais e a aprendizagem ativa no ensino de ciências: uma revisão sistemática(2025-05-12) Dutra, Lucas; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/7517445138176168O ensino de ciências ativo ganha mais um desafio na contemporaneidade, a incorporação de ferramentas digitais à prática pedagógica. Nesse contexto, nós buscamos responder ao problema de como ferramentas digitais, enquanto tecnologia digital da informação e comunicação, estão sendo utilizadas para potencializar um processo de ensino e aprendizagem de ciências mais ativo, crítico e reflexivo. Tendo como objetivo realizar uma análise em trabalhos publicados entre os anos de 2023 e 2024, presentes em revistas especializadas, que compreendam a utilização de ferramentas digitais atreladas à promoção de um ensino de ciências voltado para uma aprendizagem mais ativa, crítica e reflexiva. Em nossa metodologia realizamos uma revisão sistemática, a partir do acervo disponível na plataforma Sucupira, criamos critérios de inclusão e exclusão para seleção dos periódicos e posteriormente os artigos utilizados na análise dos dados. A pesquisa reforça a necessidade de atrelar ferramentas digitais a propostas pedagógicas que privilegiem um ensino de ciências mais ativo, crítico e reflexivo, pois foram essas que se mostram mais exitosas do ponto de vista teórico-metodológico a partir dos resultados analisados e discutidos nesta pesquisa.Item O ensino de equação linear de 1º grau com uma ou duas incógnitas utilizando a plataforma “kahoot!”(2025-05-13) Souza, Laura Celeste Melo de; Santos, Ricardo Tiburcio dos; http://lattes.cnpq.br/8675196549404868; http://lattes.cnpq.br/5088408871236451O avanço da popularidade da gamificação no ensino tem se destacado como uma ferramenta poderosa para aumentar o engajamento dos alunos e melhorar a aprendizagem. Embora diversos estudos indiquem que o Kahoot! melhora a interação em aula, são limitadas as pesquisas que mostram como essa plataforma pode auxiliar no ensino de Equações Lineares. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa aqui discutida foi analisar a potencialidade do uso da plataforma Kahoot! no ensino de equações de 1º grau com uma ou duas incógnitas. Com esse propósito, foi realizado um estudo de caráter exploratório com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, tendo sido utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário on-line, em formato de quiz, e uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que a experiência dos estudantes com o Kahoot! foi majoritariamente positiva, aumentando a motivação e a atratividade no aprendizado do conteúdo em questão. Assim, pressupõe-se que este estudo possa incentivar novas investigações sobre gamificação no ensino de equações do 1º grau e sistemas lineares, considerando que os resultados obtidos sugerem caminhos promissores para renovar as práticas pedagógicas nessa área da matemática.Item Experimentos de baixo custo no ensino de ciências: abordagens pedagógicas para melhoria da aprendizagem em escolas públicas(2025-05-16) Andrade Neto, José Valdevino de; Gomes, Lindemberg de Andrade; http://lattes.cnpq.br/4819467382595230; http://lattes.cnpq.br/5803410054417107O propósito deste estudo foi analisar o efeito da incorporação de experimentos de baixo custo, simuladores digitais e atividades práticas no ensino de Física em instituições públicas de educação básica, tendo como parâmetro o conteúdo de eletrodinâmica. A pesquisa se propõe como um estudo de caso, de caráter qualitativa e aplicada, com performance experimental e intervenção pedagógica planejada por etapas. Como metodologias utilizadas, foram ofertadas aulas que seguem etapas, iniciando com teóricas para contextualização do tema, seguindo da aplicação de experimentação virtual e prática de baixo custo, e como avaliação a produção de relatórios para analisar o rendimento escolar, o envolvimento dos estudantes, a percepção deles próprios sobre o aprendizado e a capacidade de construir conhecimentos após a aplicação dessas metodologias. Os achados evidenciaram um progresso notável nas avaliações teóricas e práticas, com ênfase no crescimento do envolvimento nas atividades experimentais. A assimilação de informações foi elevada, particularmente nos princípios de corrente elétrica e conexão de resistores. A utilização de simuladores virtuais, como o PhET, auxiliou na visualização de conceitos abstratos, contudo, os experimentos presenciais se mostraram mais eficientes para solidificar o aprendizado. O estudo conclui que a união de teoria, prática e tecnologia é extremamente eficiente para fomentar uma educação científica mais envolvente e acessível, além de intensificar o entendimento e o interesse dos estudantes pela Física.Item Letramento matemático: práticas e desafios dos professores do 6º ano do ensino fundamental(2025-05-10) Santos, Isaque Pedro dos; Santana, José Edivam Braz; http://lattes.cnpq.br/4141666207667732; http://lattes.cnpq.br/1377850930628296Este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Toritama-PE sobre o letramento matemático, identificando as estratégias didáticas que utilizam em sala de aula para promovê-lo, bem como os principais desafios enfrentados nesse processo. