Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item A inserção dos instrumentos da acessibilidade comunicacional no cinema de Recife para pessoas com deficiência visual(2023-10-19T03:00:00Z) Arruda, Luciene Maria de; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/2384347512489934O presente estudo se constitui numa tentativa de compreender o cinema como ferramenta formativa e educativa. Nesse sentido procura-se entender o acesso das pessoas com deficiência visual que frequentam salas de cinemas assiduamente e não apenas em festivais de mostra acessível. Pensando nisso, a maneira mais expressiva da acessibilidade visual é descrever o que se passa nos filmes, aquilo que não pode ser visto. Como exemplo das imagens estáticas ao fundo da tela, essa é a forma mais real para que essas pessoas interajam com a narrativa total dos filmes. Dentro dessa ótica, o objetivo central deste trabalho é Identificar quais são os recursos e instrumentos disponíveis nas salas de cinema e exibição, no Recife, que promovem a acessibilidade ao público com deficiência visual e, se essa acessibilidade promovida está em consonância com as polícias públicas de inclusão e acessibilidade que respaldam esse direito às pessoas com deficiência. A partir disso, pesquisar quando foram implementadas as políticas públicas que promovem acessibilidade nos cinemas em Recife; investigar se há algum equipamento nas salas de cinemas de Recife que promova a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual facilitando a compreensão dos filmes por completo durante a sua exibição; identificar as dificuldades das pessoas com deficiência visual quanto ao uso dos equipamentos de acessibilidade nas salas de cinema de Recife. O referencial teórico dialoga com temas sobre: Inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência visual nos cinemas (Oliveira e Vasconcelos, 2018); Políticas públicas direito das pessoas cegas (Estatuto da Pessoa com Deficiência, 2015); Tecnologia assistiva e instrumentos para pessoas com deficiência visual nas salas de cinemas; Políticas públicas no audiovisual para as pessoas com deficiência visual (Lima, 2010; Tavares, 2019). Os procedimentos metodológicos adotados são do tipo pesquisa de abordagem qualitativa e a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório.Item Explorando o potencial do audiovisual no smartphone como recurso pedagógico(2023-10-19T03:00:00Z) Santos, Fábio Dênis dos; Silva, Leilane Jordão Pessoa da; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/0450985498841766; http://lattes.cnpq.br/6106009687389793O presente trabalho acadêmico tem como objetivo analisar o potencial do uso do smartphone e dos recursos audiovisuais como ferramentas pedagógicas em sala de aula, considerando suas vantagens, desafios e impactos na aprendizagem dos alunos. A educação contemporânea tem enfrentado transformações decorrentes do avanço tecnológico, sendo o smartphone uma tecnologia de destaque. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, empregando entrevistas, análise de conteúdo, opiniões e de alunos, professores e gestores escolares em relação ao tema.Para as discussões teóricas citadas o aporte teórico será luz de Beland & Murphy (2016), Nunes & Costa (2019), Bhandari e Richard (2016), dentre outros autores. O uso do smartphone como recurso pedagógico apresenta aspectos positivos, como o acesso rápido a informações e recursos online, além da flexibilidade para o aprendizado em diferentes locais e horários. No entanto, também suscita preocupações sobre distrações e uso inadequado. Os recursos audiovisuais, por sua vez, têm sido explorados há décadas como ferramentas enriquecedoras em sala de aula. A combinação do smartphone e dos recursos audiovisuais oferece oportunidades para diversificar as estratégias de ensino e engajar os alunos de forma mais significativa. A colaboração entre todas as partes interessadas, gestores, professores e alunos é essencial para garantir um ambiente educacional equilibrado e eficiente, onde as tecnologias são usadas de maneira responsável e produtiva.Item Design Thinking no desenvolvimento de aplicativo para a Paróquia de São José - Surubim - PE(2023-08-16T03:00:00Z) Farias, Vinícius Coêlho Vanderley; Araújo Filho, Mironaldo Borges de; http://lattes.cnpq.br/4535402164652924; http://lattes.cnpq.br/3532582532600484As necessidades oriundas do período da pandemia fomentaram o estabelecimento permanente de facilidades na prestação de serviços da secretaria paroquial de São José em Surubim-PE. Diante dessa nova realidade, este projeto desenvolveu uma proposta de aplicativo para