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), letramento matemático é a capacidade de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente. É essencial criar um ambiente de aprendizagem, onde os alunos se sintam à vontade para discutir, questionar e explorar diferentes estratégias. A pesquisa foi desenvolvida com três professores de matemática atuantes no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Toritama/PE. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevistas com perguntas abertas e respostas registradas no diário de bordo do investigador. Os dados apontam que é essencial que o professor crie um ambiente de aprendizagem construtivo, onde os alunos se sintam à vontade para discutir, questionar e explorar diferentes estratégias. Apontam ainda, para a importância de utilizar recursos didáticos diversificados e de tecnologias para desenvolver habilidades e contribuir na compreensão do letramento matemático, para que possam facilitar o ensino e tornar as aulas mais dinâmicas.Item Análise de concepções docentes das áreas de ciências da natureza e matemática sobre o uso de tecnologias digitais e suas práticas pedagógicas(2025-05-16) Oliveira, Gabriela Alves de; Santos, Klyvia Leuthier dos; http://lattes.cnpq.br/2391298593108729; http://lattes.cnpq.br/2277869864110720O avanço exponencial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional tem provocado transformações significativas nas práticas pedagógicas, exigindo dos docentes novas competências e adaptações metodológicas. Desta forma, este estudo buscou responder à questão norteadora: quais são as concepções de professores da área de ciências da natureza e de matemática do estado de Pernambuco em relação ao uso das tecnologias digitais em sala de aula e como eles implementam essa questão tecnológica em suas práticas pedagógicas? Logo, o objetivo foi analisar tais concepções dos participantes a partir dos dados coletados. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, e o método fenomenológico, sustentada em referenciais bibliográficos, caracterização e na análise de conteúdo de dados coletados a partir da aplicação de um formulário que contou com a participação de 20 docentes vinculados a instituições de ensino público e privado de Pernambuco, da área de ciências da natureza e matemática. Os resultados obtidos permitiram criar duas grandes categorias para discussão. A primeira, referente à caracterização dos participantes, apontam que o perfil do docente foram majoritariamente professores em início de carreira, vinculados a instituições públicas de ensino médio da região metropolitana do estado e licenciados em ciências biológicas. Na segunda categoria referente ao uso das TDICs e a docência, analisamos que embora haja um número expressivo de recursos tecnológicos disponíveis, como softwares educativos, plataformas interativas e aplicativos móveis, a adesão da maioria dos profissionais e o reconhecimento de como esses recursos são facilitadores no processo de aprendizagem por parte dos alunos, a utilização efetiva em suas práticas pedagógicas ainda esbarra na defasagem da formação inicial, na falta de formação continuada, ausência de políticas institucionais de apoio e resistências oriundas de práticas docentes enraizadas. Conclui-se, que a presença de tecnologia nas escolas, por si só, não garante inovação pedagógica, sendo imprescindível o investimento em formação crítica e reflexiva dos docentes para a integração significativa das TDICs ao processo de ensino-aprendizagem.Item Concepções de professores de matemática da educação básica acerca do cálculo mental(2025-05-10) Alexandre, Elizabeth Cristina da Silva; Santana, José Edivam Braz; http://lattes.cnpq.br/4141666207667732; http://lattes.cnpq.br/1063606291589390Esta pesquisa teve por objetivo investigar a concepção de professores de Matemática de diferentes etapas da Educação Básica acerca do cálculo mental e identificar seus conhecimentos sobre as estratégias e as funções social e pedagógica do cálculo mental, considerando que a abordagem didática utilizada pelos professores indica o tipo de mentalidade docente que orquestra esse recurso