otimizar o acesso dos paroquianos aos serviços disponibilizados. Para tanto, foi aplicada a metodologia de Design Thinking, associando as fases de empatia, definição, ideação e prototipação com grupos focais, briefing, moodboard e pesquisa de similares, com o propósito de conhecer o público da Paróquia que protagoniza essa nova demanda. Os resultados trouxeram à luz pontos críticos, como a dificuldade na compreensão dos comandos e usabilidade dos aplicativos, além da representação visual que retrata os símbolos religiosos dessa comunidade, ao mesmo tempo que implementou funções que promovessem uma melhoria significativa no acesso dos fiéis aos serviços oferecidos pela secretaria paroquial. Com essa abordagem, a proposta de aplicativo visa tornar a vida dos paroquianos mais confortável, proporcionando-lhes uma experiência mais fluida e agradável ao realizar suas atividades, tornando suas vidas mais cômodas e fortalecidas na fé.Item Conexões – Um percurso entre o artesanato e as mídias sociais(2023-10-18T03:00:00Z) Patello, Vera Conceição Alves; Lima, Morgana Gama de; http://lattes.cnpq.br/8342509136177925; http://lattes.cnpq.br/6397865588491092Este memorial apresenta as etapas de pesquisa, elaboração e produção do documentário “Conexões”, realizado com a participação dos agentes de artesanato do município de Gravatá, em Pernambuco. Como objetivo geral o presente trabalho buscou compreender as limitações e desafios encontrados por esses agentes no que se refere à utilização das mídias sociais para a divulgação do trabalho artesanal resultando na realização de um produto audiovisual (documentário), a partir do depoimento de artesãos e artesãs de Gravatá (PE) com o fim de identificar como eles interagem com as novas “mídias sociais”. Já como parte dos objetivos específicos, o trabalho buscou capacitar tais agentes por meio de ações formativas (oficinas) voltadas para a utilização de ferramentas associadas às mídias sociais. Na oficina audiovisual ofertada à Associação de Gravatá (PE) foram aplicados questionários e entrevistas semi estruturadas, a fim de observar como ocorre a relação entre os artesãos e as mídias sociais e os resultados serviram como base para a produção do documentário. Como resultado, a proposta da pesquisa é apresentar uma reflexão sobre os impactos das mídias digitais na divulgação da produção artesanal considerando não somente o olhar de quem consome os produtos, mas principalmente através do olhar daqueles que são responsáveis pela sua produção, os artesãos e as artesãs.Item Visualidades da Região Lagunar de Maceió: análise da cultura visual com base na tríade 'Água, Lama e Sururu’(2023-10-19T03:00:00Z) Januario, Sandra Amalia Santos; Santos, Kleriston Christy Vital; http://lattes.cnpq.br/4843216695958006; http://lattes.cnpq.br/5411513749287269A partir do campo de estudo transdisciplinar da Cultura Visual, este trabalho aborda os conceitos de visualidade, imagem, território e identidade, apresentando uma análise das visualidades da Projeção Triádica ‘Água, Lama e Sururu’ na Região Lagunar de Maceió-AL e como ela é incorporada nas ilustrações visuais da artista Víscera para a divulgação da 12ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano. A análise se fundamenta nos princípios apontados por Fernando Hernández para uma interpretação visual dialógica das representações visuais, conduzindo à exploração do discurso, ao questionamento dos significados em relação à cultura e identidade do território Lagunar. A partir disso observamos que a pesquisa evidenciou que a análise e interpretação de imagens não é um processo passivo, envolvem atos criativos e ativos. Além disso, abriu novas perspectivas para futuras investigações acerca das representações visuais e autopercepções sob o olhar da comunidade.Item Dança telemática em cena: tecnologia e arte em ação no espetáculo (In) TOQue(2023-10-24T03:00:00Z) Fragoso, Maysa Rodrigues; Santos, Kleriston Christy Vital; http://lattes.cnpq.br/4843216695958006; http://lattes.cnpq.br/1328547403030185A dança telemática compõe o eixo de estudo deste TCC e a partir do desenvolvimento da pesquisa bibliográfica (SANTANA, 2012; SANTAELLA, 2003; DINOPOLOU, 2014; MELO, 2008; GREINER, 2005; LEVI, 1999; MANOVICH, 2001; etc) discorremos sobre a mídia como extensão do corpo dançante; Dança, tecnologia e presença e análise do espetáculo (In) TOQue, com a pretensão de aproximar-se dos entendimentos de dança telemática, enquanto dimensões dos processos artísticos criativos em dança. Baseando-se no estudo realizado, conclui-se que a análise de espetáculos de danças telemáticas são ferramentas