cognitivo; e que suas concepções e práticas pedagógicas modelam as percepções dos estudantes, e influenciam, dicotomicamente, o desenvolvimento de uma mentalidade fixa e procedimental ou uma mentalidade matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que o instrumento de produção de dados utilizado foi um formulário, composto por seções com perguntas sobre o perfil profissional dos professores de Matemática; o conhecimento e ensino das estratégias de cálculo mental; e as concepções acerca do tema. Nos resultados obtidos, pelas respostas dos professores participantes, constatou-se que, apenas dois dos cinco professores concebem a função social e a função pedagógica do cálculo mental, enquanto os outros três professores concebem apenas a função social. Fato indicador da valorização do conhecimento experiencial dos estudantes dentro do planejamento didático. No entanto, a falta de percepção da função pedagógica aponta para a imprescindibilidade da formação docente sobre as estratégias do cálculo mental como instrumento didático potencializador para a formação da mentalidade matemática quando mediado sob uma intencionalidade didática que contemple a conexão dos conhecimentos experienciais dos alunos e a cientificidade dos conhecimentos escolares e assim propicie aos estudantes a ambientação ideal para a aprendizagem matemática efetiva e aplicável à tomada de decisão consciente.Item Práticas pedagógicas em educação ambiental no ensino básico: uma revisão sistemática no contexto brasileiro(2025-05-05) Melo, Dayanne Lima de; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/7662933214092475A Educação Ambiental (EA) tem se consolidado como um componente essencial da formação cidadã crítica e, sendo incorporada ao currículo escolar brasileiro. Diante da diversidade de abordagens metodológicas e da necessidade de práticas mais integradas, este trabalho teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas em EA no Ensino Fundamental e Médio, a partir de uma revisão sistemática de artigos científicos publicados no Brasil entre 2015 e 2025. A busca foi realizada na Plataforma de Periódicos da CAPES utilizando a palavra-chave “educação ambiental” e aplicando filtros: artigos científicos, acesso aberto, revisão por pares, autoria nacional e recorte temporal de dez anos. Após uma triagem inicial e aplicação de critérios de elegibilidade, foram selecionados 27 artigos. Os resultados evidenciaram o uso recorrente de metodologias como aulas expositivas, práticas, jogos didáticos e excursões, que favorecem o engajamento dos estudantes com questões socioambientais. Contudo, observou-se que grande parte dessas iniciativas ainda ocorre de forma pontual, sem planejamento contínuo ou integração curricular. Também foram identificadas lacunas no Ensino Médio e na abordagem de temas como justiça ambiental e saberes tradicionais. Conclui-se que a EA precisa ser desenvolvida como prática pedagógica permanente, interdisciplinar e crítica, comprometida com os princípios da sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.Item A construção de experimentos e suas contribuições no ensino de fenômenos físicos(2025-05-06) Soares, Danielle Patrícia das Montanhas Avelino; Gomes, Lindemberg de Andrade; http://lattes.cnpq.br/4819467382595230; http://lattes.cnpq.br/4511751504245990Este estudo investiga as contribuições do uso da construção de experimentos no ensino de fenômenos físicos, analisando seu impacto no aprendizado conceitual e no desenvolvimento de habilidades práticas e cognitivas dos estudantes do ensino médio. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem experimental centrada em atividades práticas, nas quais os alunos projetaram e realizaram seus próprios experimentos com materiais simples e acessíveis, explorando princípios da Física, como Leis do movimento, Conservação de Energia, Dinâmica, Eletricidade, Óptica Geométrica, Mecânica dos fluidos e Termologia. A metodologia incluiu aplicação de atividades experimentais seguidas de discussões e reflexões para conectar os conceitos físicos com as observações práticas. A análise dos dados envolveu a avaliação do desempenho dos estudantes nos experimentos e questionários sobre a compreensão teórica e a percepção da abordagem experimental. Os resultados demonstraram um aumento significativo na compreensão dos fenômenos físicos, maior engajamento e desenvolvimento de habilidades como a resolução de problemas, trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. Conclui-se que a construção de experimentos favorece a aprendizagem ativa, promovendo a internalização dos conceitos científicos e tornando o ensino de Física mais significativo e acessível.