importantes a serem utilizadas, tanto em processos de desenvolvimento de outros espetáculos como em processos de ensino e aprendizagem em dança.Item Cinema Pernambucano : uma linguagem singular(2023-10-23T03:00:00Z) Santos, Maria da Conceição dos; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612Esta pesquisa tem como objetivo analisar a linguagem enquanto instrumento artístico transformador, a partir da compreensão da importância do cinema pernambucano com seu caráter inovador e teatral. Assim, despertar a percepção da função social do mesmo como, também, observar os fundamentos compositivos da linguagem cinematográfica. Desta forma, as bases teóricas e metodológicas deste trabalho se articulam brevemente a linguística, a sintaxe e a semiótica. Além de, através de reunir elementos de origem e evolução do cinema pernambucano. Apresenta-se uma análise de algumas obras, de destaque, o que fundamenta o reforço da identidade cultural, lutas sociais, diversidade e representação, além de impacto como agente de transformação e mudanças sociais.Item Do barro à cerâmica: proposta para intervenção arte-educacional em espaços não-formais(2023-10-25T03:00:00Z) Melo, Luiz Carlos de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um plano de execução de uma oficina de modelagem de barro que visa estimular e incentivar manifestações artísticas junto ao público infantil em contexto educacional não formal localizado na zona canavieira do estado de Pernambuco. O referencial teórico contempla discussões sobre a importância do ensino da arte como processo de educação, o papel do arte-educador e educador social, bem como o uso de barro e cerâmica em manifestações artísticas. Os procedimentos metodológicos consistem na aplicação de reflexões teóricas e entrevistas com membros da comunidade local a fim de identificar necessidades educacionais a serem trabalhadas no plano de oficina desenvolvido. Os resultados compreendem reflexões sobre os relatos dos indivíduos e a proposição do plano de atividades a ser implementado no local, que poderá também embasar e ser adaptado para ações semelhantes realizadas em outros contextos, contribuindo com o trabalho de arte-educadores e com a formação de grupos minoritários para as artes e o desenvolvimento de uma consciência crítica.Item Animações em sala de aula: experiências com cinema de animação na Escola Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira no ano de 2022(2023-08-14T03:00:00Z) Leoncio, Luis Antonio de Lima; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/4385591942417255Este trabalho tem como objetivo mostrar os resultados de minhas experiências com animações no Ensino de Artes, principalmente através dos aplicativos Stop Motion Studio e Flipaclip, nas turmas no Ensino Fundamental anos finais da escola Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira, escola estadual em Limoeiro onde leciono a disciplina de Artes e também esclarecer sobre a importância de trabalhar com animações no processo educacional dos alunos. Todas as animações foram produzidas nos limites do espaço da escola e com nossos próprios recursos. Muitas das animações foram produzidas exclusivamente por meus alunos, outras tiveram minha contribuição na parte técnica e artística.Item A arte literária e as relações étnico-raciais na educação básica: uma contribuição para a prática docente antirracista(2023-10-24T03:00:00Z) Silva, Jobson Jorge da; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549; http://lattes.cnpq.br/9702054339589037O presente artigo objetiva apresentar uma proposta para o trabalho na educação básica na perspectiva da desconstrução de imaginários sociais que desconsideram ou desprezam as contribuições africanas à formação sociocultural brasileira. Nesse sentido, entendemos necessário iniciar a construção de uma nova mentalidade social a partir da escola, pois é nesse ambiente que crianças e adolescentes formam suas identidades sociais e aprendem a valorizar as diversas culturas e diferenças sociais existentes. Nesse sentido, pretendemos discutir a relação das questões étnico-raciais e educação básica, na sequência, apresentaremos a análise dos dados coletados a partir de entrevistas realizadas com docentes de uma escola pública e municipal no interior do estado de Pernambuco e por fim uma proposta didática que colaborará com práticas docentes que combatam o racismo na escola e insiram as questões étnico-raciais na escola básica. O trabalho, portanto, é de natureza qualitativa e fundamenta-se, principalmente, na produção de Ribeiro (2019), BNCC (2018), Munanga (2012) e Brasil (1996).
